O Globo já diz que CPI balança

Tempo de leitura: 3 min

Dilma se queixa, PT recua e ajora já fala em ‘rediscutir’ a CPI

Fernanda Krakovics e Maria Lima, em O Globo, via Nassif

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff não está satisfeita com o presidente do PT, Rui Falcão, por causa da atropelada criação da CPI do Cachoeira. Dilma se queixou com ministros e petistas de que Falcão não podia ter saído atirando – e defendendo a criação da CPI – sem consultá-la antes. Agora, o partido tenta puxar o freio de mão. Com o afastamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), internado desde sábado com insuficiência coronariana, se as assinaturas forem coletadas a tempo, caberá à vice-presidente Marta Suplicy (PT-SP) instalar a comissão na terça-feira. A preocupação de Dilma com o anunciado descontrole da CPI foi tema da conversa, na sexta-feira, entre ela e o ex-presidente Lula, um dos entusiastas da investigação parlamentar sobre os negócios e relações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), já admite até abortar a CPI, se o Supremo Tribunal Federal (STF) concordar em enviar os autos das operações Monte Carlo e Las Vegas, da Polícia Federal, ao Conselho de Ética do Senado. Mas ele reconhece que, politicamente, é muito difícil reverter a criação da CPI a esta altura dos acontecimentos. O senador José Pimentel (PT-CE), como membro do Conselho, requereu novamente os documentos, alegando jurisprudência do caso do ex-senador Luiz Octávio (PMDB-PA), quando o Supremo enviara o inquérito solicitado pelo Senado.

– Se mandarem os documentos, e avaliarmos que o que a CPI vai apurar é o que está apurado, aí podemos rediscutir a CPI. Mas confesso que é difícil segurar agora. Podem dizer que é golpe – disse Pinheiro.

Dilma ficou especialmente irritada com o vídeo em que o presidente do PT, Rui Falcão, diz que a CPI ajudaria a desviar o foco e neutralizar o desgaste do julgamento do mensalão no STF, que deve começar em maio. Para Dilma, há o risco de a CPI ser um tiro no pé e paralisar o governo. Governadores e governistas também temem que as investigações virem uma bola de neve e desnudem as relações da Delta Construções com governos de todos os partidos.

Petistas criticam intervenção de Lula

Petistas mais moderados criticam a direção do partido por ter atendido, sem discussão, o desejo do ex-presidente Lula, que vibrou quando integrantes do governo do tucano Marconi Perillo (GO) apareceram nas investigações da Polícia Federal. O ex-presidente não perdoa o tucano por ele ter afirmado, durante o escândalo do mensalão, que Lula tinha conhecimento do esquema. Rui Falcão chegou a defender, em vídeo, que a CPI fosse usada para investigar o que chamou de “farsa do mensalão”, que, segundo ele, teria sido montada pelo grupo que circula em torno de Cachoeira.

Depois que forem coletadas as assinaturas necessárias – 171 na Câmara e 27 no Senado -, Marta Suplicy terá que ler o requerimento em plenário, para que a CPI seja criada.

No balanço dos eventuais estragos decorrentes da CPI, o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), aposta que a oposição tem mais a perder do que o governo e a base aliada:

– Tem coisas graves que precisam ser investigadas. Não é CPI contra o governo. As denúncias batem pesado na oposição, inclusive em pessoas que se portavam como paladinos da moralidade. Se aparecer qualquer irregularidade no governo, a providência é mandar apurar. Se tiver que romper contratos (com a Delta), rompe. O objetivo é apurar a infiltração do crime organizado no Estado brasileiro, e pega mais gente da oposição do que do governo.

Além de Perillo, as investigações da PF também envolvem o governo petista de Agnelo Queiroz (DF). A ala mais moderada do PT é contra lavar as mãos em relação à administração do Distrito Federal e refuta o argumento de que Agnelo é recém-chegado no partido.

– É um governo do PT. Não dá para contabilizar como governo nosso só quando interessa – diz uma liderança petista.

