Antonio Machado: Doutor não enxerga veneno no jornal que lhe paga salário

Tempo de leitura: 3 min

Não, doutor, não é a mesma coisa

O discreto ódio de Elio Gaspari

por Antonio Machado*

O discurso da direita é obtuso, sinuoso, embiocado. Ora mais, ora menos, mas inevitável e necessariamente. Afinal, de que outra forma defender uma injustiça, justificar o indefensável?

Em sua coluna de quarta-feira na Folha de S.Paulo, o jornalista Elio Gaspari resguarda os xingadores da presidente da República – a doutora Dilma, como ele a chama –, já tão repreendidos pela mídia independente. “Argumente-se que o grito foi típico da descortesia dos estádios”, pondera.

A intenção já se define pelo título: “O ódio ao PT e o ódio do PT” (http://naofo.de/g0r). Gaspari, experimentado, não endossa o coro dos desaforados.

Se os protege, é com cautela – e sem apologia, é claro. Põe-se de fora, pretensamente alheio ao ódio manifestado de parte a parte.

Cita comentários de internet e conclui: “Se a rede for usada como posto de observação, os dois ódios equivalem-se e pouco há a fazer”.

Alto lá! Não é o anonimato da rede que deve ser tomado como posto de observação, mas a própria imprensa, a própria Folha.

A imprensa e as declarações de gente pública como Paulinho da Força, Aécio Neves, na linha do “colheu o que plantou”, “mandou para onde tinha que mandar”.

À bem da verdade, o mal não seria propriamente o ódio, mas como ele se manifesta, de quem vem, a quem se dirige e por quê.

Ou o doutor, do alto de sua imparcialidade, acha que odiar o pobre que anda de avião – para usar um exemplo batido, que é também o dele – equivale a odiar o rico que se queixa do aeroporto que virou rodoviária?

Não digo que pertença à elite todo aquele que não gosta do PT. Há até ricos que gostam e outros que, não sendo, dele não gostam justamente por julgarem-no elitista. Mas o leitor da Folha sabe porque ela não gosta do PT.

Na quinta-feira, outra vez no estádio do Corinthians, o jornalista José Trajano, da ESPN, homem de 68 anos, se preparava para entrar ao vivo quando foi chamado de “petista filho da p*” e ameaçado de morte.

A exclamação veio de um torcedor de 30 anos, um e noventa de altura, que avançava sobre as grades que o apartavam da imprensa.

Parêntese. Coisa de um mês atrás, o amigo que presenciou e relatou a referida cena é quem foi a vítima. Repreendeu um desconhecido que atirava um folheto no chão e ouviu de volta: “Vai se f*, seu comunista! Comunista! Você é um petista, seu petista!” (http://bit.ly/TfCGil)

Voltando ao caso do Trajano, seria só uma ocorrência avulsa, embora corriqueira; um desvario como o daquele que hostilizou Joaquim Barbosa. Novo parêntese.

O mesmo sujeito que ultrajou Barbosa foi atacado pelo senador Aloysio Nunes no Congresso Nacional, num episódio que chamou bem menos atenção (http://bit.ly/1lTtyqc).

A’O Globo, o senador ainda avisou: “Só não dei um pescoção porque ele correu mais do que eu!” (http://naofo.de/g0v)

Pois seria só mais uma, não fosse a campanha de ódio contra Trajano promovida por Reinaldo Azevedo, blogueiro e colunista da mesma Folha – aliás, escalado pelo jornal para comentar as “palavras não muito gentis à presidente” – e levada às últimas por sua claque.

Desnecessário reproduzir os impropérios de Azevedo a Trajano, mencionado em nada menos que seis postagens do autor. Quem o conhece pode imaginar.

Não se sabe ao certo o que despertou a ira do blogueiro: se o fato de Trajano reprovar a grosseria contra Dilma, de “pagar pau aos esquerdistas” ou de dizer que Azevedo é semeador de ódio (http://bit.ly/1uMfu7q).

Pelo tamanho da reação, bastava ter se referido a Dilma como presidenta para merecer uma alusão injuriosa.

A verdade é que Gaspari está mais perto do que gostaria de Azevedo; ambos do mesmo lado, em papeis complementares.

Se o doutor ainda não sabe, já é tempo de saber, na origem, conteúdo e forma, o que difere o ódio antipetista da revolta contra a elite e contra quem a representa.

