VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Escritor pede que Dilma conceda indulto de Natal a Genoino

09 de dezembro de 2013 às 13h23

Izaias Almada: “sobretudo num gesto de grandeza”

CARTA À PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

Exma. Presidente da Republica Federativa do Brasil, Sra. Dilma Rousseff.

Venho por meio desta carta aberta pedir que a senhora, fazendo valer os direitos que a lei lhe confere e, sobretudo, num gesto de grandeza humana, como tem demonstrado em outros atos do seu governo, conceda ao deputado e cidadão, José Genoino Neto, o indulto de natal, permitindo-lhe voltar ao convívio de seus familiares e assim cuidar da sua saúde, direito inalienável de qualquer ser humano.

Sei que muitos outros cidadãos e cidadãs serão beneficiados pelo indulto. Que José Genoino Neto possa estar entre eles.

Respeitosamente,

Izaias Almada

PS do Viomundo: Izaías Almada, mineiro de Belo Horizonte, é escritor, dramaturgo e roteirista.

Leia também:

Santayana: O cavalo de Troia das empresas espanholas

 

30 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

JOÃO WOLMAR MELO

10/12/2013 - 11h49

No meu texto anterior, onde se lê, “impondo a ele (e não aos próprios algozes) provar a sua inocência, leia-se: “impondo a ele Genoino (e não aos próprios algozes) provar a SUA CULPA…(perdão pelo lapso!)E complemento: Alguém em sã consciência, perante um tribunal de exceção (e os anais da História deste País hão de registrar essa desfaçatez jurídica), sob os holofotes de uma mídia servilista, à frente a vênus platinada, apoiadora incondicional de golpes contra a democracia em vários momentos de nossa História contemporânea (…Getúlio Vargas, João Goulart, José Dirceu, Genoino,LULA,etc., teria alguma chance de defesa se o “algoz-mor”, literalmente, dormia quando os advogados expunham suas teses? Claro que, para a grande massa, essas imagens não foram veiculadas (foram editadas a bel prazer), pois causariam nojo, mesmo para o cidadão comum. É esse o País que temos e é por ele e por meus netos que jamais compactuarei com a injustiça que grassa nos meios em que ela mais deveria ser combatida. Com a palavra os ilustres juristas e homens de bem para que seja banida dessa “Terra Brasilis” – pela LEI, é claro! – esses arremedos de julgadores que se portam como mercenários do “direito”…

Responder

Romanelli

10/12/2013 - 06h50

O indulto normalmente é dado a casos já transitado em julgado ..embora nesta terra de Dilma, já houve exceções (como em tudo).

O indulto não faz o condenado voltar a ser primário, ele suspende o “castigo”.

Há uma diferença técnica a ser considerada, o indulto tradicionalmente é coletivo, impessoal e espontâneo ..já a GRAÇA é particular e analisada, se solicitada, no caso a caso.

Convenhamos, pro caso do Genoíno, já que em tempo recorde, talvez o mais apropriado, acho que caberia ao povo classificar como GRAÇA ..porque realmente ?! um pedido tão descabido só pode ser atribuído a este espírito zombeteiro que acompanha muito brasileiro.

SIM, agora não tenho mais duvidas, e a maioria não esta se dando conta, estes defensores (se é que não seriam INIMIGOS) sem senso nem juízo, estão apequenando, destruindo mesmo com a biografia do inGenoíno.

Bem, agora só nos resta aguardar, o que será que vem mais na militanSSA ?

http://www.youtube.com/watch?v=PM1fVi0u9K4

Responder

Raz

10/12/2013 - 06h39

Ela não vai. A política dela e do resto do PT está sendo fingir que não é com eles. Dirceu, Genoino, etc. estão sozinhos.

Responder

Júlio De Bem

10/12/2013 - 02h38

Escritor PSOLista não merece ouvidos.

Responder

Mário SF Alves

10/12/2013 - 00h54

Não sei se é chegada a hora. No entanto, sei que a perpetuarem as injustiças decorrentes das malandragens e do golpe baixo que culminou em tanto desrespeito à Constituição, dia virá que aos brasileiros não restará outra saída senão a tomada da Bastilha. Simbolicamente ela já existe; seu nome fictício é Papuda.

