O apoio do PT a Gustavo Fruet em Curitiba

Tempo de leitura: 2 min

Gustavo Fruet é o candidato de Lula e Dilma para Prefeito de Curitiba. PT na vice

do blog do Tarso

O Partido dos Trabalhadores de Curitiba realizou eleição interna hoje e escolheu não ter candidatura própria na eleição para prefeito de Curitiba que ocorrerá em outubro. O PT indicará o vice na chapa encabeçada por Gustavo Fruet (PDT), que terá o apoio fundamental do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.

Com isso Gustavo Fruet, que está na frente nas pesquisas, é o franco favorito para vencer a eleição.

Foram 57% dos votos pela aliança com o PDT (1.093 votos) e 43% dos votos pela candidatura própria (817 votos), que provavelmente seria dos deputados Tadeu Veneri ou Doutor Rosinha.

Nas zonais do PT de Boa Vista, Boqueirão, CIC, Matriz (por um voto), Pinheirinho e Portão venceu a tese da aliança. Nas zonais Bairro Novo, Cajuru e Santa Felicidade venceu a tese da candidatura própria. A chapa 1, que teve mais votos, terá mais delegados na convenção do PT para decidir por suas teses. A dúvida: haverá aliança na chapa proporcional para vereadores?

O PT sai unido das eleições internas e os petistas de todas as cores prometem colocar e “suar a camisa” por Gustavo Fruet.

Nota do Viomundo: Recebemos por e-mail a informação de que a chapa 1, a que bancou a aliança com o PDT de Gustavo Fruet, fez uma campanha impressionante. Diz a mensagem: “Pesquisa realizada essa semana pela rádio CBN apurou que 70% dos entrevistados apoiariam o candidato que o ex-presidente Lula indicasse para prefeito de Curitiba. E os militantes do partido na cidade se perguntam porque o PT deveria carrear esse prestígio para um candidato que até alguns meses combatia ferozmente Lula, Dilma e o próprio PT”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Celestino Silva

Conheço o Gustavo Fruet, antes de ser politico, para mim, é um exemplo a ser seguido. Esse rapaz vem de uma família alicerçada nos rígidos princípios morais. Quem sai aos seus, não degenera.

Andre Vieira

A decisão final do PT de Curitiba só sai após o Encontro Municipal, no final de abril. E os militantes eleitores não votaram pelo apoio ao Fruet e sim por uma aliança. Dizer que já está decidido é aderir ao pragmatismo e às imprecisões da grande imprensa, que colabora com a estratégia direitista da corrente majoritária do PR. E foram 43% pela candidatura própria, que rejeitam apoio ao Fruet no primeiro turno, contra a forte pressão feita pelos setores ligados aos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffman. O que explica tamanha contradição em desprestigiar lideranças consolidadas e com muito respaldo na sociedade, como Tadeu Veneri e Dr. Rosinha, e atuar pesadamente para levar os filiados a votarem um apoio (mal esclarecido, diga-se de passagem) a um político notadamente contrário aos ideários petistas? Pragmatismo tem limite. Em Curitiba, parece que já se ultrapassou esse termo. Não tem procedência alguma dizer que apoio ao Fruet seria a única opção viável ao PT. Ganhar eleição a qualquer custo nunca deve ser parâmetro para uma decisão partidária. Onde ficam os compromissos políticos? E não existe bola de cristal que possa dar essa certeza toda que dizem ter a respeito do desempenho do Fruet. Até parece que não se conhece o padrão comportamental das eleições e os efeitos manipuladores de pesquisas de opinião. Pelo contrário, parece certo que, caso vingue essa aliança, os eleitores de Curitiba restarão sem boas opções, e o PT afundado de vez numa crise de identidade e enfraquecimento político.

renato

Não GOSTEI!
E ponto final.
Vou pesquisar para ver se é verdade que o Lula apoia este cara.
Se Lula apoia este cara, então ……
EU APOIO.

