PT define ataque; sugere que adversária vai entregar o pré-sal

Tempo de leitura: 10 min

Captura de Tela 2014-09-03 às 14.18.35

Ilustração de Vitor Teixeira no Facebook

do site de Humberto Costa, líder do PT no Senado

Presidenta, eu dizia que tive a oportunidade de relatar aqui, por diversas vezes, os significativos  avanços que foram experimentados pelo Brasil ao longo dos últimos 12 anos: a expansão do Produto Interno Bruto em mais de quatro vezes, a redução da dívida pública à metade, o controle total da  inflação. E fizemos isso, gerando 20 milhões de empregos, enquanto o mundo cortava postos de  trabalho, dando um aumento real de 72% sobre o valor do salário mínimo, retirando 40 milhões de  cidadãos da extrema pobreza e promovendo a ascensão de mais de 42 milhões de brasileiros à  classe média.

São, enfim, incontáveis mudanças iniciadas pelo Presidente Lula e aprofundadas pela Presidenta Dilma, que promoveram uma revolução sem precedentes na nossa história. Daqui a pouco mais de um mês, tudo isso vai a escrutínio pelo povo brasileiro, e o que está em jogo  é saber se este País seguirá avançando ou se cairemos em um retrocesso devastador para o nosso futuro.

Já tive também a oportunidade de desnudar, aqui, desta tribuna, o atraso que representa a política encabeçada pelo candidato do PSDB, o nosso colega Senador Aécio Neves. Uma política que ficou conhecida pela receita amarga que impingiu ao Brasil, ou seja, a de buscar a estabilidade econômica à custa de muito desemprego, de aumento de impostos, de elevação de tarifas, de arrocho de salários e de exclusão social.

Essa maneira de governar todos nós já conhecemos, não nos serve mais. É notadamente ultrapassada do ponto de vista econômico, nociva ao desenvolvimento e perversa sob a ótica social. Ninguém mais aceita rezar por essa cartilha, cartilha essa que impõe aos mais pobres uma fatura pesada para o deleite dos mais ricos.

Lula e Dilma provaram que é possível manter a estabilidade econômica promovendo inclusão social. Mostraram que, para manter a inflação sob controle, não é necessário castigar os trabalhadores deste País e as camadas mais pobres da população. Mas a grande ameaça do momento está travestida sob o manto da chamada “nova política”, encarnada pela candidata – não sei se do PSDB, do PSB, não sei se da Rede – Marina Silva. Não se trata aqui de qualquer veto pessoal à Marina, que todos sabemos quem é, todos conhecemos sua bela história de vida, sua luta em favor da causa ambiental, seu bom desempenho como Parlamentar.

O que questiono aqui é seu projeto para o Brasil, a sétima economia do mundo, um país de mais de 200 milhões de habitantes, cheio de grandes complexidades que não podem ser geridas com invenções e truques, como quem tira coelho de cartola. Desde que foi cunhada, essa expressão “nova política” mostrou que de nova nada tinha; era mais do mesmo; era uma alegoria criada para ser vendida como novidade ao mesmo tempo em que se travestia de velhas práticas.

As alianças eleitorais da candidata são todas todas de conveniência, em que pese ela dizer que não se junta com o que chama de raposas. Mas é só observar os seus palanques regionais, as raposas estão todas lá – o ex-Senador Mão Santa,
o filho do ex-Senador Bornhausen, que queria acabar com raça do PT e tantas e tantas figuras agora transformadas em instrumentos da nova política no nosso País.

A candidata diz que não aceita doações de empresas de álcool, de tabaco, de armas e de agrotóxicos, mas o tesoureiro da sua campanha diz que, para o PSB – abre aspas – “pode vir dinheiro da indústria de armas, de bebidas, do que for” – fecha aspas. Ou seja, a candidata Marina Silva,  que não conseguiu construir sequer o próprio Partido para disputar as eleições, não tem sequer o controle do Partido que a hospeda provisoriamente sobre um tema sensível como esse.

Que controle teria ela sobre um eventual governo? O que quero chamar a atenção é para os riscos dessas incongruências, é para essa prática de pregar uma coisa e fazer outra, essa atitude política camaleônica, que não se sabe, de fato, o que esconde.

De início, é uma política errática, sem lado, a candidata Marina Silva foi do PT, passou para o PV, de onde saiu depois de protagonizar uma série de brigas internas; tentou criar a Rede, inclusive apoiada em argumentos demagógicos que muitos aqui bradaram de que queríamos impedir a criação desse Partido, porque não queríamos que tempo de televisão e recursos do fundo partidário fossem para partidos que não haviam disputado as eleições e conquistado Parlamentares pelo voto da população; e, hoje, ironicamente, esses partidos são vitimados pela entrada da ex-Senadora na disputa, e ela, mesmo assim, não conseguiu viabilizar a criação.

Até mesmo um vereador de uma cidade do entorno de Goiás construiu um partido nacional e a Srª Marina Silva não conseguiu construir o seu. Entrou, no PSB e, ao que parece, já tem até a data de saída desse Partido: assim que ela conseguir montar uma legenda para chamar de sua, a 33ª do sistema partidário brasileiro.

Ela recrimina o PSDB, mas seu tesoureiro de campanha é candidato a vice na chapa do Governador tucano de São Paulo; recrimina o PT, mas, no Rio, o seu candidato ao Senado está na chapa do nosso colega, Lindbergh Farias; ela recrimina os transgênicos, a indústria de armas, mas o seu vice recebeu contribuições eleitorais de empresas privadas desses setores. E o seu programa de Governo lançado na última sexta-feira é a síntese dessas contradições que sua candidatura representa; é um conjunto de promessas que não se aguentou por 24 horas em pé.

