VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas

“Façamos exatamente o contrário do que a Globo e outros inimigos desejam”

31 de março de 2013 às 10h16

por Conceição Lemes

Desde sexta-feira à noite, quando o Azenha postou Globo consegue o que a ditadura não conseguiu: calar imprensa alternativa, nós conversamos bastante.

Temos várias coisas em comum. A paixão pela reportagem. A indignação com o crescente “jornalixo” brasileiro, que estupra a verdade factual, atenta contra a democracia, criminaliza os movimentos sociais, viola os direitos humanos e a cidadania.  A preocupação com a justiça social, dar voz a quem não tem. A defesa do SUS e da saúde pública.

Porém, democraticamente divergimos em relação ao futuro do Viomundo.  Sou contra o fim do site. Se a Globo está jogando seus “tomahawk” contra nós e outros jornalistas/blogueiros de esquerda, é porque incomodamos, estamos no caminho certo.  Mais um motivo para não jogarmos a toalha.

Lembra-se, Azenha, da petição em favor da pesquisa com células tronco-embrionárias? E do golpe D’Urso?

Em abril de 2007, após o Congresso aprovar e o presidente Lula sancionar a lei que autorizava esse tipo de pesquisa no Brasil, ela foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). O então subprocurador-geral da República, Cláudio Fonteles, alegou que era inconstitucional. Questionado sobre se sua ação não teria motivação religiosa, o franciscano Fonteles acusou Mayana Zatz de viés judaico.

Diante do silêncio profundo que se seguiu, indignei-me. Na condição de cidadã, redigi um  texto, repudiando a desesperada manobra para desviar o foco do debate. O texto acabou virando uma petição que destinei ao STF: Células tronco-embrionárias. Direito à esperança de cura e à liberdade de pesquisa, sim. Ao obscurantismo, não.

Eu ainda não conhecia pessoalmente o Azenha. O Viomundo, no entanto, foi o primeiro veículo a publicar a petição, com este destaque no título:  Eu apoio. Ao final, conseguimos 48.519 assinaturas. A petição foi usada pela defesa no julgamento do STF.

Em 26 de setembro de 2007, estreiei no Viomundo, denunciando um dos idealizadores do movimento tucano-direitista Cansei, Luiz Flávio D’Urso, que era presidente da OAB-SP.

D’Urso, além de alardear que o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) apoiava o Cansei, divulgou que o seu presidente havia colocado toda a infraestrutura da entidade para ajudar o movimento. Era mentira.

Em fevereiro de 2008, denunciamos a epidemia midiática de febre amarela. Um verdadeiro crime contra a saúde pública cometido pela velha mídia. O pânico desencadeado pela combinação de má-fé e incompetência  de grande parte da imprensa levou milhões de pessoas a se vacinar inutilmente e a correr riscos desnecessários devido aos efeitos colaterais. Duas morreram estupidamente.

Impossível, neste momento, não relembrar também, por exemplo:

Morre Manoel, outra vítima do amianto

Governo paulista ficou três anos sem limpar o Tietê 

Esgoto do Palácio dos Bandeirantes é jogado em córrego

Sabesp faz o que condena na população: joga sujeira em córregos

Aids: Serra assume como dele programa criado por Lair Guerra e Adib Jatene

Hospitais públicos de SP gerenciados por OSs: Rombo acumulado é de R$147,18 milhões

Alckmin “vende” até 25% dos leitos do SUS para reduzir rombo de R$ 147 milhões nas OSs

Morador do Pinheirinho espancado por PMs está em coma na UTI

Operação Pinheirinho: Faturando com a desgraça das 1.600 famílias despejadas

Caducou a MP do Nascituro: Vitória dos movimentos feministas e das entidades preocupadas com saúde da mulher

São Paulo fez contratos de quase um bi com a Delta; Paulo Preto assinou o maior deles, no governo Serra

Operação Monte Carlo atinge lobby parlamentar do amianto: Perillo, Demóstenes e Leréia

Eduardo Campos emprega até o sogro em governo pernambucano

Tentativa de difamar Nicolelis às vésperas de pesquisa revolucionária

Rogério Correia: “Se o Gurgel não abrir inquérito contra o Aécio, estará prevaricando”

Nossa razão de existir:  o interesse público com base na verdade factual em prol de bens maiores, como a defesa da democracia, da cidadania, da saúde pública, dos direitos humanos, dos movimentos sociais e das minorias.

Tudo isso só foi possível devido à independência do site, sem conflitos de interesse, e a cooperação de vocês, nossos milhares de leitores, e dos colaboradores voluntários que fomos conquistando.

Pressões nunca faltaram. Houve ministro mandando “recado”. Na última semana, uma pessoa ( alguns de vocês a conhecem) ligou para o Azenha, pedindo a minha cabeça por causa de uma reportagem negativa, exatamente como Serra e Aécio fazem com os jornalistas que lhes fazem perguntas embaraçosas ou matérias desfavoráveis.

Azenha deu risada. Como eu daria, se alguém viesse questionar a seriedade, a lisura e a ética profissional do Azenha.

Nós estamos juntos no Viomundo há quase seis anos. Temos plena autonomia de trabalho, pois agimos sempre com muita responsabilidade.  Nossas denúncias não são baseadas em achismos. Elas só vão para o ar depois de muito investigadas.

Tudo isso, confesso, à custa de muito sacrifício pessoal.  É com o dinheiro que ganho fazendo free-lancer e livro na área de saúde que eu posso fazer o Viomundo.

Já disse aqui que entendo as razões do Azenha. É duríssimo ser penalizado por exercer o seu direito constitucional de expressar a sua opinião. Assim como é duríssimo ver tolhido o seu direito ao exercício adequado da profissão de jornalista.

Pior é que tudo muito surreal, kafkaniano, mesmo.

A Globo alardeia a liberdade de expressão e de imprensa. A dela, claro, pois a nossa, ela tenta silenciar por meio de processos. Isso é censura!

Queremos a regulamentação  dos meios de comunicação, como já existe na Inglaterra, EUA, Argentina e Venezuela. A Globo e o restante da mídia corporativa dizem que é censura, quando não é.

Paradoxalmente, ela pode destruir a reputação de quem desejar, pois sabe que conta com impunidade na Justiça.  Já nós, pela simples menção de um nome, somos alvo de processo e condenados.

Já pensaram quanto o Lula  lucraria se um belo dia decidir processar a Globo & Cia, com base no que já o difamaram?

No Viomundo, nunca nos recusamos a publicar contestações de quem quer que seja. Tanto que já postamos notas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do senador Aécio Neves. Procedimento que a velha mídia usualmente não tem com as vozes discordantes.

A Globo leva despudoradamente 70% das verbas publicitárias do governo federal, que paga para apanhar.  Mas basta esse mesmo governo anunciar em algum blog progressista para ser chamado às falas pela velha mídia, que posa de vestal, e o veículo ser tachado de chapa branca.

Azenha já disse trocentas vezes.  O Viomundo não aceita nem pleiteia verba de governos federal, estaduais e municipais. Porém, em nome da pluralidade e da democratização da informação, defendemos que o governo federal anuncie também na blogosfera progressista, como faz em outros veículos da própria internet. Queremos equidade de tratamento em respeito à pluralidade democrática.

A questão não é financeira e sim política.  Incomodamos não só porque mostramos os malfeitos da mídia corporativa, como também os dos seus apaniguados.

A Globo, ao tentar nos calar, não quer apenas ficar livre de críticas incômodas à sua atuação. Ela quer também proteger os seus aliados políticos.

Lembram-se da bolinha de papel que, em 2010, atingiu a cabeça de José Serra, levando-o a fazer uma tomografia num hospital no Rio de Janeiro? E da hipocrisia de dona Mônica Serra que, em campanha na Baixada Fluminense, disse que a Dilma queria matar criancinhas, quando ela própria já havia feito aborto? Essas armadilhas – todos sabem — só foram desmascaradas graças à blogosfera de esquerda.

Em entrevista que me concedeu esta semana, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo (Guto),  alertou: “Estamos assistindo ao crescimento da violência contra os jornalistas no Brasil. Vão de ameaças veladas, intimidações, ações na Justiça a agressões e assassinatos. Tudo isso levando ao cerceamento do exercício da profissão”.

Os processos contra Azenha, Rodrigo Vianna, Marco Aurélio Mello, Cloaca, Luís Nassif e Paulo Henrique Amorim são provas dessa violência.

Ontem à noite, Gerson  Carneiro postou nos comentários uma foto  com Azenha, eu, ele e Dukrai (João Aguiar), no 1º Encontro de Blogueiros Progressistas, realizado em São Paulo, em 2010.  Legendou-a como o famoso postulado de Saint-Exupery: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”

Queridíssimo Gerson, sabia que isso torna tudo mais difícil neste momento?

Concordo com outro queridíssimo, o jornalista Igor Felippe, quando diz que o Viomundo já saiu das nossas mãos.

Construímos o Viomundo não mirando no próprio umbigo. Mas, pensando em mostrar, de forma transparente, democrática e digna, o que a mídia corporativa não divulga, em dar voz aos movimentos sociais e aos que pensam fora da caixa.

Talvez até por isso o Viomundo tenha se tornado muitíssimo maior do que nós. Sem dúvida, uma conquista, que nunca teríamos conseguido sem vocês, leitores e colaboradores voluntários.

Azenha, eu já te disse e repito: respeito e entendo os seus motivos.

Mas reflita. O fim do Viomundo é exatamente o que a Globo e outros inimigos nossos mais querem. Já estão a comemorar essa possibilidade. Fechar o Viomundo, portanto, é fazer o jogo deles. Defendo que façamos exatamente o contrário do que eles desejam. Temos que seguir adiante pela confiança que nossos milhares de leitores depositam em nós. Não vamos deixar que nos calem.

Tenho certeza de que o seo Azenha, comuna de quatro costados das antigas, concordaria comigo e com os milhares de leitores e amigos do Viomundo, que, desde sexta-feira, nos emocionam com tanta solidariedade. À luta, amigo queridíssimo, companheiro de batalha por um Jornalismo decente, parceiro de trabalho.

 

 

172 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Urbano

02/04/2013 - 18h29

O deboche aos caretas lampejou no fechamento da ideia, mas se houve pelo menos um leve sorriso, já fui útil de alguma forma.

Responder

Judicialização e asfixia econômica dos blogs | andradetalis

01/04/2013 - 22h57

[…] “Façamos exatamente o contrário do que a Globo e outros inimigos desejam” […]

Responder

maria de sobral

01/04/2013 - 20h37

É isso ai, conceiçao, eles estao pregando algo tao antigo e que eles modernizam a cada epoca, de tao medievais que são, que é o medo.
Essa direita torta governa assim, a la antigo regime cavernoso.
Sem medo de ser feliz, façam diferente do que eles querem, se fortaleçam, faça-os beberem do proprio veneno.

Responder

MARIA LUCIA CARDOSO

01/04/2013 - 17h18

A Plin Plin deu um tiro no pé…..kkkkkk. E vai doer mais ainda com o aumento da popularidade e sucesso do Viomundo.

Responder

Beatriz

01/04/2013 - 17h04

FICA VIAMUNDO!

A existencia do Viamundo já é fazer o contrário do que a midia tradicional deseja! Não desista!

FICA VIAMUNDO!

Responder

Paulo Pimenta denuncia judicialização e asfixia econômica dos blogs: “Como na ditadura” « Viomundo – O que você não vê na mídia

01/04/2013 - 16h28

[…] “Façamos exatamente o contrário do que a Globo e outros inimigos desejam” […]

Responder

PEDRO HOLANDA

01/04/2013 - 13h48

Eu leio muito e posto pouco… Agora, parar? Jamais!!! Vai fazer o que eles querem? Desesperar jamais!!!

