No Ceará, Dilma 57% a 23%

Tempo de leitura: < 1 min

Ibope: Dilma está 34 pontos à frente de Serra no Ceará
04 de agosto de 2010 | 15h 58

ANNE WARTH – Agência Estado

Pesquisa divulgada pelo Ibope e contratada pela rede de televisão Verdes Mares mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, 34 pontos porcentuais à frente de seu principal adversário, José Serra (PSDB), no Ceará. Dilma recebeu 57% das intenções de voto, contra 23% de Serra e 7% de Marina Silva (PV). Os candidatos Ivan Pinheiro (PCB) e Zé Maria (PSTU) tiveram, cada um, 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não foram citados ou não chegaram a 1%. Do total de eleitores consultados, 7% disseram ainda estar indecisos e 4% declararam voto nulo ou em branco.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Dilma ficou com 42% das intenções de voto dos cearenses, Serra, 11%, e Marina, 3%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não concorre às eleições, foi citado por 7% dos eleitores. Neste cenário, 31% dos eleitores responderam estar indecisos e 3% disseram que iriam votar em branco ou anular.

Em um eventual segundo turno, Dilma venceria Serra com 63% das intenções de voto do Estado, contra 29% do tucano. Os indecisos somaram 4% e 3% declararam que votariam em branco ou nulo. O levantamento, realizado entre os dias 30 de julho e 1.º de agosto, entrevistou 1.204 eleitores no Ceará e tem margem de erro de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo número 21326/2010.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nonato Pinheiro

Sou do Ceará e terei vergoha do meu povo se derem mais 8 anos para esse sujeito do jatinho. Aliás, jatinho rima com linho ("atividade" do pai dele, que também foi senador, considerado o rei do linho branco). O Estado do Ceara ainda continuará pagando muito caro por legitimar nas urnas pessoa tão ordinária quanto esse sujeito. Tasso Jereissati é privatista de mão cheia. Vendeu a Coelce, a Teleceara, o BEC, desmontou e acabou com todo o sistema de educação e de saude. O Ceará teve toda uma geração de estudantes formada no governo dele que não conseguia fazer um texto de cinco linhas ou de somar 2 + 2 porque o sistema que ele implantou foi para extinguir reprovações o que evitaria a evasão escolar e assim o índice de crianças e adolescentes nas escolas do estado iria aparecer sempre em alta. Desativou todos os hospitais e postos de saúde do interior e deu uma ambulância de presente para cada prefeitura, para trazerem os doentes para a capital. Quando foi governador, os barnabés tiverama infelicidade de ver seus vencimentos reduzidos drasticamente, as forças de segurança rebaixadas do primeiro escalão para o terceiro e o caos está aí para todo mundo ver e o que nos foi retirado e não pago transformaram-se em precatórios. Já se passaram dez anos e nenhum centavo foi recebido. Esse dono de jatinho é um verdadeiro embusteiro, mas só será reeleito se Lula não pedir votos para os candidatos dele ao senado: Pimentel e Eunício. Se isso acontecer Tasso pode até vender o jatinho e todo o grupo dele, da sogra e dos seus iguais que jamais será reeleito, nem para deputado estadual. Só depende do LULA, a não ser que LULA não se incomode em ter um inimigo por mais 8 anos no senado.

filho

Se o jogo está quase 6 x 2 , porque não fazer mais um gol e acabar logo essa partida em 7 x 2?

José

Os 03 maiores colégios eleitorais do Nordeste(BA-PE-CE) já indicam uma votação expressiva para Dilma o que será acompanhado nos outros estados.A coligação demotucana irá perder representação,principalmente, na câmara alta.A votação em Dilma poderá se assemelhar à de Lula naquela região.

Carlos

Frio aqui no Sul… Vou pedir asilo climático no Nordeste…

Urbano

Será que os cearenses irão implantar o 'caos' para governar nos próximos anos? Se for igual ao outro, aquele antigo dos trevosos…

Marat

Se futebol fosse, o placar seria 5 x 2 – rsrsrs. Tomara que seja goleada no Brasil todo. A gente merece gente que goste do Brasil, porque, com o PSDB o Brasil deverá mais e empobrecerá mais!

Bonifa

Dizem que o PT do Ceará não está muito interessado em seu próprio candidato ao Senado, o excelente ministro da Previdência José Pimentel.

    Samuelom

    Amigo, o PT preocupa-se bastante com a eleição do Pimentel para o Senado, acredito que é prioridade depois da eleição da DILMA! A chapa é integrada por CID GOMES, irmão do Ciro (Atual governador disputando a reeleição), DILMA, PIMENTEL (para uma das duas vagas do senado) e EUNÍCIO (PMDB que disputa a outra vaga do senado)!

    Tasso, já aparece com grande vantagem nas pesquisas, algo em torno de 60%, contra 20% dos outros 2 candidatos (pimentel e eunicío), apesar de eu achar que a diferença não é tão grande como a pesquisa aponta, acredito que Tasso consegue sua cadeira no senado, ao não ser que LULA entre com força na campanha de EUNÍCIO e PIMENTEL! Na pior das hipóteses, o Estado do Ceará contará com dois senadores aliados ao governo federal, Inacio Arruda do PC do B ainda tem mais 4 anos por lá!!!

    samuelom

    OBS: Tasso tem participação nos grandes meios de comunicação do Estado do CE, sua mulher é filha do Edson Queiroz, falecido criador do grupo empresarial com o mesmo nome! A tv afiliada da globo, TV Verdes Mares é do Grupo Edson Queiroz, de outro lado a TV Jangadeiro contém participação do Tasso!

