São Paulo: Disputa será entre Serra e Haddad para ver quem vai ao segundo turno

Tempo de leitura: 2 min

Russomano cresce e Serra cai de novo em São Paulo, segundo Datafolha

Candidato do PRB à prefeitura subiu de 31% para 35% em seis dias. Tucano teve sua terceira queda consecutiva na pesquisa, caindo de 22% para 21%

iG São Paulo | 05/09/2012 03:34:22 – Atualizada às 05/09/2012 04:29:40

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo Celso Russomano cresceu quatro pontos e continuou na liderança da disputa, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Datafolha. Em seis dias, as intenções de voto subiram de 31% para 35%.

O tucano José Serra (PSDB) teve sua terceira queda consecutiva na pesquisa, caindo de 22% para 21%.

Candidato do PT, Fernando Haddad vem logo em seguida com dois pontos a mais, passando de 14% para 16%. Considerando a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.

Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS) e Paulinho da Força (PDT) aparecem respectivamente com 7%, 5% e 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 4 de setembro. Foram entrevistadas 1078 pessoas na cidade de São Paulo.

Rejeição

Entre todos os candidatos, José Serra lidera o índice de rejeição com 42%, segundo a pesquisa. Ele é seguido por Paulinho da Força (20%) e Soninha Francine (20%). Haddad, Russomano e Chalita ficam com 18%, 12% e 11%, respectivamente.

Segundo turno

A Datafolha também pesquisou pela primeira vez o desempenho dos candidatos no segundo turno. De acordo com o relatório, Russomano venceria Serra por 58% a 30% e Haddad por 56% a 30%.

Leia também:

Serra levanta a bola para Gianazzi, que fala em Privataria


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abolicionista

Russomano parece uma consequência trágica do esvaziamento político atual. Como as consciências, em São Paulo, adormecem, a descrença no PSDB não empurrou os eleitores para a esquerda, como talvez se pudesse imaginar, apenas os tornou avessos a partidos e a qualquer coisa que evoque o termo “política”. Russomano representa a política do consumo, a política sem política (que se vende como tal), uma espécie de logotipo vazio. Está na hora do PT voltar a ser um partido de esquerda…

    Moacir Moreira

    A “esquerda” paulista ligada ao companheiro Maluf não me parece uma perspectiva mais animadora do que a direita originária do malufismo.

    Ou seja, em SP não há alternativa eleitoral.

    É escolher entre o pior o menos pior.

Ana Cruzzeli

30 dias ainda faltando para o dia D, falar em consolidação de liderança ainda é muito cedo, mesmo porque o povo no ano passado dizia que votariam ( 47% dos paulistanos) em quem Lula pedisse em quem Dilma ¨ordenasse¨( figurativamente falando, afinal mulher é assim mesmo ¨nois¨ não pede ¨nóis¨ manda kkk)

ENFIM

Muita água VERMELHA ainda passará por debaixo da ponte do Russomanno para podermos chamá-lo de líder ainda.

Se eu jogasse( Cachoeira e sua turma que me perdoe, mas sou contra jogos de azar) eu apostaria que o Haddad leva essa no primeiro turno ou na pior das hipóteses vai para o segundo turno a frente em primeiro lugar.

Foi mal Celso, mas quem é mano dos russos ainda é o Haddad e seu padrinho aquele demonio de Garanhuns.

    Moacir Moreira

    Levy Fidélix será eleito no primeiro turno, segundo a mãe dinah das pesquisas de mercado.

Moacir Moreira

As nossas autoridades deviam substituir as eleições por pesquisas de mercado que são muito mais eficientes.

O eleitor passa a ser chamado de consumidor e não precisa nunca mais se preocupar com o aborrecimento de ter de ir votar antes de descer para a praia.

E pensar que amanhã se comemora o dia da “independência” que será muito festejada pelos nossos barões do café, hoje barões da privataria e da bandidagem escancarada.

Não que os barões do café não cometessem delitos desde sempre, mas antes da assim chamada segunda guerra mundial ainda não havia leis internacionais definindo certos comportamentos como “crimes contra a humanidade”.

O crime existe, agora é só fazer cumprir a lei.