Responder

Jean moraes

01/04/2013 - 13h35

Caro azenha, tem um ditado que diz que de uma arvore cortada se faz um palito, mas basta um palito aceso pra incendiar uma floresta e foi exatamente isso que a Globo fez: pensando que calando voce, conseguiria calar a voz daqueles que nao aceitam mais o que se passa nos poroes da ditadura midiatica, ela somente conseguiu dar mais eco a voz do blog viomundo, pois semelhante mim, muitos milhares de leitores que nao conheciam os servicos prestados por esse blog, agora o conhecem, e estao, atravez de todas a redes sociais, multiplicando suas informacoes, construindo assim, uma rede de defesa em prol da liberdade e do direito que todo cidadao tem de ser bem informado. como ja disse alguem, de certa forma, o blog ja saiu de suas maos e esta em dominio publico. como disse um certo estadista “LANCE UMA IDEIA E OS CANHOES VIRAO DEFENDE-LAS”. Caro azenha, saiba que apartir de agora os canhoes da liberdade de imprensa estarao voltados contra os que tentam derrubar sua ideia.

Responder

Eduardo Silva

01/04/2013 - 12h51

Pra mim a solução é simples: abra uma conta e peça a colaboração dos leitores. Se derrotar a Globo custasse tão barato assim… Mas depois há de se organizar para acabar com esse absurdo do financiamento federal dessa emissora.

Responder

Gusmao

01/04/2013 - 12h26

Azenha,

O país precisa, o povo conta com o VIOMUNDO.

Responder

JOSE ANTONIO BATATA

01/04/2013 - 12h04

Este é o melhor BLOG do Brasil. Nosso total apoio.

Responder

Horridus Bendegó

01/04/2013 - 11h52

Reunamos nossas forças em torno desse objetivo comum, manter ativo o Vi o Mundo.

Responder

Lucimar Lizandro Freitas

01/04/2013 - 11h50

É assim que se fala Conceição Lemes. Fechar o Viomundo agora é fazer o jogo da globo e correlatos. Nós, leitores desse importante veículo da blogosfera progressista estamos juntos e defendemos a continuidade desse importante trabalho de esclarecimento e contraponto. Conte conosco para o que precisar. Unidos somos muito fortes e incomodamos a muita gente.

Valeu.

Responder

Pedro Alexandre

01/04/2013 - 11h47

Azenha, força, cabra! O Viomundo é a esperança desses milhares de brasileiros ávidos por informação digna e democrática, sem bajulação e troca de favores, preto-no-branco.

Você é um eterno exemplo de trabalho em prol do nosso país, do nosso povo. Superar-se, ir em frente até a vitória, ou hasta la muerte! Quanto maior é o inimigo, mais impactante será a queda do mesmo.

Estamos todos com vocês.

Responder

xacal

01/04/2013 - 11h41

Como alguém nos ensinou, um fenômeno não tem uma só causa, nem só um efeito.

Assim, nenhum fenômeno pode ser visto sem considerarmos suas múltiplas faces.

O que está em jogo, dentro e fora deste país?

A própria noção industrial/empresarial da produção de conteúdo, e claro, dos desdobramentos desta hegemonia dos grupos que detiveram o monopólio de fazê-lo na vida social, política e cultural das sociedades, sem que nos seja possível (ainda) determinar onde começa e termina cada instância.

Coisa parecida aconteceu em outro grande momento de transição histórica, na Revolução Burguesa de 1789, onde os camelôs na França difundiam seus “cordéis” (e almanaques) apócrifos, destroçando o prevalência e primazia dos centros de produção de conteúdo de então, e que se destinavam ao consumo da elite letrada e outros setores minoritários.

Alguns desancavam violentamente gestos e costumes privados da época.

Hoje, o processo é tão, ou mais cataclísmico, mas não é muito diferente em sua essência: a necessidade imperiosa da classe dominante dominar a cultura de massa, a disseminação de informação.

É daquele tempo que surgem as primeiras grandes redações jornalísticas (journal=diário), respondendo empresarialmente a necessidade de compilar e controlar a informação para uma população que começava alfabetizar-se em massa!

Nos dias de hoje, a produção e controle de informação estão disseminados de tal forma, que o que era meio, virou fim em si.

É disto que trata o “castigo exemplar” aplicado ao “traidor” Azenha, que tem a mesma direção de limitar a ação independente na rede, embora as causas, como dissemos, sejam diferentes:

Azenha não é um blogueiro sujo qualquer!

Azenha, para a mídia corporativa, é quase um “arrependido”, na linguagem mafiosa, “pentiti”.

Não que ele tenha cometido “crime” ao funcionar na mídia corporativa, mas de forma figurada, ele tem o poder e a legitimidade de expor a entranha do monstro por dentro.

Então, a caçada a Azenha, Rodrigo Viana, ou outro qualquer que ainda milite na pocilga do PIG (seja da vênus, seja das concorrentes) é um fato específico, mas que atinge a luta institucional de setores da blogosfera como espaços democráticos.

E esta luta institucional passa, claro, pela grana, pelo financiamento. E não porque os blogueiros ou blogs possam ganhar os mesmos bilhões destinados ao PIG.

Não é nada disto, quem conhece comunicação sabe que, salvo um ou outro, ninguém será um “major”, porque a natureza da comunicação viral dos blogs está na sua compartimentação e complementaridade que impedem oligopólios virtuais. O “charme” da blogosfera é sua permanente “instabilidade”.

É o medo que eles têm de perder agora o monopólio financeiro, depois de verem esfarelar seu monopólio da verdade.

Anunciantes públicos e privados estão à procura de meios mais baratos, e que possam permitir auditagem real dos veículos, cortando pela raiz o poder que os monopólios de comunicação detêm sobre anunciantes. A rede apresenta a possibilidade de redução de custos e/ou a migração de grana para outros setores!

Sabemos que este não é um processo rápido, nem indolor.

Vêm aí as novas regras sobre propriedade e cruzamento de plataformas, onde as teles (e seus sócios) e seu hiper-faturamento engoliriam nossos canais de TV aberta sem piscar!

Nós somos uma parte pequena e incômoda deste processo.

Mas não sabemos debater (ainda) organicamente nossa pauta política, porque confundimos isto com aparelhismo partidário, o que é até normal, se considerarmos as demandas das lutas políticas que se travam aqui, principalmente para dotar um governo de Dilma e Lula de algum contraponto.

Outro ponto crucial é que a necessidade de expor personagens como referências dos blogs e sítios nos torna um bando de ególatras, com raras exceções, onde não raro confundimos nossas convicções pessoais sobre este ou aquele princípio com os princípios coletivos da ação de comunicar socialmente.

Confundimos a extrema (e positiva)instabilidade das informações produzidas, com atomização política!

Eventos dramáticos como o do Azenha têm o condão (ou não) de provocar reflexões e movimentos necessários, mas que estavam adormecidos.

A experiência das reuniões dos blogs progressistas foi válida, mas não permitiu grandes avanços.

É hora de começar tudo de novo.

Responder

Ricardo

01/04/2013 - 11h25

Caro Azenha,
estamos dispostos a lhe ajudar.
O VIOMUNDO.COM.BR não deve acabar.
Disponibilize uma conta.

Responder

Yglesias

01/04/2013 - 11h07

VIDA LONGA AO VIOMUNDO. A luta continua.

Responder

tori

01/04/2013 - 11h02

“Talvez até por isso o Viomundo tenha se tornado muitíssimo maior do que nós.”
Na verdade não existe talvez. O Viomundo realmente tornou-se muito maior e hoje é parte integrante de um conjunto de articulações em defesa da democratização da informação, uma fonte importante e VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA de debates, porto seguro para quem, desgraçadamente, vê-se diariamente navegando num lodaçal de desinformações. Acho inclusive que o Azenha, talvez por modéstia, não perceba a exata dimensão e importância do Viomundo, nem a honra em ser, entre outros, sistematicamente espezinhado pela Vênus Platinada e congêneres.
Enfrentar a torrente de ações na justiça, que trabalha incansável e celeremente pelos senhores da Casa Grande, os supostos donos da verdade, tem um custo altíssimo, tanto pecuniário como de desgaste geral, mas é preciso enfrentar essa corja, esses inimigos da democracia, e o Viomundo, pela sua dimensão e importância não pode nem deve arregar. Além do mais, como bem lembrado por Gerson Carneiro na citação de Saint-Exupery, a responsabilidade pessoal do Azenha é muito grande.
Em contrapartida, nós também nos tornamos responsáveis e por isso tantas manifestações de navegantes, aos quais modestamente me incluo dispostos a contribuir, para isto, bastando saber como.
Contem comigo, sempre.

Responder

Valdemar

01/04/2013 - 10h59

VIOMUNDO.
EU APOIO!

Responder

Minduim

01/04/2013 - 10h44

FAÇAMOS UM EVENTO (MUSICAL – ARTÍSTICO – LITERÁRIO – ETC…) ESPONTÂNEAO PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E VAMOS ARRECADAR O DIM-DIM NECESSÁRIO PARA MANTER O VIOMUNDO.

DÁ-LHE AZENHA.

TEM MAIS GENTE DO SEU LADO DO QUE VOCÊ IMAGINA (O KAMEL IMAGINA, DAÍ O DESESPERO).

ABÇ.

Responder

Artur

01/04/2013 - 10h41

Concordo, apoio e pergunto: E aí, Azenha? Tá todo mundo disposto a dar força, inclusive com dinheiro, o que significa que o assunto não é mais seu, pessoal, é de todos os que prezam a liberdade de opinião e execram o autoritarismo dos porcos do PIG. Vamo, ou num vamo?

Responder

Edno Lima

01/04/2013 - 10h37

“Nossa razão de existir: o interesse público com base na verdade factual em prol de bens maiores, como a defesa da democracia, da cidadania, da saúde pública, dos direitos humanos, dos movimentos sociais e das minorias”
O curioso é que nas matérias listadas como “impossível não relembrar também, por exemplo” não há um só título que cite as falcatruas cometidas pelo PT (ou petistas não cometem falcatruas ou as falcatruas petistas não são de interesse público ou elas não ofendem a democracia)

Responder

Pedro Dias

01/04/2013 - 10h33

Eu não quero perder essa leitura diária. Continuem, por favor

Responder

Roberto Locatelli

01/04/2013 - 10h10

Ora, ora, então há um ministro do governo Dilma que liga para os veículos pedindo a cabeça de jornalistas que o desagradam?

Ué, mas a Dilma não disse que o único controle deveria ser o controle remoto?

Responder

    Mário SF Alves

    01/04/2013 - 15h35

    É, no mínimo, curioso. Com os de lá pão-de-ló; com os de cá, com os amigos, com os desmontadores de tramas, quando muito, pão ázimo e só.
    __________________________________________________
    Sei não, mas parece que esse nó nem a clareza e a generosidade do Xacal desatam.

LUIZ FELIPE

01/04/2013 - 10h03

Bom dia a todos. Acredito que o melhor para esta questão seria que fosse criado um fundo, onde toda a blogosfera pudesse depositar, aos cuidados do Barão de Itararé e, este órgão, gerisse exatamente para pagar estas ameaças. Por outro lado, sugiro que todos os advogados leitores e identificados com a causa, se associem para, gratuitamente, fazer a defesa e ou cobrar com ações populares a mídia de esgoto.

Responder

Gerson Carneiro

01/04/2013 - 10h02

… e vamos celebrar o Dia Mundial dos Leitores da Veja.

