Amaury Ribeiro Jr.: Concessão dos aeroportos tira ímpeto da CPI da Privataria

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Amaury Ribeiro Jr. já não está tão entusiasmado com a CPI da Privataria quanto esteve antes. Não que não queira, mas passou a ter dúvidas sobre a instalação.

Como a foto acima — do lançamento do Privataria Tucana no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre — demonstra, nunca faltou público ao jornalista.

O livro vendeu cerca de 18 mil cópias em janeiro. Caminha para esgotar os 120 mil exemplares impressos.

Mas Amaury resolveu reduzir o ritmo das tardes e noites de autógrafo. Primeiro, por motivos profissionais. Depois, pelo que testemunhou nos encontros mais recentes com militantes, especialmente do PT. Segundo Amaury, muitos estão furiosos com a concessão dos aeroportos à iniciativa privada, bancada com dinheiro do BNDES e com a importante presença de grupos internacionais. Alguns militantes lamentam as concessões, em si. Outros, o timing do governo Dilma, praticamente às vésperas do início das campanhas municipais. Outros ainda acreditam que o PT deu um tiro no pé, ao perder o mote que foi importante na reeleição de Lula contra Geraldo Alckmin e na eleição de Dilma contra José Serra.

Amaury frisa que ficou genuinamente desanimado com o desânimo dos militantes, principalmente dos ligados à ala sindical do PT. Disse que é preciso entender o que há por trás das concessões, especialmente por elas se concentrarem nos três maiores aeroportos do Brasil — Viracopos, Guarulhos e Brasília.

Nas faz muito tempo, aliás, em artigo na Carta Maior, Gilberto Maringoni assinalou:

“As privatizações se constituem em outro caso claro de vitória operacional [dos tucanos] que se transformou em derrota política.  Amaury Ribeiro Jr. assinalou isso em um concorrido debate para o lançamento de seu livro na tarde desta quarta (25), no Fórum Social Temático, em Porto Alegre. “Fiquei me perguntando por que um livro sobre as privatizações, um tema da macroeconomia, vendeu tanto e sensibilizou tanta gente em todo o Brasil”, disse ele logo de início. Em seguida, emendou: “É porque a venda das estatais afetou a vida de milhares de pessoas, não apenas daquelas que trabalhavam e foram demitidas das companhias, mas daquelas que acreditaram nas promessas de que o país melhoraria com os leilões”. Amaury certamente conhece uma pesquisa realizada em 2007 pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre o assunto. Ela constatava que “A maioria do eleitorado brasileiro (62%) é contra a privatização de serviços públicos”.

Amaury acredita que o ímpeto para investigar as denúncias contidas no Privataria Tucana, que era dado não apenas, mas especialmente por militantes petistas, se não minguou completamente, está minguando.

Leia também:

“Dilma, eu não me engano, privatizar é coisa de tucano”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

luiz mario

Acredito que toda Infraestrutura de Aeroportos, Portos e Rodovias devam ter a gestão das Forças Armadas, eles estão muitos anos a frente de qualquer empresa privada dita “Top de Linha” por essa “mídia comprada”, além disso o Planejamento da Logística Operacional e Qualidade da execução de obras são extremamente superiores a essas “empreiteiras de cartas marcadas”.
Um País que abraça a Democracia não pode excluir as Forças Armadas como parte integrante do desenvolvimento progressivo da sociedade.
A avaliação do Golpe de 1964 é vendida pela “mídia vendida” como um retrocesso no Brasil, MENTIRA, eles assumiram o poder com apoio da grande maioria da população num momento em que os “paus mandados” dos seguidores do psicopata “Fidel Castro” queriam implantar no país a “Ditadura Vermelha” dos comunistas: pedófilos, corruptos, falso moralistas, viciados, traficantes de drogas; vocês enxergam algo parecido desde 2000 pra cá?
Essas concessões onde 80% é financiada pelo BNDES e os outros 20% como entrada a longo prazo é uma COMÉDIA ARROGANTE ENFIADA GUELA ABAIXO DA POPULAÇÃO, nossos repórteres políticos mais renomados parecem terem sido comprados ou ter surtado de suas faculdades mentais quando fazem comentários, para não dizer brandos, omissos e irresponsáveis, pois usam de muitas ironias e metáforas porém são incapazes de usar suas influências como formadores de opinião direcionando para a verdade dos fatos e das intenções nefastas dessa máfia de ladrões e traidores da Pátria que se escondem atrás de uma Constituição feita para proteger bandidos; e atrás também de Desembargadores para salvaguardar o clã de marginais quando são pegos com provas absolutamente concretas de seus crimes e mesmo assim não são condenados e nem devolvem o dinheiro roubado.

SIM, os Militares são a única solução no momento para recolocar o País na direção do desenvolvimento (parado há 30anos); para o restabelecimento da confiança nas Polícias (hoje instituições falidas de fé); estruturação da educação (hoje uma maquiagem mal feita de escola); reestruturação da Saúde Pública ( hoje totalmente falida, pagamos tantos impostos que seria desnecessário a existência de plano privado) e por fim a condenação a CORTE MARCIAL todos esses vagabundos “que se dizem políticos e democratas”; o resgate das fortunas roubadas e depositadas nos “paraísos fiscais”; encerramento do pagamento de aposentadoras de todos os políticos (recentes e antigos).

Alguns acharão exagero o que foi escrito acima, porém temo que esses que achem isso estejam em situação confortável e não achem interessante uma radicalização tão profunda e dirão que a iniciativa privada será apagada se assim for, porém me antecipo a esclarecer que a ideia seria da ” Infraestrutura de Excelência” como suporte essencial para a “Inciativa Privada Competitiva” ter confiança em empreender seus projetos comerciais ou industriais onde as regras seriam transparentes e os fatores predominantes nos empreendimentos seriam qualidade, competência e eficácia.

A Privataria Tucana entre os finalistas do Prêmio Jabuti « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Concessão de aeroportos tira ímpeto da CPI da Privataria, diz autor […]

Tucanos trazem de volta o debate sobre concessão ou privatização « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Concessão de aeroportos tira ímpeto de CPI da Privataria, diz Amaury […]

francisco.latorre

aos amigos da ultraesquerda. ou extraesquerda.

..

o lance.. do brasil. e dos brasileiros.

não é transformar o mundo.

e sim sobreviver ao mundo. no mundo.

..

mesmo porque.

quem sobrevive. perdura.. transforma. acontece faz.

..

bola pro mato. que o jogo. é campeonato.

..

JC Tavares

A diferença entre privatização e privataria é imensa. Primeiro, está no usuário. Quem é que viaja de avião??? O PSDB/DEM, é louco pra privatizar a saúde, educação e entregar o patrimônio nacional aos gringos, como queria fazer com a "petrobrax" de FHC/Serra. O que o atual governo tem de fazer, é vir a público explicar o que a "grande imprensa" = PIG, por motivos inescupulosos, não tem nenhuma vontade de fazê-lo.

    Vlad

    Nunca existiu privatização.
    A deles era privataria.
    A nossa é concessão.

    º,..,º

Morvan

Bom dia.

Vem mais Concessionaria por aí:

Modelo de concessão de portos sai esse ano
Fonte: T1, 6 de Fev. 2012.

"O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, informou que o modelo de concessão para exploração portuária no Brasil e sua estrutura regulatória sobre a exploração, das áreas dos portos públicos, ficam prontos esse ano para que as primeiras concessões aconteçam ainda em 2012.

Em evento na capital paulista, (31/01), o diretor disse que o processo de descentralização dos portos brasileiros está adiantado.".
O "Estado cabendo em uma bacia, de tão pequeno", como queria o Reagan, está bem próximo; no Brasil. Com os "socialistas" que temos por aqui, quem precisa de capitalista?

Elo para a notícia: http://www.agenciat1.com.br/18370-modelo-de-concessao-de-portos-sai-esse-ano/

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

    Marília

    Morvan
    Se na Europa não tem socialista,já que aqueles partidos "socialistas "de lá seguem a ideologia neoliberal,própria do capitalismo, e quando o bicho pega votam em candidatos de direita,como acabou de acontecer na Espanha,como você vem falar em "socialistas"que temos por aqui?
    Aqui não temos partidos ou movimentos socialistas. No máximo, você tem algum professor de filosofia ou de economia que sabe o que é socialismo e se considera socialista. Ou raros militantes que comprovam com fatos e atos concretos que defenderam e defendem a construção do socialismo no mundo e no Brasil e sabem do que estão falando. Socialistas no Brasil ? Bicho raro.
    Essa é a realidade. 99% nem sabe o que é socialismo. Faça um teste. Pergunte a dez amigos seus que se dizem socialistas, o que é o socialismo científico e o que significa construir um modo de produção socialista. Se conseguir uma resposta que faça sentido, considere-se um afortunado.

    Morvan

    Boa tarde.

    Você tem toda a razão em afirmar, Marília. Alie-se a tudo que você enuncia o fato de os Partidos políticos não terem identidade ideológica. Veja só: Ciro Gomes, cria dos coroneis (novos e velhos – não estou aqui, considerando a qualidade intelectual dele), cria do Tasso Tenho Jatinho é filiado ao PSB.
    Não precisa de muitos exemplos. Roberto Freire, então?

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    beattrice

    E essa privataria também vem embalada no embrulho de "concessão".
    Lamentável a desfaçatez e a voracidade com que retomaram as privatizações fernandinas.

    Fabio_Passos

    Mais privataria?
    Inacreditável.

    Votamos em Dilma e elegemos FHC?

    Morvan

    Bom dia.

    "Votamos em Dilma e elegemos FHC?"