Depois de divulgado, não suportou a pressão de setores descontentes com o seu teor. Foi desfigurado em menos de um dia por um punhado de tuitadas. Como alguém se propõe a governar o Brasil desse jeito?

Isso demonstra a fraqueza da chapa presidencial de Marina, que, refutando tudo e todos, não teria ninguém para governar caso vencesse a eleição. Não teria base neste Congresso, não teria aliados, não teria apoios para aprovar projetos e jogaria o Brasil em uma paralisia extremamente perigosa.

Recentemente, seu vice chegou a admitir que eles governariam o País conclamando setores da população a tomarem as ruas para acuar a Câmara e o Senado e dobrar Deputados e Senadores à vontade de um Governo que usaria a população como instrumento de pressão sobre o Legislativo.

Eu também defendo esse tipo de tese para grandes temas, para temas importantes para a sociedade, porém transformar isso em forma de governabilidade é um equívoco absoluto, além do mais com o tipo de Congresso que nós temos neste País e que é resultado da lei eleitoral existente

Vejam: recentemente, o Congresso Nacional entrou em comoção por conta de um decreto presidencial que apenas regulamenta a participação social em conselhos populares alegando que era uma usurpação das prerrogativas do Congresso. E o que dizer da postura deste Congresso Nacional diante disso que foi proposto pelo vice da Srª Marina?

É uma clara demonstração de tendência ao autoritarismo. E é por isso que Marina representa um risco político para o País. Suas promessas extremamente vagas e descompromissadas de posições firmes, que vivem de um vai e vem sem fim,
são uma ameaça ao nosso futuro.

Marina, por exemplo, assume que devota um profundo desprezo por uma das maiores descobertas brasileiras de todos os tempos, uma das maiores riquezas do nosso País, o pré-sal. Foram anos de esforço humano e de investimentos públicos empreendidos pela Petrobras até que descobríssemos esse tesouro que nos tornará proximamente um dos maiores exportadores de petróleo do Planeta, uma descoberta que permitiu o ressurgimento da indústria naval no nosso País.

Está aqui a Senadora Ana Amélia. O que vai acontecer com a retomada da indústria naval no Rio Grande do Sul, por exemplo, se nós abandonarmos o pré-sal? O que vai acontecer com a indústria naval do Rio de Janeiro, se nós colocarmos o pré-sal de lado? O que vai acontecer com o Estado de Pernambuco que nunca sonhou ter sequer uma fábrica de jangadas e hoje tem dois estaleiros em Suape, graças às perspectivas do pré-sal?

Quantos empregos serão jogados na lata do lixo, por esse obscurantismo ambiental que se propõe a ser progressista, mas que é um atraso descomunal para o Brasil?

A luta ambiental que queremos é aquela que preserva a natureza, mas ao mesmo tempo dá ao ser humano as condições de viver com dignidade e cada vez mais preservar esse meio ambiente.

Marina propõe garantir 10% das receitas correntes brutas para a área da saúde e eu defendo também, mas nós vamos conquistar isso se tivermos os recursos do pré-sal. Como ela vai cumprir essas promessas de ocasião sem dinheiro para fazer isso?

O pré-sal representa mais de R$1 trilhão e 300 bilhões para serem investidos em saúde e educação nos próximos 30 anos. Nós vamos transformar uma riqueza finita que é o petróleo na riqueza infinita da melhoria das condições de vida da população. Portanto, há um incongruência, há uma inadaptação entre o que propõe ela e o que defende em outro ponto de vista, mas a candidata Marina Silva dá as costas a tudo isso.

Nas diretrizes da política nacional de energia do seu programa de Governo sequer há citação das palavras petróleo e pré-sal. Ela simplesmente ignora todo esse patrimônio que tantas nações do mundo gostariam de ter. Aliás, não duvido que possa haver outros propósitos nessa defesa, ou seja, o de mais uma vez algum Governo se desinteressar por uma riqueza e, a partir daí, os estrangeiros poderem fazer essa exploração. Não há outra explicação no Brasil. Não há outra explicação razoável que leve alguém que se propõe a ser Presidente da República a simplesmente ignorar algo tão valioso sobre o nosso poder como é o pré-sal. Ou é cegueira política, ou é interesse escuso.

O nosso petróleo transformou a Petrobrás na mais poderosa empresa da América Latina, transformou a nossa indústria naval em uma das quatro maiores do planeta, empregando milhões de brasileiros direta e indiretamente. Por que, então, Marina Silva se dispõe a ignorar todo esse patrimônio?

O programa de Governo da candidata mostrou suas imensas fragilidades também em outras áreas. Na sexta-feira foi divulgado tratando da questão nuclear como uma das fontes que mereceriam atenção para o aperfeiçoamento da nossa matriz energética. No sábado, o item foi retirado pela candidata que se diz ambientalista sob a justificativa de erro de revisão.

Quero ressaltar aqui que o Governo da Presidenta Dilma não tem preconceitos em estudar o uso da energia nuclear, mas faz isso com a responsabilidade ambiental de quem dotou o Brasil com uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo; faz isso com o orgulho de quem acaba de receber da ONU o reconhecimento ao Brasil como o país que mais reduziu o desmatamento e as emissões de gases que causam aquecimento global em todo o mundo.

