Humberto Costa e o alerta da bancada do PT ao dono da Globo: Derrubar Dilma ou atacar Lula pode acabar muito mal

Tempo de leitura: 5 min

JOão Roberto Marinho e Humberto Costa

por Conceição Lemes

O Diário do Centro do Mundo publicou neste domingo 8 artigo revelando um encontro do senhor João Roberto Marinho, um dos donos da Globo, com os senadores do PT:

 Por Anônimo

João Roberto Marinho pediu encontro com os senadores do PT, na última quarta-feira.

Dos 13, nove aceitaram.

Durou quase duas horas. Ele abriu, dizendo-se muito preocupado com as “maluquices” de Eduardo Cunha na Câmara, que não comprometem apenas o próximo governo, mas  o futuro do País; afirmou, ainda, que o que ele defende é que Dilma seja sucedida por quem  ganhar as eleições de 2018, ou seja, impeachment, não.

Durante todo o tempo, escutou as queixas dos senadores, um por  um, sobre a parcialidade, os dois pesos, duas medidas, as abordagens dos repórteres querendo declarações que apenas preencham a verdade que já está pré-estabelecida, a repercussão nula do que os governos Lula e Dilma fizeram pelo Brasil.

Recados que foram dados a ele: 1) não mexam com Lula (todos estavam ainda muito mordidos com a charge do Chico do dia anterior (“agora só falta você”), pois o Brasil pode pegar fogo e eles não vão ser bombeiros; na mesma direção, não temos controle sobre nossa base social e é imprevisível a reação que se virá ante uma hipotética prisão de Lula.

Ele pediu desculpas, “ou os senhores estão enganados, ou nós estamos errando feio”, comprometendo-se a levar a avaliação geral dos senadores para os editores.

Disse ainda que, realmente, a cumplicidade entre jornalistas e procuradores de Curitiba, hoje, representa um fator de instabilidade, mas jogou a culpa no PT, “que deu início a essa parceria”. Ao final, pediu para o governo controlar sua base na Câmara.

De fato, o encontro ocorreu. Foi na quarta-feira, 5 de agosto, mesmo dia em que Marinho foi a uma sessão no Senado em homenagem aos 50 anos da TV Globo.

A iniciativa partiu dele. O convite foi feito ao líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), que o estendeu aos demais colegas. Dos 13 senadores da bancada petista, a maioria participou.

Nós conversamos com o senador Humberto Costa sobre o encontro.

Viomundo – Que motivo João Roberto Marinho alegou para pedir essa conversa com o senhor?

Humberto Costa — Havia uma homenagem à Rede Globo em Brasília e, pelo que eu entendi , ele aproveitou para ter algumas conversas. Não sei se chegou a ter reunião com outras bancadas, mas certamente tinha reuniões marcadas com alguns ministros. Uma delas era com o ministro Ricardo Berzoini [das Comunicações], que acabou não acontecendo, porque a nossa conversa demorou muito.

Ele foi na linha de querer ouvir o que a gente tinha a dizer sobre esse momento político.

Na verdade, não era um convite só para mim. Era um convite para quem eu achasse que valesse a pena participar dessa conversa. Como a nossa bancada é pequena, eu convidei todo mundo. Ninguém se recusou, não. Alguns não puderam participar, porque já tinham outros compromissos agendados naquele horário.

Viomundo – O que ele conversou com os senhores? O que saiu no Diário do Centro do Mundo procede?

Humberto Costa — Mais ou menos. Algumas coisas que estão ditas têm alguma procedência. Outras, não.

Ele falou apenas que tinha interesse em ouvir a bancada do PT sobre o momento político que nós estamos vivendo, especialmente no que diz respeito à instabilidade política.

Ele queria saber a nossa opinião. Ele não falou de “maluquices” do Eduardo Cunha, não. Ele falou da preocupação com algumas decisões que estavam sendo tomadas no Congresso, que iam na contramão do ajuste e estavam produzindo inseguranças.

Então, foi um pouco por aí. Foi uma conversa cordial.

Nós, da bancada, colocamos a nossa preocupação com a questão do impeachment da presidenta Dilma. Ele disse que a posição dele e da empresa não é de defender o impeachment da presidenta Dilma. Disse que considerava que não havia elementos que justificassem uma coisa como essa, mas que o governo precisava garantir a governabilidade. Falou ainda que ele estava muito preocupado com a governabilidade e queria saber de que maneira a gente estava imaginando que isso [a governabilidade] acontecesse.

Viomundo – O que os senhores disseram a ele?

Humberto Costa — Várias dessas coisas que estão ditas [no artigo do DCM], foram faladas por nós, principalmente essa questão do impeachment da presidenta Dilma.

Alguns senadores falaram que a Globo não fazia uma cobertura isenta. Ele negou.

Ele disse, de certa forma, até “ou a gente está errando” ou “vocês estão percebendo errado”.

Não foi  uma coisa de ele admitir: “olha, nós estamos errados”. Ele passou a ideia de que era um problema de interpretação da nossa parte e da dele também.

Ele disse: “Olha, nós vamos inclusive conversar com o nosso conselho editorial … Se está passando isso [cobertura não isenta], não é o que nós queremos. Foi o que ele disse”.

Viomundo – E a questão do ex-presidente Lula como foi colocada?

Humberto Costa — Nós colocamos para ele o seguinte. Para quem está preocupado com a estabilidade política, o impeachment da presidenta Dilma não é a saída. Podem inventar uma razão qualquer que não seja historicamente defensável, que não tenha uma base que se sustente…  Pode até, no primeiro momento após a saída, você ter um quadro de perplexidade na base social de esquerda do governo.

Mas não leva 30 dias para que a instabilidade seja instalada, seja quem for o presidente –Temer, Eduardo Cunha…

Quanto a uma nova eleição, além de não ter  uma base constitucional para poder se realizar, também tem esse outro componente aí de instabilidade.

Nós colocamos: o pior de tudo é, além de derrubar o governo, destruir o único interlocutor político que num momento de crise aguda tem legitimidade para se sentar a uma mesa e participar de um acordo, poder falar para milhões de pessoas…  Então, era um erro que alguém pretendesse, além de derrubar a presidente Dilma, destruir a liderança de Lula. Foi um pouco por aí também a nossa conversa.

Viomundo – Senador, a Globo faz campanha diuturna contra a presidenta Dilma, o ex-presidente Lula e o PT. Agora, o senhor João Roberto Marinho procura os senhores, aparece com o discurso de que nem ele nem a Globo defendem o impeachment da presidenta. Ele estaria preocupado com possibilidade de a Globo ficar com a imagem de golpista, como aconteceu em 1964, quando ela apoiou o golpe e apoiou a ditadura civil militar?

Humberto Costa — Eu não sei. O que eu senti  foi mais uma preocupação  com esse momento de instabilidade política que pode produzir prejuízos do ponto de vista da economia que sejam praticamente irreversíveis.  A instabilidade política está alimentando um ambiente de muita incerteza na questão econômica.  Enfim, é isso.

Viomundo — Senador, uma última pergunta…

Humberto Costa — Eu estou superocupado…

Viomundo — Só mais uma, senador.  Por gentileza, que colegas seus que não participaram da conversa?

Humberto Costa — Eu não me lembro, não.  Alguns entraram e saíram… Eu não me lembro, não.

Segundo o Diário do Centro do Mundo do Mundo, dos 13 senadores da bancada petista, quatro não estiveram presentes à conversa. Até a publicação desta matéria, só tínhamos conseguido confirmar um dos nomes: senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

[A produção de conteúdo exclusivo do Viomundo só é possível graças à contribuição de nossos assinantes. Torne-se um deles!]

Leia também:

Minas se levanta contra o golpe


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Décio Gil

Dilma tem que se livrar de dois ministros inúteis: O Modorrento Zé cardoso ( tukano até no nome ) e o boquirroto do Mercadante. Só por Deus.

Eduardo

Globo!Não me venha afinar agora! O povo já deu a boiada, agora não sai mais da briga! O povo já sabe e quer a lista do HSBC,.quer dissecar as contas e empresas overseas, ver o darf, quer delação do J. Hawilla, quer o FBI no furdunço! Voçês mentiram, atiçaram covardemente, agora os bonés e as bandeiras estão aguardando a hora!

