Gustavo Ferroni: Pensando alto sobre a CPI da Privataria

Tempo de leitura: 2 min

Olá Azenha,

Um pensamento não sai da minha cabeça. Não sei se apostaria todas minhas fichas nele, mas acho uma teoria a ser considerada.

Fato é, que diferente do que muitos acreditam, se confirmada (de fato) a candidatura de Serra creio que o PT nunca deixaria a CPI da privataria rolar. A CPI já está engavetada por diversos motivos, seja o legado pouco louvável (pra dizer o mínimo) do seu José Mentor, ou atuação ridícula do Rui Falcão na campanha das últimas eleições – esqueletos petistas que o livro tira do armário. Ou ainda pela falta de coragem e ousadia que o PT no governo se caracterizou.

Com o Serra candidato diminuem ainda mais as chances do PT topar a CPI. Isso porque uma CPI dessas em ano eleitoral seria taxada como jogo sujo, como algo que desvirtua o embate de idéias, como apelar pros ataques à pessoa do candidato, etc. E o PT, do governo federal e em especial o de SP, odeiam ficar com a aparencia de esquerda “de fato”, de radicais, da militância, da base. Eles adoram sair com cobertura positiva na Folha de São Paulo ou no JN, adoram vazar notícia pra esses caras e vivem de namorico com nossa elite. Apesar de sempre apelarem para a base quando as coisas apertam.

O Serra não é bobo, ta…talvez até seja um pouco, mas ele conhece o PT. Sabe muito bem dessas características, e acredito que no cálculo da decisão dele entra a CPI da privataria. Ele aposta que o PT não teria a coragem de iniciar uma CPI “contra” um candidato em plena campanha (apesar do livro chegar em seus parentes, mas nunca nele). E mais, que pro PT fazer a CPI “contra” um político sem campanha e sem cargo seria mais fácil, ainda mais se por tabela prejudicasse a imagem do partido e de outro candidato para a prefeitura.

Por isso acho que o Serra, além de todos os outros motivos, sairá para prefeito (como está se confirmando) e que com isso, infelizmente, seu cálculo nesta questão estará correto. Ao menos esse ano não teremos CPI da Privataria, se é que um dia chegaremos a ter.

O pior é que a decisão de termos ou não a CPI é única e exclusiva do PT (pelo Marco Maia).

Um abraço

Gustavo Ferroni

PS: As vezes fico com a impressão que, da forma com que as assinaturas da CPI foram conseguidas, com todo aquele frenesi do livro ocorrendo e tal, nem o Severino teria conseguido segurá-la. Só o PT mesmo pra se prestar a esse serviço…mas as vezes também acho que estou exagerando.

Leia também:

Gilson Caroni Filho: O amargo chá do colonialismo inglês


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

eunice

Este é o melhor lugar para começarmos o nosso debate: que realmente interessa. Nós somos povo. Temos direção. Marcamos posição e devemos marcar novamente. Eles não vão nos ajudar. Nossa responsabilidade é cada vez maior, já que há fatos novos no mundo. O mundo econômico se arma cada vez mais contra o povo. Tenta-se copiar aqui essa armação. Mais do que enxergar partidos, devemos ser estrategistas. Estamos num quase fim de mundo. O que queremos?

willforlife

eu devo ser muito ingênuo.
Dinheiro público é roubado por quadrilhas, e na ótica de muitos isso é uma questão exclusivamente política ??

o ministério público, a polícia federal, nada pode fazer ??

esse caso nada tem a ver com o poder legislativo.
quanto a imunidade parlamentar, tem que pressionar para mudar essa lei que nada mais é impunidade parlamentar.
tá na hora de fazer o que lula falou no mensalão: cortar na própria carne !

eu devo ser muito ingênuo !!

Gustavo Ferroni

Caros,

Gostei dos comentários. Só pra clarificar sou petista e continuo firme!

abs

kruguer

Parem de reclamar e vamos fazer acontecer !
A CPI da Privataria só vai sair se todo mundo exigir e pressionar !

Você já enviou seu email hoje ?

[email protected]
http://www.camara.gov.br/internet/deputado/Dep_Li

Enviem e cobrem pela instalação da CPI da Privataria !

Morvan

Boa noite.

Bom, se a CPI não sair, não se pode alegar, por parte do PT, falta de Tatto. Ah, ah, ah…
É um dos que estão realmente querendo a CPI. Ele o Costa (o Humberto).

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

Marco Antonio L.