    Aonde quero chegar??? Essas pesquisas indicando Tasso com mais de 60% dos eleitorado visa gerar a sensação que Tasso já ganhou e obriga aos eleitores da dobradinha Eunicio-Pimentel a escolher somente um desses para votar, o favorito! Por exemplo, Fulano pretende votar em Eunício e Pimentel, ocorre que Fulano percebe que Tasso está praticamente eleito(segundo as pesquisas encomendadas pelas TVs as quais Tasso tem grande apoio), a outra vaga ou é do Eunício ou do Pimentel! Se Fulano é petista e quer garantir a eleição de Pimentel, por exemplo, ele não irá votar no Eunício (principal concorrente, segundo as pesquisas, de Pimentel), o que já facilita o trabalho para Tasso! Ou seja, essa ampla vantagem do Tasso soa como estrategia para inviabilizar a dobradinha Eunício-Pimentel!

    samuelom

    A vantagem, naturalmente deve existir, já que Tasso já governou o Estado por 3 vezes e, no momento é bem mais conhecido do que os outros, ocorre que a pesquisa traz alguns absurdo como, por exemplo a grande vantagem de Tasso em Fortaleza, que em 2002, perdeu na capital para Mario Mamede, o candidato do PT naquelas eleições! Tasso nunca conseguiu colocar seu candidato na chefia do poder executivo municipal de fortaleza, porque agora Tasso seria aclamado pelos fortalezenses! Isso sem falar que CID GOMES ja faturou muito currais no interior que antes eram tassistas!

Jairo_Beraldo

"Por 4 votos a 2, TRE nega registro da candidatura de Roriz no DF. Decisão foi tomada com base na Lei da Ficha Limpa.
Advogados do ex-governador informaram que vão recorrer ao TSE."

Se o TSE confirmar a candidatura Roriz, teremos que ficar alertas sobre uma possível fraude eleitoral.

    José Ruiz

    Eu acho improvável o TSE contrariar o TRE neste caso porque o Roriz é indefensável… é um caso perdido… mas insisto em um ponto chato, que muitas vezes passa batido: apesar do Roriz ser o Roriz, se não fosse a justiça, o povo do DF iria reelegê-lo… Como é possível isso?? Roriz é um Maluf sem classe (se é que dá para dizer que o Maluf tem alguma classe, né)… Mas o Roriz nem perfil de coronel tem.. é um troglodita lotado de processos nas costas… você compraria um carro usado do Roriz?? Eu não…

    Se Nagao

    O Roriz distribuiu títulos de posse de terra pública a rodo. O DF não tem mais área pública pois foi toda doada. Assim tem um eleitorado fiel.

Ed.

O PIG é demais! O leitor tem que estar antenado o tempo todo, senão…
Li a seguinte chamada:
"No Ceará, Dilma está com 34, na frente de Serra"
Distraído, passo batido, deve ser algo como 34 a 30… normal
Venho aqui e entendi: 34 pontos À FRENTEde Serra
Por que não publicam, como sempre, 57 a 23?
Volto lá pra conferir…já sumiu!
Mesmo maquiada, não ficou nem 10 minutos…

Mandacaru

Aqui em Cabrobó a acunhada vai sê inguá um piza cum foia di macambira.

Herminio

Realmente se o Ceará reeleger esse do jatinho porque posso, afinal ele é cheio das mufunfas, é uma grande vergonha pros cearenses,esse político foi um dos mais mesquinho em termo de fazer política, tudo que esse senhor fazia em Brasilia era achincalhar o Lula mas política é isso, fazer o que não é? só podemos aceitar o resultado das urnas e lamentarmos pelo retorno desse sr para pisar no povo por mais 8 anos.

tonicco

Vamos divulgar e fazer com que esse placar aumente mais em favor da Dilma…

Rosamaria Carvalho

Aqui ninguem quer o Serra, nem Tasso, nem Lúcio Alcantara, nem Cid, todos ex-governadores do Ceará.
Por que ninguém confia no Zé-deseperado-Serra nem no FH_Saliére. O Aécio seria o grande candidato simpatico que eles tinham.

ivonildo dourado

A surra no nordeste vai ser de vergalho de boi

Jairo_Beraldo

O problema é que o "tenho jatinho porque posso" é aliado tradicional dos Gomes. E parece terem um pacto de sangue.

    dukrai

    além disto, o ciro goma é amiguíssimo do aócio never. Ele não percebeu mas o seu jegue já passou arreado faz tempo e ele vai ficar chupando o dedo porque não tem mais lugar na carroça da Dilma.

João Luiz

Surra de vergalhão!

José Ruiz

Porém, o dado mais assustador no Ceará vem da disputa pelo Senado: Tasso "Tenho Jatinho Porque Posso" Jereissati tem 63% dos votos… Tasso foi um dos mais sujos inimigos do governo Lula… ideologia passou longe no Ceará… nem resquício…

    O Brasileiro

    Meu caro, o Tasso é dono de "metade" do Ceará!!! E a "outra metade" deve ser dos amigos dele!!!
    Ele tem ao seu dispor: televisão, políticos e tudo o que você possa imaginar fazendo campanha pra ele ininterruptamente!

Deixe seu comentário

Leia também