Uma surra amazônida

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Estou em Manaus há três dias, gravando para uma série de reportagens.

Aqui José Serra tomará uma surra amazônida, que só não será maior porque alguns amazonenses acreditam que o governador paulista é um exemplo de competência administrativa. Nem desconfiam que Serra deverá ser derrotado… em São Paulo.

Marina Silva e Plinio de Arruda Sampaio só não serão mais bem votados aqui por terem desperdiçado as oportunidades de dizer que os trens metropolitanos paulistas são superlotados, que o metrô é superlotado, que o rio Tietê é um esgoto só, etc. etc.

Alguns eleitores daqui não entenderam que a promessa de Serra de fazer no Brasil o que fez em São Paulo deve ser entendida como uma ameaça…

Este é um dos efeitos nacionais da blindagem que a grande mídia proporcionou ao ex-governador.

Blindagem que poderia ter sido desfeita se o próprio PT não precisasse, em São Paulo, do voto da classe média, o que levou o partido a adotar a estratégia de dizer que as coisas vão bem em São Paulo, mas para alguns.

Os manauaras vibram com as obras que o governo federal fez e continua fazendo aqui e com o fato de que a cidade será uma das sedes da Copa do Mundo.

Mas o mito de Serra, o “administrador competente”, continua intacto, assim como o “paulistismo” que envenena qualquer candidato fora de São Paulo.

Ah, sim, o ex-governador é visto como inimigo da Zona Franca de Manaus. E um dos pilares tucanos, Arthur Virgílio, reencarnado como Artur Neto, tenta se reiventar desesperadamente para salvar a cadeira no Senado.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Artur Neto está de volta. E voltou com medo | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Arthur Virgílio está de volta. Não, não é mais o Artur Neto da fracassada campanha eleitoral. […]

Evaristo Solimões

Pelo que tenho visto por aqui, Artur Cardoso Neto ainda terá oito anos no senado, não com o meu voto. O povo daqui ainda tem muitas amarras. As pesquisas divulgadas não se aproximam (Ibope e Perspectiva). Na verdade ninguém sabe. Nesse quesito, Senado, Eduardo Braga ex-governador atinge altos números nas pesquisas. Artur (PSDB) e Vanessa (PC do B), dizem, estão disputando palmo a palmo a segunda vaga. Em tempo: Vanessa e seu esposo se uniram a Eduardo Braga enquanto governador. Perdeu meu voto e de muita gente. Voto em Jefferson Praia, o suplente de Jefferson Peres, falecido há pouco tempo. Abs.

LuisCPPrudente

Vanessa Grazziotin tem que derrotar o tucano, depois disto a justiça comum vai colocar esse tucano no seu devido lugar.

Marat

Azenha, a questão do metrô foi bem lembrada. Esse meio de tranporte, por aqui, vive quebrando, está quase sempre lotado e demorado, e as estações que ele prometeu criar levam anos e anos para nascerem, e num número muito abaixo do que nós precisamos… faltou a todos explorar a incompetência pessedebista, muito clara aqui em SP.

Marat

Esse Artur ai, o que mudou de nome, é uma pessoa totalmente fora da realidade: violento, estúpido, pouco inteligente e ignorante. Como que alguém assim pode postular cargos importantes?

easonnascimento

E a situação em São paulo? Vamos ou não vamos para o segundo turno?
http://easonfn.wordpress.com

Luiz Augusto Barroso

PÔ Azenha. Cê num tá no Rio ? Dilma vai perder um voto. Mas com certeza vc tá fazendo um bom trabalho aí. Avisa a gente quando a reportagem for passar.

    Maria Lucia

    Ele certamente vai votar em trânsito.

Marcelo de Matos

Pensando bem: Arthur Virgílio ou Artur Neto, amazônida ou amazônico, o importante é que a surra eleitoral se consume.

    iamoraes

    Pois no Brasil todo vai haver cidades inteiras aonde nao se encontra um unico voto pra Serra.

KNeto

João Saldanha chamaria de surra "siderúrgica"

Marcelo de Matos

Azenha. Embora o habitante da amazônia seja chamado de amazônida, acho que o título ficaria melhor se fosse: Uma surra amazônica. Foi assim que Chico Buarque empregou o substantivo, que aí está adjetivado:
Pois transbordando de flores
A calma dos lagos zangou-se
A rosa-dos-ventos danou-se
O leito do rio fartou-se
E inundou de água doce
A amargura do mar
Numa enchente amazônica
Numa explosão atlântica
E a multidão vendo em pânico
E a multidão vendo atônita
Ainda que tarde o seu despertar.

José Vitor

"Amazônida" ? Não seria "amazônica" ?