Eduardo

Acho que os Marinho e a Globo devem se preocupar e muito! Não com o futuro do país porque isso não depende deles! Sim com o próprio umbigo porque já está institucionalizada a imagem “Lacerdista” da Globo. Os Marinho já são o “Lacerda” da Dilma e do Lula! A diferença é que Lacerda era menos hipócrita, menos falso!

Francisco

Oba!

A família Marinho deixou meu voto valer!!

Que avanço institucional bacana, PT!!!

marlene

FALSO, esse marinho!
Era só apresentar para ele ( como se não conhecesse) dados científicos disponibilizados na página do MANCHETOMETRO.
Na verdade, ele foi sondar in loco o animus dos apoiadores do Governo para ver se seria a hora de aplicar o golpe de misericórdia visando o impedimento de Dilma.
É só lembra-lo, foram 54 milhões de votos!

H.92

Marinhos sabem que após o golpe vai ter o troco, eles tem partes da PF, do MPF e o juiz tucano do PR, porém o empresariado não se resume a tão somente eles, além do que os militares estão na deles, logo todo cuidado é pouco, hoje somos mais de 200 milhões de pessoas, temos a internet e as redes sociais.

Messias Franca de Macedo

OUTRO ‘PENA AMESTRADA’ A $OLDO DOS MARÍN(HOS) QUE AINDA NÂO ESCUTOU O [SUPOSTO] PITO DO JR MARÍN(HO)!

Ele [o João Roberto Marinho] disse que iria transmitir as impressões imediatamente a seus comandados.
Por conspícuo e impávido jornalista Paulo Nogueira
em
‘A coisa mais intrigante do encontro do dono da Globo com senadores do PT.’
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-coisa-mais-intrigante-do-encontro-do-dono-da-globo-com-senadores-do-pt-por-paulo-nogueira/

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

“Intonci”, além de ainda não ter se avistado com a ‘pena amestrada’ que responde pela famigerada alcunha de ‘William Caras &$ Bocas Waack’ [edição de 08-09/08/2015 do programa ‘Painel’, GloboNews], o João Roberto Marín(ho) também não deu as [supostas] novas coordenadas ao congênere do Waack, o tal Alexandre Garcia!
Na edição de hoje (10/08/2015) do indecoroso programete panfletário-terrorista ‘MAU Dia Brasil’ do rádio, *o boçal [pseudo]jornalista Garcia dos Marín(hos) do FIFALÃO do ‘laranja’ J. Hawilla reincidiu no desplante criminoso de “’vazar’ [seletivamente] o conteúdo de uma suposta delação premiada”!
Rosna, Garcia:
“(…)
O que está causando tremores em muita gente é o fato de o chefe da família Odebrecht, o senhor Emílio Odebrecht, ter autorizado os advogados da empresa a examinar possível [possível! Adendo do matuto!] colaboração premiada do filho, o Marcelo Odebrecht, preso na Operação Lava Jato. O argumento é que os empreiteiros foram metidos nisso pelo PT e pelo José Dirceu, para poderem sobreviver nesse milionário mercado de obras públicas.
(…)”

RESCALDO: sim, é um criminoso!
E festivamente impune!
Um recalcado assassino seletivo de reputações a $oldo dos Marín(hos) do FIFALÃO!
Um assassino obcecado, especialmente, em relação ao José Dirceu!
Mistério!(?)…

EM TEMPOS NAZIFASCIGOLPISTAS

Em todas as manhãs dos dias úteis, aqui em Feira de Santana-Bahia, os comentários panfletário-terroristas do “Garcia dos *soNEGAgadores Marín(hos)” são
retransmitidos pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade 970 AM.
Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
Empresas católicas [do lucro!].
E, agora, também a $erviço do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!
*das verdades e dos impostos!

Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antinazifascistas,

República Desse Nazifascista, Terrorista-panfletário de meia tigela IMUNDA!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo – matuto ‘bananiense’!

Cláudio

:

.:. 21:13
… .
Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:
Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !
… .
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
… .
Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
.:.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
.:.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
.:.
D ignidade
I ntegridade
L iberdade
M aturidade
A mabilidade
.:.

D ilma, de uma nação vitoriosa
I lustre brasileira lutadora
L uz de dedicação esplendorosa
M otivando a pátria gloriosa
A uma luta digna, vencedora.
::
L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do Brasil inteiro.
.:.
D ilma, os conscientes te agradecem
I nfinitamente por tua digna história
L utando por todos que reconhecem
M ais a vida no bem comum de fazer na glória
A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
.:.
D ilma, coração valente,
I sso que a gente sente
L ibertar o ser plenamente
M antendo sempre presente
A humanidade inteligente
.:.
D ilma deu mais uma surra na ó-posição
I gual ao que Lula também já fez
L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
M ostrando que o Brasil tem voz e vez
A o mundo todo dignificando sua população
.:.
L ula livrou 40 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
.:.

D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
I nstalada na grande mídia venal
L ula teve a sua participação
M andando o pig & Cia ao
A bismo na quarta eleição
.:.
D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
I luminando a vida de outros seres lhanos
L ouve-se quem bem merece que se cante
M aravilhas de se acreditar nos humanos
A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante
.:.
L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
… .
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

renato

Eu não acredito no que li.
Estamos por acaso, pedindo arrego, para este cidadão..
Por acaso ele é o rei da cocada preta, manda no BRASIL.
Se é ele…então tem que começar a assumir na carne as
merdas também…
Não votei neste cidadão..deixo bem claro..
Que palhaçada…

Gerson Carneiro

Os senadores do PT tinham que ter batido a porta na cara dele.

Mané

A Globo já era aceita pelo Judiciário, Executivo .Legislativo e coxinhas como Poder Constituido. Só faltava o petezinho consumar a aberração. E ai ? Abanaram os rabos? Deram cambalhotas? Ganharam ossinho?

JC

A palavra continua com o Senhor Juiz Sérgio Moro e sua portentosa Equipe.
Como brasileiro, que não gosta de ver o seu País ser roubado e achincalhado mundo à fora, a minha sincera torcida é
para que todo aquele, PTista ou aliado, que tenha responsabilidade no que de mais errado ocorreu neste País, não possa continuar governando. E tem mais: não estou preocupado, apenas, com “meu umbigo” !!!

    mauro silva

    …”petista ou aliado que tenha responsabilidade no que de mais errado tenha ocorrido” …
    só esses?
    “no que de mais errado tenha ocorrido”?
    os outros não, ou seja, os oposicionistas aos “aliados”, ou não têm responsabilidade, ou não fizeram nada errado e portanto não deveriam ser punidos é o que se deveria inferir da sua esclarecedora postagem?
    “jenial”.

roberto

Deviam dizer claramente, que esse cara devia era cuidar das novelinhas xexelentas e os jornaiszinhos muquifas dessa rede de TV , das piores do mundo, e não meter o nariz em política.
Como podem levar a sério um cara que publica molecagens ,mentiras , falácias e imbecilidades em seus órgãos de comunicação, conspirando contra o próprio país ?????

marcosomag

Com a apatia de Dilma de seu “não ministro” de Justiça, creio que o filho do Roberto Marinho foi sondar o ânimo da bancada petista frente a um possível “golpe paraguaio” pós-16 de agosto. Importante o recado que ele recebeu de que o PT não vai fazer nada para acalmar os ânimos dos finalmente cidadãos deste país, e que certamente iriam para cima dos golpistas pois não querem voltar para a senzala. O recado foi dado: não estamos fazendo para botar fogo no país, mas, caso alguém acenda o paiol não vamos fazer nada para apaga-lo.

Enquanto isso, a extrema-direita vai cumprindo a sua agenda para o mês, que eles imaginam, seja do Golpe: depois do atentado terrorista contra o Instituto do Nunca Dantes; agora, atacam haitianos nas ruas de São Paulo.

