Marcos Coimbra: A caminho da eleição

Tempo de leitura: 3 min

14/05/2010 12:34:44

por Marcos Coimbra, em Carta Capital

Há uma diferença que assume, neste ano, maior proeminência: a existente entre os que conhecem os candidatos e os que (ainda) não sabem quem são

Os eleitores podem ser divididos e agrupados de várias maneiras. Podemos falar de distinções demográficas, de gênero ou idade, por exemplo. Ou de diferenças socioeconômicas, como as que existem entre as pessoas em função de renda, escolaridade ou situação ocupacional.

A diversidade regional é importante. Na última eleição, houve uma nítida geografia no voto, com o Sul indo para um lado e o Norte/Nordeste para outro. Nesta, algo parecido acontece, ao menos por hora, com José Serra à frente onde Geraldo Alckmin havia ido bem e Dilma Rousseff se distanciando nos lugares onde Lula venceu.

As variações entre cidades pequenas e grandes, especialmente as metrópoles e as capitais, fazem parte de nosso folclore político. No interior, votava-se mais à direita, enquanto o voto urbano tendia a ir mais para candidatos de esquerda e para as oposições. Em seus primeiros anos, isso acontecia claramente com o PT. Hoje, mudou.

Todas essas diferenciações jogam seu papel nestas eleições. Olhando as pesquisas, vê-se que existem diferenças entre o que pensam fazer homens e mulheres, nordestinos e sulistas.

Mas há uma diferença que assume, neste ano, uma proeminência maior que no passado: a que existe entre os que conhecem os candidatos e os que (ainda) não sabem quem são. Essa é uma dimensão sempre fundamental na interpretação das pesquisas pré-eleitorais, mas nunca foi tão importante quanto agora.

A razão para isso é simples e tem a ver com três fatores. Primeiro, que temos um presidente que termina seu mandato com uma aprovação popular que nunca houve em nossa história. Segundo, que esse presidente indica uma candidata e assegura que ela encarnará a continuidade de seu governo. Terceiro, que ela é pouco conhecida, pois só existe, por enquanto, uma candidatura (até pouco tempo atrás, duas) que os eleitores conhecem bem.

Ao contrário das outras diferenciações, a do nível de conhecimento dos candidatos tende a desaparecer ao longo da campanha. À medida que ela avança, a desinformação cai, se aproximando de zero, enquanto se amplia a informação. No dia da eleição, teremos, desejavelmente, o universo de eleitores em condições semelhantes de escolha: todos podem optar entre todos os candidatos, pois têm deles um conhecimento parecido.

Enquanto estivermos distantes dessa situação de homogeneidade, as pesquisas de intenção de voto devem ser lidas com cuidado. Não que sejam menos válidas, mas por misturarem pessoas diferentes em um aspecto essencial da eleição.

É possível, no entanto, contornar esse problema. Basta considerar, em separado, as respostas dos que conhecem e dos que não conhecem os candidatos, de quem sabe e quem não sabe que Dilma é a candidata indicada por Lula. É o mesmo que se faz para comparar o que pensam jovens e velhos, ricos e pobres, moradores de áreas rurais e urbanas e todas as outras diferenciações.

Na última pesquisa publicada do Vox Populi, feita há um mês, a intenção estimulada de voto (considerados apenas três candidatos) do conjunto dos entrevistados foi de 38% para Serra, 33% para Dilma e 7% para Marina. Nesse resultado médio estão, naturalmente, tanto as repostas das pessoas que acertaram a identificação de Dilma como candidata do presidente quanto das que erraram ou não souberam fazê-lo.

Quando, porém, se analisam separadamente as intenções de voto dos dois segmentos, vê-se um quadro diferente.

A tabela mostra que, se levarmos em conta as intenções de voto dos eleitores que sabem que Dilma é a candidata de Lula (que são 70% do total), ela está 11 pontos porcentuais na frente de Serra. O ex-governador lidera no agregado apenas por ter uma imensa vantagem, de 43 pontos, entre os eleitores que não sabem quem ela é (e que são 30% do universo).

Um dia, esses que não sabem vão desaparecer e todos (ou quase todos) vão saber. Para Dilma, a boa notícia é que os que não a conhecem são ainda mais propensos a votar nela que os que já o fazem. Para Serra, só haverá boas notícias se tudo que está em curso mudar.

(Foto: TSE/ Divulgação)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Santos

A mudança do comportamento das pessoas das grandes cidades que votam na esquerda e hoje votam mais na direita seja o efeito da mídia.
A mudança foi nas cidades onde a mídia tem poder de manipulação.
Portanto, não podemos desprezar o poder https://livefitness.com.br/ da mídia, pois fica provado que as ações contra o governo vem dando resultado.

