Campanha quente

Tempo de leitura: 3 min

PT aciona PSDB no TSE e na justiça criminal por baixarias contra Dilma em blog tucano

do site do PT

O Diretório Nacional do PT entrou nesta sexta-feira (30) com duas ações na justiça contra a direção do PSDB – uma criminal e outra no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – devido aos ataques injuriosos feitos à pré-candidata petista Dilma Rousseff no blog “gente que mente”, cuja autoria foi assumida pelos tucanos.

“Queremos debater idéias, contrapor os governos, mas neste quesito, sabemos que vamos ganhamos e eles preferem apelar”, disse o secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, durante entrevista coletiva da qual também participou o vice-presidente do partido, Rui Falcão.

As ações acusam o blog de injúria e de promover campanha eleitoral negativa e antecipada contra a ex-ministra.

Cardozo e Falcão disseram que a “judicialização” da campanha não faz parte da estratégia do PT. “Nós queremos uma campanha eleitoral em alto nível e não temos intenção de judicializar, como têm feito nossos adversários. Fosse assim, estaríamos entrando com várias representações. Mas há um limite: honra não se negocia”.

O que chocou o PT foi o fato do blog ser assumidamente feito pelo PSDB e por Eduardo Graeff, tesoureiro tucano e coordenador de comunicação da campanha de José Serra. “Não se trata de uma manifestação de um militante, de um internauta, mas de uma política partidária, política de campanha. É assustador”, disse Cardozo.

Rui Falcão deixou claro que não há intenção nenhuma de censurar a internet ou retirar o blog do ar, pois as manifestações fazem parte do processo democrático.

“O que é preciso ser retirado é o conteúdo injurioso, pois incorre em dois crimes: injúria, previsto no código penal, e campanha negativa antecipada”.

Falcão lembrou ainda que tais procedimentos apenas prejudicam a imagem do pré-candidato José Serra. “Isso não ajuda a campanha de ninguém”.

*****

Do presidente do PSDB, em e-mail enviado a cadastrados pelo partido:

*****

Do Estadão:

Oposição propõe ação contra Lula por pronunciamento, 30 de abril de 2010 | 18h 43

ANA PAULA SCINOCCA – Agência Estado

PSDB, DEM e PPS vão entrar na Justiça Eleitoral contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima segunda-feira, informaram hoje os líderes dos três partidos que integram a coligação da pré-candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência.

A oposição reclama da atitude de Lula que, segundo avaliação de seus presidentes, utilizou a cadeia de rádio e TV para fazer propaganda eleitoral, e não pronunciamento à população por conta do Dia do Trabalho, comemorado amanhã.

Ao falar em rede nacional ontem, Lula exaltou resultados de sua gestão, defendeu a continuidade e disse que o atual modelo de governo pertence ao povo, “que saberá aprofundá-lo com trabalho honesto e decisões corretas”. Em tom de primeira despedida, afirmou que o brasileiro não desperdiça oportunidades e saberá conduzir o País no rumo certo. “Houve ilícito administrativo e eleitoral”, avaliou o advogado do PSDB, Ricardo Penteado, que assina a representação contra Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Futuro líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR) subiu à tribuna, logo pela manhã, para reclamar do que chamou de propaganda “explícita e escancarada”. “As afirmações do presidente são uma afronta à Lei”, disse. “Aquilo não foi uma campanha subliminar. Foi campanha escancarada, proselitismo a favor da candidata dele (a ex-ministra Dilma Rousseff) e uso da máquina pública”, afirmou Dias.

Presidente do DEM, o deputado Rodrigo Maia (RJ) classificou o pronunciamento do presidente como um “discurso político”. “Aquilo foi um verdadeiro horário eleitoral gratuito. O presidente deveria ter feito aquele discurso no dia 13 de maio, quando vai ao ar o programa do PT, e não no pronunciamento do Dia do Trabalho”, afirmou.

O presidente nacional do PPS, ex-senador Roberto Freire, também fez coro. Disse que apenas uma multa a Lula não basta e que a oposição deveria ter tempo semelhante na TV. “Aquele é um tipo de pronunciamento que exige liturgia com a Presidência da República. Não pode se transformar em uma propaganda eleitoral. É um desrespeito usar o cargo para fazer isso.”

