Aécio perde Minas, mas surpreende com 33%; pesquisas erram

Tempo de leitura: 3 min

dilma e aécio

por Luiz Carlos Azenha

O tucano Aécio Neves vai disputar o segundo turno das eleições presidenciais de 2014 com Dilma Rousseff com um percentual de votos maior do que indicavam as pesquisas: 33%, contra 41% da presidente. Isso significa que os eleitores de Marina Silva, do PSB, vão definir a eleição: foram 21%.

Em 2010, Dilma herdou cerca de 60% dos votos de Marina no segundo turno. Mas, agora, as coisas são diferentes: na campanha de primeiro turno, as baterias de Dilma e do PT se voltaram contra Marina. Saberemos, afinal, quantos votos tem a Rede, já que os eleitores mais tradicionais do PSB deverão ficar com Dilma.

Em 2010, com Marina presente no primeiro turno, José Serra teve 33% dos votos. Ou seja, Aécio repetiu Serra. Por outro lado, no primeiro turno de 2006 Lula teve 48% dos votos e em 2010 Dilma atingiu 47%, contra 41% agora.

Dilma inicia a campanha do segundo turno, de três semanas, com vantagem de 8% sobre Aécio.

Petrobras e o doleiro Youseff deverão dominar o noticiário, mas o PT também dispõe de munição para atirar: mensalão tucano, aecioportos, trensalão e outros.

Em pesquisas recentes, 58% dos eleitores de Marina se disseram inclinados a votar em Aécio num segundo turno, contra 24% para Dilma. Agregando isso aos números de votos efetivamente conquistados neste domingo, no segundo turno Dilma e Aécio estariam empatados com 46% cada.

Ou seja, a disputa pelo Planalto poderá ser decidida no detalhe, que inclui desde tirar de casa os eleitores que se abstiveram neste domingo até atrair os eleitores dos assim chamados candidatos “nanicos”, como Luciana Genro, do PSOL, que teve 1,5% dos votos mas não pretende apoiar PT ou PSDB no segundo turno.

Aécio Neves vai terminar a noite tranquilo, mas nem tanto: depois de 12 anos, perdeu o controle de um dos estados mais importantes da Federação, Minas Gerais, onde o petista Fernando Pimentel venceu no primeiro turno.

Outros candidatos eleitos em primeiro turno (da Folha):

Captura de Tela 2014-10-05 às 20.41.20

Na Bahia, o petista Rui Costa foi eleito em primeiro turno com 54% dos votos, contra 37% de Paulo Souto, do DEM.

No Ceará, haverá segundo turno entre o petista Camilo Santana (47,65%) e Eunício Oliveira, do PMDB (46,46%).

Destaque tamém para a vitória de Flávio Dino, do PCdoB, no Maranhão, que destronou a oligarquia Sarney com 63,57% dos votos.

Para lamentar, a vitória de Lasier Martins (PDT-RBS) sobre Olívio Dutra (PT) na disputa pelo Senado do Rio Grande do Sul (37% a 35%).

No Rio de Janeiro, uma surpresa: com 99,72% dos votos apurados, Pezão (PMDB) teve 40,72%, Marcelo Crivella (PRB) 20,22% e Garotinho (PR) 19,67%. Haverá segundo turno entre Pezão e Crivella.

Se houve reflexo dos protestos de junho de 2013 nas eleições deste ano, foi na taxa de abstenção + brancos + nulos: cerca de 28%. Em geral, no entanto, foram eleitos políticos tradicionais: para o Senado, José Serra, Álvaro Dias, Tasso Jereissati e outros.

Finalmente, houve erros grotescos das pesquisas eleitorais e das pesquisas de boca-de-urna.

Vejamos um exemplo:

Última pesquisa do Ibope para São Paulo, divulgada no sábado: Alckmin 57%, Skaf 24%, Padilha 14%.

Boca de urna do Ibope: Alckmin 52%, Skaf 22%, Padilha 20%.

Resultado nas urnas: Alckmin 57%, Skaf 21%, Padilha 18%.

Ou seja, considerando a margem de erro de mais ou menos dois pontos percentuais, o Ibope ficou três vezes fora da margem.

Um segundo exemplo, da Bahia:

Última pesquisa, divulgada sábado: Rui Costa 36%, Paulo Souto 36%, Lídice 4%.

Boca de urna: Rui Costa 49%, Paulo Souto, 39%, Lídice da Mata 9%.

Resultado nas urnas: Rui Costa 54%, Souto 37%, Lídice 6%.

Ou seja, quatro erros fora da margem, um deles de 18%!

Exemplo final, do Rio Grande do Sul:

Pesquisa Ibope divulgada sábado: Tarso Genro 40%, Ana Amélia 31% e Ivo Sartori 23%.

Boca de urna: Tarso Genro 35%, Ivo Sartori 29%, Ana Amélia 26%.

Resultado nas urnas: Sartori 40%, Tarso 33%, Ana Amélia 22%.

Neste caso, o Ibope cometeu seis erros fora da margem, alguns com diferenças abissais!

Nos próximos dias será possível fazer um balanço mais apurado dos erros cometidos pelas pesquisas eleitorais, o que deixa evidente a necessidade de algum tipo de regulamentação para o setor. Especialmente se ficar comprovado que as pesquisas são manipuladas para promover o financiamento de campanhas e a viabilidade de candidatos, para não falar na tentativa pura e simples de distorcer a vontade do eleitorado.

Leia também:

Manchetômetro: Veja como a mídia bombou a cobertura de escândalos ligados ao PT


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Diogo

Conta simples: se 39,75% dos mineiros votaram em Aécio, isso quer dizer que 60,25% optaram por não votar em Aécio.

C.Paoliello

Na hipótese de um novo governo tucano os servidores públicos vão sofrer. Vão perder a estabilidade, com certeza, terão reajustes anuais simbólicos para achatar seus salários, gratificações incorporadas serão consideradas irregulares e eliminadas.
O orçamento das universidades públicas será cortado para sucateá-las e programas como o Ciência sem Fronteiras, o ENEM, o Prouni e outros acabarão. Darão um jeito de tirar o dinheiro do Pré-Sal para a Educação e os 25% da Saúde também será eliminado, assim como acabaram com a CPMF. Os investimentos públicos serão reduzidos drasticamente para concentrar tudo no pagamento de juros estratosféricos aos especuladores.

henrique de oliveira

Os eleitores de Marina não ganham nada , se fosse assim Serra teria dado um banho em Dilma , mas o fato é que se Dilma perder o povo vai voltar aos tempos malditos de FHC numa reedição bem pior , ai que se lasquem e vão chorar na cama que é lugar quente , eu graças ao PT formei minha filha me formei comprei casa própria tenho carros ótimos e não devo nada na praça , é só esperar 4 anos se passar e ver o povão se arrepender.

Jose Mario HRP

São Paulo é um grande enigma.
Pelo menos 45 % da massa populacional da região de Campinas, região metropolitana de São Paulo Capital, seu entorno extendido e da baixada santista e boa parte do litoral como um todo é de descendentes de nordestinos, e de nordestinos.
Os filhos , os netos já não se reconhecem como nordestinos, e eles em grande parte junto com seus pais e avós votaram com o PSDB.

Não é que o PT esteja fazendo algo errado, mas a rejeição ao PT é tipo lavagem cerebral, radio e tv, e mesmo nessa fatia da população o tal bordão “São Paulo para os paulistas” cola.
Criou-se um regionalismo perverso, que cega, e faz com que as pessoas se sinta numa guerra santa contra o resto do país, é conhecidissima a crença repulsiva contra a “mulher nordestina” e o mito dos seus muitos filhos que tomam e drenam a força economica e financeira do estado, morando nas favelas com suas caras sujas e bailes funk.
O povo de São Paulo se calou diante do morticinio no “depois” dos ataques de 2006 do PCC.
Fingiu que não viu as 700 mortes de jovens perpretadas pela meganha paulista num tal grau, que dela para cá, a PM paulista ano após ano, matou mais que toda a policia(todas) dos EUA.
As pessoas se amiudam com medo do que pode vir com o novo ou diferente e se vai tornando insensivel, gado manso e tolerante com o inaceitável, por receber migalhas.
Crianças semi alfabetizadas no fim do segundo grau, PCC, pedágios carissimos, insegurança total, transporte péssimo, e assim caminhamos dando já 20 anos ao PSDB!
Chega a dar falta de ar ouvir as conversas escrotas nos bares, lojas e restaurantes sobre eleições aqui em Sampa.
Depois o FHC vem a publico e diz que os ignorantes deram essa vitoria a Dilma.
Quem será mais estupido?
Os nordestinos que são iletrados, ou os “paulistas”, que são ou reaças ou iludidos?

Mário Henrique

A Marina já foi desmascarada no primeiro turno. A grande questão é saber em quem os 40 milhões de eleitores que não compareceram as urnas ou votaram em branco e nulo vão votar.

O Aécio tem um telhado de vidro enoooooooooooooooorme, porém, o PT não usa isso contra ele!!!

Infelizmente, os blogueiros progressistas não conhecem os problemas de MG e só agora, aos 45 do segundo tempo é que vão tentar desconstruir o Aécio.

Pode ser tarde.

Bravos deputados como Rodégio Corrêa e Sávio Souza Cruz lutam há anos contra esse cancro chamado Aécio Neves.

http://www.youtube.com/watch?v=3ACocHOOQMo&spfreload=1
http://www.youtube.com/watch?v=-i4G6442zug

Cadê os blogueiros proguessistas que não viralizam estes vídeos ?!?
Se procurar no youtube.com vocês acham cada discurso desses dois que arrepiam!!!

Será que os eleitores do Aécio sabem como ele destruiu o Estado de Minas Gerais ?!?

O fato de Aécio ter perdido em MG tem que ser explorado ao máximo, pois se quem o conhece, não vota nele… porque as pessoas de outros estados seriam motivadas a votar ?!?

A única resposta é: desconhecimento sobre o verdadeiro Aécio

O endividamento criminoso do Estado de MG, que ele fez durante a sua gestão, tem que ser exposto!!!

Os gastos bilhonários, repito, bilhonários com a mídia local, para a construção do “mito” Aécio Neves, têm que ser mostrado!!!

Aécio é mais falso que uma nota de R$ 3,00 !!!