    Temo que as duas opções, no caso, não sejam mutuamente excludentes…
    É a "resposta fácil" dos administradores da "massa falida" do Estado: privatizar, terceirizar, concessionar; enfim, fugir de responsabilidades com custo eleitoral.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Francisco

Azenha e demais,

Há duas coisas que devemos nos lembrar: mesmo sem a CPI, valerá um debate sobre a Privataria Tucana, sugerido por um blogueiro sujo, como um fórum, um "passar a limpo" a referida história, uma "comissão da verdade" sobre o tema; depois: alguém sugeriu, quando do lançamento do livro, um documentário sobre a Privataria. Acho as duas ideias louváveis e factíveis, sendo que, para a segunda, é necessário angariar fundos, com o quê, certamente, muito de nós contribuiríamos, além dos apoios institucionais: Boitempo, Fund Perseu Abramo etc.

Que tl alimentar isso nos blogs sujos?

Carlos Cwb

Alguns militantes do PT ainda insistem em confundir CONCESSÃO com DOAÇÃO, que foi o que realmente foi feito na "privataria"…

    Julio Silveira

    Enquanto outros vem com a conversa fiada de que concessão não é o mesmo que privatização. Fala sério um roto querendo criticar quem ele vê mau trapilho.

    Marília

    Não insistem em confundir não. Eles não confundem nada,só fingem que confundem.

    Vlad

    Esses militantes do PT !!!
    Precisamos enquadrar esses ignorantes (assim denominados aqueles que ignoram, desinformados, incultos, abestados, avoados, mocorongos).

    º,..,º

kruguer

CPI da Privataria já !

Não adianta chorar, façam pressão mandem email cobrando a instalação da CPI e divulguem !

[email protected]
http://www.camara.gov.br/internet/deputado/Dep_Li

PedroAurelioZabaleta

Discordo totalmente.
O primeiro cidadão, à esquerda abaixo, na foto que ilustra a matéria, é Olívio Dutra/PT, ex-governador do RS e ex-ministro das Cidades, ferrenho combatente da Privataria de seu antecessor (Antonio Brito/PMDB) no governo do RS.
Sugiro ao Viomundo que ouça a opinião de Olívio, um autêntico quadro do PT de raíz,
e uma das vozes mais influentes no PT do RS.
Quando prefeito em Porto Alegre, Olívio chegou a desapropriar as concessionários de transporte urbano de passageiros. Houve uma guerra. Depois teve de voltar atrás. Por que? Por que tipo de inviabilidade?
Ele conhece todos os lados do problema.
Olívio é um político respeitado até mesmo por seus maiores adversários.
Certamente terá algo interessante a dizer, até por ser um personagem de estatura nacional que não é do eixo café-com-leite.

genital lacerda

bom…uma coisa é certa: teremos em breve taxa de embarque (que hoje custa R$ 16,00) com preço igual ou maior que a passagem aérea…aí teremos grande alegria da classe media já que os pobres terão de voltar pro busão interestadual e a zelite terão novamente o monopólio do céu…quem viver verá.

Fabio_Passos

A privataria petista foi mesmo um balde de água fria.

oswaldo j. baldo

O PT precisa levar um susto, está acomodado e não representa mais a militância.
A sociedade cobra e quer uma coisa, eles fazem outra para satifazerem o que lhes interessam.
Caddddddddddddeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee o PT????

    beattrice

    O gato comeu.
    Cade o gato é que é a pergunta!!!

Vladmir

"PT privatizou, PSDB privatizou". Enquanto a discussão ficar nisso, não chegaremos a lugar nenhum.
"Atenuar" a pobreza existente no país não resolve o problema de quem trabalha todos os dias e só ganha chicotada e exploração. Mais-valia e migalhas. Humilhação e café-gastrite. Marmita azeda com o sol do meio dia, indigestão. Filho faminto e contas a pagar.
"Mas muita coisa foi feita, hoje tá bem melhor do que um dia foi…" "Vocês radicais não pensam com um planejamento..temos que aguardar..essa democracia foi conseguida com muita luta, não podemos abrir mão de tudo o que foi construido por gerações e gerações."
Até quando o povo vai esperar, caros colegas? Cadê a reforma agrária? Cadê o fim da miséria? Cadê o fim da exploração sobre os que levam o país nas costas? O povo terá que esperar, mais uma vez, por alguma "vanguarda iluminada" ou por um novo partidinho (ou partidão), para que seus problemas se resolvam?
Os latifundiáros estão aí. ACM (pai, filho, neto, bisneto) está aí, Sarney está aí, esfregando seus dólares e seu bigode na cara do povo. Os empresários estão aí. Não há solução – democrática – dentro desse jogo mais viciado que usuário de crack. Bom seria se houvesse tais soluções, pacíficas, com cartazinhos, pombas e lenços brancos pedindo paz, amor, igualdade social, fim da fome, da corrupção e das cracolândias. Bom seria se algum partido bem intencionado não se burocratizasse e não "amarelasse" na hora de realmente fazer algo pelo povo. Bom seria se houvesse tais soluções. Mas não há. Cuidemos para que os fatos sejam fatos, antes que sejam forjados. O Estado democrático de direito não é o caminho. Para vocês, filiados a qualquer partido político, seja de direita, centro, reformista, rupturista, ou seja lá qual for a cor ou o rótulo, um recado: parem de enganar o povo. Muitos morrem nas ruas enquanto vocês brincam de política "democrática".

Arlindo

Azenha, vai para você, posto que pertinente, o mesmo texto que mandei para o Eduardo Guimarães:

Eduardo,

Este meu comentário é principalmente sobre o sua postagem "Sem CPI da Privataria e sem Lei da Mídia, mas com Kassab" do dia 14/02/12 • 11:08, mas acho que cabe aqui também.

Vocês que mantêm os chamados blogues progressistas ou blogues sujos e nós que os acompanhamos, temos uma responsabilidade muito grande em manter acesa a chama de esperança sobre a questão da Privataria e da Lei das Comunicações, sem nos esquecermos também da Comissão da Verdade.

Então, em vez de ficarmos resmungando sobre as concessões de Aeroportos ou as alianças eleitorais, devemos é chamar cada vez mais gente para cobrar do Governo e do Parlamento atitudes mais positivas, ou seja, a instalação da CPI da Privataria, o PL da Regulação dos Meios de Comunicação e efetivo trabalho da Comissão da Verdade.

Temos que falar disso dia e noite, em todos os lugares, em nossas redes sociais eletrônicas e presenciais, nos nossos trabalhos, etc. Temos que mandar e-mails e mensagens para os deputados, senadores, ministros, diuturnamente de forma a incomodá-los.

Se ficarmos sentados na guia da calçada, nada do que queremos vai acontecer.

Você, principalmente, tem sido um lutador incansável e até entendo um eventual desânimo. Mas estamos aí os seus leitores. Vamos levantar essa bola e não deixá-la cair. Você sabe muito bem qu as forças conservadoras não dormem e apenas esperam nosso desânimo para destruir tudo o que está sendo conseguido desde 2002.

Um abraço.

Pedro

basta de papo furado para justificar canalhice e roubalheira. o canalha do Serra em vez de prestar contas da roubalheira que fez, anda fazendo charminho para ser candidato … Chegamos ao fundo do poço em materia de CAFAJESTAGEM ???? claro que não , pois o fundo sempre nos surpreende mostrando que é bem mais em baixo. Votar neste país serve apenas pra dar legitimidade para as QUADRILHAS que se alternam no poder..

Eudes H. Travassos

Por coincidência, eis o que postei no blog do Walter Pomar me referindo a uma mea justificativa que ele faz:
Muito embora reconheça que os critérios adotados nesta conceção privatizante, ou privatização mesmo, tenho sudo mais cuidadosos e tranparentes, o que caracteriza , a preço de hoje um processo de privatização, é a inversão da lógica democrát…ica e social do Estado, que passa a ser no mínimo conivente, pou quê não dizer cúmplice da lógica mercadológica( onde em primeiro lugar est[á o lucro, segundo tambem e terceiro idem), que mais uma vez vence a parada, quando compra e passa a mandar no negócio.
Será que é por causa desta disposição privatizante que não se instala a CPI da provataria tucana?
O fato é que a dona Dilma nunca foi petista, não cresceu politicamente obedecendo a ética do partido onde ainda hoje prima pelo interesse coletivo e social. Ela é uma tecnica, e assim, o que interessa é o resultado. Bela guinada a direita.

Henrique

A PRIVATARIA TUCANA
A revista veja de 03/05/1995, 'reclamava' da lentidão na venda das estatais.
Serra anunciou:"um ritmo mais veloz na venda das estatais." (Em 1995 vendeu a excelsa, em 1996 a light)
E FHC disse:
"É PRECISO DIZER SEMPRE E EM TODO LUGAR QUE ESTE GOVERNO NÃO RETARDA PRIVATIZAÇÃO, NÃO É CONTRA NENHUMA PRIVATIZAÇÃO E VAI VENDER TUDO O QUE DER PARA VENDER."
Em 1996 a Vale estava na lista das 'doações', ou melhor, privatarias.
A descoberta de uma jazida de ouro no Pará ameaçava a privataria.
Seria mais difícil "doar" a 2ª maior mineradora do mundo com 40 empresas e faturamento de US$2 bilhões por ano.
Aí, na revista veja de 07/02/1996, Serra disse:"a descoberta dessa mina não altera em nada o processo de privatização. Só o preço PODERÁ ser maior."
FHC na veja.com disse: "O Serra foi um dos que mais lutaram em favor da privatização da Vale. Muita gente diz que o Serra é isso e aquilo…não!E a light também. O Serra!"

A PRIVATARIA TUCANA

    carneirouece

    Caro camarada. Não adianta vociferar contra a Tucana. Já sabemos do desastre que ela, foi. Se quer vociferar, faça como eu, vá ao site do Marco Maia, e no ''fale conosco'', diga pra ele deixar de se acovardar, que coloque a CPI da privataria na pauta.

    O tema aqui, agora, é o que o PT fez, o desrespeito do PT com pessoas como eu, que desde 1989 fazem campanha nas ruas.

    O PT, infelizmente, não é mais digno de sua estrela vermelha.