Ex-líder do governo, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) é contra e não quis assinar a CPI:

– Acho que era preciso aguardar um pouco. Acho uma temeridade abrir uma metralhadora giratória agora que vai perturbar tudo. Há um ambiente de preocupação. Quem tem experiência de CPI sabe que pode ser um instrumento de perturbação para o governo.

A mesma cautela é adotada pelo atual líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).

– Eu, Eduardo Braga, pessoalmente sempre acho que CPI, a gente sabe como começa, mas não sabe como termina – diz Braga, estranhando não ter tido nenhuma orientação do Planalto para interferir na instalação da CPI.

Leia também:

Nassif: Fatos exigem a reabertura do inquérito do grampo sem áudio


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Toda a bancada do PT no Senado assina CPI que o PT não queria « Verdade BANCOOP

[…] O Globo: Dilma se queixa, PT recua e agora já fala em ‘rediscutir’ a CPI […]

Toda bancada do PT no Senado assina CPI que o PT não queria | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] O Globo: Dilma se queixa, PT recua e ajora já fala em ‘rediscutir’ a CPI   […]

Carlos

Já enviei solicitação ao Portal da Camara dos Deputados para que nenhum deles se esquive de sua responsabilidade e ajudem a criar as duas CPIs (a do Cachoeira e a da Privataria Tucana) para que as verdades apareçam aos olhos do povo brasileiro independente de que partidos possam vir a ser prejudicados, pois, é evidente que é o minimo que o povo brasileiro espera deles!

pperez

Pelo menos, para fazer esta grande omelete vai ter que se quebrar muitos ovos, em especial, dos tucanos!

Walter Pinheiro: “Recuar é golpe. Por que não fizeram o título com isso?” | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] e a reportagem de O Globo, publicada com o título Dilma se queixa, PT recua e ajora já fala em ‘rediscutir’ a CPI?, em que ele é citado como disposto a rediscutir a […]

Francisco

Dilma não faz politica e depois sai correndo atrás do prejuizo. Não é a primeira vez…

souza

cpi, carta na manga.
se a oposição se comportar com sempre, aperta na cpi.
dificuldade na governabilidade, é inevitável.

Carlos

Isto está insinuando que a Dilma tem o que não queira ser descoberto ou revelado que poderia lhe prejudicar; e que o Lula estaria tramando para derrubá-la. E isso que está por trás dessa reporcagem.

Carlos

Isto foi um sonho, minha gente.

Moacir Moreira

Chora, Dilma.

Não contava com a astúcia do camarada Protógenes.

Apolônio

Sem mais delongas, queremos as duas CPIs.

Marat

Na falta de fontes, a Globo usa cachoeiras!!!

Jairo_Beraldo

Quero crer que esta reporcagem do Grupo Midiático Globo, seja aquilo que está rolando na blogosfera imunda, que tentarão fazer uma "queda de braço" entre Dilma e Lula. A visita de Dilma a Lula na semana passada, quando se reuniram por 2 h, demonstra claramente que não passa de especulação podre da PIGueana Zoiúda.

Zhungarian Alatau

Mas nada é mais prazeroso do que ver o ridículo a que um "intelectual" se presta para defender seu patrão: Reinaldo Azevedo* agonizando (e esperneando) em praça pública. Não tem preço.

O circo está acabando, Senhor Civita.

*Merval Pereira, William Waack, Ali Kamel, Eliana Catanhede… Tudo farinha do mesmo saco. O da subserviência aos EUA.

Mariza

Daqui a pouco a Globomente não terá saída e a veja também não. Vamos divulgar o máximo que pudermos, para que isso não saia impune, esses covardes precisam provar do seu próprio veneno e vamos que vamos CPMI neles!

felipe.c

A Globo se valendo da opinião de "petistas moderados"… o PIG já reproduziu a crítica de Delcídio. Este é um petista moderado? Este senador do PT tem a alma de Direita, assim como vários "petistas moderados".
Esta Globo não engana mais ninguém, e pior, ela nem se importa com isso mais. Está na cara-dura mesmo.
CPI NELES!!!

RicardãoCarioca

A Globo tenta estender a CMPI à Dilma para embolar o noticiário e o PT. A CPMI é do Congresso, do poder legislativo, não é do executivo e, portanto, não tem que ter mesmo a participação da presidenta.