Responder

    Laura

    01/04/2013 - 14h15

    “C…guei de rir!

baader

01/04/2013 - 09h48

acho que chegou a hora de todos os “sujos” se unirem num só sítio internet. nem precisamos lembrar da força que tal expediente terá.

Responder

Erick Assis de Araújo

01/04/2013 - 09h41

A disputa é desleal, o jogo é sórdido, o desânimo aparece. Sei que todo guerreiro cansa e está no seu direito. Mas é exatamente nessa hora que os organizadores desse site perceberão uma força estranha vindo de vários e ocultos lugares. O que vai deixar os barões da mídia encabulados é que esses sites alternativos conquistaram mentes e corações, é uma leitura com o sentimento de pertença. Caro Azenha, aceite a solidariedade e um simples fato: esse site não te pertence mais! Ele está na caixa de favoritos de nossos computadores e principalmente na caixa de nossa memória.

Responder

Antonio

01/04/2013 - 09h39

Concordo integralmente com o artigo.
Fechar o blog é fazer exatamente o que eles querem. Não faça!
Abram um fundo, publiquem o número da conta bancária e contarão com minha contribuição.
Tenho certeza que todos os leitores, pelo menos a maioria não se furtará e irá contribuir.
Precisamos destas vozes, como a sua, para desmascarar a podridão da nossa imprensa.
Precisamos da sua voz para desmascar os “jornalistas” que fazem o trabalho sujo para seus patrões pelo que chamam de salário mas, que não passa de trocados que compram suas consciências.
Não desista, abra uma conta bancária e continue.

Responder

Agenor Sereno

01/04/2013 - 09h13

Vamos colocar na prática, rapidamente, a idéia do Cláudio Ribeiro. Já que o governo federal se omite, vamos nós criar meios de sustentar os blogs independentes.

Responder

Luciano

01/04/2013 - 01h43

Só reiterando, continuo a disposição para ajudar com o que for preciso.
Esse e-mail do comentário é o que eu mais uso.
Abraço a todos.

Responder

Marcio H Silva

01/04/2013 - 01h22

Cara Conceição Lemes, compactuo com tudo que colocaste no texto acima. Estamos junto e misturados. Compreendo, ou tento compreender, o que se passa na cabeça do Azenha, estando com problemas particulares e enfrentando o míssil da globo. Mas o texto, que na minha opinião mais reflete o que Azenha está sentindo é o postado pelo Róvai, inclusive repercutido aqui no viomundo.

Responder

Marcio H Silva

01/04/2013 - 01h13

Cara Conceição Lemes, compactuo com tudo que colocaste no texto acima. Estamos junto e misturados. Compreendo, ou tento compreender, o que se passa na cabeça do Azenha, estando com problemas particulares e enfrentando o míssil da globo. Mas o texto, que na minha mais reflete o que Azenha está sentindo é o postado pelo Róvai, inclusive repercutido aqui no viomundo.

Responder

Marcelo Rocha

01/04/2013 - 00h59

Azenha,

Nós precisamos de vocês. Assim como o Brasil precisa de nós. Somos poucos, embora cada vez mais numerosos, porém juntos somos mais fortes. Quero e preciso acreditar que este é apenas um momento para refletir e renovar as forças.

Vamos adiante!

Responder

Euler

01/04/2013 - 00h55

Olá, Conceição e Azenha!

Bonito e combativo texto, Conceição. Parabéns!

Azenha, se não for pedir muito, repense sua decisão. As pessoas que frequentam este espaço estão querendo pagar para bancar a luta contra a Globo. Eu, inclusive. Conte com minha contribuição, caso decidam abrir um fundo.

É assim que as coisas acontecem, de acordo com as necessidades colocadas. Se vocês tivessem criado uma conta a priori, ainda que de forma legítima, já prevendo os problemas futuros na luta contra os de cima, muita gente poderia desconfiar e não contribuir. Agora é diferente. Está dada uma situação que precisa ser resolvida. E deixou de ser um problema apenas do jornalista Azenha, e se tornou um problema coletivo. Todo mundo quer participar desta luta contra a Globo e seus financiadores. Até mesmo para mostrar para os políticos profissionais, para os juízes e outros tipos, que parcela da população está se organizando de forma independente, e que não aceitará a cassação dos direitos constitucionais ora em curso no Brasil.

Além disso, seria bom se pensar num passo a frente. Criando, por exemplo, uma TV virtual, que seria transmitida nacionalmente em todos os blogs de esquerda, ou progressistas ou independentes. Mesmo que inicialmente a programação fosse limitada a um ou dois programas semanais de debate ou entrevistas. Acho que seria o embrião de uma futura TV controlada diretamente pelos de baixo. É hora de fazermos aquilo que o PT e a sua força sindical, presos à governabilidade e conveniências outras, não tiveram a coragem de fazer.

Se eles – Globo, Folha, Veja e financiadores – pensam que vão nos derrotar, devem sentir o gosto da nossa resistência, unidade e força na luta.

Um abraço e contem comigo.

Responder

Midionauta

01/04/2013 - 00h40

Azenha, Conceição, publiquem uma conta bancária e contem com minha singela colaboração.
BAMO!

Responder

    FERRETTI

    04/04/2013 - 12h33

    Então, eu tanbem estou querendo saber como conribuir financeiramente,n/0 da conta.

demetrius

01/04/2013 - 00h26

Vamos ser responsáveis pelo início do fim desta tv escrota.

Não somos filhos desta TV imunda, não somos filhos destes políticos podres, então porque esperar que o alimento venha deles?

Eles querem dinheiro, nós queremos a verdade.
Dinheiro acaba, dinheiro suja.
A verdade liberta.

Não somos covardes, não damos risadas só para parecer simpáticos e agradáveis para na sequência esfaquear pelas costas.

Estas são ações deles, que as praticam com o prazer da alma e comportamento covarde que desperta com eles todos os dias.

Nós podemos olhar nos olhos dos nossos filhos e dizer “eu nunca fui um covarde filho, meu sucesso não foi construído sobre o sofrimento de outras pessoas.”

SOMOS A VERDADE, O MAIOR INCÔMODO DA MENTIRA.

CRIEM O FUNDO!

Responder

    Mário SF Alves

    01/04/2013 - 17h08

    Dizer mais o quê? Clap! clap! clap! É essa a matéria da qual é feito o mundo. Claro, tem uma outra, mas é essa a que move o mundo e alimenta a alma.

Vladimir Santini

01/04/2013 - 00h17

É isso aí, tem sido ( e, por sinal, bastante compensadora) uma vitoriosa luta e agora, mais do que nunca, é hora de mais luta!! Vamos lá, contribuiremos financeiramente no que os blogueiros progressistas precisarem, não podemos abandonar a causa, digna e justa, de combater esses monopólios piguentos e suas mentiras e dissimulações. A (boa) luta continua e vai continuar sendo vitoriosa!

Responder

José Antonio

31/03/2013 - 23h58

Azenha,
Não desista, não faça o que eles querem.
Sei que o momento pra vc Azenha não é este, mas escrevi no Blog do Nassif, é necessário criar entidade para os Blogueiros alternativos, ter organização coletiva, criar um fundo para esses momentos, é preciso mostrar força de forma coletiva, para reagir aos setores do judiciário que se comportam como Militares da Linha Dura, que estão instituindo O AI 5 dos novos tempos.Por isso é preciso reagir, Blogueiros, Mst,Mtst, movimentos sociais em geral, e todos que buscam uma nova sociedade.Ah partidos de esquerda onde eles estão? Até agora não vi nenhuma manifestação.

Responder

Marcelo

31/03/2013 - 23h54

Como assim acabar com o Viomundo?? O blog é lido todos os santos dias por mim e é comentado até nas minhas aulas de História com meus alunos… uma referência indispensável para se pensar sobre o Brasil atual. Ficarei órfão…

Responder

PABLO RODRIGO DA SILVA

31/03/2013 - 23h21

Azenha,

Reconsidere sua decisão, pois o trabalho que o Viomundo realiza é fundamental para fortalecer nossa combalida democracia. Sei que é um trabalho hercúleo e, às vezes, ingrato, mas o Viomundo se transformou num bem público inestimável. Para poder enfrentar esse movimento pró-censura a sites progressistas, estratégias de resistência em conjunto devem ser pensadas e construídas coletivamente. Infelizmente, a realidade nua e crua é que o PT se transformou num PSDB mais refinado e robusto, pois consegue implementar parte do ideário tucano, como as privatizações, e ainda posa de partido de base popular. É duro, mas tenho muito receio de um segundo mandato Dilma, que, sinceramente, tem feito um governo pra empresário e político fisiologista nenhum botar defeito.

Responder

Adilson Gatti

31/03/2013 - 23h13

Caro Azenha

Continue firme nesta luta, pois ela não é só sua. É de todos os brasileiros/as, que desde San Sepé, passando por Zumbi e pelos milhares de lutadores do povo, que junto com ele, ajudaram e ajudam a construir um Brasil que abarque a pluralidade deste continente e não os mesquinhos interesses desta elite mal cheirosa.

Responder

Vitor

31/03/2013 - 23h11

A mídia alternativa é a esperança desse país, não podemos desistir! Acho que essa teoria mostra o porquê: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiral_do_sil%C3%AAncio

Democracia plena! liberdade e pluralidade de expressão!

Responder

Edmorc

31/03/2013 - 23h10

Vamos agir rapidamente. A sugestão para criar um fundo de sustentação para a blogosfera progressista é boa e oportuna. Temos que ser rápido. Desde já, sou contribuinte.

Responder

Sérgio Pestana

31/03/2013 - 23h00

Azenha,

como já disse anteriormente: diga qual a conta, agência, eu e amigos colaboraremos, como todos que te acompanha nesses anos todo. Assim, poderás enfrentar esse processo e darmos o primeiro passo para confrontar os reacionários e conservadores de sempre. Eles querem nos esmagar. Não encontrarão o campo limpo para suas intenções, seus golpes, suas traíções ao nosso povo. Não abaixe a arma, como já disse a Conceição. É o momento para brigar e mostrar a essa canalha que existem homens e mulheres decentes neste país.Todos nós o apoiamos em sua luta, que é nossa também. Não esmoreça nem entregue os pontos. Você tem um compromisso com todos os seus seguidores e amigos.Vamos a luta!!!

Responder

Renato Santos

31/03/2013 - 22h51

Azenha, ME REPRESENTA !!!!!

FICA Viomundo !!!!

“O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”

Responder

Rui

31/03/2013 - 22h36

Eu já postei e vou postar de novo: abram uma conta, deixem o número aqui no Viomundo e esperem só. Eu serei um dos primeiros a colaborar. Pode até ser mensal. Mas gente, pra ontem. Não aguento mais essa agonia.
Como alguém já postou: nós juntos temos mais grana do que os PIGuentos. Azenha, deixa de besteira, homem. Fecha nada não. Tem que ser mais couro duro do que eles. Azenha, pensa só numa coisa: esses celerados só têm a grana. Você acha que alguém se protificaria a ajudar financeiramente a Globo e o PIG, caso eles viessem a precisar? Não, meu caro. Mas veja quanta gente se propondo a ajudar seu belo projeto a seguir em frente. Aceite nossas ofertas e mostre o que há de diferente entre vocês e os papagaios vendidos do PIG. Vocês têm mais do que leitores, vocês têm amizades, cumplicidade, ética,enfim, uma família “blogueira”, coisa que a Globo e afins nunca terão (não sem pagar).
Como dizia uma prima divertida: Sou tão ruim que derrubo minha casa para fazer poeira para o vizinho. Ela dizia isso quando estava numa situação como a sua, com alguém querendo vê-la por baixo. Vamos fazer poeira pro PIG, pessoal!!!