André

Tiro no pé, foi isso que o PT fez, mas a realidade é que em momento algum se percebeu a intenção de se instalar uma CPI pelo PT, foram omissos e por essas e outras que o PT vem se distanciando de sua militância, era a chance de enterrar de vez o PSDB e sua cúpula, não fizeram e vão chorar mais tarde começando pela eleição pra prefeitura de São Paulo, chego turvar a mente de raiva desse PT omisso, e nós aqui de São Paulo vamos arcar com mais anos e anos de PSDB, petistas bundões.

    beattrice

    O que fundamenta meu argumento, de que o PSDB se mantém no poder em SP pela simples razão de que aqui não há oposição, ou seja, PT = PSDB, e o povo paulista acaba votando no original ao invés do genérico.

Claudio Machado

Não me venham com essa bobagem! Se a CPI não sair (rimou. Dá samba), não me venham querer botar na conta da concessão da prestação dos serviços em terra nos aeroportos. Concessões de rodovias – que na essência é a mesma coisa que as concessões dos aeroportos – já foram feitas no governo Lula e não se criou essa celeuma. Tem outros interesses nesse debate que não apenas o ideológicos. Vamos combinar!
Se a CPI não sair, será por outros motivos muito mais sérios e contundentes. Não sei quais são, pero que los hay, los hay.

genital lacerda

concessão= novilíngua até no titulo..

Nelson Menezes

Aquelas conversinhas no pé do ouvido do FHC com Dilma estão dando resultados,quais serão as próximas concessões,depois da próxima conversinha ao pé do ouvido teremos mais e só aguardar!

Apolônio

Não querer instalar a CPI, devido à concessão dos aeportos que a Dilma fez, é uma grande desculpa.. As privatizações tucanas foram eivadas de irregularidades, o livro apurou isso. O problema não está nas privatizações em si, a questão é como elas foram privatizadas. Aquilo que foi privatizado com a Vale, siderúrgicas, telecomunicações, isto foi privatizado e tem seus donos. No caso o Estado já não é dono de nada. A concessão dos aeroportos foi diferente. O Estado não vendeu os aeroportos, a Infraero terá 49%, o prazo para voltar ao Estado tem data. O que está faltando é o PT, saber explicar com competência o que foi feito. Cuba é o exemplo. Já há alguns anos o governo cubano faz contratos com redes de hoteis e resorts estrangeiras. O estado cubano fornece o terreno, que é estatal, a companhia faz o hotel e explora, o governo cubano fica com 50% e a rede extrangeira com 50%. dos lucros, isto é, meio a meio.

LuisCPPrudente

Se era para emprestar dinheiro para as empresas "investirem" na melhoria dos aeroportos, por que o Governo não fez ele mesmo esses investimentos? Era só pedir para o BNDES investir nos aeroportos.

Se os tais investidores de aeroportos tinham tanto interesse em investir, por que eles não pegaram os aeroportos regionais?

Esses investidores são tão investidores quanto o financista Naji Nahas.

alan n.

a presidenta ta com popularidade muito alta esse e o problema.por deus privatizar ou fazer concessão e fugir do problema não vai de nada adiantar.com resp.a presidenta voulta lula.

Marcelo Silber

Caros amigos Azenha e Conceição Lemes e blogueiros do Vi o Mundo
Falar em CPI da privataria para apurar as reais condições das privatizações nos dois governos FHC, após a privatização dos aeroportos (com a graninha salvadora do BNDS) no governo Dilma Roussef é coisa (me desculpem a sinceridade) ou para ingênuos ou para idiotas….
Francamente…
Abraços
Marcelo Silber

Bonifa

Tem gente falando na hipótese de que há gente procurando desculpa para não apoiar a CPI. Abraçar a suposta tese da "decepção" para não apoiar a CPI. Grandes socialistas!

Bonifa

Esquerdismo doutrinário ignorante é muito semelhante a neoliberalismo doutrinário com toques de pirataria subdesenvolvida. O problema da Privataria foi o das privatizações em sí, da forma como foram realizadas e atingindo empresas estratégicas que jamais deveriam ser vendidas. Não foi o do instituto da privatização em sí o qual, despido de seu doutrinarismo primário e de seus aspectos nojentos de corrupção, torna-se apenas um instrumento de economia que pode ser adotado até pelo mais radical país socialista. Ainda mais quando transformado em concessão com condicionantes e salvaguardas. Mas o trabalho de contra-informação feito inclusive pela imprensa, convence os pobres petistas de espírito fraco a acreditarem que é tudo a mesma coisa.

    José X.

    convence os pobres petistas de espírito fraco

    Acho que o problema maior é o pessoal da (pseudo) esquerda nanica…

Esmeraldo

O que me deixa inconformado é o fato de ter lutado contra a privatzação das Teles e das empresas de energia. Participado de movimentos e tudo.Agora vem os companheiros, tipo Zé Dirceu, dizendo que não é privatização e sim concessão. Não acredito mais no partido

betinho2

Isso é privataria continuada:

15/02/2012 – 14h06
Em plena crise, Estado concede moratória de ICMS para Cemat
Redação 24 Horas News

Controladora do monopólio de comercialização e distribuição de energia elétrica em Mato Grosso, a Centrais Elétricas Matogrossense (Cemat), do grupo Rede Energia, acaba de ganhar um benefício sem tamanho do Governo do Estado: a moratória de R$ 41 milhões relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A portaria 032/2012, da Secretaria de Fazenda, concede parcelamento no pagamento do tributo, que é, a rigor, cobrado do consumidor.

Matéria completa: http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&

JOSE DANTAS

O jornalista Amaury Ribeiro Junior prestou um grande serviço à nação através do lançamento do seu livro, porém, ao comparar aquilo que condenou com pleno conhecimento de causa ao processo de concessão dos aeroportos, na verdade ele tira o "ímpeto" de quem comprou e divulgou a sua obra, para repetir a atitude no PRIVATARIA II, se for lançado.
Cabe ao Amaury, na condição de jornalista investigativo, investigar a concessão dos aeroportos, que denomina de privatização e não é e mostrar ao Brasil mais um escândalo, desde que esteja acontecendo por baixo dos panos e não fazer ilações para paparicar os radicais do PT.
Começo a acreditar que o livro do Amaury tem cunho puramente ideológico e ao invés de emprestá-lo para mais um leitor, nesse momento, o que me vem na cabeça é rasgá-lo e depositar os frangalhos na lata do lixo, pois percebo que a destinação do escrito é apenas a extrema esquerda da qual não faço parte.

    Antonio

    É, mas você também foi roubado por Se-erra. Todos nós fomos. Num país decente, Se-erra já estaria no xilindró. Ou melhor, nem ocorreria a privataria como ocorreu. Então, não joque o livro e dê para parentes e amigos lerem e aprenderem o que não se deve fazer no serviço público, como fez esse impostor, essa fraude que é Se-erra.

    JOSE DANTAS

    Antonio,
    Seja Amaury ou qualquer outra pessoa que queira me convencer de que o que ocorre com os aeroportos hoje é igualzinho a Privataria Tucana, vou ter sempre a impressão de que estará tentando manipular meu raciocínio, como faz o PIG com a maioria.
    Quem defende essa tese não tem o menor compromisso com a verdade e é exatamente assim que agem as extremas, tanto de um lado como do outro, sem o menor respeito com quem possa tomar conhecimento do seu discurso fajuto, radical e comprometido apenas com seus próprios interesses. O Brasil que deu certo não passa pelas extremas.

beattrice

Ainda quanto à privataria dilmista dos aeroportos
se era para mandar à iniciativa privada por que não devolveram ao espólio da PANAIR do BRASIL
responsável e financiadora da construção de terminais aéreos pre-64
e que nunca foi indenizada pela falencia fraudulenta a ela imposta pela ditadura militar.

    Joao Barbosa

    Querida, DEMocrata, beattrice,

    Privataria = Venda (não concessão) de patrimônio público, a valores MUITO abaixo do mercado, provendo vários benefícios particulares, para os agentes públicos responsáveis pela venda.

    Isto posto, distinguisse plenamente a Privataria TUCANA permanente das concessões, temporárias e emergenciais (em função do grandes eventos esportivos), feitas pelas governo Dilma.

    Quanto a PANAIR, boa pergunta!
    Porque você não a fez durante o período da Ditadura Militar?
    Muita gente (incluse a presidente Dilma) fez várias perguntas mais incisivas aos militares de plantão à época. Onde você estava, então?

    beattrice

    A qualificação não está completa, vejamos, democrata, republicana e laicista, na acepção restrita dos termos por favor.
    A privataria tucana e a petista nos aeroportos é rigorosamente a mesma, basta comparar os casos paulistas ou das eletricas.
    Caso queira contestar favor citar um único exemplo de concessão cancelada ou suspensa em caráter definitivo na história deste país.
    Finalmente, quanto à PANAIR do Brasil, informe-se.
    é evidente que seu conhecimento sobre o tema é nulo.
    Sobre dona Dilma Solange [conceito morvaniano] melhor perguntar a opinião dela aos seus interlocutores próximos como FHC.

    Marília

    Dilma Solange? Que tal então Beattirice Eudóxia Castro Prado de Alvarenga Monteiro?
    Se é para ir a esse nível de desqualificar as pessoas com ironias desrespeitosas…

    beattrice

    A senhora não acompanhou o debate em outros posts do blog.
    Trata-se de singela homenagem ao veto por parte de Dilma Ivana Roussef aos vídeos que pretendiam em uma ação de saúde pública desenvolvida pelo setor DST/AIDS do MS combater a transmissão do HIV em mídia a ser apresentada na tv aberta.
    Não há como qualificar quem se desqualifica por suas próprias ações.

    Marília

    Engano seu. Acompanhei os debates em todos os blogs progs sobre a concessão dos aeroportos porque trabalho no Aeroporto Internacional de Guarulhos há mais de dez anos e portanto o assunto me interessa muito de perto.
    Aproveito para pergunta-lhe como imagina que seria a base legal que daria viabilidade a essa sua sugestão no sentido que o governo federal devolvesse ao espólio da PANAIR do BRASIL os aeroportos. Todos sabemos que, por artes diabólicas da ditadura militar, a PANAIR foi julgada falida e é uma empresa extinta. Assim, como poderia assumir a função de gerir grandes aeroportos brasileiros no momento atual?