Cadê a http://www.tvt.org.br/ que ainda não fez uma entrevista com esses deputados ?!?

Cadê o http://www.baraodeitarare.org.br/ que ainda não fez uma entrevista com esses deputados ?!?

Cadê os blogueiros proguessistas que não unificam uma pauta única contra o Aécio Neves ?!?

Se ficar esse negócio, de cada blogueiro proguessista correndo para um lado e discorrendo sobre o assunto que lhe interessa….esqueça!!! A máquina do PIG é mestra em combinar pautas e jogar junto para atingir um objetivo comum.

Essa eleição será decidida no Facebook….guarde bem isso.

Aurivete

So lembrando
O ITINERÁRIO DE UM DESASTRE – 45 escândalos da era FHC

45 MOTIVOS PARA NÃO VOTAR EM TUCANOS E BANDIDOS SEMELHANTES COMO OS DO PFL

Analisem – Você tem boa memória?

Se você já esqueceu, lembramos aqui 45 fatos, sendo que todos eles envolvendo casos de corrupção, que aconteceram no país nos oito anos de FHC.

O BRASIL NÃO ESQUECERÁ

45 escândalos que marcaram o governo FHC com apoio do PSDB

ITINERÁRIO DE UM DESASTRE

Nenhum governo teve mídia tão favorável quanto o de FHC, o que não deixa de ser surpreendente, visto que em seus dois mandatos ele realizou uma extraordinária obra de demolição, de fazer inveja a Átila e a Gêngis Khan. Vale a pena relembrar algumas das passagens de um governo que deixaou uma pesada herança para seu sucessor.

1994 e 1998. O dinheiro secreto das campanhas: Denúncias que não puderam ser apuradas graças à providenciais operações abafa apontaram que tanto em 1994 como em 1998 as campanhas de Fernando Henrique Cardoso foram abastecidas por um caudaloso esquema de caixa-dois. Em 1994, pelo menos R$ 5 milhões não apareceram na prestação de contas entregue ao TSE. Em 1998, teriam passado pela contabilidade paralela R$ 10,1 milhões.

A taxa

média de crescimento da economia brasileira, ao longo da década tucana, foi a pior da história, em torno de 2,4%. Pior até mesmo que a taxa média da chamada década perdida, os anos 80, que girou em torno de 3,2%. No período, o patrimônio público representado pelas grandes estatais foi liquidado na bacia das almas. No discurso, essa operação serviria para reduzir a dívida pública e para atrair capitais. Na prática assistimos a um crescimento exponencial da dívida pública. A dívida interna saltou de R$ 60 bilhões para impensáveis R$ 630 bilhões, enquanto a dívida externa teve seu valor dobrado.

Enquanto isso, o esperado afluxo de capitais não se verificou. Pelo contrário, o que vimos no setor elétrico foi exemplar. Uma parceria entre as elétricas privatizadas e o governo gerou uma aguda crise no setor, provocando um longo racionamento. Para compensar o prejuízo que sua imprevidência deu ao povo, o governo FHC premiou as elétricas com sobretaxas e um esdrúxulo programa de energia emergencial. Ou seja, os capitais internacionais não vieram e a incompetência das privatizadas está sendo financiada pelo povo.

O texto que segue é um itinerário, em 45 pontos, das ações e omissões levadas a efeito pelo governo FHC e de relatos sobre tentativas fracassadas de impor medidas do receituário neoliberal. Em alguns casos, a oposição, aproveitando-se de rachas na base governista ou recorrendo aos tribunais, bloqueou iniciativas que teriam causado ainda mais dano aos interesses do povo.

Essa recompilação serve como ajuda à memória e antídoto contra a amnésia. Mostra que a obra de destruição realizada por FHC não pode ser fruto do acaso. Ela só pode ser fruto de um planejamento meticuloso.

1995. Extinção da Comissão Especial de Investigação. Assim que assumiu a presidência da república, em 1995, Fernando Henrique Cardoso baixou um decreto extinguindo a chamada Comissão Especial de Investigação, instituída pelo antecessor, presidente Itamar Franco, que, composta por representantes da sociedade civil, tinha o objetivo combater a corrupção. Seis anos mais tarde, em 2001, fustigado pela ameaça de uma CPI da Corrupção, o presidente Cardoso conseguiu desviar a atenção da sociedade criando uma tal Controladoria-Geral da União, que se notabilizou por abafar as denúncias que motivaram sua criação.

45 escândalos que marcaram o governo FHC

1 – Conivência com a corrupção

O governo do PSDB tem sido conivente com a corrupção. Um
dos primeiros gestos de FHC ao assumir a Presidência, em 1995, foi extinguir, por decreto, a Comissão Especial de Investigação, instituída no governo Itamar Franco e composta por representantes da sociedade civil, que tinha como objetivo
combater a corrupção. Em 2001, para impedir a instalação da CPI da Corrupção, FHC criou a Controladoria-Geral da União, órgão que se especializou em abafar denúncias.

1995. Quebra do monopólio da PETROBRÁS. Pouco se lixando para a crescente importância estratégica do petróleo, Fernando Henrique Cardoso usou seus rolo compressor para forçar o Congresso Nacional a quebrar o monopólio estatal do petróleo, instituído há 42 anos. Na comemoração, Cardoso festejou dizendo que essa era apenas mais uma das “reformas” que o país precisava fazer para se modernizar.

2 – O escândalo do Sivam

O contrato para execução do projeto Sivam foi marcado por escândalos. A empresa Esca, associada à norte-americana Raytheon, e responsável pelo gerenciamento do projeto, foi extinta por fraudes contra a Previdência. Denúncias de tráfico de influência derrubaram o embaixador Júlio César dos Santos e o ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Mauro Gandra.

3 – A farra do Proer

1995. O inesquecível PROER: Em 1995 o ex-presidente Cardoso deu uma amostra pública do seu compromisso com o capital financeiro e, na calada de uma madrugada de um sábado em novembro de 1995, assinou uma medida provisória instituindo o PROER, um programa de salvação dos bancos que injetou 1% do PIB no sistema financeiro – um dinheiro que deixou o sofrido Tesouro Nacional para abastecer cofres privados, começando pelo Banco Nacional, então pertencente a família Magalhães Pinto, da qual um de seus filhos era agregado. Segundo os ex-presidentes do Banco Central, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, a salvação dos bancos engoliu 3% do PIB, um percentual que, segundo economistas da Cepal, chegou a 12,3%.

O Proer demonstrou, já em 1996, como seriam as relações do governo FHC com o sistema financeiro. Para FHC, o custo do programa ao Tesouro Nacional foi de 1% do PIB. Para os ex-presidentes do BC, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, atingiu 3% do PIB. Mas para economistas da Cepal, os gastos chegaram a 12,3% do PIB, ou R$ 111,3 bilhões, incluindo a recapitalização do Banco do Brasil, da CEF e o socorro aos bancos estaduais.

4 – Caixa-dois de campanhas

As campanhas de FHC em 1994 e em 1998 teriam se beneficiado de um esquema de caixa-dois. Em 1994, pelo menos R$ 5 milhões não apareceram na prestação de contas entregue ao TSE. Em 1998, teriam passado pela contabilidade paralela R$ 10,1 milhões.

1996. Engavetamento da CPI dos Bancos. Disposto a controlar a crise aberta pelas suspeitas sobre o sistema financeiro, o presidente Fernando Henrique Cardoso ameaçou e “convenceu” as lideranças do Senado a engavetar os requerimentos para instalação de uma CPI sobre os bancos. Em compensação, o ministério da Fazenda se comprometeu (e nunca cumpriu) a prestar contas ao Senado sobre o PROER. Decepcionada, a CNBB distribuiu nota dizendo não ser justo “que se roube o pouco dinheiro de aposentados e trabalhadores para injetar no sistema financeiro, salvando quem já está salvo ou já acumulou riquezas através da fraude e do roubo”.

5 – Propina na privatização

A privatização do sistema Telebrás e da Vale do Rio Doce foi marcada pela suspeição. Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-caixa de campanha de FHC e do senador José Serra e ex-diretor da Área Internacional do Banco do Brasil, é acusado de pedir propina de R$ 15 milhões para obter apoio dos fundos de pensão ao consórcio do empresário Benjamin Steinbruch, que levou a Vale, e de ter cobrado R$ 90 milhões para ajudar na montagem do consórcio Telemar.

1996. Modificação na lei de Patentes. Cedeu em tudo que os EUA queriam e, desdenhando às súplicas da SBPC e universidades, Fernando Henrique Cardoso acionou o rolo compressor no Congresso e alterou a Lei de Patentes, dando-lhe um caráter entreguista e comprometendo o avanço científico e tecnológico do país.

6 – A emenda da reeleição

O instituto da reeleição foi obtido por FHC a preços altos. Gravações revelaram que os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre, ganharam R$ 200 mil para votar a favor do projeto. Os deputados foram expulsos do partido e renunciaram aos mandatos. Outros três deputados acusados de vender o voto, Chicão Brígido, Osmir Lima e Zila Bezerra, foram absolvidos pelo plenário da Câmara.

1996. Escândalo do SIVAM | : O projeto SIVAM foi associado a um superescândalo que redundou na contratação da empresa norte-americana Raytheon, depois da desqualificação da brasileira Esca (uma empresa que acomodava “amigos dos amigos” e foi extinta por fraudes contra a Previdência). Significativamente, a Raytheon encomendou o gerenciamento do projeto à E-Systems – conhecido braço da CIA. Até chegar a Raytheon, o mondé foi grande. Conversas gravadas apontavam para o Planalto e, preferindo perder os anéis para não perder os dedos, Cardoso demitiu o brigadeiro Mauro Gandra do ministério da aeronáutica e o embaixador Júlio César dos Santos da chefia do seu cerimonial. Depois, como prêmio pela firmeza como guardou o omertá, Júlio César foi nomeado embaixador do país no México.

