Do leitor Evandro Bernardi, por e-mail
Quero expressar um pouco da minha perplexidade – já meio-lugar-comum-, quando vi na revista Caros Amigos, n. 171, que a publicidade veiculada pela estatal Petrobras na citada revista, resolveu o problema das favelas nos morros cariocas: simplesmente apagou-as. A Zona Sul ficou parecendo uma Mônaco tropical, sem nenhum barraco nas encostas dos morros. Espaços verdinhos, quem sabe, destinados a algum grande empreendimento imobiliário para a copa e os jogos olímpicos; hotéis de luxo, quem sabe. A publicidade de uma estatal invisibilizando milhares de brasileiros e transformando uma cidade em playground da elite. O interessante é que esta publicidade se utiliza da mesma tática usada nos livros didáticos venezuelanos, onde os Barrios de Caracas davam lugar a matas verdejantes e sem nenhuma das moradias que compunham a paisagem real. Talvez a próxima “peça” publicitária trará tingido de rosa-bebê o mar do pré-sal.





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