Jose Mario HRP

GRANDES CAMARADAS!
AMIZADE PESADA!

francisco.latorre

russomano. o serra júnior.

não consegue emplacar nem programa na tv. sequer na tv gazeta.

e vai ser prefeito. ‘eleito’ pelo datafolha.

tá.

..

tem graça. o desespero. dos condenados.

..

    Moacir Moreira

    A imprensa gostaria de eleger o Serra, mas o Russomando é o plano B e o Haddad, o plano C.

    De qualquer maneira a imprensa elege os meninos – e meninas – bem comportados.

Fabio Passos

Dito e feito: serra já acionou os cães de aluguel da revista veja para despejar esgoto sobre Russomano.

“Blogueiro do Serra morde Russomanno”
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/09/blogueiro-do-serra-morde-russomanno.html

serra vai usar o PiG para atirar todo tipo de imundíce contra os adversários.

O PiG sobrevive da propininha que ganha do psdb em São Paulo.
Uma derrota acachapante de serra é terrível para o PiG.

    Antonio Marcos

    O Globope e Datafalha mentem, na verdade quem ganhará no primeiro turno é o Haddad…
    Basta seguir a lógica, ele é líder nas periferias,sendo que a maior quantidade de eleitores se encontra na periferia, conclusão – ganhará no primeiro turno…
    Quanto ao manoRusso, ele está sendo beneficiado pela mentira-PIG.

adriana m carvalho

Pra quem começou o programa eleitoral com 8% o Haddad está muito BEM!!!

adriana m carvalho

Como o Serra que se diz tão preparado para todos os cargos faz um programa na qual culpa o PT por ter ABANDONADO o mandato de prefeito???, uma pessoas dessa merece ter os 43% de rejeição!.

Marcelo de Matos

Não deixem de conferir a opinião de Marcos Coimbra, no blog do Noblat, sobre a situação de Serra: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/09/05/serra-em-apuros-por-marcos-coimbra-463774.asp

Regina Braga

Haddad ganha no primeiro turno.Marta entrou na campanha.fbhc vai aparecer no programa do psdb-dem,logo, a rejeição vai para 60%.Russomano,vai deixar de ser vítima e vai processar a imprensa.Então…chega o Haddad,livre,leve e solto.

Gerson Carneiro

Surpresa no programa do Çerra!

Marcelo de Matos

O Haddad pode até perder. O que não pode é o Serra ganhar. Acho que estamos próximos do fim de carreira de Serra. Depois, para enterrar de vez o PSDB, só faltará o Aécio. Esse, porém, com mais umas duas blitz da Lei Seca sai de circulação.

    Alexandro Rodrigues

    Concordo com você. A turma do Edir Macedo vai conquistar o Anhangabaú… Mas pelo menos enterraremos o maior lixo que a política brasileira produziu nos últimos 20 anos.

    Darcy Brasil Rodrigues da Silva

    Eu não concordo com nenhuma das duas opiniões! Uma hipotética disputa Haddad x Russomano em um segundo turno, deslocaria o grande parte do eleitorado de PSDB, aquele que se ligava a Mario Covas para Haddad. Russomano irá enfrentar em São Paulo, em um eventual segundo turno, o memso problema que enfrentou o bispo Marcelo Crivella: o peso da associação com a Igreja Universal, que deve estar sendo ,em minha opinião, o principal fator a manter Russomano nesse alto patamar de intenções de votos, mas que produzirá contra ele uma forte rejeição das Igreja Católica paulista. Não se esqueça que os carismáticos apoiam atualmentea Charita e não apoiarão a Russomano. Tem ainda um sério problema a ser resolvido pela Rede Globo de televisão: como apoiar um candidato que colocaria o partido de Edir Macedo à frente do terceiro maior orçamento da União? Todos os partidos, com exceção , talvez do PSDB e do DEM, passariam a declarar apoio a Haddad, memso que não muito explícito.Várias lideranças do PSD paulistano fariam isso. ´Muita água irá rolar embaixo dessa ponte.

Arlete

É um pena que esta derrocada do PSDB não acontece aqui em MG.Os paulistas estão melhores no quesito acordar…

    Darcy Brasil Rodrigues da Silva

    ARLETE, parece que você não está acompanhando a evolução dos números em BH:Patrus Ananias subiu 7 pontos na pesquisa. Vai ter segundo turno! Lacerda não tem a menor chance em debates mano a mano com Patrus. No confronto de realizações na cidade,inclusive, o histórico de Patrus é superior ao de Lacerda.

