A carta da Pública aos blogueiros

Tempo de leitura: < 1 min

Carta da agência Pública aos Blogueiros Progressistas

Caras e caros blogueiros,

É com muito prazer que escrevemos para vocês depois de dois meses de trabalho duro para construir um modelo viável de fazer jornalismo investigativo no Brasil.

A Pública, uma organização sem fins lucrativos, está apresentando suas primeiras matérias especiais.

Muito de vocês já conhecem o nosso site (www.apublica.org), e têm reproduzido as nossas reportagens nacionais e internacionais, o que nos faz acreditar ainda mais. Aos que não nos conhecem, convidamos a entrar na rede.

A Pública, agência de reportagem e jornalismo investigativo, foi fundada em março deste ano pelas jornalistas Marina Amaral, Natalia Viana e Tatiana Merlino para produzir e difundir investigações de interesse público que nem sempre têm espaço na imprensa tradicional.

Todas  as nossas reportagens são de livre reprodução, desde que citada a fonte. Nas próximas semanas teremos mais conteúdo inédito. Usem-no à vontade. Devemos espalhar o que diz respeito a todos nós…

Quem, como nós, cobre temas como direitos humanos, questões sociais e  justiça, sabe que estes são temas que não tem partido ou facção política; são essenciais para qualificar o debate que constrói a democracia brasileira.

É por isso que seguiremos fazendo jornalismo investigativo.

A Pública acredita na função social do jornalismo.

A Pública quer o fortalecimento do direito à informação.

A Pública acredita na transparência, como base da democracia.

A Pública é contra o segredo eterno de documentos públicos.

A Pública é contra o sigilo nos contratos da Copa.

Um abraço e até breve

Marina Amaral, Natalia Viana e Tatiana Merlino.

PS do Viomundo: Agradecemos às jornalistas da Pública, bem ao como ao presidente-eleito do Peru, Ollanta Humala, que saudou no twitter o encontro dos blogueiros em Brasília.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edgard

Azenha,
Divulgue a greve dos professores da Rede Estadual do RJ. Recebemos um dos piores salários do Brasil. Um professor que trabalha 16 horas em início de carreira ganha míseros R$ 765,00. Até agora, o Sr Sérgio Cabral não sinalizou com nenhuma proposta de reajuste para a categoria. Ele está fazendo com os professores a mesma coisa que fez com os bombeiros, ou seja, nos cozinhando em banho maria.
A EDUCAÇÃO ESTADUAL PEDE SOCORRRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O RIO DE JANEIRO FICOU EM PENÚLTIMO LUGAR NO IDEB!!!!!!!!!
ACORDA CABRAL!!!!!!!!!!!

    Professora

    Edgard, em Minas é a mesma coisa. Professores em Greve e o Governo não paga o piso e não quer negociar. O problema é na educação pública do Brasil. Vários estados com greve de professores.
    Por favor, Azenha. Ajude, divulgue esses absurdos!

Guilherme Scalzilli

É necessário muito cuidado com as análises hegemônicas sobre o Regime Diferenciado de Contratações para as obras da Copa do Mundo no país. A esmagadora maioria dos comentaristas simplesmente não leu o projeto e se dedica a simplificá-lo no tal sigilo de orçamento, como se ele fosse uma proteção para corruptos. Isso revela, na melhor das hipóteses, ignorância do funcionamento das compras públicas segundo a legislação em vigor. O conhecimento prévio do aporte financeiro reservado a uma compra permite aos licitantes combinar ofertas com antecedência ou disputá-la “de cima para baixo”, diminuindo valores irrisórios a partir do máximo previsto. Manter a previsão de gastos em segredo na fase concorrencial pode não ser um antídoto contra a safadeza, mas nada contribui para agravá-la. De fato, é quase irrelevante. A lei 8666 permite diversos instrumentos mais propícios à manipulação dos resultados. Se a questão fosse privilegiar a qualidade dos serviços contratados, o critério de “menor preço” não deveria ganhar tanta relevância. …

luiz pinheiro

(continuação)
Segundo Vacarezza esse procedimento, ao contrário do quem vem sendo propalado pela grande mídia, vai proteger a sociedade contra a rede de corrupção, pois haverá transparência total para que a sociedade possa ajudar na fiscalização. Vai, isso sim, proporcionar uma diminuição no custo das obras, impedir falcatruas e dar agilidade e segurança ao processo de contratação.
O ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse acreditar que por trás da campanha contra o regime diferenciado de contratação estão interesses de grandes empreitreiras.

luiz pinheiro

Sobre o sigilo nos obras da Copa e Olimpíadas:
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), esclareceu que o sigilo será somente na fase de contratação – ou seja, na fase em que as empreiteiras apresentam suas propostas à licitação pública. Nesta fase, o governo não quer divulgar o valor que está disposto a pagar, justamente para evitar que as empreiteiras, tendo de antemão tal informação, possam combinar preços e formar cartéis.
Tal procedimento é comum no mundo inteiro, preponderante na Europa e já praticado aqui no Brasil também. É usado principalmente para grandes pacotes de obras, como é o caso das necessárias a megaeventos como a Copa e as Olimpíadas.
Uma vez efetivada a licitação -, portanto antes do início da obra – os valores serão todos divulgados, o que constitui nada mais nada menos que obrigação básica do poder público.
(continua)

simonebh

Que ótima iniciativa! É o que precisamos para analisar e conhecermos a verdade dos fatos. Parabéns às jornalistas da APublica.

Antônio de Sampaio

Quem patricinou e de onde veio o dinheiro para bancar esse encontro??? empresa estatal?

    M. S. Romares

    O paulo preto financiou tudinho

    Panambi

    Taí o endereço de casa: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/
    Se o tucaninho se perder novamente, é so berrar!

Professora em Minas

Por falar em jornalismo investigativo, peço a você, Azenha e às jornalistas da Pública que investiguem o que acontece com a educação pública em Minas.
Professores em greve pelo pagamento do piso e cumprimento da Lei Federal e Governo afirmando pagar mais que o piso por meio do subsídio, o que é uma grande mentira!
Enfim, há muito o que se falar sobre a educação pública em Minas e quase ninguém fala. Além do não pagamento do piso, existe uma LC 100 que fere a Constituição ao efetivar funcionários sem concurso e muitos deles sem formação adequada.
Vi post no seu blog sobre isso e gostaria de pedir que você continue abrindo este espaço.
Obrigada.

Antonio soares

Também tenho uma carta aos Blogueiros Progressistas : quando é que vcs, irão se manifestar sobre a lei do Sr. Evo Morales que "legaliza" carros roubados que circulam na Bolívia ?

    Bruno

    Gostei da pergunta. Quando?

Regina Braga

O blog de vcs é muito interessante…Principalmente,vc Natália, que foi escolhida pelo Assange…E eu sou a favor das propostas.

SILOÉ -RJ

Pelo visto a agência pública é mais uma que comete o mesmo erro das demais.
Em princípio é sempre contra, e pior, se posiciona antes de apurar os fatos, para depois se for o caso, se retratar, quando o fazem.
Para uma mídia que se diz investigativa, ainda tem muito que aprender para não dar furo furado.
Não sou jornalista como muitos aqui, mas de há muito já sabiámos que foi uma sugestão do TCU o sigilo para as empreiteiras justamente para coibir as fraudes, portanto: não vejo porquê ser contra.
Creio que está faltando um pouquinho mais de dedicação às investigações, e vale a pena correr atrás de outras fontes pois a idéia é maravilhosa.
PARABÉNS!!!

Deixe seu comentário

Leia também