7 – Grampos telefônicos

Conversas gravadas de forma ilegal foram um capítulo à parte no governo FHC. Durante a privatização do sistema Telebrás, grampos no BNDES flagraram conversas de Luiz Carlos Mendonça de Barros, então ministro das Comunicações, e André Lara Resende, então presidente do BNDES, articulando o apoio da Previ para beneficiar o consórcio do banco Opportunity, que tinha como um dos donos o economista Pérsio Arida, amigo de Mendonça de Barros e de Lara Resende. Até FHC entrou na história, autorizando o uso de seu nome para pressionar o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

1997. A emenda da reeleição: O instituto da reeleição foi comprado pelo presidente Cardoso a um preço estratosférico para o tesouro nacional. Gravações revelaram que os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre, ganharam R$ 200 mil para votar a favor do projeto. Os deputados foram expulsos do partido e renunciaram aos mandatos. Outros três deputados acusados de vender o voto, Chicão Brígido, Osmir Lima e Zila Bezerra, foram absolvidos pelo plenário da Câmara.

8 – TRT paulista

A construção da sede do TRT paulista representou um desvio de R$ 169 milhões aos cofres públicos. A CPI do Judiciário contribuiu para levar o juiz Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do Tribunal, para a cadeia e para cassar o mandato do Senador Luiz Estevão (PMDB-DF), dois dos principais envolvidos no caso.

Subserviência internacional: Um único exemplo: ao visitar a embaixada norte-americana, em Brasília, para apresentar a solidariedade do povo brasileiro aos EUA por ocasião dos atentados de 11 de setembro de 2001, Cardoso e seu ministro do exterior, Celso Lafer, levaram um chá de cadeira de 40 minutos e só foram recebidos após passarem por uma revista que lhes fez até tirar os sapatos.

9 – Os ralos do DNER

O DNER foi o principal foco de corrupção no governo de FHC. Seu último avanço em matéria de tecnologia da propina atende pelo nome de precatórios. A manobra consiste em furar a fila para o pagamento desses títulos. Estima-se que os beneficiados pela fraude pagavam 25% do valor dos precatórios para a quadrilha que comandava o esquema. O órgão acabou sendo extinto pelo governo.

1998. O escândalo da privatização (1): A privatização do sistema Telebrás e da Vale do Rio Doce foi marcada pela suspeição. O ex-caixa de campanha de Fernando Henrique Cardoso e de José Serra, um tal Ricardo Sérgio de Oliveira, que depois foi agraciado com a diretoria da Área Internacional do Banco do Brasil, não conseguiu se defender das acusações de pedir propinas para beneficiar grupos interessados no programa de privatização. O mala-preta de Cardoso teria pedido R$ 15 milhões a Benjamin Steinbruch para conseguir o apoio financeiro de fundos de pensão para a formação de um consórcio para arrematar a cia. Vale do Rio Doce e R$ 90 milhões para ajudar na montagem do consórcio Telemar.

10 – O “caladão”

O Brasil calou no início de julho de 1999 quando o governo
FHC implementou o novo sistema de Discagem Direta a Distância (DDD).Uma panegeral deixou os telefones mudos. As empresas que provocaram o caos no sistemahaviam sido recém-privatizadas. O “caladão” provocou prejuízo aos consumidores,às empresas e ao próprio governo. Ficou tudo por isso mesmo.

1998. O escândalo da privatização (2): Grampos instalados no BNDES pescaram conversas entre Luiz Carlos Mendonça de Barros, então ministro das Comunicações, e André Lara Resende, então presidente do BNDES, articulando o apoio da Previ para beneficiar o consórcio do banco Opportunity, que tinha como um dos donos o economista Pérsio Arida, amigo de Mendonça de Barros e de Lara Resende, nos leilões que se seguiram ao esquartejamento da TELEBRÁS. O grampo detectou a voz do ex-presidente Cardoso autorizando o uso de seu nome para pressionar o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

11 -Desvalorização do real

FHC se reelegeu em 1998 com um discurso que pregava “ou eu ou o caos”. Segurou a quase paridade entre o real e o dólar até passar o pleito. Vencida a eleição, teve de desvalorizar a moeda. Há indícios de vazamento de informações do Banco Central. O deputado Aloizio Mercadante, do PT, divulgou lista com o nome dos 24 bancos que lucraram muito com a mudança cambial
e outros quatro que registraram movimentação especulativa suspeita às vésperas do anúncio das medidas.

1999. O caso Marka/FonteCindam: Durante a desvalorização do real, em janeiro de 1999, os bancos Marka e FonteCindam foram graciosamente socorridos pelo Banco Central com R$ 1,6 bilhão, sob o pretexto de que sua quebra criaria um “risco sistêmico” para a economia. Enquanto isso, faltava dinheiro para saúde, educação, desenvolvimento científico e tecnológico

12 – O caso Marka/FonteCindam

Durante a desvalorização do real, os bancos Marka e FonteCindam foram socorridos pelo Banco Central com R$ 1,6 bilhão. O pretexto é que a quebra desses bancos criaria risco sistêmico para a economia. Chico Lopes, ex-presidente do BC, e Salvatore Cacciola, ex-dono do Banco Marka, estiveram presos, ainda que por um pequeno lapso de tempo. Cacciola retornou à sua Itália natal, onde vive tranqüilo.

2000. O fiasco dos 500 anos: O Brasil completou seu 500º aniversário sem uma festa decente. Em nome da contenção de gastos determinado pelo FMI, Cardoso proibiu as comemorações, que ficaram reduzidas às armações do então ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca. O fiasco foi total. Índios e sem-terra foram agredidos pela polícia porque tentaram festejar a data em Porto Seguro. De concreto mesmo, ficou uma caravela que passou mais tempo viajando do Rio de Janeiro até a Bahia do que a nau que trouxe Pedro Álvares Cabral de Portugal até o Brasil em 1500 e um stand superfaturado na Feira de Hannover. A caravela deve estar encostada em algum lugar por aí e Paulo Henrique Cardoso, filho do presidente, está respondendo inquérito pelo superfaturamento da construção do stand da Feira de Hannover.

13 – Base de Alcântara

O governo FHC enfrenta resistências para aprovar o acordo de cooperação internacional que permite aos Estados Unidos usarem a Base de Lançamentos Espaciais de Alcântara (MA). Os termos do acordo são lesivos aos interesses nacionais. Exemplos: áreas de depósitos de material americano serão interditadas a autoridades brasileiras. O acesso brasileiro a novas tecnologias fica bloqueado e o acordo determina ainda com que países o Brasil pode se relacionar nessa área. Diante disso, o PT apresentou emendas ao tratado – todas acatadas na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

2001. Racionamento de energia: A imprevidência do governo Cardoso, completamente submisso às exigências do FMI, suspendeu os investimentos na produção de energia e o resultado foi o apagão no setor elétrico. O povo atendeu a campanha de economizar energia e, como “prêmio”, teve as tarifas aumentadas para compensar as perdas de faturamento das multinacionais que compraram as distribuidoras de energia nos leilões de desnacionalização do setor. Uma medida provisória do governo Cardoso transferiu o prejuízo das distribuidoras para os consumidores, que lhes repassaram R$ 22,5 bilhões.

14 – Biopirataria oficial

Antigamente, os exploradores levavam nosso ouro e pedras preciosas. Hoje, levam nosso patrimônio genético. O governo FHC teve de rever o contrato escandaloso assinado entre a Bioamazônia e a Novartis, que possibilitaria a coleta e transferência de 10 mil microorganismos diferentes e o envio de cepas para o exterior, por 4 milhões de dólares. Sem direito ao recebimento de royalties. Como um único fungo pode render bilhões de dólares aos laboratórios farmacêuticos, o contrato não fazia sentido. Apenas oficializava a biopirataria.

2001. Acordo de Alcântara: Em abril de 2001, à revelia do Congresso Nacional, o governo Cardoso assinou um “acordo de cooperação internacional” que, na prática, transfere o Centro de Lançamento de Alcântara para os EUA. O acordo ainda não foi homologado pelo Congresso graças à resistência da sociedade civil organizada.
Acordos com FMI: Em seus oito anos de mandato, Fernando Henrique Cardoso enterrou a economia do país. Para honrar os compromissos financeiros, precisou fazer três acordos com o FMI, hipotecando o futuro aos banqueiros. Por trás de cada um desses acordos, compromissos que, na prática, transferiram parte da administração pública federal para o FMI. Como resultado, o desemprego, o arrocho salarial, a contenção dos investimentos públicos, o sucateamento da educação e saúde, a crise social, a explosão da criminalidade.

15 – O fiasco dos 500 anos

As festividades dos 500 anos de descobrimento do Brasil, sob coordenação do ex-ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca (PFL-PR), se transformaram num fiasco monumental. Índios e sem-terra apanharam da polícia quando tentaram entrar em Porto Seguro (BA), palco das comemorações. O filho do presidente, Paulo Henrique Cardoso, é um dos denunciados pelo Ministério Público de participação no epísódio de superfaturamento da construção do estande brasileiro na Feira de Hannover, em 2000.

Planalto, TRT de São Paulo e cercanias: O famoso Eduardo Jorge Caldas, ex-secretário-geral da Presidência, um dos mais eficazes “gerentes financeiros” da campanha de reeleição de Fernando Henrique Cardoso, se empenhou vivamente no esquema de liberação de verbas para o TRT paulista. As maus línguas ainda falam em superfaturamento no Serpro, lobby para empresas de informática, ajuda irregular à Encol e manipulação de recursos dos fundos de pensão na festa das privatizações.

16 – Eduardo Jorge, um personagem suspeito

Eduardo Jorge Caldas, ex-secretário-geral da Presidência, é um
dos personagens mais sombrios que freqüentou o Palácio do Planalto na era FHC. Suspeita-se que ele tenha se envolvido no esquema de liberação de verbas para o TRT paulista e em superfaturamento no Serpro, de montar o caixa-dois para a reeleição de FHC, de ter feito lobby para empresas de informática, e de manipular recursos dos fundos de pensão nas privatizações. Também teria tentado impedir a falência da Encol.

Autoritarismo: Passando por cima do Congresso Nacional, Fernando Henrique Cardoso burlou o espírito da constituição e administrou o país com base em medidas provisórias, editadas e reeditadas sucessivamente. Enquanto os presidentes José Sarney e Fernando Collor, juntos, editaram e reeditaram 298 MP’s, Cardoso exerceu o poder de forma autoritária, editando mais de 6.000 medidas provisórias.