 * É jornalista que colabora eventualmente com o Viomundo e usa pseudônimo por trabalhar na mídia corporativa.

PS do Viomundo: A Folha é aquela que, em plena campanha eleitoral de 2010, publicou na capa uma ficha falsa da candidata Dilma e, em seguida, entrou em crise existencial por não descobrir se era verdadeira a falsidade; antes, foi o jornal que publicou na primeira página artigo de um psicanalista aeronauta acusando o governo Lula do homicídio de 200 pessoas num acidente aéreo cuja causa foi erro dos pilotos; deu espaço à tese de Lula estuprador na cadeia; espalhou o pânico com uma falsa epidemia de febre amarela e, mais tarde, dizimou milhares que ainda vivem com a gripe suína; depois de tudo isso, adotou a tese de que os blogueiros “espalham ódio”. É pra rir, né?

Leia também:

Requião acusa Richa de beneficiar concessionárias de pedágios depois de embolsar R$ 3 milhões


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Adriano Medeiros Costa

Grande Trajano!!!

Luís Carlos

Não vai ter Folha! Não teve Gaspari!

Sagarana

“À bem da verdade, o mal não seria propriamente o ódio, mas como ele se manifesta, de quem vem, a quem se dirige e por quê.”
A frase deixa claro os conceitos e principios do missivista. Ou mais precisamente a falta deles.

roberto

Não conheço nenhuma pessoa ,simpatizante da direita, que seja minimamente inteligente ou tenha algum resquício de educação.
Isso é muito interessante e revelador.
Talvez seja um gene defeituoso, ou então, são reencarnantes extremamente atrasados.

claiton de souza

ORGULHO BRASILEIRO.
12 magníficas catedrais onde se cultua a magia do futebol, campos verdejantes em que os astros, deuses do futebol, pelos pés envolvem a esfera sagrada, à bola, e encantam o mundo num bale cheio de graça e harmonia.
Pra frente Brasil. Hexa a caminho.

Mardones

É para rir. k k k k k k k k

Edmar

“…depois de tudo isso, adotou a tese de que os blogueiros “espalham ódio”. É pra rir, né?” NÃO, Azenha, é de morrer de raiva e, não fosse crime matar essa cambada de manipuladores de néscios que os lêem. Se apenas ficarmos rindo, os ‘NESCIOS DA CAPITINGA’ seguirão achando que esses vândalos midiáticos (tio rei e seus assemelhados) são pessoas com algum resquício de honestidade e moralidade!

Cláudio

… “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

MAAR

Apenas um detalhe básico acerca de todo este embróglio emblemático: respeito mútuo é dever de todos e é direito assegurado pela legislação em vigor, além de ser princípio elementar garantido pela Constituição Federal. Todavia, bola pra frente, pois cultura é algo que se constrói a cada dia. E situações do tipo mencionado no artigo em apreço fazem lembrar a máxima do odiado e adorado filósofo alemão, Karl Marx: “Estamos na pré-história da humanidade”.

FrancoAtirador

.
.
GUERRA ‘SANTA’: A CRUZADA MEDIEVAL ANTIPETISTA

O Consórcio de Mídia Empresarial Tucana (COMET) G.A.F.E.*

há décadas vem promovendo a Cruzada Medieval AntiPetista.

Na linha de frente, está a Ordem dos Cavaleiros Templários**

da Revista Veja/Abril/Naspers, cujo arauto é Reinaldo Azevedo:

um Fanático Religioso Egocêntrico e Neoliberal que dissemina

o Ódio ao PT e contra tudo o que possa simbolizar a Esquerda,

uma mistura de “Hugo de Payens” com “Bernard of Clairvaux”.

(http://www.samauma.biz/site/samauma/005golpismo.htm)
(http://www.samauma.biz/site/samauma/006denuncia.htm)
(http://www.samauma.biz/novo)
.
.
*G.A.F.E. = Globo, Abril, Folha e Estadão.

**Os Templários foram militares de uma Ordem de Cavalaria Medieval fundada em 1118 e oficialmente estatuída no ano de 1119, pouco menos de três décadas depois da Primeira Cruzada (1096: http://migre.me/jY6mQ).

A Ordem dos Cavaleiros do Templo, inicialmente composta por Mercenários aos quais posteriormente foram se somando Fanáticos Religiosos e Membros da Fidalguia e da Nobreza das Cortes Européias, chegou a ser considerada a mais influente instituição internacional militar e financeira, portanto, a mais Poderosa Organização da Idade Média [uma espécie de OTAN da época].

