Valor: Serra perde votos até entre tucanos

Tempo de leitura: 2 min

Serra perde votos até entre tucanos

Por Raphael Di Cunto | De São Paulo

Valor Econômico – 31/08/2012, no clipping do Planejamento

Em queda nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB) tem perdido apoio até entre os simpatizantes de seu partido para o candidato do PRB, Celso Russomanno, mostram dados de pesquisa Datafolha realizada nos dias 28 e 29, logo após o início da propaganda eleitoral na televisão e rádio.

Agora líder isolado nas pesquisas, com 31% das intenções de voto, contra 22% de Serra, Russomanno retirou eleitores do adversário tucano até entre simpatizantes do PSDB – partido do qual Serra foi um dos fundadores e pelo qual foi deputado, senador, ministro da Saúde, prefeito de São Paulo, governador e candidato à Presidência por duas vezes.

Serra continua o candidato preferido dos tucanos – 66% dos simpatizantes do partido dizem que votariam nele, segundo a última pesquisa -, mas perdeu espaço. Em julho, esse índice era de 82%. Já Russomanno cresceu – era o candidato favorito de 7% dos tucanos, e agora é escolhido por 23%. O crescimento deu-se concomitantemente ao aumento de rejeição de Serra, que foi de 37% para 43% no geral.

Para o coordenador da campanha do PSDB, Edson Aparecido, o número não preocupa e não fará o partido mudar a estratégia eleitoral. “Foram apenas três programas, o horário eleitoral ainda nem começou”, minimiza.

Segundo Aparecido, pesquisa interna do partido mostra que 50% dos eleitores ainda não assistiram à propaganda na TV. “O eleitor ainda não formou opinião sobre o melhor candidato. Vamos continuar mostrando o que nossas gestões fizeram pela cidade para recuperar o nosso eleitorado”, afirma.

O crescimento de Russomanno em cima do eleitorado de Serra, porém, já era esperado por parte do PT desde que o candidato do PRB, conhecido pela defesa dos direitos do consumidor em programas de televisão, começou a se destacar nas pesquisas.

“Com a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) mal avaliada, o eleitor escolhe o candidato que, na sua opinião, representa a mudança, que por enquanto é o Russomanno, por ser mais conhecido”, analisava um petista ainda em julho.

Apoie o VIOMUNDO

Entretanto, Russomanno também rouba votos do PT – cujos simpatizantes, segundo a pesquisa, representam 25% dos eleitores, contra 9% do PSDB.

Entre os paulistanos que têm o PT como partido de preferência, 29% dizem votar no candidato do PRB. Já Haddad tem crescido nesse eleitorado – foi de 15% em julho para 40% na última pesquisa. Serra, que apesar do histórico de rivalidade com os petistas, alcançava 19% entre os simpatizantes do partido, foi reconhecido como adversário e caiu para 7%.

Leia também:

Altamiro Borges: Tucano também chora

Laurindo Leal Filho: Criminalizar a política é convite ao golpismo

Conceição Lemes: O projeto que despertou polêmica no horário eleitoral de SP

Marilena Chauí: O mundo da classe média “ruiu”

André Singer: Neoliberalismo no Brasil é retardatário

Vladimir Safatle: O conservadorismo filho bastardo do lulismo

Requião: A privataria petista

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também