17 – Drible na reforma tributária

O PT participou de um acordo, do qual faziam parte todas as bancadas com representação no Congresso Nacional, em torno de uma reforma tributária destinada a tornar o sistema mais justo, progressivo e simples. A bancada petista apoiou o substitutivo do relator do projeto na Comissão Especial de Reforma Tributária, deputado Mussa Demes (PFL-PI). Mas o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o Palácio do Planalto impediram a tramitação.

O escândalo dos computadores: A idéia de equipar as escolas públicas com 290 mil computadores se transformou numa grande negociata com a completa ignorância da Lei de Licitações. Não satisfeito, o governo Cardoso fez mega-contrato com a Microsoft para adoção do sistema Windows, uma manobra que daria a Bill Gates o monopólio do sistema operacional das máquinas. A Justiça e o Tribunal de Contas da União suspenderam o edital de compra e a negociata está suspensa.

18 – Rombo transamazônico na Sudam

O rombo causado pelo festival de fraudes transamazônicas na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, a Sudam, no período de 1994 a 1999, ultrapassa R$ 2 bilhões. As denúncias de desvios de recursos na Sudam levaram o ex-presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA) a renunciar ao mandato. Ao invés de acabar com a corrupção que imperava na Sudam e colocar os culpados na cadeia, o presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu extinguir o órgão. O PT ajuizou ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a providência do governo.

Mudanças na CLT: Fernando Henrique Cardoso usou seu rolo compressor na antiga Câmara dos Deputados para aprovar um projeto que “flexibiliza” a CLT, ameaçando direitos consagrados como férias, décimo terceiro salário e licença maternidade. Graças à pressão da sociedade civil o projeto estancou no senado.

19 – Os desvios na Sudene

Foram apurados desvios de R$ 1,4 bilhão em 653 projetos da
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. A fraude consistia na emissão de notas fiscais frias para a comprovação de que os recursos recebidos do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) foram aplicados. Como no caso da Sudam, FHC decidiu extinguir o órgão. O PT também questionou a decisão no Supremo Tribunal Federal.

Explosão da dívida pública: Quando Cardoso assumiu a presidência da República, em janeiro de 1995, a dívida pública interna e externa era de R$ 153,4 bilhões. Outro dia, em abril de 2002, essa dívida já era de R$ 684,6 bilhões. Hoje, a dívida alcança 61% do PIB.

20 – Calote no Fundef

O governo FHC desrespeita a lei que criou o Fundef. Em 2002, o valor mínimo deveria ser de R$ 655,08 por aluno/ano de 1ª a 4ª séries e de R$ 688,67 por aluno/ano da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e da educação especial. Mas os valoresestabelecidos ficaram abaixo: R$ 418,00 e R$ 438,90, respectivamente. O calote aos estados mais pobres soma R$ 11,1 bilhões desde 1998.

Violação aos direitos humanos: Exemplo: em 1996, o Brasil ganhou as manchetes mundiais pelo chamado “Massacre Eldorado do Carajás”, no qual 19 sem-terra foram assassinados no sul do Pará.

21 – Abuso de MPs

Enquanto senador, FHC combatia com veemência o abuso nas edições e reedições de Medidas Provisórias por parte José Sarney e Fernando Collor. Os dois juntos editaram e reeditaram 298 MPs. Como presidente, FHC cedeu à tentação autoritária. Editou e reeditou, em seus dois mandatos, 5.491medidas.

Explosão da violência:Fernando Henrique Cardoso transformou o Brasil num país super violento. Na última década, o número de assassinatos subiu quase 50%. Pesquisa feita pela Unesco em 60 nações colocou o Brasil no 3º lugar no ranking dos países mais violentos. Ao final do mandato do presidente Cardoso, cerca de 45 mil pessoas são assassinadas anualmente no Brasil.

22 – Acidentes na Petrobras

Por problemas de gestão e falta de investimentos, a Petrobras
protagonizou uma série de acidentes ambientais no governo FHC que viraram notícia no Brasil e no mundo. A estatal foi responsável pelos maiores desastres ambientais ocorridos no País nos últimos anos. Provocou, entre outros, um grande vazamento de óleo na Baía de Guanabara, no Rio, outro no Rio Iguaçu, no Paraná. Uma das maiores plataformas da empresa, a P-36, afundou na Bacia de Campos, causando a morte de 11 trabalhadores. A Petrobras também ganhou manchetes com os acidentes de trabalho em suas plataformas e refinarias que ceifaram a vida de centenas de empregados.

Renda em queda e desemprego em alta: A Era FHC foi marcada pelos altos índices de desemprego e baixos salários.

23 – Apoio a Fujimori

O presidente FHC apoiou o terceiro mandato consecutivo do corrupto ditador peruano Alberto Fujimori, um sujeito que nunca deu valor à democracia e que fugiu do País para não viver os restos de seus dias na cadeia. Não bastasse isso, concedeu a Fujimori a medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul, o principal título honorário brasileiro. O Senado, numa atitude correta, acatou sugestão apresentada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) e cassou a homenagem.

Desenvolvimento Humano. Segundo o Human Development Report 2001 (ONU), o Brasil ficou na 69ª posição, atrás de países como Eslovênia (29º posição), Argentina (34º posição), Uruguai (37º posição), Kuwait (43º posição), Estônia (44º posição), Venezuela (61º posição) e Colômbia (62º posição).

24 -Desmatamento na Amazônia

Por meio de decretos e medidas provisórias, o governo FHC desmontou a legislação ambiental existente no País. As mudanças na legislação ambiental debilitaram a proteção às florestas e ao cerrado e fizeram crescer o desmatamento e a exploração descontrolada de madeiras na Amazônia. Houve aumento dos focos de queimadas. A Lei de Crimes Ambientais foi modificada para pior.

25 – Os computadores do FUST

A idéia de equipar todas as escolas públicas de ensino médio com 290 mil computadores se transformou numa grande negociata. Os recursos para a compra viriam do Fundo de Universalização das Telecomunicações, o Fust. Mas o governo ignorou a Lei de Licitações, a8.666. Além disso, fez megacontrato com a Microsoft, que teria, com o Windows, o monopólio do sistema operacional das máquinas, quando há softwares que poderiam ser usados gratuitamente. A Justiça e o Tribunal de Contas da União suspenderam o edital de compra e a negociata está suspensa.

26 – Arapongagem

O governo FHC montou uma verdadeira rede de espionagem para vasculhar a vida de seus adversários e monitorar os passos dos movimentos sociais. Essa máquina de destruir reputações é constituída por ex-agentes do antigo SNI ou por empresas de fachada. Os arapongas tucanos sabiam da invasão dos sem-terra à propriedade do presidente em Buritis, em março deste ano, e o governo nada fez para evitar a operação. Eles foram responsáveis também pela espionagem contra Roseana Sarney.

27 – O esquema do FAT

A Fundação Teotônio Vilela, presidida pelo ex-presidente do PSDB, senador alagoano Teotônio Vilela, e que tinha como conselheiro o presidente FHC, foi acusada de envolvimento em desvios de R$ 4,5 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Descobriu-se que boa parte do dinheiro, que deveria ser usado para treinamento de 54 mil trabalhadores do Distrito Federal, sumiu. As fraudes no financiamento de programas de formação profissional ocorreram em 17 unidades da federação e estão sob investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público.

28 – Mudanças na CLT

A maioria governista na Câmara dos Deputados aprovou, contra o voto da bancada do PT, projeto que flexibiliza a CLT, ameaçando direitos consagrados dos trabalhadores, como férias, décimo terceiro e licença maternidade. O projeto esvazia o poder de negociação dos sindicatos. No Senado, o governo FHC não teve forças para levar adiante essa medida anti-social.

29 – Obras irregulares

Um levantamento do Tribunal de Contas da União, feito em 2001, indicou a existência de 121 obras federais com indícios de irregularidades graves. A maioria dessas obras pertence a órgãos como o extinto DNER, os ministérios da Integração Nacional e dos Transportes e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Uma dessas obras, a hidrelétrica de Serra da Mesa, interior de Goiás, deveria ter custado 1,3 bilhão de dólares. Consumiu o dobro.

30 – Explosão da dívida pública

Quando FHC assumiu a Presidência da República, em janeiro de 1995, a dívida pública interna e externa somava R$ 153,4 bilhões. Entretanto, a política de juros altos de seu governo, que pratica as maiores taxas do planeta, elevou essa dívida para R$ 684,6 bilhões em abril de 2002, um aumento de 346%. A dívida já equivalia em 2001, preocupantes 54,5% do PIB.

31 – Avanço da dengue

A omissão do Ministério da Saúde é apontada como principal causa da epidemia de dengue no Rio de Janeiro. O ex-ministro José Serra demitiu seis mil mata-mosquitos contratados para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. Em 2001, o Ministério da Saúde gastou R$ 81,3 milhões em propaganda e apenas R$ 3 milhões em campanhas educativas de combate à dengue. Resultado: de janeiro a maio de 2002, só o estado do Rio registrou 207.521 casos de dengue, levando 63 pessoas à morte.

32 – Verbas do BNDES

Além de vender o patrimônio público a preço de banana, o governo FHC, por meio do BNDES, destinou cerca de R$ 10 bilhões para socorrer empresas que assumiram o controle de ex-estatais privatizadas. Quem mais levou dinheiro do banco público que deveria financiar o desenvolvimento econômico e social do Brasil foram as teles e as empresas de distribuição, geração e transmissão de energia. Em uma das diversas operações, o BNDES injetou R$ 686,8 milhões na Telemar, assumindo 25% do controle acionário da empresa.

33 – Crescimento pífio do PIB

Na “Era FHC”, a média anual de crescimento da economia brasileira estacionou em pífios 2%, incapaz de gerar os empregos que o País necessita e de impulsionar o setor produtivo. Um dos fatores responsáveis por essa quase estagnação é o elevado déficit em conta-corrente, de 23 bilhões de dólares no acumulado dos últimos 12 meses. Ou seja: devido ao baixo nível da poupança interna, para investir em seu desenvolvimento, o Brasil se tornou extremamente dependente de recursos externos, pelos quais paga cada vez mais caro.