Só para lembrar: um dos “líderes” dos “abestados on-line” humilhou publicamente um haitiano em junho. Racismo é crise federal, mas como o cargo de ministro da Justiça está vago, a “apuração” do caso ficou para a polícia do SP. Igual ao caso do atentado a bomba: nada será apurado pois o PSDB está no Golpe e não há ministro de Justiça na Esplanada.

mauro silva

tenho certeza de que, se ‘pegarem’ o lula, a reação ao golpe será muitíssimo pior que foi o suicídio de vargas.
e esses juízes, procuradores, promotores e jornalistas mimados não vão encontrar guarida nos quarteis para se abrigar da fúria do povo.
verdade se diga, a citar maquiavel: “todas as leis oriundas de motins foram leis justas”. O mesmo vale para qualquer país depois de uma guerra civil, que termina na faxina de toda a podridão de séculos; que termina no expurgo necessário e efetivo dessa elite formada basicamente por bandidos hereditários.
se prenderem o lula, nem a tirada do ar das redes sociais evitará a convulsão e suas consequências profiláticas e, portanto, bem vindas.
às ruas!

italo

Uns dias antes de ‘a globo’ ter encontrado com o PT, recebeu a visita do Cunha. Devem estar tramando alguma.

José Soares de Carvalho Filho.

NESTA REUNIÃO SERÁ QUE NÃO TEVE NENHUM RECADO DO COMANDO MILITAR SOBRE SEGURANÇA NACIONAL,PATRIOTISMO OU COISA ASSIM ?

Joe

É medo do PMDB!

walter pastori

Senador desculpe o desabafo puta que pariu veja a data que este senhor foi conversar com voces e veja a data que o programa painel da globo news que foi ao ar ontem com wilhian waap claidio couto gianetti e adivinha que o maior historiado tucano vilas boas para de rezar o terco senador e veja este programa e que dia ele foi gravado e o senhor ainda vai fazer queicha pra esse senhor.Senador acredito ue o senhor e um homem honrado nao perca tempo com a midia eles querem a cabeca da dilma do lula e o corpo do pt que como o senhor eu ajudei a crescer senador se liga.

Carlos Roberto

Francamente caso cheguem perto de Lula não haverá controle da reação do povo principalmente dos nordestinos de sp e do Brasil.

Bacellar

A real disposição dos Marinho será posta a prova na próxima manifesta(semno)ção dos reaças domingo…

No mais que bom ver a blogosfera agindo em conjunto. Dale! A força potencial está aí…

Graça

Pelo que eu entendi, o Viomundo tem a mesma percepção que eu tenho e já havia comentado de que a Globo apenas não quer entrar para a História como golpista pela segunda vez – o Editorial soltado pela Globo será por ela guardado, para mostrar às gerações futuras que a História estará mentindo. Mas resta os mais jovens de hoje arquivar e conservar bem guardado, todo o material publicado pela Globo, seja escrito ou televisado, para que as gerações futuras não sejam, mais uma vez, enganados pela Globo.

Urbano

Para quem está acostumado às mentiras, falsidades e atrocidades dos sentenciadores da oposição ao Brasil, lá no Senado… Creio que nem Papai Noel, com todo aquele saco. Agora, vejam que integridade: as mentiras disseminadas aos quatro ventos e por todos os meios, enquanto a falsa seriedade e conduta nos recônditos da moita.

Valdeci Elias

Essa reunião, foi uma sondagem da Globo, pra sentir o clima dos Senadores do PT. Pra tentar saber quem vai resistir ao Golpe, quem vai se esconder ou quem vai mudar de lado.

Alexandre Tambelli

Pensei na repentina mudança de conduta da Rede Globo e o “acordo” com o PT. O que está em jogo? Coloco aqui.

REDE GLOBO E DILMA/PT, POR QUE A TRÉGUA? – A GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XXI.

A busca de uma trégua entre Rede Globo e o Governo Dilma/PT é, penso eu, uma ação do Capitalismo na sua vertente Imperialista Made USA. Vem de lá o recado. Da matriz, de onde a emissora dos marinhos recebe as ordens de sua conduta no Brasil.
E está diretamente ligada ao avanço internacional dos BRICS, e para além, dos interesses do neoliberalismo e do Mercado Financeiro, este nem sequer o Governo Norte-Americano consegue deter sua fúria: a de hegemonia e controle das ações concretas do Capitalismo Mundial pelos financistas, portanto, o Capital não produtivo hegemônico sobre o Capital produtivo.
Lembro-me de 2008 e a quebra dos bancos americanos: 700 milhões de dólares para salvá-los! A aprovação desta quantia se deu na calada da noite no Congresso Americano. Para além dos interesses da sociedade americana e até do Governo Barack Obama. Tanto lá como cá os representantes do Capitalismo Financeiro estão aos montes nos respectivos congressos nacionais.
O Brasil e os EUA e todo o Mundo praticamente tem sido atacado pela ferocidade do Mercado. Quase todas as mídias no Mundo são aliadas do Capitalismo Financeiro e as defende com unhas e dentes.
O império do Norte precisa estar acima do Mercado, senão sucumbe.
Hoje há os BRICS. E o Brasil participa dele. Um Brasil enfraquecido e politicamente em guerra civil não interessa ao Império do Norte. A América estaria em desvantagem enorme em relação ao Oriente, a força dos BRICS sobre ela seria sentida. Os BRICS se fortaleceriam mais rapidamente.
O Brasil seria uma região, com seus 8 milhões e meio de quilómetros quadrados, a ser disputado pelos EUA e pelos BRICS (China, Rússia e Índia). E os BRICS aparecem em curva ascendente e os EUA em curva descendente economicamente.
Interessa aos EUA uma parceria forte com o Brasil forte, porque o jogo geopolítico de 2015 para frente aponta para a transferência irrefreável do centro do Capitalismo para a Ásia. E do centro das decisões do Mundo migrando, também, para o Oriente, para além de terras americanas ou europeias ocidentais.
A Olimpíada de Verão de 2020 será em Tóquio. A Olímpiada de Inverno de 2018 vai ser na Coreia do Sul e a de 2022 vai ser em Pequim. A Copa do Mundo de 2018 na Rússia e a de 2022 no Catar. Sintomático não?
Os Estados Unidos não tem condições de ser Potência única das Américas. E de se apresentar para o banquete do futuro com uma América desprotegida. Um Mapa do Mundo, onde só o Norte da América teria uma Nação rica é temerário. E é preciso acenar para o Brasil forte e amigo dos EUA, senão a América toda pode sucumbir. A defesa da América precisará ser de Norte a Sul.
Interessa romper a rota do Oriente. O olhar do Brasil para cima, para a América de cima. Vamos pensar um pouco à-respeito.
O Centro do Mundo Capitalista está mudando seu eixo para a Ásia com China, Rússia, Índia e provavelmente o Japão, a Coreia do Sul, o Oriente Médio e os tigres asiáticos se apresentando para a Festa. São os BRICS.
A Europa em plena decadência e sem “recursos naturais” não teria como ser um parceiro americano de peso, apenas pela força política de séculos de colonizadores (o que já ficou no passado) e o poderio de seus exércitos no Século XX, hoje, certamente, sem recursos suficientes para aprimoramento, pois, sequer conseguem manter seguras suas contas sociais. O Euro em declínio. Sem contar o padrão Dólar de moeda internacional substituído pelo Ouro.
O Século XXI é o Século que será marcado pela busca dos recursos naturais. Um Brasil enfraquecido é uma América sem forças para o combate do Século XXI pela hegemonia do Planeta, ou para competir com chances contra esta hegemonia e por onde o Capitalismo vai centrar suas forças = Poder.
Os EUA temem os BRICS. Os EUA, talvez, tenham começado a entender que o Brasil enfraquecido, ou o Brasil de nossa Direita pode nos colocar na Rota do Oriente por completo no futuro, quando os BRICS asiáticos se tornarem hegemônicos no Mundo Capitalista. E a prova da Rota do Oriente é a Bioceânica Chinesa e o Canal da Guatemala. Rota para onde nossos recursos naturais, temos em abundância, certo?, seguiriam.
É preciso mudar a rota. Deixar o Brasil forte para que se tenha uma América forte e capaz de rivalizar o Poder com o Oriente. Não nos enganemos. O Brasil na direção dos BRICS é a pedra no sapato dos EUA. Melhor acenar um Brasil forte*, desenvolvido e aliado, talvez seja o novo passo da Geopolítica Mundial para as Américas.
Obama e Dilma não trocaram apenas figurinhas este ano. Trocaram parcerias de futuro. Para uma América forte no contexto geopolítico do Século XXI.
Imaginemos o Brasil virado para o Pacífico e o Oriente. O que seria dos EUA?
E a defesa e as forças armadas brasileiras precisam estar fortes, equipadas e preparadas para o futuro geopolítico mundial. Não sejamos tolos de crer que não se quer o Brasil com uma Indústria de Defesa forte.
Os representantes do mercado, e a sua Lava-Jato podem ter tido a primeira grande baixa, se o pensamento da América forte por necessidade dos Estados Unidos se confirmar. Estados Unidos que não conta mais com uma Europa Potência para ajuda-lo na missão de não perder rapidamente sua hegemonia no Mundo para os BRICS.
Na luta dos EUA para não declinar seu Império e seu poderio militar que se manteve, praticamente, inabalável até o surgimento dos BRICS e o ressurgimento da História**, o Brasil forte e aliado é essencial.
A vitória da América durou não mais que duas décadas.
Brasil enfraquecido é strike coletivo das Américas? É a pergunta que deixo.
* Forte não é necessariamente justo. É Brasil potência capitalista!
** História que na queda do Muro de Berlim em 1989 e o colapso do socialismo, um Historiador nascido em Chicago, Francis Fukuyama, disse ser: o Fim da História.