Bingo. É exatamente isso que o PSDB tá tentando fazer, lançando o Serra para demonstrar que não tá nem aí para CPI. Não vai colar. Sem o Serra , o Haddad tem todas as condições de vencer no primeiro turno.

Jotage

Acredito na CPI, porque acho que os integrantes do PT já entenderam que sua base de apoio quer a CPI, e esta é uma prova da veracidade do discurso. Se resgarem o discurso agora, bem, não terão mais base e o PT passa a ser o novo DEM. Sumindo…………………..

Eugênio

Em 2014 VOTE CERTO: Eduardo Campos PRESIDENTE

PT = Partido das Toupeiras

A CPI da PRIVATARIA TUCANA vai dar em PIZZA!!!!! O PT não DEIXA e o PMDB não QUER!!!!

Será que o PC do B, o PSB, o PSOL & ademais também gostam da "iguaria" romana????? Há pouco o probo magistrado, o juiz Baltazar Garsón, foi CONDENADO e, na terra dos CAPOs, Sílvio Berlusconi foi INOCENTADO por uma brecha na lei aprovada no GOVERNO DELE.

EU não ACREDITO que o PC do B, o PSB e o PSOL vão deixar essa IMUNDICE perene, a CPI da PRIVATARIA TUCANA é OBRIGAÇÃO!!!

EU não ACREDITO que o HUMBERTO COSTA vai se calar!!!

EU me recuso, até em pensar, no silêncio de LUCIANA SANTOS, VANESSA GRAZZIOTIN e MANUELA D'ÁVILA!!!

EU não ACREDITO!!! Será a HORA que o POVO terá OBRIGATORIAMENTE que VOLTAR às RUAS, sejam em GREGOS, sejam em TROIANOS, o PAU quer DÁ em CHICO, DÁ em PEDRO e em JOÃO, doa em quem doer, será a VOLTA do CIPÓ de AROEIRA descendo no LOMBO de QUEM MANDOU DAR!!!!

EU QUERO, EU EXIJO a VALE do RIO DOCE de volta, a VRD é do POVO BRASILEIRO!!!!

EU QUERO, EU EXIJO a EMBRAER de volta, a EMBRAER do POVO BRASILEIRO!!!!!!!!

EU QUERO, EU EXIJO a REESTATIZAÇÃO da CSN, da USIMINAS!!!!!!!!

EU QUERO, EU EXIJO o RETORNO das DIVISAS ROUBADAS do POVO BRASILEIRO, hoje, em PARAÍSOS FISCAIS e nas BOLSAS de VALORES do MUNDO!!!!!!!!

EU QUERO, EU EXIJO os ROYALTIES do SAQUEADO NIÓBIO BRASILEIRO!!!!!!!!

EU ME RECUSO a ACREDITAR que esta CPI da PRIVATARIA TUCANA vai dar em PIZZA!!!!!

Da lama ao caos (Chico Science)

Posso sair daqui pra me organizar, posso sair daqui pra desorganizar. Posso sair daqui pra me organizar, posso sair daqui pra desorganizar!!

Da lama ao caos, do caos à lama, um homem roubado nunca se engana.

O sol queimou, queimou a lama do rio, eu ví um "chié" andando devagar e um "aratu" pra lá e pra cá, e um carangueijo andando pro sul: Saiu do "mangue", virou "gabiru"!!!!

Ô Josué, eu nunca ví tamanha desgraça!!! Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça!!!

Peguei um baláio, fui na feira roubar tomate e cebola, ia assando uma véia, pegou a minha cenoura, "Aí minha véia, deixa a cenoura aqui, com a barriga vazia não consigo dormir!!"

E, com o "bucho" mais cheio começei a pensar: Que eu me organizando posso desorganizar. Que eu desorganizando posso me organizar. Que eu me organizando posso desorganizar!!!

Da lama ao caos, do caos à lama, um homem roubado nunca se engana.

05 Chico Science & Nação Zumbi – Da Lama Ao Caos
http://www.youtube.com/watch?v=Sk4x6tkPxe0

Chico Science & Nação Zumbi – Monologo Ao Pe Ado Ouvido
http://www.youtube.com/watch?v=hYytZEO-GAA

Monólogo ao Pé do Ouvido (Chico Science)

Modernizar o passado é uma evolução musical… Cadê as notas que estavam aqui? Não preciso delas, basta deixar tudo soando bem aos ouvidos!!

O medo dá origem ao mal, o homem coletivo sente a necessidade de lutar. O orgulho, a arrogância, a glória, enche a imaginação de domínio. São demônios os que destroem o poder bravio da humanidade!!!