*****

O discurso ao qual o texto acima se refere:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

beattrice

Não foi porque sabe que seria vaiado, no mínimo.

antonio matarazzo

É LULA de novo, digo, É DILMA 2010!!

beattrice

Azenha
o Severino Sergio Estelita Guerra precisaria isto sim dedicar algum do seu tempo livre, que deve ser muito, a explicar aquela historieta tão bem descrita e investigada pelo CLOACA NEWS, de que, sendo um dos mais importantes criadores Mangalarga Marchador do Brasil, em Limoeiro (PE), teria declarado ao fisco em 2002 tal propriedade, "incluídas nela as instalações dos elegantes quadrúpedes, como "terra nua" .
Como perguntao blog :"Teria a propriedade do Coronel Severino Sergio feito um strip-tease no dia de entregar a Declaração de Bens?" http://cloacanews.blogspot.com/2009_07_12_archive

Glecio_Tavares

Por isso mesmo que eles são contra o PNBL para que a informação não chegue a todos. Imagina quando a internet chegar a todos os lares brasileiros? O PiG acabará. O indice de audiencia da globo vem caindo ano após ano. Imagina se fosse medido por outro instituto que não o ibope? Eles se desesperam mas de nada adiantará pois em outubro novamente o povo brasileiro mostrará ao PiG que de bobo este povo nada tem.
Vamo que vamo. Dilma 2010.

Dilson

O dia 1º de Maio diz muito sobre esta campanha.
Lula e Dilma foram de encontro aos trabalhadores na comemoração dos sindicados.
Serra foi convidado…e não apareceu.

Messias Macedo

Desprezado por centrais, (S)erra prestigia evangélicos
Conclusão – enquanto os tucanoenDEMoniados urdem outros novos velhos golpes e factóides!

A despeito do nome sacrossanto, a legenda abriga pecadores como Joaquim Roriz, candidato ao governo do Distrito Federal.
O [“eticossanto”] tucanato, porém, dá de ombros. Além do PSC, tenta enfiar dentro da coligação de Serra o PTB do deputado cassado Roberto Jefferson.
* José (S)erra o candidato da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, golpista!
José (S)erra é o mesmo José (F)erra a Nação!

FONTE: adaptado de ‘post’ escrito por um colunista da Folha de São Paulo

República Destes Bananas “Eticossantos” em público– e depravados na “esfera malcheirosa privada”!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Donizeeti Costa – SP

Serra na verdade foi se esconder dos trabalhadores brasileiros lá em Santa Catarina.
Queria ver esse tucano que manda a policia bater em funcionários e trabalhadores ter a hombridade, a coragem de subir num palanque das várias festas dos trabalhadores em são Paulo, da CUT ou da Força Sindical. O malandro sairia debaixo de uma justa homenagem de ovos e tomates. O Serra e os tucanos são contra os trabalhadores e os direitos trabalhistas, o FHC já quiz acabar com a CLT em seu segundo mandato, somente não conseguiu fazer isso pois estava mais por baixo que umbigo de cobra.

Foge Serra, isso é o que voce faz melhor na sua vída política, fugiu após o golpe militar de 64; nunca cumpre nenhum mandato para o qual é eleito, tudo para ele é mero trampolim para sua obsessão pessoal, o poder absoluto, Serra é o candidato tupiniquim a Hitler Careca brasileiro.

Como dizia Marta Suplicy sobre Paulo Maluf: JOSÉ SERRA é um político NEFASTO.

Messias Macedo

Prezado Braga, muito obrigado pelas informações 'in locu'! Ademais, estamos careca do (S)erra de saber que o PSDB, o DEMo e o PMDB são os partidos mais corruptos do mundo!

Felicidades!

Cordiais saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

BRAGA

messias, moro em balneario camboriu. encostada em camboriu. (SÃO CIDADES DIFERENTES)
o ex prefeito de camboriu, onde acontece esse encontro missionario, encontra-se foragido da justiça. existe ordem de prisão contra ele. acusado de ser mandante de um homicideo. partido dele: PSDB
balneario camboriu: ex prefeito, atual governador de SC, leonel pavan, é acusado pelo MPE de improbidade administrativa. ssegundo o procurador estadual, o caso do leonel pavan é pior que o caso do arruda. tambem do PSDB.