Como não sou jornalista, caberia a Azenha fazer um trabalho neste sentido

Chupa, Tucanada…

Vox Populi/Band traz Dilma com 38% e Serra com 35%

O Vox Populi divulgou neste sábado pesquisa de intenção de voto para as Eleições 2010. A pesquisa, encomendada pela Rede Bandeirantes, mostra pela primeira vez a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) à frente do ex-governador José Serra (PSDB), após período de superexposição da petista no rádio e na TV. Na pesquisa estimulada, Dilma aparece com 38% das intenções de voto, contra 35% do tucano. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, assim como na última pesquisa Vox/Band os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

Kanhotão

Deu no PIG Band, Dilma na frente do Serra pelo Vox Populi

Messias Macedo

… E TEM MAIS II:

A pesquisa de intenção de voto espontâneo – quando o eleitor abordado pelos pesquisadores diz em quem vai votar – também aponta a liderança de Dilma Rousseff. Ela aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Serra tem 15%.
FONTE: Correio Braziliense online (Pela primeira vez, Dilma passa Serra em pesquisa de intenção de votos) http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia1

BRASIL – e a lembrança do Leonel Brasileiro Brizola
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Melinho

VOX POPULI DÁ VITÓRIA DE DILMA EM TODOS OS CENÁRIOS – TUCANOS PERDENDO AS PENAS

Na pesquisa espontânea:

Dilma Rousseff (PT): 19%
José Serra (PSDB): 15%
Lula (que não pode ser candidato): 10%

Na pesquisa estimulada:

Dilma Rousseff (PT): 37%
José Serra (PSDB): 34%
Marina Silva (PV): 7%

Segundo turno:

Dilma Rousseff (PT): 40%
José Serra (PSDB): 37%

Melinho

QUENTÍSSIMA

Dilma passa Serra na Vox/Band: 37% a 34%. E o Lula ainda nem começou a falar.

maria lucia

Eu não estou tão otimista, acho que o PiG vai pegar pesado, inesquecível a campanha de 89. Ainda tenho traumas, principalmente da rede Globo e da Verja. Eles elegeram um poste quebrado e sem luz, que foi o Collor, depois o derrubaram, (ou alguém acredita nos "caras pintadas" como força legítima? Eles foram insulflados pela mídia, que se sentia traída pelo panaca que colocaram lá). Hoje tem a Internet, que nos dá mais opções de informações, mas tem tanta coisa ruim sendo dita, a grande maioria dos eleitores vacila o tempo todo, espero que a razão fale mais alto, já que o Brasil está muito bem e nada acontece por acaso. Oxalá vença a sensatez e ser sensato é votar na continuação do governo Lula com a legítima sucessora Dilma.

    Angeluz

    Maria Lucia
    nao sei se vc mora em Sao Paulo, mas posso te afirmar não fique com medo do PIG eles estão perdidos
    a maioria das pessoas que eu conheço e estas da classe B C D vai votar na Dilma, e pode ter certeza não vai ser o PIG que vai alterar o futuro deste Pais..
    Abraços

    Antonio Sousa

    Maria Lúcia,

    Eu vi de perto o escândalo do PROCONSULT, quando tentaram, na marra, tomar do Brizola. O PIG, como adversário, merece respeito. Tudo de bom que acontece no Brasil hoje, ele tenta empalidecer, mas, creio sinceramente que as coisas estão mudando. As pessoas normais não querem o retrocesso. Deus é pai!

Messias Macedo

DA SÉRIE ‘COBRAS CRIADAS’!

SERÁ QUE JOSÉ (S)erra E *SÉRGIO (GU)erra SE QUEIMARAM?! Senão vejamos:

Incêndio atinge laboratório do Instituto Butantan em SP

FONTE: “grande” mídia

*’o conde francês’, o presidente nacional do tal partido; o babaca, segundo o presidente Lula

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

sergio Vesco

AGOREA UMA BOA NOTICIA PARA TODOS:
Dilma 37% Serra 34% no Vox Populi a ser divulgado hoje no jornal da Band….

dukrai

Olhaí o jacaré fechou a boca kkkkk

Dilma tem 37% dos votos contra 34% de Serra, diz Vox Populi

Ivan Satuf – Estado de Minas
Mateus Castanha – Estado de Minas
Publicação: 15/05/2010 17:34 Atualização: 15/05/2010 18:07

PSDB e PT aparecem tecnicamente empatados
Pesquisa divulgada neste sábado pelo instituto Vox Populi revela que a campanha presidencial se mantém equilibrada. Na pesquisa estimulada, na qual a lista de candidatos é apresentada aos eleitores, Dilma Rousseff (PT) aparece com 37% das intenções de votos, contra 34% de José Serra (PSDB). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, PT e PSDB aparecem tecnicamente empatados.

A terceira colocada, Marina Silva (PV), tem a preferência de 7% dos eleitores. Os votos brancos e nulos somam 8% e 14% não responderam ou não souberam responder.

Petistas e tucanos também estão parelhos num eventual segundo turno. A pesquisa revela que 40% dos eleitores preferem Dilma e 38% ficariam com Serra. A margem de erro coloca os dois pré-candidatos em empate técnico. Os votos nulos e brancos somariam 9%. Outros 13% de eleitores não responderam ou não souberam responder.