Viva Zapata, viva Sandino, viva Zumbi, Antônio Conselheiro, todos os Panteras Negras, Lampião sua imagem e semelhança, eu tenho certeza, eles também cantaram um dia!!

Há um tempo atrás se falava em bandidos. Há um tempo atrás se falava em solução. Há um tempo atrás se falava em progresso. Há um tempo atrás que eu via televisão…

"Galeguinho do Coque" não tinha medo, não tinha, não tinha medo da "Perna Cabeluda"!!!

"Biu do Olho Verde" fazia sexo, fazia, fazia sexo com seu alicate…

Oi, sobe morro, ladeira corrego, beco, favela: A polícia atrás deles, e eles, no rabo dela. Acontece hoje e acontecia no sertão quando um bando de macaco perseguia Lampião!!!
E o que ele falava outros ainda falam: "Eu carrego comigo: Coragem, dinheiro e bala!!"

Em cada morro uma história diferente, e a polícia mata gente inocente!!
E quem era inocente, hoje, já virou bandido pra poder comer um pedaço de pão todo fodido!!

Banditismo por pura maldade. Banditismo por necessidade. Banditismo por uma questão de classe!!!

(Conheçam Josué de Castro, um brasileiro, leiam a "Geografia da Fome", está disponível gratuitamente na WEB http://www.josuedecastro.com.br/ )

eunice

Quero ver a pesquisa sobre o Serra. E também sobreo candidato do PT ao governo de S paulo. É isso o que eu quero. E vou votar no PSTU como sempre.

Zilda

Pessoalmente, não gosto de CPIs porque vira um jogo político, palhaçada e fica apenas no barulho. Isso sem contar os gastos que aumentam: empresa para investigar, outra para não sei quê, as comissões viajando pelo Brasil e exterior em busca de provas e por aí vai. E nosso dinheiro indo para o ralo. Penso que as providências deveriam ser tomadas pela Procuradoria-Geral da República. Aí sim. Investigação e punição estão na esfera dos Ministérios Públicos e do Judiciário.

    beattrice

    Na dúvida nem uma nem outra, o governo da dona Dilma não se arrisca, nem CPI nem denúncia pública.
    Vc cala do meu, eu calo do teu e a sociedade brasileira que se dane.

pperez

A ambição do poder pelo poder destrói a consciencia politica de dignidade e respeito aos valores ideologicos e de liberdade constitucional.
Isto é flagrante quando se compara o PT de hoje ao da sua fundação em 1987.
Na verdade, se considerarmos que a oposição sistematica ao sistema politico popular vigente vem quase que exclusivamente dos meios de comunicação, talvez todos os partidos hoje na essencia sejam monocromaticos.

Fabio_Passos

Faz sentido.
Há um risco enorme do pt se acovardar mais uma vez e a roubalheira da privataria tucana sair impune.

Vamos ter de divulgar amplamente os nomes dos cúmplices da roubalheira de josé serra

DBS

o pt e o psdb tem muitas semelhanças como governo, a principal é q os dois são de caráter burguês que representam e priorizam os interesses da elite como Daniel Dantas , Naji Nahas e CIA. É a metodologia de transição do governo FHC para o gov Lula confirma isso, transição misteriosa de portas fechadas, ai fica a pergunta:
Será que todo este esquema que foi denunciado no polemico livro "A Privataria…." já era de conhecimento da alta cúpula do pt (mesmo superficialmente) após os encontros de transição? Se sim, porque o gov ao invés de investigar e denunciar preferiu aprimorar e também privatizar?

    beattrice

    Só para acrescentar e lembrar o nome forte da transição foi antônio palocci.

Marcello Salles

Acho que está DIRETAMENTE relacionado ao resultado do mensalão no STF !
Se o resultado for o que já aparece na mídia, que aliás parece que já julgou os acusados, acho que pode sair como uma forma de tentar empatar o jogo.

Morvan

Boa noite.

Ótimos questionamentos.