    Eduardo

    Dona Beattrice,o que sabe a senhora dos princípios,convicções políticas e história concreta de vida,de Dilma Rousseff?
    "Privataria dilmista" é expressão de um profundo desrespeito por essa brasileira pela qual a maioria da população, mulheres e homens,sentem admiração e respeito.
    Que feminismo é esse o seu , tão ligeiro em triturar a honra da Presidenta? Soa estranho o seu empenho furioso em desqualificar continuadamente, sem quê nem porquê, uma mulher que está visivelmente dignificando a figura feminina brasileira.É por essas e outras que feminismo no Brasil vira piada e não entoa. Dá impressão que reina muita inveja entre as mulheres.
    Fiquei impressionado ao ver que a nomeação de uma Secrétaria, com status de Ministra, para as Mulheres só mereceu aplausos da Dra. Fátima. Aparentemente,era para termos aplausos frenéticos de quem defendia as mesmas posições sobre temas polêmicos que a Professora Eleonora sempre defendeu. Mas,não. Ouviu-se o barulho estrondoso do silêncio.

    beattrice

    profundo desrespeito é violar a vontade sufragada nas urnas, o brasileiro não apoia privatizações.

    Eduardo

    D. Beattrice, o eleitor brasileiro não sabe o que quer. Sua vontade voa ao sabor dos ventos. O Serra não ganhou porque aquela moça que foi aluna da mulher dele desvendou o véu da hipocrisia, no uso hipócrita que ele fazia da questão do aborto. E teve o lance da bolinha de pael que pegou muito mal. Mas podia até ter dado Marina. O eleitor brasileiro em geral desconhece o que são os seus reais interesses e necessidades. É um alienado clássico,
    E se o eleitor brasileiro não apoiasse as privatizações não elegeria sempre seus candidatos exigindo que façam profissão de fé pela manutenção do sistema capitalista,como na verdade fazem. E todo presidente da república tem que assinar de uma maneira ou de outra uma "Carta aos Brasileiros" , como fez o Lula e dançar frequentemente conforme a música do Grande Sistema. Ou não se sustentam,porque o Grande Sistema não permitiria.
    Aqui não tem povo organizado e politizado bradando pelo socialismo, não. E a covardia e a confusão mental imperam.
    A regra geral é o individualismo e a ideologia neoliberal no comando das mentes e corações.E não é só aqui, não. Na velha Europa, os indignados gritam, gritam mas baniram os partidos comunistas,fabricaram partidos "socialistas" fascistas e só votam na direita.
    Se eu fosse o Lula e a Dilma,desistia de tudo e ia descansar numa praia distante, bem longe de tudo. O quadro é desesperador.

    Fabio_Passos

    O PT (partido tucano) vai pagar caro por mergulhar de cabeça na privataria.
    Parece o desgoverno fhc

EUNAOSABIA

Pobres diabos, nunca mudam.

Siron

Azenha, de onde você tirou que as concessões foram feitas com dinheiro do BNDES? O BNDES financiará as obras de infra-estrutura e compra de equipamentos com linhas de crédito já existentes no banco! Não vi dinheiro nenhum do BNDES para pagar o valor do arremate das concessões…

_Rorschach_

Amigos

Desculpem meu ceticismo, mas eu esperei essa CPI sair, de 2002 a 2006.

Não espero mais.

As informações do livro era tão desconhecidas assim da PF? do Governo?

Olha, neste caso gostaria de estar errado. De verdade. Porque embora eu não seja o maior dos fãs do "Estado empresário", não se pode negar que as privatizações, como se deram, foram um descalabro.

Mas o Governo não vai querer uma CPI (que ninguém sabe quem pode atingir).

Ademais, os grandes conglomerados que arremataram as empresas privatizadas na era FHC ainda estão aí, doando fábulas para campanhas eleitorais de quem está no poder e ganhando "insuspeitas" licitações.

Acho que quem votará a favor desta CPI é o baixo clero. Na hora H, os cardeais governistas abortarão a ideia.

Veremos.

jose caroli

Abro as cortinas e não vejo nada. Clamo pela justiça e ela não aparece.
Aí em cima vi um comentário sobre engolir sapos.
É isso o que vai acontecer, não sei até quando, mas só resta engolir sapo mesmo.
Ninguém governa sozinho. Tem que fazer aliança até com opiniões extramamente diver-
gentes.
A história real do Brasil ainda está por ser contada. Até isso acontecer é só sapos.

ricardo silveira

Junto com muita coisa boa que já houve com o PT no governo federal esperava que viessem mudanças políticas significativas. Infelizmente não vieram e, o pior, ao que parece, há uma despolitização surpreendente e inexplicável: a banda larga não saiu como o Lula disse que sairia, o marco regulatório das comunicações é desconversado, o SUS continua a mesma coisa, a CPI da privataria parece que já foi para o espaço, e a isso se soma a privatização/concessão dos principais aeroportos e, mais, acham que é correto fazer aliança com Kassab? Sei não, mas ser governo apenas para acabar com a miséria é pouco, ainda que fundamental. Logo, logo só isso não vai mais interessar ao eleitor, e não vai ser suficiente para se reproduzir no poder. Precisamos mais, o desenvolvimento não pode esquecer da necessidade de cidadãos com educação, éticos e politizados, para que, no mínimo, não aconteçam mais “pinheirinhos” pelo país.

    trombeta

    Caro amigo Ricardo, a NET e a GVT estão se engalfinhando pela conquista do mercado de banda larga, em Porto Alegre (acredito que em outros estados também) a NET oferece 10 megas por R$ 29,90…a GVT também.
    Neste contexto, o governo criar uma estatal para vender banda larga de 500 K a R$ 35,00 conforme publicado pela mídia seria uma loucura, não?
    O capitalismo (sadio) engoliu a banda larga estatal.

    trombeta

    Caro amigo Ricardo, a NET e a GVT estão se engalfinhando pela conquista do mercado de banda larga, em Porto Alegre (acredito que em outros estados também) a NET oferece 10 megas por R$ 29,90…a GVT também.

Paulo Filho

Epa, isso já é exagero, é puro reacionarismo no tratamento da questão.
Já acho um absurdo comparar a concessão à privatização, agora culpar a mesma pela incapacidade moral do congresso em investigar a roubalheira da era FHC, é fugir do senso de razão e caindo no abismo do fanatismo.

Maria Fulô

Não posso concordar em hipótese alguma… A CPI da Ptivataria não deverá julgar os méritos do processo de privatização e sim a corrupção grosseira praticada por José Serra e sua Famiglia. É disso que se trata e não entendo de que modo a Concessão recente dos Aeroportos pode ser desculpa para um roubo.

Elias SP SP

A POLÍTICA É A ARTE DE ENGOLIR SAPO. Isso me faz lembrar de Leonel Brizola no segundo turno das eleições de 1989: "Cá para nós. Um político de antigamente, o senador Pinheiro Machado, dizia que a política é a arte de engolir sapo. Não seria fascinante fazer agora a elite brasileira engolir o Lula, sapo barbudo?". E por mais absurdo que possa parecer, a engolição de sapos nunca deixo de existir. Se deu em todo o Governo Lula e segue adiante no Governo Dilma.O mais ingênuo dos eleitores sabe que "ainda" é esse o mote da política brasileira. Ou alguém imagina FHC, Serra e outros vendilhões da pátria no banco dos réus? Pode fazer CPI da privataria, mobilizar o Ministério Público, pode requerer ao Supremo que não vai dar em nada, como nunca deu em nada processo contra figurões da nossa triste classe política. Então, o que vamos fazer? Vamos engolir esse sapão da privataria para tristeza do corajoso jornalista Amaury Ribeiro Jr. É isso mesmo! Vamos, sim, meus caros comentaristas deste blog tão valioso! Não tem outra. O Brasil ainda deixa muito a desejar em termos de justiça.

PS: Agora voltemos ao nosso querido Lula nos oferecendo um sapo Kassab pra engolir. É a arte da política? É o engulho que seguramos na boca, com os olhos esbugalhados e que pra não fazer feio engolimos goela adentro? Sei lá. Como diz a canção do Chico: 'tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu'.

Henrique Neves

Vocês ainda dão ouvido ao Amaury Jr??? Vocês só podem estar brincando!!!

Marcelo de Matos

Particularmente, estou satisfeito com a privatização dos aeroportos. Está na hora de Estados e prefeituras pararem de construir aeroportos, muitos dos quais nem possuem uma manutenção satisfatória, nem sabemos com que finalidade foram construídos.

Marcelo de Matos

Calma, pessoal. Apesar da privatização de alguns aeroportos ainda há muito campo na área da aviação para os partidários da atividade estatal. Para começar, o controle do trafego aéreo ainda é da Aeronáutica. Depois temos a empresa pública federal Infraero e a autarquia federal Anac. Com bom relacionamento político e, convenhamos, competência, é possível arranjar uma boquinha por lá. Airton Soares, expulso do PT há algumas décadas, foi cogitado para presidente da Infraero. Acabou não sendo nomeado, mas, como prêmio de consolação, tornou-se conselheiro da entidade. Airton faz ainda seus biquinhos em outra estatal: a fundação pública TV Cultura, sob direção tucana. A tiurminha está firme em seus postos e, apesar da ira da Beatrice, esse causídico, bem como o nosso amigo Zé Eduardo da PUC, não irão cair de maduros.

betinho2

Eu já disse 3 coisas, comentando em outros artigos.
1º – A Infraero é incompetente e ou pouco profissionalizada;
2º – A Infraero é uma caixa preta;
3º- Tenho um filho que é Controlador de Tráfego Aéreo, que assina embaixo do 1º ítem.