Helio Filho

Bateu o desespero porque Lula voltou, mais uma vez, totalmente sintonizado com a vontade popular.
Alem disso, deve estar fazendo dieta (frutas, salada…) . Ai mora o perigo – a vinganca e um prato que se come frio (pergunta pro Jereyssati, pro Artur Virgilio, pro Marco Maciel, etc., etc…).

Marcio H Silva

Os repórteres das Globo tem a mania de escrever seus textos de uma forma que faça parecer ao leitor uma grande intimidade com a Presidenta.
Pelo que conhecemos do comportamento da Dilma, ela não é de dar esta intimidade a qualquer um.
A sua entrevista a Veja, pouco antes do estouro da monte carlo, para mim foi estratégica, porque ela já sabia que em pouco tempo esta bomba ia estourar.
Gostaria de ver a Dilma, em cadeia Nacional, desmentir toda esta intimidade demonstrada pelos PIGs, bem como dirimir estas dúvidas lançadas por esta imprensa desesperada em bloquear esta CPI.
O desespero é tanto, que estão tentando envolver o executivo nesta questão. Mas a última frase da reportagem corrobora que o Planalto não está se metendo, pelo menos oficialmente, nesta questão, mostrando uma contradição na reportagem.

"Eu, Eduardo Braga, pessoalmente sempre acho que CPI, a gente sabe como começa, mas não sabe como termina – diz Braga, estranhando não ter tido nenhuma orientação do Planalto para interferir na instalação da CPI."

    Gilson Rocha

    Ela mostrou bem no Fantástico que
    não tem intimidade nenhuma.
    Principalmente com a Globo.

O_Brasileiro

Parece que a Veja está com medo…

Cristiana Castro

Caraca, o desespero está mesmo tomando conta do PIG; o Globo de domingo está convocando passeata para exigir que o STF julgue logo o Mensalão. Vai ter até show; claro que é na zona sul pq a Globo tem horror a pobre e periferia, nem pensar. Cara, como é que o STF está se prestando a um papel desses???? A mais alta Corte do país sendo tocada que nem gado, por uma imprensa que hoje, já se sabe, atolada até o pescoço com o crime organizado. Convocar manifestações para, depois, alegar " clamor público", para que a Corte possa julgar, em desacordo com a legislação é o limite do desrespeito a democracia.

Suzy/Rio de Janeiro

Mais uma novela da Globo e, como as outras, de péssimo conteúdo. Baixa audiência pra ela.

Bonifa

É gozado… Não sabia que a Presidente Dilma é daquelas que torcem pela paz dos cemitérios e não quer marola de jeito nenhum. Mas convenhamos, os sensitivos do Globo têm o poder de penetrar até mesmo na mente de quem está calado e garimpar seus mais recônditos desejos e emoções. Por que será que o Lula e a Dilma só escolhem o jornal o Globo para falarem tudo o que não falariam para nenhum outro órgão de imprensa? É mais fácil acreditar que os globistas estão reagindo como os da Veja. Para alimentar suas vãs esperanças, narram um espirro como se fosse pneumonia dupla.

José C. Neto

a CPI balança, balança, mas não cai, o que tá realmente balançando é a estrutura podre do PIG, eles sempre com a mania de colocar palavras não ditas na boca do LULA e da Dilma. Aguardem os próximos capítulos.

Rasec

O Globo tá desesperado! Ver o país finalmente se tronar uma República não tem preço!
Que venha a CPI!

Jacó do B

Na época do (des)governo do FHC toda CPI era necessária pois era preciso passar o Brasil a limpo! O Pig clamava, exigia cabeças (de Petistas…). Hoje até o Pig fala em governabilidade, atentado à liberdade de imprensa e tal! Nem os leitores (?) do Pig acreditam nesta versão "patriota" deles!

Lenin

Bom.Meus amigos Delaldo das Dolachas,Sergio 'Tolomeu eDeixaí Moto-Taxista-Pescador-de-Camarão,contam-me um monte de coisas,ném por isso são verdades -eles n trabalham p/ grandes e respeitáveis veículos de comunicação,mas,na maioria das vezes,declinam d'onde 'informações privilegiadas'…q diabos!'té um recurso simplório,e mesmo ético,do jornalismo,acabaram avacalhado por meus supostos amigos…e uma boa parte da chamada grande imprensa.