Responder

Rui

31/03/2013 - 22h31

Eu já postei e vou postar de novo: abram uma conta, deixem o número aqui no Viomundo e esperem só. Eu serei um dos primeiros a colaborar. Pode até ser mensal. Mas gente, pra ontem. Não aguento mais essa agonia.
Como alguém já postou: nós juntos temos mais grana do que os PIGuentos. Azenha, deixa de besteira, homem. Fecha nada não. Tem que ser mais couro duro do que eles. Azenha, pensa só numa coisa: esses celerados só têm a grana. Você acha que alguém se protificaria a ajudar financeiramente a Globo e o PIG, caso eles viessem a precisar? Não, meu caro. Mas veja quanta gente se propondo a ajudar seu belo projeto a seguir em frente. Aceite nossas ofertas e mostre o que há de diferente entre vocês e os papagaios vendidos do PIG. Vocês tem mais do que leitores, vocês tem amizades, cumplicidade, ética,enfim, uma família “blogueira”, coisa que a Globo e afins nunca terão (não sem pagar).
Como dizia uma prima divertida: Sou tão ruim que derrubo minha casa para fazer poeira para o vizinho. Ela dizia isso quando estava numa situação como a sua, com alguém querendo vê-la por baixo. Vamos fazer poeira pro PIG, pessoal!!!

Responder

Luís Carlos

31/03/2013 - 22h23

Azenha e Conceição
Demais companheiros

Creio que o Viomundo está prestes a dar importante passo para avanço da comunicação, fazendo a verdadeira comunicação solidária e socialista. Nunca entendi bem porque deve o Estado investir em publicidade, se não para encher as “burras” dos barões da mídia de dinheiro público. Mas posso entender claramente porque um coletivo deveria contribuir para viabilizar financeiramente um veículo de comunicação como o Viomundo. Textos de diferentes pessoas são postados aqui expressando diversas posições, com pluralidade. O Viomundo é espaço aberto e democrático para manifestações, poderá também ser como forma de organização coletiva para viabilizar financeiramente a si mesmo. Seria passo grandioso e revolucinário, aliás, mais um do Viomundo, ressignificando a comunicação e o jornalismo. Se concordarem, estou dentro, e pronto para contribuir mensalmente, além das contribuições nas discussões como milhares de nós já fazemos.

Responder

Apolo

31/03/2013 - 22h22

A conta, Azenha! A conta!

Veja a questão por outro ângulo: se fosse a Globo jogada na lona não seríamos tanto querendo colaborar.
Pensando bem, se fosse a Globo ajudaria com um belo empurrão rumo ao precipício.

A conta,Azenha!

Responder

Aurelio Dubois

31/03/2013 - 22h15

Azenha,

Como diz o título deste post: “Façamos exatamente o contrário do que a Globo e outros inimigos desejam”. Reconsidere sua intenção e siga em frente com o Viomundo.

Respeitosamente.

Responder

Magda Maria Magalhães

31/03/2013 - 22h11

Fica Azenha, fica!

Conceição, se vocês não fornecerem o número da conta bancária para assinarmos o blog estarão cerceando o nosso direito à cidadania, o nosso direito de também fazermos parte desta luta.
Não estamos fazendo favor algum, apenas reconhecendo que falhamos ao deixá-los sozinhos financiando toda esta luta pela democracia.
Vocês já nos dão o tempo de dedicação. Sei que é difícil pois, muitas vezes, por falta de tempo, só leio, nem comento, embora goste de bastante coisas daqui.

Responder

Leo V

31/03/2013 - 22h01

Eu diria que até o saudoso John Bastos quer colaborar para manter o Viomundo.

Responder

Mário SF Alves

31/03/2013 - 21h42

Se pensarmos bem, juntos, todos nós, os que livremente pensam, a gente tem mais dinheiro do que o PiG inteiro. E isso eles nem sequer sonham que possa se realizar. Pressão financeira vinda dos blogs sujos.
__________________________
Tá. Tem o lado de lá, tem o lado dos que só pensam com a cabeça do PiG. Mas, estes, os da turma do “tudo por dinheiro aqui e agora”, será que são capazes de ação solidária? Será que são dotados do poder da solidariedade?

Responder

Ivo Milanez Gloeden

31/03/2013 - 21h35

Prezados Azenha e Conceição Lemes

“Não podemo se entrega pros home
De jeito nenhum, amigo e companheiro.
Não tá morto que luta, quem peleia.
Pois lutar é a marca do campeiro”

Tô com cem pilas separados na guaica. Coloquem o número da conta (Banco do Brasil ou Caixa).

Um abraço de quebrar costelas
de Ivo M. Gloeden

Responder

Jorge Leite Pinto

31/03/2013 - 21h34

Contem comigo.

Responder

Elizete

31/03/2013 - 21h33

Azenha, como diz o velho ditado “não se atira pedras em árvore, que não da frutos”. Com certeza suas reflexões tem trazido muitos esclarecimentos a quem acompanha o seu blog. Acredito que seja justamente isso que tem incomodado bastante a elite midiática brasileira.

Responder

Beto Pereira

31/03/2013 - 21h30

Bravo Conceição!
Azenha, como dizem aqui nos pagos, “…não podemos se entregar “pros” homem de jeito nenhum…”

Responder

Zé Roberto/Guarulhos

31/03/2013 - 21h29

È preciso urgente promover um ato de desagravo ao Azenha, reunindo as pessoas ativas e os leitores da blogosfera. A partir daí, pensarmos uma maneira generosa e de luta contínua para enfrentar no campo jornalístico e econômico esta mídia mofada, em conluio com o Judiciário, que tenta impor restrição à liberdade de expressão, com constantes atentados à cidadania.

É necessário ainda mostrarmos nosso repúdio à pressão econômica e política exercida pela elite midiática, pelas instâncias jurídicas que favorecem os poderosos, e pela passividade do governo em relação a toda manipulação e opressão contra a mídia alternativa, a sociedade, os direitos humanos, os movimentos sociais e àqueles que lutam pela democratização da comunicação.

Chega de governos, sejam eles municipais, estaduais ou federal, encherem o bolso dos que não têm compromisso com o jornalismo factual e de interesse público.
Na próxima sexta, 5 de abril, estaremos em Guarulhos debatendo com a deputada Luíza Erundina a democratização dos meios de comunicação e um novo marco regulatório, desdenhados pelo governo. O encontro será na Biblioteca Municipal, na rua João Gonçalves, Centro, ao lado da Fatec.

Toda esta luta, pontual ou isolada, na blogosfera ou nos movimentos organizados, precisa ser aglutinada em um grande ato público contra a opressão patrocinada pela velha mídia e sua elite financista alojada nos setores privado e governamental.

Responder

maria de souza

31/03/2013 - 21h06

Conceição e Azenha, sejam fortes, não desistam. Estamos com vocês. Precisamos de vocês. Também quero ajudar.

Responder

souza

31/03/2013 - 21h05

viomundo.
estamos juntos.
há luta onde a luta estiver.
avante brasil.

Responder

Sérgio

31/03/2013 - 20h53

Azenha,

eu gostaria de colaborar com a preservação do Viomundo. O pessoal
do blog não pode ser penalizado pelo importante trabalho que faz. Vocês
merecem é todo o nosso reconhecimento.
Leitores unidos jamais serão vencidos!

Responder

analfabeto político

31/03/2013 - 20h47

Perderíamos contribuição valiosa, com certeza.
Fica Azenha. Por favor!

Responder

Cibele

31/03/2013 - 20h41

Conceição, que texto sensacional! Agora, acho até que o Azenha já pode estar mudando de opinião.

Gente, ele deve estar confuso, sei lá… Não é moleza. A vida pessoal, a família, tudo isso fica muito comprometido. Não é só mais um problema financeiro. Imaginem brigar por uma candidatura, brigar por um governo, e receber em troca essa trairagem… Desanima qualquer um. Uma baixaria total esse Bernardo. O resultado é o que a Conceição bem disse: o poderoso chefão pode assassinar reputações, mas não pode nem ser citado em um texto crítico a ele. Dá muuuita raiva. Não é questão de grana, de apoio financeiro do governo, o que nós queremos é ter acesso a um jornalismo sério, pelo amor de Deus!

Responder

FrancoAtirador

31/03/2013 - 20h26

.
.
Blogosfera sob ataque

Do Blog ‘O que será que me dá?’

Hoje, os blogs, ditos progressistas, são o único contraponto à Globo & Famíglia. Enquanto o oligopólio inconstitucional deita e rola, impondo meias verdades e inteiras mentiras sobre os fatos, a realidade transborda das páginas da blogosfera e se espalha pelas redes sociais. E isso apavora os Marinho, Frias, Cívitas e Mesquitas que vêem sua hegemonia desmoronar diariamente.

Pensa bem: até o surgimento da Internet, quais eram os veículos de comunicação não nascidos do ventre da ditadura ou do início da “não ditadura” de Sarney, Collor, Itamar e FHC? Eram os chamados nanicos – que, como o nome já diz, tinham estruturas financeiras precárias e dificuldades enormes de distribuição – já que as distribuidoras também eram alinhadas ao PiG. Lidos por algumas milhares de pessoas, e olhe lá!… os nanicos eram a única voz que se contrapunha ao discurso oficialesco da quadrilha midiática instalada pela ditadura no Brasil pós 64. Movimento, Pasquim, Em Tempo, Ex, e tantos outros que fizeram a história da resistência em meio às trevas, foram sufocados financeiramente. Um por um.

Hoje o que nos salva da infame lavagem cerebral da Globo & Famiglia, são blogueiros como Luis Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna, Eduardo Guimarães entre outros, que José Serra chama de “sujos”. Até pouco tempo, eu fazia uma romaria diária por seus blogs – leitura obrigatória para quem busca pontos de vista mais honestos e comprometidos com a verdade. Usava o Reader do Google (agora uso o Feedly) para reunir meus preferidos na mesma janela. Mas, a cada dia que passa, percebo que venho usando menos o leitor de feeds. Porque hoje, através das redes sociais, as postagens dos meus blogs favoritos vêm a mim naturalmente, repercutidas por meus “amigos” virtuais: são o meu leitor de feeds – assim como estou certo que muitos lêem textos repercutidos por mim.

Diz-me quem adicionas e dir-te-ei o que lês.

Hoje vemos um dos melhores jornalistas do país, Luis Carlos Azenha, ser vítima da máfia midiática liderada pela Globo. Chegamos ao limite da hipocrisia: uma potência midiática intercontinental como a Globo, vagabunda jornalisticamente falando, devedora do fisco aliás, e ladra do espectro eletro-magnético do povo brasileiro, segue impunemente intimidando quem não é de sua laia, arrotando SUA liberdade de expressão.

Sinto vergonha por essa imprensa rasa, gangrena imoral que infestou até o nosso judiciário e motivo de chacota da imprensa mundial. Mas aqui, nas redes sociais, todos os caríssimos e verdadeiros jornalistas sempre terão voz. Se Azenha escrever publicaremos no Face, encaminharemos por email a todos os nossos contatos e colaremos em todos os espaços possíveis.

Coronéis da informação e carrascos da pluralidade de pensamento ainda vão pagar muito caro pelo desserviço que prestam ao país. Cedo ou tarde, com a democratização ou não dos meios de comunicação, as ferramentas que nos tornam livres on line vão cumprir seu papel. A blogosfera não será intimidada. E os nossos melhores blogueiros sempre estarão presentes.

Aqui, o último e comovente post do gigante Luis Carlos Azenha. Divulguem em todos os espaços possíveis e para todos os amigos, contatos e conhecidos.

A Globo pode calar alguns por algum tempo, mas jamais calará a todos por todo o tempo.