34 – Renúncias no Senado

A disputa política entre o Senador Antônio Carlos Magalhães
(PFL-BA) e o Senador Jader Barbalho (PMDB-PA), em torno da presidência do Senado expôs publicamente as divergências da base de sustentação do governo. ACM renunciou ao mandato, sob a acusação de violar o painel eletrônico do Senado na votação que cassou o mandato do senador Luiz Estevão (PMDB-DF). Levou consigo seu cúmplice, o líder do governo, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF). Jader Barbalho se elegeu presidente do Senado, com apoio ostensivo de José Serra e do PSDB, mas também acabou por renunciar ao mandato, para evitar a cassação. Pesavam contra ele denúncias de desvio de verbas da Sudam.

35 – Racionamento de energia

A imprevidência do governo FHC e das empresas do setor elétrico gerou o apagão. O povo se mobilizou para abreviar o racionamento de energia. Mesmo assim foi punido. Para compensar supostos prejuízos das empresas, o governo baixou Medida Provisória transferindo a conta do racionamento aos consumidores, que são obrigados a pagar duas novas tarifas em
sua conta de luz. O pacote de ajuda às empresas soma R$ 22,5 bilhões.

36- Assalto ao bolso do consumidor

FHC quer que o seu governo seja lembrado como aquele que deu proteção social ao povo brasileiro. Mas seu governo permitiu a elevação das tarifas públicas bem acima da inflação. Desde o início do plano real até agora, o preço das tarifas telefônicas foi reajustado acima de 580%. Os planos de saúde subiram 460%, o gás de cozinha 390%, os combustíveis 165%, a conta de luz 170% e a tarifa de água 135%. Neste período, a inflação acumulada ficou em 80%.

37 – Explosão da violência

O Brasil é um país cada vez mais violento. E as vítimas, na maioria dos casos, são os jovens. Na última década, o número de assassinatos de jovens de 15 a 24 anos subiu 48%. A Unesco coloca o País em terceiro lugar no ranking dos mais violentos, entre 60 nações pesquisadas. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes, na população geral, cresceu 29%. Cerca de 45 mil pessoas são assassinadas anualmente. FHC pouco ou nada fez para dar mais segurança aos brasileiros.

38 – A falácia da Reforma agrária

O governo FHC apresentou ao Brasil e ao mundo números mentirosos sobre a reforma agrária. Na propaganda oficial, espalhou ter assentado 600 mil famílias durante oito anos de reinado. Os números estavam inflados. O governo considerou assentadas famílias que haviam apenas sido inscritas no programa. Alguns assentamentos só existiam no papel. Em vez de reparar a fraude, baixou decreto para oficializar o engodo.

39 – Subserviência internacional

A timidez marcou a política de comércio exterior do governo FHC. Num gesto unilateral, os Estados Unidos sobretaxaram o aço brasileiro. O governo do PSDB foi acanhado nos protestos e hesitou em recorrer à OMC. Por iniciativa do PT, a Câmara aprovou moção de repúdio às barreiras protecionistas. A subserviência é tanta que em visita aos EUA, no início deste ano, o ministro Celso Lafer foi obrigado a tirar os sapatos três vezes e se submeter a revistas feitas por seguranças de aeroportos.

40 – Renda em queda e desemprego em alta

Para o emprego e a renda do trabalhador, a Era FHC pode ser considerada perdida. O governo tucano fez o desemprego bater recordes no País. Na região metropolitana de São Paulo, o índice de desemprego chegou a 20,4% em abril, o que significa que 1,9 milhão de pessoas estão sem trabalhar. O governo FHC promoveu a precarização das condições de trabalho. O rendimento médio dos trabalhadores encolheu nos últimos três anos.

41 – Relações perigosas

Diga-me com quem andas e te direi quem és. Esse ditado revela um pouco as relações suspeitas do presidenciável tucano José Serra com três figuras que estiveram na berlinda nos últimos dias. O economista Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-caixa de campanha de Serra e de FHC, é acusado de exercer tráfico de influência quando era diretor do Banco do Brasil e de ter cobrado propina no processo de privatização. Ricardo Sérgio teria ajudado o empresário espanhol Gregório Marin Preciado a obter perdão de uma dívida de R$ 73 milhões junto ao Banco do Brasil. Preciado, casado com uma prima de Serra, foi doador de recursos para a campanha do senador paulista. Outra ligação perigosa é com Vladimir Antonio Rioli, ex-vice-presidente de operações do Banespa e ex-sócio de Serra em empresa de consultoria. Ele teria facilitado uma operação irregular realizada por Ricardo Sérgio para repatriar US$ 3 milhões depositados em bancos nas Ilhas Cayman – paraíso fiscal do Caribe.

42 –Violação aos direitos humanos

Massacres como o de Eldorado do Carajás, no sul do Pará, onde 19 sem-terra foram assassinados pela polícia militar do governo do PSDB em 1996, figuram nos relatórios da Anistia Internacional, que recentemente denunciou o governo FHC de violação aos direitos humanos. A Anistia critica a impunidade e denuncia que polícias e esquadrões da morte vinculados a forças de segurança cometeram numerosos homicídios de civis, inclusive crianças, durante o ano de 2001. A entidade afirma ainda que as práticas generalizadas e sistemáticas de tortura e maus-tratos prevalecem nas prisões.

43 –Correção da tabela do IR

Com fome de leão, o governo congelou por seis anos a tabela do Imposto de Renda. O congelamento aumentou a base de arrecadação do imposto, pois com a inflação acumulada, mesmo os que estavam isentos e não tiveram ganhos salariais, passaram a ser taxados. FHC só corrigiu a tabela em 17,5% depois de muita pressão da opinião pública e após aprovação de projeto pelo Congresso Nacional. Mesmo assim, após vetar o projeto e editar uma Medida Provisória que incorporava parte do que fora aprovado pelo Congresso, aproveitou a oportunidade e aumentou alíquotas de outros tributos.

44 – Intervençãona Previ

FHC aproveitou o dia de estréia do Brasil na Copa do Mundo de
2002 para decretar intervenção na Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, com patrimônio de R$ 38 bilhões e participação em dezenas de empresas. Com este gesto, afastou seis diretores, inclusive os três eleitos democraticamente pelos funcionários do BB. O ato truculento ocorreu a pedido do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunitty. Dias antes da intervenção, FHC recebeu Dantas no Palácio Alvorada. O banqueiro, que ameaçou divulgar dossiês comprometedores sobre o processo de privatização, trava queda-de-braço com a Previ para continuar dando as cartas na Brasil Telecom e outras empresas nas quais são sócios.

45 – Barbeiragens do Banco Central

O Banco Central – e não o crescimento de Lula nas pesquisas – foi naquele ano o principal causador de turbulências no mercado financeiro. Ao antecipar de setembro para junho o ajuste nas regras dos fundos de investimento, que perderam R$ 2 bilhões, o BC deixou o mercado em polvorosa. Outro fator de instabilidade foi a decisão de rolar parte da dívida pública estimulando a venda de títulos LFTs de curto prazo e a compra desses mesmos papéis de longo prazo. Isto fez subir de R$ 17,2 bilhões para R$ 30,4 bilhões a concentração de vencimentos da dívida nos primeiros meses de 2003. O dólar e o risco Brasil dispararam. Combinado com os especuladores e o comando da campanha de José Serra, Armínio Fraga não vacilou em jogar a culpa no PT e nas eleições.

José Carlos

Quem quiser saber apenas sobre uma gota d’água no oceano de corrupção que foram os (des)governos do psdb em MG, é só recuperar os arquivos do NovoJornal, empastelado pelo menos duas vezes durante os últimos nigérrimos anos da tucanalha no governo do estado. O editor, Marco Aurélio Carone, perseguido, teve sua casa e a sede do jornal invadidas pela polícia, preso sem culpa formada, não tem dinheiro nem pra pagar advogado. Aliás, onde anda a Defensoria Pública de MG e a OAB-MG nessa, entre muitas, arbitrariedade do governo anastasia? Como se sabe, polícia, mp e judiciário em MG estão totalmente sob controle do mafioso esquema aecista.

Lindivaldo

O FHC ao dizer aos blogueiros da UOL “que o PT cresceu nos grotões porque tem votos dos menos informados” ele rotula indiretamente os eleitores de Dilma de ignorantes.

Assim falando, ele não se comporta como um sociólogo, porque lhe falta embasamento científico, mas como uma pessoa preconceituosa e odiosa, defeitos que lhe sobram.

Indignado, não quero aqui nem defender as centenas de artistas, intelectuais, líderes, religiosos e escritores que fizeram questão de declarar seu voto à Dilma ao longo da campanha.

Lamento, apenas, pelos 43 milhões de pessoas comuns, como eu, que foram insultadas impunemente sem nenhum direito de defesa, porque a mídia oligopolizada está sob controle deles.

Porém, a arrogância do Sr. FHC e do PSDB é antiga.

Quando era Presidente, ele também chamara de “vagabundos” os aposentados.

Uma vez,em Portugal, debochando de seu povo, dissera que os brasileiros eram “caipiras”.

E isto, segundo ele, porque vivera na “E u r o p a”, que lhe dava o poder de ver os brasileiros por cima.

Parece até exagero, mas este fato está sim registrado na mídia, lá pelos idos de 1996.

É portanto esta turma elitista e preconceituosa que está querendo voltar ao poder.

    Mário SF Alves

    E, acrescente aí:

    Além de tudo isso, preguiçosa e incompetemente, apostou todas as fichas no Estado Mínimo, tatcherista, acreditando piamente que assim, blindado pelo poder da velha mídia e dos novos ricos rentistas, jamais tirariam seu traseiro do Planalto.

    Não à toa passou por aquele VEXAME INTERNACIONAL ao chorar as pitangas com o norte americano Bill Clinton.