Geralda

Tucanalhas têm que ir para o quinto dos inferno, acabaram com Minas Gerais,o Estado deixou de instalar trezentas e tantas empresas por motivos de impostos que são os mais exorbitantes do país.Esta raça tem que ser extinta do planeta, para o bem de todos e felicidade geral da nação.

Gerson Carneiro

FHC vai aparecer no programa do Serra.

Marcelo de Matos

Nem o processo do mensalão salvará Serra.

Fabio Passos

O datafraude ainda tenta segurar o serra a frente do Haddad.
Acho que nem os eleitores do serra acreditam. rsrs

Francisco

Russomano é um Serra sem estrutura partidária digna desse nome.

Quem é a favor de partidos (ou candidatos) dotados de programas, uma eventual eleição dele é um ganho. Ele seria uma cunha (como Kassab o foi) no poder tucano em São Paulo e, por extensão, no Brasil.

Assim como Kassab “desarrumou” a distribuição do poder, Russomano o fará. O PSDB, de partido autoritariamente hegemônico, se converterá em “mortal”. Ao invés de cabeças coroadas arrogantes, esmoleres de carguinhos.

Ademais, Russomano necessita de Dilma como de oxigênio. Ou pouco ou muito, ele se integrará ao projeto petista (pois o PT ainda tem um projeto!) de tornar o Brasil um lugar com IDH melhor, distribuir renda, racionalizar a vidaprodutiva e… ficar no poder para sempre, via voto. Em sendo via voto, esse projeto me interessa e por isso, conspiro por ele.

A jóia da coroa não é a prefeitura. Se fosse, Erundina jamais teria sido eleita, nem Martha. A joia da coroa, ou seja, a raiz do “mensalão que sustenta a imprensa facista brasileira” é o governo do Estado.

Essa é a torre do castelo!

Dialética

A juventude não sabe quem é Russomano. Que não é ruim, mas limitado a Consumidor. E nasceu sem partido, mudou de partido, para qualquer partido.Ninguém está fazendo perguntas sobre Russomano por conveniencia. E contra a juventude que acha que ele é “novo”.Precisamos interrogá-lo, confrontá-lo. Com a doideira atual um Russomano pode até ser presidente do PIG para meu desespero. Mas até o nivel de governador de S Paulo eu aceito.E fim.

Dialética

Haddad tá subindo que nem foguete. Sem esforço. Até o PT tá perplexo.

Ou seja, Haddad não é Mercadante. E mesmo Mercadante agora teria outra votação. O tiro do PIg saiu pela culatra.E matou o Serra com motosserra.

Fatima Coelho SantAnna

segundo turno é para queim não sabe votar.coitado de sao paulo.

Bonifa

Se a margem de erro é 3% então podemos dar como certo que o Serra e o Haddad têm ambos 18%.

laura

Eu não acredito nesta pesquisa.
Eles farão de tudo para baixar a bola do HADDAD, e mentir sobre Serra.
Russomano já é o candidato da direita.

sandro

Essa pesquisa não é a mesma do Ibope da semana passada?
Não sou o Rodrigo Leme tenho memória razoável. ou?

sandro

Serra ganha no primeiro turno de virada!

    Dialética

    Ganha na rejeição,sim.Inclusive dentro do PSDB.

Taques

Me surpreende nesta pesquisa verificar as baixas intencões de Serra e Haddad e a ampla vantagem conseguida por Russomano.

São Paulo não pode cair nas mãos de um aventureiro como Russomano. Será que as desastrosas administracões de Erundina e Pitta não serviram de licão?

    Cibele

    Preocupante mesmo, Taques. O problema é que o povo acha que ele é diferente. Isso é despolitização. Não compreende que é a mesma mentira repaginada. Acredita nas caras e bocas de coroinha do dito cujo. Pra ver como o jeito de moralista e bonzinho ainda engana as pessoas por aqui. E ele é conhecido de outras eleições e da TV. Pronto.

