Lincoln Secco: A Justiça que prendeu José Dirceu é a mesma que silenciou sobre corrupção no governo FHC, mensalão tucano, trensalão e helicóptero com 450 kg de cocaína

Tempo de leitura: 3 min

MC-JoseDirceu-20150804-02

José Dirceu deixando a PF, em Brasília, e embarcar para Curitiba. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Espetáculo Midiático: Lava Jato agora Prende quem já Está Preso!

José Dirceu: a Última Prisão

por Lincoln Secco, especial para o NECPT e Viomundo

Qual a importância da nova prisão de José Dirceu? Nenhuma! Dirceu foi retirado do tabuleiro político em 2005, tornou-se inelegível e cumpre pena de prisão depois de sofrer um julgamento político no Supremo Tribunal Federal. Não representa ameaça eleitoral e nem mesmo tem influência preponderante no seu partido.

Do ponto de vista de um juiz também carece de função prender alguém que já está preso! Afinal, Dirceu cumpre pena de prisão domiciliar em Brasília. Não pode viajar. Só sai para o trabalho. Por que, então, prendê-lo?

Estranhamente, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região havia negado o pedido de habeas corpus preventivo da defesa de Dirceu. Agora sabemos o porquê.

Não Podem Prender Lula 

Dirceu foi preso porque a operação Lava Jato precisa de um espetáculo por semana. Outros “grandes nomes” já se esgotaram. Empreiteiros famosos  e políticos do PT já estão presos. Requentaram Dirceu pela simbologia que seu nome ainda guarda na história da esquerda brasileira. Não podem prender Lula, ao menos sem graves e imprevisíveis repercussões nacionais e internacionais. Talvez ainda prendam Lulinha, o seu filho. Quem sabe?

É o mesmo estado de direito que silenciou sobre todos os escândalos de  corrupção do governo FHC e do metrô paulista. É a mesma imprensa que não  investiga o mensalão tucano ou uma aeronave com 450 kg de cocaína,  propriedade de parlamentar umbilicalmente ligado a um candidato  derrotado à presidência da República.

Mas para que falar disso se todos já sabem que não acontecerá nada?

Equívocos do PT

O erro de Dirceu (e do PT) foi ter encarado todo o julgamento no STF  como algo passível de defesa jurídica. Tratava-se de julgamento político e, como tal, ele deveria ter denunciado o tribunal, despedido os advogados e feito sua própria defesa. A ilusão de que bons advogados conseguem ao menos redução de pena, caiu por terra no seu caso. Sempre haverá outro juiz midiático pronto para lhe impor mais uma pena.

A tentativa final estampada em todas as matérias jornalísticas e  declarada com gosto por um delegado de voz afinada com o juiz tucano é  provar que a “corrupção petista” sempre foi para fins pessoais. Assim, a  atividade de consultoria de Dirceu serviu a … fins particulares! A  polícia descobre que, expurgado da vida pública e atuante como  empresário ele buscava… lucros. Mas o alvo é sempre Ele: Lula. O mesmo  argumento tem servido para dizer que Lulinha ganhou recursos ilícitos do BNDES ou é dono da Friboy.

Fim e Recomeço?

Quanto a Zé Dirceu, nem sempre concordei com suas opções políticas, mas  respeito seu passado de lutador honrado. Não acredito que ele saia um  dia da prisão. Ele foi marcado para morrer em 1968 e jamais será  perdoado. Antes de seu julgamento ele disse que se dedicaria legalmente  como consultor a ganhar dinheiro para pagar seus advogados e se manter.

Foi um erro de quem aderiu à social democracia e acreditou na  imparcialidade das instituições? O que eu penso de consultorias? É o mesmo que penso de qualquer negócio  capitalista, mas isso não torna Dirceu culpado segundo os mores do  sistema em que vivemos. Dizer que ele criou o esquema de corrupção da  Petrobrás é puro ataque político. O esquema havia no governo tucano,  como disse um dos delatores.

Ninguém no PT vai reagir a nada. Até porque simplesmente mostrar que o  PSDB também é corrupto não salva a pele de ninguém. Com isso, eu me  despeço da figura histórica de José Dirceu. Ao contrário de neopetistas,  eu e muitos outros o defenderemos publicamente. Acompanhei sua  trajetória recente no PT e fora dele. Ela terminou. Espero que ele  abandone o circo das formalidades jurídicas e defenda a si mesmo. Assim,  quem sabe possa reencontrar sua história. Por que esta é quem o absolverá.