OU DEMOCRATIZAMOS AS COMUNICAÇÕES OU MERGULHAMOS NA BARBÁRIE

(http://oqueseraquemeda.wordpress.com/2013/03/31/4336)

Responder

Santi

31/03/2013 - 20h20

“Se a Mídia é a favor eu sou contra” assim a vida fica mais facil.

Responder

Ichabod Crane

31/03/2013 - 20h19

“Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte”

Responder

Santi

31/03/2013 - 20h18

Gostei da idéia de um fundo administrado pelo Inst. Barão de Itararé, para custear processos contra os Blogues “Sujos”.Livro sobre a Globo; É possivel mentir falando só a verdade.

Responder

sil

31/03/2013 - 20h12

Total apoio ao Azenha e Conceição!

Responder

Eugenio

31/03/2013 - 19h55

Azenha e Conceição, não consigo mais me ver e ver o Brasil e o mundo sem vocês. Para o bem da democracia e do direito à qualidade da informação e do conhecimento, o trabalho de vcs não pode mais parar. Sem que vcs soubessem sempre dei a minha parcela de contribuição nesse processo: dada a importância desse site, sempre o indiquei aos meus conhecidos; copiei muitas matérias e as distribuia para minha lista de amigos e conhecidos, colocando sempre o link de acesso da mesma; em cada Lan House e em cada computador de uso coletivo (em hotéis, por ex.) que acessei nos ultimos anos eu sempre alterava a página inicial de acesso à internet (home page) para o Viomundo. Era o que estava ao meu alcançe até então. Agora precisamos que vcs façam uma apanhado das inúmeras e belas sugestões de demais leitores do Viomundo e nos indiquem um caminho para continuarmos a ter esse direito.

Responder

Roberto

31/03/2013 - 19h55

A Globo não apita mais nada, a prova é que sempre que batem no Lula ou Dilma, eles sobem mais nas pesquisas. Isso é mortal para uma rede de mídia que se achava poderosa. O que resta para eles em sua decadência total, é brigar com os blogueiros ,que possuem muito mais leitores do que seus jornais fofoqueiros e suas novelas xexelentas.

Responder

sANdro

31/03/2013 - 19h54

BORA AZENHA, EM FRENTE QUE TEM MAIS PANCADA VINDO E PRECISAMOS DESSA VANGUARDA AVANÇANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

FORÇA AZENHA!

Responder

Fabio Passos

31/03/2013 - 19h32

Viomundo e meu site preferido.
Tem de permanecer.
E a minha principal referencia na rede e acredito que Azenha, Conceicao e equipe fazem o melhor jornalismo do Brasil.

Viomundo e tao importante hoje quanto foi o Nassif na epoca do dossie veja.

E preciso criar um fundo para proteger Jornalistas atacados pela censura da globo-PiG.
Quero contribuir e participar desta luta do Viomundo contra o entulho da ditadura.

Responder

Lafaiete de Souza Spínola

31/03/2013 - 19h28

Primeiro, quero parabenizar à Conceição!

Um suporte financeiro para o Viomundo é urgente.

Prefiro não deixar um palpite de como deva ser feito. Creio que o Azenha e a Conceição devem estudar o meio mais correto para que isso seja concretizado.

Sinto, também, a necessidade de um fundo emergencial para uma associação dos blogs ameaçados.

Organizar é preciso!

Responder

mcn

31/03/2013 - 19h26

Azenha e Conceição, nem sei bem o que dizer nessa hora difícil.
Acompanho diariamente o Vi o Mundo há muito tempo, via RSS.
Gosto da seriedade e da qualidade do trabalho de vcs.
Nos últimos anos, nas horas mais difíceis da guerra contra as forças pensantes e esclarecidas, que vem aos poucos renovando o espectro político brasileiro, aqui era um dos lugares que vinha “rebastecer” meus sentimentos de amor e esperança por este país.
Nem sempre concordo com tudo o que vcs defendem.
Mas gosto de não-concordar de gente séria e bem intencionada, pois percebo que aqui o contradidório não é repelido com a violência típica dos ignorantes.
Nesse episódio da Globo, lembrei-me de “Podres Poderes”, de C. Veloso, especialmente da parte que fala dos capatazes. Pois é assim que vejo Ali Kamel: um capataz que “com sua burrice fará jorrar sangue demais”.
Contem comigo para o que for necessário.
http://youtu.be/GOO6FEilpv0

Responder

Zé Guilherme

31/03/2013 - 19h24

Sou um dos cativos do Viomundo e de outros blogs sujos; peço não extinguí-lo. Coloco-me à disposição, inclusive com contribuição financeira para o recuros da ação.
abçs

Responder

Laura

31/03/2013 - 19h20

Concordo com Conceição Lemes:
O fim do Viomundo é exatamente o que a Globo e outros inimigos nossos mais querem. Já estão a comemorar essa possibilidade. Fechar o Viomundo, portanto, é fazer o jogo deles. Defendo que façamos exatamente o contrário do que eles desejam. Temos que seguir adiante pela confiança que nossos milhares de leitores depositam em nós. Não vamos deixar que nos calem.
O que se faz necessário neste momento é a imprensa progressista, os Blogs sujos, não se renderem ao neo-judicialismo e unirem-se para encontrar saidas.
Nós não podemos ficar sem voces.
Issto tudo tem a ver, ainda, com futuras eleições. Eles não querem o contraponto! Acho que a melhor resposta ao Ali Kamel é os Blogs Sujos CRESCEREM e se fortalecerem!

Responder

ccbregamim

31/03/2013 - 19h17

mudar sempre

desistir nunca

Responder

Avel de alencar

31/03/2013 - 18h50

Apoio a criação do fundo de manutenção do Viomundo. Organizem e digam como participar.

Responder

    Ralf Rickli

    31/03/2013 - 19h46

    Faço eco ao Avel de alencar: “Apoio a criação do fundo de manutenção do Viomundo. Organizem e digam como participar.” Dois. Aliás, milhares.

    Também ao João PR: “Dê um tempo, [Azenha,] descanse, deixe o Viomundo com a Conceição por uns tempos, e tome essa decisão com mais calma.

    VIOMUNDO: NÃO DÁ PRA FICAR SEM!!

    marilene

    31/03/2013 - 19h54

    Concordo plenamente com você e digo mais o Brasil precisa de jornalistas e blogueiras como vocês ,pois é a maneira mais segura de nos mantermos informados. Doa a quem doer aprovo esses blogueiros,pois agente confia nas noticias que eles publicam,Sei que Azenha não vai desistir lembre-se que tem leitor cativo do seu site.

    Gustavo

    31/03/2013 - 22h57

    Diga quando e onde depositar o dinheiro para ajudá-lo nessa batalha.

Lhano

31/03/2013 - 18h41

Sugiro programa de assinaturas para podermos colaborar e manter este ícone no ar que é o Vi O Mundo

Responder

Hans Bintje

31/03/2013 - 18h34

Conceição Lemes:

O Viomundo deve fechar.

O Azenha tem razão.

O site cumpriu seu ciclo histórico, mostrou suas mensagens, atraiu leitores, incomodou.

Melhor terminar o Viomundo no auge.

Sabe por que?

Porque vamos criar outro site, mais ousado ainda.

Vamos agregar novas ideias, novas inteligências e trazer do velho site todo o amor que vocês conseguiram juntar durante esses anos todos.

E melhor, sem esperar e nem dever nada aos Paulo Hibernando da vida.

Porque, se os blogueiros sujos estão irritados pelas declarações e atos dele,

aqui na minha terra a gente nem sequer consegue falar pelo celular.

E você é testemunha disso.

Ninguém aqui tem ilusões em relação à velha ordem.

Por isso, vamos criar a nova!

Responder

Messias Franca de Macedo

31/03/2013 - 18h33

O PIG, REPRIMENDAS E O MARKETING DA MADRUGADA!…

####################

31/03/2013 – 03h30
Gastos para produzir discursos de Dilma na TV crescem 37%

FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

O cenário é sempre o mesmo: o Palácio do Alvorada desfocado ao fundo, enquanto a câmera passeia lentamente sobre trilhos e dá movimento à imagem, sem tirar do primeiro plano a mesma personagem, sentada.
(…)
CACHOEIRA – perdão, ato falho -, fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1254816-gastos-para-produzir-discursos-de-dilma-na-tv-crescem-37.shtml

############################

(… É a tal da coisa: o PIG quer que somente o PIG – e somente o PIG – estabeleça a comunicação do governo Dilma Rousseff com o povo!…)

… Bem que a presidente Dilma Rousseff poderia “aproveitar a deixa” e tascar uma redução de 99% nos gastos publicitários do governo nos veículos das organizações(!) de mídias do PIG!…

Viva o ‘Brazil’!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Wu Ming

31/03/2013 - 18h28

Conceição,
Parabéns pelo artigo!
Acho que o Azenha esta colocando a carroça na frente dos bois: ainda cabe recurso e acredito que a sentença será revertida em uma instância superior.
Outra coisa: acho fantástico que ele não aceite publicidade, mas poderia fazer como o counterpunch.org e vender assinaturas. Você poderiam, editar um boletim Viomundo com o best of do mês e mandar em pdf ou ebook por email para os assinantes. Poderiam cobrar assinaturas diferenciadas, começando com 5 reais para um pdf simples, 10 reais para um ebook mais caprichado e 20 reais para apoiadores do site.
Pensem nisso!
Força! A luta continua!

Responder

Sergio Salvador

31/03/2013 - 17h54

O QUE FAÇO PRA COLABORAR?
CONTEM COMIGO, LEITOR E DIVULGADOR!

Todos à ‘queda da dessa bastilha’!

Responder

Maria Thereza

31/03/2013 - 17h53

Concordo totalmente com a Conceição. Já comentei em outro post e reforço, como outros já sugeriram: doações mensais, com o barão de itararé gerenciando os recursos equanimimente. Todos os blogueiros vem sendo processados sistematicamente e isso só vai crescer (sem contar os ameaçados e até assassinados). É necessário pensar numa estrutura de defesa e manutenção dos blogues. Os processos não trazem só prejuízo financeiro (até meio fácil de resolver), mas tiram a energia, a concentração, a garra necessária para enfrentar a dupla mídia/judiciário, representantes da parte mais reacionária, predadora e rica da nossa sociedade. Vamos à luta. É só dizer onde depositar que o dinheiro começará a aparecer, para resolver o problema imediato. Ms vamos pensar além.

Responder

VLO

31/03/2013 - 17h32

Longa Vida ao Viomundo. Por favor não desistam. Se tivermos que colaborar para pagar a multa, eu estou de acordo.

Responder

Isaura

31/03/2013 - 17h30

Concordo com o texto da Conceição Lemes, e estou pronta para participar financeiramente com a manutenção deste excelente Blog!

Responder

renato

31/03/2013 - 17h25

Vocês tem minha amizade.
Ponto final, e estou esperando
as providências.
O barco é de todos, mas diga para
onde devo remar.

Responder

mello

31/03/2013 - 17h22

Bravos Azenha e Conceição, contem com seus leitores. Apoiaremos a luta de vocês, que passou a ser a nossa luta. Toda a nossa solidariedade !!

Responder

cleverson

31/03/2013 - 17h11

Quero dizer que nao concordo com algumas coisas que sao escritas pelos profissionais do site. Porém, é um lugar em que tenho inteira confiança.
Sei de suas boas intençoes e de sua credibilidade.
É verdade, fechando esse site, estarao alegrando a vida de quem só quer ferrar a populaçao brasileira, em seu ponto principal: a informaçao, ou melhor, a BOA informaçao.
Se precisarem de um humilde apoio, contem comigo.
Ass. Cleverson R.