Lula garante votos

O apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua garantindo transferência de votos à pré-candidata do PT. Entre os eleitores entrevistados, 33% dizem que votariam com certeza no candidato apoiado pelo atual presidente. Outros 30% poderiam votar no candidato indicado por Lula, mas dependeria do nome escolhido. Somente 10% disseram que não votariam no candidato apoiado pelo mandatário e 24% não levariam a opinião do presidente em conta na hora de escolher o candidato.

No fim do mandato, presidente continua em alta com o eleitorado
Os dados mostram Marina Silva como a pré-candidata com maior nível de rejeição (21%), seguida de Serra (20%) e Dilma (15%). A pesquisa foi protocolada sob o número 11.266/2010. Foram entrevistados 2 mil eleitores em 117 municípios brasileiros de todas as regiões entre 8 e 13 de maio.

Disputa regional

A petista tem a preferência dos eleitores em quatro das cinco regiões brasileiras: Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Já Serra, vence no Sul do país.

A maior diferença percentual a favor de Dilma é no Nordeste, onde o presidente Lula goza de enorme prestígio. A pré-candidata do PT tem 44% das intenções de voto, contra 29% de Serra. No Sudeste, a disputa é acirrada. A petista tem 35%, contra 34% do tucano. No Centro-Oeste, Dilma tem 33% das intenções de voto, contra 31% de Serra. No norte, Dilma lidera com 41%, contra 32% de Serra.

Já na Região Sul, o pré-candidato do PSDB lidera com grande vantagem. Serra tem 44% das intenções de voto, enquanto Dilma tem a preferência de 30% dos eleitores.
http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/0

Fabrizio Guinzani

Do blog Tijolaço do Brizola Neto: Dilma passa Serra no Vox/Band: 37% a 34%
maio 15th, 2010 às 18:01
Desde o meio da tarde tenho a informação, mas esperei que alguém publicasse, como fez há minutos, o Correio Braziliense, que eram estes os números: Dilma Rousseff ultrapassou José Serra na pesquisa Vox Populi encomendada pela Rede Bandeirantes e que deverá ser divulgada hoje à noite.
Foram 2 mil entrevistas, realizadas em todos os estados brasileiros, exceto Acre, Amapá e Roraima, realizadas entre 8 e 13 de maio. Não absorvem, portanto, o programa do PT, veiculado na noite de 13 de maio. E revelam que Dilma tem 37% das intenções de voto contra 34% de José Serra.A margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro – 11.266/2010 – foi feito dia 7 no TSE.
Na última pesquisa Vox/Band, em 3 de abril, a vantagem de três pontos era inversa: Serra tinha 34% e Dilma, 31% na lista com Ciro candidato. Na que não continha Ciro – como agora, por óbvio – a vantagem serrista era de 38% a 33%.
Em tese, ambas as pesquisas podem apresentar um empate estatístico, por causa da margem de erro. Mas é evidente a tendência, aliás coerente com o que todas as outras pesquisas vinham registrando.
Na análise que publicou na Carta Capital que circula hoje, de certa forma, o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, já previa esta ultrapassagem, leia só:
Na última pesquisa publicada do Vox Populi, feita há um mês, a intenção estimulada de voto (considerados apenas três candidatos) do conjunto dos entrevistados foi de 38% para Serra, 33% para Dilma e 7% para Marina. Nesse resultado médio estão, naturalmente, tanto as repostas das pessoas que acertaram a identificação de Dilma como candidata do presidente quanto das que erraram ou não souberam fazê-lo.
Quando, porém, se analisam separadamente as intenções de voto dos dois segmentos, vê-se um quadro diferente.
A tabela mostra que, se levarmos em conta as intenções de voto dos eleitores que sabem que Dilma é a candidata de Lula (que são 70% do total), ela está 11 pontos porcentuais na frente de Serra. O ex-governador lidera no agregado apenas por ter uma imensa vantagem, de 43 pontos, entre os eleitores que não sabem quem ela é (e que são 30% do universo).
Um dia, esses que não sabem vão desaparecer e todos (ou quase todos) vão saber. Para Dilma, a boa notícia é que os que não a conhecem são ainda mais propensos a votar nela que os que já o fazem. Para Serra, só haverá boas notícias se tudo que está em curso mudar.

Jairo_Beraldo

"No PSDB, a avaliação é que o impacto do programa do PT nas pesquisas é inevitável. "O partido adotou o lema de que o crime compensa", disse o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), para quem a aplicação de multa é pequena em comparação com o ganho eleitoral."

A coisa mais triste no ser humano, é quando a inveja, e não projetos toma conta de si! E pior ainda, quando vira panela, sendo de direita ou esquerda!

    joão

    jairo, quão centrado e certeiro o seu comentário! o TSE impõe multas ridiculamente pequenas, o PSDB reclama e, claro, se trata de inveja. em caso de um FHC ferindo a lei eleitoral . . . er, não sei, você me corrige?, acho que seria um caso de injustiça mesmo. acertei?