Força Zé!

Dixit, et salvavi animam meam. Disse e salvei a minha alma.

Leia também:

Emanuel Cancella: Prender José Dirceu é mole, quero ver prender Aécio e Anastasia 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sérgio

Enquanto isso, tudo afunda com o presidente da câmara. E novamente todos vamos pagar muito caro. Anos e anos pela frente para pagarmos a conta aos eternos mandatários.

Estrela Vermelha

Uma coisa temos que admitir. Gilmar Dantas, ops Mendes, é o ÚNICO ministro do STF com independência. Julga como quer sem dar satisfação e sem se sujeitar a pressões. Os outros? COVARDIA PURA

Yule Cristina

Até os idiotas sabem que a corrupção na Petrobrás corria solta no governo de Fernando Henrique, inclusive foi ele quem acabou com as amarras nas licitações que poderiam coibir a roubalheira, só os bandidos que querem se apropriar do Pré-Sal e para isso estão destruindo a Petrobrás, as empresas da construção pesada e, de quebra LULA, DILMA e o PT, tentam fazer os alienados acreditar que o corrupção começou na governo LULA.

abolicionista

O erro de Dirceu, e do PT, foi achar que o Brasil virou uma democracia quando os milicos saíram do poder. Não somos uma democracia. A ditadura venceu, saiu do poder porque quis, porque já tinha moldado as instituições “democráticas” a sua imagem e semelhança. Temos a democracia que a ditadura quis. Os próprios milicos eram títeres do capital internacional que, após o governo Collor, entrou aqui como porrete em cu de mendigo, com o perdão da expressão. O Brasil só muda com revolução, com grandes convulsões sociais, algo que provavelmente não ocorrerá nas próximas décadas. Essa leitura, clássica, aliás, nunca foi desmentida. O lulismo foi um parênteses, que lançou muitas esperanças, diga-se de passagem, mas morre hoje por conta de suas contradições internas. Até que a esquerda reúna as forças necessárias para virar a mesa (o que não acontece sem muita politização), resta fazer o jogo, tentar deter o avanço da burguesia onde der, colocar diques. Mas é uma missão ao mesmo tempo imprescindível e destinada ao fracasso.

    Bonobo de Oliveira, Severino

    “O Brasil só muda com revolução, com grandes convulsões sociais, algo que provavelmente não ocorrerá nas próximas décadas.”

    Essa frase é a demonstração mais perfeita e acabada do autismo das chamadas “esquerda autentica” nas suas análises de militantes de bibliografias. Acham que entendem tudo do que está escrito e não conseguem transportar o conhecimento acumulado para a realidade diante dos seus narizes. Qualquer um que consiga observar os acontecimentos mais recentes no país seria capaz de entender que todos os mecanismos de uma “revolução” foram constituídos nos últimos anos por meios democráticos e, por isso mesmo, os protagonistas dessa ação revolucionária estão sendo caçados para que esse movimento se interrompa e nunca mais volte a amedrontar a elite dominante escravagista. E a “esquerda autentica”, prossegue no seu delírio, pensando que vai lucrar na terra arrasada do pós guerra. Só por isso é possível o avanço e o sucesso dos fascistas. Porque os que deveriam estar unidos, tem visão obtusa, casuísta associada a um oportunismo político burro e suicida. Em vez de combater o inimigo, atiram naqueles que poderiam defende-los. A extrema direita cresce no mundo inteiro sabendo explorar muito bem essa visão autista, alienada e deletéria.

    AMJR

    Lamento muito ter de te dar plena razão, abolicionista. O trem da história passou e o lulismo o perdeu, achando que angariava apoio popular por ampliar o poder de consumo, agora está descobrindo que nossa sociedade urbana foi devidamente moldada, ao longo de anos de autoritarismo em suas diferentes formas, para ser ignorante (não quero dizer não-instruída, falo de uma indigência de atitude mesmo), truculenta, boçal (a única lei que se habituaram a respeitar é a do mais forte…), sectária e conservadora no seu pior molde, adepta do reacionarismo mais retrógrado. E, como tal, jamais dará apoio a uma plataforma progressista. Copiamos o modelo do “cinturão da Bíblia” norte-americano, até nos modismos caubóis. Se poderíamos ter mudado este estado de coisas, não sei, mas deveríamos pelo menos ter tentado. Agora, resta esperar que daqui a mais uns cinquenta anos, alguém cometa um erro e permita novamente uma candidatura de esquerda viável, mas sinceramente duvido. Algo que a direita sabe, e a esquerda nunca conseguiu, é aprender com seus erros. Tanto é que continua brigando entre si, em plena cova dos leões.

