Santayana: Sem sorrisos, Dilma ficaria menos constrangida agora

Tempo de leitura: 2 min

Dilma e presidente do Santander

Dilma e o Santander

por Mauro Santayana, em seu blog

(Hoje em Dia) – Diz a sabedoria popular que frango que acompanha pato acaba morrendo afogado. Sempre estranhamos, ao longo dos últimos governos, a excessiva atenção reservada, pela classe política brasileira, para o que existe de pior no empresariado ibérico, em especial o oriundo da Espanha a partir dos anos 90.

Criou-se em nosso país, com a entrada de Madrid no Euro, a ilusão de que a Espanha, que passou a maior parte do século XX mergulhada em uma ditadura medieval e agrária, tivesse sido – pela simples troca da peseta por uma moeda mais valorizada – subitamente alçada ao desenvolvimento.

Nos séculos XIX e XX, em processo que vinha se consolidando desde a derrocada de sua Invencível Armada, Madrid viveu à sombra da Inglaterra e dos EUA, que se apossaram do que restou de seu império, na Guerra Hispano-Americana de 1898.

De Cervantes a Picasso, a Espanha deu grande contribuição ao mundo. Mas nunca foi o paradigma de empreendedorismo e de pujança com que aportou por aqui à época do PROER e das grandes privatizações.

Desde 2008, pelo menos, sabe-se que a “fortaleza” ibérica estava baseada em bilhões de euros em ajuda dos fundos da Comunidade Europeia e em centenas de bilhões de euros em dívidas, que deixaram em seu rastro um desemprego de quase 30%, e milhares de famílias despejadas e de aposentados prejudicados pelos bancos.

Quando se fala no IDH espanhol, é preciso lembrar que, por trás dele, está uma das maiores dívidas per capita do mundo. E que, se não fosse o hábito de exportar seus problemas e seus desempregados para países como o nosso, a cada duas gerações, os espanhóis não teriam o padrão de vida que tiveram até alguns anos atrás.

Na época em que, na América Latina, havia maioria de governos neoliberais, os “empresários” espanhóis eram recebidos, por aqui, como nababos.

E, o que é pior, continuaram a ter direito aos mesmos rapapés, depois da crise, quando suas ”grandes” empresas, altamente endividadas, começaram a depender, como de água para um peixe no deserto, dos altíssimos lucros auferidos em território brasileiro.

Sempre nos surpreendeu – e sobre isso escrevemos antes – o número de vezes em que o Senhor Emilio Botín – investigado, no passado, em seu país e execrado por boa parte da população espanhola – foi recebido em Palácio pela Presidente Dilma.

Nunca é conveniente que um presidente da República receba pessoalmente homens de negócio, e muito menos se forem estrangeiros. Para isso existem os ministros, como o da Indústria e Comércio ou o da Fazenda, por exemplo.

Se tivesse evitado os sorrisos e as fotografias que propiciou ao dono do Santander, por tantas vezes, com certeza a Presidente Dilma estaria se sentindo, agora, menos constrangida – depois da carta desse banco a “investidores”, desancando a orientação e as expectativas econômicas de seu governo.

Leia também:

Altamiro Borges: Santander tira a máscara de vez


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

carlos quintela

Presidente da República não deve receber proxenetas e menos ainda tirar fotos. Em tempo declaro que continuo votando na Dilma, pois as opções são de muito baixo nível.

Lando Carlos

O Banco Santander é um banco com presença em vários países e também no Brasil. Não há nada demais que a Presidenta Dilma, que é chefe do Poder Executivo, receba o presidente do Santander. Não ofereceu qualquer tipo de privilégios ao banco em detrimento dos outros bancos. Apenas foi demonstrado por parte do banco, o interesse de aumentar os investimentos no País e de participar do financiamento na ampliação da infraestrutura nas áreas de seu interesse. Mostrou-se empolgado como executivo de um banco, com a possibilidade de aproveitar sua “expertise” para trabalhar com juros menores no mercado brasileiro.
Um banco espanhol que comprou um grande banco público estadual como o Banespa, sendo o quarto maior banco entre os bancos do mercado brasileiro, ser recebido pela Presidenta para anunciar seus planos no País é absolutamente natural. Quanto a essa questão das análises do banco, dada aos seus clientes com recomendações, não foi um posicionamento aberto a todo o público. Foi feito para os clientes do banco.
O constrangimento não deve ser da Presidenta Dilma, mas deve ser de quem deixou de aproveitar as oportunidades que levaram o banco Santander a apresentar planos de crescimento no País, por acreditar que o Brasil iria fazer o que precisava ser feito.

Luís Carlos

Santayana é muito bom, porém discordo desse texto. Dilma não poderia se furtar, como Presidenta receber esse como outros empresários, movimentos, etc.
Agora, sobre a Espanha, todos sabemos do quadro desenhado pelo autor,mas tem muita gente que ainda acha a Espanha e o que vem de lá melhor do que temos aqui, inclusive comentarista desse blog que indica o El País (espanhol) como jornal isento.

Dinis

Concordo, não deve receber estes abutres, bem como, não deve ir fazer omeletes na Ana Maria!

Mas, acho que depois de tanta paulada a Dilma esta aprendendo, espero!