Agora vou dizer uma 4ª coisa:
O valor proposto pelo governo para a concessão dos 3 aeroportos certamente foi alicerçado na informação
de lucro pela Infraero. Se houve esse ágio enorme, duas coisas ocorrem. Primeiro, a Infraero, ou desvia o lucro ou realmente é incompetente em realizar o lucro. Segundo, o governo foi incompetente em avaliar o real potencial de lucro, confiando cegamente nos relatórios e balanços da Infraero, o que não aconteceu com as empressas que deram os lances com grande ágio.
A caixa preta foi aberta.

Luiz Fortaleza

Administrar o Estado capitalista, PT, é se render ao Capital privado…

Cibele

Azenha, o aeroporto é o de Guarulhos, você escreveu Congonhas.

    Luiz Carlos Azenha

    Obrigado, corrigido!

beattrice

Se acontecer a CPI da Privataria será para ter o mesmo fim da do Banestado, um acordo "à la margherita" entre PT e PSDB, o PT perdeu o rumo, a moral e o respeito para debater privataria, de vez.

    João

    É isto que torna a CPI da Privataria mais necessária. Para mostrar as diferenças do PT e do PSDB. Os tucanos nem privatizar, fizeram. Doaram nosso patrimônio com o nosso dinheiro.

Tio Chico

Digite o texto aqui![youtube Sgd4xLmLBrc http://www.youtube.com/watch?v=Sgd4xLmLBrc youtube]

    Tio Chico

    eu postei esse video pra mostrar q todos os partidos são iguais, todos eles querem lucro e manter o status quo. Infelizmente as pessoas q se manifestam nos comentarios tratam o PT ou o Psdb como se fosse time de futebol.

    luiz pinheiro

    Times de futebol é que são iguais. Cada torcedor tem o seu, nenhum time é bom nem mau, são apenas clubes. O país não melhora nem piora se ganha um ou se ganha outro. Com os partidos politicos é diferente basta ver como Brasil piorou com o PSDB e como melhora com o PT. O resto é factóide, é lorota, é cegueira.

    Bruno

    Um vídeo que dá margem a reflexão profunda sobre o que pode resultar desse quadro caótico e destrutivo que o sistema totalitário mercantil fez surgir nesse planetinha tão bonito.
    Quem dispuser de 50 minutos pode dedicá-los a assistir esse vídeo que não vai se arrepender.
    Muito grato a você Tio Chico por compartilhar.

    Tio Chico

    Bruno, eu só postei esse video pra mostrar q nós não devemos colocar as nossas esperanças em politicos. Infelizmente tem pessoas nos comentarios q idolatram politicos como a Dilma, Lula, FHC… Todas essas pessoas querem manter o status quo, manter a boa vida…

Go Oliveria

Azenha,

Você tem notícias de Protógenes?

Ele está calado, embora tenha falado que na volta às atividades no Congresso, ele daria andamento no processo para a instalação desta CPI.

Ele tem que tocar isto adiante para que, pelo menos, possamos saber quem é quem, quem deu para trás, quem amarelou, quem mudou de lado.

eunice

Leia o Jornal do PSTU na NET.

eunice

Se o PT não voltar pro caminho estará jogando o povo na boca das feras. Pois as feras trocam seus nomes, vestem outras roupagens, e reaparecem à frente.

Rasec

Ué, e por que os jornalistas investigativos psolistas dependem da militância petista pra investigar a Privataria Tucana? Não entendi.
Ou esse post reflete a ansiedade do jornalista psolista do site ou Amaury está defendendo alguma outra coisa.
Sim, porque, como se sabe, Amaury é aecista de carteirinha, né!
Lamentável!

jose

Em 2002, suspeitou-se que o PSDB acabou com a candidatura do PFL e por incrível que pareça, os dois estão unidos até hoje. Em 2010, o Serra humilhou o PFL não os querendo como vice, e mesmo assim, estão mais unidos do que nunca. Agora é um absurdo esses sindicatos ou militantes medíocres do PT, mais uma vez fazendo corpo mole para defender o partido mostrando as diferenças nas concessões.Esse pessoal deveria estar ao lado de cínicos como :Cristóvam Buarque ,Fernando Gabeira , Soninha e tantos outros oportunistas que não ajudaram o PT quando foi preciso,preferindo o caminho mais fácil.

paulo sergio

Azenha , sugiro uma pauta interessante , aqui em Belo Horizonte , depois de muitas irregularuidades , o governo de Minas ao investir dinheiro público no estádio Independencia , ao final desta obra controversa , repassa a administraçnao a ima empresa privada que faz negócios com um cluber , outro privado para administrar o estádio . Tem gente tratando isso como richa clubistica , principalmente esses radialistas mequetrefes da cidade , mas é muito pior . Fazer graça com dinheiro público e nas mãos de pessoas excusas , gente do futebol que endividou clubes e federações e agora ganham esse presentaçnao , bancado com dinheiro nosso . Mais uma privatizada psdebista e tome golpe até a copa de 2014 .
Paulo

Matheus Nunes

Eu não entendi porque ninguém fala sobre o escândalo da Urbes de Sorocaba.
O PSDB administra a companhia há 16 anos e fez dela um cabide de empregos.
O ministério publico do trabalho descobriu que funcionários fizeram concurso para auxiliar administrativo e foram promovidos a advogados.
Um sujeito entrou como motorista e foi a chefe de sinalização, têm mais chefe de sinalização do que sinalização.
A empresa esta sendo multada em R$2000000,00. E a Veja não fala nada

Fabiano

Bobagem. A CPI não é ssobre a privatização em sí, mas sim sobre negócios ilegais em meio à privatização. O que uma coisa tem a ver com outra?! Poderia até ser uma CPI sobre estatização em que tivesse ocorrido roubos, teria a mesma importância!

    Bertold

    É isso mesmo amigo, mas tem gente aqui que faz ouvidos de moucos e insistem em distorcer fatos.

    Maria 1

    Está certo, Fabiano. As privatizações em si não foram feitas ao arrepio da lei. Ao contrário. A constituição sofreu emendas para que ocorressem. Portanto, os alvos de investigações são os desvios no processo privatizante e os enriquecimentos ilícitos daí decorrentes, parcialmente revelados no livro do Amaury. E a discussão de cunho ideológico associando o processo da era FHC as atuais concessões de serviços em aeroportos acaba deixando as coisas do jeito que o diabo gosta. Ou seja, o tal desânimo da militância nessa discussão apaixonada acaba facilitando a ação dos que, no Congresso, desejam ver enterrada a tal CPI.

    PS: Li no Cafezinho que no lançamento do livro no Rio, tanto o Amaury quanto o Protógenes se declararam contrários a Lei dos "Medios". O primeiro, por ser contra a censura da imprensa (?). O segundo, por entender que no Congresso o projeto de lei seria de tal forma alterado que deixaria a situação ainda pior do que a vigente. Além do Miguel do Rosário, ninguém mais mencionou isso, embora sejam posicionamentos importantes de personagens que, até o momento, são bem avaliados na blogosfera.

Willian

Sobre a concessão dos aeroportos (e não privatização) há um dado que não foi discutido aqui. As empresas que administrarão os aeroportos serão do tipo Sociedade de Propósito Especifico. O Aeroporto de Guarulhos seria administrado, por exemplo, pela Guarulhos S.A, em que a Infraero teria 49% de participação. É esta nova empresa que terá que pagar o valor da concessão de 16 bilhões de reais, e não apenas aquela que ganharam os 51% da concessão. Desta forma, a Infraero é resposnsável pelo pagamento dos 49% dos 16 bilhões indiretamente, pois o dinheiro vai sair da nova empresa da qual ela é sócia. Desta forma, dinheiro novo, de fora do governo, só o 51% do total pago pelas concessionárias.

    eunice

    Pera aí. Então não houve ágio coisa ninguna!

    Willian

    Houve, sim, Eunice, e, surpreendentemente, muito. Ou o preço mínimo estava subavaliado ou quem pagou pela concessão está maluco e decidiu rasgar dinheiro. O meu comentário acima é só para esclarecer que o dinheiro pago não vai vir APENAS das empresas controladoras dos aeroportos, mas sim das novas empresas formadas para administrá-los, das quais, a INFRAERO tem participação de 49%. Indiretamente, a INFRAERO é responsável pelo pagamento de 49% da concessão ao longo dos 30 anos. Outra coisa que não se discutiu é o destino dos empregados da INFRAERO. Eles poderão decidir se continuam na empresa ou vão para as novas empresas administradoras. Se ficarem na INFRAERO, vão fazer o que?

    beattrice

    Gostaria de lembrar que estas decisões sairam das maõs do governo e do povo brasileiro, 49% não é representação majoritária.

    beattrice

    BINGO!

Regina Braga

A novidade da declaração é que,a esquerda continua se dividindo por uma fatia de pão.Morre de medo do pig e seus afiliados.

ADEMAR CRUCIOL FILHO

Eu vislumbro a diferença entre as palavras CONCESSAO e PRIVATIZAÇÃO: na primeira não existe entrega do patrimonio publico ao particular, apenas o direito de exploraçao e no molde como foi feito o governo terá participaçoes, bem como que vencido o contrato o patrimonio voltará para o Governo; E PRIVATIZAR é a venda definitiva do patrimonio publico para o privado, aonde o governo nao terá o patrimonio readquirido para a administração. Vejo com bons olhos isso e gostaria que fosse melhor esclarecido para a populaÇÃO de maneira geral por esta mídia especializada a qual eu prezo mto.

    eunice

    Acaso você sabe a palavra usada na privataria das elétricas? : Concessão. Está bom?
    Está bom para você? Está bom para o povo?
    O PT gostou? O PT quer manter? O PT quer consertar?

    beattrice

    Os pedágios paulistas também foram concessionados…. pergunta para ao Alckmin,
    agora a Dilma pode?
    pau que bate em Chico bate em Francisco!

    _Rorschach_

    Jesus amado.

    Alguém que preza a coerência, parabéns.

    Sabe como me sinto?

    Daqui a pouco essa turma se alia com a Veja e quem bradar o discurso anterior vai ser troll de direita, de esquerda….