Responder

Urariano Mota

31/03/2013 - 17h07

Grande, Conceição! Grande Conceição.
Estanos juntos.
“O talento se educa no silêncio e o caráter na tempestade” (Goethe)

Responder

Francisco de Assis

31/03/2013 - 16h53

Meus caros Azenha e Conceição

Devemos parar com este enfoque de solidariedade episódica e defensiva, para tentar resolver ora a injustiça com o Rodrigo Vianna, ora a injustiça com o Azenha, e assim por diante. Estamos combatendo instituições. Devemos criar instituições, ou transformar instituições já existentes, para nos fortalecer nesta luta, ora tão desigual. Sair do voluntarismo e combater como grupo.

Para isto, não dá mais para que leitores progressistas fiquem de mãos amarradas, em virtude da enorme dificuldade dos blogueiros de aceitarem contribuição material pelo seu trabalho, de se sentirem ofendidos em receber ‘doações’, não se permitindo sequer divulgar uma conta bancária para tal finalidade. O idealismo, as convicções políticas e a coragem dos nossos blogueiros já estão provados. É preciso agora diminuir-lhes a teimosia, para alavancarmos tamanhas qualidades.

Seguem algumas sugestões.

Que se reúnam os blogs progressistas, se Associem e criem um Portal de manchetes, democrático, rotativo e igualitário. Que seja moderno, embora simples, com manchetes chamativas, de preferência com fotos, que sejam links para as matérias respectivas, em cada blog. Que este Portal seja linkado com destaque por todos os blogs, para que se torne referência e ponto de partida para os leitores.

Que este Portal seja também uma central para arrecadar contribuições dos leitores para os blogs associados. De forma simples, contendo os diversos mecanismos de contribuição, como boletos e cartões de crédito. Que as contribuições sejam sempre para a Associação, que dividiria a arrecadação entre os associados a partir de critérios como os abaixo exemplificados.

Que as contribuições sejam de dois tipos:

1. Contribuição voluntária mensal, que serviria para cobrir custos com a operação física dos blogs, e que, no seu excedente, seria uma remuneração do trabalho intelectual dos blogueiros e suas equipes.
A) Seriam dadas opções de valores, considerando as diversas possibilidades de poder aquisitivo dos leitores. Por exemplo: dez, vinte ou trinta reais.
B) Cada leitor teria também a opção de destinar esta contribuição para todos os blogs associados, ou para uma seleção particular de blogs, permitindo a cada um fortalecer democraticamente seus blogs preferidos.

2. Contribuição voluntária adicional, de qualquer valor, que seria gerido pela Associação para, entre outras finalidades:
A) Assistência à defesa jurídica dos associados, não apenas para se defender mas também para mover ações judiciais, denunciar e realizar interpelações junto a órgãos públicos, como por exemplo o Ministério Público e os Tribunais de Conta, nas suas diversas esferas.
B) Manutenção do Portal e da Associação.
C) Divulgação e realização de eventos.

Responder

    Pablo

    31/03/2013 - 23h10

    Demorou VIOMUNDO tamo nessa, nunca e jamais será como antes, Azenha favor, a Barão de Itararé conta com essa infraestrutura, e assim a trincheira será fortalezida, vamo home ta na hora do Povo Brasilis dar o troco. A lei de Medios é uma imposição.

Zepol

31/03/2013 - 16h31

Vamos lá! Também estou nessa, pronta a colaborar. Desistir? Jamais! Não admito! Força!

Responder

Rafael

31/03/2013 - 16h30

Até a vitória, Conceição. Parabéns.
Agora, se me permitir, vou usar esta postagem para lançar um desafio ao Azenha e mais dois que considero “hors concours” da blogosfera.

Esse “fogo de palha” reativo é importante, mas é momentâneo. É preciso pensar o LONGO PRAZO. Fazer da crise uma oportunidade.
Com todo o respeito aos infinitos blogueiros, do Blog da Cidadania (lembro quando o Azenha incentivou o Eduardo Guimarães a fazer um blog, pelos excelentes comentários que ele fazia. E hoje ele bomba…), do Cafezinho, Rodrigo Viana, etc, etc.

Mas apesar da excelência de todos estes, na minha opinião o Azenha, o Nassif e o PHA são do primeiro escalão. Saíram da ante sala do poder da mídia para batalhar em outro espaço, por amor ao Brasil e seu povo. Por isso os processos, por isso a reação. É porque esses caras sabem o que estão fazendo. Não dão tirinhos de festim. O caso Veja do Nassif, por exemplo, também é paradigmático, assim como tantos outros que foram citados nesta postagem. Por isso, estes três, com suas imensas diferenças e profundas semelhanças, tem a responsabilidade de pensar o longo prazo.

PENSEM O LONGO PRAZO A FAVOR DO BRASIL!!!

Eu nasci em 1970 vendo a Globo dominar e vendo gente falar mal dela.
Certo dia, um torneiro mecânico, nordestino, sindicalista, “analfabeto de pai e mãe, pobre lascado” que também nasceu vendo gente falar mal da política e dos políticos, resolveu criar um partido. O resto é história…

PENSE GRANDE AZENHA. (Pensem grande, companheiros.)
Pelo Brasil, pela democratização e qualificação da informação.
Aproveitem os açoites e se revoltem.
Nós nação brasileira somos capazes!!!

E nunca se esqueçam, até a vitória. Mas para isso, PENSEM GRANDE (enquanto bloco, como ensinava Gramsci)!!!

Ouso dizer, ou melhor, repetir, na minha modesta opinião, apesar das diferenças, o Azenha e os outros dois são os únicos capazes de pensar e fazer grande. Fazer a diferença. Maior ainda do que estão fazendo.

PENSEM GRANDE, NÓS PODEMOS!!!

Façam enquanto é tempo, afinal, como diria o poeta: “Quem perdeu o trem da história por…”

Abraços

Responder

Guerson

31/03/2013 - 16h22

Desde que li o artigo do Azenha, na sexta-feira, me sinto enojado e indignado com a situação. Distribuí o texto a todos os meus contatos e contem comigo para qualquer coisa que possa manter o blog no ar. à luta, pois!

Responder

Gerson Carneiro

31/03/2013 - 16h10

Sugiro que devemos nós leitores, mais que leitores, usuários do VIOMUNDO, devemos juntar uma grana e ressarcir as despesas, ou parte delas, que o Azenha vem tendo com esse processo. Afinal, não é o Azenha que está sendo injustamente penalizado pela existência do VIOMUNDO, somos todos nós. Como disse o queridíssimo Igor Felippe, “o Viomundo já saiu das mãos do Azenha e da Conceição”. Então não é justo que qualquer ônus pela existência do VIOMUNDO recaia tão somente sobre o Azenha.

Óbvio que o Azenha não vai nem considerar essa possibilidade, essa sugestão. Mas a vontade é da maioria. E o síndico do VIOMUNDO deve obedecer os condôminos.

Antes deixa contar uma coisa:

Desde criança nos é ensinado que o cachorro gosta de quê?

Quando nos livros das primeiras séries escolares há um exercício de relacionar colunas, há um cachorro em uma coluna e na outra há o quê?

Dou um oss.. ops! um doce para quem responder corretamente.

Eu disse: responder corretamente.

Pois sim… nos ensinam, desde criança, que o cachorro, de pobre, gosta de osso.

É mentira.

Experimente no seu quintal jogar um quilo de osso e um quilo de filé e observe o que o cachorro vai escolher.

Pois esses grupos de comunicação que hoje, com o apoio dos capa pretas, perseguem e tentam calar blogueiros, nos vêem exatamente como vêem os cachorros, de pobre. E portanto querem nos empurrar osso goela abaixo sempre. E querem tirar o nosso filé. Usam da mesma mentira.

Não somos cachorros e não gostamos e não queremos o osso deles.

Nós temos condição, se quisermos, de bancar o nosso filé.

Eles que fiquem com o osso deles.

Vamos em frente, pessoal. Se cada voz dessa que nos representa se calar: acabou para nós.

Vejo fotos do José Dirceu, José Genoíno, José de Abreu, e etc, nas décadas de 60 e 70 enfrentando cães, viaturas, cacetetes, indo presos… e me pergunto: o que estamos fazendo? Eles fizeram a parte deles, é hora de nós, fazermos a nossa. Efetivamente ter participação ativa na história desse país. Pensem nisso.

Devemos apoiar esses caras que não escondem o rosto e não fogem para debaixo de toga que são esses blogueiros e jornalistas que estão sendo perseguidos. Nós podemos. Vamos em frente.

Responder

    Luciano Bastiani

    31/03/2013 - 18h03

    Gerson
    simplesmente perfeito!
    tóóóinnnnn

Alemao

31/03/2013 - 16h02

Acho um absurdo o fim do Viomundo, aonde que eu vou poder contestar o que vocês defendem? Assim não dá

Responder

jaime

31/03/2013 - 15h55

Sinto-me bastante confortável em concordar com a Conceição porque já postei ontem externando a mesma opinião: o que parece em um primeiro momento um grande problema pode ser exatamente o contrário, uma grande OPORTUNIDADE de fortalecer ainda mais o Viomundo.

Responder

Caracol

31/03/2013 - 15h46

Já disse aqui e repito:
Assinatura, conta, qualquer outro processo. Me dê o número, me diga como contribuir MENSALMENTE.
E o título do livro do Azenha sobre as falcatruas da Globo deve se chamar VIOIMUNDO.

Responder

    Gerson Carneiro

    31/03/2013 - 16h36

    Adorei a sugestão de título para o livro do Azenha sobre as trapaças da Rede Globo: “Vi o imundo”.

Antonio Dimitri

31/03/2013 - 15h45

Concordo plenamente com a Conceição e digo mais: a partir do momento em que os “Blogs sujos” se intimidarem e cederem perante o apelo covarde e vil do Judiciário,em conluio com a Globo,infelizmente ocorrerá um efeito cascata,e e isso não podemos e nem devemos tolerar! Quanto ao custeio e manutenção dos Blogs,se for o caso,que paguemos diretamente ou indiretamente, para com os acessos,de acordo com as possibilidade de cada um. Força,perseverança e fé sempre! Somos também inquilinos,de uma nação chamada Brasil!

Responder

Jocélio Lima

31/03/2013 - 15h39

Prezado Azenha,

Coloca o botão ” Doação R$ 10,00 ”
ou
Coloca o botão ” Doação R$ 20,00 ”
ou
Coloca o botão ” Doação R$ 30,00 ”

que certamente os leitores do Blog vai contribuir

Basta de rede globo…ops rede bobo…

Responder

    Marcelo

    31/03/2013 - 18h12

    O fato de nós leitores mantermos o Viomundo ativo vai ser mais representativo que 10 processos de qualquer Ali-qualquer-coisa.

    Botões para doação JÁ!!

José

31/03/2013 - 15h35

Azenha e Conceição,

Esse caras tem grana e poder agora, mas amanhã vai ser outro dia! Quem viver verá! Vamos à luta, nós temos pouca grana mas somos muitos e temos coragem.
Contra o pessimismo da razão o otimismo da prática!

Um abraço.

José.

Responder

Lu Witovisk

31/03/2013 - 15h34

Ainda bem, Conceição que vc está com este espírito.
Olha, falo por mim, descobri o Viomundo durante a ultima eleição e desde então entro aqui todo dia. Assim como muitos, saí da caverna graças ao trabalho de vcs.

Daremos apoio à luta. Abram uma conta e divulguem o qto antes.

Não desistam, pq nós não desistiremos.