    carlocarlus

    kkkkkkkkkkkkk

italo

Não é vergonha do governo que sentimos. É vergonha do País. O Moro e o STF acham que Zé Dirceu preso é um perigo para o Brasil. Mas também acham que Cunha na linha de sucessão da Presidência não é um perigo para o Brasil. Só os eleitores querem combate à corrupção.

italo

Quem pode enfiar na cabeça do leitor que um helicóptero do amigão do candidato derrotado, pago pela ALMG, carregando meia tonelada de cocaína é uma coisa, e a Dilma pedalando é outra? Quem? Quem? Alguém? Alguém mais? Ninguém?

roberto

è assim que a Justiça funciona no Brasil desde o império, e agora, com os holofotes e aplausos da grande mídia toda vez que se prende petista a coisa piorou, a direita é inimputável.

Nelson Nobre

Quem autorizou a transferência de José Dirceu para a prisão particular do Juiz Moro foi o Ministro Barroso, recentemente nomeado pela Presidente Dilma, decisão esta condenada por vários juristas que alegam que um réu no comprimento de uma pena, quando acusado por outro crime é levado para ser ouvido na comarca onde o inquérito foi instalado e volta cumprir a sua pena aguardando o julgamento deste novo inquérito. Lamentavelmente todos os Ministros nomeados pelos Presidentes Lula e Dilma têm agido de uma forma diferente do equilíbrio jurídico desejado, talvez por medo do massacre da mídia alguns agem como Pilatos e outros para ganharem a sua simpatia agem de forma arbitrária. Vivemos em um momento nebuloso e o acovardado silêncio do STF diante de tantas arbitrariedades cometidas por Juiz, que escolheu investigar e condenar apenas aqueles de determinada cor partidária, tem gerado um caos jurídico sem precedentes na nossa imatura nova república. Um retrocesso político está em curso e STF continua inerte, fugindo de sua principal missão que é salvaguardar a soberana constituição brasileira e suas instituições democráticas.

Renato

AQUI NO PARANÁ, O GOVERNO TIRANO BETO RICHA MANDOU A POLÍCIA AGREDIR PROFESSORES E ESTÁ SE PASSANDO POR SANTO – CHEGOU AO CÚMULO DE FALAR QUE É DO DIÁLOGO. ESTA ROUBANDO O DINHEIRO DA PREVIDENCIA DOS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS E NINGUÉM FAZ NADA. UMA PERGUNTA IMPORTANTE: POR QUE O PSDB ESTÁ SENDO TÃO PROTEGIDOS – SERÁ QUE ALGUÉM TEM A RESPOSTA????

    Eli

    simples meu amigo: eles são liberais. DPTs (donos da porra toda).

José Carlos Vieira Filho

Vamos parar de chamar esse troço de Justiça.

ADELSON LIMA

Lincoln fiquei emocionado com o seu artigo. Obrigado

Euler

Ao título: “A Justiça que prendeu José Dirceu é a mesma que silenciou sobre corrupção no governo FHC, mensalão tucano, trensalão e helicóptero com 450 kg de cocaína”, devemos acrescentar – é a mesma também que não se interessou pela denúncia do doleiro Youssef, que Aécio recebia mensalão da diretoria de Furnas, ou que o ex-policial Careca delatou que Anastasia recebeu sacos de dinheiro, e que o esquema de propina na Petrobras é anterior ao governo Dilma. O Careca está solto e desaparecido, os caciques tucanos livres e soltos; Cunha, o propineiro de 10 milhões de dólares, continua solto e presidindo a Câmara dos Deputados.

É esta a medida do estado policialesco seletivo que a Lava Jato, em parceria com os tucanos e total apoio da mídia e interesses inconfessos já implantou no Brasil. Enquanto isso, o governo federal, num amadorismo de dar pena, age com um republicanismo infantil, como se o Brasil vivesse o mais perfeito estado de direito democrático.