Guilherme Milani, SP

Olha novo exemplo de como o governo de SP faz desse estado um estado cada vez… PIOR.

"Incêndio destrói maior acervo de cobras dos trópicos do mundo – Eram 77 mil serpentes classificadas e outras cinco mil em processo. Todo o conhecimento do Brasil estava aqui. São 100 anos de história, disse o cientista Francisco Franco, curador da coleção."
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/bombeiro

Leider_Lincoln

Depois da parceria Público-Privada da polícia com os bandidos em São Paulo, que assaltaram uma eleitora dentro de uma delegacia e roubaram uma outra em Itanhaém, o "choque de jestão" do Mais Preparado incendiou o Butantã e destruiu a maior coleção de cobras tropicais do mundo:http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documen
Querem isso para o Brasil? Votem em José Chirico Serra, PSDB-SP (apoiado pelo DEM, PPS e agora PTB), número 45!

hehehehehe*

*Homenagem às hienas a soldo…

Messias Macedo

AINDA SOBRE A ANÁLISE CIENTÍFICA DO MARCOS COIMBRA, DO VOX POPULI [… A tabela mostra que, se levarmos em conta as intenções de voto dos eleitores que sabem que Dilma é a candidata de Lula (que são 70% do total), ela está 11 pontos porcentuais na frente de Serra…]:
EPÍLOGO – por enquanto! Enquanto isto, a DIREITONA continua urdindo golpes e factóides!

Bom, aí, está provada a tese que qualquer babalorixá de esquina, minimamente inteligente e/ou sagaz, pode prescrever como receituário mercantilista: Dilma Brasileira Rousseff será eleita no primeiro turno!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Macedo

AINDA SOBRE A ANÁLISE CIENTÍFICA DO MARCOS COIMBRA, DO VOX POPULI [… A tabela mostra que, se levarmos em conta as intenções de voto dos eleitores que sabem que Dilma é a candidata de Lula (que são 70% do total), ela está 11 pontos porcentuais na frente de Serra…]:

# Consideremos o percentual dos atuais eleitores indecisos;
# Consideremos, também, o percentual dos pesquisados que afirmam votar no candidato da DIREITONA, porém, votarão, efetivamente, em outro(a) candidato(a), tão logo saibam que José (S)erra é apoiado por José Ferra [a nação!];
# Consideremos, ainda, o percentual dos eleitores que votam, digamos, na “boca do vestiário”, ou seja, no time que está ganhando… Os eleitores que, hoje, votariam no “líder” José (S)erra e que, ‘amanhã’, vestirão a camisa da líder Dilma Brasileira Rousseff, a candidata do time do técnico Luiz Inácio…

Rodrigo Carvalho

Pois eu já passei e passarei e-mail para o TSE e Supremo, acusando a preferência política deles e criticando as decisões que tomaram. Na eleição anterior fiz o mesmo e muitos outros também. Pode pouco adiantar, mas eles estarão melhor informados de que não iremos aceitar isto.

    Fernando César Oliveira

    OFF-topic

    #MachismoTucano: Deputado diz que estudante de Direito é 'mal-amada'

    Presidente do PSDB no Paraná, o deputado estadual Valdir Rossoni fez hoje um inacreditável ataque machista contra uma estudante de Direito da UFPR.

    "Você deve ser mal-amada", escreveu o tucano através de sua página no twitter —http://www.twitter.com/Rossoni

    O ataque machista de Rossoni foi dado em resposta a uma crítica da estudante, que havia sugeriu a ele que desse "uma volta nos arredores da Santos Andrade à noite".

    Perto dessa praça, localizada no Centro de Curitiba, são comuns o consumo e o comércio de crack. E o presidente do PSDB paranaense havia reproduzido antes uma piada relacionada ao Dunga e ao crack ("Siga o exemplo do Dunga, não use craque!").

    Ao que a estudante também rebateu:
    "Eu sou uma pessoa que normalmente vota no PSDB, como não é segredo a quem me conhece. Mas se o Presidente do Partido age de tal forma e aqueles em que voto o escolheram para representar o partido, como vou me considerar representada?"

    Fontes: http://twitter.com/DrRosinha
    (twitter do deputado federal Dr. Rosinha, PT-PR, que também criticou a atitude de Valdir Rossoni)

    O relato escrito pela própria estudante: http://www.bocamaldita.com/modules/novidades/cron

    Anderson Gomes

    Rodrigo, boa noite. também quero enviar uma mensagem para esses dois órgãos públicos. Teria o endereço para divulgar, ainda não o encontrei.
    Precisamos fazer pressão. Meus pensamentos são mais a esquerda, acho que a pressão tem que ser forte e eficaz, meu único receio e ela ser confundida com tumulto pelo "Pig", que explora negativamente até arroto do nosso Presidente, diga-se de passagem, o Presidente que muitos povos desejam ter.