    Cibele

    Não tinha reparado, mas discordo de sua comparação entre Pita e Erundina, aí não, forçou a barra, hein? Pita e Kassab pode ser. E Serra tem que despencar mesmo. O FATO, F-A-T-O: Haddad é dez vezes superior a seus adversários, doa a quem doer. Mesmo tendo alguns defeitos, claro. Pena demais que a população AINDA não está vendo isso. Perderemos todos, mais uma vez.

    Rodrigo Leme

    Olha que lindo eu me bandeando pro PT: Erundina foi a melhor prefeita de SP no meu período de vida. Mas DE LONGE a melhor. Comparar com Pitta é um absurdo.

alex

COLLOR: PARCERIA REVISTA VEJA -CACHOEIRA EXISTE HÁ 10 ANOS

Collor fala sobre o “escritório de arapongagem da Veja em Brasília”

E do Poli, do PoliRiso, do PoliPeiro, do PoliParáceas, do Caneta, do Jr…

http://www.youtube.com/watch?v=JZKO4aOuDi0

04-09-2012

fonte: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/09/05/collor-x-gurgel-policarpo-e-empregado-de-cachoeira/

Apavorado por Vírus e Bactérias

Mas a pergunta que não quer calar é:
Será que Pai Padim Irimão do Santo Aborto no Chile, construtor do cano que leva água do Ceará ao Sergipe e vice-versa, se segura nos 15?
Eu duvido. Mas por via das dúvidas, consulte o Faustão.

Mário Malerba

A rejeição do Serra está na casa dos 42%, pois os eleitores acham que ele só fica até 2014, quando souberem que ele ficará até 2016, será o dobro!

João Vargas

O povo paulistano é um sobrevivente. Sobreviveu à Jânio, Maluf, Pitta,Serra e Kassab, será que conseguirá sobreviver ao Russomano? Deus proteja os paulistas e faça com que eles aprendam a votar.

    Rodrigo Leme

    Você certamente é de uma terra onde se “sabe votar”. Aliás, o senhor deve ser o guardião da sabedoria do ato de votar.

    Aliás, tenho pena da região dos srs. que prestam mais atenção em SP (geralmente pra ciriticar) que no lugar onde moram.

    João Vargas

    Não é questão de prestar mais atenção e, sim, de estar bem informado sobre todas as regiões do país. Infelizmente não existe uma fórmula para votar bem, mas se existisse uma para votar mal com certeza um paulista a teria inventado. Não é à toa que o Maluf se deu tão bem por aí. Sou capaz de apostar que você já votou nele mais de uma vez, ou vai negar?

    Rodrigo Leme

    E na sua terra João, só se elegem os honestos?

Elias

Para mim o Datafolha é como o Toddynho com detergente, desconfio de ambos. Mas se tivesse que escolher qual dos dois retornaria a confiar, escolheria o Toddynho cujo processo de limpesa das máquinas que o produzem pode ter sofrido falha acidental, ou sabotagem industrial. O Datafolha é conhecido por manipular informação, algo muito mais grave porque sugere que a mão do dono age conforme seus interesses. Não creio que Russomanno tenha 35% dos votos dos paulistanos e creio menos ainda que Serra esteja “tecnicamente” empatado com Haddad. Prefiro acreditar no VOCÊVAIVER (guru imaginário) que me diz: Russomanno tem 30%, Haddad, 23% e Serra, 17%. No 2° turno teremos: Haddad X Russomanno. PS: Nomes ordenados por ordem alfabética.

Elias

Para mim o Datafolha é como o Toddynho com detergente, desconfio de ambos. Mas se tivesse que escolher qual dos dois retornaria a confiar, escolheria o Toddynho cujo processo de limpesa das máquinas que o produzem pode ter sofrido falha acidental, ou sabotagem industrial. O Datafolha é conhecido por manipular informação, algo muito mais grave porque sugere que a mão do dono age conforme seus interesses. Não creio que Russomanno tenha 35% dos votos dos paulistanos e creio menos ainda que Serra esteja “tecnicamente” empatado com Haddad. Prefiro acreditar no VOCÊVAIVER (guru imaginário) que me diz: Russomanno tem com 30%, Haddad, 23% e Serra, 17%. No 2° turno teremos: Haddad X Russomanno. PS: Nomes ordenados por ordem alfabética.