Responder

Angela RAMarques

31/03/2013 - 15h26

Claudio Ribeiro , não é que também pensei nisso! Se a mídia corporativa, que ganha milhões em publicidade, pode cobrar pelos seus conteúdos on line, pq não a blogosfera. O Miro, do Barão, bem que poderia desenvolver esse enredo. Quantos somos? Quantos acessos individuais/mês?Poderia, quem sabe, se instituir um (dois, três, cinco) centavo por clique … Como cobrar? Sei lá, mas certamente há pessoas que sabem …

Responder

J Souza

31/03/2013 - 15h00

O fim do Viomundo é o reflexo de uma sociedade hipócrita, que alardeia a defesa da “liberdade de expressão” para custear e propagandear a visita de uma blogueira cubana de DIREITA, mas que persegue judicialmente blogueiros de esquerda e progressistas dentro de seu próprio país!

Ao sentir na pele a verdadeira LIBERDADE DE EXPRESSÃO, os conglomerados midiáticos, os políticos e o judiciário se valem de todas as armas que possuem, até literalmente, pois blogueiros vêm sendo assassinados Brasil fora!

E o governo Dilma não passa de um reflexo dessa sociedade hipócrita, cujo único objetivo é, e sempre foi, CONSUMIR. Mesmo que consuma “lixo”!

E, numa sociedade acostumada a consumir “lixo”, como telefonia “lixo”, carros “lixo”, planos de saúde “lixo”, faculdades particulares “lixo”, nada mais adequado do que consumir mídia “lixo”. É bem apropriado!

Responder

JoãoP

31/03/2013 - 14h52

“Façamos exatamente o contrário do que a Globo e outros inimigos desejam”
Grande, Conceição!

Por favor, Azenha, vamos ouvir a voz da sua parceira de luta. Estou esperando a conta bancária… Não deixemos o conluio globo-judiciário calar um dos poucos canais dos cidadãos brasileiros!

Responder

Abel

31/03/2013 - 14h38

O que eu acho bom em sites como o Viomundo (e são poucos como ele), é que aqui o contraditório é respeitado. Bem diferente do que prega Roberto Civita, o dono – e editor-em-chefe – da “Veja”. Civita disse em 2012 que não há porque abrir espaço para o “outro lado”, desde que a linha editorial do veículo de mídia seja amplamente conhecido (quem lê e assina a “Veja”, naturalmente, sabe muito bem o que está levando para casa ;). Civita também disse em 2007 que não era contra a divulgação de escutas telefônicas – mesmo aquelas obtidas de forma ilegal. Para isso, assegurou, tinha um departamento jurídico à disposição de suas redações. Nós sabemos como essa história acabou. E é exatamente por isso que o Viomundo não pode acabar. Vamos à luta, portanto!

Responder

    jaime

    31/03/2013 - 15h51

    Concordo com você, Abel, aqui o contraditório é respeitado, diferente até mesmo de alguns outros blogs ditos de esquerda. Aqui não vinga a “devoção”, que faz parte do campo religioso, nem a “torcida” que faz parte do campo esportivo. Aqui prevalece a racionalidade e a análise do que acontece e não do que gostaríamos que acontecesse. De todos os sites políticos este é o último que poderia fechar.

    rodrigo

    31/03/2013 - 19h53

    Oi Abel, sinto te informar que o bob civita virou uma rainha da Inglaterra no jornalismo da abril. Quem manda lá agora é o NASPERS, o mafioso ficou só com a abril educação.

Marat

31/03/2013 - 14h36

Vamos lá… R$ 10,00 de cada um, para o ponográfico global gastar com remédios!!!

Responder

Marat

31/03/2013 - 14h34

O Viomundo não pode se render ao vil mundo da Globo et caterva!

Responder

Jeanette

31/03/2013 - 14h24

Espero que o Azenha leia com o coração aberto os nossos comentários, e que tome a melhor decisão… Concordo com o comentário do Gérson citando aquela frase: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” E na foto que o Gerson postou, creio que podemos nos ver bem ali ao juntinho do Azenha. Caminhamos juntos….

Responder

Urbano

31/03/2013 - 14h22

Azenha, a outra parte do mundo que não vistes, pelo menos neste instante, é que o VIOMUNDO não pode ser extinto. Tenho certeza que em se chamando, muitos pitaqueiros chegarão junto. Pense nisso! Com a ajuda de todos, conseguiremos pagar o resgate…

Responder

Andrea

31/03/2013 - 14h21

Uma pequena contribuição de R$10,00 por cabeça, contando seguramente com pelo menos 3000 pessoas, já cobriria este “custo extra” do blog.
É só dizer o número da conta que eu pago com prazer.

Vamos lá, gente! Não desanimem!

Responder

    Marat

    31/03/2013 - 14h35

    Concordo… já estou com os R$ 10,00 na mão, e com mais 100 amigos dispostos a fazer o mesmo!

    Wagner Saback Dantas

    31/03/2013 - 15h20

    Com certeza!

Francisco Pacifico

31/03/2013 - 14h16

Estou prestes a colaborar financeiramente, como já colaborei com o Movimento dos Sem Mídia, do Eduardo Guimarães. Vamos lá, meu caro, não se acanhe. Não é só por você, é pela causa democrática deste país.

Responder

Marat

31/03/2013 - 14h09

Conceição, Azenha e demais integrantes deste maravilhoso endereço de Internet: Eu sozinho não sou nada, mas conclamo todos os nobres amigos que escrevem aqui, a azucrinar o PIG… Devemos vasculhar ponto a ponto, tudo o que aqueles malandros fazem… cada visitinha a consulados, cada depósito recebido. Eu vou fazer DE TUDO para mostrar as falacatruas daquela turma e conclamo os demais colegas a fazerem o mesmo! Se eles querem briga, terão.
Ah., se eu tiver que anular meus votos, doravante anularei. Chega de dar apoio a um partido que adora ser manipulado! BASTA!!!!!!!!!!!!!

Responder

FrancoAtirador

31/03/2013 - 13h55

.
.
Globo cala jornalista

Por Eliakim Araújo, no Direto da Redação

Vou usar este espaço hoje, para solidarizar-me com Luiz Carlos Azenha, um correto e honesto jornalista, que edita um dos mais respeitados blogs da mídia alternativa brasileira, o Viomundo.

Azenha, que deixou a Globo em 2006, “enojado” com a parcialidade da emissora na cobertura da campanha eleitoral daquele ano, vinha incomodando os poderosos da antiga emissora, porque sabia demais.

Foi testemunha ocular e auditiva de um sem número de manobras praticadas no submundo do jornalismo global, cujo feitor era (e continua sendo) Ali Kamel, o homem encarregado pela família Marinho de reescrever a história recente do Brasil a partir da ótica do Jardim Botânico, numa operação destinada a limpar o passado comprometido da emissora com a ditadura militar.

Azenha – que não recebe um tostão dos anunciantes que fazem a fortuna da grande mídia – foi penalizado pela Justiça que o condenou a pagar R$ 30 mil ao subserviente Ali Kamel. Na última sexta-feira, Azenha anunciou o fechamento de seu blog, por falta de condições financeiras de brigar contra o poder da Globo.

Azenha jogou a toalha, mas estou certo de que seu exemplo de determinação e coragem vai germinar e fortalecer a luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil.

http://www.diretodaredacao.com/noticia/globo-cala-jornalista

Responder

    Marat

    31/03/2013 - 14h33

    Franco, assim como o Eliakim ousou berrar contra a ditadura global, outros o farão. Vai pegar mal para eles, para o RSF, para nosso judiciário, e até mesmo para os propaladores da tal “liberdade de expressão”!

    FrancoAtirador

    31/03/2013 - 19h42

    .
    .
    Marat,

    Até hoje, só teve um cara que saiu da Globo

    e não “ousou berrar contra a ditadura global”:

    o Bozó…
    .
    .

    FrancoAtirador

    31/03/2013 - 20h47

ulisses

31/03/2013 - 13h43

Abram uma conta, mas no Banco do Brasil ou Caixa Econômica. Em banco privado eu não deposito. Divulgue aqui o numero da conta e agencia. Veremos se não arrecada o valor desta multa. Pelo benefício que vocês fazem divulgando as sacanagens da mídia golpista, o valor é pequeno.

Responder

    FrancoAtirador

    31/03/2013 - 14h33

    .
    .
    Uma Caderneta de Poupança

    na Caixa Econômica Federal:

    abertura/manutenção gratuitas.
    .
    .

Eduardo Teles

31/03/2013 - 13h40

Ô pessoal, tou com um nó travancando a garganta ao finalizar a leitura do artigo da digníssima e leal Conceição. Estamos aqui agoniado, aguardando a manifestação urgente do Azenha sobre qual a forma para ajuda-los financeiramente, com quaisquer valores, dentro da capacidade de cada voluntário.

Responder

Isidoro Guedes

31/03/2013 - 13h30

Isso mesmo Conceição, resistir é a palavra. Não podemos capitular diante das covardias e vilanias de uma poderosa organização midiática que quer mandar no Brasil e fazer o povo de bobo. Aqui vale e muito o velho lema do grande patriota – o capitão Carlos Lamarca: “ousar lutar, ousar vencer!” (sempre!)

Responder

Vania Costa

31/03/2013 - 13h09

Fechando o blog eles vencem e nós perdemos. Façamos uma espécie de assinatura que pode ser barata e assim captar recursos. Tenho certeza que muitos vão participar. Não adianta fazer o jogo deles. Eles estão juntos e nós temos que estar juntos e misturados, 2014 está aí. Vamos à luta!

Responder

Manoel Ribeiro

31/03/2013 - 12h57

Concordo plenamente Conceição, com seu texto. Creio que assim como eu, existem milhares de leitores sedentos pelas informações e opiniões veiculadas neste importantíssimo informativo formador de opinião e, tudo fariam para impedir o seu encerramento. NÃO DEXISTAM, SIGAM EM FRENTE, precisamos de jornalistas e colaboradores como voçês para continuarmos a luta até vencermos esta guerra declarada pelos poderosos.

Responder

FrancoAtirador

31/03/2013 - 12h47

.
.
“Pressões nunca faltaram.
Houve ministro mandando recado.
Na última semana, uma pessoa que alguns de vocês conhecem
teve o desplante de ligar para o Azenha, pedindo a minha cabeça,
como o Serra e o Aécio fazem com os jornalistas
que lhes fazem perguntas embaraçosas e matérias desfavoráveis.
Azenha deu risada. Como eu daria, se alguém viesse questionar
a seriedade, a lisura e a ética profissional do Azenha.”
(Conceição Lemes, jornalista)
.
.
Mais um mérito que se acrescenta à carreira do Azenha.

Porém essa prática de assédio moral contra jornalistas

não deveria ser encarada com tanta naturalidade.

Está certo que, se revelarem o nome, sem provas,

correm o risco de levar outra ação por dano moral.

Mas, no mínimo, a instituição, empresa ou partido

a que está vinculada essa “pessoa” indecorosa

que pediu a cabeça da jornalista Conceição Lemes

deveria vir a público, para que todos soubessem

em quem não se pode e não se deve confiar.
.
.
Em Tempo:

Pensando bem, é melhor esquecer disso aí mesmo.

O Viomundo vai fechar e não há mais nada a fazer…

Tá tudo dominado… Globo e Governo, tudo a ver…
.
.

Responder

caocaca

31/03/2013 - 12h44

Eu apoio a continuidade do VioMundo. Sou fã deste blog. Estou disposto a ajudar.

Responder

meriva

31/03/2013 - 12h42

Apesar de minha desilusão com o posicionamento do ministro Paulo Bernardo, com a parcialidade da justiça e com a falta de financiamento público aos blogs que me representam, penso que há muito em jogo neste país para desistirmos assim tão rápido. Também me coloco à disposição para colaborar, mesmo que de forma modesta, com a manutenção dos “blogs sujos”. Como Efetivar esta colaboração?

