Tucano combate a pobreza com o Bolsa Bus

Tempo de leitura: 2 min

sugerido por Igor Felippe

Solução para os problemas dos pobres? “Efetivar” o direito deles irem embora…

23/01/2012 – 15h20
Prefeitura distribui passagens para moradores de Pinheirinho

JEAN-PHILIP STRUCK

ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A Prefeitura de São José dos Campos está distribuindo passagens rodoviárias para moradores da invasão Pinheirinho, que foi desocupada pela Polícia Militar na madrugada de domingo (22).

De acordo com a prefeitura, pelo menos 30 pessoas receberam bilhetes. A maioria tem como destino São Paulo, mas até passagens para o Piauí foram distribuídas.

Segundo moradores ouvidos pela Folha, os bilhetes são oferecidos durante a triagem, quando as pessoas retiradas do terreno são reunidas num centro para preencher fichas, usadas para recuperar bens deixados para trás durante a ação da polícia e solicitar assistência da prefeitura.

A entrada da imprensa no centro não está sendo permitida pelos guardas civis municipais que controlam os portões. Segundo a prefeitura, a medida foi aplicada para evitar “acirrar os ânimos” no local, já que a presença de câmeras e jornalistas pode estimular protestos.

Durante a manhã, moradores que formavam uma fila em frente ao centro entraram em confronto com a PM e a Guarda Civil Municipal. Muitos estavam revoltados com a falta de informações e de organização. Balas de borracha foram disparadas contra manifestantes que jogaram pedras.

No domingo, a Folha mostrou que as tendas armadas para o atendimento de moradores estavam cheias de lama e não tinha proteção lateral. Na segunda-feira, segundo moradores, a situação continua a mesma.

Segundo o pedreiro João Cardoso, 34, que morava no Pinheirinho há oito anos, o cheiro no centro é fétido e o excesso de pessoas provoca tumultos.

Já o pastor Marcelino Pero, 40, que tinha uma casa e pregava num templo no terreno reintegrado, afirma que o atendimento pelos funcionários da prefeitura é “bom”, mas que faltam orientações.

No início da tarde, o pastor recebeu autorização para juntar seus pertences, que pretende levar para a casa de um fiel e para o templo central de sua igreja.

“O atendimento da prefeitura até está sendo bom, mas o clima tenso porque as pessoas ainda estão muito exaltadas”, disse.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Morvan

Bom dia.

Nem no quesito originalidade o "Opus Dei Boy" ganha qualquer prêmio. As deportações, com "voucher" só de embarque, e, via de regra, "para a terra deles", como diziam, na época, é do [Joaquim] Roriz. Roriz "repatriou" muita gente, já que "Brasília era para os brasilienses".

Incrível como o Partido Nazista no Brasil tem adeptos (ostensivos ou não).

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Jorge Nunes

Eu não entendo é isso é a distância entre partido e população.

Havia para o governador de São Paulo várias opções ele escolheu a mais truculenta.

Mas o mais impressionante é desumanidade.

Podiam ter feitos mais perguntas antes da desocupação:
– Vão fazer o quê com 6 mil pessoas ?
– A cidade de São José dos Campos tem como absorver esta população em outros pontos?
– Qual seria o impacto econômico na cidade do repentino desaparecimento de boa parte de sua mão de obra?
– Qual seria o impacto negativo de cenas mulheres e crianças sem casa ou feridas pela polícia (mesmo com a censura da imprensa inventaram celular com cameras, bluetooth, wi-fi, cameras digitais que filmam, youtube, facebook, twiter e etc – Só para constar isso ajudou a derrubar o regime do Egito).

Só estas perguntas já ajudavam a levar a ação por um proposta negociada. E até antes do evento o governo federal colocou a proposta de compra do terreno.

Mas as ações públicas do Estado de São Paulo a opção pela violência contra os mais pobres enquanto ignora traficantes e bando armados como o PCC vai cobrar um preço muito alto para São Paulo no futuro.

Jose Antonio Batata

ALKIMIN, tome cuidado, os NAZISTAS foram derrotados em STALINGRADO. o Pinheirinho pode ser a nova Stalingrado.

Amanda G. P.

"Segundo a prefeitura, a medida foi aplicada para evitar “acirrar os ânimos” no local, já que a presença de câmeras e jornalistas pode estimular protestos."

A prefeitura errou (de novo): o correto é "a presença de policiais armados com bombas TERMINA em violência, que por sua vez gera protestos".

Fato.

Yarus

O que me "conforta", é saber que vamos ficar livres desses nazista na presidência por muito e muitos anos…

Moacir Moreira

Impedir o acesso da imprensa aos campos de concentração não seria um atentado contra a liberdade de informar?

Marcio Gaspar

Logo logo Sao Paulo declara independencia do Brasil.

    FranX

    Sou paulista, meu caro, e os bisavós dos meus bisavós, já andavam nus por aqui , antes mesmo que qualquer barbado aportasse.
    Não foi ontem, não será hoje e nem nunca, que meia-dúzia de 'grileiros de merda' ameaçaram a indivisibilidade do Brasil. Relaxa!

    FranX

    Sou paulista e, os avós dos meus bisavós já vivificavam este chão, antes mesmo que qualquer barbado por aqui atracasse. Mesmo antes da fundação do Colégio Jesuíta na capital, os primeiros traços de Brasil já se tinham esboçado pelo litoral, isto é, o espírito do que viria a ser São Paulo, antecede o que se pretenda comemorar logo em breve, e o que dizer das posteriores imigrações, tão recentes… rsrsr
    Não foi ontem, não será hoje e nem nunca que meia-dúzia de ' grileiros- de- merda' ameaçaram a indivisibilidade do Brasil.
    Relaxe.

pperez

E o governador de S.Paulo com aquele risinho amarelo por detras do bicão tucano não esconde suas reais intenções de despachar de vez o desplante daquela rale miuda e fedida de tentar viver com dignidade, como já acontece com boa parte do País!
Vamos aguardar a instalação da CPI da privataria para ver se seu cinismo continua!

FranX

tô sabendo… pergunte ao Cury e ao Alckmin se tem para àquele saudoso lugar lá na Alemanha?

Sergio P. Terranova

É a popular Bolsa Bus…capé no traseiro de de pobre….

Deixe seu comentário

Leia também