ABGLT: Marco Feliciano para Comissão de Direitos Humanos é retrocesso

Tempo de leitura: 3 min

ABGLT: Reiterados pronunciamentos públicos do deputado federal Marco Feliciano vão na contramão dos objetivos primordiais da Comissão de Direitos Humanos da Câmara 

NOTA DE PROTESTO DA ABGLT PELA INDICAÇÃO EQUIVOCADA À PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, via e-mail

A ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, fundada em 1995, é uma entidade de abrangência nacional que congrega 284 organizações em todo território brasileiro e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desta população.

Vimos a público protestar com veemência e indignação com relação à indicação, ocorrida no último dia 27 de fevereiro, para o cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, do deputado federal pelo PSC de São Paulo, Sr. Marco Feliciano.

Embora sejamos defensores incansáveis do respeito à diversidade e considerando que todas as forças que compõem a maioria parlamentar que dá sustentação ao Governo Federal, entendemos que é justo e natural que, na divisão das comissões de trabalho por onde tramitam as propostas legislativas, sejam ocupadas de maneira democrática e plural. Ocorre que nos encontramos diante de uma situação paradoxal.

O parlamentar indicado para presidir a mencionada CDHM tem feito reiterados pronunciamentos públicos que vão na contramão dos objetivos primordiais desta comissão. Em mais de uma ocasião, teceu comentários depreciativos à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, mostrando-se totalmente refratário ao reconhecimento dos direitos destas pessoas, indo na exata contramão do entendimento do Supremo Tribunal Federal, que através da aprovação da ADI 4277 e da ADPF 132, declarou publicamente a legitimidade da existência de pessoas LGBT em nossa sociedade, em face de princípios constitucionais pétreos, a saber: a liberdade, a igualdade, a isonomia e a não discriminação. Concretamente, o STF em decisão proferida em 5 de maio de 2011 equiparou os direitos de união estável e, por extensão, do casamento às relações duradouras entre pessoas do mesmo sexo.

Deste modo, a ABGLT entende não apenas como um retrocesso mas como uma grande ameaça ao supremo exercício da democracia o fato de a CDHM ser presidida por um parlamentar que notoriamente defende não a ampliação de direitos e seu exercício pleno e universal por todos os cidadãos e cidadãs, mas que ao contrário milita pelo cerceamento e redução destes direitos.

Igualmente preocupante é o fato do deputado federal Marco Feliciano ter veiculado, através das redes sociais (Twitter), infeliz declaração de que “os descendentes africanos são amaldiçoados”. Isto fere frontalmente a dignidade de uma parte significativa da sociedade brasileira, oriunda de populações escravizadas na África.

Em 17 de setembro de 2012, foi divulgada na conta de Twitter do mesmo uma pregação feita no Congresso dos Gideões Missionários da Última Hora no qual afirmou que “A Aids é uma doença gay”; que existe um ativismo GAY promovido por satanás que está “infiltrado” no governo brasileiro; que “enquanto crentes não saem para evangelizar… satanás levantou o seu ativismo [das pessoas LGBT] neste país. Ação de satanás contra a família brasileira”; que “O problema é o ativismo gay, o problema são pessoas que têm na sua cabeça o engendramento de satanás”; “São homens e mulheres que usam dos mesmos mecanismos que Stanley usou no seu comunismo nazista, usam a mesma linguagem de Hitler… uma mentira contada várias vezes com muita ênfase se torna verdade”.

Os conteúdos neste link também confirmam as afirmações acima.

Em suma, considerando estes precedentes, delineia-se claramente que a indicação de um quadro proveniente do segmento fundamentalista religioso significa RETROCESSO na luta do povo brasileiro por liberdade, igualdade e justiça social, pilares fundamentais para uma convivência pacífica e solidária. Por este motivo, conclamamos a todos os setores da sociedade comprometidos com a consolidação da democracia, seja em suas instituições, seja nas relações interpessoais, a se manifestarem contrariamente a esta indicação.

