Com Peto Kettlun, futebol palestino vem ao Brasil denunciar Israel

Tempo de leitura: 2 min

Peto Kettlun vai atuar em São Paulo

por Théa Rodrigues

Uma comissão esportiva enviada ao Brasil pela Autoridade Palestina estará no Brasil para pedir a impugnação de Israel durante o Congresso da Fifa, que acontece entre os dias 10 e 11 de junho, em São Paulo. O presidente da Federação Palestina de Futebol, Jibril Rajub, e jogadores da seleção palestina oferecerão uma coletiva de imprensa prévia ao evento para apresentar aos jornalistas as denúncias das constantes violações dos direitos humanos cometidas contra os atletas.

Segundo os esportistas, as ações violentas do exército israelense nos territórios ocupados da Cisjordânia e de Gaza são um total desrespeito dos direitos básicos previstos nos estatutos da Fifa e da Carta Olímpica.

A delegação pretende mostrar alguns dos exemplos das transgressões sofridas pelos jogadores, dentre elas, as detenções arbitrárias, o bombardeio a centros esportivos, as humilhações em postos de controle militar, a interrupção de jogos e treinos à força e o uso de armas de fogo para ferir gravemente os atletas.

A reunião será no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), na Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, às 14h.

Peto Kettlun, o capitão da seleção

Roberto Kettlun é meio-campista e capitão da seleção de futebol da Palestina. Ele nasceu em Santiago do Chile, onde há uma das maiores comunidades de descendentes de palestinos fora do mundo árabe. Seu avô migrou ao país latino-americano em 1935.

Peto, como é conhecido, está na Cisjordânia desde 2012, quando foi registrado pelo clube jerosolimita, Hilal Al-Quds (em português, “A Lua de Jerusalém”). Mesmo antes de se mudar definitivamente para a região, o jogador já defendia a camisa da seleção palestina há 10 anos – foi um dos seis jogadores sul-americanos que participaram da fase classificatória da Copa do Mundo da Alemanha (2006), quando a equipe Palestina perdeu para o Uzbequistão e deixou a competição.

Apoie o VIOMUNDO

Peto também estará em São Paulo para contar aos jornalistas sua experiência.

Leia também:

Complexo de vira-latas: Como a elite enfiou isso na sua cabeça

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também