Por ora, malgrado os muito bem colocados argumentos de Gustavo Ferroni, a CPI [ainda] é uma incógnita. Claro que tudo vai ser ponderado pelo PT, que, numa situação histórica, por várias razões, tem o poder de levar adiante e assumir o ônus da sua decisão, ou sufocando a CPI, assumir a contraparte deste ônus. Não é uma decisão fácil. A sobrevivência da sigla, com todos os seus ganhos e perdas, pode estar aí. O PT não sai incólume desta "Escolha de Sofia". Porque não é uma questão [somente] de perdas e ganhos. É um vestibular político. O PT que sairá após a instalação (ou não!) da CPI é um novo PT. Pode sair um PT ou um pt!
Sem nenhum resquício de "pensamento desejoso", até mesmo por ser um simpatizante (e, a cada dia menos simpatizante do PT) aposto na CPI. Porque o que está em jogo é mais do que meramente o nome do PT enquanto partido político; é a sua sobrevivência como partido diferenciado que está em jogo e pense-se que há ainda pessoas no PT que conseguem pensar o partido como tal.
Veremos. O laço está apertando e o momento da decisão se aproxima.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

    _Rorschach_

    Morvan

    Me desculpe por não ter mandado o email que prometi sobre o Celso Daniel ainda. Perdi um familiar querido neste carnaval e estava sem cabeça.

    Quanto a este post, eu faria um aposta virtual com você: a CPI não sai (e o caso Celso tem a ver com isso, mas te escreverei com detalhes).

    É uma aposta que, creia-me, gostaria de perder, pois repararia boa parte de minha desilusão com o PT e Lula. Esperemos.

    Abraços.

    Morvan

    Boa noite.

    Lamento pela notícia, _Rorschach_. Pensei você não haver enviado os dados sobre os quais falamos por um motivo bem mais feliz (achei que, por ser período carnavalesco, você estaria brincando o carnaval, o que seria, não fosse o fato relatado por você, que é um acontecimento terrível, natural). Pois assim que puder, m'os envie. Quero ler para me inteirar do caso.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Taques

A CPI da "privataria" seria o maior tiro no pé do PT, não vai sair jamais. Lula é ignorante mas burro não é e ele é que manda no PT.

Se fosse instalada daria um atestado de idoneidade para Serra e FHC. Os eventuais desgastes políticos causados pelo tema já se esgotaram e mais, a questão ideológica foi pro espaço com a privatização dos aeroportos e estradas federais.

O silêncio de Lula a respeito do tema é emblemático.

    Morvan

    Boa noite.

    Sr. Taques, V. Sa. não acha a palavra ignorante para o cidadão que promoveu a maior mobilidade social já vista neste país, recebeu inúmeros prêmios e comendas pelas ações de cunhos educacional e social, um pouco pesada? Além do mais, Lula não pode e não deve falar por ora, pois ainda convalesce do câncer faríngico, tanto que fora proibido pela equipe médica que o acompanha de ir ao desfile da Gaviões.
    Respeito suas ideias, mas, a bem da verdade, tente ponderar a questão um pouco.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    Taques

    Caro Morvan, boa noite!!!

    Aceito sua consideração e desde já retiro o adjetivo "ignorante" do meu texto.

    Saudações.

    Morvan

    Boa noite.

    Obrigado pela resposta, Taques.
    É gratificante o debate de ideias e a urbanidade no trato com as pessoas.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Marcio H Silva

Para o PT ter medo e recuar, o Serra tem que ganhar a eleição em 2012.
Pensando desta forma a CPI só sai depois da eleição com Serra perdendo a mesma.
Engraçado que o outro lado nunca tem medo de nada.
O políticos só tem medo da mídia, mas deveriaM ter medo do povão que vota.
Esta estória de que brasileiro não sabe votar é uma grande mentira…

ricardo silveira

A única coisa que, na minha maneira de ver, impede o PT de fazer CPI é estar com o rabo preso. Fazer CPI da bandalheira que se diz das privatizações do governo FHC não é uma questão de oportunismo de partido político, é uma questão de serviço público, uma questão que interessa do país.

Pedro

Acho muito fácil fazer esse tipo de crítica ao PT. Ir direto a um assunto nem sempre significa competência política, e pode significar o seu oposto. De qualquer maneira, a discussão está aberta.

_Rorschach_

Concordo plenamente e repito: O PT esá no poder desde 2003.

Se não teve CPI até hoje para averiguar esses descalabros, por que haveria de ter agora?

Flavio Lima

Concordo com o artigo. Se a CPI não sair, eu saio do PT.

    lulipe

    Já escolheu um novo partido, meu caro???

    Morvan

    Boa noite.

    Perguntinha meio direta, Lulipe. Ah, ah, ah…

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Miguel

conspiratorio demais

beattrice

Não sai, a CPI da Privataria não sai
pela mesma razão que a CPI do BANESTADO, fonte de parte do material do Amaury,
terminou numa pizza assada em confraternização PT-PSDB,
sob a batuta de Mentor e Antero.
O Amaury deveria realmente começar a pensar no próximo livro,
com uma estrela na capa, uma estrela vermelha e cadente.

Deixe seu comentário

Leia também