O governo federal tem a obrigação moral de dar uma resposta a estes ataques combinados que a direita está impondo ao povo brasileiro. Não é só o PT e sua liderança maior, Lula, que estão sangrando. É o povo brasileiro, Dilma, que está sendo massacrado, vilipendiado, enquanto seu governo mantém frouxos nos ministérios da Justiça, da Casa Civil, na diretoria da Polícia Federal.

Não adianta passar à história como aquela pessoa que respeitou todas as regras republicanas, pois, depois que a direita passar feito trator sobre seu governo, quem vai contar a história são eles, que detém a mídia, detém o poder do capital, inclusive o apoio de grupos estrangeiros de olho no pré-sal.

O que vai ficar do seu governo talvez seja muito próximo da imagem que ficou de Jango com o golpe de 1964 – um homem íntegro, democrata, mas incapaz de organizar a resistência ao golpismo. O povo brasileiro pagou por isso.

Por isso, presidenta Dilma, mude o seu governo imediatamente. Faça um acordo com o PMDB de Renan, Sarney e Temer para barrar o louco do Eduardo Cunha no Congresso; demita o Janot e indique algum procurador ideologicamente ligado ao PT e aos movimentos sociais – sem esse de respeitar a lista de indicações. Deixem que esperneiem – eles, a mídia, o corporativismo do Ministério Público, etc. – porque o que eles querem é a sua cabeça e a do povo brasileiro na bandeja. Demita o Zé Cardozzzzzzzo e coloque um profissional para enfrentar mídia, Moro, e controlar a PF – aproveite e coloque na diretoria geral da PF alguém de pulso e respeito para transferir toda a equipe de Paraná-Guantánamo, que já provou se tratar de policiais instrumentalizados pelo golpe. Convoque rede de rádio e TV e denuncie o golpe que está por trás da Lava Jato, da ação da mídia, de Eduardo Cunha, etc.

Ao mesmo tempo, Dilma, você precisa se reconciliar com a base social que te elegeu. Para isso, faça aprovar um PACOTE DO BEM atendendo as demandas de sem-terra, sem-teto, da classe trabalhadora, enfim, que não pode pagar pela crise. Deixe de teimosia, Dilma, pois o que está em jogo é o projeto BRASIL. Se vamos caminhar para um estado policialesco seletivo, onde os tucanos estão sempre acima da Lei, e o PT e os movimentos sociais são criminalizados; ou se vamos empolgar a maioria do povo brasileiro para defender o seu governo, e avançar nas conquistas prometidas, dependerá da utilização dos poderes que o povo lhe conferiu nas urnas, Dilma. Não se deixe pautar pela mídia, ou pelo republicanismo infantil de tempos de calmaria, ou pelo mercado levyano. É hora de agir e usar os instrumentos de poder que o povo lhe deu, acreditando no seu coração valente.

    Bete Barros

    Parabéns. Assino em baixo.

abelardo

A política é um berço de decepções e de traições. Observo que políticos deixam a clara impressão, que para salvar a pele ou para entrar no clube da mordomia (que saqueia e subtrai o erário público, que trafica influência, que vende a soberania do país junto com suas almas e que fecha os olhos para os crimes de seus pares) não tem ou fingem não terem consciência que, de certa forma, praticam uma descarada forma de apologia ao crime, que por sua vez corrompe gravemente as leis do país. Portanto, se praticam crimes e corrompem as leis são tão criminosos e corruptores quanto todos os corruptores condenados pela justiça. Logo, deveriam ser indiciados e condenados a cumprirem suas penas juntos aos idênticos em infração, que já se encontram presos. A mensagem que essas ambiciosas e decepcionantes autoridades parece querer deixar clara é que para ser criminoso e corrupto, tem que estar no lado certo, ou seja, no lado que favoreça e fortaleça o núcleo blindado de imunidades, de maldades e de corporativismo. Muitas personalidades do mundo jurídico já manifestaram sua discordância ao perigoso rumo que o judiciário e a polícia federal vem tomando em favor de um determinado grupo político e em prejuízo claro e flagrante de outro. Alguns exemplos de proteção e de blindagem jurídica-midiática podemos encontrar nos seguintes escândalos famosos, que careceram e/ou carecem de empenho, de seriedade e de solução: do Proconsult (Globo), da sonegação de mais de Um Bilhão de impostos (Globo), da vergonhosa morosidade do Trensalão Tucano (PSDB), do Mensalão Tucano (PSDB), do Mensalão do DEM (DEMOCRATAS), na solução de quem é dono do avião acidentado que vitimou Eduardo Campos (fato que desnuda vergonhosamente a seriedade, a competência e a imparcialidade da PF), do engavetado caso do helicóptero com 450 Kg de cocaína (outra vergonha da PF), das Listas de Furnas (um descalabro do desleixo Jurídico-Policial), da Sabesp (PSDB), de Eduardo Cunha (Vergonha), de Renan Calheiros (Vergonha), de Geraldo Alckmin (PSDB), de José Serra (PSDB), de Daniel Dantas (Blindagem Geral), de Aloysio Nunes (PSDB), de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de Aécio Neves (PSDB), de Antonio Anastasia (PSDB), de procuradores que esquecem e engavetam processos e de outros casos e autoridades que recebem o prêmio da blindagem e da imunidade por práticas de descaminhos e de abusos que o cargo e a autoridade que os mesmos lhes conferem. E tudo isso deixa a impressão de que é praticado em nome e em favor de um projeto golpista, para satisfação pessoal de traidores, que se dizem brasileiros e do Capital Estrangeiro que assedia alucinadamente o Pré-Sal e o Projeto Nuclear Brasileiro.