Mas foi como “falha processual” que Marina Silva tratou, também, uma questão importantíssima como a dos direitos civis da comunidade LGBT. Na sexta, esses direitos estavam previstos no programa de governo da candidata, mas, repreendida por alguns dos seus mentores conservadores,  Marina, em menos de 24 horas – menos do que o tempo de uma viagem do Brasil à China –, mandou suprimir a defesa desses direitos para a comunidade LGBT.

Trato aqui de um assunto fundamental para o nosso País. Portanto, sob essa influência, ela mandou suprimir a defesa desses direitos para a comunidade LGBT, o que levou, aliás, à renúncia do coordenador dessa área na sua campanha. Eu tenho a minha posição sobre o tema, sou defensor desses direitos, mas respeito quem pensa diferentemente. E aqui há muitos Senadores que pensam diferentemente. O que não podemos aceitar é que alguém não tenha posição sobre o assunto ou que tenha uma posição em uma hora e, no outro dia, tenha outra.

Como uma presidente da República pode responder a questões difíceis com coisas vagas?

Pergunta-se a ela: a senhora é favor da legalização das drogas leves? “Vou fazer um plebiscito para decidir isso aí.” A senhora é contra ou é a favor da descriminalização do aborto? “Vou chamar um plebiscito para discutir essas questões.”

Como confiar em alguém, para ser presidente da República, que assume com tal volubilidade o conteúdo das suas posições? É um discurso para cada plateia. É uma tentativa de equilibrar aquilo que não se pode equilibrar em todas as áreas.

Em suma, a candidata à Presidência assumiu, assinou seu programa de governo sem ler, o que demonstra um comportamento extremamente perigoso ou, como é o que parece, muda de ideia a todo tempo, de acordo com as conveniências do momento, o que também denota uma falta de firmeza de posição igualmente preocupante.

Enfim, esta é Marina: uma candidata que ora diz uma coisa, ora diz outra; uma candidata que não se compromete com qualquer posição, que propõe governar por meio de plebiscitos para tudo; que não dá resposta concreta a qualquer pergunta; uma candidata que, afinal, não tem lado.

Um presidente da República precisa ter liderança, precisa assumir posições, precisa ter pulso para comandar e enfrentar desafios. Não pode ficar em cima do muro, sujeito a pressões; não pode ser alguém que age como um pêndulo, ora se bandeando para um lado, ora se bandeando para outro.

Quais seriam, por exemplo, os rumos econômicos e uma política de um governo Marina Silva? Ela vai baixar a cabeça ao mercado financeiro, deixando a política neoliberal disseminar novamente o desemprego, a subida de preços, o aumento de impostos e o arrocho salarial. Será uma “FHC de saias”.

Porque, olhando o seu programa de governo – que, aliás, é acusado de ser uma cópia do programa do PSDB, pelo próprio candidato Aécio Neves. Esta é a proposta básica de Marina: é deixar que a mão do mercado regule tudo; é dar autonomia completa ao Banco Central, coisa que nem Fernando Henrique deu – nem Fernando Henrique deu autonomia completa ao Banco Central, e ela agora o propõe –, para deixar que tecnocratas assumam as rédeas do País no completo desprezo às
necessidades da população; é dar prioridade absoluta à inflação mínima; é permitir a elevação de juros, como aconteceu no governo passado, chegando a 45%; é a contenção cega de gastos para obter o chamado superávit primário elevado.

Essa é a fórmula dessa dupla, Marina e Aécio, cujos resultados todos os brasileiros sofreram pesadamente, mas que Lula e Dilma acabaram, e nós seguiremos com a mudança, invertendo as prioridades da política econômica, em favor do povo
brasileiro.

De forma que é importante que estejamos de olhos bem abertos para as eleições que se aproximam. Parece estar bem claro que os brasileiros já manifestaram o entendimento de que não querem mais retroceder, de que não querem dar a marcha ré, devolvendo o Brasil a um passado de atraso e miséria.

O desafio agora é enxergar o perigo por trás desse novo que se apresenta, desse obscurantismo que envolve essa dita nova política, que se propõe progressista, mas que esconde, por baixo do xale, o que há de mais conservador neste País.

É possível avançar com o que já temos, é possível mudar a partir do que já conquistamos. Se chegamos até aqui, é prova de que podemos ir mais longe, mas, para irmos mais longe, não podemos voltar atrás e abrir mão do que conseguimos, nem podemos dar um salto no escuro, rumo a um precipício. Para mudar, o caminho que deveremos optar, em outubro próximo, é o de avançar com responsabilidade, pés no chão e olhos no futuro.

Muito obrigado, Srª Presidenta, pela tolerância.

PS do Viomundo: O discurso do senador Humberto Costa dá uma ideia da artilharia que o PT vai empregar nas semanas finais de campanha, antes do primeiro turno, para tentar conter a ascensão de Marina Silva. Curiosamente, o Ibope divulgou pesquisas regionais centradas em estados onde a candidata do PSB vinha avançando mais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Leia também:

Ofensiva do PT no horário eleitoral fala em Jânio e Collor


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mailson

Comentário postado por Allan Patrick no Blog do Nassif

Marina aponta para o fim da Justiça do Trabalho

http://www.hugomanso1366.com.br/marina-aponta-para-o-fim-da-justica-trab

A candidata à Presidência Marina Silva aponta, em seu Programa de Governo, para o fim da Justiça do Trabalho tal como a conhecemos. Claro que, sendo uma medida impopular e um ataque frontal aos direitos da classe trabalhadora, essa proposta não é exposta às claras, mas numa linguagem confusa e oblíqua, próxima do que o humorista José Simão apelidou de “tucanês” – de certa forma revelando a origem de quem elaborou a ideia. Transcrevemos aqui o texto, que foi publicado na página 240, seção Movimento Sindical:

“A elevada rotatividade da mão-de-obra e a negociação de direitos individuais na Justiça tornam muito precárias as relações de trabalho. (…)

Há que buscar um modelo onde os atores coletivos sejam mais representativos, cabendo ao Estado impulsionar a organização sindical e a contratação coletiva. O novo modelo diminuiria o papel do Estado na solução dos conflitos trabalhistas coletivos, e Justiça do Trabalho se limitaria à nova função de arbitragem pública.”

