Altamiro Borges: Ronaldo e Faustão disputam a Copa do oportunismo 2014

Tempo de leitura: 3 min

Faustão agora elogia a Copa. Esperto!

Por Altamiro Borges

O apresentador Faustão, da TV Globo, disputará com o ex-jogador Ronaldo, que também está na Globo, o título de “fenômeno” do oportunismo de 2014.

Neste domingo (22), durante o seu programa na emissora, ele mudou radicalmente de opinião e elogiou a Copa no Brasil. Na maior caradura, ele disse que “surpreendentemente” o evento está dando certo e que os problemas ocorridos até agora são de responsabilidade da Fifa.

“O que está dando problema é tudo culpa da Fifa. E eles não assumem e colocam a culpa no governo brasileiro. Veja agora o problema da alimentação em Recife, isso é problema da Fifa. A Fifa que assuma as suas responsabilidades”, afirmou no “Domingão do Faustão”.

A crítica à Fifa é justíssima, mas não deve ter agradado a famiglia Marinho – que sempre manteve sinistras ligações com a máfia que se perpetua no comando desta entidade mundial do futebol. Estas relações são antigas, desde a época do corrupto João Havelange. Não é para menos que a TV Globo evita repercutir as recentes denúncias da mídia internacional sobre o esquema de corrupção montado pela Fifa para sediar a Copa no Catar em 2022 ou sobre os aumentos secretos dos salários de seus dirigentes. A Fifa fatura cerca de 1,5 bilhão de dólares com este evento; já a famiglia Marinho mantém-se no topo da lista de bilionários da Forbes, entre outros motivos, por ter a exclusividade na transmissão dos jogos.

Faustão acertou na crítica à Fifa, mas deixou de fazer a sua autocrítica. Até a semana passada, o apresentador global, que recebe uma fortuna da emissora e dos anunciantes, era um dos mais hidrófobos nos ataques à organização da Copa no Brasil. Ele animou muita gente que padece do complexo de vira-lata contra o Brasil e que prega à visão neoliberal de negação do Estado. No “Domingão” que antecedeu a abertura dos jogos, ele esbravejou: “Esse é o país que quer fazer Copa do Mundo com 17 [12] cidades, mas que não faz nem com cinco… Já que vai começar dentro dessa bagunça toda, desses estádios caros, vamos tentar fazer o melhor possível, até porque a minha avó já dizia ‘roupa suja se lava em casa’”.

Na sequência, ele explicitou que seu programa virou um palanque eleitoral da oposição. “Não dá para mostrar para o mundo inteiro que somos o país da corrupção e da incompetência. Muita gente já sabe… O Brasil dentro de campo é uma coisa. O Brasil fora é outro. O povo já percebeu. O Brasil precisa ganhar a Copa da educação, da saúde, contra o preconceito. A nossa Copa do Mundo é em outubro, época das eleições”.

Ainda na semana passada, ao entrevistar a cantora Cláudia Leite, quase falou um palavrão na emissora, ao esculhambar a solenidade de abertura do torneio no estádio do Itaquerão. Para ele, a “festa merreca” foi uma “m… mercadoria”.

Agora, “supreendentemente”, ele muda de opinião e elogia a organização da Copa.

O que houve? Sem dúvida, ele foi contagiado por Ronaldo, o “fenômeno” do oportunismo.

A TV Globo trabalha com pesquisas diárias para conhecer o humor de seus telespectadores. Não há ainda nada de oficial, mas nos bastidores circula a informação de que o povo não se deixou abater pelo pessimismo da mídia tucana e está entusiasmado com a Copa. A coluna Painel, da Folha, chegou a noticiar neste final de semana que o apoio popular é de mais de 60% da sociedade. Esperto, Faustão resolveu recuar nas suas bravatas eleitoreiras; ele só não fez autocrítica. Por falta de oportunidade não faltam oportunistas neste mundo!

PS do Viomundo: Como demonstra o livro O lado sujo do futebol, Globo, Fifa, Ricardo Teixeira…É tudo a mesma máfia.

Leia também:

Faustão transforma seu programa em palanque contra Dilma

Altamiro Borges: Ronaldo, “fenômeno” do oportunismo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

… “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Saint Clair

“Como demonstra o livro O lado sujo do futebol, Globo, Fifa, Ricardo Teixeira…É tudo a mesma máfia.” a esse final do texto acrescento novos atores,Ronaldo, Faustão do Domerdão, e o chefe Galvão.

Rioberto Ravena

Esse Ronaldo é aquele que não sabe a diferença entre um pitoco e uma pitoca? E do que mais então ele terá vergonha?

E o Faustão, engolido pela Blobo, do que será que tem vergonha?

Urbano

Só em assistir a groubostonoma por horas e horas, já se tem a devida dimensão da cretinice. Nem precisa ir lá…

G. Lima

Prezado jornalista Luiz Carlos Azenha. Traduzi para o português a notícia que segue no link abaixo. Caso seja do seu interesse, posso enviar, porém não sei como fazê-lo.

http://www.nydailynews.com/new-york/1-5-new-yorkers-rely-charities-food-article-1.1723671

El Cid

O oportunismo “padrão FIFA” de Luciano Huck:

http://www.ocafezinho.com/2014/06/25/o-oportunismo-padrao-fifa-de-luciano-huck/

<a href="” class=”comment-img”>?w=800&h

    luisa valdorf

    Deixe-me ver se entendi. Quer dizer que o Huck vai começar a carreira de cafetão?