    mauro silva

    não sei, alexandre, se seria assim, a coisa.
    penso, que uma aventura golpista no brasil é temerária ao império porque seus aliados internos, a quinta-coluna local que se manifesta inclusive nos blogues progressistas, serão, muito provavelmente, varridos do mapa pela reação popular e nacionalista liderada por lula, que pode inclusive ser atropelado pela avalanche.
    os expurgos no judiciário, promotorias e porcuradorias serão inevitáveis numa radicalização provável, e isso se alastrará por toda a américa latina inevitavelmente.
    por isso, talvez, os eua vejam a aventura golpista desses néo-nababos, comandados por um playboy mimado, como uma aventura que pode prejudicar, neste momento, muito seriamente a posição do império, já enfraquecido, no subcontinente, e portanto deve ser evitada.

Edgar Rocha

Me faz lembrar o “Salve-geral” de 2006. A manifestação do dia 16 é o Salve-geral. A Globo foi pedir as TV’s de LCD. O PT correu pra atender ao Marc… digo, ao Marinho.
.
Que triste. Agora eu entendo porque ninguém foi a fundo na questão do crime organizado em São Paulo. A praxis no tratamento com a questão das organizações criminosas é cartilha única na política nacional. Só tem covarde no jogo político. Dá-lhe pragmatismo!

Só não vai ter golpe porque os golpistas decidiram. Não é conveniente a eles, no momento. As periferias paulistanas são mesmo uma fractal do Brasil. Já lotearam o governo pra garantir a governabilidade, assim como definiram territórios pras gangues que atuam em São Paulo. Já entregaram a representação política nas mãos da imprensa, assim como se elegeram os Luís Moura da vida por aqui. Já cooptaram a PF, dando a ela plenos direitos pra fazer o que bem entendesse no submundo, permitindo que ela se associasse ao setor mais obscuro da política, achacando os peixões da corrupção pra aumentar seu poder, assim como faz a PM por aqui com os chefes do tráfico.

A malemolência insossa do Alckmin não difere em nada do silêncio da Dilma. No fundo, já sabemos que o único lado não contemplado é o da cidadania. Esta é a forma de se fazer política no país. É um paradigma. Deve ter petista respirando aliviado com a mão estendida do “doutor” Marinho. Ser de esquerda, na prática governamental, não é mais do que ser do outro time. O jogo é o mesmo.

É Garantido e Caprichoso. Trouxa é quem torce, achando que tem diferença além da cor.

tiao

Este Humberto Costa é outro vaselina.

FrancoAtirador

.
.
E a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal
.
buscando ‘Consensos para Formar Opiniões Majoritárias’
.
.

Fúlvio Costa

Desculpem Viomundo, vi meu comentário publicado agora, obrigado! Desculpem, mas estou muito nervoso com essa situação, a gente não sabe mais pra quem correr, nossos parlamentares são um bando de VENDIDOS, é um ou outro que se salva, e o PT a cada dia me decepciona mais e mais. Esse partido ACABOU, é melhor esse país parar de mentir pra si mesmo e colocar de uma vez a Globo lá no Planalto, pelo menos aí a gente vai poder enfrentar a verdade lutando ce parar de viver na MENTIRA! Cansei de ser enrolado, cansei de ser feito de PALHAÇO pelo PT, é só a Globo estalar o dedo que esse partido abana o rabo

    Fúlvio Costa

    Continuando, eu me enrolei todo… pelo menos aí a gente vai poder enfrentar a verdade lutando contra ela e parar de viver na MENTIRA! Cansei de ser enrolado, cansei de ser feito de PALHAÇO pelo PT, é só a Globo estalar o dedo que esse partido abana o rabo, não tem mais ideologia, não tem mais compromisso c

    Fúlvio Costa

    Como eu estava dizendo… não tem mais compromisso com as bandeiras históricas, não tem mais nada de esquerda esse hoje pseudo partido dos trabalhadores. Não voto no PT NUNCA MAIS depois dessa, chega!

Fúlvio Costa

Por que censuraram meu comentário? Eu não infringi as regras! Até o Viomundo agora vai se prestar a isso, igual a Veja faz, quando falamos o que desagrada? Só porque eu chamei esses senadores subservientes à Globo de covardes, frouxos e sabujos?

Nikola

Pior que a oposição é ver as lideranças sindicais todas agindo contra o governo. Há greves federais nos hospitais, no INSS, na receita federal (que quer equiparação ao mais alto cargo da AGU) e há greves de professores, funcionários e ALUNOS nas universidades federais!
A greve nas universidades é muito grave, porque um espaço que deveria servir para discutir soluções para o país, com a greve, dispersou-se. Não há discussão alguma, só o radicalismo e a intolerância. Até alunos, os que seriam os mais prejudicados, entraram em greve ANTES dos professores. Ou melhor, na UFRJ, algo como 100 alunos, aproveitando-se da inação dos outros 35 mil, decretaram a tal greve. O mesmo para os professores, menos de 200 mantém toda a categoria parada na UFRJ.

    Andre

    Seu comentário revela exatamente como pensa e age o governo do PT: movimentos sindicais não devem agir de acordo com os interesses dos trabalhadores que representam, mas do governo. Isso meu caro, não é movimento social é agente de repressão do governo infiltrado nos movimentos sociais. Os sindicatos não representam o governo – seja lá qual for o partido do governo – mas os trabalhadores. O PT não é dono de sindicato, embora tenha comprado vários com os ‘fundos de pensão’.

    As Universidades estão a mingua, sem dinheiro para nada. Bolsas foram cortadas – inclusive para estudantes pobres que dependem delas para se manter na universidade – falta papel, tinta para impressoras, falta até papel higiênico. Obras de expansão estão paradas. Trabalhadores terceirizados que recebem um salário miserável, tem seus salários atrasados todo mês. Várias Unviersidades onde os professores não estão em greve não iniciarão o segundo semestre porque não têm dinheiro para se viabilizar até o final do ano. E você está dizendo que professores, estudantes e técnicos devem sofrer tudo isso quietos, para manter o PT no poder diante de um golpe imaginário, a qualquer custo?

    Fica claro então que o ‘golpe imaginário’ que o PT usa desde a ‘carta aos banqueiros’ é só uma forma de controlar e cooptar os movimentos sociais. Quando não é comprando é com uma tática de medo – e com muitas outras que quem atua nesses movimentos sabe quais são.