Neo-tupi

Ao ser entrevistado na Rádio Jornal, em Pernambuco, José Serra (PSDB/SP) naufragou como o Titanic, quando lhe perguntaram sobre o reerguimento da indústria naval no governo Lula, acabando com as encomendas de navios e plataformas de petróleo da Petrobras que eram feitas no exterior, no governo FHC, gerando empregos em estaleiros estrangeiros. No vídeo:
[youtube -wLt8exuXawhttp://www.youtube.com/watch?v=-wLt8exuXaw youtube]

    Ramalho

    Também não consigo postar vídeo. Seria bom para o blog que fosse explicado como fazê-lo (no browser que uso, o Firefox, o vídeo não aparece)

luiz nacinovic

Eu acho que vai ser dureza até o final.

Mineiro

Alguns especialistas no assunto suspeitam da existência de uma orda de demônios carecas atormetando o momento político por que passa o Brasil.
Alguns acontecimentos grotescos, a exemplo do ocorrido em Brasília, reforçam a suspeita da atividade dessas entidades em nosso território.
Ciente da gravidade da situação, o governo já agendou uma sessão de exorcismo, com a primeira sessão prevista para o dia 04/10/2010.
A população deve estar ciente de que, dependendo da gravidade da infestação, poderá ser necessária uma segunda sessão para expulsão definitiva destas entidades malignas do nosso meio.

Gerson Carneiro

ROMEU e JULIETA

E o Gabeirão, como candidato a governador do Rio, tenta inovar como o fez com sua tanga de crochê.

"Apoio apenas a Marina. Quem vai apoiar Serra é o meu vice, do PSDB. Fizemos esse acordo há muito tempo." – Fernando Gabeira

Ah tá. Um come a goiabada, e o outro come o queijo. E o banquete não é nada disso que vocês estão pensando. Seus maldosos.

Fernando Régis

E as pesquisas espontâneas! Sempre foram saudadas pela imprensa como "o verdadeiro termômetro eleitoral quando estamos distantes da eleição". Agora elas sequer merecem menção pelo PIG. Em certa medida, as espontâneas fazem as vezes da análise proposta no texto postado acima.
Verdades complexas devem ser interpretadas à luz das evidências disponíveis. Pois elas se somam pela continuação deste governo que revolucionou o Brasil.
O povo sabe votar.

Messias Macedo

SOBRE NÃO-PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO!
DA SÉRIE ‘ENTENDA O PIG’!

Dilma vai à missa, lamenta multa, mas diz que paga

FONTE: mais um “editorial” do Josias de Souza “da Folha” [da ditabranda!]

NOTA: desdenhando da presença de Dilma Rousseff numa cerimônia da Igreja Católica, o texto encontra o formato de libelo-escárnio potencializado por imagens que se alternam entre o título e o corpo do “editorial” – perdão, ato falho -, do ´post’!

“Por sorte, a ex-devota de Marx tinha a seu lado um especialista. Socorreu-a o ex-seminarista Gilberto, chefe de gabinete de Lula”, anotou Josias de Souza, nada de preconceito, nada de patrulhamento… Josias de Souza [“da Folha”!] um oásis de isenção, jornalista-colega dos patrões Frias!

República Desta Grande ‘Mérdia’ Golpista
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

‘Imagine’, diria John Lennon

… E quando, no período eleitoral, a campanha no rádio e na TV começar a exalar cheiro – e emoção – de povo, de brasilidade! A campanha política, o destino do país, efervescendo nas ruas, nos palanques! Imagine(m)!

É primeiro turno! Porque o honesto e trabalhador povo brasileiro quer gente decente e competente! DILMA BRASILEIRA ROUSSEFF PRESIDENTE!

BRASIL – em homenagem ao povo brasileiro!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

… E quando, no período eleitoral, a campanha no rádio e na TV começar a exalar cheiro – e emoção – de povo, de brasilidade! A campanha política, o destino do país, efervescendo nas ruas, nos palanques! Imagine(m)!

É primeiro turno! Porque o honesto e trabalhador povo brasileiro quer gente decente e competente! DILMA BRASILEIRA ROUSSEFF PRESIDENTE!

BRASIL – em homenagem ao povo brasileiro!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Leider_Lincoln

Azenha, Conceição, Emerson, Guedes, chamem a hiena: peçam para ele, o Klaus, o Ubaldo, o Graeff, o Ruy Fabiano, o Sérgio Guerra que encham os posts de "hehehehe", que falem sobre "malefícios" como o Bolsa Família e o Salário-Maternidade, por que não será com o projeto de segurança que o Mais Lustroso que vencerão as eleições: mulher é assaltada DENTRO de uma delegacia em São Paulo.
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/05
É este o resultado de algum "choque de gestão"? De alguma parceria Pública (Polícia) Privado (Bandidos)?
Ri aí para nós, dvorak!