Paulo Preto

CPMI JÁ!!! Se a esquerda perder um ou outro é o preço para enterrar a VEJA, O DEM e uma boa parte dos tucanos, espirrando lama também no Nosferatu da Moóca. Quer saber??? TÁ BARATO PRA CARAMBA!!!!!

Marat

Seria importante perguntar à Dilma se o que o Globo escreveu é verdadeiro!

Marat

Será que algo escrito ali é verdade? Tenho muitas dúvidas de tudo que sai de O Globo!

Moraes

Parece até que as estratégias foram menosprezadas. Um grande equívoco. Estamos em guerra. Há tempos. São os oligopólios X o Brasil. A única cortina de fumaça que parece encobrir a guerra é a ilusão de alguns que pensam vencê-la sem enfrentá-la. Exposta ela está nos fundamentalistas Marinhos, nos Saad, nos Civitas, nos Frias, nos Mesquitas… que apoiam o PSDB e os DEM(óstenes) da política brasileira.

mfs

Esses nervosismos não naturais.
É ano eleitoral e todo mundo sabe que o PIG já fazendo de tudo para convencer a população de que o Cachoeira é na verdade um quase-ministro petista.
Basta ver o noticiário do Sistema Globo que insinua que o PAC é esquema pra beneficiar a Delta, que tudo começou com o PT e Waldomiro, até o cúmulo de dizerem que Demóstenes pensava e migrar pro PMDB e ser base do governo.
Ou seja, até o Demóstenes ladrão vai ser transformado em petista!
Então, diante desse quadro, e com as lembranças do sofrimento durante a CPI dos Correios, não há quem não roa unhas.
O poder do PIG é tão grande que o fato de o governo dominar a CPI não dá garantia alguma.
Simplesmente porque os fatos NÃO falam por si mesmos! Quem fala é quem tem boca, e quem diz é quem pode escrever, e quem tem boca, imagem e escrita para apresentar a sua interpretação é o PIG.

marcio_cr

E ai.
O PT vai encarar a CPMI correndo o risco de se queimar junto?

Lucia André

Eu queria saber quem priva dessa intimidade toda com a presidenta. Só de vê-la assim, ao longe e de ver como ela se relaciona com a imprensa e as sapatadas que distribui, eu Duvideodó que solte QUALQUER, MAS QUALQUER INDISCRIÇÃO a quem quer que seja…

    Marcio H Silva

    Concordo.

FrancoAtirador

.
.
Acabei de ligar para a Dilma Vana e ela desmentiu "O Globo".

A Vana me disse que não adianta o repórter do Fantástico

ficar ligando para Mossoró, no Rio Grande do Norte,

porque "a CPI será instalada nem que a Veja tussa!"
.
.

    Zhungarian Alatau

    A Vana te disse? É mesmo? Pois olha, a Didi me disse, em um de nossos almoços no Piantella, aqui em Brasília, que que nem toma conhecimento desse lixo a que vc chama Globo.

    Aliás, aquela pulseirinha de olho gordo, fui eu quem deu pra Didi.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Cachoeira e a imprensa: Quem é o “repórter do G”?