    Apavorado por Vírus e Bactérias

    Elias, estou com você.

    Rodrigo Leme

    O Datafolha é conhecido por manipular informação? Gostaria de ver onde está a evidência disso.

    José Neto

    Trolleiro

    Rodrigo Leme

    Boa evidência, vou analisá-la e retorno depois.

    Elias

    Vá á busca do Viomundo e leia Marcos Coimbra diz que pesquisa Datafolha “parecia de encomenda”.

    ademar

    concordo com vc,o chirico esta em queda livre,logo sera ultrapassado pelo chalita,estranho é a falha ter matado quercia e romeu tuma na vespera,agora não quer enterrar o presunto da moóca,logo,logo vai izalar o mal cheiro pro lado da marque de s vicente

José Carlos Brandes

O voto da rejeição vai ganhar. Este é o belo resultado da polarização política que conseguiram PT e PSDB.

FrancoAtirador

.
.
ESPONTÂNEA

O candidato do PRB subiu de 18% para 25% na pesquisa espontânea,

aquela em que o entrevistador pergunta sem mostrar os nomes dos candidatos

Nessa metodologia, Serra manteve os 13%

e Haddad obteve 11%, 2 pontos a mais.
.
.

J. Alberto

A campanha do Haddad não tem que focar no Zé Bolinha, esse já está morto e enterrado. Tem é que focar nas propostas e debater civilizadamente a cidade com o Russomano. Se entrar nesse oba-oba de disputa com o Zé, Russomano vai levar no primeiro turno.

trombeta

Ainda tem gente que acredita no STF, no datafolha e no ibope?

Santa ingenuidade!

Dialética

Tá rolando um email/spam contra o Toffolli. Diz que ele é corrupto
e ganhou 1.000 no norte e nem menciona o resto da historia.

Dialética

Se Haddad tiver tempo de contatar os jovens, que estão pensando que Russomano é novo, e aglutinar isso, e de acordo com sua subida meteórica, ele ganha.

    Cibele

    Sabe qual é o problema disso? É que o mano não está tão queimado, mesmo entre os mais velhos, que já o conhecem da TV e de outras eleições. Mas eu prefiro não confiar tanto em pesquisas eleitorais.

Jose Mario HRP

Só dessa por ca ria do Cerra cair fora seja no segundo ou já no primeiro e o mundo já fica mais leve!
Novos ares e CHEGA DE PSDB!
CHEGA DESSA MÁFIA QUE HÁ 18 ANOS SUGA O MEU ESTADO QUERIDO SP!

Vinicius Garcia

No início da campanha eu postei comentário de que Cerra não iria nem a 2º turno nessa eleição, sou cético quanto a profecias, apenas tenho a visão que o que o PIG quer impor em pesquisas nem sempre acontece nas urnas, essa “liderança”, que o Coiso tinha, era só para alavancar a campanha, agora para não perderem a credibilidade, começam a colocar os fatos mais próximo do que pode acontecer no momento da votação.

alexandre

Já eu acho que Serra irá para o Segundo turno, e sobre Haddad a quem tanto fui contra a método como o autoritário lula conduziu a disputa em SP pagará o preço de desrespeitar a militância. Essa eleição era da Marta Suplicy, hj todos os projetos apresentados nada mais são do que a continuidade do que ela fez em Sp. Não queriamos o novo, queriamos competência de conhece a cidade e isso lula tirou dos paulistanos. SE confirmar a derrota do Haddad, essa conta lula e os caciques que dizem amém a tudo que lula faz e manda são deles.

    Luc

    Falar que Lula faz as coisas e recebe apoio interno tá certo, mas o erro não foi escolher Haddad e tirar Marta, isso foi acerto pois Marta é campeã de rejeição, disputa com Serra pau a pau. O erro foi Lula fazer aliança com Maluf e de quebra ganhar um contra golpe natural de Erundina.
    Volte ao gráfico!
    Dia 17 Haddad tem forte alta nas pesquisas.
    Se colocarmos uma régua nessa linha do dia 03/03 a 17/6 hoje teríamos Haddad acima dos 30%. Ok, poderia não estar aí mas a tendência era de forte subida.
    Adivinha o que ocorreu no dia seguinte 18/6 ??? O pastelão do Lula e Maluf juntos.
    Próxima pesquisa Haddad não só para de subir, mas CAI 2 PONTOS PERCENTUAIS! E perde a confiança do povo. Os que não o conheciam e estavam aderindo a ele desistem e ficam de vez com Russomano. Veja que o nível forte de subida do Russomano enquanto Haddad cai prova isso.
    Depois volta a subir, claro, conforme os mais fiéis ao PT ficam sabendo de Haddad.
    Lula fez besteira sim, mas foi em escolher Maluf. Nada a ver com Marta, que até foi campeã de rejeição como a pior prefeita por enquete do IG.