Os Cavaleiros do Templo eram subordinados ao Sumo Pontífice da Igreja de Roma, e os altos escalões da Ordem Templária pertenciam à Elite da Nobreza Europeia, formados nas principais Casas da Aristocracia dos Reinos de França, Inglaterra, Espanha e Portugal, além do Império Romano-Germânico.

(http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/reliquia_janeiro_2007/templarios.htm)
(http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/reliquia_janeiro_2007/templarios2.htm)
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Templ%C3%A1rios)
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_of_Clairvaux)
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_de_Payens)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Curiosidades Históricas

    Templários: Os Primeiros Banqueiros Internacionais do Mundo

    Entre o século XII e o início do século XIV, os Templários ficaram riquíssimos, recebendo, inclusive, várias doações de terras, e, por conseguinte, formaram uma Organização poderosíssima em toda a Europa.

    No decorrer do tempo, a Ordem dos Templários foi acumulando enorme poder político, militar e econômico, o que acabou permitindo estabelecer uma rede de grande influência no continente europeu, convertendo-se, na prática, no Banco dos poderosos, ajudando a financiar várias cruzadas.

    Assim, os Templários tornaram-se os primeiros Banqueiros Internacionais do Mundo.

    A moeda naqueles dias era o ouro ou a prata e valia simplesmente o seu
    próprio peso, quer fossem dinars árabes ou solidi italianos.

    Naquele tempo, para uma viagem da Inglaterra à Itália, o viajante ficaria relutante em transportar dinheiro em moeda consigo. Isso seria demasiado arriscado.

    Com a sua rede de casas e castelos, os Templários davam-lhe uma nota, a cédula original, como prova que ele tinha depositado uma determinada quantia de dinheiro num dos seus centros na Inglaterra.

    Apresentando essa mesma nota numa casa de Templários na Itália, ser-lhe-ia devolvida essa mesma quantidade de dinheiro.

    Reis e nobres de toda a Europa tiraram rapidamente vantagem da garantia
    dos Templários pela suposta segurança e honestidade.

    O Rei Henrique II, da Inglaterra, depositou muitos dos seus artigos de valor nos Templários de Londres, fundados em 1185.

    Entre 1204 e 1205, o rei João deixou mesmo as jóias da coroa nos seus cofres, assim como o seu sucessor Henrique III, em 1261, durante a revolta dos Barões.
    Forneceram empréstimos — para os quais eram tirados dividendos — às casas reais.

    Na Inglaterra, as próprias jóias da coroa foram usadas colateralmente para garantir um vultuoso empréstimo ao rei Henrique.

    Eram também os banqueiros do Papa na Terra Santa, e dos impostos coletados em seu interesse.

    Na Espanha, a Ordem teve um monopólio virtual no dinheiro emprestado.

    Na França, os Templários foram os banqueiros da família real durante mais de um século.

    Na Inglaterra, exerceram um papel similar durante os reinos de João e de Henrique III.

    A Inglaterra era uma fonte particularmente rentável dos Templários, cujo papel foi fundamental para transformar Londres no principal mercado financeiro internacional que é hoje.

    Quando foi declarada a perseguição aos Templários na França, muitos cavaleiros fugiram para a Escócia e a Suíça.

    É possível que tenham sido os Cavaleiros Templários que se refugiaram na Suíça que implantaram o primeiro sistema de empréstimos, linhas de crédito, depósitos de riquezas, dando origem ao Sistema Bancário que até hoje é a principal atividade daquele país.

    (http://historia-ancestral.blogspot.com.br/2010/05/os-primeiros-banqueiros-internacionais.html)
    (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Templ%C3%A1rios)
    .
    .
    Leia também:

    Bancocracia: da República de Veneza a Mario Draghi e Goldman Sachs

    (http://www.esquerda.net/artigo/bancocracia-da-rep%C3%BAblica-de-veneza-mario-draghi-e-goldman-sachs/30183)
    .
    .