Responder

JOÃO WOLMAR MELO

10/12/2013 - 00h28

Grande Izaias Almada! Só um digno para se levantar contra essa legião de ímpios…
No entanto, quero parabenizar o ilustre advogado de 81 anos, Sr. Milton Schelb, que conhece como ninguém (trabalhou por anos a fio dentro das penitenciárias brasileiras) a triste realidade de nossos aprisionados, não somente a de José Genoino… Genoino foi, é e sempre será lembrado na História Brasileira como um dos maiores parlamentares que já passaram pelo Congresso Nacional. Íntegro, inteligente, perspicaz no jogo político (suscitava muita inveja de uma massa de pares medíocres), destemido na defesa intransigente de nossa incipiente democracia, dos direitos humanos, dos excluídos, dos sem voz e sem vez. No entanto, foi enredado nessa falácia chamada de Ação Penal 470 por maus brasileiros, entre eles o coisica infeliz Jefferson que será lembrado eternamente como mais um “Judas” brasileiro – tal qual aquele que levou à forca Tiradentes. Seguramente, terá a sua “paga” no momento oportuno e espero que se redima ainda em vida sobre a insanidade de ter levado um grande patriota à execração pública, senão à imolação…A História, felizmente, registra a biografia sem rodeios ou tergiversações. O PT dispõe, com sobra, de grandes expoentes que suprem a falta de um grande homem, porém, não o substituirá no curto prazo. Será preciso viver uma nova geração para se formar um animal político à altura de José Genoino. Estava no seu 7° (sétimo) mandato e jamais foi sequer citado em algum ato ou atitude que o desabonasse perante a Nação. De repente, vira réu e é condenado por uma teoria importada por um “deslumbrado com os holofotes” – serviçal dessa elite carcomida – para condená-lo, impondo a ele (e não aos próprios algozes) provar a sua inocência. Só os abutres se banqueteiam de carniça! Os sábios jamais serão esquecidos. Que ele, Genoino, mesmo não obtendo o indulto a que teria direito pela sua débil condição de saúde, pelo menos saiba que neste NATAL de 2013 milhões de brasileiros conscientes estarão mentalizando por sua recuperação e que o ANO VINDOURO nos brinde com a continuidade das mudanças que ele, por décadas a fio, paciente e inteligentemente, ajudou a construir. São os votos de um brasileiro que sabe que a indignação é a arma dos fortes, assim como a iniquidade é a porta dos fundos dos que hoje se acham acima da Lei, pois lavaram as mãos no sangue de um justo. A esses, o ostracismo incumbir-se-á de desnudar seus infortúnios e pequenez. A conferir!

Responder

BUFÃO

10/12/2013 - 00h21

Isso é o mínimo que esperamos. Para ele, Dirceu e Delubio.

Responder

Rafael

09/12/2013 - 23h28

Com todo o respeito ao passado do Genoíno e à própria condenação, no mínimo discutível, sua atitude nos últimos dias o está apequenando. Um sujeito com um passado de luta deveria enfrentar essa adversidade com obstinação e altivez. Genoíno está usurpando sua própria reputação e, se continuar assim, acabará como uma caricatura de si mesmo.

Responder

    josias

    10/12/2013 - 00h20

    dá p/ vc explicar seu raciocínio?

    Mário SF Alves

    10/12/2013 - 00h59

    Genoino é apenas um herói. Portanto, não queria exigir dele comportamento de super herói. Deixe isso pro batman e outros super. Ou será que você ignora o estado de saúde dele?

milton schelb filho

09/12/2013 - 18h59

Lendo o que dizem as pessoas acima, tenho que concordar, em termos. Tenho 81 anos e 50 de operador do direito como advogado. Por boa parte deste tempo, frequentei a Penitenciária da Papuda, em Brasília, por motivos profissionais. Não posso desconsiderar a realidade do Genoíno. Se o indulto for concedido para o Natal de 2014, talvez venha tarde. Na prisão ele não terá a assistência que a saúde exige. As burrices jurídicas cometidas pelo Supremo só serão corrigidas ou pelo Pizzolato, na Itália, se a extradição for pedida pelo Brasil, ou pela Corte Interamerica de Direitos Humanos, se for acionada. Gesoíno não pode esperar. A presidente tem que considerar isto. Que a Providência a ilumine

Responder

Cassius Clay Regazzoni

09/12/2013 - 17h21

O Decreto e o artigo que conferem o direito ao indulto humanitário.