Ora, o que significa esse trecho que destacamos em negrito e escrito em linguagem barroca? Que a Justiça do Trabalho não mais processaria causas individuais! Um ataque frontal a um dos direitos trabalhistas mais importantes da pessoa no Brasil!”

Mailson

Comentário postado pelo internauta Allen Patrick no blog do Nassif:

Marina aponta para o fim da Justiça do Trabalho

http://www.hugomanso1366.com.br/marina-aponta-para-o-fim-da-justica-trab

A candidata à Presidência Marina Silva aponta, em seu Programa de Governo, para o fim da Justiça do Trabalho tal como a conhecemos. Claro que, sendo uma medida impopular e um ataque frontal aos direitos da classe trabalhadora, essa proposta não é exposta às claras, mas numa linguagem confusa e oblíqua, próxima do que o humorista José Simão apelidou de “tucanês” – de certa forma revelando a origem de quem elaborou a ideia. Transcrevemos aqui o texto, que foi publicado na página 240, seção Movimento Sindical:

“A elevada rotatividade da mão-de-obra e a negociação de direitos individuais na Justiça tornam muito precárias as relações de trabalho. (…)

Há que buscar um modelo onde os atores coletivos sejam mais representativos, cabendo ao Estado impulsionar a organização sindical e a contratação coletiva. O novo modelo diminuiria o papel do Estado na solução dos conflitos trabalhistas coletivos, e Justiça do Trabalho se limitaria à nova função de arbitragem pública.”

Ora, o que significa esse trecho que destacamos em negrito e escrito em linguagem barroca? Que a Justiça do Trabalho não mais processaria causas individuais! Um ataque frontal a um dos direitos trabalhistas mais importantes da pessoa no Brasil!”

Cláudio

Vote sim no plebiscito:

http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/vote-no-plebiscito#voto

Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Mário SF Alves

Hoje, 03/09, fui à feira pela manhã. Reparei quando a mulher de um feirante comentava um prejuízo da ordem de 50 reais até aquele momento em razão da perda de água na cura dos queijos. Mostrou-me na balança que aquele queijos estavam quebrando em média R$ 2,00 por peça.

Conversávamos meio atabalhoadamente entre nós sobre os preços praticados nas feiras livres do entorno e logo veio à tona a questão da estupidez da majoração injustificável de preços. Não demorou muito, surgiu o assunto eleição pra presidente. Notei um certo “jogar vede pra colher maduro” por parte do feirante, mas, claro, nada mais a ver com o prejuízo no queijo.

Disse-lhes que não tinha a menor certeza de que a candidata Marina poderia ser melhor do que a presidenta Dilma. Ao que a mulher-feirante acrescentou: tá vendo, ele tá dizendo que a Dilma é melhor.

Notei que ela pareceu mais animada; mais aliviada, talvez

E me perguntou: não é?

Eu disse, é… eu tô dizendo que nada me diz que a que chega agora vai ser melhor do que a presidenta Dilma. Só isso.

__________________________________
Creio que naquelas circunstâncias o saldo civil e politicamente foi positivo.

Mário SF Alves

Lembro bem do tempo que fui apaixonado por Botânica e Ecologia. Não esqueço de alguns ambientalistas mais radicais que estufavam o peito ao afirmar: “gente valia menos que galinha.”

___________________________________
Só bastante tempo depois descobri que a população mundial, e só para efeito de raciocínio, considerada na casa dos 10 bilhões de almas, caberia toda ela em apenas 50.000 Km², área equivalente ao tamanho do ES, e ainda restaria 5m² para cada um.

Lógico que caberia muito mais galinhas.

Seja como for, o importante mesmo é que pra mim jamais tinha ficado tão evidente que o maior causa de desequilíbrio ambiental no mundo reside na má distribuição de recursos/direitos, deveres, cultura e oportunidades.

________________________________________
Ambientalmente falando, afligem-me muito mais as Capitanias Hereditárias e o lixo doméstico do que o risco de biopirataria na Amazônia; até porque, esse assalto vem ocorrendo desde há mais de duas décadas. A novidade é que agora podemos ter alguém “politicamente” articulado com o capital financeiro e com poder suficiente para o legitimar.

Cláudio

Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

    Mário SF Alves

    Oi, Claúdio.

    Manda ver, que é isso aí.

    Valeu, de novo e sempre.

Mário SF Alves

“Lula e Dilma provaram que é possível manter a estabilidade econômica promovendo inclusão social….”

“Mostraram que, para manter a inflação sob controle, não é necessário castigar os trabalhadores deste País e as camadas mais pobres da população.”

__________________________________

É isso. A fórmula é mais povo! E não mais abutres e respectivas bolsas-investidor-banqueiro.

laura

Eu NAO VEJO esse AVANÇO todo de Marina NAO. Só nas pesquisas do Datafolha e do IBOPE.