    Se a familia Marinho está do lado da Dilma e do PT, então o governo não vai cair. Se cair vai ser é de pau nos movimentos sociais que forem contra a politica anti-trabalho do governo.

    Nikola

    Sindicatos devem estar ao lado dos trabalhadores. Isto está correto. Mas, greves não são movimentos apoliticos, são? Que condições tem o governo de dar todos os aumentos reivindicados ? Se der, estoura o caixa. Se não der é contra os trabalhadores. Ah, sim, as universidades não tem dinheiro nem para o papel higiênico….MENTIRA. Mentira também que TODOS os terceirizados não recebem por falta de pagamento. Pode ser que o número de novas bolsas tenha sido reduzido, mas não é verdade que bolsas tenham sido cortadas – só umas poucas de um convênio com a Petrobras não foi por falta de dinheiro, mas por um esntendimento sobre prestações de contas, no mínimo, infeliz. E por aí vai,.. E os sindicatos tem, sim, que pensar no momento político atual. Pense na história. Pense nos anos 60…

    Andre

    Nikola eu não sei que Universidade é essa que você trabalha ou estuda, mas deve ser uma Universidade imaginária. Não me acuse de mentir sobre o que todo mundo sabe. MENTIRA foi o que a presidente fez a eleição toda. Não me acuse do que aqueles que você defende fazem. Essa tática stalinista já não está dando mais certo.

Leo V

Muito reveladora essa entrevista.

Fica claro o papel do PT. Ele se vende para a burguesia co o pára-choque da luta de classes, o único capaz (através do Lula principalmente), apaziguar os ânimos dos trabalhadores e movimentos sociais.

Ao PT interesse se manter no governo, seja a qualquer custo, e independente de programa. À Globo, não importa quem está no governo, desde que siga seu programa. Por isso, uma vez que já veem que o PT tem o programa da Globo, a Globo prefere que se mantenha o PT do que turbulências políticas que se refletem na economia.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Propõe uma Alternativa Partidária, Leo V.
    .
    .

    abolicionista

    Algo não fecha na equação. Se os interesses se casam tão bem, porque fomentar o ódio ao PT, em primeiro lugar? Não teria sido melhor oferecer um acordo entre cavalheiros?

FrancoAtirador

.
.
Entrevista: Renato Meirelles, Presidente do DataPopular, no El País
.
Esclarecedora do Comportamento da Sociedade Brasileira na Atualidade:
.
“O meu negócio é percepção da opinião pública.
A corrupção acabou sendo a grande vilã de tudo.
Mas vamos pegar o histórico.
Em 2013, passeatas, porque a régua de qualidade,
de exigência dos que recebiam serviço público, tinha mudado.
Eles haviam saído de 2010 com uma perspectiva
de melhora de vida gigantesca, e a ela não estava mais melhorando.
E os governos, de todos os níveis, não perceberam essa mudança.
Mas o brasileiro pensava:
-Eu estou fazendo a minha parte e o governo não está fazendo a dele.
Depois veio a Copa. E na sequência, o processo eleitoral mais pesado,
e a percepção que a crise começou a crescer.
A gente começou o processo eleitoral com 71% dos eleitores querendo mudança.
O que aconteceu depois?
Eu desafio qualquer brasileiro a me dizer cinco medidas positivas
que o governo fez depois do segundo turno.”
.
“Além da Lava Jato ter ganhado novas proporções,
do ponto de vista da comunicação com a opinião pública
o Governo não fez nada para explicar, por exemplo,
o ajuste fiscal e a crise econômica”
.
“Basicamente vemos que a corrupção acaba sendo vista
como a grande responsável pelo aumento de preços,
por exemplo: Por que a gasolina aumentou?
Na cabeça do povo a gasolina aumentou
porque tinha roubo na Petrobras
e nós estamos pagando esse roubo
com o aumento da gasolina.”
.
(http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/10/politica/1439166469_045638.html)
.
.

Everaldo

Globo…O Poder Paralelo. Sabe aquela história: “me engana que eu gosto”…. pois é … E foi, senhores senadores… Só esperamos que vocês não fiquem midiotizados pela venus platinada como milhares estão Brasil afora…Ley de Medios jááááá….!!!!!

FrancoAtirador

.
.
08/08/15 18h59
EBC | Agência Brasil
.
Relator da OEA diz que Regulação da Mídia está Atrasada na América Latina
.
“Os Meios de Comunicação são Veículos para o Exercício de Poder
.
“Monopólios ou Oligopólios Privados ou Públicos
afetam a Liberdade de Expressão e é Obrigação dos Estados fomentar
uma Comunicação que tenha Pluralidade de Proprietários e Vozes”
.
“Políticas para que a Sociedade Civil tenha Condições de produzir
e veicular Informação Própria também são Fundamentais”
.
Por Isabela Vieira | Edição: Kleber Sampaio
.
Os Governos da América Latina tiveram Pouco Sucesso ao enfrentar a Falta de Pluralidade
e de Diversidade na Mídia, ocasionada pela Concentração dos Meios de Comunicação.
.
A avaliação é do relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Edison Lanza.
.
No Brasil para cumprir agenda com parlamentares e órgãos de governo, ele se reúne segunda-feira (10), em Brasília, com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e com o Assessor Regional de Comunicação eInformação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para o Mercosul e Chile, Guilherme Canela.
.
Lanza disse que a ausência de controle sobre a mídia na região, por anos,
é uma das origens da falta de pluralidade e diversidade.
.
Assim, com base em acordos internacionais para garantia da liberdade de expressão
e de informação, ele defendeu a atuação dos estados, a contragosto de empresas do setor.
.
“Os meios de comunicação são veículos
para o exercício de poder que, agora,
se veem com razão muito forte de dizer:
‘já tenho direito adquirido aqui, não me toque’”, avaliou.
.
Porém, ponderou, “monopólios ou oligopólios privados ou públicos
afetam a liberdade de expressão e é obrigação dos estados
fomentar uma comunicação que tenha pluralidade de proprietários e vozes”.
.
Na região, o relator disse que grupos de mídia tentam polarizar o debate com falsas premissas, principalmente, depois de experiências regulatórias da Argentina, Equador e Uruguai.
.
No Brasil, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Suzy dos Santos, afirmou que os oligopólios e monopólios que tentam interditar o debate,
alegando que a regulação é uma forma de censura, têm origem no “Coronelismo Eletrônico”.
.
Segundo ela, no país as mesmas famílias que dominam a política são donas dos meios de comunicação.
O efeito, avaliou, é a falta de diversidade de ideias na sociedade a invisibilidade de grupos sociais.
.
O relator da OEA destacou, ainda, que a regulação deve ser feita sob a perspectiva da democracia e dos direitos humanos, como na Europa e nos Estados Unidos.
Nos países onde não há clima, sugere que os primeiros passos se deem por meio de políticas públicas.
.
“Uma lei [que regula a mídia] é ótima, mas há medidas parciais que podem ser tomadas por meio de atos administrativos como, por exemplo, a reserva de espectro para incluir rádios comunitárias [no dial] com facilidade para que consigam as concessões”, citou.
.
Outra medida pode ser a “orientação para que as polícias e os ministérios públicos
não reprimam aqueles que fazem uso da liberdade de expressão” como as rádios comunitárias.
.
“A aplicação do direito penal nesses casos é condenada por ser desproporcional e desnecessária”, afirmou o relator.
.
Edison Lanza contou que, no Uruguai, seu país de origem, onde se aprovou recentemente uma lei para regular a mídia, a principal central sindical do país, ao receber um canal de televisão, avaliou que era caro mantê-lo e cogitou devolvê-lo ao governo.
.
À espera de mudanças no cenário nacional, um dos organizadores do evento com o representante da OEA, a organização Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social – não vê possibilidade de avanços na aprovação de um marco regulatório no Brasil, tampouco crê em medidas administrativas para enfrentar o monopólio de grupos que interditam o debate.
.
“Nossa cobrança é pelo que já pode ser feito”, disse Iara Moura, da coordenação executiva da entidade, sobre as leis que impedem a concessão de canais de rádio e televisão a políticos, por exemplo.
.
“Atos administrativos requerem uma boa vontade que, atualmente, o governo brasileiro não tem”, frisou.
“A criminalização das rádios comunitárias escancara isso”, completou.
.
(http://www.ebc.com.br/cidadania/2015/08/relator-da-oea-diz-que-regulacao-da-midia-esta-atrasada-na-america-latina)
.
.

luiz roberto

Esse pessoal (globo) não da ponto sem nó..Então esperem os proximos capitulos que vem por aí…O bicho vai pegar e a globo naquela de apoiar quem está no comando =,ja está colocando suas barbas de molho,tipo “vou aqui ou vou ali” quer saber vou com esta o poder..Eu mesmo….

