Blog da Neila: O comércio de emendas na Alesp e a mídia

Tempo de leitura: 2 min

O comércio de emendas (ALESP) e a ImprenÇa

por  Neila Batista, no Blog da Neila

Quando Roberto Jefferson anunciou (em 2005, à reporter Renata Lo Prete) a distribuição de “mesadas” a deputados para que votassem em projetos de iniciativa do Governo Lula, o mundo parecia que ia acabar. Todos os jornalões reservaram suas manchetes e espaços mais nobres ao tema. A revista Veja produzia matérias e capas cada vez mais escandalosas e mais fantasiosas.

Ao final, o “mensalão” tornou-se um exemplo de “atalho cognitivo”: algo que servia para designar qualquer coisa contra o PT, Lula e o governo por ele presidido.

O STF agora vai julgar o caso de supostas mesadas, sem que o objeto da causa corresponda à matéria do “crime”. Havia a palavra de Jefferson alertando que isso acontecia, mas não há – de fato – prova material, documental ou circunstancial de que algo semelhante estava em andamento. Aliás, em sua defesa, ele agora diz que o mesmo não existiu! Ou seja, Roberto Jefferson é réu e testemunha de algo que ele próprio afirma não ter ocorrido.

No entanto, por ironia do destino, um deputado do mesmo PTB, de São Paulo, acusa e prova a existência do mercado de emendas parlamentares entre deputados estaduais e prefeitos, na legislatura passada dentro da Assembléia Legislativa de São Paulo (ALESP). Ele afirma categoricamente: ongs e similares, prefeitos, vereadores, deputados, secretários operam, há muito tempo, esquemas nada republicanos de emendas negociadas com o governo tucano de São Paulo.

A “imprenÇa” foi obrigada a noticiar o fato. Mas não com a ênfase e com a maestria que dedicaram ao “mensalão”. Isso porque o governo em questão é o do PSDB de São Paulo, que há 17 anos manda no Estado e na ALESP.

Registramos aqui dois bons temas:

* O moralismo seletivo das “folhas”, “estadões”, “vejas” e similares

* O sistema podre que faz faz prefeitos mendigarem emendas, empresários pagarem “pedágio” a políticos, deputados, secretários e outros agentes públicos se chafurdarem na pocilga da corrupção, deve ser superado. Qual a saída: radicalizar a experiência do Orçamento Participativo.

Neila Batista é assistente social, pós-graduada em sociologia.

Leia também:

Kassab o que mais você sabe?

Stédile: Desmatadores praticam duplo crime na Amazônia

NaMariaNews: Alckmin gasta 9 milhões pela fidelidade da PIG


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pedro

A impressão que fica é que PT e PSDB não medem esforços para continuarem no poder.

gilberto silva

Viva o Prazil…(Desculpe-me,PHA mas a idéia semre foi minha ).
Azenha o PHA me copiou.
KKKKK.

EUNAOSABIA

Sem quere ser chato.

Basta apontar quem pagou e quem recebeu. Só isso e ponto final.

É simples ou não??? qualquer coisa diferente disso é denuncismo.

Não são vocês que são contra o denuncismo e querem até revogar o artigo quinto da constituição por conta disso?

EM TEMPO: Há uma teoria de que essas denúncias seriam uma armação de Geraldo (na minha opinião o melhor governador do Brasil, ao lado de Simão Jatene do Pará), mas pois bem, segundo essa corrente, Geraldo ficaria mais a vontade para propor o fim ou restringir ao máximo essas emendas.

Mostrem quem pagou e quem recebeu.

    Antonio Eduardo

    Geraldo "Chuchu" o melhor governador do Brasil.
    Geraldo um político medíocre escolhido para vice pela primadona (Covas) que por obra do destino acabou sendo governador, o melhor do Brasil?
    Geraldo o vice que implementou a privatização das rodovias, cedendo à iniciativa privada rodovias construídas e pagas com os impostos de incontáveis gerações de paulistas, o melhor do Brasil?
    Geraldo o governador que pagou um parecer que lhe permitiu reeleger-se por três vezes, o melhor do Brasil?
    Geraldo um proeminente membro da Opus Dei no Brasil, Opus Dei continua o que a Igreja fez de pior, a Santa Inquisição que até hoje envergonha a humanidade, o melhor do Brasil?
    Não vale a pena discutir com você!
    Ou é digitador dos tucanos ou não sabe nem vai aprender..