marcosomag

Sempre defendi que os petistas “julgados” na AP 470 deveriam terem dispensado a banca e feito as próprias defesas naquele plenário assim que ficou claro que o “julgamento” era totalmente político.

Ainda bem que descobri que não sou o único que pensa assim.

Ainda me lembro do ex-ministro José Dirceu em um “Roda Viva” dos tucanos, sob a batuta do asqueroso Augusto Nunes, pouco antes do tal “julgamento”. A primeira frase que disse aos entrevistadores foi “quero ser julgado”. Ele confiava na Justiça brasileira.

Quebrou a cara. O velho militante, frio e disciplinado, não confiava na burguesia. Mas, esqueceu do fato de que o Poder Judiciário é parte não eleita da “superestrutura” do Estado burguês. O negócio já estava “cheirando a queimando” quando da absurda admissão do processo da AP 470, ainda em 2007. O experiente militante vacilou, e o resultado foi o pior possível para ele.

O grande problema é que a direção partidária envelheceu. A cabeça ainda está nos anos 80, nos quais o JN tinha 80% de audiência. Hoje, acossado pelo DVD pirata, a “gatonet” e a internet, ele não chega a 20% no maior mercado consumidor: São Paulo. A mídia corporativa impressa está falimentar. Se não fossem as milhares de assinaturas sem licitação feitas por “governos” estaduais tucanos, a editora dos Civitas já teria fechado as portas.

Romário, o senador inculto, mostrou ser muito mais esperto do que a cúpula letrada do PT. Acusado de forma estapafúrdia pela VEJA, destruiu este hebdomadário de esgoto com apenas 3 tuítes. Mostrou o caminho.

A emissora do “jornalista” e “famíglia” não resistiria nem ao anúncio de uma CPI da Fundação Roberto Marinho. Eu não disse a instalação, mas sim, apenas o anúncio! Os vetustos jornais burgueses de SP e RJ estão prontinhos para serem recolhidos por um catador de recicláveis e vendidos por R$ 1 no ferro-velho mais próximo.

Mas, somos governados por pusilânimes!

Ao invés dos grandes Vargas, De Gaulle ou Churchill; temos a pequena Dilma e o pequeno PT para enfrentar um mísero juiz de instância rasa, embora muito provavelmente, ele tenha o Departamento de Estado por detrás.

Salvar o futuro do Brasil enfrentando os interesses que pretendem tirar a Petrobrás de cima do Pré-Sal e ainda impedir que venhamos a defende-lo com o submarino nuclear é nossa tarefa pois a direção do PT e a Dilma não estão a altura desta tarefa histórica.

Cabe a nós, e apenas a nós, evitarmos o Golpe!

    Bonobo de Oliveira, Severino

    Concordo, Marcos! Parece que vai ficando claro que realmente o Brasil não é um país para amadores. Sem um Estadista de extraordinários carisma e habilidades politicas os poderes de Estado se derreteram dando lugar a esse espetáculo de aberrações que assistimos. Se não temos heróis e lutadores a altura do enfrentamento que se impõe, o povo tem que descer à arena e assumir o comando das ações por seus próprios meios.