Voto Dilma 2014

Mar da Silva

A ação digna de vergonha foi a do Santander e não a da Presidente Dilma. Os nossos atos falam do nosso caráter. Dilma sorriu na foto para um empresário que trouxe sua companhia para cá, sujeitando-se às leis pátrias, sejam elas favoráveis ou não ao envio de lucros exorbitantes às matrizes situadas fora do Brasil.
A necessária mudança na legislação sobre envio de lucros para o exterior deve ser proposta pela Dilma e seu partido – se assim entender – e sua negativa deve ser criticada por quem deseja um país com menos favorecimento às empresas. No entanto, a mudança na legislação depende também dos ocupantes da Câmara e do Senado.
Não custa lembrar que Dilma posou na foto como representante de um povo.

Murdok

É como dizem aqui por essas bandas do sul: enquanto os espanhóis estão fritando a merda pra comer o torresmo, o santander está aqui enchendo o rabo de lucro e mandando banana pra Presidenta.

vilasboas

Apesar de amar Santayana, discordo. D. DILMA, na presidência do BRASIL não poderia comportar-se como uma guerrilheira. Não creio que deva ficar envergonhada por sorrir e dar uma chance aos cafajestes. Este, sim, deve ficar envergonhados por não aproveitar a chance para tornar-se uma criatura humana e de caráter.

FrancoAtirador

.
.
Bancos privados fazem oposição a Dilma

por perda de espaço para BB e Caixa

Por Diego Sartorato, da RBA, via ESCREVINHADOR

(http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/forca-da-grana/bancos-privados-fazem-oposicao-a-dilma-por-perda-de-espaco-para-bb-e-caixa.html)
(http://migre.me/kK2lV)
.
.

RICARDO LIMA

Acho que entendi o texto do Santayana: é constrangedora a covardia do governo do PT com o sistema financeiro. Lula o foi (manteve o presidente do BaCen no cargo por todo o seu governo). Dilma está sendo. De guerrilheira só as fotos do passado…

Regina Fe

A Dilma não tem culpa da falta de educação e de escrúpulo de certas pessoas. Educada que é,Dilma recebe suas visitas com simpatia e não tem que ficar constrangida. Aos representantes do Santander é que falta vergonha na cara. Gosto de ler o Sr. Mauro Santayana, mas penso que pesou a caneta indevidamente.

Giba

…assim como começar a contribuir com o blog e se deparar com um boleto do Santander.

Urbano

E a em pinicus garante que o Brasil, digamos assim, será deletado do mapa mundi, em caso da reeleição da Presidenta Dilma… Pode? É… há de convir que, o que há de gente estudiosa e esforçada, com o único intuito de ser cretina, não está escrito em nenhuma placa de formandos, de qualquer Universidade do Mundo. Afinal, o satãder é banco ou escola?

Elizabete

Eita comentário tendencioso. Tá circulando que o presidente do Satãder é filho do Alckmin se for verdade está explicado.

maria brasileiro

Desculpe, Azenha, mas constragimento devem causar esses “comentários” no seu blog.
Por outro lado, o que muito se reclama da Presidenta, é de sua cara amarrada ou suas atitudes adminitrativas sem titubeios, salamaleques, ou politiquices quando algo a desagrada. E esta afronta do Satãder a desagradou muito… Aguardem!

Celso Carvalho

Se fosse só isso… Duro mesmo, e ridículo, é ver presidentes do Brasil receber pop star internacional. São recebidos também no parlamento. É dose!

    Rodrigo

    Pior ainda é ver a presidente se sujeitando a “beijar a mão” de um megalomaníaco que acha que é o novo Messias e explora a fé e a ignorância dos mais humildes.

    E como acredito que esse espaço é realmente livre, espero não ser censurado por falar mal do atual patrão do dono desse espaço.

Francisco

Minha finada mãe resumia a questão nso seguintes termos:

“Quem muito se abaixa, acaba mostrando o…”.

PS. Essa ansiedade do PT em agradar a burfuesia ainda vai fazer o PT fechar as portas, que aliás, já estão meio entreabertas…

teodoro

Dilma nao tem competencia nao tem carisma. Deus nos livre desta sra.

    Fernado

    Deus nos livre!! do teu candidato tucano que quer por esse país de joelhos como no passado…e dai se recebeu esse franquista de… isso foi no passado agora que de um pontapé na bunda dessa porcaria de banco, simples assim não tem mistério nenhum é só estatizar esse banco e problema resolvido!!

    Aline C. Pavia

    Que o diga o Gerdau anteontem quando ela perguntou a ele quanto ele pagava nos EUA por milhão de BTUs de gás de xisto. É a mesma turminha que agora quer que Dilma venda aqui dentro os combustíveis pela política BRENT. kkk. Ela logo vai voltar seus olhos para o nióbio e aí vamos ver quem é “competente”. Aquele seu candidato dos superpetroleiros barrados na China que não deve ser. kkk.

    Luís Carlos

    O Aécio tem muito carisma, e aeroporto claro.

luiz henrique

Essa é uma conta muito cara,a benevolências com os bancos e com a mídia, que o governo vai ter que pagar. Alisar, fazer média, com essa gente, gerou e gera um dividendo incomensurável. Tomara que tenham aprendido.

Atuante

Bingo!

Marcelo

Ou se ela fizesse um bom trabalho estaria ainda menos constrangida..

Deixe seu comentário

Leia também