Ester Neves

A política de Marina é de lesa-pátria e atentado contra a vida. Ela promete mundos e fundos, mas, como diria o meu falecido pai, não terá condições de dar “nem fundos imundos”. Eu explico: a política econômica com a qual ele está se comprometendo, baseada no neoliberalismo, de total valorização do capital especulativo, em detrimento do modelo econômico desenvolvimentista, além de impor o esvaziamento do estado, para que não tenha poder nenhum, define maior parcela da sua arrecadação fiscal sobre o setor produtivo, que é prejudicado, também, pelas altas taxas de juros. AUMENTO DO DESEMPREGO: é a principal consequência dessas políticas, com o consequente aumento das DEMANDAS SOCIAIS, que ela NÃO VAI TER CONDIÇÕES DE ATENDER. EM RESUMO: SERÁ O CAOS TOTAL! JÁ VI ESSE FILME!

Fernando

Não podemos nos esquecer de upar aqueles textos sobre a fragilidade da urna eletrônica.

Marta Rocha Bela

Povão vê política no tamanho do prato.

A cada vez que abro meu e-mail e vejos spams dos quais jamais me livrarei ( não há link para me livrar) a menos que perca meu milenar endereço de e-mail e crie outro, entendo mais um pouco a revolta do povão. Povão sabe que não lhe foi dada nenhuma chance há séculos, que uma réles cota ofende o poder. Sabe que o trabalho escravo é camuflado por leis e fiscais bem pagos, e um instituto trabalhista malvado, constituído por leis malvadas, feitas por um Congresso esquizofrênico.

O Congresso sempre tapeando o povão. Acabam de aprovar uma guarda-municipal armada, pelas costas do povão. Fiquei sabendo por acaso – faz um mês. Sem discussão alguma. Mas sabiam que iriam aprovar. Já havia prefeituras praticando o que sabiam que iriam provar. Assim funciona o poder. O povão está longe disso tudo.

Uma pena.

JORGE CASADO

MEUS CAROS, ESTÁ NA HORA DE DENUNCIAR SIM. CASO CONTRÁRIO, VAI TODO O PROJETO ÁGUA ABAIXO. ENVIO ESSA CONTRIBUIÇÃO QUE TENHO DISTRIBUIDO PARA BLOGS, EMAIS, AMIGOS ETC… O DOCUMENTO É BASTANTE OBJETIVO. PASSEM PARA O SENADOR HUMBERTO TAMBÉM.

A PROVIDÊNCIA NÃO PACTUA FALSIDADE E HIPOCRISIA – Por Jorge Casado
A NOVA POLÍTICA QUE A MARINA SILVA APREGOA, SERIA TIPO
AMAR É :

• Entregar a coordenação de sua campanha, “à herdeira do ITAÚ”, maior banco privado do país e o que mais demite? Com que finalidade? É questão de Gestão ou Diretriz?? Ou seria comprometimento, como em 2010 ?? E o mais preocupante, ela defende a moça, dizendo ser uma grande “Educadora”. É… Pode ser, (ela mede +- 1,80m), e deve treinar Gerentes de Agências, em cursos de DEMISSÃO EM MASSA !!!
• Anunciar aos 4 ventos e em 1ª mão, para os banqueiros, “Autonomia Total” do “Banco Central” e não deixar claro o que isso significa para o povo, o país e para os trabalhadores e o emprego em geral ???
• Ter como patrocinadores de sua campanha, 03 GRANDES organizações (ITAÚ/NATURA/GLOBO) QUE ESTÃO NA LISTA DAS GRANDES DEVEDORAS DA RECEITA FEDERAL, (TIPO MAIS DE 1,5 BILHÃO DE REAIS), e falar em moralidade e renovação política, e governar COM OS MELHORES ???
• Ser durante anos à fio, radicalmente contra os transgênicos ter um “Vice” do agronegócio, que mais lutou pela aprovação dessa Lei, como Deputado ??
• Ter um Vice (Beto Albuquerque), que declara no domingo 31/08, que mesmo a Marina não tendo bancada para governar, irá mobilizar o povo e os BLACK-BLOCS, para pressionar o Congresso Nacional…Quer dizer, vai virar bagunça?? Isso tudo, depois de acatar ordens do dito Pastor (???) MalaFaia (e faia muito esse Mala), para alterar no programa dela, o capítulo que garantia direitos aos homossexuais. Pior… SERIA ELE O SEU MENTOR RELIGIOSO??? ela obedeceu e mudou. O que esperar daqui pra frente?? O CARA É MALUCO E RADICAL. GUERRA SANTA?? HOMENS BOMBA? FANÁTICOS RELIGIOSOS SEM LIMITES ?? ISSO, COM CERTEZA, NÃO É COISA DA “PROVIDÊNCIA DIVINA” A QUE ELA TANTO SE REFERE!!!
• Declarar que “NÃO” irá priorizar o “PRÉ-SAL”, cujos lucros já estão destinados, pelo Governo, 75% para a “Educação” e 25% para a “Saúde” ???
• Utilizar em viagens de campanha, “Jatinho” emprestado, sem dono, sem lenço e sem documentos e envolvido até às ASAS em “Crime Eleitoral” e dizer que a responsabilidade, era do falecido?? “Haja Selfies” (jatinho visto algo parecido). ALIÁS… ALGUÉM JÁ VIU “DAR BRANCO, EM CAIXA PRETA DE AVIÃO” ???
• Ironizar e minimizar, as realizações do atual governo, “totalmente voltado para a política social”, do qual participou por tantos anos e compará-lo com o nefasto “governo FHC”, que nada fez pelo trabalhador, pelo salário e emprego, construção civil, construção naval, etc… que quebrou o país 3 vezes, pelo FMI?? E ainda dizer que vai mudar todas as diretrizes nesse sentido, voltando com o TRIPÉ DO GOVERNO FHC??
• Se auto-intitular herdeira de CHICO MENDES, ser desmentida pela “filha” dele e pelos “Seringueiros” e ainda rotular o Chico Mendes de “Elite” ???
• MAS… Diz-se à BOCA GRAÚDA, que a Marina é contratada do CITYBANK, como Palestrante. Seria verdade o que rola no ar, aliás, na “FOLHA DE SÃO PAULO”, que nos últimos 03 anos, o salário dela é de cerca de R$ 50.000,00 (CINQUENTA MIL REAIS??). E OLHA QUE A TAL FOLHA, É ANTI-DILMA PACA…).
• EM TEMPO: Segundo 02 ANALISTAS DO CITIBANK (STEPHEN GRAHAM E FERNANDO SIQUEIRA), O PROGRAMA DA MARINA É… FAVORÁVEL AOS BANCOS PRIVADOS E RUIM PARA A INDÚSTRIA NACIONAL. informou a agência “REUTERS”, queridinha do Sistema Globo e seus pares.
• Sugerir por atos e palavras, que MALAFAIA, FELICIANO, SERRA E FHC, ESTARÃO NO MINISTÉRIO?
• Por fim, AMAR É: Fazer “logotipo” de campanha, igual ao da Fundação Roberto Marinho (REDE GLOBO)!!! SISSI a Menina dos olhos DELES? NOCENTI ÚTIL NADA, ZOIÃO. NÓS NÃO PODEMOS PAGAR PRA VER, O BRASIL NÃO MERECE ESSE RETROCESSO!!! QUE A PROVIDÊNCIA NOS LIVRE DISSO.