Adriano Medeiros Costa

Pq bizarrices como Faustão ou Ronaldinho são levadas tão à sério não só pelos idiotas, mas por praticamente TODOS?!

Fabio Passos

faustão e ronaldo. Posições firmes, fruto de longa reflexão. rsrs
Os espertalhões pensam que ninguém percebe…
Merecem estar na globo… e a globo merece estes tipos. O Brasil é que não merece estes babacas.

Rafael

Sinceramente, não faz a mínima diferença o que Faustão pensa ou fala.

    Anibal Paz da Silva

    Diria mais Rafael, não faz!

    guilherme

    O Faustão pensa???

Luís Carlos

Faustão e toda matilha de oportunistas Globais estão com medo da péssima repercussão da posição anti-nacional adotada por eles, que sugam dinheiro e sonegam impostos aqui no Brasil e se refestelam em Miami/EUA. Covardia, oportunismo e cinismo não é novidade naqueles grupos. Pelo contrário, são características básicas de sonegadores de impostos.

Gerson Carneiro

E o que é que sai da boca do Faustão que não seja uma m… mercadoria?

Gilson

Faustão:um verdadeiro Xarope.

Julio Silveira

Gostei de ver foi o Felipão dando aula de brasilidade pra essa turma, quando disse não se surpreender com a excelente receptividade que está recebendo nos quatro cantos do país e que se orgulha de ser brasileiro, essa acho que foi com endereço certo aos colonistas e depreciadores deste país, como aquele grupo de babacas idiotas que queimaram nossa bandeira.

FrancoAtirador

.
.
O Consórcio de Mídia Empresarial Tucana (COMET) G.A.F.E.*

mudou de estratégia, para no futuro queimar Dilma Rousseff:

1) Como visto acima, a FamíGlia Marinho, por intermédio das Organizações Globo [aí incluídas as Redes de Rádio e TV afiliadas, o Portal G1 e o jornal O Globo) está tentando se desvincular da imagem negativa de Parceira de Negócios com a FIFA, que de fato foi, é e será [não se sabe até quando],
para mais adiante, provavelmente a partir do jogo final da Copa,
colar a foto de Dilma com Blatter, numa reedição adaptada do VTNC VIP do Itaúquerão, desta feita no Estádio do Maracanã.

2) A FamíGlia Frias, por meio do Jornal Folha de S.Paulo e do Portal UOL, tentando reverter o quadro lastimável [para ela] de crise de credibilidade em que se meteu o Grupo Folha,
devido à manipulação diuturna e de longa data dos fatos relacionados ao Campeonato Mundial de Futebol e ao Governo Federal, por exclusivo interesse político-eleitoral pró-PSDB,
ora se esmera em convencer o Planeta Terra inteiro, especialmente o Brasil, de que foi unicamente a ‘imprensa estrangeira’ que fez previsões negativas sobre a Copa no Brasil.

(http://saraiva13.blogspot.com.br/2014/06/sucesso-incrivel-da-copa-by-new-york.html)

3) A FamíGlia Civita, através da Revista Veja/Abril/Naspers, então, de forma desonesta, como de praxe, elogia cinicamente o sucesso de público e de crítica desta Copa do Mundo, exaltando o excelente nível de organização do megaevento que está se realizando no Brasil e, como acontece em todas as manchetes do COMET G.A.F.E.*, faz apenas uma ressalva [o famigerado ‘mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto…’] obviamente contra o Governo, dando o mote para o que virá depois do término deste Campeonato Mundial de Futebol:

23 de junho de 2014
Blog do Chico Andrade

Capa de Veja exalta sucesso da Copa no Brasil

A revista Veja exalta, na capa da edição que circula essa semana em todo o Brasil, o excelente nível de organização da copa.

Com técnicos e jogadores elogiando a estrutura que encontraram no Brasil e um festival de gols, a copa do mundo de 2014 é um sucesso de público e crítica.

Com o título “Até agora só alegria”, a maior revista em circulação no Brasil faz referencias elogiosas ao evento.

A matéria de Veja, no entanto, critica o fato de não haver perspectiva de um legado duradouro após a competição.

(http://chicoandrade.com.br/blog/capa-de-veja-exalta-sucesso-da-copa-no-brasil)

4) Quanto à FamíGlia Mesquita, do Estadão, nem se fala,
porque não se chuta cachorro morto…
.
.
COPA: O BRASIL GANHOU, A MÍDIA PERDEU

Por Luis Nassif, no GGN

Já se tem o resultado parcial da Copa:
reconhecimento geral – da imprensa nacional e internacional – que é uma Copa bem organizada, com estádios de futebol excepcionais, aeroportos eficientes, sistemas de segurança adequados, logística bem estruturada e a inigualável hospitalidade do povo brasileiro.