Jacó do B

Taí um sujeitinho que eu não tolero! Esse cara é igual o insosso do Eduardo Paes. Me dá azia só de vê-los! Os dois têm o DNA tucano, não prestam por natureza, Estão em outros partidos por falta de espaço no PSDB. Tomara que esta notícia seja um segundo dia 1º de Abril!

Adriana

Gustavo Fruet fala sobre o mensalão no Roda Viva http://www.istoe.com.br/reportagens/57028_FRUET+M

João Carlos

Sempre achei que este Gustavo Fruet era tucano.

Willian

Meu Deus, meu Deus, por que o PT não houve os comentaristas do blog? Se ouvisse, estaríamos livres desta cambada há tempos.

JA-BH

Belo Horizonte viu essa história há 4 anos e está sofrendo com um tal de Márcio La…erda (começa com M termina com erda) até hoje.
O PT ganharia com candidato próprio com as mãos atadas se o candidato fosse o Patrus Ananias que fora Ministro do Lula.
O pior é que a situação vai continuar este ano apesar da ala progressista a do PT ter tantado derrubar essa armação que foi costurada pelo Aecim. quem é a "costureira" no PR?

    beattrice

    Hummm… André Vargas?

lulipe

Estão estranhando o quê?Um partido que se aliou com Sarney, Jáder, Renan, Maluf, políticos que sempre foram combatidos pelo próprio PT…O PT faz aliança com o satanás, se é que não já fez, se for conveniente.Ingenuidade tem limite!!!!É o retrato da nossa imunda política…

Delano

O PT ao se unir à esses se dissolve. Lá na frente o custo vai ser caro , corre o risco de cada vez mais perder sua identidade com o povo e se tornar um DEM ou um PSDB da vida.
O partido pode ser grande em número mas é vazio. De que adianta ser um partido de ampla maioria que não aprova nenhuma reforma contraria aos interesses daqueles que atrasam o desenvolvimento do país ?
Pelo que vejo o PT será cada vez mais um partido sem coragem para mudar as estruturas que atrasam o desenvolvimento do país .

marcio varella

Vamos olhar por um outro lado: se o fruet, alinhado com o PT, está na frente das pesquisas, aparecem aí dois fatos novos importantes: 1 – a vitória dele afasta o psdb da prefeitura da capital, o que já é uma grande vitória; 2 – a consciência política do povo curitibano evoluiu muito, o que é ótimo.

marcelo castro

eu não sei se é burrice ou se é capachice. Deveriam deixar que se afundassem todos. Fruet é cria do Lerner (DEM), assim como o Richa (PSDB). Endossar uma criatura dessas é endossar pedágios caros, privatização, sucateamento do estado.

    Ari

    Dizer que o gustavo é cria do lerner é forçação de barra. O pai do guga, o saudoso Maurício Fruet, esteve uma única vez ao lado do então pedetista Lerner, em 1990, quando foi candidato ao Senado pelo PSDB e ambos apoiaram José Richa, pai do Beto, para o governo. Mas logo Fruet percebeu que o PSDB estava se transformando em um partido de direita, deixou o ninho tucano, regressou ao PMDB e voltou a ser adversário de Lerner. Gustavo entrou na política pelo PMDB, com as bênçãos de Fruet e Requião. Em 2004 (depois da saída de Lerner do poder, portanto), preterido na disputa interna do PMDB entre os defensores da candidatura própria e os apoiadores do petista Ângelo Vanhoni, gustavo saiu atirando e fez o caminho inverso do pai: foi de mala e cuia para o PSDB, chegando a assumir um discurso udenista, reacionário e fascista às vésperas da eleição de 2010. Só deixou o tucanato ao perceber que não teria legenda para disputar a prefeitura.