Supertramp68

Como diria uma amigo meu: o jogo só acaba quando termina. Melhor esperar outubro pra ver o resultado. Muita agua ainda vai passar debaixo da ponte. Independente de quem ganhar, o Lula já ganhou.

Messias Macedo

ROBERTO JEFFERSON, O ILIBADO (sic), DIZ: “(S)erra me segura que eu sou da tua ‘tchurma’!” E cantarola: “E lá vou eu!…” Senão vejamos:

Jefferson confirma a adesão do seu PTB a José Serra
FONTE: grande MÉRDIA nativa!

República Destes Bananas da DIREITONA oposição ao Brasil, fascista eterna, antinacionalista, corrupta, golpista
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Paulo Marinado

    Menos o PTB de Alagoas. Do Collor. Ele continua com a Dillma.

Nostradamus

Azenha, sobre o "imbróoglio" que envolveu o PSDB e DEM na questão da "cartilha" aos deputados oposicionistas contra Dilma, segue uma nota que me pareceu oportuna. Abraços.

Tem o dedo do marido da Eliane Cantanhêde nesta história…

Para quem ainda não sabe, a moçoila é casada com o publicitário Gilnei Rampazzo, um dos donos da GW, a produtora que cuidou das últimas campanhas de Geraldo Alckmin e José Serra.

Como a moça em questão tem relações carnais com a oposição e é dela o “livro” chamado PFL (antes de virar DEM, o que é a mesma coisa), pode ser que esteja metida nesta imbróglio.

Cuidado com a leitura de suas colunas na Folha pois a citada jornalista perdeu o benefício da dúvida há muito tempo.

Abaixo detalhes do livro em questão que foi publicado por quem? PUBLIFOLHA:

A jornalista Eliane Cantanhêde, que assina a coluna “Brasília” da página A-2 da Folha de S. Paulo, explica de forma sintética os principais momentos da história do PFL (atual DEM), de suas origens até a atualidade. Cantanhêde reconstrói os eventos em torno dos quais emergiu o PFL, a partir de uma dissidência do PDS e da formação da “Aliança Liberal”, e acompanha sua trajetória ao longo dos últimos 16 anos. A jornalista identifica e examina as figuras políticas chave –como Antonio Carlos Magalhães, Marco Maciel, Jorge Bornhausen e Aureliano Chaves– que fizeram desse partido um ator político central no cenário político brasileiro. E analisa a participação do partido no governo FHC e a relação deste com ACM.

Antonio Lyra Filho

A mudança do comportamento das pessoas das grandes cidades que votam na esquerda e hoje votam mais na direita seja o efeito da mídia.
A mudança foi nas cidades onde a mídia tem poder de manipulação.
Portanto, não podemos desprezar o poder da mídia, pois fica provado que as ações contra o governo vem dando resultado.

Como não sou jornalista, caberia a Azenha fazer um trabalho neste sentido

cicero

Eu não consigo ver o ze pedagio na frente se viajo de onibus em são paulo os passageiros fala mal do cara, se vou para Bahia de avião os passgeiros fala mal do cara se vou para periferia a massa fala mal de zé pedagio.
Se ligo para Minha Irmã que mora no rio os cariocas odeia o cara,enfim acho que essa pesquisa dita-folha é feita na avenida paulista.

Rosa Maria P, Costa

Qual será a posição de Ciro Gomes nessa eleição? Ora, entendemos que Ciro deveria ser melhor tratados
por algumas das lideração do PT. O Ciro tem um dos melhores discurso politico, tem posições claras, e respostas
para quase todos os problemas do pais. Mas…, mas acho que o Ciro não deve perder esse Momento Histórico, não
deve se limitar as circunstâncias atuais. O que dirão daqui a três anos se o Ciro não tiver uma papel ativo nesse eleição?
Se lá surgir a grande oportunidade, como pedirá apoio? Se o LULA não se candidatar em 2014,como ele disse?

David R.Silva

O Coimbra acertou na MOSCA. de Belo Horizonte.

David R.Silva

O TSE, resolveu está com o PIG. Vamos destruí-los se sacanear GERAL o POVO. de Belo Horizonte.

David R.Silva

Apesar do TSE ser em sua grande parte tucano, apenas alertamos: Nós, o Povo, nesta parada Eleitoral faremos valer o que vem do Povo. Estamos acordados e VIVOS! de Belo Horizonte.

joao batista

poxa !!! Nao vejo a hora de ser mais feliz quando Dilma for declarada eleita presidente do brasil.

Gerson Carneiro

O PIG pode dizer o que disser da Dilma. Eu não quero nem saber quem morreu; eu só quero é chorar. Em uma versão mais leve: eu não quero nem saber quem perdeu o soutian; eu só quero é mamar!