    Por Rodrigo Vianna, no ESCREVINHADOR

    A “Veja” tem razão, minha gente. É preciso reconhecer. Está na hora de levantar essa “Cortina de Fumaça” e enxergar o que há atrás.
    Depois de receber a orientação da revista, na corajosa edição que chegou às bancas essa semana, um grupo de operários da notícia (não confundi-los com as ”formigas” a que a publicação da marginal faz referência) resolveu dedicar parte da última madrugada a ler a transcrição dos grampos do Caso Cachoeira.
    A leitura revela diálogos curiosos.
    Um deles, publicado pelo blog Dodeladelá (http://maureliomello.blogspot.com.br), mostra que Cachoeira e seus arapongas se confraternizam depois de ver publicada uma reportagem no Correio Braziliense.
    O blogueiro Marco Aurelio Mello pergunta no Doladodelá: “A quem interessava aquela notícia?” Ah, essa cortina de fumaça…
    Mas o diálogo mais intrigante é outro, também destacado pelo Doladodelá. Dois arapongas conversam. O dia: 19 de maio de 2011. Quatro dias antes, o “Fantástico” da TV Globo havia publicado reportagem sobre a compra de máquinas caça-níqueis. Os arapongas fazem referência à reportagem:
    “LENINE – (…) O CHICO sentou com o repórter aí rapaz que fez, cê sabe rapaz, sentou ontem, sentou hoje…
    OLÍMPIO – oh rapaz, o duuuu o do G, aquele do G que fez tudo?
    LENINE – é o repórter aí homem que fez o trem do FANTÁSTICO pô”
    Encerrada a transcrição, esclareçamos: ”Chico” é o Dadá, araponga que trabalhava para Cachoeira e para mais meio mundo em Brasília.
    Agora, vamos testar hipóteses: o araponga sentou com “o repórter do G” para que? Reparem que não se fala em repórter “da” G, mas “do” G. O que seria esse G, assim, tão próximo da palavra “Fantástico”?
    G de “G Magazine”, sugere-me um gaiato no twitter. Ou seria G de “Guarani”? G de “Guaraná”? Alguém na internet falou em “G de Globo”. E aí, sinceramente, fiquei confuso. Globo seria o jornal ou seria aquele biscoito que a gente compra nas praias do Rio? Os dois são muito vendidos.
    Para não ser injusto, gostaria de dizer: a reportagem do “Fantástico” parece-me correta. Não vi nada de estranho ali. No twitter, algumas pessoas dizem que a reportagem serviria para detonar adversários de Cachoeira. Não vejo elementos para afirmar isso. E a reportagem também ataca a atividade dos bingos clandestinos de uma forma geral, o que não deve ter agradado Cachoeira.
    O estranho é outra coisa: por que Dadá teria se encontrado com “o repórter do G”, que “fez o trem do FANTÁSTICO”?
    Esse é apenas um dos fatos que precisam ser investigados na CPI do Cachoeira. Até para que se saiba quais jornalistas faziam parte da quadrilha e quais simplesmente trocavam informações em sua busca incansável pela notícia. Por isso, afirmo: devemos nos somar ao corajoso chamado da Veja e exigir que se exponha ao país o que está por trás da “Cortina de Fumaça”.
    Jornalistas muitas vezes falam com bandidos para denunciar outros bandidos. Falar não significa virar parceiro. Mas está claro que uma parte da imprensa brasileira usou sistematicamente os serviços do “empresário de jogos clandestinos” (é assim que a “Folha”, respeitosamente, trata Cachoeira; por que será, hem?).
    E o fez não apenas para publicar reportagens sobre caça-níqueis que, eventualmente, pudessem agradar a turma de Cachô.
    A parceria, diz o deputado Fernando Ferro, parece ser mais profunda.
    Por isso, o deputado quer que Bob Civita seja convocado pela CPI. A Abril precisa explicar os 200 telefonemas entre o diretor da revista (Policarpo) e Cachoeira. E precisa explicar se o escândalo do Mensalão foi mesmo criado a partir de uma parceria “Veja”-Cachoeira.
    A velha imprensa brasisleira tá com medo da CPI. medo de ver Bob Civita interrogado. Medo que se descubra quem são os outros jornalistas do esquema. O “repórter do G” é apenas parte dessa imensa teia que precisa ser desvendada. Levantemos a cortina de fumaça pra enxergar o que há atrás.
    A Globo de Ali Kamel tem todo interesse em revelar tudo que se passa, tenho certeza. Não está preocupada apenas em mostrar as ramificações no Distrito Federal. Não. Tanto que a Globo, curiosamente, pediu acesso aos autos que estavam no STF. Curiosidade jornalística sem limites.
    O site Carta Maior também pediu acesso aos autos.
    Aí, o que fez o STF? Decretou segredo de Justiça.
    Mas já havia cópias dos autos circulando.
    E nelas pode-se ler a referência ao “Fantástico” e ao misterioso “repórter do G”.
    Sobre isso, a Globo ainda não falou.

