Elvino Bohn Gass: Quem são, afinal, os verdadeiros ratos da política brasileira?

Tempo de leitura: 3 min

ratosFoto: Luís Macedo/Agência Câmara

Ratos

Elvino Bohn Gass, via assessoria de imprensa da Liderança do PT na Câmara dos Deputados

Antes de Lula e Dilma, o Brasil era um país que não investia em infraestrutura. Deu no que deu: enormes complexos metropolitanos onde se amontoavam pessoas desempregadas, vivendo em casebres insalubres e submetidas ao fétido odor dos esgotos a céu aberto. A responsabilidade por isso é da política. Melhor dizendo, da ausência histórica de políticas que só passaram a enfrentar, de fato, esses males há uns poucos anos.

E não adianta espernear porque os números provam e o mundo já reconheceu: foi só depois de Lula e de Dilma que as populações periféricas passaram a ser alvo de políticas públicas de recuperação da dignidade desses milhões de excluídos. Antes, esses homens e essas mulheres não só conviviam com os ratos, como do ponto de vista governamental, eram tratados como tal.

Ratos… Esta semana, alguns oposicionistas aos governos do PT soltaram alguns deles antes do depoimento de um membro da direção petista na Câmara dos Deputados. Foi uma tentativa torpe e extremamente agressiva de associar a imagem suja dos bichinhos aos membros do partido.

Então, mais do que repudiar a exposição dos animais ao risco de serem pisoteados (como foram), valho-me da mal sucedida analogia oposicionista para perguntar: quem são, afinal, os ratos da política brasileira? Os que garantem níveis de emprego nunca antes alcançados, ou os que aprovam um projeto como o da terceirização que rói conquistas que estão sendo consolidadas há 70 anos? Os que garantem casa própria para milhões de brasileiros que nunca a tiveram, ou os que quando governaram roeram o Banco Nacional de Habitação jogando-o em transações escabrosas e não construíram uma moradia sequer?

Os que permitiram que o filho da faxineira chegasse à universidade, ou os que carcomeram o futuro dos jovens proibindo a abertura de novos cursos técnicos? Os que retiraram 30 milhões de pessoas da miséria, ou os que devoraram as nossas reservas quebrando o país três vezes?

Não, senhores oposicionistas, os ratos da política não somos nós, são vocês! Vocês que impedem a reforma política porque sempre foram sustentados pelo poder econômico. Vocês que entregaram o patrimônio público a preço de banana para os seus amigos ricaços. Os roedores históricos do dinheiro e dos valores desse país são vocês, que sustentaram a ditadura, que torturaram e mataram pessoas, que trocaram de partidos mil vezes, que impediram que a corrupção fosse investigada, que mantiveram preconceitos raciais, de classe e de gênero.

Vocês, que devastaram as nossas riquezas naturais, que poluíram as nossas águas e que aniquilaram nossas populações indígenas e quilombolas. Vocês, que sempre andaram por túneis subterrâneos da política, que se comportaram furtivamente como se não fossem responsáveis pela gigantesca diferença social deste país. Vocês, que politicamente, sempre agiram como ratos.

É por isso que quando nos deparamos com cenas como a dos ratos soltos na Câmara, ou quando assistimos os senhores marchando sem constrangimento ao lado de quem pede a volta dos coturnos covardes, nós não nos surpreendemos. Porque sabemos com quem estamos lidando. Estamos lidando é com as suas longas caudas, Longas como a dos ratos. E o pavor, a gente também sabe, é porque Dilma armou a ratoeira.

Elvino Bohn Gass é deputado Federal (PT-RS)  e Secretário Nacional Agrário do PT

Leia também:

Paulo Metri: Senador José Serra mente ao tentar cumprir promessa que fez fez à Chevron sobre o pré-sal 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

assalariado.

Conceição, Sr. Deputado e internautas. Lamento lhe dizer, a cabeça das massas está ocupada, faz mais de 15 anos, com a pauta da midialixo golpista. A propaganda é a alma da politica. Isto é, os assalariados, depois de um dia de trabalho, cansado, chega em casa e plim! Plim! Assistem e são manipulados todos os dias corrupção, PT, corrupção, PT corrupção, PT, …. Volte outra hora. Obrigado.

Messias Franca de Macedo

AVISO AOS NAVEGANTES!

A patacoada fascigolpista de 12/04/2015 será um fiasco!

ENTENDA

Após ‘trocentos’ anos sem assistir ao programa ‘Fatos & Versões’ [GloboNews], ingerir três comprimidos de Plasil®

(antiemético), somente para acompanhar o que seria dito sobre o movimento ‘#vemprarua’!

A âncora Cristiana Lôbo [de Raiva] e os *convidados a dedo “nem respiraram o tema”!

Quanto mais abordá-lo!

*’jornalistas amigos dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa’!

“As penas amestradas do PIG”, diria o Ciro Gomes!

FrancoAtirador

.
.
Dilma Vana faz Parceria com Zuckerberg
.
para fazer Desratização do Feicibuquistão.
.
(http://goo.gl/7ZZBQj)
.
https://www.youtube.com/watch?v=KS36K49EUfs

    Liberal

    Ver esquerdista babando ovo pra americano: não tem preço!