Sonia Montenegro

Serra quer fazer a máxima de que ele é tão parecido com o Lula, mas tão parecido com o Lula, que ele acaba sendo mais parecido com o Lula do que o próprio Lula, embora tenha como origem o ninho dos maiores adversários do Lula. Em 2002, quando fingia não ser do mesmo partido do FHC, seu slogan era continuidade sem continuísmo. Os tucanos não abandonam seu posto eterno, sempre, em cima do muro!!!

Marat

Se ela estiver atrás nas próximas pesquisas, ficarei pessimista e acreditarei que a imprensa, apesar de sua falta de credibilidade, ainda tem força. Espero que ao menos haja empate…

nelci silva

PIG é o fantasma da derrota que se avizinha, xo zé pedagio vá de retro coisa ruim.

Klaus

Soberba…

Fernando

Dilma eleita, não toma posse, aposto 20 x 1
Quem tomou posse na presidência do TSE mesmo?
Se não me engano foi o consultor jurídico em cadeia nacional do PSDB-DEM quando era presidente do STF.
Ele dava entrevista sobre um assunto em um dia, e no outro o PSDB-DEM entrava com uma ação seguindo seu conselho…KKKK

Junior

Só aviso uma coisa aos ububús de toga, o povo não vai aceitar.
Querem pagar para ver? Então façam o que vocês estão orquestrando!

    Jairo_Beraldo

    Na eleição de 1998, o presidente do TSE, Sepúlveda Pertence , recomendou na imprensa, que FHC deveria ser reeleito, na maior cara dura. Não se assuste, se esta versão do TSE recomendar Serra no PIG.

    Neo

    .
    .
    Desmascarada a estratégia de campanha do marqueteiro do
    .
    Serra tentando vender o que ele NÃO é.
    .
    Vejam a estratégia “Tubaína”…
    . http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/05
    .

    JGGL

    Orquestrando o que? Uma lavada em Serra no 1º turno. Pode aguardar que isso acontecerá.

Messias Macedo

[A OPOSIÇÃO AO BRASIL ACUSA O NOCAUTE! Senão vejamos:]

PSDB e DEM estudam ação contra propaganda do PT por dano "irreparável"
14/05/2010 – 13h27
FONTE: NOELI MENEZES
da Sucursal de Brasília
Folha online

LEITURA: o dano irreparável (sem aspas!) provocado pelo programa foi o anúncio à nação de que Dilma é Lula e (S)erra é FHC!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    José Silva

    Se é irreparável retire-se da disputa enquanto há tempo, porque o tombo vai ser feio!!!

    Neo

    .
    .
    Dano irreparavél foi o que o PSDB de FHC e Serra fizeram ao Brasil, tanto que a simples lembraça disto tira 90% dos votos possíveis para o Serra – ministro do planejamento de FHC…
    .
    .
    Democracia é poder do povo, pela vontade do povo, voto do povo e não de um TSE Serrista e "hondurenho" golpista..
    .

    Jairo_Beraldo

    Irreparável, foi o erro cometido pelo Serra em impor sua candidatura, destruindo seus aliados.

Eutímio Pimentel

Sabe quando o Serrágio vai ser presidente do Brasil ?? Como diria o velho Bezerra da Silva — Só quando morcego doar sangue,e saci cruzar as pernas !! Ou seja : Nunca !!!! Dessa vez vamos enterrar definitivamente essa corja de lesa pátria,esse comboio de filho de uma égua que só pensam em lotear o Brasil. É DILMA no primeiro turno,pra mostrar -lhes que o povo ama Lula,e que aprova seu governo !!

Alexandre Porto

A pergunta que não quer se calar é pq esse cruzamento relativamente fácil de ser feito não é divulgado em TODOS os institutos?

Luiz Augusto Barroso

Desconstruir Dilma ? Ele pode até tentar. Mas, como diria Garrincha, "… falta combinar com os russos" que nós, o povo, não vamos "reconstruir" o Serra ? Quem disse que nós, o povo, não vamos lembrar, dia após dia, todos os dias, a todos, que ele é o neoliberalismo, que ele é FHC ?

Jairo_Beraldo

A coluna “Rosa dos Ventos“, na Carta Capital, chama a atenção para uma das faces do Golpe contra a Dilma, ou sua “desconstrução”. É o deputado Pires Franco, do DEMO do Pará, que disse: “essa eleição vai ser decidida no terceiro turno, no tribunal”. Ainda mais que este ano a urna eletronica ainda não terá o papelzinho do Brizola. Quer dizer: se a “desconstrução” não der certo, vão querer tomar a eleição no tapetão.

mila

Deus queira Beraldo. E pelo Brasil. Pois quem perderá com o retorno dos demo-tucanos ao poder central é o Brasil e o povo brasileiro. Lula já é um homem realizado, vitorioso no Brasil e sucesso no mundo, onde é reconhecido onde passa. Capaz até de solucionar o ocnflito entre o Irã e USA/Israel, feito extraordinario nunca antes imaginado. O que nos interessa é que Lula já está na história do Brasil como grande estadista, ao lado de Getulio e Juscelino.