    http://www.rodrigovianna.com.br/tag/cachoeira-e-a

Julio Silveira

.O Lula vence por que está antenado com os interesses populares. Essa elitezinha caduca e mesquinha, cuja sintese está representada hoje nesses grupos midiaticos corporativos, ainda não entendeu que mais e mais cidadãos querem um país com regras que valham para todos. Por isso o lula para eles é a esfinge, jamais o compreenderão. Tão enfronhados em seus mundinhos de faz de conta que sequer conhecem os cidadãos do andar de baixo, por isso todas essas cobranças por moralidade e honradez os pegam de surpresa, o que devia ser uma marolinha se torna um tissuname para essa gente. Que o Maia honre seus eleitores, que a Dilma não permita traições ao nosso momento histórico por vaidade.

Zeza Estrela

Acho que o que mais balança essa CPI são os tremores de medo de certos veículos de imprensa… ;)

saulo prades

Acho que essas moças precisam receber noções básicas de redação para fazer "jornalismo" golpista com mais competẽncia. Uma coisinha básica diz respeito à coerência textual. Ora, já na manchete as jornalistas afirmam que Dilma se queixou da criação da CPMI etc etc. Num é que no finalzim escrevem algo que simplesmente vai de encontro à tese da queixa quando o líder do governo afirma que não recebeu nenhuma orientação para intervir na Comissão por parte do planalto!!! Como assim?! Dilma não quer a CPMI (teme mais a Comissão que o Demóstenes e a Veja, como quer fazer crer o PIG) então porque não orientou seu líder para abortá-la!!! Competência para dar golpes tá faltando nesses periodistas, vôte!

Ted Tarantula

e eu já acreditei que "a verdade é sempre revolucionaria" segundo um certo VI Lenin…como eu era bobo…

Oliveira B. F.

Mas o que diabo é isso, O Globo está pautando o Viomundo ? Qualquer idiota percebe que a matéria de O Globo nessa segund feira é pura fantasia, é uma montagem grotesca de hipóteses e balões de ensaio. É evidente que toda a grande impresa fará um enorme terrorrismo contra a CPI, principalmente diante da possibilidade do Civita ser convocado a depor. Por que então reproduzir essa matéria como se séria fosse ?

josé maria de souza

A Globo teve audiência com a Dilma?
Como é fácil "fazer jornalismo" escrevendo "…segundo fontes próximas à presidente…"!
josé maria de souza

CLP

Ora, a CPI e necessária por ser um caso gravíssimo contra a sociedade brasileira, fomos enganados pela Veja este tempo todo, este Demóstenes Torres, fariseu, agindo como despachante de contraventor.Se houver gente do governo no esquema , que punam também.Com relação a matéria em si, veremos pelos atos do governo, matéria em "off" sem declarações oficiais , estilo "um ministro petista, uma liderança petista, Dilma teria dito" depois do escândalo Cachoeira/Veja não tem mais nenhum valor.

    Luiz II

    Só é engando pela Veja quem quer. Há muitos anos, antes da popularização da internet eu já havia parado de ler esse lixo justamente porque as matérias eram completamente diferente dos fatos. E eu venho de uma família tradicionamente de direita, assinante dessa nefasta revista de longa data…

Avelino

Caro Azenha
Quem tá balançando é a vejam globo e outros.Eles querem é dividir para continuar reinando.
Saudações

jr fidalgo

Engraçado, só O Globo teve essa informação? Que fontes, ein?

    Francisco Nogueira

    Possivelmente foi o Cacá (araponga do Cachoeira e da Veja). Por que não seria da Globo também? Ele (e toda a turma) é capaz de criar até um grampo sem áudio, como também um vídeo sem imagem, apenas por 'acharem' que assim o é.

    felipe.c

    "petistas moderados"… Delcídio do Amaral é um "petista moderado"? hahahahahahha..
    Eita PIG sem vergonha

    Marat

    Fidalgo, na verdade nem são fontes, são cachoeiras – rsrsrsrsrs

    Eduardo Mendes

    ahuahuhauhauha, boa.

Deixe seu comentário

Leia também