    Mário SF Alves

    Obrigado e parabéns!

Maria Izabel L Silva

Ela declarou que vai manter os investimentos no pré-sal. Alguém deve ter soprado no ouvido dela que não era conveniente desprezar o pre- sal. Mas o programa de governo, com mais de 200 paginas, só possui uma única linha sobre o pre-sal. Em quem acreditar? Todo dia ela corrige o programa… A proposito, jagunços desinformados, desesperados ficarão vocês. O PT sobrevive a tudo, pois apesar da Globo e do ódio da Veja, esta ai mais forte do nunca há mais de 30 anos, e tem uma liderança histórica reconhecida internacionalmente. Já o PSDB parece rumo a extinção. O DEM (ex- Arena, ex- PDS, ex- PFL) parece que agora não tem mais pra onde correr. O PSB, não perde por esperar quando a inquilina se mudar. E essa Rede, é só mais um delírio messiânico dessa louca.

Fabiano

kkk esses desesperados do PT são engraçados. O dia esta chegando..

    Vlad

    Agora é a PF, a CGU e o TCU ficarem atentos, pois vão carregar o que puderem nesse fim de assalto.

    Marta Rocha Bela

    O Brasil é um país em que presidentes do Banco entral entram acadêmicos e saem banqueiros. Veja cada um dos nomes que passaram lá e confirme.

Fabio

Dilma se afastou dos movimentos sociais e da militancia e não teve coragem de encarar a midia golpista e nem mesmo fazer as mudanças que a juventude pediu em 2013.
Resultado, Marina cresce e ameaça levar nosso Brasil ao fundo do abismo.

Pedro Henrique

O pior é que é verdade.
Além do Pré Sal, vai privatizar BNDES, Caixa, Banco do Brasil e tudo o que for empresa pública e influenciará os governadores para fazerem o mesmo.
Este filme já foi visto com FHC.

    Marta Rocha Bela

    Aqui só há pessoas da classe média, cultas, sensíveis. Estamos desesperados de ver o tombo do povão provocado pela direita. Haverá mais genocídios de pretos e índios. O país se tornará indigente.
    Não posso me alegrar com isso. Embora isso pouco vá me atingir.

    Mauro Assis

    Deus te ouça, Pedro Henrique!

Murillo

DESESPERO! A vida fácil tá acabando, esquerda caviar. Só de pensar que terão que trabalhar de verdade, já ficam doidos.

Igor_

Infelizmente a situação do PT está mais do difícil e agora no desespero tudo que o partido não pode é cometer erros brutais. Pois isso seria tudo que o PIG quer ! o PIG quer o PT cometa erros na reta final e se se perca…na campnha de reelição de Dilma.
O PT não paga um alto preço por nã ter regulado a mídia enquanto era tempo, torando-a plural e democrática como nos países desenvolvidos como EUA por exemplo aonde existem inúmeros canais de TV aberto/satélite,etc
O PIG conseguiu abalar, de certa forma a imagem do partido junto a certos eileitores bombardeando diariamente somente PT e poupando os outros partidos…O resultsado disso agora poderá ser sentido nessas eleições pelo PT. Tomara que não !

    Mauro Assis

    Igor,

    Os erros brutais já foram cometidos, meu caro. Aliás, no fundo foi um erro só: o Lula ungir D Dilma como sua herdeira. Daí prá frente, deu no que deu.