Vários jornais (internacionais) já a reconhecem como a maior Copa da história.

***

Agora, voltem algumas semanas atrás, pouco antes do início da Copa.

A imagem disseminada pela imprensa nacional – era a de um fracasso retumbante.

Por uma mera questão política [eleitoral pró-PSDB], lançou-se ao mundo a pior imagem possível do Brasil.

O maior evento da história do país, aquele que colocou os olhos do mundo sobre o Brasil, que atraiu para cá o turismo do mundo, foi manchado por uma propaganda negativa absurda.

Em vez das belezas do país, da promoção turística, do engrandecimento da alma brasileira, da capacidade de organização do país, os grupos de mídia nacionais espalharam a imagem de um país dominado pelo crime e pela corrupção, sem capacidade de engenharia para construir estádios – justo o país que construiu duas das maiores hidrelétricas do planeta -, com epidemias grassando por todos os poros.

Um dos jornais chegou a afirmar que haveria atentados na Copa, fruto de uma fantasiosa parceria entre os black blocks e o PCC.

Outro informou sobre supostas epidemias de dengue em locais de jogo da Copa.

***

O episódio é exemplar para se mostrar a perda de rumo do jornalismo nacional, a incapacidade de separar a disputa política da noção de interesse nacional.
E a falta de consideração para com seu principal produto: a notícia.

Primeiro, cria-se o clima do fracasso.

Criado o consenso, abre-se espaço para toda sorte de oportunismos.

É o ex-jogador dizendo-se envergonhado da Copa, é a ex-apresentadora de TV dizendo que viajará na Copa para não passar vergonha.

***

Tome-se o caso da suposta corrupção da Copa.

O que define a maior ou menor corrupção é a capacidade de organização dos órgãos de controle.

O insuspeito Ministério Público Federal (MPF) montou um Grupo de Trabalho [GT] para fiscalizar cada ato da Copa, juntamente com o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União.

O GT do MPF tornou-se um case, por ter permitido economia de quase meio bilhão de reais.

***

Antes da hora, é fácil afirmar que um estádio não vai ficar pronto, que um aeroporto não dará conta do movimento, que epidemias de dengue (no inverno) atingirão a todos, que os turistas serão assaltados e mortos.

Fácil, porque são apostas que não têm como ser conferidas antecipadamente.

Quando o senhor fato se apresenta, todos esses factóides viram pó.

A boa organização da Copa não é uma vitória individual do governo ou da presidente Dilma Rousseff.
É de milhares de pessoas, técnicos federais, estaduais e municipais, consultores, membros dos diversos poderes, especialistas em segurança, trânsito, empresas de engenharia, companhias de turismo, hotelaria.

E tudo isso foi jogado no lixo por grupos de mídia, justamente os maiores beneficiários.

Eram eles o foco principal de campanhas publicitárias bilionárias, sem terem investido um centavo nas obras.

Pelo contrário, jogando diuturnamente contra o sucesso da competição e contra qualquer sentimento de autoestima nacional.

(http://jornalggn.com.br/noticia/copa-o-brasil-ganhou-a-midia-perdeu)

[<a href="” class=”comment-img”>]

    Gerson Carneiro

    Franco, ensina pra gente como postar fotos. Please.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Hermano, descobre com o Leandro Guedes,

    e depois me avisa, pois também quero saber.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Só para esclarecer:

    Com base na sub-rotina abaixo,
    parece haver um bug no script
    do conteúdo dinâmico no servidor.

    “[<a href=""





    “” class=”comment-img”>]”

    (http://tecnologia.culturamix.com/noticias/o-que-e-conteudo-dinamico)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Por exemplo:

    <a href="<a href="” class=”comment-img”>” rel=”nofollow”>

Luiz Fortaleza

Este aí vende até a alma pro diabo. Mediocre, desgastado e a globo nos impõe esta porcaria de programa.

    guilherme

    Faça como eu, não assista HÁ MUITO TEMPO.

luiz mattos

Canalhas e oportunistas nada alem disso.
Quando criaremos uma lei que criminalize o terrorismo midiático?

Hélio Pereira

Globo,Estadão,Folha,CBF,FIFA,Ricardo Teixeira,Ronaldo e Faustão são tudo a “Lesma lerda” …

José Souza

O apresentador não mudou de opinião. Nas duas vezes ele estava falando o que lhe mandaram falar. A mudança de opinião não foi só dele. Todo o PIG está, paulatinamente, diminuindo a “carga” contra a realização da Copa. O grupo(PIG) percebeu, por pesquisas próprias, que os leitores, ouvintes e telespectadores não estavam concordando com a linha adotada. E outra coisa, ele e os demais apresentadores sempre foram bonecos de ventríloquo dos donos. O melhor mesmo é não assisti-los.

    RENATO LOPES

    Meu amigo José quem assiste a este lixo, que é o tal Domingão?

Fernando

É normal mudar de opinião.

Que bom que ele mudou. Coitado daqueles que ainda insistem em ser contra a Copa das Copas.

Deixe seu comentário

Leia também