    Alexandre

    A enquete ig não diz nada, se for assim então realmente FHC foi melhor que lula ou então Pitta foi melhor que marta? Não dá para levar a sério enquete.
    Marta tinha rejeição sim, mas era ela e Serra, quem fez mais, essa seria a discussão.

    A Rejeição da Marta com Serra na campanha cairia com certeza, ainda mais quando ela fala realmente se opõe a Kassab.

    Luc

    Alexandre.
    Claro que enquete IG diz algo. Não é representativa de todas as classes concordo, o próprio resultado em se tratando de outros políticos diz isso, mas é um sinalizador importante dentro de uma parte dos eleitores. E nessa parte temos provavelmente os votos que fortalecem Serra e Russomano. Marta infelizmente pegou a prefeitura aos cacos e o Gov Federal ainda estava fraco, cacos do FHC, e não pode ajudar muito..além do problemas das taxas. Se fosse um pouco mais tarde seria diferente, Lula teria como ajudar. Marta tbm tem feito frases inoportunas e vai mal em debates. Que adianta fazer as coisas mais importantes na prefeitura bem se o povo liga mais para as outras? A politização ainda é fraca. Creio que a rejeição dela seria ainda pior infelizmente. Nesse ponto Lula acertou de tirá-la da jogada antes. E tem o caso do apoio e das fotos. É importante que se façam estas ponderações para que as estratégias possam melhorar.

Marcos Marques de Sousa Trindade

Essas pesquisas do DATAFOLHA, aquele instituto que é useiro e vezeiro em usar as margens de erro para favorecer o seu candidato favorito, não transmitem a mínima confiança.

Engraçado que eles falam em empate técnico no portal UOL, por conta da margem de erro de três pontos. Dentro dessa margem, Fernando Haddad pode estar com 19% e Serra com 18%.

Finalizando: a margem de erro das pesquisas DATAFOLHA é uma maneira de passar a impressão que o candidato favorito do instituto está na frente, quando na verdade ele já foi ultrapassado, sem incorrer em mentiras puras e simples.

    Rodrigo Leme

    Amigo,

    Empate técnico assume que sim, o Haddad pode estar na frente do Serra. Assume também que o Serra pode estar na frente do Haddad. Assume também que os dois podem estar empatados na prática. Por isso que pesquisa tem margem de erro, para cobrir a impossibilidade de avaliar o universo de eleitores.

    Quanto ao Datafolha ser amigo do Serra e assim distorcer resultados, basta ver o resultado da pesquisa de rejeição que isso vira fumaça. Essa bobagem de manipulação de pesquisas é uma mentira sempre repetida qdo a pesquisa não agrada blogprogs agregados ao PT.