Responder

sander

31/03/2013 - 12h40

Pela democratização da informação e de uma imprensa diversificada e livre. Continue Azenha.

Responder

Geraldo Souza

31/03/2013 - 12h39

Não me resta dizer outra coisa senão repetir a Conceição: “O fim do Viomundo é exatamente o que outros inimigos nossos mais querem. Já estão a comemorar essa possibilidade. Fechar o Viomundo, portanto, é fazer o jogo deles. Defendo que façamos exatamente o contrário do que eles desejam. Temos que seguir adiante pela confiança que nossos milhares de leitores depositam em nós”. Só isso !!!

Responder

Andrea Cysneiros

31/03/2013 - 12h37

Conceição, o seu apelo é a nossa voz! Por favor, não desistam… Entendo como é difícil travar essa batalha, mas é uma batalha do BRASIL.Pensemos em uma solução conjunta. Talvez a criação de um sistema de assinaturas. Não podemos esperar muito dos poderes constituídos, mas podemos exercer alguma pressão se denunciarmos a censura imposta a quem quer praticar um jornalismo consequente e de grande qualidade. Sinta-se acolhida por seus leitores, e muito obrigada pelo grande trabalho que vocês têm realizado.

Responder

Fabiano Araujo

31/03/2013 - 12h35

Caros,
Desculpem o erro, amanhã é o 49o.aniversário do golpe.

Responder

Fabiano Araujo

31/03/2013 - 12h33

Caro Azenha,
Faça uma campanha financeira para que o blog seja mantido. Publique o número da conta de um banco (estatal, por favor!),na qual as pessoas possam depositar sua doação, (qualquer que seja o valor), para que o mesmo possa continuar. Amanhã, faz 50 ANOS do golpe cívico-militar, promotor do maior retrocesso na história do Brasil, o qual teve na grande mídia a PRINCIPAL INCENTIVADORA. Na época, eu estava no início da minha adolescência, mas lembro dos editoriais golpistas (apoiados pela cínica SIP) do Globo e do Estadão. O único grande jornal que destoava da pregação golpista era a saudosa Última Hora do Samuel Wainer.

Responder

Francisco

31/03/2013 - 12h23

Azenha, Conceição, VioMundo…
Aceitem as sugestões de apoio financeiro de seus leitores, abram uma cooperativa, criem um sistema de assinaturas ou algo parecido. Iremos apoiar. Tenho certeza de que muitos de nós irão apoiar.
abçs.

Responder

    Francisco

    31/03/2013 - 14h00

    Devo dizer mais: o VioMundo é nosso. Isso significa que somos todos responsáveis por ele. Respondemos conjuntamente pelo crime de exigirmos liberdade de expressão. Queremos pagar por isso.

Messias Franca de Macedo

31/03/2013 - 12h22

… Prezada, competente, honesta, ética, intrépida… Jornalista Conceição Lemes, o seu texto é ‘redondo’ e elucidativo…

(… O fim do ‘VIOMUNDO’ seria ‘o fim do mundo’!…)

Dileta Conceição Lemes, parabéns pela sua lealdade, discernimento refinado, capacidade reflexiva, crítica aguçada, competência…
… Muito obrigado por nos ofertar essa janela para ‘o mundo’ [ser melhor visto!] e as suas múltiplas e inesgotáveis vistas de um ponto!…

Nós nos orgulhamos de termos contemporâneos ecumênicos e especiais, você e o Azenha!…

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL NAÇÃO – em homenagem a Conceição Lemes e ao Luiz Carlos Azenha
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

    maria olimpia

    31/03/2013 - 14h06

    Assino embaixo, caro Messias!
    Por que um fundo não pode ser criado na Barão de Itararé para estes e outros litígios que abrangem os blogueiros, nossa verdadeira voz, cara Conceição? Seria uma maneira de contribuirmos financeiramente e dar respaldo financeiro a esta violência que, ao meu ver, piorará?

    Messias Franca de Macedo

    31/03/2013 - 16h22

    Dileta Maria Olimpia, sinta-se afagada por um abraço coletivo de nós todos que “nos enforcamos nas cordas da liberdade absolutamente democrática desta conspícua casa cibernética”, diria o gênio Antonio Abumjara!

    Hasta la Victoria Siempre!

    Felicidades!

    BRASIL NAÇÃO – em homenagem a Conceição Lemes e ao Luiz Carlos Azenha
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Lu Witovisk

    31/03/2013 - 16h11

    Completando: que triste seria também perder o “contato” com os comentaristas. É animador entrar aqui, ler o conteúdo do site e ver tanta gente discutindo, colaborando, denunciando…

zegomes

31/03/2013 - 12h14

É um purismo tolo, Conceição e Azenha, não aceitar verba de propaganda governamental. Penso que tem de colocar à nossa disposição uma maneira de podermos ajudar com dinheiro nesse momento de emergência,e depois elaborar uma maneira de contribuição continuada, mensal ou anual, tipo assinatura, para que seja sustentável. Você, Azenha, que é hoje perseguido pela Globo, pode vir no futuro (como qualquer um de nós) a ser perseguido por outras emissoras ou órgãos de mídia, ninguém pode adivinhar quando um país vai ser tomado pelo fascismo (e sempre há o perigo), portanto é recomendável que você encaminhe o seu blog, que já é de sucesso, para uma situação rentável e sustentável. Quem sabe lhe seja de grande utilidade, um plano B no futuro? Estou aguardando para ajudar. Quero contribuir, quero assinar.

Responder

João-PR

31/03/2013 - 12h11

Azenha, já escrevi, e vou repetir TROCENTAS VEZES: você não está sozinho!!
Respeito sua posição, mas peço que a reveja.
Dê um tempo, descanse, deixe o Viomundo com a Conceição por uns tempos, e tome essa decisão com mais calma.
Abração meu caro Azenha

P.S. Aqueles R$ 100,00 estão esperando para serem depositados na conta, envia o número e o banco (não é muito, sei, mas como muitos vão ajudar, esse pouco virará muito).

Responder

    Aline C Pavia

    31/03/2013 - 14h24

    Junta aí mais cemzinho meu.

Helena de Brito

31/03/2013 - 11h58

Estou com vocês e não abro. Se puder ajudar, ajudo.

Responder

Romeu Prado

31/03/2013 - 11h57

Não vou deixar de votar no PT, apesar de um certo desânimo, mas estou pronto a ajudar, de qualquer maneira, para o sítio “VIOMUNDO” continuar nos blindando com suas reportagens.

Um abraço para todos que visitam o sítio.

Responder

Marat

31/03/2013 - 11h55

Conceição, belíssimo texto!!!
Este trecho em especial me chamou a atenção: “No Viomundo, nunca nos recusamos a publicar contestações de quem quer que seja. Tanto que já postamos notas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do senador Aécio Neves. Procedimento que a velha mídia usualmente não tem com as vozes discordantes.”… Isso a imprensa vendida jamais faria. Eles não são democráticos.
Adoro gente que nem você, que luta, com poquíssimas armas, contra toda uma estrutura macabramente e ardilosamente montada, para se perpetuar no poder, como um rolo compressor ditatorial.
Estou com você, com o Azenha e com todos os que buscam no ideal da verdade, uma força para seguir na luta!!!!!!!!!!!!!!
Conte comigo para tudo!!!!!!!!!!

Responder

José

31/03/2013 - 11h52

Já discordei da Conceição em questões pontuais, no varejo. Mas concordo em gênero, número e grau com este post-manifesto – e mais do que isso: com sua luta por um Jornalismo de Verdade, em parceria com o Azenha e em sintonia com a blogosfera “suja”. Não temos outro caminho: vamos pra cima deles! Não passarão!

PS: Pelo amor de Deus, Conceição, que ministro pediu a sua cabeça?

Responder

José Sena

31/03/2013 - 11h50

Prezada Conceição,

Desde o post do Azenha, sobre o fechamento do VI O MUNDO, estou clicando nos anúncios do site, isto ajuda? Você já pensou em um sistema de assinaturas? Sou leitor assíduo do Vi o Mundo e este site, junto com o site ConversaAfiada são as únicas fontes de informação que eu confio.

Abraços.

Responder

Sérgio José de Andrade

31/03/2013 - 11h43

Azenha, não desita…façamos uma campanha financeira em apoio ao VI O MUNDO. Se eles te vencerem, estarão vencendo a democracia e farão o mesmo com o outros blogs progressistas. Resista, por favor.

Responder

ricardo

31/03/2013 - 11h38

Ainda não entendi o que uma coisa tem a ver com a outra. Que eu saiba, a decisão judicial, ainda passível de recurso, obriga o pagamento de indenização em dinheiro ao chefe do jornalismo da Globo, não o fechamento do Viomundo.

Responder

Walber

31/03/2013 - 11h11

Desde que surgiu a notícia que o “VioMundo” sairia do ar, fiquei pensando nas mesmas coisas que a Conceição relata neste texto. Respeito e entendo muito o Azenha, mas fazer isso é entregar de bandeja o que eles mais querem. O Viomundo é importante veiculo de comunicação, dando pluralidade à notícia, outro viés, outra cobertura jornalistica, mostra a verdade factual. A grande resposta que temos que dar é acabar com esse monopólio midiático chapa branca.

Responder

Anderson Gomes

31/03/2013 - 11h10

Enquanto o Sr. Ministro das “tele-“comunicações estiver no Governo Dilma, e isso parece ser até o fim do primeiro e segundo mandato de Dilma, não dá para votar no PT.
Se o PT (e ai incluo Lula, Dilma e os demais) gostam de apanhar e se escravizar para o poder midiático, eu não gosto!

Sinto informar, mas meu voto em 2014 migrou para o PSTU ou o PCO.

Uma vez que o PSOL é um tentáculo mais a esquerda da própria direita (vide aquele cinismo do Randolfe Rodrigues e da Heloisa Helena), o PSB nós já conhecemos (nunca duvidei, desde Garotinho o PSB é assim). e a tal Rede da Marina é só para pagar otários.

Para mim é a revolução ou nada.

Viva Che, Fidel, Chaves, Lamarca, Mariguela, Prestes, João Amazonas e Marx e outros menos medrosos.

Responder

Pedro

31/03/2013 - 11h10

Esperar o que de uma imprensa que fez o golpe de 64, que apoiou todas as suas barbaridades e continua apoiando a devastação do Iraque e do Afeganistão e que está preparando, juntamente com o Departamento de Estado da Guerra americano a invasão do Irã, o massacre na Síria e tudo o que é genocídio?
A matéria da Conceição é uma análise profunda desse mundo contra o qual estamos em luta.

Responder

José Maia

31/03/2013 - 11h08

Estou apenas esperando como podemos ajudar para não calar o viomundo.

Responder

Sebastião Simões

31/03/2013 - 11h08

Apoio integral ao texto.
Resistimos e lutamos contra a ditadura com os jornais alternativos nas décadas de 70 e 80, hoje não mais “somente” resistimos, também atacamos. Nosso maior inimigo: a tal “grande imprensa”, porque ela ainda pode fazer o Brasil retroceder, Azenha repense e permita alternativas para que os “leitores blogueiros” dividam a carga com você, com o Rodrigo Vianna, Cloaca etc…

sds,

SSBF

Responder

Aquiles Lazzarotto

31/03/2013 - 11h01

Caros Azenha e Conceição,

Os jovens aqui por esta terra usam uma expressão interessante: “tamo junto e misturado”. Vamos pensar na melhor maneira de resolver os problemas de agora. Estou junto… e misturado!

Responder

Luana Tolentino

31/03/2013 - 11h00

TE AMO, Lemes! TE AMO!

Responder

Deixe uma resposta