José Marti

A ditadura do PSDB em São Paulo é quase intransponível!

Rafael

Isso é o psdb.

Maria Paula

Mas de uma coisa o EUNÂOSABIA tem razão: O deputado Roque Barbieri, do PTB, começa a contar para à imprensa, e não em uma mesa de bar, que tem uma denúncia séria e depois fica fazendo "charme", como se fosse um colegial que diz: eu falei, mas não posso falar. Diz aí, deputado, começou, agora deslancha…

EUNAOSABIA

Engraçado, me digam o que é que Geraldo Rei dos Bandeirantes tem a ganhar com esse esquema? vender emendas??? a troco do que??? ora, governador ou presidente algum gosta desse papo de emenda, isso só atrapalha sua vida.. a troco do quê??? o grande mensalão foi compra de voto pura e simples, o maior atentado contra a democracia já visto no país, todo o esquema foi montado e comandado em sala ao lado da sala do "The Doctor"… é claro… ele não sabia… qua qua qua qua….

E mais, por que esse deputado não aponta os envolvidos?

Vai acabar sendo cassado.

Saludos.

    Maria Paula

    É verdade! O mensalão serviu, inclusive, para comprar a reeleição do Fernando Henrique. Concordo, outra vez, com você, EUNÂOSABIA

    EUNAOSABIA

    Só a título de curiosidade, os votos da emenda da reeleição foram muito além da base aliada de FHC no congresso, avançaram até mesmo dentro da bancada do PT, ou seja, FHC comprou até os petistas.

    Se informe um pouco melhor rapaz.

    Rafael

    o meu querido pensa um pouco. Você não deve ter acompanhado o processo todo. Havia muita dúvida mesmo com o fhc com maioria se iam conseguir aprovar a reeleição, então se a diferença foi grande significa que deu certo a compra. Vale lembrar que a denúncia começou pela Folha de sp;

    Rafael

    Olha cara se ganhar dinheiro fácil que é especialidade do psdb não é motivo suficiente e facilitar a cida do governo para não existir cpi e nenhum tipo de investigação então já não sei mais nada. A terra é quadrada, sol não existe essas coias é que devem ser verdade.

    ANA

    Você ganha por post. De onde vem a grana? ou você não sabe?
    Essa é a militância virtual do Serra, que além de não saber nada,acha que sabe tudo. ..
    A casa tá caindo….

Eduardo Guimarães

O EUNAOSABIA é codinome do Alckmin ou do Serra, agora que ambos afirmam que "não sabiam"?

    EUNAOSABIA

    Você já comprou o CD do Noço Delúbio?

    Eduardo Guimarães

    Mas o Xuxu e o Vampiro "sabiam" ou "NAOSABIAM" ?

    Eduardo Guimarães

    Xuxu é o namorado da Xuxa; eu quis dizer chuchu… hehehe

    Pedro

    Falou o defensor de mensaleiro, um verdadeiro "gigante" moral…

Glecio_Tavares

A policia Federal precisa ser acionada e conseguir provas.
Com a palavra o ministro da justiça, que no caso do mensalão ficou ao lado de quem?

EUNAOSABIA

Por que esse deputado não aponta categoricamente quem são os envolvidos?

É o único denunciante do mundo que não denuncia.

Ou ele aponta os culpados ou se cala.

    Fran

    Quando é com o governo federal qualquer denuncia é válida né não?

    Lucas

    Lembremos que o Roberto Jefferson, em sua defesa oficial no STF, desdiz todas as acusações e afirma que o dinheiro que o PTB recebeu e outros que levaram a alcunha de "mensalão", na verdade eram acordos eleitorais prévios e que não via ilegalidade. Ou seja, o Jefferson "bom" para a mídia tucana é o que acusou em público. O que assume, na discrição de sua defesa, que nada do que acusou "categoricamente" prestava, esse R. Jefferson não importa.
    No caso do Barbieri, as pistas são consistentes: basta seguir a trilha dos convênios mediados por deputados com os prefeitos, checar prioridades, verificar ongs, quebrar alguns sigilos telefônicos e checar a qualidade de obras e serviços. Não dá para que o Alckmin diga: Eu não sabia!

    Leider_Lincoln

    Ou ele não é seu empregado e faz o que quiser, não é mesmo?

Deixe seu comentário

Leia também