    Jairo_Beraldo

    Sou mineiro, Mila, e não coloco Juscelino como grande estadista. Foi, sim um oportunista.

Messias Macedo

AZARADÃO!

Para José (S)erra, o correligionário réu no STF responde por Eduardo AZARado, ao invés de Azeredo!
Ou azarado é o próprio (S)erra?!

[TucanoDEMoníaco] Eduardo Azeredo é re-autuado no processo do ‘Mensalão do PSDB mineiro’! O ex-governador passou da condição de acusado para a de réu. Cumpre ressaltar que o relator do processo continuará sendo o ínclito e impávido ministro do STF Joaquim Barbosa.

NOTA: a notícia foi divulgada, agora há pouco, através do informativo ‘A Voz do Brasil’

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    Marco

    "a notícia foi divulgada, agora há pouco, através do informativo ‘A Voz do Brasil’ ".

    Ah, agora eu sei por que, numa rádio do sistema PIG, aqui no RS, estavam reclamando da volta da "Voz do Brasil" ao horário das 19 horas. Já sabiam que ia sobrar para o compartidário deles!

Messias Macedo

“PERAÍ”:

Os estropícios bicudos e sem discursos tucanoDEMoníacos estão reclamando do belíssimo – e verdadeiro – programa partidário, no qual a nação ficou sabendo que Dilma é Lula e (S)erra é FHC!
Sim, e aquele programa do PSDB, exibido há poucos meses, protagonizado pela dupla nefasta (S)erra e o neto do “dotô” Tancredo?! Aquele programa medíocre caracterizou ou não propaganda eleitoral antecipada?!
Com a palavra o TSE!

NOTA: "peraí", além de 'bananas', querem nos fazer de 'trouxas'?!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

miguel grazziotin

Acho que a direita sabe disto e tentará varias armações para colar algum escandalo em Dilma. Nao importando se verdadeiro ou nao. Nao esqueçamos do episodio do dinheiro e da armaçao orquestrada por TODA a midia e que provocou o segundo turno. Vejam o que o TSE está fazendo com o PT e poupando o PSDB.

gilberto

Quem é contra a liberdade da imprensa de perguntar o que quiser ? Só o PIG pode ?

    Jairo_Beraldo

    PIG nada…o TSE é quem está embolando o meio de campo.

Messias Macedo

[PARA ACALMAR O PRECOCEMENTE ENERVADO JOSÉ FERRA (a nação!)]

POR QUE O PIG AINDA NÂO DEU ESTA NOTÍCIA?!
[TucanoDEMoníaco] Eduardo Azeredo é re-autuado no processo do ‘Mensalão do PSDB mineiro’! O ex-governador passou da condição de acusado para a de réu. Cumpre ressaltar que o relator do processo continuará sendo o ínclito e impávido ministro do STF Joaquim Barbosa.
NOTA I: a notícia foi divulgada, agora há pouco, através do informativo ‘A Voz do Brasil’
NOTAII: as redações do PIG, mais uma vez em polvorosa, estão se estrebuchando para encontrar uma manchete que absolva, a priori, o ‘Azeredão do Mensalão do PSDB do José (S)erra’, o mesmo José Ferra [a nação!]!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    O Brasileiro

    Claro que querem absolvê-lo, ele está tentando restringir a internet para beneficiar os oligarcas da mídia!

Donizeti Costa – SP

Questões urgentes para o tucano Serra decidir :

1.- Será que ainda dá tempo dele fazer uma cirurgia plástica e deixar sua cara igualzinha a da Dilma ?
2.- Será que já inventaram uma máquina do tempo e o Serra pode voltar para o ano de 1994 e não participar do desastre que foi o governo do FHC ?
3.- Será que dá tempo do Serra fazer um curso tipo aqueles de auto-ajuda : " como fazer amigos e influenciar pessoas", para tentar convencer a maioria do eleitorado que ele vai continuar as boas politicas do governo Lula e do PT ?
4.- Será que o povo vai acreditar que o autoritário e vingativo politico Serra, que adora criminalizar movimentos sociais e bater em professores em greve, adepto do jogo sujo na política virou um cordeirinho ?

Se nada disso for possível, bye-bye Serra 2010 !

Tweets that mention Marcos Coimbra: A caminho da eleição | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Lula Notícias. Lula Notícias said: Marcos Coimbra: A caminho da eleição http://bit.ly/8Y6mBB #Lula #Dilma #PT […]

Jairo_Beraldo

Trocando em miúdos, Dilma será eleita presidente no primeiro turno!

    Ruy Barbosa Maciel

    Bidú! Acertou em cheio. è isto que o Coimbra vem falando desde o início. porque que vcs acham que o consórcio PIG?DEMOTUNGANOS, estão neste desespero todo?

    Ruy Barbosa Maciel Governador Valadares MG

Deixe seu comentário

Leia também