Julio Silveira

A muito vimos construindo um estado desmoralizado. A cidadania é acostumada a entender que regras são feitas para serem transgredidas. Tanto a direita quanto a esquerda, a suas maneiras e de acordo com seus interesses e pontos de vista, estimulam essa desconstrução das mais básicas das necessidades no fortalecimento de um estado, suas regras. Construimos essa cultura, logicamente com beneficios muitos maiores aos maiores estimuladores dela, os que as corrompem, por mais incrivel e ilogico que isso possa parecer. Favorecemos como oportunistas bondosos esses que as estimulam, que criam os abalos morais e estimulam os fracos de carater que vão no embalo e que sem perceber serão as principais vitimas. Criam um circulo vicioso que só aumenta o problema, como o besouro rola bosta para alimentar suas crias. Ver um concessionário de serviço publico pautar o concedente, invertendo os papeis, é só maís uma confirmação do por que dessa imagem do Brasil já a tempos. O país oferece os recursos em abundancia para atrair como um imã, e proliferar, outras especies de besouros rola bostas.

Re

Como comentei no DCM:
O Roberto Marinho desconhece o MANCHETÔMETRO?
Então, tá resolvido: para ele pautar as editorias é só mostrar o Manchetômetro!

Marcelo R. Reco

Bem…
01] Eu também quero me reunir com alguns ministros. Será que consigo?
02] No dia que um Marinho descer à redação para falar com “editores”, acredito que os céus se abrirão e o Juízo Final será ao vivo, em cores, para todo o Brasil.
03] Empresa de televisão não pode “concordar” ou “discordar” de políticas públicas e governos. Empresa de televisão é uma concessão pública e não pode tomar partido, nem a favor nem contra. Exemplo: outro dia ouvi de fonte segura que a Rede Bandeirantes é contra o projeto da prefeitura paulistana de implantar moradias populares em bairros de classe alta… Sinto muito, mas uma emissora não pode ter esse tipo de abordagem, isso é crime, é inconstitucional, inclusive!

Sem mais.

Luiz Soares

Se houver indicios de q Lula cometeu algum ilícito ele deve ser investigado como qualquer cidadão?

Se, na investigação, aparecerem provas, Lula deve ser julgado como qualquer cidadão?

Se condenado, Lula deve ser preso como qualquer cidadão?

Ou, para os petistas, Lulla estaria acima do bem e do mal?

    Re

    Boa pergunta. Podemos combinar assim: FHC não está preso embora estejam provadas a compra da reeleição e a perda das nossas riquezas pela privataria. Aécio não está preso embora já se tenha provas de que não aplicou o mínimo constitucional em saúde e camuflou outros usos para o dinheiro repassado pelo governo federal. Azeredo não está preso apesar de ter praticado o primeiro mensalão. Mosconi não está preso apesar de pertencer à máfia que tirava órgãos de pessoas vivas. Levando em conta que a Justiça tem que ser equânime e imparcial, o Lula não irá preso mesmo que surjam provas, igualzinho a estes aí de cima. O outro jeito de equanimidade e imparcialidade é havendo provas contra o Lula prendê-lo e a todos aí de cima (e muiiiitos outros) na mesma hora. Não acreditem que vamos deixar uma pessoa que tanto se preocupou com a fome e a pobreza dos brasileiros ser enjaulado sem provas absolutas e inquestionáveis por toda a eternidade. Ah, por falar em eternidade, faltou mencionar a Justiça divina em que alguns acreditam – quem esta acusará ou inocentará, imagino que nunca saberemos, não é?

    Antonio Divino

    Prezado Luiz, vc está colocando de volta a venda na justiça? Entendemos e compreendemos toda essa colocação tua, minha pergunta é, isso vale para todos? ou só para Lula e PT?

FrancoAtirador

.
.
A GRANDE LADROAGEM É A DA PLUTOCRACIA
.
71 Mil pessoas no braZil (0,05% da População)
.
detinham, em conjunto, 1.2 TRILHÃO DE REAIS,
.
equivalente a 22% da Riqueza do País, em 2013.
.
Recolheram apenas 6,5% de Imposto de Renda,
.
e R$ 200 Bilhões não foram Taxados pelo Fisco.
.
Lucros e Dividendos das Empresas Distribuídos
.
aos Sócios são Isentos de Pagamento de IRPF.
.
(http://www.cartacapital.com.br/economia/uma-fortuna-de-200-bi-protegida-do-ir-da-pessoa-fisica-3229.html)
(http://www.valor.com.br/opiniao/4157736/elite-de-71-mil-pessoas-tem-23-da-riqueza)
.
.
SONEGAÇÃO EM 2014 SUPEROU MEIO TRILHÃO DE REAIS (R$ 501,9 BI)
.
(http://www.onebase.com.br/noticia/brasil/8,43440,sonega%C3%A7%C3%A3o-de-impostos-no-brasil-atinge-ru-501-bi-em-2014e-aponta-fazenda-nacional)
.
.

Caracol

Elementar, meu caro Watson, é a cantilena de sempre: o empresariado quer descobrir um meio de virar o jogo sem prejudicar os negócios. Se possível, melhorar os negócios.
O Brasil deles gira em torno dos negócios.