Sidnei Brito

Sinto um clima de “dèja-vu”: guardadas as proporções, o resultado me faz lembrar o do primeiro turno de 2006, na tentativa de reeleição de Lula.
Naquele ano, a diferença de Lula para Alckmin conseguiu ainda ser menor, em pontos percentuais, do que a de Dilma para o Aécio agora em 2014. Naquela feita, o fator psicológico foi ainda mais sério: Lula esteve a maior parte do tempo com a vitória em primeiro turno na mão, e perdeu muitos votos na reta final, indicando um viés de baixa muito acentuado, ao passo que o Picolé parecia que tinha embalado para a entrada do segundo turno.
Naquela feita, Alckmin também obtivera um resultado sensacional em São Paulo e em estados do Sul, deixando toda animadinha a direita, pois, até então, Juscelino era o único caso de presidente que levara a presidência perdendo em São Paulo.
A grande diferença é que havia duas candidaturas auxiliares de direita (Heloísa Helena e Christovam Buarque) que, juntas, não chegaram a 10% dos votos. Neste, temos Marina com seus 20%.
A leitura que a maioria já se atiça em fazer é que o grosso (alguns falam em quase totalidade) dos votos de Marina iria “naturalmente” para Aécio.
Será?
A bem da verdade, o eleitor da Marina é de tudo quanto é tendência, não permitindo que sejamos tão “aritméticos” assim. Ademais, não é de se descartar o fato de que aquele marineiro que a ela tinha aderido pra derrotar o lulopetismo já tenha se voltado para o ninho tucano no primeiro turno.
Não negligenciemos, porém, o fato de que em colégios eleitorais de maior peso, como São Paulo e Minas, a maioria esmagadora seguirá com Aécio, com grande peso no resultado final.
Por sorte, a acriana não se desidratou totalmente em muitos estados do Nordeste, devendo, neste caso, dar uma engrossada pró-Dilma.
Em 2006, Alckmin teve menos votos no segundo turno do que no primeiro. Não somente não espero que isso ocorra agora, como ainda acho que Aécio crescerá muito, impondo ao petismo a sua mais magra vitória desde 2002 (52 vírgula qualquer coisa de Dilma X 47 vírgula alguma coisa de Aécio – perdõem-me pela minha porção mãe dinah).
Ah, como nós inteligentíssimos eleitores paulistas reelegemos Alckmin no primeiro turno, catapultando-o desde já à condição de candidatíssimo para 2018, já podemos contar com o voto dele em Dilma neste segundo turno (é claro, no recôndito da cabina eletrônica)!

Mário SF Alves

As perguntas que não querem calar:

1- O que esperar de um segundo mandato da presidenta Dilma?

2- Na hipótese do desastre do AÉsim ganhar, e com ele retornar ao Governo Federal o poder de FATO, discricionário, ditatorial, socialmente excludente, negador de soberania/internacionalmente submisso, privatista e financista, o que será do PT? Será que se consolida como um partido de centro? Será que isso seria eleitoralmente viável? E mais, assim, descaracterizado ideologicamente, isso não o colocaria em rota de fusão à frio com o PMDB?
_________________________________
Ainda na tal assustadora segunda hipótese, e ainda que o PT não se descaracterizasse e em razão disso se reorientasse para a esquerda, o que seria da política progressista na América Latina?

Urbano

As pesquisas de boston… e faz tempo. Devem estar usando aqueles saquinhos utilizados em sorteio de quermesses.

Almerindo

Não erraram nada… Muito simples: desviaram o foco desse cara, inflando artificialmente a Marina pra que o PT concentrasse todo o “fogo” nela e o deixasse em paz. Ela obteve +/- o mesmo percentual da outra eleição.

maria nadiê rodrigues

A disputa no RN está errada no quadro. São os candidatos: Robson Farias e Henrique Alves.

Riaj

27 motivos para não votar em Aécio Neves
Aécio, como de costume, infringindo a lei ao estacionar em vaga para deficiente

(após cada capítulo há links para comprovar as denúncias)

CENSURA

1- Censurou a parte da imprensa mineira que ousou denunciar esquemas de corrupção quando governador de MG.

2- Também tentou censurar o Google, Yahoo! e Bing, movendo um processo para retirada de links relacionados ao uso de drogas e ao desvio de verbas da saúde.

3- Mandou demitir um diretor da Globo de Minas Gerais após três reportagens que o desagradaram.

4- Não gosta de ser investigado: em 10 anos ele e seu sucessor Anastasia só permitiram 3 CPIs em Minas Gerais. Mais de 70 foram barradas.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1425228-justica-nega-pedido-de-aecio-para-bloquear-buscas-na-internet.shtml

http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/09/262572.shtml

CORRUPÇÃO QUANDO FOI GOVERNADOR DE MINAS GERAIS

5- Foi processado por desviar R$ 4,3 bilhões da saúde.

6- Construiu 5 aeroportos em cidades com menos de 25 mil habitantes no entorno de sua fazenda.

7- Um dos aeroportos custou R$ 14 milhões e fica na fazenda de seu tio.

8- Pagou R$ 56 mil reais ao ex-ministro do STF Ayres Britto para arquivar a investigação de ilegalidade no aeroporto na fazenda de seu tio.

9- Quando governador, desapropriou um terreno de seu tio-avô no valor de R$ 1 milhão e fez o Estado pagar a ele uma indenização superfaturada de R$ 20 milhões.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/aecio-neves-sera-julgado-por-desvio-de-r43-bilhoes-da-saude-2.html

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1488587-governo-de-minas-fez-aeroporto-em-terreno-de-tio-de-aecio.shtml

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/governo-de-aecio-fez-aeroporto-particular-de-r-14-milhoes

http://noticias.r7.com/minas-gerais/governo-de-minas-pode-pagar-r-34-milhoes-por-terreno-de-tio-avo-de-aecio-26072014

INFRINGINDO A LEI

10- Apesar de declarar apenas R$ 100 mil em bens, sua rádio tem uma frota de carros de luxo e de passeio no valor de mais de 1 milhão e reais. Quem passeia nesses carros?

11- Foi pego pela polícia dirigindo o carro de sua rádio, um Land Rover no valor de R$ 192.000,00. O pior: estava embriagado e se recusou a fazer o teste do bafômetro.

12- Troca de favores ou compra de votos? Quando governador contratou 98 mil servidores públicos sem concurso e de maneira ilegal.

13- Nepotismo? Com apenas 25 anos foi nomeado diretor da Caixa Econômica Federal por seu primo, o então Ministro da Fazenda Francisco Oswaldo Neves Dornelles.

http://www.viomundo.com.br/politica/a-estranha-frota-de-luxo-da-radio-de-aecio-neves.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/04/aecio-neves-tem-habilitacao-apreendida-em-blitz-da-lei-seca-no-rio.html

http://noticias.r7.com/minas-gerais/stf-determina-dispensa-de-98-mil-servidores-da-educacao-em-minas-efetivados-sem-concurso-26032014

EDUCAÇÃO E SAÚDE

14- Durante seu governo, Minas Gerais passou a pagar o piso salarial mais baixo do Brasil a professores.

15- Aliás, tal piso era mais baixo que o permitido pela lei do piso salarial de professores, e portanto, ilegal.

16- Diminuiu o salário-base dos médicos em Minas para apenas R$ 1.050,00 -o segundo mais baixo do Brasil.

17- Quando governador de MG, pagou com dinheiro do Estado uma dívida da Rede Globo de US$ 269 milhões referente à compra da Light.

http://www.viomundo.com.br/denuncias/professores-de-minas-publicam-contracheques-para-provar-que-estado-e-psdb.html

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_governo_mineiro_e_a_globo

http://tijolaco.com.br/blog/?p=19821

ECONOMIA

18- Em 2013 quando Dilma anunciou redução de 20% na conta de luz, os tucanos de Minas se posicionaram contra. Pediram um aumento de 30%. Em vez de a conta abaixar, subiu 14,76% (que foi o que a Aneel aprovou).

19- Ele e seu sucessor fizeram a dívida de Minas crescer 127% em 11 anos.

http://www.pautandominas.com.br/en/May2013/minas_gerais/494/CEMIG-aumenta-conta-de-luz-e-tenta-jogar-a-culpa-no-governo-federal.htm

http://www.blogdojoseprata.com.br/detalhe-noticia/minas-dos-tucanos-inseguranca-reajuste-da-luz-baixo-crescimento-lei-1002007-endividamento-origem-do-mensalao-

MENSALÃO E PROTEGIDO DA IMPRENSA

20- Tem um dos réus do mensalão tucano como assessor. O publicitádio Eduardo Guedes, acusado de desviar R$ 3,5 milhões para a empresa de Marcos Valério.

21- Tem em seu palanque em Minas o maior réu e mentor do mensalão tucano, seu antecessor no governo de MG, Eduardo Azeredo.

22- Seu primo, Rogério Lanza Tolentino, era braço direito de Marcos Valério e foi condenado por lavagem de dinheiro em MG.

23- Seu outro primo, Tancredo Aladin Rocha Tolentino, foi preso por vender sentenças judiciais. A Globo se calou.

24- Por falar em sentença, conseguiu um mandado de busca e apreensão para que a polícia invadisse o apartamento de uma jornalista. Computador, hd externo, cds e celular foram apreendidos.

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/assessor-de-confianca-de-aecio-e-reu-do-mensalao-mineiro

http://tvuol.uol.com.br/video/eduardo-azeredo-participara-como-quiser-da-campanha-diz-aecio-neves-128-04020C183864D0815326

http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/06/jornalista-tem-casa-invadida-pela-policia-rj-por-acao-de-aecioneves/

http://www.conjur.com.br/2012-fev-09/desembargador-mineiro-cobrava-180-mil-liminar-denuncia-mpf

SENADOR EXEMPLAR?

25- Nos quatro anos como senador, apresentou menos projetos que o deputado Tiririca.

26- Gastou 63% do dinheiro com passagens de avião pagas pelo senado com viagens para o Rio de Janeiro. Apenas 27% das viagens foram para MG, estado que o elegeu senador.

27- Aliás, torrou 589 mil reais em passagens de avião para o Rio em pouco mais de 3 anos e meio como senador.

http://entretenimento.r7.com/blogs/sem-censura/2014/08/20/rapidinho-tiririca-e-considerado-melhor-candidato-comparado-a-aecio-neves/

http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,senador-usa-mais-verba-para-ir-ao-rio-que-a-bh-imp-,1012625

28- Segundo o respeitadíssimo jornalista Juca Kfouri, Aécio Neves bateu em sua ex-mulher, em público, numa festa num hotel no Rio de Janeiro. Apesar de tentar censurar a matéria Aécio perdeu na justiça, que não a considerou caluniosa.

http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/

Jose Mario HRP

Meu estado, São Paulo……
Povo que apanha na cara e dá risada!
Que se fo***!