Silvia

Enquanto isso, o jovem candidato do PMDB, sem experiência admnistrativa, discutia no seu programa propostas para os problemas que a cidade a muito enfrentava, e o fazendo a partir dos bairros, aqueles que apresentavam mais problemas. Ganhou o Rodrigo, hoje nosso atual Prefeito, que tem penado para colocar a cidade na rota do desenvolvimento e segue trabalhando para alcançar seu objetivo. E observo que poderia ser bem mais difícil se o seu antecessor Tuga Angerami (PDT) não tivesse cuidado tão bem das dívidas quanto o fez em todo seu mandato, algo que muitos ainda não consegue enxergar como fundamental para nossa querida Bauru. Portanto, reafirmo que para o cidadão do interior o que vale é capacidade do político em transformar suas idéias em ações que beneficiem o conjunto como um todo e não as partes. Penso ainda, que a campanha do José Serra usa dos mesmos pecados cometidos pelo PSDB daqui de Bauru

Silvia Guerra

Para fortalecer o que digo, cito a campanha de 2008 na minha cidade Bauru. Havia dois fortes candidatos disputando a prefeitura, Caio Coube do PSDB ( conhecido e respeitado empresário da cidade) e Rodrigo Agostinho do PMDB ( jovem ambientalista na casa do trinta anos); ambos com chances de ganhar a eleição, mas sabÍamos que havia uma certa predilção pelo candidato do PSDB que durante a campanha aparecia em primeiro lugar. No entando, esse mesmo candidato (Caio do PSDB) passou a perder muitos votos devido à repercussão negativa de seu programa eleitoral, que ao invés de discutir mais enfaticamente suas propostas políticas para a cidade como um todo, preferiu apelar para o sentimentalismo a ponto de colocar sua empregada doméstica na tv para testemunhar sua conduta de homem de classe que sabe tratar bem aos seus empregados, pegou muito mal já que as pessoas, principalmente o povão, não aceita mais ser tratado como réles coitado e passível de pena.

Silvia Guerra

Olá Luiz Azenha!
Moro em Bauru, no interior de São Paulo. Quando leio os posts e os comentários sobre as eleições no meu estado não encontro nenhuma menção sobre a situação das demais regiões, como anda as pesquisas e a visão real dos eleitores das cidades interioranas… Ao contrário do que imaginam muitas pessoas, a gente do interior não vive sob as asas do PSDB, embora haja uma admiração por alguns políticos desse partido. Mas a admiração tem mais haver com as conquistas políticas de alguns em favor da região do que pelo partido em si. Por que o que finalmente passou a contar para o cidadão do interior é o grau de comprometimento do político para com o desenvolvimento e a qualidade de vida das cidades. .

ruypenalva

E a multidão vendo atônita

Gerson Carneiro

Azenhão, tem como dar uma esticada até o Acre e ir entrevistar os índios que estão em litígio com o vice da Marina?
Só pra gente ficar por dentro da qualé a de mermo.

    Ana Maria Barros Pinto

    Não só os índios, Gerson. Os ribeirinhos dos arredores de Belém e os assentados têm pavor da Natura…dizem que é pura exploração da mãe de obra deles, aviltam o trabalho e posam de …defensores da natureza… Se puderes, dá uma olhada nisso, Azenha.

    Arlete

    Concordo com você, ele poderia aproveitar e entrevistar o marido de Marina "amigo da Amazônia", para que que o mesmo explique como conseguia vender as madeiras apreendidas na gestão da ministra do Meio Ambiente, que por acaso é sua esposa.

Carlos

"a promessa de Serra de fazer no Brasil o que fez em São Paulo deve ser entendida como uma ameaça…"

monge scéptico

E SE LIVREM do virgílio também. Quanto ao vampiro mapa do chile, esse imprestável, já vai
terde. Aí ó povo amazonense cês tão de parabéns!! esse sem alma tem muitos pecados para
pagar…………………
DILMA NO PLANALTO, PARA O BRASIL VOAR MAIS ALTO!!

Jose Fernandes

Estimado Azenha,
Em Manaus, após o anúncio dos resultados, costuma-se enviar todos os perdedores para o "Balatal" (antigo seringal situado em mata fecha e bem distante da cidade). O barco sairá do "roadway" dia 04/10, à 01:00h da madrugada e terá como capitão o segundo "Mais Preparado" lider da tucanalhada: Arthur "Kung Fu" Netto, ". kkkkkkkkkkkk.

Jorge Pimentel

Afinal: Serra vai amanhã para a sepultura sem apresentar seus diplomas de engenharia e economia?????Ninguém cobrou nada???????

    Jocel Ribeiro

    E o pior é que a midia continua blindando o Serra, não querendo informar qual o cemitério que ele vai ser enterrado e nem qual avenida vai passar o cortejo fúnebre, para nós não acompanharmos.

    Ubiratan Rosa Passos

    Jorge, acho que devemos ficar com o pé atrás porque, pelo que tenho sentido, a Dilma vem despencando. Aqui no Espírito Santo, por exemplo a sua vantagem, que já chegou a 18 pontos, é de menos de um ponto para o Serra,e Marina tem 23%. O comentário geral é que ela foi a que teve o pior desempenho no debate da Globo. O tracking de ontem é preocupante, e dá idéia de que o Datafolha não tem nada de Datafraude.
    Se houver segundo turno eu, particularmente, não acredito na vitória da Dilma. Ou achamos que o PV vai apoiar sua candidatura?
    Se tiver alguma informação menos preocupante, dê uma resposta a esse meu comentário e, por favor, isso não é pessimismo. É o que estou sentindo, ouvindo e vendo.
    Forte abraço.

