Foto do Estadão
Opiniões recolhidas no Facebook:
Marcello Barbosa
Sou totalmente a favor de manifestações públicas em defesa de direitos coletivos. Mas depredar o patrimônio público ou privado não é somente vandalismo, mas é um ato burro e medíocre pois quem paga a conta depois é o cidadão comum, ou melhor, quem paga a conta é o trabalhador e a trabalhadora. A conta é exata. A cada ônibus depredado é um ônibus a menos na frota que vai piorar o serviço público de transporte, cada placa destruida, muro pichado, enfim tudo vai gerar maka gastos…
*****
Camila de Oliveira
Acabei de ver uma foto dos manifestantes do Passe Livre com uma bandeira do Brasil na mão escrito “Lixo” e o cara vestia uma camiseta do EUA. Vai entender!!!
*****
Apoie o VIOMUNDO
Rafaela Marchetti
E aí, o que a televisão e os jornais vão te contar amanhã?
Provavelmente não vão falar da criança de 7 anos que precisou pedir ajuda, porque a polícia estava dando tiros de bala de borracha nela.
Provavelmente não vão falar do policial de moto que subiu na calçada para atropelar um manifestante que estava andando sozinho.
Não vai mostrar, também, imagens das pessoas que foram machucadas pelos policiais.
Dificilmente ela vai falar que, quando chegou na Avenida Paulista, a manifestação era pacífica. Vi um vidro quebrado e pichações quando estava a caminho, mas nada tão assustador quanto o estado em que está a Paulista e seus arredores agora.
Encontrei uns amigos na manifestação perto do prédio da Gazeta, e fomos andando até o MASP, onde a coisa ficou feia.
Conseguimos ver que a polícia estava com alguém, e os manifestantes gritavam para soltar, depois disso, só correria e bombas de efeito moral. Desesperador, gente gritando e correndo para todos os lados, e as bombas não paravam. Corremos para a rua de trás, mas as bombas não paravam, e foi aí que quem se uniu para protestar por seus direitos começou a destruir tudo.
As cabines da Polícia Militar que ficam espalhadas pela Av Paulista estão no chão, destruídas. Lixo na rua, fogo, quando você quer protestar por seus direitos e é recebido com bombas de efeito moral (e pra quem não sabe, cara, aquilo arde), e policiais violentos, perde a razão.
Parabéns Srs Haddad e Alckmin, pelo belo trabalho de repressão da polícia, por ouvir seu povo, e por defendê-lo, por não se preocupar só com o trânsito. (risos)
Depois de presenciar a guerra que foi o protesto de hoje, ainda me resta esperança. Ver que a maioria dos que estavam ali reunidos eram jovens, e que estão lutando pelos nossos direitos, me faz acreditar em um futuro melhor. Quem sabe né?
*****
Charge reproduzida pelo Plínio [de Arruda Sampaio] comenta sobre a cobertura das manifestações pela mídia:
*****
Pablo Mattos
Adoro esse povo que se impressiona com a atribuída violência e vandalismo dos “baderneiros”! Não demoram muito e atacam os manifestantes como sendo, esquerdistas, comunistas, anarquistas, etc… Pois bem! Nenhuma das conquistas da democracia liberal, sim a implementada em favor dos grupos dominantes, nenhuma das garantias do Estado Democrático de Direito foi efetivada sem protestos brutalmente violentos. E sequer estou falando de comunismo ou socialismo!
Dia do trabalho? 13° salário? Férias? Jornada de trabalho justa? Muita gente tomou porrada e foi morto pra que vocês gozassem destes direitos! A história deve ser estudada para que esta memória não seja distorcida! Chamam o Brasil de país acomodado, cordial… Quando o povo sai às ruas, pronto! “Vândalos”! Para e pense nas inconsistências deste discurso! Muito mais do que janelas foram quebradas para que você gozasse de direitos CONQUISTADOS por manifestantes.
Então, poupe-me do mimimi porque meia dúzia de janelas foram quebradas em protesto. Nenhuma das garantias democráticas que você tem hoje foi conquistada sem que algo muito mais violento acontecesse.
*****
Marcelo Bittencourt
Enquanto jornalista temos que regiatrar essa bagunca organizadas por filhinhos de papai q nem sabem o vlr do onibus…estao nas ruas para mostrar o qto sao ignorantes e despreparados. O engracada eh q depois q isso vai para o ar aparecem os intelectuais criados a lei de cabra dizendo que a imprensa eh sensacionalista. sera que esse bando se preocupa realmente c o Brasil ou sao burgueses q vao mamar nas tetas do pais.
*****
Gilberto Maringoni
VÂNDALOS NÃO SÃO MANIFESTANTES – Quem já participou de manifestações públicas sabe ser impossível controlar o comportamento de cada integrante. Não há catraca, não há crachá e nem ingresso para se juntar a um protesto. Ainda mais a marchas com mais de 10 mil pessoas, como a de hoje, em São Paulo.
As cenas de vandalismo, como pichar a bandeira do Brasil, quebrar vitrines e patrimônio público, incendiar ônibus e detonar parte da fachada da sede do PT são atos boçais, que faz o jogo de quem se opõe às manifestações.
São gestos absolutamente marginais . A manifestação NÃO passou pela rua Silveira Martins, onde se situa a sede do PT. Os incendiários do parque D. Pedro foram repelidos pelos manifestantes.
Acusar um movimento pacífico de ter táticas violentas é falta de informação ou absoluta má fé.
*****
Reproduzido pelo A Verdade Nua & Crua:
Leia também:








Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!