Maria Izabel L Silva

Muito estranho essa disparidade entre as pesquisas e o resultado pró Aecio. Muito estranho mesmo …

Priscylla Gonçalves

Expedito e Confucio no segundo turno é em RONDÔNIA e não em Rio Grande do Norte.

paulo

Não sou petista e não gosta da Dilma, Marina e Aécio, só sei se o Aécio chegar a ganhar, eu quero ver pobre comprar ou ganhar casa neste pais de novo, os juros do banco vão aumentar mais ainda, A rede globo (corrupta e cheia de gays), vai ser conivente com a máfia do empresariado, e ai pessoal, nós vamos ficar no cú do tigre………………………………, ruim com a Dilma, muito pior sem ela…………

Clarieni

O Tiririca ganhou pela segunda vez em São Paulo como o segundo maior colocado??? Agora o povo votou de novo por protesto??? Que isso!!!Isso já é palhacada dos paulistas!!!!

ellen

Saldão dos protestos de junho de 2013!

ZERO. ZERO. ZERO!!!!!!
A volta de Serra.
A alta votação de Tiririca, Russomano, Feliciano, Romário e tais…
O fortalecimento dos ruralistas.
A baixa na bancada do Pt no Congresso.
A alta nas bancadas do PSDB e PSB no Congresso.
Bolsonaro no RJ

Conclusão: O PT mais perdeu do que ganhou.
A sociedade mais perdeu do que ganhou.

Problemas com a condução da campanha? Hum…menos!

Problemas em negligenciar o investimento fortíssimo em educação desde o primeiro mandato do PT, ainda com Lula. Isso evitaria, e muito, o crescimento das igrejas, da intolerância e da ignorância política.

Problemas em acreditar no controle remoto e não apostar para valer na regulação da mídia.

Eis os frutos!!!

Estou numa tristeza tão grande que está me encaminhando para a resignação e indiferença perante a política atual. Talvez seja só um momento.

    Marcos

    Eu acho é graça quando vejo pessoas falando que o PT não investiu em EDUCAÇÃO.
    Nunca na história deste país se investiu tanto em educação. 14 universidades, 300 escolas técnicas, PROUNI, PRONATEC e o escambau.

    O problema é que o povo é estúpido. Quando sai da classe C vira coxinha e pensa que é elite. Daí não querem mais votar em quem lhes deu a mão. Erro de diagnóstico, meu filho.

    O que eu acho é que Dilma ficou fechada no Planalto por 4 anos acreditando na popularidade que o IBOPE lhe dava. O mesmo IBOPE que errou nas pesquisas.
    Campanha tem que ser feita diariamente pautando a mídia e não se pautando por ela. Tem que tirar o bundão da cadeira e andar pelo país como fazia LULA durante todos os mandatos que teve, caso contrário teria perdido em 2006.
    Não se pode apanhar 24 horas por dia da mídia corrupta de extrema direita sem fazer nada.

    O controle remoto vai derrubar Dilma. Só Deus salva o PT agora.

    Como dizia Nelson Rodrigues: “Porque me odeias se nunca lhe ajudei?”

    Eunice

    Quer dizer ???? que esperam que o pensamento das pessoas mude com a educação formal.

    Com a grade atual não muda. Em 10 anos não muda.

    É necessário 100 anos, mas com outra plataforma que não seja só profissional.É ensino de cidadania. Hábito de leitura. Os ricos lêem pouco e a classe média quase nada e os pobres nada.

Dennys SIlva

Em 2010 o Serra teve 33% dos totais. Dessa vez o Aécio teve 33% dos votos válidos, ou seja, o Aécio piorou também.

pedro – bahia

O PT sempre precisou do segundo turno para vencer as eleições. Nas três últimas ainda contava com o governo de Minas nas mãos dos tucanos. Seria esse um fator positivo. Ocorre que São Paulo fez uma reviravolta na última semana consagrando Aécio com votação bem superior ao esperado. Além disso vejo a Marina bastante magoada com o PT em razão de ter apanhado bastante. Considere-se ainda que Dilma teve a menor votação em primeiro turno em todas as eleições vencidas pelo PT. Em números, precisa manter os votos obtidos agora e conquistar mais 9 milhões daqueles que votaram nos outros candidatos. Pra mim a eleição mais difícil e acredito que o vencedor sairá com 51 a 52% dos votos válidos.
Aqui na Bahia mais uma vez a competência de Wagner. Rui Eleito no primeiro turno e Dilma com votação de 60%.

João Afonso

O mês de junho de 2014 ficará registrado na história de nosso país como o dia em que a mídia capitaneada pela globo e demais meios retrógados induziram a classe chamada C a ver um país da fantasia. Anos de luta para erguer um novo Brasil foi totalmente jogado no lixo. A elite mais uma vez mostra a cara para subjugar e agora com o povo que foi as ruas contra eles mesmos…um povo que reelege Geraldo e rixa..um aecio..33% votos para psdb..como diz uma frase popular cada povo tem o governo que merece.Cazuza ja dizia meus inimigos estão de volta ao poder…e o pt tem sua parcela de culpa. Mas ainda há tempo e temos que manter a luz acessa e Dilma novamente.

leonardo marques arnaldo

Sem Falar que teve casos que não apareceu a foto do candidato na máquina.28%de abstenção,povo que ainda vai atrás dessa imprensa sem compromisso com o Brasil deu nisso sem falar na reeleição do Geraldo Alckimin.”farinha do mesmo saco”.é justamente isso que nossa imprensa pense!

Adilson

ERRATA: Os parlamentares petistas devem ter entendido do recado das urnas, pois o eleitor não aceitou a postura de alguns parlamentares petistas, pois preferiram a zona de conforto a defender o governo do qual pertence. Espero que o Suplicy repense sua atuação no parlamento, pois é impossível agradar Deus e o Diabo ao mesmo tempo.

MarcioGM

Explica isso:
Pesquisa IBOPE de boca de urna, margem de erro de 2%, 99% de confiança:
Pezão 34%, Garotinho 28%, Marcelo Crivella 18%
Resultado das urnas: Pezão 40,57%, Crivella 20,26%, Garotinho 19,73%
A diferença pulou de 6% para 21%!!! Foi um erro de 15%!!! Espanto! Mais indício de fraude que isso é impossível.

João Afonso

Eleger Tiririca, Bolsonaro,Geraldo da Cantareira, tsrso no ceara, cassio na pb, Feliciano, Álvaro dias, rocha e outros é resultado da manipulação do movimento de junho nas grandes capitais…

Adilson

Azenha,
Se os parlamentares petistas devem ter entendido do recado das urnas, pois o eleitor não aceitou a postura de alguns parlamentares petistas, pois preferiram a zona de conforto a defender o governo do qual pertence. Espero que o Suplicy repense sua atuação no parlamento, pois é impossível agradar Deus e o Diabo ao mesmo temço.

Luiz Iglesias

Desapontado com o nosso povo. Como explicar a vitoria do aebrip em SP e esse mesmo brilhante governador perder minas? Suspeito q em SP urnas estão viciadas, e no Paraná tambem.como pode um povo q não tem agua pra tomar banho, deixar ganhar o governador incompetente? E no parana, o Alvaro BOTOX ganhar eleição pra senador. Só sei dizer uma coisa, se o aecio ganh ar, vou torcer com todas as forcas para q estes q votaram nele, sintam na pele o q eu einha familia isentos nos 8 anos de FHC. Vou me ferrar junto, mas vou rir demais desses idiotas q acreditam em tudo q globo, veja, FSP, estadao publicam. Só ha corrupção no PT nos dais partidos não? Não sou massa de manobra, desta elite sem alma, sem civismo, sem brasilidade. Obrigado povo imbecil, pot ter deixado esse aebrio chegar. Vocês vão ver o q e BM pra tosse, trazer esse antro de corruptos, o PSDB para o governo novamente. Idiotas! Mil vezes idiotas!

    Carlos

    Exatamente isto, quem acha que PSDB é exemplo de lousa e bom governo, espere e verão. Os 8 anos de governo do PSDB foram os piores que existir pela quem é empregado. PSDB é governo de patrão. A elite está brava porque não consegue mais explorar os trabalhadores como exploravam antes e viram suas margens absurdas de lucro caírem ao terem que melhorar salários para terem mão de obra. DILMA neles de novo.

    Cássia

    Não ter agua ? Vc mora aonde moro em São Paulo e tenho agua todos os dias para tomar banho …

Bacellar

Agora é espancar o Aécio que ficou na sombra nesse turno mas tem um IT altíssimo (índice de trolabilidade).

Vamos expor o grande cocainômano incompetente que ele sempre foi!

Emerson

Os candidatos do RN estão errados na tabela do 2° turno.

Daniel

Uhh… Estamos no Brasil. Aqui uma pesquisa ser fraudada é tão garantido quanto o nascer do sol.

denis dias ferreira

Os resultados finais do primeiro turno para presidente desta eleição são praticamente iguais aos resultados do primeiro turno da eleição passada. O Aécio obteve o mesmo número de votos atribuídos ao Serra quando este foi o candidato do PSDB. A Marina manteve-se no patamar dos vinte por cento. A surpresa da ascensão do Aécio é explicável. Muitos eleitores tucanos descarregaram seus votos na Marina, acreditando que seria ela o candidato que enfrentaria e derrotaria a Dilma no segundo turno. Quando perceberam as fragilidades da Marina, como candidata, redirecionaram os seus votos para o Aécio. Creio que a Dilma, no segundo turno, vença a eleição, porém, a diferença de votos entre ela e o Aécio será menor que a diferença de votos da última eleição quando o Serra foi o oponente.

Leo V

As pesquisas erraram ou as urnas foram fraudadas?

Li muita gente dizendo que quando foi votar alguém tinha votado já no lugar.

Lobão dizendo que sairia do Brasil se Dilma fosse eleita. Será se ele não sabia de algo nos bastidores do Instituto Millenium?

Uma teoria da conspiração pra vcs pensarem…

José X.

“Destaque tamém”

Corrige aí gente…

Alckmin, Richa, Serra, Bolsonaro, Feliciano…lamentável…

São Paulo então é surrealista: povo bebendo água muito provavelmente contaminada, e reelegendo Alckmin no 1º turno…Escrevam aí: daqui a alguns anos vão aparecer as consequências dessa água do volume morto, como aumento da incidência de doenças infantis…Alckmin está cometendo (mais um) crime contra contra a humanidade, como no episódio do Pinheirinho.

