Zé Dirceu: A militância da Folha contra o Mercosul

Tempo de leitura: 2 min

A cegueira política e o viés ideológico da Folha de S.Paulo

Publicado em 27-Mai-2013

por Zé Dirceu, em seu blog, via Altamiro Borges

Até onde vai a cegueira política e o viés ideológico da Folha de S.Paulo e de suas matérias? Hoje, o jornal traz reportagem com o título “Viés liberal da Aliança do Pacifico desafia Mercosul ”, um exemplo dessa cegueira.

O jornal diz que a Aliança do Pacífico – bloco formado por Colômbia, Chile, Peru e México – “divide” a região e desperta interesse como “alternativa pró-mercado” no continente, em contraponto ao Mercosul, que estaria fragilizado por decisõespolíticas tais qual a suspensão do Paraguai.

A reportagem ouve o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem o Brasil não conseguiu exercer uma liderança capaz de impedir a fragmentação da América do Sul. Ouve também Armando Castelar Pinheiro, coordenador de Economia

Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, para quem a Aliança tem mais “qualidade política”, inflação baixa e economia menos fechada.

São duas avaliações em nenhuma base na realidade recente. Qualidade política no México e na Colômbia?

Economia menos fechada ou economia totalmente dependente dos Estados Unidos no caso do México? E o caso do Chile, com uma economia totalmente dependente de um produto ou três?

Nem vou comentar a declaração de FHC, fruto da cegueira política que não condiz com seu nível de conhecimento dos fatos.

PS do Viomundo: Hoje o jornal volta à carga através de Eliane Cantanhêde, que em Fogo de palha? diz que a economia brasileira está se desfazendo. Conclui: “Um dado mais concreto é a união dos pragmáticos México, Chile, Colômbia e Peru na Aliança do Pacífico, provocando um contraponto desconfortável com o ideológico Mercosul, que está sem rumo e, com a mesma mão esquerda, suspendeu o Paraguai e acolheu a Venezuela. Qual o resultado? Vem aí uma meia-volta, volver, do Brasil para os EUA”. Puro wishfull thinking da Eliane!

Leia também:

Capitalismo à brasileira: Estado garante lucro privado no Mineirão


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Laércio Lima

Quando o cara diz que no México e na Colômbia há mais qualidade política, eu duvido que ele acredite nisso.

O DOUTRINADOR

São todos lesa pátria, onde esta o empresariado brasileiro que não reage a este desmonte MIDIÁTICO da economia do país, que no fundo afeta diretamente as empresas. PAREM de anunciar em quem tenta prejudicar o País.
Como disse MARIO SOARES, o estrangeiro que os jornais Brasileiros tem MEDO do País.

Jayme Vasconcellos Soares

A Folha de São Paulo é um jornal que reverbera todas as iniciativas políticas da direita, incorporando sempre os interesses dos Estados unidos da América. Quanto à Aliança do Pacífico é um Programa estrategicamente engendrado pelos imperialistas norte-americanos para desestruturar o Mercosul, uma experiência já solidamente vitoriosa. Quanto a Fernando Henrique Cardoso, sabe-se que é um capacho dos EU, é um pseudo intelectual, incapaz de pensar e sugerir as melhores soluções para o destino social do seu País: é, portanto também um sociólogo de araque.

Roger

Daqui a alguns anos, se nao conseguirem defenestrar o Assange de vez, vamos ler algum telex entre o pessoal de Langley e o Departamento de Estado Americano comemorando a subserviencia dos “agentes jornalistas” da FSP ao projeto de retomada do Brasil pelo império…

Jose Mario HRP

Enquanto isso nas trincheiras azul/amarelas:
Semper Fidelis!
Ninguém fica para trás , “Bom amigo”!

Marcelo Zero e Dr. Rosinha: Aliança do Pacífico, ou do factoide – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Zé Dirceu: A militância da Folha contra o Mercosul […]

Marcelo de Matos

Vocês pensaram que a Folha ia entrar sozinha nessa investida contra o Mercosul? Engano: essa é mais uma campanha encetada pelo PIG como bloco oposicionista. Na Globonews Demétrio Magnoli diz que o Mercosul é um bloco ideológico. Logo em seguida afirma que a Aliança do Pacífico é um bloco aberto para o mundo, com exclusão da China. Excluir a China, maior potencia industrial do mundo, não é uma atitude ideológica? Magnoli mostra o mapa da Aliança, em azul, e indica pequenos pontos que seriam os países do Caribe, também aliados. Desculpem a expressão: a Aliança parece uma tripinha que segue o sentido longitudinal, completada pelos pequenos pontos dos países caribenhos. Na propaganda do PIG, porém, essa tripa já assume proporções gigantescas.
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/v/novo-bloco-comercial-divide-america-latina-em-duas/2599505/

Bertold

Chama a atenção a “liberdade” de imprensa dos jornalistas (?) da folha pela quantidade de textos ideológicos e lineares, com honrosas exceções. É uma pena que o governo, por razões nem tanto plausíveis, ajude ($$) tanto a mídia brasileira a defender o pensamento único.

Marinho

Como se o Mercosul fosse anticapitalista… só demonstra a babaquice deste jornal decadente.

Marinho

O tal Castelar é arroz de festa da coluna de Miriam Leitão e o outro, nosso “querido” Fernando Henrique Cardoso é o docinho de coco da grande mídia (Pig).

Deixe seu comentário

Leia também