    Fabio_Passos

    Na verdade ele era PMDB histórico e brigou com Requião.
    Motivo: O PMDB de Requião, ao invés de lançar candidato próprio a prefeitura, apoiou Angelo Vanhoni do PT.
    Fruet era o candidato natural do PMDB e assim perdeu a oportunidade.
    Indignado cometeu o pior erro de sua carreira: Uniu-se ao psdb e ao golpismo lunático e reacionário do PIG.

    Agora Fruet está em melhores companhias.
    Mas o fato é que o PT tem Dr Rosinha que é um dos políticos mais sérios do Brasil. A esquerda tem potencial de chegar a prefeitura de Curitiba. Não deveria seguir um político que muda conforme sopra o vento.

    felipe.c

    Não lançar Dr Rosinha só por confiar na pesquisa que Fruet é favorito é um tiro no pé.
    Lançar candidato próprio não significaria fazer oposição ao "atual favorito", era só combinar aliança no segundo turno.
    PT é o partido no qual eu mais tenho votado, desde que comecei a votar, mas, desse jeito, vai ficando difícil.
    Eu votei no dr rosinha para Dep Federal, e apoiaria 100% na prefeitura de Curitiba.

    Fabio_Passos

    Dr Rosinha seria uma renovação de práticas e prioridades que Curitiba está precisando muito.
    Ainda espero que consiga disputar.

    Vlad

    Se não sabe, não invente.
    Fruet nunca foi do grupo do Lerner.

CLP

Tentaram fazer acordo com o Kassab, se indignar com o PT mais porque?Vao participar de uma aliança com o PSDB em Belo Horizonte, se espantar com o que?O PT e um partido IGUALZINHO aos outros.E não adianta vir com papo de que isto e coisa do Boris Casoy.O PT ja deu razão para o Boris Casoy.PT, pagina virada, vamos para outra.

Geloca

é dureza, viu?

Regina Braga

O Gustavo Fruet já sabia do Cachoeira,como só pegou o Zé…e o Lula se manteve com aprovação popular,mudou de lado,agora…resolveu seguir Dilma.

Filipe Rodrigues

Lula é sadomasoquista

onofre

Esse é o PT enigmático, que ninguém conhece mais. Quer o poder mesmo se for de carona com o inimigo.

Guilherme

Não voto no Fruet por nada! Este ano está difícil votar aqui em Curitiba…

    Ari

    Duas opções: Rafael Greca e Ratinho Júnior.

Leonardo Câmara

O PT é a esquerda que a direita gosta – Darcy Ribeiro.
http://www.pdt.org.br/index.php/pdt/lideres/verda

pretextato

Não nego que pode parecer uma contradição petista, apoiar um antigo adversário. Aliás adversário ferrenho. O que impressiona é um sujeito como o Fruet aderir ao governo Dilma e receber o apoio de Lula. O PT está sendo pragmático. O Fruet, chutado pelos tucanos do Paraná, está aderindo ao PT. Seria de bom tom o Fruet fazer pelo menos o que o Eduardo Paes fez: pedir perdão à Dona Marisa pelas tão ácidas criticas ao PT e ao presidente Lula. O Fruet é mais um a se abrigar sobre o imenso guarda-chuva que é o PT. Espero que o próximo não seja o Arthur Virgílio, o ACM Neto ou o Tasso Jereissati. O Serra, esse se o Lula estalar os dedos, vira petista desde criancinha. Os blogueiros da direita que chamam o Lula de molusco terão que engolir mais esta: pela primeira vez na história deste país um molusco engole tantos tubarões. O Lula é um gênio da política. Vou continuar lulista por muito tempo…aliás para sempre. O cara é genial. Saiu de um grande problema de saúde e já está dando seus cangapés e a oposição está perdida.

    helder luiz coutinho

    Concordo, e essa expressão é boa UM MOLUSCO ENGOLINDO TUBARÓES.