01 de março de 2013

Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT

 Leia também:

Fátima Oliveira: Uma distorção maligna de Myrian Rios

Toni Reis: “A estratégia do Serra de rifar os direitos dos homossexuais implodiu”

Toni Reis: “Ele está cuspindo no pote em que comeu”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pedro Serrano: Por uma sociedade plural e tolerante – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] ABGLT: Marco Feliciano para Comissão de Direitos Humanos é retrocesso […]

ABGLT requer anulação de eleição da Comissão de Direitos Humanos « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] ABGLT: Marco Feliciano para Comissão de Direitos Humanos é retrocesso […]

Petição pela destituição de Marco Feliciano já tem quase 300 mil assinaturas « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] ABGLT: Marco Feliciano para Comissão de Direitos Humanos é retrocesso […]

Paulo

Falando serio nem sei que o pastor esta fazendo neste meio,ele foi chamado por Deus pra pregar o evangelho e nada mais, deixe os homosexuais ter direitos,assim vai acelerar a volta de cristo,este mundo ja esta depravado demais,nao respeitam mais a biblia que condena estas coisas,so quem quer morar com Deus um dia segue a luz da biblia

Rede Feminista repudia Marco Feliciano para presidir CDHM « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] ABGLT: Marco Feliciano para Comissão de Direitos Humanos é retrocesso […]

Gustavo

Retrocesso seria colocar um Jean Wilys de presidente da CDH que só iria olhar pra causa gay. Existem muitas questões de direitos humanos em aberto e que precisam ser resolvidas como a lei de anistia da ditadura, a violência doméstica, a questão carcerária do Brasil e etc. O deputado Marco Feliciano é uma pessoa capacitada e em plenas condições para presidir a CDH. To com ele!!!

    Gabriel

    Claro que você está com ele, você faz parte de uma equipe que sabe que está perdendo e que será lembrada como uma relíquia vergonhosa de nosso passado, seus crentes hipócritas, preconceituosos.

    gustavo

    Hipócrita e preconceituoso esta sendo vc ao ñ aceitar opiniões diferentes da sua… está sendo intolerante e estimulando ódio entre seus semelhantes… mas fazer o q ne… vc vai colher o q vc plantar sabichão!!!

Under_Siege@SAGGIO_2

Homofobo e racista, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

É uma clara provocação, evidente desrespeito que esgarça mais um pouco nosso frágil tecido social…

Reclamar onde? Existe uma CDH na ONU, na OEA?

Que coisa, sô!

:(

Urbano

A depender da fama do bandido, chegam até a oferecer o posto máximo logo de cara, como aconteceu recentemente com um bem famoso. Até aquele antigo, famoso nos anos oitenta, o “que eleva” chegou lá. Normalmente, ali ou guepardo ou gnu. E Este, coitado…

ABGLT: Marco Feliciano para Comissão de Direitos Humanos é retrocesso | PapoCatarina

[…] ABGLT: Marco Feliciano para Comissão de Direitos Humanos é retrocesso 04/03/2013 13:02:11Enviado por PapoCatarina TweetPublicado por: Viomundo […]

Márcio Carneiro

É um absurdo colocar este pastor como presidente da CDHM!!!
Todos sabemos que Direitos Humanos é monopólio da esquerda progressista!

Mardones

ACM já foi presidente do Conselho de Ética. Sarney e Renan reinam no Congresso. Agora esse infeliz preside o CNDHM.

Viva o Brasil!!!

Gerson Carneiro

Enquanto isso, no fim de semana que antecede o Dia Internacional da Mulher:

Ao menos três mulheres foram assassinadas covarde e brutalmente nesse fim de semana por namorados/ex-maridos.

Uma em Brasília, em um shopping, ao meio dia, com três facadas no pescoço, estraçalhando a jugular;

Uma em Goiânia (mãe de um cantor de dupla sertaneja) encontrada na própria casa com o rosto desfigurado;

E a funcionária do Governo Americano assassinada em um motel no Rio de Janeiro, por um ex-bombeiro que já havia sido condenado a 11 anos de prisão por atentado ao pudor (foi o que disse a reportagem).

Roberto Locatelli

Além de homofóbico esse sujeitinho é racista, dizendo que parte dos problemas do Brasil é o fato de termos uma população negra.

É inaceitável que uma pessoa racista e homofóbica presida a Comissão de Direitos Humanos.

Gerson Carneiro

Como transformar cabo Anselmo em Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados:

1. Vista-lhe um terno;
2. Arrume as sombrancelhas e passe goma nos cabelos;
3. Dê-lhe uma Bíblia;
4. Dê-lhe um programa de rádio.

Ô Glória! Aleluia!!!

Deixe seu comentário

Leia também