Amadeu Beduschi: O banquete dos sanguessugas

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Como leitor da CartaCapital, encontrei na seção de Cartas um leitor que expressou as dúvidas que tenho em relação à Copa do Mundo  no Brasil.

Amadeu Beduschim de Curitiba, escreveu:

Sobre a reportagem publicada em CartaCapital, edição 605, já havia expressado minhas dúvidas sobre o quanto seria “‘útil” a Copa vir para o Brasil, sendo a Fifa uma empresa e a CBF sua filial no País. Então, por que elas querem que o governo invista em uma atividade que só elas vão lucrar? O dinheiro do governo sempre é bem-vindo, mas suas opiniões ou intervenções são punidas com suspensão, descredenciamento etc. E dizer que as benfeitorias que ela exige para que se faça um Mundial ficarão para sempre. Por que precisamos da Fifa para fazê-las? Já dizia: “Visita de rico em casa de pobre é perdição de galinha”. Nós brasileiros somos galinhas neste Mundial no Brasil, seremos nós que faremos o banquete dessas entidades, sanguessugas da pior espécie.

Nota do Viomundo: O Celso Marcondes está preparando para breve a estreia do novo site da CartaCapital, que terá hospedagem independente e conteúdo exclusivo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

voxetopinio

Estou na espera do novo site da Carta, Azenha. E hoje temo MUITO pela Copa. A coisa é muito maior. Alguns investimentos em transporte vão ser bem vindos? Claro que são. "O dinheiro do governo é sempre bem vindo". E um dos poucos motivos de apoiar a copa é saber que ela seria uma forma de "tirar os investimentos na marra". Mas ainda assim… Acho que a sociedade brasileira não está pronta para, como na Alemanha, dar viabilidade ao pós-copa. Só vamos saber lá. Será que em 4 anos conseguimos isso?

No mais é engraçado ver a nota da Fifa para a África do Sul e para a Alemanha: a primeira que não deixou praticamente nada e não sabe o que fazer com o pós-copa leva nota alta; a segunda que viabilizou o pós-copa recebe nota baixa. ¬¬

    Amadeu Beduschi

    Ai está a carta na integra:

    Senhores
    Lendo a reportagem de capa da CARTA CAPITAL,edição de 21 de julho de 2010, sobre o Senhor Teixeira, tenho a comentar o seguinte:

    Já havia expressado minhas dúvidas sobre o quanto seria "util" a Copa vir para o Brasil, sendo que a FIFA é uma empresa e a CBF sua Filial Brasil . Como Tambem são empresas FORD, Chevrolet etc… só que estas estão sujeitas a obedecerem regras e leis dos países aonde elas estão situadas, no caso de FIFA/CBF ela não obedece regras nem leis de nenhum país, é uma entidade que não aceita intervenção de governo nenhum, vide o caso da França após derrota neste Mundial.
    Então porque ela quer que o governo invista em uma atividade que só ela tem a lucrar?? O dinheiro do governo sempre é bem vindo mas…. suas opiniões ou intervenções são punidas com suspensão,descredenciamento, etc e tal. E dizer que as benfeitorias que ela "exige " para que se faça um mundial no Brasil.. ficarão para sempre…(vide reportagem que explica o prejuizo de US$ 1,1 bilhão) eu pergunto.. porque precisamos da FIFA/CBF para fazer estas benfeitorias?? Porque pura e simplesmente não fazemos as melhorias sem o ONUS de obedecer as leis que a FIFA/CBF nos impõe goela abaixo?? Quanto A FIFA/CBF vai investir, de dinheiro próprio ?? Que marca eles abraçarão neste próximo mundial??
    Um sábio tupiniquim já dizia : Vizita de rico em casa de pobre, é perdição de galinha… E nós brasileiros somos galinhas nesta ESTÓRIA de Mundial no Brasil…. seremos nós que com a própria carne e sangue faremos o banquete de FIFA/CBF, vampiros, sanguessugas da pior espécie.

    Amadeu Beduschi

Helio Barboza

Sempre imaginei que um dia algum brasileiro, corajoso e sensato, desafiasse a FIFA indo contra suas determinações. Queria ver eles (a FIFA) punindo o Brasil com a desfiliação da entidade. Pergunto: Será que a Copa do Mundo ou qualquer outra competição organizada pela FIFA teria o mesmo brilho??? Só pra lembrar, além de ser PENTACAMPEÃO MUNDIAL, o Brasil é a única equipe que participou de todas as copas.