    Marcos C. Campos

    Se é o Fruet que está vindo (para o lado) do PT , ele que se proponha a vice de um Candidato do PT, como o Rosinha ou o Veneri.
    A direção estadual do PT , com a pressão da Gleisi, do Paulo Bernardo e do André Vargas , já estão "vendendo" o PT pelo preço mais baixo.
    O Fruet que até o ano passado batia no PT e na esquerda deveria PEDIR humildemente sair de vice …

Cleverson Lima

Éh, se o PT de Curitiba decidisse pela candidatura própria simplesmente entregaríamos por mais 30 anos a prefeitura de Curitiba para o mesmo grupo neoliberal que governa a cidade desde 1980, além de potencializar muito a reeleição de Beto Richa (PSDB) em 2014 ao governo do estado.

Não vejo problema nenhum em o PT, ao qual sou filiado, se aliar ao PDT com um candidato com REAL CHANCE DE VITÓRIA para assim ter uma administração com apoio do PT e com uma boa indicação na vice daqui alguns anos, pleitear, COM CHANCE DE VITÓRIA, a prefeitura de Curitiba.

    Ari

    Um candidato imprevisível, volúvel e que em 2010 era lacerdista de carteirinha?

    felipe.c

    Chance real de vitória… isso é mto relativo. Baseando-se somente em Pesquisa? Estas mesmas pesquisas demoraram para captar a evolução dos votos para Dilma, em 2010. Se fosse assim, Dilma não teria chance real de vitória.
    Dr Rosinha é um excelente candidato para prefeito. Votei nele para deputado, e, apesar de não votar em curitiba, seria um grande prazer vê-lo a disputar este cargo.
    E apoio de lula e dilma em curitiba não significa mta coisa, infelizmente. Vejamos os resultados das últimas eleições. Temos que marcar presença, criar um situação favorável ao partido, não para uma "situação anti-liberal" bastante vaga…

reinaldo carletti

eu acho que esse candidato antes de aceitar o apoio do pt., deve de publico pedir desculpas pelas atitudes descontroladas, tomadas contra o proprio pt, na cpi dos correios.
reinaldo carletti

Lu_Witovisk

Aiaiai…. to indo pra lá hj e já vi o que será a conversa da semana por lá. É como eu digo: é o deserto politico do PR. Me dá até palpitação… PT apoiando esse ai é dose. Camaleão total. Coitado do povo curitibano, não tem para onde correr, de um lado o bicho papão, do outro, a Cuca = so varia o penteado e a risada, mas a intenção é a mesma —> COMER o povo e agir em beneficio proprio. Nem o Chapolin Colorado daria conta de defender Curitiba e o PR.

Ricardo

Depois do Lulecio, que levou a prefeitura de BH elegendo aquele prefeito cujo nome começa com m e termina com erda, mais uma bola fora dos pragmaticos do paraná. Este nao é o PT que nós queremos. A entrada do Osmar Dias e do Fruet no PDT. partido da base, embola muito o meio campo. Pelo historico de criticas ao PT, o apoio a este cara é de uma incongruencia atroz.

EdiSilva

A pergunta dos militantes é a minha também. Este Fruet era um dos que mais falavam besteira na Câmara dos Deputados. Teve muitos momentos no JN por causa disto.

Fabio_Passos

Perder a chance de ter Dr Rosinha prefeito é muito ruim para Curitiba.

Zeza Estrela

Não sei quem é esse Tarso, mas ele não parece muito conectado com a realidade. O apoio a Fruet ainda não foi formalmente decidido, foi apenas a vitória de uma chapa que patrocina essa vergonha.
Ninguém sabe ao certo qual será o posicionamento de Lula, mas se ele abomina Marconi Pirillo que mentiu ao dizer ter alertado a ele sobre o "mensalão", não há razão para apoiar Gustavo Fruet que fez das ofensas a Lula e ao PT um trampolim para se tornar conhecido nacionalmente quando ainda estava no PSDB, partido do qual ele saiu por não encontrar espaço para viabilizar sua ambição de ser candidato a prefeito de curitiba.

Tarso Cabral Violin

Excelente matéria!

Deixe seu comentário

Leia também