    Darcy Brasil Rodrigues da Silva

    “Essa bobagem de que o Datafolha e o Ibope manipulam pesquisas”! Ora, Rodrigo TROLL Leme, é óbvio que no caso de José Serra o Datafolha não tem como fazer muita coisa para melhorar a sua situação. Nesse caso, a publicação verdadeira de seu índice de rejeição a preserva da acusação de estar ainda tentando maquiar dados relativos à sua ainda possível presença ( porém muito pouco provável) no segundo turno, à frente de Haddad.As manipulações do Datafolha e do Ibope são históricas , tendo vários casos sido registrados e comprovados, sendo o mais emblemático aquela que tirou Marta Suplicy do páreo para favorecer a Mário Covas.A diferença entre a última pesquisa fraudulenta induziu a eleitores de Marta a votar em Covas. No Rio, tal manipulação também se deu, quando Jandira Feghali, do PCdoB, na última pesquisa do Ibope se mostra ultrapassado pelo candidato do PV, Fernando Gabeira, o candidato a serviço da direita, da coligação PV/PSDB/PPS/DEM , porém, entendido como “progressista” pelo eleitor pouco politizado, que queria votar , na esquerda ( esse mesmo eleitor que a direita tenta confundir fulanizando o debate e acusando os que são apoiados pelo PP de serem malufistas, quando,por pura dedução lógica, só se pode ser “malufista” quando se apoia a Maluf. Se a lógica correta não fosse a minha , mas sim a dos detratores da direita ou a dos puristas esquerdistas, então uma das melhores táticas para combater a esquerda seria orientar determinados políticos com fama de corruptos a apoiar candidaturas de esquerda, só para que a mídia pudesse, através desse ardil, difamar o político de esquerda que ela quer derrotar). Essa pesquisa mentirosa fez com que eleitores de Jandira que não desejavam a vitória de Eduardo Paes migrassem seu voto em massa para Gabeira, em apenas 5 dias (intervalo entre a penúltima pesquisa que colocava Jandira à frente de Gabeira), tirando Jandira do segundo turno. Portanto, meu caro TROLL (para quem não sabe, troll é um agente remunerado da direita que frequenta blogs sujos para tentar desqualificar os argumentos que postamos por aqui)não me venha fazer por aqui a apologia de institutos de pesquisa intimamente vinculados ao PIG. Aliás,meu caro TROLL Rodrigo Leme ( se tiver efetivamente esse nome, o que seria bastante inusitado para um TROLL) você até que não é dos mais burros que ando a ler por aí, o que revela que esse blog está a merecer uma atenção especial por parte da direita, significando, de certa forma, um elogio ao blog e um reconhecimento da inteligência de seus leitores.

    Marcos Marques de Sousa Trindade

    Prezado, existe uma representação na Procuradoria Geral Eleitoral, desde 2010, que está investigando os quatro principais institutos de pesquisas. Na ocasião, o DATAFOLHA foi o único insituto que dava Serra com 12 pontos a frente de DILMA, o VOX e o Sensus apontavam empate, e o IBOPE dava uma vantagem pequena (dentro da margem de erro) para Serra. Na semana seguinte, após o MSM entrar com a reprentação, o DATAFOLHA acabou convergindo com o restante dos institutos e apontou empate também. 12 pontos em uma semana ??? No mínimo, suspeito. Portanto, não é nenhum absurdo levantar suspeição agora contra o DATAFOLHA, na minha modesta opinião. Esteja livre para discordar. Abraços !!!

Marco Freitas

Rapaz, eu sou capaz de votar no Celso Reaçamano só para o Zé não ganhar essa eleição. Qualquer coisa menos o cerra.

    Willian

    Nada demais o que voce disse. O pessoal aqui votaria no Hitler se fosse para deter os tucanos. Se uniram ao Maluf, nao è verdade?

    Luiz Bodisatva

    Pois é…contra o nosferatu vale tudo não é?

    Dialética

    Sou Haddad até o último minuto e depois, se perde sou Russomano.
    Ele vai faze tantas bobagens e acordos que não chega a governador de S Paulo e a direita estará destruida para sempre.

LEANDRO

“PT lidera 2 capitais contra 6 do PSDB
O quadro é pessimista para o PT. Atualmente, o partido tem 7 prefeitos de capitais contra apenas 1 do PSDB e 3 do PSB. Ou seja: as pesquisas mostram tendência de mudança no equilíbrio das forças políticas nas capitais.”

E em SP nem para o segundo turno o pt vai.

    Paciente

    falou mãe Dinah

    Dialética

    KKKKKKKKKK

    adriana m carvalho

    Pior será o Serra que era o FAVORITO DOS FAVORITOS PARA GANHAR e corre o risco de nem chegar no 2º turno!!.

Bertold

Ai sim! Está indo tudo nos conformes, eh, eh. Serra cairá fora e a candidatura inflada de Russomano também não se sustentará no segundo turno. È a oportunidade que o PT não pode deperdiçar para dar uma desequlibrada no poder conservador que hegemoniza SP.

RicardãoCarioca

Falta um mês ainda e aposto que o Serra não vai para o segundo turno.

Deixe seu comentário

Leia também