FrancoAtirador

.
.
04/8/2015
Articulação de Esquerda
Página13
.
Reunida em Brasília nesta terça-feira (04), a Comissão Executiva Nacional do PT
analisou a conjuntura e aprovou a seguinte resolução política:
.
RESOLUÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES
.
Reunida em Brasília no dia 04 de agosto de 2015, a Comissão Executiva Nacional do PT analisou a conjuntura recente do País e aprovou a seguinte resolução política:
.
Prossegue a escalada conservadora da oposição, da mídia monopolizada e de agentes públicos, com o nítido objetivo de enfraquecer o governo Dilma, criminalizar o PT e atingir a popularidade do ex-presidente Lula.
.
Fato mais grave na atual ofensiva foi o covarde atentado contra o escritório de trabalho do ex-presidente Lula. A bomba lançada no dia 30 de Julho na calada da noite contra o Instituto Lula merece o repúdio de todos os democratas e exige das autoridades a identificação dos responsáveis e sua punição exemplar.
.
Causa indignação a conivência silenciosa de certos meios de comunicação e partidos, que se dizem democráticos, com o atentado de caráter fascista ao Instituto Lula.
.
O clima de intolerância e ódio que vem sendo acirrado pelas forças conservadoras derrotadas pelas últimas eleições afronta a tradição do povo brasileiro e agrava os problemas que o país vem superando.
.
A exemplo do que ocorre em diversos países da região latino-americana e caribenha, registram-se em nosso país tentativas de anulação de conquistas populares, de destruição de lideranças populares e partidos que exercem um papel destacado nessas conquistas.
.
Trata-se de uma clara demonstração de que grupos reacionários preferem investir contra a democracia a defender seus pontos de vista minoritários, tentando fazer retroceder a história.
Ou seja, diante da crise econômica mundial avançam contra os direitos e espaços de poder duramente conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras, através de uma agenda econômica e socialmente regressiva.
.
No contexto atual foram positivas iniciativas recentes do governo, como o plano de proteção ao emprego e a redução da meta do superávit primário.
Em continuidade à essa agenda positiva, a CEN considera relevante um encontro da presidenta Dilma no palácio de governo com as principais lideranças dos movimentos sociais.
.
Como reafirmado no nosso 5º. Congresso, é preciso reorientar a política econômica rumo ao crescimento sustentável, com distribuição de renda, geração de empregos e inflação sob controle.
.
Portanto, é fundamental reverter a política de juros atualmente praticada pelo Banco Central.
.
Além da redução da Selic, é importante baixar as taxas para o crédito consignado e para o consumo.
.
Frente à queda da arrecadação e a necessidade de continuar financiando os programas sociais e os investimentos em infraestrutura, urge taxar as grandes fortunas, os excessivos ganhos dos rentistas e as grandes heranças.
.
A Comissão Executiva Nacional saúda a convocação, pelo governo da presidenta Dilma, das 16 Conferências Nacionais de Políticas Públicas, como Saúde, Assistência Social, Juventude, Mulheres, entre outras.
.
E, reafirmando nosso compromisso histórico com a participação social, convidamos toda a militância, filiados/as, simpatizantes e dirigentes para participarem e contribuírem nas etapas locais dos processos de Conferências de Políticas Públicas.
.
Diante das reiteradas manobras para criminalizar o PT, queremos reafirmar nossa orientação de combate implacável à corrupção.
.
O PT é favorável a apuração de quaisquer crimes envolvendo apropriação privada de recursos públicos e eventuais malfeitos em governos, empresas públicas ou privadas, bem como a punição de corruptos e corruptores.
Mas não admitimos que isso seja realizado fora dos marcos do Estado Democrático de Direito.
.
Se o princípio de presunção de inocência é violado, se o espetáculo jurídico-político-midiático se sobrepõe à necessária produção de provas para inculpar previamente réus e indiciados;
se, para alguns indiciados , delações premiadas são consideradas provas cabais sem direito à defesa e ao contraditório e para outros são arquivadas;
se as prisões preventivas sem fundamento são feitas e prolongadas para constranger psicologicamente e induzir denúncias,
tudo isso que se passa às vistas da cidadania, não é a corrupção que está sendo extirpada.
É um estado de exceção sendo gestado em afronta à Constituição e à democracia.
.
Precisamos nos contrapor às ameaças de criminalizar o PT para destruí-lo.
.
Vamos defendê-lo como um patrimônio dos trabalhadores e da democracia brasileira e como um instrumento por justiça social e pela liberdade.
.
Finalmente, frente às ameaças golpistas que cercam a democracia brasileira, convocamos uma Jornada em Defesa da Democracia, dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e das conquistas do nosso povo, participando e mobilizando intensamente do calendário que estamos divulgando, com ênfase na Marcha das Margaridas, de 11 e 12 de agosto, no Ato Nacional pela Educação no dia 14 de agosto e o Ato Nacional dos Movimentos Sociais do dia 20 de agosto.
.
O PT exorta todos os seus militantes a construírem uma trincheira de luta pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores/as, pelos direitos humanos, em defesa da Petrobrás e do povo brasileiro.
.
Que ninguém se cale!
.
Levantemo-nos juntos!
.
Brasília, 04 de agosto de 2005
.
Comissão Executiva Nacional
Partido dos Trabalhadores
.
(http://www.pagina13.org.br/pt/executiva-do-pt-aprova-resolucao-politica)
.
.

