VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Paulo Pimenta e o tempo recorde para julgar Lula: Justiça ou perseguição?

12 de dezembro de 2017 às 20h29

Justiça ou perseguição? Tempo recorde para julgar Lula

por Paulo Pimenta*

Tempo médio de julgamento da Lava Jato no TRF-4 até outubro de 2017 era de 14 meses e meio; Lula será julgado em apenas 4 meses

O tribunal [de exceção] da Lava Jato corre.

Tem pressa. Mas só em relação ao ex-Presidente Lula.

Ao anunciar que o Tribunal Regional Federal da 4ª região agendou para o dia 24 de janeiro de 2018 o julgamento de Lula, o desembargador Leandro Paulsen dá mais uma prova irrefutável do viés político dessa operação que, para inviabilizar o ex-presidente Lula, apropriou-se do discurso de combate à corrupção de maneira a manipular a opinião pública.

Desde seu início, a Lava Jato tem em Lula seu troféu.

A tramitação do processo de Lula aconteceu em tempo recorde.

Foram apenas 42 dias, entre a condenação dada pelo juiz Sérgio Moro e o início da tramitação do recurso no TRF-4.

Foi o mais rápido da Lava Jato.

Como se não bastasse, ao compararmos o julgamento do recurso de Lula com a média dos demais da Lava Jato no TRF-4 não restam dúvidas da perseguição ao ex-presidente.

De 2015 a 2017, o tempo médio foi de 11 meses.

De janeiro a outubro de 2017, o tempo médio aumentou, foi de 14 meses e meio até.

Mas, curiosamente, a partir de outubro, os processos da Lava Jato no TRF-4 passaram a andar com muito mais celeridade, como chegou a registar a Folha de S.Paulo: “Decisões de tribunal que julgará Lula ficam mais rápidas”.

Prossegue a matéria: “A tramitação de processos criminais na segunda instância da Lava Jato em Porto Alegre, que julgará o ex-presidente Lula, ficou mais rápida. Nos últimos meses, com o acúmulo de processos e uma base de decisões precedentes, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) intensificou a quantidade de julgamentos da operação”. (Folha de S.Paulo 28/11/2017).

Mas o que teria acontecido em outubro para que o tribunal da Lava Jato adotasse tais medidas?

Em outubro, o Ibope divulgou uma pesquisa em que Lula aparecia consolidado com 35% de intenção de votos para o cargo de Presidente nas eleições de 2018. O segundo lugar aparecia com apenas 13%.

Essa foi a primeira pesquisa realizada por esse instituto que captava o sentimento dos brasileiros e brasileiras após a primeira caravana de Lula pelo Brasil, que aconteceu no Nordeste e se encerrou em setembro.

De lá para cá, Lula se mantém cada vez mais isolado na liderança em todas as pesquisas que são realizadas no país, inclusive, com possibilidades de vencer a eleição de 2018 no primeiro turno.

Diante destes cenários, de vitória de Lula, a Lava Jato resolveu acelerar.

Confirmado o julgamento para o dia 24 de janeiro, serão apenas 5 meses para julgamento do recurso do ex-Presidente Lula pelo TRF-4.

Considerando o recesso do Judiciário, entre dezembro e janeiro, em que não haverá qualquer trabalho, esse tempo cai para apenas 4 meses.

Mais uma vez, Lula será julgado em tempo recorde.

O que nós brasileiros exigimos desse tribunal de exceção, que virou a Lava Jato, é que ninguém esteja acima, nem abaixo da lei.

Ninguém, nem Lula.

*Jornalista e deputado federal (PT-RS)

Leia também:

O que a defesa de Lula pode fazer para que ela concorra em 2018

 

14 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

carlos

15/12/2017 - 09h43

A justiça brasileira é piada é a mesma coisa que dá beijo na face de mulher suada, o corporativismo aparece ao menor sinal, vejam quando se trata de previdência logo um lacaio da justiça é escalado prá os direitos deles da família deles, se fosse uma reforma justa contemplaria a todos sem distinção e preconceito, porque ficar fora os doutores da lei? Porque ficar fora os servidores do judiciário, isso prá mim é o cúmulo do absurdo.

Responder

lulipe

15/12/2017 - 01h22

Apenas cumprindo o Art.71 do Estatuto do Idoso que prescreve:

“Art. 71. É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.”

Entenderam ou um desenho ajudaria???

Responder

Jardel

14/12/2017 - 02h44

Enquanto correm desavergonhadamente com o processo de Lula, a “puliça” e a”justissa” sequer decidiram se abrirão OU NÃO investigação quanto aos pagamento de propinas feitos pelas empreiteiras corruptas ao Geraldo Alckmin, ao José Serra e a outros tucanos e demistas.
Esses homens “honestíssimos e impolutos”.

Responder

J

14/12/2017 - 02h34

Algum esperto disse: “justiça boa é justiça rápida”. Ótimo, muito bonita a frase.
Mas quando a “justiça” só é rápida pra um e para os outro ela é lenta, aí não se pode chamar de “justiça” e muito menos de “boa”.
Há incontáveis processos contra políticos que se arratam por décadas, prescrevem, caducam e são arquivados.
Ninguém está “reivindicando” esse tratamento para Lula. Mas qual é a necessidade de bater recorde de tempo para julgar Lula? Todos sabem: Tirá-lo da disputa eleitoral e com isso darem OUTRO GOLPE no povo.
Nesse sentido, a frase “justiça boa é justiça rápida” se configura uma desonestidade intelectual.
(desculpe Ciro, mas é a verdade.)

