Primeiro de maio da CUT defenderá direito de todos à palavra

Tempo de leitura: 2 min

por Valter Sanches*, via e-mail

Nós trabalhadores metalúrgicos sempre fomos vítimas do preconceito e da manipulação da mídia dominante desde a época das greves do final da década de 1970, início da década de 1980. Exatamente por isso, entendemos a necessidade de lutar pela democratização da comunicação para que todos tenham direito à palavra, à voz e à imagem e o país seja plenamente democrático; se conheça e se reconheça.

Também por isso investimos tanto em criar uma série de veículos próprios e plataformas de comunicação: a TVT, a Rádio Brasil Atual, a Revista do Brasil, o Jornal ABCD Maior, a Rede Brasil Atual e suas versões na Internet, Redes Sociais e dispositivos móveis.

O Brasil avançou muito nos últimos 10 anos incluindo milhões e melhorando a qualidade de vida de outros milhões que ascenderam socialmente, sobretudo graças aos programas sociais, ao aumento real do salário mínimo e do seu poder de compra (negociado com as centrais sindicais) e pelo crescimento com distribuição de renda que criou milhões de empregos e permitiu aos trabalhadores organizados obterem aumentos reais de salário.

Porém há uma reação de parte da elite do país, que não aceita estas mudanças distributivas e universalizantes, pois sempre se beneficiaram da exclusão. Esta reação se amplifica via mídia tradicional dominante.

Infelizmente os inúmeros avanços do país não tiveram paralelo na área das comunicações, sobretudo na Radiodifusão, que ainda se mantém oligopolizada, mercantilizada, elitizada, concentrada, excludente, colonizada, etc., para não falar dos conteúdos parciais, mentirosos, ofensivos, de baixo nível, manipuladores, etc.

A idéia do ato [no Primeiro de Maio] é elevar a consciência da população e, por conseqüência, do governo, para a emergência da regulação do setor. Ou seja, levar para a massa a guerra, que muitos de nós fazemos em forma de guerrilha virtual.

*Diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho

Leia também:

Apoie o VIOMUNDO

Pomar: Quartel-general da direita está na mídia

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também