Agora é torcer para que Dilma ganhe no 2º turno e que ela abandone a pose de boazinha com a mídia. Pode começar realocando as verbas de publicidade do governo federal, e fazendo publicidade MACIÇA das obras do governo federal.

    Carlos Eduardo

    Você não tem vergonha de pedir para a Dilma fazer publicidade MACIÇA das obras do governo federal? Você acha certo isso? Que faça com o seu dinheiro então, não com o dinheiro do povo. Outra coisa, vocês acreditam tanto assim na “conversa afiada” do PT, que vai fazer a regulação da mídia e realocar verbas de publicidade batendo de frente com a Globo? É muita inocência mesmo! Já estão prometendo isso faz 20 anos. kkkk

Fabio Hideki

O que explica a baixa votação de Dilma em SP(25%), e os absurdamente altos percentuais de Alckmin(57%) e Serra(58%) ?
Esse é o estado que mais consome Veja, Folha, Estadão e Globo. A classe média principalmente, absorveu esse ódio ao PT que a grande mídia lhe fornece diariamente. Ela não consegue raciocinar e argumentar contra o PT, apenas odeia o PT.
O PIG ainda faz um bom trabalho em SP. A classe média raivosa vota contra os seus próprios interesses.

Que tal o VioMundo lançar um projeto de um documentário Anti-PIG no KickStarter ?

    Rodrigo

    Pois é, em SP não tem pobre. Só tem classe media alta sque vota no PT. O fato do mesmo ter escolhido um cone que ninguém conhece para concorrer com o picolé de chuchu não tem nada a ver.

    A culpa é sempre dos outros, não é mesmo?

    Rodrigo

    “que nunca vota no PT”

    Apenas corrigindo

ciça

Pessoal vai ser bom Aécio ganhar.. Povo precisa voltar a experimentar a escassez!

Mário SF Alves

O primeiro turno foi:

De um lado o Lula, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Pronatec e o Pronaf, todos dentro da lei. De outro a eventualidade trágica, a dissimulação, as mentiras, o PSDB do FHC, o poder econômico, o capital financeiro e a mídia fora da lei.

Resumindo: Bolsa Família dentro da lei versus mídia comercial fora da lei.

_________________________________
No segundo turno tomara que:

A defesa dos direitos e deveres constitucionais vença o Brasil da elite mais burra, truculenta e submissa do mundo.

Tomara que a Constituição da República Federativa do Brasil seja, enfim, sacudida ante os olhos do Brasil inteiro e assumida como compromisso político de campanha.

    Eduardo Vieira

    Dilma tem de ser mais didática ao explicar o que e Pronatec, Pronaf, Ciências sem fronteiras. Por isso para quem não está diretamente ligado não significa nada, porque a grande mídia não os divulgou suficientemente.

    Tem de ser mais direta e mais clara. Ela é talvez, do ponto de vista administrativo, um dos melhores chefes de estado que tivemos. Justamente por isso, ela precisa ser mais política.

    Se metade das pessoas do Centro-Sul no Brasil que moram em casas do Minha Casa, Minha Vida votarem na Dilma, ela já garante a reeleição: mas como fazer isso? Não basta simplesmente falar: “fizemos X casas”. Tem de mostrar como era difícil financiar e comprar uma casa com o PSDB…
    Tem de ser mais explícito e perguntar se o habitante do Minha Casa, Minha Vida quer voltar a morar de aluguel em uma casa bem pior, e ainda ligar uma coisa a outra: se o Aecio vender a Caixa, ou ouvir o Itau, acabou crédito fácil pelos bancos públicos: o minha casa minha vida.
    Isso e só um exemplo, mas tem de fazer o mesmo com programas como o Prouni.
    Tem de esfregar o Enem na cara da oposição, e devolver a pergunta: o que e Meritocracia??? Uma vez que quase todo o serviço público e regido pela 8.112. O Aecio, além de querer revogar a CLT, vai revogar a 8.112 também?

    Enfim, disse tudo isso para reforçar a idéia. Dilma e João Santana tem de ser mais claros ao pedir votos. Nos também.

    Mário SF Alves

    É… disse bem.

Rodrigo

“Dilma inicia a campanha do segundo turno, de três semanas, com vantagem de 7% sobre Aécio. Petrobras e o doleiro Youseff deverão dominar o noticiário, mas o PT também dispõe de munição para atirar: mensalão tucano, aecioportos, trensalão e outros.”

Em outras palavras, farinhas do mesmo saco. A diferença será apenas em escolher um outro para continuar mamando na população sem dar 1¢ em troca.

marcos

Alguém ficou surpreso com o resultado das Urnas? Não, não era de se esperar outra coisa…
A culpa do PT perder a eleição (e são gigantescas as chances de perder no segundo turno) é do Lula e da Dilma. Também são os responsáveis pela esmagadora vitória de Alckmin em São Paulo e Richa no Paraná sobre alternativas progressistas…
Ao implementar políticas que elevaram o padrão de vida de milhões de pessoas a um nível que corresponde no Brasil a denominada classe média, acabaram criando as bases da sua própria derrota: sem a devida conscientização, essa massa de milhões de pessoas aderiram as crenças e aos valores pequeno burgueses historicamente adotados pela típica classe média, e a identificação com candidatos que defendem esses valores é o mais lógico…
Como antes não tinham nada e agora tem algum, pensam com a mentalidade daqueles que tem tudo e fazem de tudo para quem conquistou algum voltar a ter nada… É só olhar para a história e ver como se comportou a classe média brasileira ao longo do tempo… Aquela que é assalariada, mas que pensa como os capitalistas da Avenida Paulista ou até mesmo de Wall Street… Aquela mesma, que diante de um mundo de possibilidades das reformas do Jango na década de 1960 preferiu abraçar os tanques e os fuzis que torturaram e assassinaram além das liberdades muitos de seus próprios filhos…
Definição nenhuma é melhor do que a da filósofa Marilena Chauí, “[…] a classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta e é uma abominação cognitiva porque é ignorante”. Não era de se esperar outra coisa… E se por acaso o PT ganhar é hora de conscientizar essa massa de pessoas que agora lêem a Veja e recebem notícias resumidas da FOLHA, do G1 e de outros jornalões no celular/tablet/email e se acham verdadeiros cientistas políticos…Fazer um governo popular de verdade… O PT só está colhendo o que plantou. Não se pode servir dois senhores: ou se escolhe o capital ou o trabalho. E ao fazer a opção pelos trabalhadores inevitavelmente há que se levar em consideração que nenhum conflito irreconciliável pode terminar bem quando o vitorioso adota os símbolos e valores dos derrotados. E isso a história demonstra com demasiada eloqüência .

    Carlos Eduardo

    Sério mesmo que você acha que aqueles que “saíram” da pobreza pra classe média compram a Veja? Você acha mesmo que essa turma lê a Veja? Inventarão muitas teorias caso a derrota se concretize, mas como sempre, culparão o capital, os reacionários, a elite branca e a blá blá blá criada pelo novo guro da esquerda, Paulo Henrique Amorim. O maior inimigo do PT é ele mesmo!

    Julio Silveira

    Taí uma coisa que concordo com você, o maior inimigo do PT tem sido ele mesmo. E a perda de credibilidade não se deve a capacidade das oposições, nem nas midiaticas, se deve a decepção de grande parte dos cidadãos que perderam a referencia politica e não perdoam isso no PT. Acredito que o povo não queira somente melhorias materiais mas principalmente melhorias conceituais na politica, mudança de paradigmas, e nesse caso o PT, que foi a inspiração de muitos no passado recente, fez naufragar uma fé que muitos de seus seguidores depositavam na construção de uma politica ética e dedicada, não só a melhoria dos padrões de vida de um grupo social sempre relegado culturalmente mas tambem a uma nova classe de politicos ou politicos de classe, não foi o que se viu, e que muitos petistas teimem em não querer reconhecer, o que piora o quadro, já que não há mea culpa. O partido tem optado pelo simplismo da generalização, do tipo mas nos sabemos o que voces fizeram no verão passado, como se o que fazem neste verão fosse perdoavel por isso. Você tem muita razão meu caro, afinal politico que acredita ou espera gratidão popular por fazer o trabalho que propõem a fazer, e que ganham para isso, devem mesmo correr risco, afinal quem entra nessa seara deve entrar para realizar o engrandecimento de seu povo sem esperar nada em troca a não ser seu proprio orgulho e sua dignidade por um trabalho bem feito. Os herois devem ser reconhecidos ao natural.

    nadja

    Nesse caso a Luciana ganha nas próximas eleições.Por falar nisso qual foi a porcentagem dela?

    tiago carneiro

    Linda análise. Parabéns.

    Gisele

    A classe C não compra Veja mas colhe suas opiniões na Folha e Estadão Online, por isso acredita que o PSDB é alternativa contra a corrupção. Vejo como a ruína do PT essa aliança com o PMDB. Aqui no Rio de Janeiro o PMDB colheu benesses do governo federal nos últimos 4 anos, mas fez campanha de oposição apoiando o Aécio junto com o Pezão. Figuras como o Eduardo Cunha que já vinha minando o governo Dilma de dentro estão só aguardando para receber a recompensa caso o candidato do PSDB vença.

    Zanchetta

    Se é isso que vc pensa do povo que está elegendo então sugiro que vc se mude para outro país… que tal Cuba?

    Mário SF Alves

    “Definição nenhuma é melhor do que a da filósofa Marilena Chauí, “[…] a classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta e é uma abominação cognitiva porque é ignorante”.”
    _____________________________________
    Detalhe:

    Faltou um pequeno adendo da Marilena:

    E ela, a classe média, só é assim porque se inspira na elite mais burra, truculenta e submissa do planeta.

    Neste caso, “quem sai aos seus dificilmente se regenera”.

    Teatino

    Concordo com o Marcos. A minha diarista vai de avião para a Bahia e odeia a Dilma, dá para entender?

    Mário SF Alves

    Pois é… dia virá que… ainda neste amargo outubro/14 que…

    … um helipóptero pode cair na cabeça dela.

    Só aí ela vai acordar e cair na real. Epa, pensando bem… nem assim.

    _____________________________________
    Mas, não a culpo. Alienação política neste país é regra e não excessão.

Deixe seu comentário

Leia também