    João Batista

    Simples assim? só porque VOCÊ não gosta da Dilma? Só porque vc é um coxinha que se sente ofendido com os programas sociais que melhoram a vida das pessoas? Por isso vc acha que a Dilma foi um erro? Seu ponto de vista é apenas lamentável!

sergio

Marina e o Itaú vão é entregar o Pré-Sal para o americanos da Chevron.
E quem estava exigindo mais dinheiro para a saúde e educação (que viria do Pré-Sal) vai ficar chupando dedo.

FrancoAtirador

.
.
Intencionalmente*, o GLOBOPE “divulgou pesquisas regionais

centradas em estados onde a candidata do PSB [MariNéca]

vinha avançando mais, como São Paulo e Rio de Janeiro”.
.
.
*(http://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/intencionalmente)
.
.

    Mauro Assis

    Pressa não, Franco. Hoje ou amanhã vem o resto do IBOPE, que vai mostrar o tamanho do estrago… até agora.

    FrancoAtirador

    .
    .
    GLOBOPE
    31/8 a 02/9
    BRASIL

    ESPONTÂNEA

    DILMA ROUSSEFF (PT): 31%
    MariNéca Collor de Mello da Silva Quadros(ITAÚ): 25%
    Aério Naves (PSDB): 11%
    Outros: 1%
    Brancos/Nulos: 9%
    Indecisos: 23%

    Margem de Erro
    Como a maioria já está cansada de saber,
    a Margem de Erro do Globope é de 2%
    a menos para a candidata Petista
    e a mais para @ candidat@ Antipetista.
    .
    .
    (https://pt-br.facebook.com/pages/Stanley-Burburinho/223843157776973)
    (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br)
    .
    .
    Adendo à colocação do ‘PS do Viomundo’:

    A Globo deliberou por manchetear os resultados
    das enquetes [já defasadas], dando repercussão
    exclusivamente ao percentual de MariNéca do Itaú
    nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, `
    na véspera de divulgar a Pesquisa Nacional,
    por três elementares motivos, pelo menos:

    1) Para manter a militância antipetista alvoroçada,
    principalmente entre os cariocas e os paulistanos,
    uma vez que os dados gerais, agora atualizados
    em todo o País, apontam que MariNéca bateu no teto
    [o DataFrias, ora publicado (*), confirma a afirmação],
    pois grande parte do eleitorado já começou a rejeitar
    a característica demagógica no modo duplo de ser ‘ou não’
    da candidata verde-desbotada, puxando à cor-de-laranja.

    2) Para reafirmar e ressaltar a perspectiva de reeleição
    do Governador Tucano Paulista, já no primeiro turno,
    uma vez que continuar tendo em mãos o governo estadual
    é a prioridade das prioridades do COMETA G.A.F.E.*,

    porque, em termos empresariais, o estado de São Paulo
    é financeiramente estratégico para os negócios da Mídia,
    tanto no que se refere ao patrocínio estatal e privado,
    quanto ao número de leitores, ouvintes e telespectadores,

    pois esses são os grandes pilares de sustentação midiática
    na promoção da produção e da divulgação dos factóides
    que determinam a pauta política, econômica e social no País,
    através de manchetes escandalosas, caluniosas e difamatórias,
    com destaque para os boatos que dão suporte aos especuladores
    no Mercado de Ações da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA).

    3) Porque a tendência, a partir de hoje consolidada na Campanha,
    é a de que Dilma está rapidamente revertendo o quadro de rejeição,
    ao mesmo tempo em que avança na preferência do eleitorado no Brasil.

    Mesmo com a costumeira manipulação do Globope nas pesquisas eleitorais,
    os números indicam que a candidatura de Dilma Rousseff (PT) cresceu
    em menos de uma semana, sob todos os aspectos analisados:

    I. A intenção de voto espontâneo em Dilma cresceu 4%.
    II. A rejeição à candidata do PT à reeleição caiu 5%.
    III. A Aprovação do Governo Dilma (Ótimo/Bom) subiu.
    IV. A Desaprovação do Governo (Ruim/Péssimo) desceu.

    *(http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/09/datafolha-dilma-35-marina-34-e-aecio-14.html)

    (http://expresso-da-noticia.blogspot.com.br/2014/09/governo-dilma-tem-aprovacao-de-36.html)
    (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/09/ibope-dilma-lidera-marina-avanca-e-aecio-despenca.html)
    .
    .
    Quem Conhece MariNéca do Itaú
    Não Vota em MariNéca do Itaú

    LÍDER DA REDE SUSTENTABILIDADE NO PARÁ
    REJEITA ‘FUNDAMENTALISMO NEOLIBERAL’
    PROPOSTO POR EQUIPE DE MARINA SILVA

    “Marina está crescendo nas pesquisas eleitorais
    e pode vir a comandar a República Federativa do Brasil;
    momento propício, portanto, para eu declarar a minha posição,
    que o faço baseado num conselho que escutei da própria Marina
    de que a boa (nova) política
    não se deve alicerçar no carisma pessoal.

    Outra lição que aprendi com Marina
    é que muitas vezes é preferível
    perder ganhando a ganhar perdendo.

    Resolvi, então, seguir os conselhos de Marina,
    não a apoiando nestas eleições,
    por convicção de que a sua candidatura
    não está oferecendo ao Brasil um caminho alternativo.