    Esse povo usando de ufemismos linguisticos me lembra a expressão "tucanaram" criada no Governo FHC, onde os maiores abusurdos eram maquiados sob uma perfumaria linguistica qualquer.

    Mim dá concessão…

    Cara pálida privatiza….

    beattrice

    Mim dá concessão, cara pálida privatiza é ótimo.

Morvan

Bom dia.

Esta estória de Concessão X Privatização me lembrou o episódio daquele pastor destas igrejas "pequenas igrejas, grandes negócios", pastor este que chutou a imagem de uma santa (?) e gerou aquele rebu. Acho que muitos hão de se lembrar; quando um outro pastor acusou a igreja católica de adorar imagens, coisa que os próprios fundadores da igreja (genericamente falando) condenaram, desde Moisés; veio um representante da igreja, no calor da discussão, e disse:

"no caso da igreja e das imagens, não é adoração, é veneração" – não literal.

O difícil seria explicar pro seu Zezinho das Latas, lá do Distrito de Brotas (Itapipoca), terra de Tiririca, quer etimologicamente, quer pelo viés religioso, a diferença entre veneração e adoração.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

    Fábio

    Ora, pro Zezinho das latas, veneração "é aquelas doença que pega na casa da luz vermeia".

    Mais do que explicado…

    Morvan

    Boa tarde.

    Muito boa, essa.
    O "seo" Zezinho das Latas conhece-a também por cosmopatia ou "Doença do Mundo".
    Ah, ah, ah…

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    ajp

    A explicação é muito fácil… Se o seu Zézinho das Latas, por exemplo, morar em um canto qquer alugado, basta mostrar para ele que, embora pague o aluguel todos os meses, jamais será dono daquele canto!! Isto porque ele tem o direito ao uso do lugar mediante pagamento de aluguel, isto é uma concessão. Se ele pagasse um valor único pelo lugar e passasse a ser o dono dele, teríamos a privatização. Agora eu acho uma droga ficar discutindo isto, que é uma falsa questão – privatização não é concessão temporária – ao invés de discutir se o Estado deveria ou não conceder a gestão dos serviços públicos para a iniciativa privada quer no modelo privatista quer no de concessão temporária. Lembrando que, mesmo no governo Lula, já houve concessões anteriores. Por exemplo, a gestão de rodovias, como a Fernão Dias. À época o que chamou mais a atenção foi a disparidade entre o valor dos pedágios acordados pelo governo Lula e aqueles praticados nas estradas paulistas acordados pelo PSDB. Enquanto na Fernão Dias se cobra algo em torno de R$ 1,30 para rodar uns 150 kms, aqui em São Paulo, na Anchieta-Imigrantes, por exemplo, você paga R$ 25,00 para rodar uns 70 kms! A bem da verdade 25 pela ida e volta, ou seja, uns 140 kms!

    Morvan

    Boa tarde.

    Boa, AJP.
    "Seo" Zezinho Das Latas agradece, direto de Brotas, Itapipoca, Ceará.
    Ah, ah, ah…

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Marcio H Silva

Falando em Privataria, recebi e-mail de amigo comentando sobre matéria da revista Caros Amigos de JAN de 2012, edição numero 178. Uma das reportagens de capa é 'TELES PRIVATIZADAS METERAM A MÃO NA GRANA DOS TRABALHADORES". A matéria é bem esclarecedora e conta um pouco da estória que aconteceu nos bastidores da privatização um ano depois. A matérIa vai da página 10 a 14 e comenta primordialmente sobre o plano de previdencia complementar e o plano de saúde dos aposentados assistidos. Descreve também as diversas ações na Justiça para reavermos esta Grana ROUBADA pelos atuais donos das Teles. vale a pena ler.

    Oxaguiam

    Segundo o raciocínio de alguns colegas aquino tocante aos principais aeroportos do país, as teles não foram privatizadas, foram objeto de concessão e, assim como no caso dos aeroportos, um dia podem voltar para as mãos do Poder Público e tudo isso poderá ser corrigido…
    Para outros a diferença está no dinheiro. No caso dos demotucanos foram mal vendidas, no nosso caso foram bem concedidas. Receberemos 25 bilhões durante 30 anos pelos 3 principais aeroportos do país quando só em 2012 pagaremos mais de 1 trilhão de juros e amortização da dívida…
    Aja malabarismo mental.

Maria

Emissoras de TV e rádio não são concessões? Não fazem o q bem entendem e o governo fica quietinho? Alguém tem esperança que saia do papel algum marco regulatorio?
Do jeito q estão entregando tudo, principalmente aos gringos, Dilma daqui a pouco vai ter q tirar os sapatos p embarcar no avião presidencial. Triste PT!

    eunice

    Será que não tem algum interesse adjunto desses fundos Previs e taais?

    Matheus

    Têm sim. Os fundos de pensão e o BNDES estão em todas as as privatarias, financiando fartamente, sem exigir nada em troca (não para as instituições, para os políticos privatistas, sempre sobram as recompensas!).

    Douglas

    Maria, lembrou bem. Muito bem mesmo. As TV's são concessões e fazem e desfazem a seu bel prazer por tempo indeterminado.

FrancoAtirador

.
.
Ainda sem decisão, CPI da Privataria deve ser negociada em março

Presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), diz que ainda não há definição e empurra decisão para março, quando pretende negociar com deputados de PT e PCdoB. Segundo líder do PT, decisão é só de Maia. Para proponente da CPI, não há motivo para não cumprir regimento da Câmara e instalar comissão.

Por Najla Passos, na Carta Maior

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), empurrou para março uma decisão sobre instalar ou não a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Privataria, que investigaria denúncias de desvios de recursos durante privatizações no governo Fernando Henrique Cardoso.

“Nós ainda não temos uma definição sobre isso”, disse Maia nesta terça-feira (14), depois de reunião de líderes dos partidos sobre a pauta de votações.

Autor do pedido de CPI, formulado a partir do livro-denúncia A Privataria Tucana, campeão de vendas no fim de 2011, o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) disse estar confiante.

Segundo ele, Maia vai se reunir com as bancadas de PCdoB e do PT, na primeira semana de março, para avaliar se há sustentação política suficiente para instaurar a CPI. E ele diz que tem.

“Como toda a bancada do PCdoB e 80% da bancada do PT assinaram o requerimento, creio que não haverá problemas para o presidente fazer cumprir o regimento da Casa”, disse à Carta Maior.

O líder do PT, Jilmar Tatto (SP), esquivou-se. Disse que a decisão só compete a Marco Maia, que também é petista.

Por enquanto, não existe nenhum obstáculo legal ou formal à criação da CPI. Ela atende o requisito básico de reunir o apoio mínimo de 177 deputados (o pedido foi acompanhado de 185 assinaturas válidas).

Além disso, pelo regimento da Câmara, só é possível que cinco CPIs funcionem ao mesmo tempo, e isso também não é problema. Atualmente, existem três na Câmara (Tráfico de Pessoas, Trabalho Escravo e Exploração do Trabalho Infantil).

Na Secretaria Geral da Mesa Diretora, tramitam ainda mais dois pedidos (Privataria e dos Radares). Para Protógenes, não há risco de que apareça outro pedido de CPI que deixa a da Privataria de fora da lista de cinco.

Portanto, a decisão ou não sobre instalar a CPI será apenas política. Ainda que falte um parecer da assessoria jurídica da direção da Câmara, que é comandada por Marco Maia, sobre o objeto de investigação da CPI.

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

Geysa Guimarães

Eu tinha entendido que o que está em jogo não é a privatização em si, mas o mau uso do dinheiro arrecadado.
Enfim: que a CPI iria "navegar" nos mares do Caribe.
Privatizar não é crime. Desvio de recursos públicos, sim.

    genital lacerda

    Geysa..nao existe dinheiro algum da privatização..é tudo fake. O Governo entrega o bem publico e junto (via BNDES) o dinheiro que supostamente será usado para pagar o que foi "comprado". Melhor que isso só mesmo se pusessem umas caixas na beira da estrada e enfiassem diretamente a mão no bolso de cada motorista que passa…ahhh…esqueci…isso ja existe e se chama pedágio…

    Geysa Guimarães

    Ah, nem com a grana os privatas comparecem?
    Obrigada, Lacerda, eu não li o livro do Amaury, apenas acompanho por alto os artigos e comentários.
    E já deu pra sacar o essencial: bandidagem ampla, geral e irrestrita.

    Eduardo

    Geysa
    Vc entendeu certo.
    E tem mais: na Venezuela,Equador Bolívia, Cuba, China,Coréia do Norte, Vietnã, existe concessão pública e joint ventures para muitas atividades econômicas. E existem empresas privadas funcionando a pleno vapor para muitos tipos de atividades.
    O problema é o que você assinala: mau uso do dinheiro arrecadado. Esse é o combate.

    genital lacerda

    ah sim…sem esquecer que privatizado..(.pq é disso mesmo que se trata) a taxa de embarque que hoje é de R$ 16,00 será igual ao valor da passagem aérea, como aconteceu na Italia recentemente..

Rafael

Eu acho que com a concessão do aeroportos isso sim vai dar incentivo para a CPI. o governo vai fazer essa CPI para mostrar diferença entre a privataria do PSDB e a concessão. dos aeroportos. Agora é estartégico fazer a CPI.

Márcio Oliveira

Ainda não perdi a esperança. Acho que o Marco Maia vai ter pelo menos um pouquinho de juízo. Prefiro acreditar que o PT pensa ser estratégico esperar que o Serra defina sua candidatura à Prefeitura de São Paulo. Quando isso estiver fechado, CPI nele! O PT, nessa hipótese, vai ter uma bomba eleitoral nas mãos.

    José X.

    Isso faz sentido. Inclusive também talvez para a propalada aliança PT/PSD em SP, totalmente esdrúxula.

ledeff

Para Maia, Bernardo, Dilma, Lula (quem mais?), enfim toda a "esquerda" centralizante europeizada (cuidado…) cito Dunga:

"Tu é um cagão!"