Messias Franca de Macedo

‘Lava Jato é operação política e partidária disfarçada de operação policial e judicial’
Prevista já há algum tempo, prisão de José Dirceu alimenta o ódio da mídia e das elites, em espetáculo sem novidades, às vésperas de uma nova manifestação contra o governo, diz analista Paulo Vannuchi

por Redação RBA publicado 04/08/2015 13:13

https://soundcloud.com/redebrasilatual/defesa-da-democracia-hoje-esta-sendo-feita-pela-classe-trabalhadora#t=0:00

    Bonobo de Oliveira, Severino

    Com todo o respeito que nos merece o autor, vemos que até os mais bem informados se atrapalham, em meio a essa guerra encarniçada comandada pelos agiotas rentistas parasitas, em busca da hegemonia política que já conquistaram nos países ricos, embora tenham corrompído suas instituições e quebrado as suas economias em 2008 (EUA), e em 2010 (Zona do Euro). Não consigo entender como uma pessoa bem informada e bem intencionada pode afirmar:

    “Dizer que ele criou o esquema de corrupção da Petrobrás é puro ataque político. O esquema havia no governo tucano, como disse um dos delatores.”

    De onde o autor tirou isso?
    O que ele chama de “esquema” que, segundo ele, havia desde um suposto governo que não houve, porque, na verdade, instalou-se em Brasilia um grupo de comissionários dos grandes capitalistas nacionais e internacionais, é o “cartel das empreiteiras” que existe desde antes da construção de Brasilia e SEMPRE atuou pagando propinas para o judiciario e Tribunais de Conta em todo o país e não foi inventado nem por Dirceu, nem, tampouco por FHC que certamente não sabem ao certo nem o que é um Edital de Licitação. Para quem já ouviu falar o que é isso, essa tal de licitação pública, trata-se de um instrumento legal de contratação de serviços públicos junto ao mercado que, por mais perfeito e sofisticado que seja (e, diga-se de passagem, os Editais da Petrobras são referencia reconhecida no Mercado), tanto na fase de elaboração, quanto na fase de publicação, NINGUÉM, repito, NINGUÉM, ligado à entidade licitante é capaz, ou dispões de quaisquer meios, de evitar que um grupo de empresas interessadas se organize e se reuna para combinar as propostas que serão apresentadas. Todos, agentes da administração pública, do Judiciário, do MP, dos Tribunais de Contas, sabem perfeitamente disso. Portanto, todos, repito, TODOS, os grandes contratos de grandes obras públicas, de TODAS ELAS, nos últimos 30 anos, pelo menos, foram contratados com preços combinados pelos participantes proponentes, sem que nunca essa organização em cartel tenha sido jamais questionada. Na verdade, os tribunais de conta, em várias ocasiões, levantam alguns questionamentos apenas para aumentar a disposição das empresas para contribuir com as caixinhas dos órgãos de controle em todo o país, nos tres niveis de poder da administração pública. Essa encenação repentina “contra a corrupção” é uma falácia casuísta de exclusiva conotação política partidária que, uma vez atingidos os objetivos políticos, nada será alterado, e tudo voltará a ser como antes, a exceção de algus atores destruídos nessa guerra sem regras, nem direitos.