Sr. Indignado

A vida toda, faltou ao Elio, coragem de assumir posições claras. Amarelou e gostou, começou a se deslumbrar com poderosos e suas migalhas que caiam das mesas fartas. Como única saída à sua história errante entre palavras sob medida, ele precisou reforçar sua posição obtusa e embaçada. Por isso ele se assemelha ao poodle da direita, o suado e gorduroso Reinaldo Azedo, mas na verdade é apenas mais um sícaro da plutocracia, que merecerá ser citado, na história, na mesma cesta do Mainardi (não lembro o primeiro nome).

mello

Elio Gaspari não consegue esconder sua cor ideológica . Ligado aos porões da ditadura , irremediavelmente , esmera-se em alimentar o ódio à esquerda, em particular ao PT, que ousou alcançar o poder. Ao contrário dele, Dorrit Harazim continua a praticar um jornalismo de qualidade , como a ensiná-lo como se faz.

Maurílio de Carvalho

Acho que chegou a hora de a gente ignorar por completo o PIG e não comentar nem uma linha sequer dos absurdos que escreve e fala. Essa imprensa canalha não merece nada além do nosso desprezo.

Fabio Passos

elio gaspari, pare de mentir.

Nem todos os brasileiros são limitados como os leitores da fsp.

A baixaria repugnante que a “elite” branca e rica aprontou na abertura da copa é fruto podre da campanha de incitação ao ódio promovida pelo PiG.

Tenha vergonha na cara… já que seu patrão frias não tem.

Marat

A escumalha (muito bem paga) que escreve para os jornais brasileiros, ultrapassados, caquéticos e servis aos interesses dos capitalistas, faz parte (queira-se ou não, aceite-se ou não) de uma elite profundamente conservadora, elitista, gananciosa e preconceituosa.
Lógico que destilam o ódio de uma obtusa e burra classe média alta (especialmente a de SP), uma vez que são sustentados por ela. Ou vocês acham que veja, folha e estado são consumidos com profusão nas favelas?
Gaspari e a cambada das redações não passam de instrumentos (bem fraquinhos) dessa gente que adora bater em nordestinos, pretos e pobres, mas não pode ver uma bandeirinha estadunidense que já ficam de quatro!

Wanderson Brum

A canalhice vai longe, mais não chega a lugar nenhum…Quanto ao serial killer de reputações, na verdade o tal sujeito não passa de um poeta de parede de banheiro público, que escreve coisas que agente para, lê, dá risada do absurdo e esquece depois que dá a descarga. O problema é que tem gente que até hoje não aprendeu a puxar a cordinha, mais ai já é uma questão de higiene, fazer o quê!

    Mário SF Alves

    Cuidado com essa coisa de cordinha, rs, rs, rs,… desconfio que acham que isso só serve pra enforcar petista.

Luiz Fortaleza

O que me dá alegria é saber que jornalistas discordam e se confrontam. Fim do pensamento único.

Maria Fulô

De todos os jornalistas picaretas, jornalistas com aspas, não consigo vislumbrar nenhum mais patético do que Élio Gaspari… Com um falso verniz a mascarar sua real função dentro de uma redação, consegue ser ainda pior do que Reinaldo Azevedo que, pelo menos, assume a idiotice que o envolve.

    Marat

    Maria: Perfeito!!!! Parabéns!!!
    Gostaria de ter escrito isso!!!!!!!!!!!!!!
    Abraços

    Sr. Indignado

    Concordo. Mas põe verniz falso “nisso”…

    Nelson

    É isso aí, Maria. Muito boa a observação.

    Além disso, o Sr Gaspari padece de uma admiração exacerbada do sistema estadunidense. Basbaque, ele só consegue enxergar coisas belas e positivas em tal sistema – que existem, não há dúvidas – e se recusa a enxergar e enfatizar o nível de podridão que o mesmo sistema atingiu. Podridão que, infelizmente, está a empanar o brilho do que de bom lá existe.

    Mário SF Alves

    Fiat lux!

    Assim como o Marat, sinto-me de alma lavada com sua magistral síntese.