Messias Macedo

… A campanha presidencial vai começar a ficar, digamos, quente, quando a mentira do (S)erra registrada em cartório for apresentada ao digníssimo eleitorado!…

A mentira terá vida curta – e calva!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Macedo

Desprezado por centrais, (S)erra prestigia evangélicos

No dia do trabalhador, *José (S)erra vai a Santa Catarina. Aproveita o dia para achegar-se aos missionários de Deus.
Participa, em Camboriú, do 28º Encontro Internacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora.
Os organizadores prevêem que darão as caras cerca de 160 mil fiéis. Bem menos que a platéia estimada para as três festas de centrais sindicais que Lula e Dilma prestigiarão em São Paulo: algo como 1,3 milhão de pessoas.
O Santo-mor (sic) vem a ser pastor Everaldo Pereira, o presidente do PSC (Partido Social Cristão).

Marcius Cortez

A imprensa de Pernambuco ama a fina flor do reacionarismo nacional: Sérgio Guerra, Marcos Maciel, Jarbas Vasconcelos, etc.Nos últimos dias, ela vem enrolando, enrolando sobre a "cera" do Jarbas e do Guerra quando na verdade, trata-se do seguinte: a derrota dos dois seria vergonhosa, coisa para pedir sair e nunca mais voltar.Jarbas não fez seu sucessor e perdeu feio, pela segunda vez consecutiva, na capital, na eleição de João Paulo e depois João da Costa. Portanto, faz muito bem o trairão optar por ficar destilando seu complexo de perdedor nas tribunas do Senado. Quanto ao SG, recomendo cautela, ele está se arriscando muito concorrer à Câmara.Seria melhor ele sair para Deputado Estadual. Em se tratando do Presidente Nacional do PSDB, não precisa mais do que isso.Cordialmente,Marcius Cortez – o bárbaro.

Messias Macedo

[Sérgio] Guerra faz quem mente. [Excerto assinalado no início do quarto parágrafo do documento acima]
Do presidente do PSDB, em e-mail enviado a cadastrados pelo partido.

NOTA: o conteúdo do texto distribuído pelo PSDB, um quê de tentativa tácita e envergonhada de justificar delitos disfarçados, denota a natureza desta gente!

República Destes Bananas Engabeladores e Desavergonhados
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Marcos Soares

O PSDB Desafia ????????
AMIGOS, o que vcs acham de TODOS nos enviarmos email para o psdb perguntando a eles sobre o :
A) Plano Real e a assinatura do FHC
b) O plano de Combate a AIDS
C) Os Genericos
D) O Serra que Jurou não abandonar a prefeitura de SP e o fez ….

Eles estaão desafiando !!! VAMOS MOSTRAR DO QUE O BRASILEIRO É FEITO !!!!

VAMOS AMIGOS !!!! VAMOS !!!!!

Marcos

Paralelo XIV

Taí uma excelente idéia: Dilma e Ciro""

    francisco.latorre

    adeus ciro.

    tchau. bye.

    ..

Maria Dirce

O Grande, o líder o Estadista o carismático o humilde Lula eu te amo!!!!!!

gilberto silva

Não adinata o psdbesta tentar tumultuar, eles não vão conseguir, o Lula é o cara e pronto, vai eleger a dilma no primeiro turno e nunca mais eles vão entrar no poder.

beto guru…palpiteiro e anti psdb e dem

valmont

Se os "arautos da liberdade de expressão" pretendem AMORDAÇAR até do Presidente da República, imaginem o que eles fazem com os pobres mortais cidadãos comuns deste país.
O Presidente e seus ministros deveriam fazer pronunciamentos semanais nas redes do PiG, para trazer a público cada fato que esses veículos da desinformação escondem ou distorcem.
E isto jamais poderia ser taxado como abuso, pois abusivo é o comportamento desse partido clandestino dos barões da mídia, que insiste na desinformação, na distorção e na mentira, atitudes desleais, antidemocráticas e criminosas.
Como reclamado por vários leitores deste blog, os integrantes do governo e das instituições democráticas devem ter atitudes firmes e eficazes para combater esses constantes atentados à democracia brasileira, sob pena de retornarmos ao domínio das forças retrógradas que produziram a ditadura neste país.

Dragão de Komodo

Azenha,

Sugiro que os demotucanos postem na internet e você no viomundo, o discurso de FHC, em homenagem ao trabalhador no ano de 2002, para que façamos um contraponto ao de Lula e, de quebra, matemos um bocado de domotucanos do coração.

Um abraço,

Dragão de Komodo.

Carlos.