FrancoAtirador

.
.
Os Muares saíram de dentro dos Jogos de Vídeo-Games
e vieram às Ruas tocar o Terror Armados até os Dentes
.
Além de atirar Bombas em prédios onde ficam Petistas
agora estão matando a tiros os Negros Estrangeiros:
.
“Haitianos, vocês roubam os nossos empregos”, zurraram
os Neo-NaziPaulistas, antes de atirar em Seis Hatianos
.
.
Haitianos Baleados e Fascistas Soltos!
.
Do carro em que foram feitos os disparos, gritaram;
‘Haitianos, vocês roubam os nossos empregos’.
É assustador o Silêncio da Mídia sobre essa Atrocidade.
.
Por Altamiro Borges
.
No sábado passado (1), seis haitianos foram baleados na Baixada do Glicério, região central de São Paulo.
.
O triste episódio não teve qualquer repercussão na mídia – nem nos programas policialescos que exploram a violência e estimulam o ódio na sociedade.
.
Os feridos, entre eles uma mulher, foram internados no Hospital do Tatuapé, na zona leste da capital, com as balas alojadas nas pernas e nos quadris.
.
Tudo indica que o ataque teve motivação politica, incentivado pela recente onda fascista na sociedade.
.
Do carro em que foram feitos os disparos, um boçal gritou;
.
“Haitianos, vocês roubam os nossos empregos” – relatou o jovem haitiano Patrick Dieudanne, que ajudou no socorro às vítimas.
.
Segundo a União Social de Imigrantes Haitianos (USIH), entidade filiada à central sindical Conlutas, o atentado confirma o aumento da xenofobia no país.
.
Recentemente, ela já havia denunciado o ataque a dois haitianos em Curitiba (PR).
.
A entidade pretende acionar o Ministério da Justiça para investigar o episódio.
.
“A associação irá denunciar e buscar justiça, bem como dar atendimento aos feridos e aos familiares das vítimas…
Pedimos a todos os sindicatos, movimentos sociais e ativistas que ajudem na denúncia e apoiem essa luta da USIH”, afirma Wilson Ribeiro, dirigente da Conlutas.
.
A cena deprimente faz lembrar, de imediato, o vídeo postado por um integrante do grupo ‘Revoltados Online’ no início de junho passado.
.
Daniel Barbosa, trajando roupas militares, ameaçou um haitiano
durante seu trabalho como frentista de um posto de gasolina de Canoas (RS).
.
Xenófobo e racista, ele acusou o governo “comunista” de Dilma Rousseff
de tirar o emprego de brasileiros para beneficiar os imigrantes.
.
Ele também questionou o haitiano sobre treinamento militar.
.
Após a ação fascista, a Rádio Guaíba revelou que o sujeito é um marginal, com várias passagens pela polícia gaúcha:
.
“A Polícia Civil começou a investigar as ofensas proferidas a um haitiano que trabalha num posto de combustíveis de Canoas, na região metropolitana.
A 20ª Delegacia da Capital registrou a ocorrência ao identificar o caso via internet.
Um vídeo foi feito pelo agressor e divulgado na rede mundial de computadores.
A polícia não informou o nome do agressor, mas confirmou que, na sua ficha criminal, há antecedentes por roubo a estabelecimentos comerciais e sequestro.
A TV Record identificou que o homem que aparece no vídeo é Daniel Barbosa”.
.
Ainda segundo a rádio, o escrivão da 20ª Delegacia, Leonel Radde,
registrou queixa contra o fascista por crime de preconceito racial.
.
Também na ocasião, o sempre antenado Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania,
foi conferir a história bizarra (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/06/agressor-fascista-de-haitiano-e-bandido.html).
.
Ele descobriu que Daniel Barbosa é um dos chefetes do grupo fascista “Revoltados Online”,
que organizou em março e abril as marchas pelo impeachment de Dilma
e pela volta dos militares ao governo – e que está convocando um novo protesto para 16 de agosto.
.
Até hoje, porém, nada foi feito para incriminar o fascista que ameaçou o jovem frentista.
.
Agora, seis haitianos foram baleados.
.
Até quando as autoridades públicas vão deixar impunes estes trogloditas,
que pregam o ódio racial, o preconceito e atentam contra a democracia no Brasil?
.
O ovo da serpente fascista já foi chocado e a impunidade só estimula
novos e mais bárbaros atos de violência no país.
.
(http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/08/haitianos-baleados-e-fascistas-soltos.html#more)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    A CUMPLICIDADE DO PSDB DE SÃO PAULO COM OS CRIMES DE ÓDIO
    .
    .
    ALCKMIN SERÁ CÚMPLICE?
    .
    Por Antonio Barbosa Filho, no ValePensar
    .
    Não dá prá ficarmos em meios-termos:
    .
    O Chefe da Polícia Civil e da PM Paulistas é o Governador Geraldo Alckmin, do PSDB.
    .
    Bomba é atirada contra o Instituto de um ex-presidente da República,
    ex-Ministros Petistas são agredidos em Lugares Públicos,
    Jornalista é Ofendido na Avenida Paulista.
    .
    Quando o Governador de São Paulo vai exibir os culpados, devidamente presos?
    .
    Ou Alckmin coloca-se ao lado do Terrorismo de Direita?
    .
    Explique-se e aja, Governador!
    .
    (http://abarbosafilho.blogspot.com.br)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    ULTRALIBERALISMO FASCISTA
    .
    (http://imgur.com/DXia20D)
    .
    (http://blogdokayser.blogspot.com.br)
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Por Paulo Henrique Amorim (PHA), no Conversa Afiada (C Af)
.
O Senador Roberto Requião (PMDB-PR) participou nessa segunda-feira 02/08, em São Paulo, no Instituto Barão de Itararé, do lançamento do livro “Cultura do Silêncio e Democracia no Brasil – Ensaios em Defesa da Liberdade de Expressão (1980-2015)”, do Professor Venício A. de Lima.
.
Requião tinha acabado de denunciar o caráter pigal da prisão do prisioneiro José Dirceu,
que acabou devidamente transferido para o Jornal Nacional [da Rede Globo de Televisão].
.
Diante de uma plateia de blogueiros sujíssimos e do professor Fábio Konder Comparato,
Requião soltou o verbo com desenvoltura que não se vê num petista (no Senado ou fora dele).
.
Alguns trechos do pronunciamento de Requião (a transcrição não é literal):
.
– Eu acreditava que o Lula era um intelectual orgânico. Mas descobri que não é.
Ele foi um representante dos sindicatos para intermediar os interesses do povo com o grande capital.
.
– Um dia eu contei para o Lula como tratei a Comunicação no Paraná.
Cortei todas as verbas de publicidade. Investi na tevê estatal, a TV Educativa,
e fiz um acordo com Hugo Chávez para distribuir o sinal pela Telesur.
.
– Lula ouviu, pareceu muito interessado, e me disse: vai ali e diga ao Dirceu.
.
– Dirceu ouviu e disse, mas, Requião, o Governo já tem uma tevê: é a Globo.
.
– Eles achavam que com o velho esquema do FHC, das verbas publicitárias do Governo,
eles iam conquistar a Globo.
.
– Essa mídia técnica do Lula (e da Dilma – PHA) só favorece os grandes grupos de mídia !
.
– Através do Fernando Henrique (que entende muito de corrupção na China
e da compra de reeleição – PHA) a banca já disse que a Dilma é honrada e séria.
.
– E é !
.
– O capital financeiro quer é operar os espaços para seu projeto – não quer derrubar a Dilma.
.
– Quer é espaço para o Cerra entregar o pré-sal.
.
– Como é que a Petrobras não tem competência para explorar o pré-sal ? Aquilo ali em cada dez furos você acha petróleo em dez !
.
– O projeto do Cerra de entregar o pré-sal à Chevron, como está no WikiLeaks, só não passou no Senado porque eu, o PCdoB e o Lindberg Farias instalamos no Senado um clima de terror !
.
– E o líder do PT Senado, o Delcídio Amaral, o Delcídio !, assinou o projeto de urgência urgentíssima para votar e aprovar o [Projeto do Entreguista] Cerra, para vender o pré-sal à Chevron !
.
– O líder do Governo assinou !
E muitos petistas se recusaram a assinar um documento
para derrubar a urgência urgentíssima do Delcídio !
.
– Eles entregaram a Petrobras a homens do mercado. Que vão fazer com a Petrobras
o que São Paulo fez com a Sabesp e o Jaime Lerner (e o Daniel Dantas) fez com a Sanepar.
.
– Diminuir os investimentos, e entregar !
.
– A Petrobras está sendo administrada com a lógica do mercado.
.
– E o Levy proibiu o BNDES de emprestar dinheiro à Petrobras !
.
– Essas empresas da Lava Jato … o Governo deveria estatizar elas todas.
Prende os corruptos e deixa as empresas de pé !
.
– Eu também sou a favor da estatização completa da Petrobras.
.
– O grande capital não quer a ruptura com a Dilma. Eles querem fazer ela sangrar !
.
– E nós não podemos defender os erros da Dilma. Ajuste ? Sim, era necessário.
Mas, isso aí é arrocho e arrocho, não !

– O jogo do grande capital não é prender o Lula nem derrubar a Dilma. E eu ponho a minha mão no fogo por ela.
.
– A base de apoio ao Eduardo Cunha é supra-partidária. E ele só foi eleito por culpa do PT, que resolveu adotar uma posição fisiológica, hegemônica.
.
– Governo de coalizão ? Sem essa ! Não vou defender o PMDB, mas o que está aí não é culpa de coalizão nenhuma.
.
– A coalizão do Governo é com o grande capital !
.
– O Fernando Henrique vendeu o Bamerindus ao HSBC por R$ 1.
E o Bradesco comprou o Bamerindus por US$ 5 bilhões !
.
– Quer melhor que isso ?
.
– A coalizão não escolheu o Levy ! Quem escolheu foi ela !
.
– O que ganhou a eleição foi o discurso da Dilma contra o que o Aécio ia fazer. E ela chega lá e faz o que o Aécio ia fazer !
.
– O objetivo não pode ser derrubar a Dilma.
.
– Mas mudar a política da Dilma.
.
– O Ibope dela está em 7,16% !
.
– Precisa explicar mais ?
.
– A tese que unifica os brasileiros progressistas hoje é a defesa da Petrobras, o nacionalismo !
.
– Quem quer quebrar a Petrobras hoje é seu novo Conselho de Administração.
.
– Que quer administrar a Petrobras como se fosse uma empresa privada !
.
– O Serra tem cobertura do Levy e do Governo – senão, o Delcídio não votava com ele !
.
– Eu quero o monopólio absoluto da Petrobras !
.
Em tempo: sobre a edificante operação da “venda” do Bamerindus ao HSBC,
não perca o capítulo do Príncipe da Privataria, do Palmério Dória,
que trata da desinteressada relação do dono do Bamerindus com o Fernando Henrique.
Tão desinteressada que cabia numa mala cheia de dinheiro ! – PHA
.
(http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/08/04/requiao-o-grande-capital-nao-quer-derrubar-a-dilma)
.
.