Arthemísia

Finalmente alguém que parece entender como lidar com o Judiciário. Quem dera Dirceu pudesse nos legar essa última batalha. Ele será condenado em todas as instâncias; não por ser culpado, mas porque o Judiciário não vai expor suas mazelas para o mundo ver. Se revogam as sentenças de Moro, terão que aposentá-lo ou demiti-lo; tantas aberrações jurídicas ou são rechaçadas ou são acobertadas para não comprometer a instituição. E o Judiciário vai escolher a segunda opção, sem dúvida. Além disso, o Judiciário será vingado; foi Lula um dia que o chamou de caixa preta.

    FLVP

    Perfeito! Leiam no GGN, Blog do Nassif artigo relacionado ao trabalho de Henry Kissinger, está logo no início, falando também do dono da Avianca.

FrancoAtirador

.
.
O Cinismo Político-Midiático numa só tuitada:
.
(https://twitter.com/zerotoledo/status/628714198785200128)
.
.

Marat

Rodrigo Vianna falou algo sobre um “estado islâmico judicial” do “camisa preta” Moro…Todos sabemos que a justiça (esta não merece caixa alta nem versalete) no Brasil é plutocrática, e visceralmente aliada ao psdb. São como maçons: um ajuda o outro (mesmo nas presepadas) e todos (eles) saem ganhando, em detrimento do conjunto mais pobre da população. O drama é que os pobres do Brasil, diferentemente dos pobres da França revolucionária, são alienados e contentam-se em ter um celular de R$ 2.000,00 pago em 10 prestações… Isso para eles é o máximo da democracia… Nãos e mobilizam, não brigam contra o estúpido e boçal governo de São Paulo, não desligam a TV… O que pode ser feito?

    JORGE PEREIRA

    Eu sei o que pode ser feito. Mas não posso falar , mas na hora certa vamos ter que fazer!

Carlos

“Não acredito que ele saia um dia da prisão.” Que frase forte! Infelizmente é possível que isso venha a acontecer. Afinal estamos num estado cheio de ódio e policialesco. Acorda, governo! Acorda PT!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Só sai Morto. E espera-se que não por Suicídio.
    .
    .

    anac

    É verdadeira. Não sairá. E é capaz do Assassino de 77 pessoas na Noruega Anders Behring Breivik que foi condenado a 21 anos de prisão e está preso e que foi admitido na Universidade de Oslo que aceitou sua inscrição no curso de ciência política sair antes. Dirceu morre na prisão no carcere de Guantánamo Paraná sob custódia de moro.

Erenice de Next

Por que, então, prendê-lo?
Porque de casa pode continuar operando os esquemas.
Simples assim.
Só não vê quem é pago pra não ver.

    Marcelo

    Erenice, você é uma toupeira.

    anac

    Se assim fosse ele não teria tido direito a progressão. Deixa de ser jumenta. A empresa de Dirceu nem mais existe. O Dirceu depois do mentirão é considerado um leproso. Quem se aproximaria dele? Os empresários estão vendo o que está a ocorrer com os empreiteiros. Dirceu foi proscrito e tem o condão de contaminar a todos que ousam se aproximar dele. Nenhum empresario em sã consciência iria querer fazer negócios com Dirceu para acabar encarcerado, só se for louco. Coxinha ignorante não se decide uma prisão por achismo, muito menos de alguém que já se encontra preso cumprido prisão domiciliar.

    Francisco

    Erenice .Erenice …. você é do esquema.. hein ??

    Arthemísia

    Que coincidência, você ter o mesmo nome da assessora de Dilma que também foi julgada e condenada pela mídia, porém absolvida pela justiça. Se você acredita tanto no direito penal curitibano, deve acreditar em outros também.
    Faça um favor a si mesma: tente pensar livremente. Assista menos tv; leia livros; argumente com as pessoas; se informe. Isso tudo incomoda, mas não dói.

    Urbano

    Coitadas das toupeiras; nem merecem isso…

    Haroldo Cantanhede

    Prezada Erenice,

    Quatrocentos e quarenta e cinco quilos – e outros cinquenta que foram “deixados” em um hotel – de que, que tenho certeza, a nossa mídia bandida não lhe informou – ou seja, quatrocentos e noventa e cinco quilos de pasta-base, voando por aí, completamente impunes; e isso em somente uma “viagem”. PENSE nisso, Erenice, enquanto os helicópteros pousam por aí nas fazendas dos titios. Nossa justiça é um circo.

Deixe seu comentário

Leia também