É chocante a postura do próprio presidente do PSDB! O PSDB já chegou a nível abaixo do de 1989 e a campanha nem começou.

laura

Não aguento m mais o PSDB tentar PROIBIR a discussão política neste país para tentar impor sua agenda de manipulação e plastificação sorridente de sua candidatura( neo-liberal).

Rodrigo

A coisa tá ficando bem surreal por parte dos "social" "democratas"…

juçânia

Olê, olê,olê olá, Lula, Lula!!!!!Adorei e me emocionei com a mensagem do presidente!!!Enquanto os cães ladram, a caravana passa.

daniel neto

Enquanto o PT fica com esse discurso de "campanha de alto nivel", a oposição parte para a guerra com todas as armas que possui… Nem 8 nem 80, mas essa inércia do PT pode custar muito caro, em um caminho sem volta.
O estranho é que justo o PT, que sempre foi conhecido pela militância, não responde á altura nenhuma das acusações. Publicar notas em blogs é invisível pro povo…

Conceição Oliveira

Os políticos do PSDB parecem ter um grande problema de letramento. É claro que qualquer discurso feito por políticos é político, mas não necessariamente partidário. Um presidente com trajetória operária em seu pronunciamento de 1º de maio vai falar sobre o quê? para quem? Cada um fala de um lugar social, de sua experiência de vida, Lula, um líder sindical que contribuiu para a reorganização da luta sindical é phd na história dos trabalhadores brasileiros. Talvez faltem aos políticos tucanos esta experiência de chão de fábrica.

O governo de São Paulo também criminalizou os professores do Estado por fazerem um 'movimento político', ora, toda a greve é política, não necessariamente partidária.

Alguém precisa letrar melhor os políticos tucanos que têm dificuldades claras na leitura do mundo. Também eles desprezam até mesmo os ensinamentos de seus próprios intelectuais orgânicos, como os do professor Sérgio Pinheiro que precisou fazer peregrinação na imprensa pra defender o PNDH3!

É vergonhoso que um partido que deseja se vender como de centro-esquerda e que teve em seus quadros políticos que lutaram contra a ditadura militar agirem contra a aprovação do PNDH3 e fazer coro com a imprensa conservadora que fora cão de guarda da ditadura militar como bem argumenta Beatriz Kushnir.

Carlos Borborema

O Brasil não precisa só de competência. O Brasil precisa de competência e COMPROMISSO. Compromisso com um estado que incentive o desenvolvimento econômico, com nossa indústria e nossa agricultura, compromisso com a infra-estrutura do nosso país, com a geração de emprego e renda. Compromisso uma redistribuição mais justa de renda e terras. Compromisso com sistemas públicos de saúde e educação de qualidade. Compromisso com o fim do preconceito e violência contra negros, mulheres, homossexuais e outras minorias. Nenhum dos outros governos anteriores demonstrou esse compromisso, o governo Lula sim. A Dilma também. Alem de ter demonstrado muita competência na coordenação dos programas do governo Lula, afirma seu compromisso de dar continuidade às políticas e programas que beneficiam a grande maioria do povo brasileiro. Mais do que competência, nós precisamos mesmo é de COMPROMISSO por Brasil melhor e para todos. Dilma tem competência e compromisso com esse novo Brasil. Parabéns Lula. Parabéns ao Povo Brasileiro!!!

TrueHi

Hahaha!! Eu já havia previsto isto aqui e nos blogs do PHA e Rodrigo Vianna: a oposição certamente iria entrar com uma representação contra o pronunciamento do Lula. Sinceramente, não vi nada de mais nele. O cara simplesmente falou dos avanços no governo dele em relação ao anterior e falou que o modelo de gestão é uma conquista do povo brasileiro, ou seja, este modelo de gestão vitorioso torna-se aberto para ser continuado tanto pela Dilma quanto pelo Serra. Até agora não sei qual é o problema com pronunciamento dele já que o Serra não é contra o Lula e se apresenta como o pós-Lula. Deixa o presidente falar das conquistas do passado. O passado é passado. O importante agora é discutir o futuro, afinal, o Brasil pode mais e não vai ser um retrospecto do passado que vai fazer diferença na campanha.

Deixando de lado a ironia, como bem disse o Paulo Amorim, no discurso não teve um só vírgula inocente. Cada palavra apontava para o peito do Serra, o sem escrúpulos. Melhor que isto, só se o Ciro vier como vice da Dilma.

Deixe seu comentário

Leia também