    Matatrolls

    Tu também.

joao jose

Todos vao privatizar ja que interessa oa bolso (deles).
Seja de qq partido, ate pq isso ja nao importa muito hj em dia.
Os PT's fazem – e muito – o que os PSDB's fazem/faziam/fizeram.
Sendo assim, nada nisso me deixa alarmado.
Nao fosse assim, o PT nao se meteria em escandalo do tipo de grana na cueca e demais.
É pena, mas é o que acontece infelizmente.

carlos costa

os sites e blogs progressistas tem obrigaçao de manter essa bandeira levantada; se depender da grande midia claro que nao vai haver cpi; na verdade uma coisa (concessao dos aeroportos) nao tem nada a ver com a outra (privataria tucana); a cpi nao é pra questionar a opçao tucana pela privatizaçao mas para esclarecer e punir quem aferiu vantagens pessoais indevidas no processo.

ratusnatus

Muito pelo contrário, isso tira o ranço ideológico e assim melhor qualifica o discurso.
Querer CPI e processo na justiça tendo como base palavra de ordem não dá.

    alexandre

    Perfeito. exatamente o q penso.

    Marcos

    Venda da Vale com jazidas = 3 bilhões!
    Aluguel de Viracopos = 3,8 bilhões!
    Isto deveria motivar a todos a buscar seu dinheiro de volta ou ao menos colocar alguns pulhas na cadeia.

    eunice

    O Zé povinho vai votar novamente nos tunganos.Claro travestidos.

    Luiz Felipe

    Para os "jênios" que querem comparar 1997 com 2012, a resposta é 15 anos de diferença. Então não dá para falar em valores.

    Só o que o governo recebeu de impostos da Vale privatizada chega a mais de 300 Bilhôes.

    A Vale aumentou o quadro de funcionários desde 1997 em mais de 30 mil trabalhadores.

    Se a Vale ainda fosse estatal, estaria com deficit de bilhões e não criaria riqueza para o Brasil.

    É só uma questão de pensar.

    Augusto Soares

    "Se a Vale ainda fosse estatal, estaria com deficit de bilhões e não criaria riqueza para o Brasil. "

    Futurologia negativa.

    Se a Embratel ainda fosse estatal seríamos o maior player das telecomunicações do mundo ocidental, com um cinturão de satélites próprios e tecnologia de ponta desenvolvida na Base de Alcântara e em laboratórios de pesquisa de São José dos Campos, entre outros centros de apoio.

    Futurologia positiva.

    Neo-tupi

    Dá para falar em valores sim. A venda da Vale corrigida seria hoje módicos R$ 8 bilhões pela participação do governo.
    Quem fez a Vale crescer não foi a privatização, foi a China. Se tivesse continuado sob gestão estatal, em vez de adquirir mineradoras no exterior (como no Canadá) talvez, estivesse maior no Brasil.

    beattrice

    Quem insiste neste argumento tem alguma pálida idéia da receita operacional do aeroporto de Viracopos, o maior em carga exportada do país?

    Joao Barbosa

    A pergunta que você não faz é: Precisava "conceder" as estrada paulistas à administração privada? Qual a necessidade e urgência desta concessão?

    Quanto a ADMINISTRAÇÃO dos SERVIÇOS aeroportuários, fazía-se necessário, em função dos 3 grandes eventos esportivos vindouros ( Copa das confederações, Copa 2014 e Olimpiadas 2016 )

    Caso o governo não fizesse estas concessões, a oposição e os técnicos/fiscais comprados pela oposição, iriam paralisar TODAS as obras e reformas.

    Lembre-se, a mídia e a oposição farão de tudo para mostrar ( mesmo que não seja verdade ) que o governo falhou na execução destes eventos.

    Não seja inocente, minha criança, a midia e a oposição iriam CHANTAGEAR e ATRAPALHAR o governo de todas as formas, para mostrar a "incompetencia" do governo.

    Ao realizar as concessões o governo deixa a oposição sem argumento, uma vez que os politicos da oposição não irão criticar os seus principais financiadores de campanha!!!

    Para a imprensa e oposição, "Pau que bate em Chico…só bate em Francisco se for conveniente…caso contrário…a gente, omite, esconde e finge que não existiu…"

    José X.

    Boa.

    Quanto às rodovias paulistas, o que é questionável é a quantidade de pedágios e o valor dos mesmos, além de prováveis favorecimentos às concessionárias. A concessão propriamente dita em princípio é neutra.

    É o mesmo caso da privataria tucana: o problema não é a privatização em si, mas a maneira como foi feita, com o sucateamento prévio das empresas (para abaixar seu preço), avaliação irreal para baixo das empresas (caso óbvio: Vale), uso de créditos podres, financiamento do valor da compra pelo BNDES, o esquema de offshores que produziu a "milionária da internet" Verônica Serra, etc etc etc.

    O problema é que certas pessoas querem impor a ferro e fogo sua ideologia anti-privatização. É uma questão de princípios, com a qual nem todo mundo que se diz de esquerda concorda.

    Lenin

    Q o diga,por exemplo,o chamado mensalão -prova provada q começou em 1999;mas quém coloca na mesa?!

    beattrice

    Realmente deixa a oposição sem argumento, porque ela só bate palmas e deita louvores à privataria petista de dona Dilma.

    Joao Barbosa

    A pergunta que você não faz é: Precisava "conceder" as estrada paulistas à administração privada? Qual a necessidade e urgência desta concessão?

ZePovinho

Cuidado,PT!!!O clone do ZePovinho está de olho em você!!!!!!!!!!!!!!!

[youtube TxhmibVYjD0 http://www.youtube.com/watch?v=TxhmibVYjD0 youtube]

João-PR

Vai ser duro explicar para o povo a diferença entre privatização e concessão.

Além do mais, por que não deixaram a Infraero tocar os aeroportos???

    Rasec

    Por que subestimar o "povo"? Foi acreditando na idiotia do "povo"que o PIG perdeu as três últimas eleições.
    Como explicar mensalão, Aerolula, todas as crises da época, Dilma comedora de criancinhas, e tantas mais?
    E o povo entendeu e votou bonito!
    A empregada de minha casa já entendeu!
    O povo não é bobo!

Julio Silveira

Desde o advento da BROi, e das manobras para sua implantação vejo irmanados PT e PSDB, e com a participação da Dilma, a quem eu dei um voto de confiança. Portanto os petistas, aqueles renhidos mas lucidos estão pouco a pouco tendo que ver suas bandeiras acumularem poeira e teias de aranha. Os persistentes hoje são os que defendem emprego ou teleguiados mesmo, no que também ficam muito parecidos com os tucanos que pouco tem de bom para festejar.

Emilson

Caro Azenha,
Caro Azenha,
A preocupação de Amaury procede. O ressurgimento da candidatura de Serra a prefeitura de São Paulo, pode ser fruto de acordos nos bastidores da politicagem. Se já não era fácil a bancada de parlamentares no Congresso, bancada pelo poder econômico e por seguimentos favorecidos com a privataria, agora depois dessa do Governo Dilma privatizar os aeroportos ficou difícil. E não adianta vir com a cantilena de que concessão não é privatização. Os serviços concedidos por prazo de até 30 anos, nunca mais voltaram a ser público, só se fracassar. Aí vem pior do que era antes.

Abdula Aziz

Não voto e vou fazer propaganda para os amigos não votarem mais no PT.

    André LB

    Sei. Só agora você vai começar a fazer isso, né? Me engana que eu gosto.

    beattrice

    Sei. E vc acredita que a privataria dos aeroportos não vai afastar os eleitores, pois já quebrou até a militancia, o que sobrou a aliança indecente com Kassab explodiu.

    Oxaguiam

    Entendo que nossa cidadania não se resume a votar e sequer votar é a mais importante. Cidadania, em minha opinião, é principalmente viver o dia a dia politicamente, tomando decisões políticas nos nossos atos, nas nossas manifestações diárias. Nesse momento, por mais simples e inconsequente que seja, estamos exercitando a nossa cidadania. Na escolha do posto em que abastecemos, no tratamento que damos ao nosso lixo, na escola que matriculamos nossos filhos estamos, consciente ou inconscientemente, tomamos decisões políticas (a inação é uma decisão política e de cidadania, mas é uma má decisão). Em relação ao voto, tão importante quanto decidir que não vai votar no PT é decidir em quem vai votar e ter ciência das consequencias da decisão. Já que você vai fazer propaganda para não votarem mais no PT é bom apresentar uma alternativa, pois os demotucanos ninguém merece. Minha locomotiva só faz curva pra esquerda!! Forte abraço.

José Ricardo Romero

O ímpeto maior em prol da CPI da privataria é do povo em geral, de pessoas de bem que se indignam diante de tanta roubalheira, e não do "pessoal do PT". Não são eles o Congresso ou a nação. Nem mesmo foi este partido que pediu a CPI e colheu as assinaturas. O impulso poderá continuar nas ruas, nas conversas e nos blogs. O PT não é essencial. O Brasil e os acontecimentos dos últimos anos estão dando um "by pass" no PT. Muita gente deste partido tem vocação para oposição e faz com que ele perca chances espetaculares de progredir e dar uma lavada na oposição, por pura inércia e acomodamento. Os demais partidos de esquerda precisam compreender que é chegado a hora de formar uma autêntica oposição, a oposição de esquerda legítima contra o governo e, principalment, contra o PT, que já está se tornando história para se estudar no colégio.

