24/09/2010
CONTRATA-SE SENADOR
PSOL agora é Paim
Porto Alegre – Numa decisão que surpreendeu os próprios militantes, o PSOL retirou ontem a candidatura de Luiz Carlos Gonçalves Lucas ao Senado. E passou a pedir votos para um adversário: o senador Paulo Paim, que concorre à reeleição pelo PT, partido com o qual o PSOL nutre profundas divergências: boa parte dos seus integrantes são ex-militantes petistas que acabaram expulsos do partido.
– Nossa candidata ao Senado continua sendo Berna Menezes. Mas agora nosso segundo voto será para Paim – disse o presidente estadual do PSOL, Roberto Robaina, durante a entrevista coletiva em que foi feito o anúncio do apoio oficial a Paim, com a presença dos principais dirigentes do PSOL no Estado e também do senador petista.
Para Pedro Ruas, a retirada da candidatura de Lucas e a adesão a Paim foi uma decisão pragmática: o partido sacrificou um candidato sem chance para tentar garantir a reeleição de um senador com o qual mantém afinidades ideológicas e de lutas, como a defesa dos interesses dos aposentados e do salário mínimo.
– O quadro atual traz grandes riscos de que dois candidatos da direita assumam esse mandato. Não há dúvida de que, nessas circunstâncias, precisamos apoiar uma candidatura comprometida com os trabalhadores – afirmou Ruas, pedindo apoio de outros partidos de esquerda.
O próprio Paim foi surpreendido com o inesperado apoio.
– Só fiquei sabendo hoje, quando fui comunicado pelo Pedro Ruas. É um gesto nobre, de coragem e ternura por alguém que sempre defendeu com muita convicção o povo gaúcho – acrescentou.
Apoie o VIOMUNDO
O apoio a Paim foi decidido na manhã de ontem, em uma reunião da executiva regional do PSOL. Apesar da votação quase unânime (10 a 1), ela imediatamente provocou reações contrárias entre muitos militantes. Um manifesto com 24 assinaturas, encabeçado por Sandra Feltrin, presidente do PSOL de Santa Maria e membro do diretório nacional do PSOL, justificava os motivos para não apoiar e não votar no petista.
Em Caxias do Sul, o presidente municipal do PSOL, Paulo Roberto de Souza, garante que a decisão da direção estadual será respeitada:
– Dentro de um perfil de esquerda, o Paim preenche a ideologia do PSOL. É uma decisão da direção do partido, que vamos discutir depois.
Nota do Viomundo: Segundo pesquisa do Vox Populi divulgada nessa sexta-feira, Paulo Paim lidera a corrida ao Senado no RS. Ele e Ana Amélia Lemos (PP) seriam eleitos com 47% e 45% dos votos, respectivamente. Germano Rigotto (PMDB) aparece em terceiro, com 28% das intenções de voto, seguido por Abgail Pereira (PCdoB), com 16%.




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!