Isidoro Guedes

Ódio e revolta são coisas bastante distintas. Grande parte dos colunistas (“colonistas ou calunistas”) de direita estão ao disseminar cada vez mais um ódio hidrofóbico contra o PT e contra petistas (a partir de um governo que promove políticas sociais inclusivas que desagradam as elites que sempre foram contra qualquer tipo de avanço social minimamente inclusivo).
De parte da esquerda, nove fora os porra-loucas, que não tem tanta influência assim, o que há (e o que sempre houve) foi uma grande revolta contra esse elite egoísta, mesquinha, reacionária e insensível socialmente…
Nunca houve ódio propriamente. Mas uma revolta que se cristaliza cada vez mais, na proporção em que cresce o ódio e intolerância do lado de lá…
Infelizmente por conta de certos jornalistas e intelectuais (de direita…) irresponsáveis, estamos deixando de debater ideias para reforçarmos preconceitos, destilarmos ódios e promovermos violência (verbal ou física e intolerância)…
Política não é campo de batalha campal… é campo de debate de ideias…
Se os que tem sido sucessivamente derrotados nas urnas começam a descontar suas frustrações partindo para a violência (física ou verbal), é bom procurarem respirar fundo, refazer a compostura e encontrar razões para os porques de suas derrotas eleitorais e políticas.
Não vai ser partindo para a violência que intimadarão ou calarão as forças de esquerda, que sempre propugnaram pela construção de uma país livre e socialmente mais justo…
Até porque se nem mesmo ditaduras (com perseguições, prisões políticas, torturas e assassinatos seletivos…) conseguiu intimidar as esquerdas e seus firmes propósitos de construção de uma democracia com justiça social, não seria campanhas de ódio e preconceito dirigida por jornalistas que já não em argumento ou eco na sociedade que nos intimidaria.
Se não nos calaram com tortura e morte, muito menos nos calarão no grito, com ameaças ou caras feias e amuadas…
Repito, antes de campanhas de ódio, as forças de direita devem repensar onde estão errando (pois isso é problema deles). E que a partir de seus erros procurem uma nova interlocução com a sociedade, que não se baseie apenas na truculência, que está provando-se, a nada leve.
Se a questão da injustiça social, que para a direita é uma coisa natural e inerente às sociedades, e que sempre vai existir e só pode ser vencida individualmente pela meritocracia e ascensão social do indivíduo (e nisso eles se diferenciam de nós), e isso não está convencendo mais a sociedade… Paciência… Que criem novos conceitos para reconquistar corações, votos e mentes…
Partir para a violência. Estimular o ódio e o preconceito não vai resolver o problema deles e, pior ainda, fragiliza a democracia e a convivência civilizada que deve prevalecer nessa democracia…

    Mário SF Alves

    O texto está ótimo; a conclusão pode melhorar.

    Lembra como se deu a reação fascista ao governo João Goulart em 64?

    Pois é, respeitadas as circunstâncias de época, desconfio que o que se pretende hoje é mais do mesmo. Só que bem pior no que tange à sujeição do Brasil a interesses alienígenas. Ih, pior, bem pior, bem mais desumano.

    E só não retomaram a falácia da ameaça comunista porque a URSS se esfacelou e tal atitude ia dar muito na vista.

    —————————————

    Rs, rs, rs… imagino a reação dos paranóicos made in laboratório da inVeja e similares caso estivessem no Maracanã hoje. Certamente entrariam em pânico ao verem os torcedores da Bélgica, todos vestidos com roupas vermelhas e de quebra alguns portando tridentes.

    ———————-

    Eis a seguir o que aqui consideramos como algo ainda pior do que a desgraceira da ditadura empresarial-militar imposta com apoio dos EUA em 64:

    1- “As opções estão dadas. Não nos iludamos imaginando que é indiferente escolher qualquer um dos candidatos que aí estão. Os votos nas próximas eleições vão ser determinantes para os rumos do Brasil nas próximas décadas.”
    2- “Se as forças políticas de centro-esquerda que estão à frente do governo não têm sido capazes de liderar todas as mudanças que o povo está a demandar, pior será se o poder voltar às mãos da elite empresarial e oligárquica que vê o povo como mero instrumento de acumulação de riqueza, mesmo que às custas de uma submissão crescente ao capitalismo destrutivo das grandes corporações.”
    3- “Corporações essas que lutam dia e noite para estender seus tentáculos a todos recantos da terra, condenando os povos a viver em estado de guerra permanente, a destruir seus recursos naturais para fomentar um consumo inconsequente, a manter vastos segmentos da população desempregados e submetidos à miséria. Tudo isto, em nome do proveito de minorias que concentram o poder e riqueza em suas mãos.”

    MAAR

    Muito bem explicado. Concordo plenamente que ódio é coisa mesquinha de quem não tem argumentos para sustentar suas pretensões, e que é legítima a revolta contra o elitismo egoísta, farsante e golpista. E sem dúvida é muito apropriada e relevante a premissa essencial de que política deve ser feita com embate de ideias e repúdio a toda violência, física ou verbal.

Deixe seu comentário

Leia também