Ed.

Todo e qualquer empreendimento pode ser bem ou mal realizado. Pode dar lucro ou prejuízo.
A GM, que não é um "evento", já foi a maior empresa do mundo e já deu muito lucro. Quase faliu…
Shows de rock, música sertaneja ou rodeio geralmente dão lucro. Mas podem dar prejuízo!
Copas e Olimpíadas já deram lucro e prejuízo em diferentes países. (Barcelona é exemplo positivo).
O fato é que o mundo inteiro (cidades e paises) disputa quase "a tapa" a oportunidade de sediar tais eventos.
Porque eles podem dar muito lucro. Não só econômico, mas social, visibilidade do que o país oferece, turismo futuro…
Portanto me parece que a grande questão não é SE Copa ou Olimpíadas, oportunidades raras, "são" um bom negócio…
É FAZER ser!

M.A.P

Prezado jornalista
A FIFA é igual ao Vaticano seu objetivo é a lavagem de dinheiro.
O jogo em sí , é o ""H ".

O Brasileiro

Continuo me perguntando o que a FIFA faz com o dinheiro que embolsa nas competições que organiza…
E também me pergunto quem fiscaliza esse dinheiro!?

dukrai

além de virtual estamos estabelecendo contatos telepáticos, isto está passando pela cabeça de muita gente, a minha inclusive.
A CBFrancesa foi ameaçada de punição pela Fifa porque um ministro francês pediu e o Teixeirão de lá pediu o boné por causa do vexame na Copa.
A turma do Havelange dá xilique e bota exigências e a gente, digo o governo, bota a grana pra fazer o que eles querem. A questão é uma só, o monopólio e o poder que a Fifa estabeleceu não dá alternativas, ou pega ou larga, mas dá pra começar a limpeza em casa e dar força pro movimento "Fora Teixeira".

Milton Hayek

O leitor expressou a definição perfeita para a iniciativa privada que se aninha na teta do Estado.ou seja:quase toda ela.

Gerson Carneiro

"sanguessugas da pior espécie".

O Dunga que o diga. Foi usado para abafar o fiasco do Parreira e Zagalo na Copa de 2006, e no final foi posto pra fora pela porta dos fundos.

O São Paulo Futebol Clube também, chegou a contratar uma empresa alemã (que elaborou projetos de três estadios da Copa de 2006 e mais três da Copa de 2010) para elaboração de projetos para o Morumbi, apresentou 4 projetos e o Ricardo Teixeira, juntamente com seu amigo e dono da Traffic, J. Hawilla, e o Kassab, desdenharam e nem olharam os projetos. Está tudo na edição de nº 601, de 23/06/2010, da Carta Capital.

Urbano

Verifiquem quem normalmente se encontra por lá… Quase sempre são os ‘Hubbles’, que de bengala branca não entendem nada e que têm como esportes favoritos a ginástica artística, o salto triplo e o salto sem vara.

Carmen Pires

O circo da Fórmula 1 e suas armações estão mostrando que não compensa colocar dinheiro público em festa de ricos exploradores. O Brasil deveria dizer: meu dinheiro não gavião. Vamos ver agora se o investimento feito na África e seu retorno vão compensar. E os estádios vão ser elefantes brancos. Mesmo no país do futebol, mostra ai Luiz Azenha por favor, como tem caído a frequencia de público nas arenas. Só quem fatura são a Globo e a CBF pois os clubes, desde o século passado, já faliram.

Carmen Pires

Luiz Azenha, tenho comigo que não existirá copa de futebol de 2014. Nem aqui, muito menos na China. Aguardem.

Damastor Gautierre

É o que eu sempre digo.

Aquela não é a seleção brasileira, e sim a seleção amarela.

A seleção é um patrimônio imaterial da nação brasileira.

Não pode servir a uma entidade privada. Ela é de 190 milhões de pessoas, e não de apenas uma dúzia de cartolas sem vergonha – Teixeirinha??

Privatizar-se um dos símbolos que une os brasileiros é algo que me deixa puto. Privatiza-se a paixão, e depois?

Eu não estou dizendo que a Copa será um fracasso. Mas eu gostaria de ver a CBF sendo estatizada.

Deixe seu comentário

Leia também