Responder

marcosomag

13/12/2017 - 17h37

É a lógica do Golpe à Honduras e Paraguai. Cá, como lá, o roteiro será o mesmo: proibir de alguma forma o líder popular de ser escolhido pelo povo em eleições livres e tornar ilegal seu grupo político. Caso Lula indique o voto em alguém, e o indicado vença as eleições, tudo será anulado por uma gigantesca fraude eleitoral. Como aconteceu em Honduras. Daí, a repressão brutal ao povo com o silêncio da mídia estadunidense e sua aliada local. Além de aprendermos como os tradicionais livros de ciência política deveríamos dedicar parte do nosso tempo para os escritos militares. Ainda mais no Brasil, um país que tinha tantas possibilidades. Mas, que sua elite econômica corrupta está tentando fazer que seja um Grande Haití no século XXI. A luta será nas ruas e com o uso de todos os meios disponíveis.

Responder

Renato Cruz

13/12/2017 - 16h16

Considerando que o Lula seja condenado e fica inelegível, o que vocês farão?

Responder

    Jardel

    14/12/2017 - 02h56

    Elegeremos sua mãe. Este país já virou um puteiro.

Messias Franca de Macedo

13/12/2017 - 09h06

ATÉ QUE ENFIM… UMA EXCELENTE NOTÍCIA!
É a Verdade que vos liberta, estúpido!
O eterno e honrado presidente Lula será eleito em primeiro turno!

***

A confirmação da estratégia prevista no Xadrez de Lula, por Luis Nassif

Por emérito e impávido jornalista e escritor Luis Nassif
12/12/2017

(…)
1. Na votação estimulada (em que os nomes são informados ao pesquisado) Lula aparece em primeiro com 43% e Bolsonaro em segundo com 17%.

2. Na pergunta sobre simpatia por algum partido político:
75% não tem por nenhum
17% pelo PT
2% pelo PMDB
1% pelo PSDB
(…)
A partir daí, chega-se a duas conclusões:
Conclusão 1 – Se Lula tem 43% das preferências e o PT tem 17% de simpatia, significa que 60% do eleitorado potencial de Lula é composto por não-petistas. Logo, o discurso de campanha terá que focar prioritariamente esse contingente.
Conclusão 2 – Se 80% dos 17% De simpatizantes votarem em deputados do PT, a bancada poderá ficar entre 55 e 60 deputados. Poderá ser a maior bancada, pela primeira vez, mas ainda assim sem condições de assegurar, sozinha, a governabilidade. Daí a necessidade primordial de uma nova política de alianças.
Essas conclusões foram apresentadas a Lula na última reunião que organizou para discutir as estratégias de campanha.

FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/a-confirmacao-da-estrategia-prevista-no-xadrez-de-lula-por-luis-nassif

Responder

Julio Silveira

13/12/2017 - 08h52

Ponto para o sistema do judiciario do Brasil, que tem a prerrogativa de julgar todos os outros, e até o povo. E também a prerrogativa de se auto julgar, negando a todos os demais esse direito. Esse é o unico sistema que pode fazer e sabe fazer a diferença, para os seus, por que aqueles que não fazem parte dele tem todo o direito de resmungar mas ficam lá fora.

Responder

Cláudio

13/12/2017 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

:: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, [consultado em 01-10-2016].)
.:.
Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

.:.::.:.
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
.:.
ReXistência

Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV

: Diga “NãO” à Rede Goebbels

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
Globo

PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
. …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
.:.
::
Se você não for cuidadoso / cuidadosa
.
“Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
. …………………..………………………………. ( Malcolm X )

.:.
::
( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas

Piedras
Noches
Poemas
. ……………………………………….( Paulo Leminski )
.:.
::
( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
. …………………………………………….( Salamah Mussa )

.:.
::
A existência precede a essência.
. …………………………………………….( Jean-Paul Sartre )
.:.

* 1 * 2 * 13 * 4

.:.

.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já perderam DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições para a Presidência da República no BraSil) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

João Lourenço

12/12/2017 - 20h40

Pimentinha,mas onde estão os documentos do fugitivo Tacla pra ajudar o Lula?Tentem uma outra agora e consultem as Profecias de Nostradamus ,quem sabe lá tenha uma fuga pra Lula!!!!

Responder

    Fernando César

    13/12/2017 - 02h37

    5 milhões de DONA MOURINHA..QUE A RECEITA FEDERAL CONFIRMOU..,,,,VALE

    Fernando César

    13/12/2017 - 02h38

    5 milhões de DONA MOURINHA..QUE A RECEITA FEDERAL CONFIRMOU..,,,,VALE

    carlos

    15/12/2017 - 09h58

    O João Lourenço ou veio de planeta atrasado ou tem muito é chifre, seu corno não precisa hoje com a tecnologia pra provar com documentos, vai se informar seu burro.

Deixe uma resposta