DECRETO Nº 7.873, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2012
Concede indulto natalino e comutação de penas, e dá outras providências.
Art. 1º É concedido o indulto coletivo às pessoas, nacionais e estrangeiras:

X – condenadas:

c) acometidas de doença grave e permanente que apresentem grave limitação de atividade e restrição de participação ou exijam cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabelecimento penal, desde que comprovada a hipótese por laudo médico oficial ou, na falta deste, por médico designado pelo juízo da execução, constando o histórico da doença, caso não haja oposição da pessoa condenada;

Responder

Cassius Clay Regazzoni

09/12/2013 - 17h18

Se a doença for realmente crônica e assim ficar comprovado nos autos da execução, Genoíno tem direito ao indulto caso o decreto de 2013 não altere as condições de concessão do indulto humanitário.

Não é questão da Dilma indultá-lo, é um direito dele assim como de qualquer preso nestas condições que fizer o pedido.

Responder

Patricio

09/12/2013 - 15h43

Bandidos na cadeia. Heróis como Genoíno, que ajudaram a derrubar a ditadura sangrenta, livres.

Responder

Zilda

09/12/2013 - 15h21

Com todo respeito a Isaias Almada, mas ele está criando um constrangimento para Dilma. Eu concordo com ele e assino embaixo a carta que publicou. Mas com o clima de terror que está aí o melhor que fazemos é lutar com outras armas que devemos descobrir quais, para derrotar e desarmar esse golpe em andamento.

Responder

    Narr

    09/12/2013 - 16h16

    Infelizmente, o indulto de Natal deixa a eleição de presente pro Aécio em 2014.
    Genoíno, como bravo combatente, sabe disso.
    Vai ter que esperar um ano.
    Aí sim, Natal de 2014, reeleição no papo, indulto.

Silas

09/12/2013 - 14h42

Se toda vítima de erro judicial fosse ganhar indulto, as cadeias estariam vazias mas o executivo viraria uma repartição do judiciário.
Como fica a administração do país?
A justiça o o MP que consertem os rolos que fabricam.

Responder

lulipe

09/12/2013 - 14h39

E viva a impunidade!!!

Responder

    JULIO*Dilma2014/Contagem(MG)

    09/12/2013 - 18h44

    E viva mesmo a impunidade, da Lista de FURNAS, mensalão TUCANO, TREMSALÃO,
    ROBOANEL, PRIVATARIA TUCANA, compra de REELEIÇÃO do Efegagacê, Mensalão dos
    DEMOS-DF, PIRILO/CACHOEIRA, HELIPÓPTERO DO Aécio, ufa !! cansei, acho que
    não esqueci de nada !!!

Mônica Passos

09/12/2013 - 14h17

Obrigada, Izaías, que bom ler a sua carta… claro que você tem toda a razao!!!! Também peço à Dilma a mesma coisa.

Responder

Eduardo

09/12/2013 - 14h09

Izaias! não sei se é legal a concessão do indulto neste momento, mas subscrevo sua carta porque justa, humana e corajosa.

Responder

Rodrigo Leme

09/12/2013 - 14h08

“Sei que muitos outros cidadãos e cidadãs serão beneficiados pelo indulto.”

Não que o autor dê a mínima para qualquer um deles. Bandido bom é só o companheiro.

Responder

    Marcilio

    09/12/2013 - 14h48

    Rodrigo PSDBOY,

    Andou sumido no final de semana…foram as últimas notícias sobre o Serra?? a esqueci você vota no Ivan Valente.

    Rodrigo Leme

    09/12/2013 - 20h59

    Pq, sentiu saudade? Isso ta virando doentio, hein amigão?

    Desculpa se tenho uma vida, não posso preencher sua carência.

    Marcilio Serrano

    10/12/2013 - 06h45

    Rodrigo PSDBoy

    Como sempre fugindo dos comentários sérios, foi só para demonstrar o quanto você é frívolo. Sinto falta das besteiras que você escreve….afinal gosto de rir.

    Esqueci você vota no Ivan Valente.

    Urbano

    09/12/2013 - 16h53

    Os tunganos, por exemplo…

    Luiz Augusto Marcondes

    09/12/2013 - 20h47

    Antes de lançar acusações levianas sobre pessoas cuja moral você desconhece, ou só soube pela mídia mentirosa, pense um pouco. Assim quem sabe você evita fazer papel ridículo.

    maria meneses

    09/12/2013 - 21h11

    Votar no Ivan Valente não o torna um mau-caráter,ele se torna mau-caráter quado chama o Genoino de bandido. E não é só mau caráter é tambem hipócrita, dando uma de sabidinho.

    maria meneses

    09/12/2013 - 21h13

    Respondendo a Rodrigo Leme.

Álvares de Souza

09/12/2013 - 13h50

Dilma não é Genoíno!

Responder

Deixe uma resposta