por Luiz Carlos Azenha
Cotado para ser candidato a governador de São Paulo, o ministro Alexandre Padilha fez divulgar um PDF com as justificativas para a contratação de médicos no Exterior.
Com o título de Diagnóstico da Realidade Médica no País, o documento informa que 700 municípios brasileiros enfrentam “altos índices de insegurança por escassez de médicos”.
Diz que nos últimos dez anos o Brasil gerou 146.867 postos de trabalho, mas só formou 93.156 médicos.
Informa que em estudo do IPEA com 2.773 entrevistados — usuários do SUS –, 58,1% disseram que a falta de médicos é o principal problema enfrentado.
Diz também que 22 estados brasileiros estão abaixo da média nacional de 1,8 médico por mil habitantes, outra justificativa para importar médicos de Cuba, Portugal e Espanha.
A ideia de trazer médicos de fora revoltou as associações médicas e tem provocados protestos de profissionais e estudantes de Medicina (por exemplo, em Hermann Hoffman: Os critérios para a vinda de médicos estrangeiros).







Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!