    Votar por convicção, penso,
    é uma das coisas tradicionais
    da velha e boa política
    (sim, porque também há virtudes no velho
    e há vícios no novo)
    que eu não me disponho a abrir mão”

    (Charles Alcântara, Líder da Rede-PA, no Facebook)
    .
    .
    Marina perde o apoio do líder da Rede Sustentabilidade no Pará

    Blog As Falas da Pólis e Agência Carta Maior

    Ele não é qualquer um e seu depoimento
    há de ecoar pelos quatros cantos do Brasil
    como um grito de alerta
    para aqueles que pensam que Marina
    ainda é a mesma Marina de outrora.

    Confira o texto, na íntegra, originalmente publicado
    no perfil pessoal de Charles Alcântara no Facebook:

    Há virtudes no velho, como há vícios no novo.

    Imerso em minhas reflexões sobre a conjuntura político-eleitoral, decidi agora abandonar o recesso que me impus desde o meu afastamento da coordenação nacional da Rede, que se deu quando esta embarcou provisoriamente no PSB.

    Também fui – e ainda estou – tocado pela ideia de que o exercício da política precisa ser radicalmente mais democrático e de que os partidos políticos, tal como funcionam, tomam suas decisões e disputam o poder, precisam reinventar-se porque se tornaram instituições anacrônicas e voltadas para si mesmas.

    Somado a isso, fui atraído pelo magnetismo de um novo (chamemos assim) campo político sob a liderança de Marina Silva, a quem admiro e respeito por sua história e trajetória e também por atributos que andam em falta na seara política.

    Levado pelo sopro inspirador de Marina e pela concordância quanto à saturação e inutilidade para o Brasil da polarização entre PT e PSDB, inclinei-me a apoiar Eduardo Campos – malgrado minhas críticas em relação à aliança PSB/Rede – quando veio o fatídico acontecimento que lhe ceifou a vida.

    Até o presente momento, desde que se tornou candidata presidencial, as declarações mais explícitas e compreensíveis de Marina Silva foram em direção aos mercados, em especial o financeiro. Os que vivem da especulação financeira e que faturam bilhões com a dívida pública brasileira estão eufóricos com as declarações de Marina, reveladoras de uma crença quase religiosa nos fundamentos mais caros ao velho receituário neoliberal, fundamentos estes que colocam no centro das preocupações e da ação estatal os interesses do mercado e na periferia os interesses da sociedade brasileira, com o cínico argumento de que esses interesses são convergentes – e, mais ainda – que os interesses da sociedade tendem a ser satisfeitos se o mercado estiver satisfeito.

    Institucionalização da autonomia do banco central e obediência incondicional ao tripé macroeconômico neoliberal são os compromissos mais enfáticos que Marina oferece aos brasileiros para acabar com a velha política e para mudar o Brasil.

    Se não em nome de uma nova política (até porque se trata da velha solução neoliberal), mas ao menos em razão das virtudes próprias de sua formação religiosa, Marina tinha e tem o dever de dizer ao povo brasileiro as prováveis consequências de seu programa econômico.

    Marina dá sinais de conversão ao fundamentalismo neoliberal como sinônimo de desenvolvimento, estabilidade econômica e inflação baixa, como se os índices inflacionários pudessem ser combatidos com a mera alta dos juros; como se a inflação no último período do governo de FHC – de fidelidade canina à sacrossanta fórmula neoliberal – não tenha sido ainda maior que a verificada nos dias atuais; como se o maior e mais indecente gasto público não fosse exatamente o pagamento de juros da dívida pública.

    Pouco importa para os agentes de mercado os custos sociais do tal tripé macroeconômico: menos recursos públicos para as áreas sociais; arrocho salarial e ameaça de mais desemprego.

    O tal tripé macroeconômico é uma boa maneira de manter os lucros do mercado financeiro de pé e o Brasil socialmente manco.

    Não, Marina, não posso acompanhá-la nessa jornada, apesar que querê-la bem; apesar de admirá-la; apesar de considerá-la uma pessoa de bem e de bons propósitos.

    Não posso acompanhá-la, porque o faria por mera crença nos seus bons propósitos e no seu carisma pessoal e porque isto é absolutamente insuficiente para considerá-la a melhor alternativa para o Brasil, principalmente depois do caminho que escolheste trilhar.

    Não vou acompanhá-la porque considero uma fraude a pregação de que todos os interesses e todas as forças políticas podem ser conciliados sem conflitos e sem escolhas que desatendam e contrariem os que sempre se beneficiaram da desigualdade em favor dos que sempre foram as vítimas dessa mesma desigualdade.

    Conheço pessoalmente Marina, com ela tive boas conversas e dela escutei muita generosidade e sabedoria.

    Marina está crescendo nas pesquisas eleitorais e pode vir a comandar a República Federativa do Brasil; momento propício, portanto, para eu declarar a minha posição, que o faço baseado num conselho que escutei da própria Marina de que a boa (nova) política não se deve alicerçar no carisma pessoal.

    Outra lição que aprendi com Marina é que muitas vezes é preferível perder ganhando a ganhar perdendo.

    Resolvi, então, seguir os conselhos de Marina, não a apoiando nestas eleições, por convicção de que a sua candidatura não está oferecendo ao Brasil um caminho alternativo.

    Votar por convicção, penso, é uma das coisas tradicionais da velha e boa política (sim, porque também há virtudes no velho e há vícios no novo) que eu não me disponho a abrir mão.

    (http://diogenesbrandao.blogspot.com.br/2014/09/marina-perde-o-apoio-do-lider-da-rede.html)
    (http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Lider-da-Rede-no-Para-retira-apoio-a-Marina/4/31743)
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também