Messias Franca de Macedo

[Momento de meditação!]

… “Aqui pra ‘nois'”, tem hora que eu penso que o [Eduardo] CUnha “não bate bem da caixola”!
Falando a sério!
Não deve ser somente a blindagem bandida do PIG!
A causa de tanta desfaçatez e cinismo!
E petulância mórbida!
Por exemplo, aquele olhar para o alto dos holofotes (sic) revela também um devaneio de origem cromossômica!
Alguma deformação das cadeia de bases nitrogenadas e /ou na estrutura da desoxirribose e/ou do grupo fostato das moléculas do DNA!
“Sei lá!”
Talvez o nosso Nero dos Trópicos!
E logo no Brasil!
PQP!

EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS: quiçá fosse de bom alvitre os médicos do Congresso Nacional procederem a uma tomografia computadorizada e ressonância magnética do crânio do parlamentar!
Um exame antidoping, aplicação de psicotestes…
“Tudo vale a pena, mesmo que as despesas não sejam pequenas!”
Perdão, Fernando Pessoa!
E ao cofre das viúvas brasileiras também!
Uma consulta com aquele nosso grande neurocientista!
Paga com dinheiro público?
Sim, mas vale(ria) a pena!…
Ou não?!
E bem que o parlamento brasileiro poderia criar o ‘Bolsa Divã’!
De uso exclusivo do atual presidente da Câmara dos Deputados!
Ô!
“No Brasil não existem coincidências!”

Messias Franca de Macedo

Camisa-de-força nos incendiários! Querem atear fogo no Brasil! ENTENDA

Enquanto houver tempo de salvar a oficialização do *’hospirco braZil’!

*um, digamos, ‘mix’ de hospício e circo!

Perdão aos malucos!
Perdão aos palhaços!
E, preventivamente, perdão às meretrizes!

###################

Eduardo Cunha avisa [Teori] Zavascki que não quer depor à Força-Tarefa da Lava Jato

O presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), um dos políticos que tiveram o pedido de instauração de inquérito no âmbito da Lava Jato autorizado pelo Supremo Tribunal Federal, enviou uma petição à Corte argumentando que “não precisa” depor à Força-Tarefa da Operação na Petrobras porque “já prestou explicações detalhadas publicamente e em recursos enviados ao tribunal.”
(…)
Na petição, Cunha também alega que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deveria ter solicitado esclarecimentos a ele antes de apresentar pedido de investigação ao STF.

Com informações da Folha e da Agência Brasil

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/eduardo-cunha-avisa-zavascki-que-nao-quer-depor-a-forca-tarefa-da-lava-jato#comment-628279

    Mário SF Alves

    “Na petição, Cunha também alega que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deveria ter solicitado esclarecimentos a ele antes de apresentar pedido de investigação ao STF.”
    ____________________________
    Ih, além de tudo, é megalô.
    Pro divã, EduCu!

Messias Franca de Macedo

AVISOS/RECOMENDAÇÕES aos(às) ‘coxinhas’ &$ demais “‘Cansados(as) e cheirosos(as)’” do Brasil!

###################

“Se você for a manifestação de amanhã em Curitiba não esqueça de levar faixas de protesto contra a corrupção no governo do Paraná!
A *Ferrari pilotada pelo Beto Richa estará na frente da manifestação de amanhã, junto com o **Marcio Albuquerque Lima?
Tudo indica que a ‘Ferrari’ com que o Beto Richa corria e se exibia em Londrina foi comprada com dinheiro roubado na receita estadual. Argh !”

Por senador Roberto Requião

(*em referência ao carro com o qual o governador tucano compete nas pistas de Londrina;
**seu parceiro de corrida nas pistas de Londrina)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/176811/Requi%C3%A3o-pede-protesto-contra-a-corrup%C3%A7%C3%A3o-no-Paran%C3%A1.htm

Julio Silveira

A fala do Elvino está cheia de razões e foi muito bem aplicada.
Agora, não dá para ignorar que ratos proliferam com a maior facilidade, e que convêm manter a casa sempre bem protegida pelos respectivos aparatos e venenos. Para inibir, pelo menos próximo de nós, a sua proliferação. Sendo uma praga é melhor procurar sempre seu extermínio, devido ao alto grau de periculosidade que ela traz a quem compartilha seu convívio com proximidade.

FrancoAtirador

.
.
324 ROEDORES PRESIDIDOS POR UM RATAZANA (Art 17, §1º, RICD).
.
(http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/regimento-interno-da-camara-dos-deputados/RICD%20ate%20RCD%204-2015.pdf)
.
.

Messias Franca de Macedo

… Creio que seja um dos *textos mais cirúrgicos produzidos nesse período sob o jugo do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

Um pedagógico e lapidar libelo histórico!

*Há no Brasil ilhas de poder, com um juiz de Curitiba no centro

SAB, 11/04/2015 – 10:18

Por André Motta Araújo

O Brasil resiste a um poder fragmentado?

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/ha-no-brasil-ilhas-de-poder-com-um-juiz-de-curitiba-no-centro-por-andre-araujo

Deixe seu comentário

Leia também