marcio ramos

Vergonha! Um pulha deste, criminoso, golpista, defende os interesses que nunca foram os de um povo soberano. Conversinha fiada. E estes petistas submissos. Roubaram o voto de quem acreditou neste governo e agora estão jogando na cara do povo uma reunião desta natureza??? Deveriam se reunir com movimentos organizados, com o povo para ocupar a droga da Globo e acabar com esta gente que nada faz para melhorar nossa sociedade. Vergonha!!!

maria a

O tom da conversa, tal qual relatada por Humberto Costa, pareceu-me que o grupo estava recebendo a benção de seu papa!
Que conversa estranha…

edllson

Mais um senador lambe botas. A Globo sabe que vão pedir a saída da presidente, que o golpe esta tramado, e quer se isentar. Se o governo cair, a Globo cai junto, pois a militancia vai invadir, quebrar a emissora, podem ter certeza. É melhor que essa elite nojenta tenha casa em Miami, pois vai sobrar pra todo mundo. Um golpe pode levar o país a um banho de sangue. Nem a Globo nem a oposição estão pensando no povo e no que representaria um golpe.

Luís CPPrudente

A famiglia Marinho não tem vergonha na cara e mente para os senadores petistas de que ela não quer a derrubada da Dilma e a prisão do Lula. É isto que a famiglia Marinho quer. A criminosa famiglia Marinho quer ter um álibi e dizer que nunca apoiou o golpismo contra Dilma.

Não tem como mudar as coisas, a famiglia Marinho promoveu e vem promovendo o golpismo e está ajudando a destruir a economia do Brasil. O Governo brasileiro deveria cassar as concessões dessa organização mafiosa com base na segurança nacional, com base na divulgação e promoção de baderna por parte da famiglia Marinho.

Cadeia é pouco para essa organização criminosa, ela tem que ter todos os seus bens indisponíveis.

Mariza

Caro Senador, o Senhor acha que somos bestas, gagá, idiotas o sei lá mais o que, para acreditar que não se lembras? Ter um encontro deste com essas cobras a troco de quê? Nós da militância estamos com tanto noja desse nazistas que embrulha o estômago e vcs. ainda se prestam a esse serviço? É por isso que essa Direita está deitando e rolando. Gosto desse dizer: é melhor cair lutando do que estar de pé acovardado. Imagino até quem foi que agendou reunião com estas cobras. Sejam os homens de luta que conhecemos, pelo menos assim, a história vai reconhecer vcs e o povo também. não achincalhe a nossa estrela e a nossa luta.

Fulvio Costa

Bando de submissos, sabujos, covardes esses senadores! Morrem de pavor da dona do Brasil, né? Que vergonha tudo isso, pqp! Pra mim, deu. Sempre votei no PT, mas meu dedo no botão Confirma esse partido de frouxos não vai ter NUNCA MAIS!

Walter

O que esse Humberto Costa fala, não se assina embaixo. Falso igual nota de três.

Maria Carvalho

A procura por diálogo com integrantes do partido da Presidenta Dilma, antecedida por editorial veiculado no jornal do grupo e no jornal nacional (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/08/em-editorial-surpreendente-globo-pede-sustentacao-ao-governo-dilma.html) é apenas mais um ardil bem preparado para, no caso de derrubada do governo, se valerem da desculpa de que procuraram fazer algo para barrar o processo de “impitm” que não tem mais volta. Eles sabem dos próximos passos…

Messias Franca de Macedo

(…)
Viomundo — Senador, uma última pergunta…
Humberto Costa — Eu estou superocupado…
(…)

LÁ VEM O MATUTO DESCONFIADO E DECEPCIONADO!
se o Humberto Costa estivesse sendo entrevistado por alguma ‘pena amestrada’ a $oldo dos Marín(hos) do FIFALÃO, o senador petista teria a mesma argumentação?!

É UMA MERDA:
no poder, tornam-se burocráticos gélidos, pragmáticos, calculistas… Burgueses, enfim!

E a militância de esquerda?!
Só comendo poeira e ouvindo os desaforos do pessoal da direitona – agora, entremeados por catiripapos nas vias e estabelecimentos públicos!

Ô RRRAAIIIIVVVAAA!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    FrancoAtirador

    .
    .
    O Senador Amnésico Sabonete resvalando
    da mão da Jornalista Conceição Lemes:
    “Eu não me lembro, não…
    Eu não me lembro, não…”
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Não sei nem o Telefone
    Muito Menos o Endereço
    O Nome não me lembro
    Mas o Rosto não Esqueço”
    .
    (http://www.kboing.com.br/farois-acesos/1-1102208)
    .
    .

Celso

É aritmética a movimentação da Globo por esses dias. Editorial no jornal o Globo + reunião com senadores = não apoiamos o golpe, logo após o golpe ser dado.

J. Expedito

Pelo clima de guerra que sentimos no país, se alguma coisa acontecer com DILMA ou LULA, eu prevejo que a GLOBO será a primeira vitima dos novos “terroristas” que defenfenderão a DEMOCRACIA BRASILEIRA, isto é, a Globo será totalmente destruida.
Sinto nos comentários que leio diariamente em blogs e sites de política, que ninguem conseguirá segurar a militância democrática que apoia o PT e que sabe muito bem quem é a GLOBO, a Veja, a Folha e quais são suas verdadeiras intenções nessa tentativa de golpe.
Pensando bem, seria ótimo que isso acontecesse, pois só assim teríamos um Brasil livre desse tipo de mídia corrupta.

JoãoP

Parabéns, Conceição, mais um exemplo de como se faz Jornalismo.

assalariado.

Ora, ora, quem é o otário para acreditar em quem passou a vida inteira, dando golpes de Estado, na jovem democracia brasileira? Isso mesmo, toda vez que entra um governo com viés popular “ganha” as eleições, o cio do golpismo sempre parte da mídia oligopolizada e partidarizada. Isto é histórico! Querem se passar por vitimas, esses midiotizadores das multidões? Ou será que na cabeça dos três patetas, do grupo Rede BOBO de Televisão, a luta de classes, evaporou da noite pro dia? Não há honestidade da parte da mídia seletiva,. Se é pra ser dessa forma, então, que a Rede BOBO e seus genéricos golpistas, comecem a mostrar, que, dos 32 partidos existentes no Brasil, 28 receberam dinheiro roubado da Petrobras. Isso, sem falar na operação Zelotes da PF. O caso do HSBC na Suíça, ….. Não interessa para uma verdadeira democracia, uma imprensa travestida de partido politico que, supostamente, defende a “Liberdade de Imprensa”, quando na verdade, queremos Liberdade de Informação. Se houver golpe de Estado, seja qual for sua roupagem politica, não passarão, não passarão, ….

JoãoP

Mais uma vez os senadores do PT faram bajular um sonegar de impostos, um dos donos de uma rede golpista, manipuladora, que há décadas só aliena os brasileiros e suga o Estado. Se eles estão com tempo sobrando, porque não conversam com os trabalhadores da industria naval, que estão perdendo empregos aos milhares, ou com outros setores da economia que estão sofrendo com dupla do caos: Levy e Moro. Quando vi a notícia dessa triste reunião, nem acreditei, torci muito para que fosse desmentida.

Nicholas Pontes

Se não existe mais bobo no futebol, o governo prova que ainda existe na política.

Os inimigos não mandam flores…

Deixe seu comentário

Leia também