Fernando Morais: “PDVSA era uma espécie de país amigo. Chávez acabou com isso”

Tempo de leitura: 2 min

por Jônatas Campos, de Caracas, para o Opera Mundi e a Radioagência NP

Autor de biografias como “A Ilha”, “Olga” e “Chatô, o Rei do Brasil”, o escritor Fernando Morais participou do 18º Foro de São Paulo, um dos maiores encontros de partidos de esquerda da América Latina. Em entrevista ao Opera Mundi e à Radioagência NP, o escritor falou sobre seu novo projeto, o documentário “A crise dos olhos azuis”.

O filme, que está em fase de captação das imagens, será sobre a crise da economia mundial em 2008 e terá entrevistas com ex-presidentes, empresários, economistas e líderes mundiais. O título do filme, que ainda não tem data para ser lançado, veio de uma frase proferida pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.

“É ‘roubado’ de uma declaração do Lula no G20, quando a crise estava estourando. Ele disse: ‘Essa crise não é latino-americana, não é asiática, nem africana. Essa crise tem cabelo loiro e olho azul.’”

Aproveitando uma das maiores reuniões de partidos de esquerda do mundo, o escritor conversou com personalidades como o ex-candidato radical à presidência da França Jean Luc Mélenchon, o jornalista espanhol Ignacio Ramonet e a deputada do partido comunista grego Liana Kanelli.

Fernando Morais confirmou que o presidente venezuelano Hugo Chávez Frias será um dos seus entrevistados. O escritor considera-se chavista e explica que na Venezuela há mais liberdade de imprensa do que em muitos lugares do mundo.

“O que os jornais daqui [da Venezuela] falam diariamente do Chávez, no Brasil ninguém fala. É de uma agressividade. E, no Brasil, dizem que não têm liberdade de expressão.”

Para Morais, a partir do governo do presidente Hugo Chávez os recursos do petróleo venezuelano estão sendo usados para o benefício da população.

“A PDVSA era uma espécie de país amigo da Venezuela. Não era propriedade de Estado. Você não podia pegar recurso da PDVSA para fazer escola, estrada, hospital. Não podia porque o estatuto não permitia, mesmo sendo uma empresa estatal, uma empresa pública. E o Chávez acabou com isso.”

Lembrando que hoje a Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, o escritor destaca que as obras de infraestrutura, os investimentos nas comunidades e na agricultura dão ao atual mandatário e candidato a reeleição a vantagem nas eleições deste ano.

Baixar

Leia também:

Roberto Amaral: Os jornalões são contra entrada da Venezuela no Mercosul

Oposição da Venezuela, que se inspirou em Lula, agora diz que ele é “mercador”

Lula a Chávez: “Sua vitória será nossa vitória”

Venezuela acusa governo paraguaio de usar vídeo manipulado para dar golpe midiático


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Dr. Rosinha: Batalha de Acosta Ñú e Dia da Criança no Paraguai « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Fernando Morais: “PDVSA era uma espécie de país amigo. Chávez acabou com isso” […]

JC

Mais uma peça de propaganda (o “filme”) pago pelo pseudodemocrata Chavez. Realmente, os “intelectuais” brasileiros adoram o discurso das minorias exploradas e subjugadas pela maioria capitalista. É o velho chavão… E na Venezuela há tanta liberdade, que os demais Poderes (Legilativo e Judiciário) só agem a favor do Chavez, estão nas mãos e bolsos deles. Mais um detalhe: será que o tal documentário vai abordar o enriquecimento dos mais próximos do ditador?

Jotace

Os comentários de Fernando Morais existentes no texto, antecipam o critério do respeito aos fatos na obra em preparo ‘A crise dos olhos azuis’, e sempre presente nos trabalhos do jornalista, historiador e escritor. O documentário será de extrema valia para o conhecimento do povo brasileiro das reais causas da crise econômica mundial e das razões porque a Venezuela do governo Chávez tem se destacado em todo o mundo pela melhoria, em todos os aspectos, do padrão de vida dos seus cidadãos. Jotace

Dr. Rosinha e Marcelo Zero: A paleodireita da América Latina está em polvorosa « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Fernando Morais: “PDVSA era uma espécie de país amigo. Chávez acabou com isso” […]

Túlio Muniz: A invisibilidade imposta a Ruy Mauro Marini « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Fernando Morais: “PDVSA era uma espécie de país amigo. Chávez acabou com isso” […]

Mardones

É preciso exibir artigos sobre a Venezuela antes e durante o governo de chaves. Números, estatísticas e gráficos.
Será que não há um IBGE venezuelano?

Leio sobre as intervenções do Hugo Chávez, mas nunca li de órgão oficial ou coisa do tipo. Aqui no Brasil, a gente pode contar com os sujinhos para fornecer essas informações valiosas.

Sabemos que as coisas mudaram no Brasil, pois temos dados oficiais para mostrar os efeitos da eleição do Lula em moradias populares, aumento real dos salários, criação de novas universidades, número de matrículas nas universidades, UPP’s e etc.

Deixe seu comentário

Leia também