Oxaguiam

"Concessão dos aeroportos tira ímpeto da CPI da Privataria".
"Amaury frisa que ficou genuinamente desanimado com o desânimo dos militantes, principalmente dos ligados à ala sindical do PT."
Isso é surpresa pra ninguém. Eu quero é novidade…

    eunice

    Eu enviei meu email lá. Fiz a minha parte. Mas a pesquisa diz que não lêem emails de eleitores.
    Mas espera, que seremos gregos no futuro e tacaremos fogo.

    beattrice

    Somos todos gregos, palavra de ordem na Espanha.

a. barbosa filho

Continuo cobrando do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que cumpra seu dever e instale a CPI. A sociedade precisa esclarecer o que ocorreu na entrega do patrimônio público a grupos "amigos do Rei", em troca de propina, como demonstra o livro recheado de provas documentais.
Ou faz-se esta CPI, ou o Brasil se resigna ao papel de "república bananeira", onde meia-dúzia de corruptos faz o que quer., com beneplácido do Governo, do Judiciário e da mídia.
Alô! Reservem-me uma passagem para o Uruguai, o fedor na minha Pátria amada está demais!

sávio

aeroporto, hoje, é igual rodoviária. quem administra as rodoviárias da vida nas cidades? Empresas privadas, concessões, enfim, uma coisa não tem nada a ver com a outra. há muito não são mais estratégicos… diferente de privatizar o subsolo e as telecomunicações…..acorda, meu povo…

e a privataria do amauri mostra um sistema de lavagem de dinheiro: cpi, independente de privatizar ou não; todo sistema de lavagem de dinheiro deve ser investigado….

    leandro

    E a privatização do pré-sal via Eike Batista??

    luiz pinheiro

    A área do pré-sal é toda da Petrobras, que deverá formar consórcios para a exploração, mas ficando na cabeça de todos os empreendimentos. Essa é a lei, é o regime de partilha que o governo Lula propôs e o Congresso aprovou, apesar da oposição do PSDB-DEM-PPS, que queriam manter para o pré-sal o mesmo sistema de concessão, por leilão público, que vale para o resto das áreas exploradas. Essa história de pré-sal do Eike é factóide para enganar trouxa, usado por gente mal intencionada. O Eike adquiriu, em leilão, uma área próxima à do pré-sal, e resolveu chamá-la de "meu pré-sal", pelas boas perspectivas de produção. Mas é só isso, um nome que o próprio Eike deu. Não é pré-sal de verdade,, fica fora da área do pré-sal.

    Douglas

    Agora quem é o congresso? O PMDB+PT.

    eunice

    Tudo isso é muito ruim para o ignorante eleitorado Brasil, que vai ficar mais desanimado. O Eleitorado tinha fé que o governo iria tirar os serviços privados ruins das mãos das privadas mal-cheirosas. O que se viu foi um golpe no povo. Vão pagar por isso na urnas. Amaury tem razão. E virá a conversa de "candidato bom, novo, sem partido"

    Felipe

    Ora, o pré-sal não foi privatizado. Aliás, seria virtualmente impossível "privatizar" o pré-sal por desconhecer toda a sua capacidade. Diferentemente no caso da Vale, essa, sim, privatizada, com um potencial enorme. Privatizou-se, deixou-se o agnelli lá… fazendo merda.

Douglas O. Tôrres

Pelo que tenho ouvido,principalmente de blogs,analistas e de colegas e ex militantes,ha um desalento e desanimo dentro do partido,isso sem falar dos colaboradores e simpatizantes que ja deixaram o barco.O que ja se cogita é uma saida dos que ainda são fieis as convicções sociais e progressista do partido.O que acontece com a esquerda europeia,o que aconteceu a PSDB,PPS,ao que parece não serve de exemplo nem de alerta quando partidos de base socialista aderem aos ideiais capitalistas.O PT no auge pode estar cavando sua cova par o suicidio politico,e a presidente ja começou este processo a passos largos.

trombeta

Quanto azedume Azenha, que matéria maldosa…, receio que seja um esforço em vão dizer que concessão e privatização são coisas bem diferentes diante da sua cruzada para desmascarar o governo neoliberal de Dilma.

    eunice

    Se não atendem os reclamos do povo estão obrigando a tacar fogo igual na ´Grécia.

    Lena

    O Brasil é um país capitalista e a ideologia dominante é a própria desse sistema: a maioria do povo é neoliberal e acha normal que os EUA tenham mais de 800 bases militares espalhadas em todos os continentes. Vai ver acham até pouco. Essa é a realidade no que tange a ideologia política cultuada pelo povo brasileiro.
    Por um milagre se elegeu Lula e agora Dilma. Mas na hora do vamos ver será que grandes multidões iriam para as ruas,enfrentariam o que desse e viesse para defendê-los?
    Duvido. Não sinto firmeza. Não vejo foco nem objetivos na auto-denominada esquerda brasileira. É mais coisa de intelectuais e fogo de vaidades.
    Quem vende sua força de trabalho está a pé . E pode dar grécia. Poderemosvirar um imenso Portugal, como previu o Chico Buarque.
    Não por inépcia de Lula e Dilma mas simplesmente porque os grandes economistas que desvendaram os mistérios do sistema capitalista garantem que ele é cíclico e que moer gente é com esse sistema mesmo.
    Pelas notícias de cortes no orçamento que estão hoje nos jornais,podemos perceber que um fantasma ronda a economia de todos os países do mundo,diante da profunda crise do sistema que teve origem nos EUA há mais de dois anos e agora se propaga por TODA a Europa( só a Alemanha se finge imune,mas será arrastada, segundo os renomados economistas).
    Conceder os aeroportos,não foi o ideal, mas diante do quadro e das pressões violentas,foi o possível.
    A saída é a que está sendo tentado: voltar-se para o mercado interno , fortalecer o comércio com os latinoamericanos ,a China e os países do Sul-Sul e tentar desenvolver a industrialização , contando com capital nacional e público. Fugir de ficar na mão das transnacionais, especialmente no que tange à indústrias de base e serviços essenciais para que o imperialismo não arme golpes com facilidade. E diminuir a dívida interna.
    Parece que é o que o Governo Dilma está fazendo mas muitos não se dão conta e sentem saudades dos Chicago boys do Collor e do FHC. Outros sonham com socialismos entregues em bandeja de prata,sem luta,sem que ninguém tenha que "perder" tempo pensando o Brasil a partir do Brasil, de sua história e de seu povo. O sonho que Lula despertou na gente,corre sério perigo de se desmanchar no ar. Falta idealismo,ideologia dos oprimidos e amor a terra brasilis e ao seu povo.

    Luiz Carlos Azenha

    A matéria reflete o que pensa o Amaury. Duvida? Pergunte a ele. abs

renato

Pinheirinho, já sumiu literalmente.
Bolinha, já sumiu literalmente.
Tortura já sumiu literalmente.
Nara Leão e Geraldo Vandre, sumiram literalmente.
Morte de mendigos na Bahia,sumirá literalmente…
Imagine a Privataria Tucana, sumirá literalmente.
Amaury Junior quem é Amaury Junior
O que mais? O que mais?……Nossa sociedade sofre de alzaeimeir, esqueci como escreve, sumiu.
Antes do carnaval é assim…… Depois do carnaval é assado.

André Oliveira

Mas há ou não há uma diferença entre a concessão de aeroportos e a privataria, que entregou patrimÔnio claramente sub -avaliado.

alexandre

Quando o Lula fez as concessões de estradas federaís , eu não vi essa choradeira. Militantes petistas são burros de botar privataria tucana no mesm saco e o azenha poderia ser mais correto quando usa o termo" bancada pelo Bndes".Porque o bndes não vai bancar um único centavo na compra. vai finaciar as obras sim .E o controle ´permanece estatal.Achar que concessão de aeroporto vai esvaziar CPI é burrice. triste como essa militância é simplòria. Da minha parte, total apoio á Dilma e ao Lula. polìtica não é FLA=FLU. SÓ PORQUE TUCANOS FAZEM FESTINHA no PIG e no tuiter não quer dizer que isso seja uma "vitória política". pra mim é mera histeria e confissãoi de culpa no cartòrio.

elton

Esse é o PT que começou a mudar desde a primeira posse do Lula. Resta saber se vale tudo na corrida pelo pódio de maior potência econômica. O que me conforta ainda, é que mesmo diante dos fatos, este foi o governo que mas fez para diminuir a extratosférica desigualdade social.

    Vlad

    Sim…a desigualdade reduziu-se aqui e em TODOS os outros países.
    Deve ter sido por influência do Lula.

    Elton

    Sim… Agora o Brasil alem de exportar comodities, exporta tambem programas de governo e ainda pode oferecer ajuda ao FMI. Se o FMI aceitar nossa ajuda quem sabe na europa a desigualdade social tambem diminua.

Gerson Carneiro

Agora haja paciência para aguentar o Smurf Ogênio. Ele já apareceu em outro post nos lembrando disso.

Segundo o delegado Protogenes, no twitter, tem tucano infiltrado na base governista com a missão de impedir a instalação da CPI da Privataria. Creio que esse tucano infiltrado seja o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

    Morvan

    Bom dia.

    Gerson, você agora me deixou em dúvida. Eu pensei que o tucano infiltrado seria o Zé pianista, o Zezinho Dantas, sinistro da Injustiça. O Maia deve ser parente dos Maias potiguares (os da política, bem claramente). Aí já não é mais infiltração – é dilúvio.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    Douglas

    Caro Morvan, acho que você quis dizer "delúbio", estou errado?

    Morvan

    Boa tarde.

    Está certo, linguisticamente falando. Delúbio é o ancestral de dilúvio.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    beattrice

    O Zezinho Dantas, pianista da justiça, não é tucano infiltrado, é tucano descarado.

    Marcio H Silva

    É Tucano de carteira assinada pelo daniel dantas.

    eunice

    Tá cheio de trolls na vida real. É uma SS.

    Matheus

    Sim, há um tucano infiltrado, chamado "Dilma Roussef".

    Gustavo Pamplona

    Gargamel… eu sou um tucano infiltrado no "Vi o Mundo"! hahahahhahaa

    —-
    Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
    Desde Jun/2007 infiltrando tucanos no "Vi o Mundo"! ;-)

    Gerson Carneiro

    É Smurf Ogênio, tô percebendo. Deixaram a porta da gaiola aberta, por isso você voltou.

    Silvino

    Vc não é só um tucano infiltrado, é um agente da CIA infiltrado.

    beattrice

    Não é a mesma coisa????

    Morvan

    Bom dia.

    Para efeito dos resultados (contra o país) eles se equivalem.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Deixe seu comentário

Leia também