Carlos Cruz

Que história é essa que Serra não FAZ? Serra FAZ. FEZ e FAZ. Faz mal!

graciliano

O Virgílio é aquele valente ameaçou, da tribuna do Senado, dar uma surra no presidente Lula (e nem foi cassado por falta de decoro…)?
Aqui em Recife assisto a agonia de Jarbas e de Marco Maciel. Finalmente, o bravo povo pernambucano vai se livrar desses ectoplasmas que custam a deixar o cenário. Outra praga, o Roberto Freire (custo de 12 mil reais pagos por Serra e Kassab), tenta ludibriar os paulistas. Pelo menos desse Pernambuco está livre.

    Jorge Pimentel

    Um abração aos pernanbucanos,minha mensagem: antes tarde do que nunca.

    Melchíades A. Prado

    Meu caro Graciliano
    Quando estive em Recife eu tive oportunidade de conhecer o “Marco Zero”, assim chamado por caracterizar o local onde se iniciou a cidade e ser o ponto de referência paras as distâncias das cidades pernambucanas à capital. Mas, atualmente, alguns pernambucanos gostam de chamar o senador M.Maciel de “marco zero” também. Por que será? Antes ele era conhecido como “mapa-do-chile”, ou “o homem do pijama de uma listra só”. Dizem que este Zero, embora sempre tenha sido da direita, sempre ficou à esquerda.
    ô Graça, ele é mesmo um zero à esquerda?

Jair de Souza

A estratégia da campanha de José Serra (com o apoio total da máfia midiática) foi dividida em duas vertentes: uma dirigida especificamente a São Paulo e outra dirigida ao resto do país. Em São Paulo, buscou-se mostrar as grandes obras que Serra "realizou" pelo Brasil afora. No resto do país, divulgou-se o que ele "fez" em São Paulo. A esperança é que os eleitores de cada uma destas regiões raciocinem assim: "Bem, ele nunca fez nada de bom por aqui, mas fez por lá. Talvez, se for eleito presidente, ele faça por aqui o que ele só fez por lá." Estratégia brilhante, só não sei se combinaram com "os russos" como eles deveriam reagir na hora do voto.

sergio

vexatória a situação de artur virgilio neto

    Gerson Carneiro

    Eu acho é pouco.

Fábio Venâncio

Se aqui em São Paulo que é o seu reduto ele está apanhando imagina no resto do Brasil!!!!
Tem que ser muito alienado para achar que esse Sr. Serra Burns é um exemplo de administração.

SérgioFerraz

"….a promessa de Serra de fazer no Brasil o que fez em São Paulo deve ser entendida como uma ameaça…" (hehehe).
É verdade, um dos piores governo da história de São Paulo.
A "competência" deste elemento acabou com nosso Estado.

Mauro

Esses demotucanos são incríveis, o Serra virou Zé, o picolé de chuchu virou Geraldo com direito até a o super-paulista (aquele homenzinho de azul e vermelho correndo na tela com SP no peito), o super herói bairrista, que aparece em seu enfadonho programa eleitoral. Adora o Arthur Virgílio vira Artur Neto? Sem "H" e sem sobrenome? Eu acho incrível que as pessoas se deixem enganar tão fácil, eu não faço avaliações de políticos de outros estados justamente por isso, como avaliar um político sem viver o dia a dia do lugar? Para quem não anda nos trens, ônibus e metros de São Paulo pode até estar bom mas para quem como eu mora na Zona Leste o transporte público de São Paulo parece caminhão de carregar boi ou lata de sardinha. Para quem não depende do SUS a saúde deve estar muito bem em São Paulo mas para quem depende não é bem assim e para quem não precisa das escolas públicas para o ensino de suas crianças o ensino público paulista é ótimo, mas para nós que somos pobres e não temos como pagar não tem mar de rosas aqui não. Por isso não saberia dizer de Arthur Virgílio ou de Agripino Maia além de minha rejeição pessoal ideológica e de alguns boatos que vejo na internet e acredito verdadeiros e por isso festejo quando eles não vão bem nas eleições.

jose celso

será que só eu vi??!!!
Ou tô ficando c/ mania de perseguição.

Chamada do JN no "dia do candidato"
-SERRA PROMETE AUMENTAR SALARIO MINIMO DE 600 REAIS E DAR REAJUSTAR P/ APOSENTADO DE 10% SE GAMHAR …

-DILMA VAI NO BATIZADO DO NETO….

Por favor revejam esta parte do JN de ontem 01/10.

abraço

celso

    Silvano

    Eu também notei, junto estava o xuxu e uma faixa do canditado tucano ao senado.
    É a tal im(parcialidade da imprensa(empresa) que não quer dar satisfaçao para ninquém.
    Lei do medios já.

Jorge

acho que essa história de paulistismo, SP isso, SP aquilo, etc, já cansou.
a direita é um lixo em todo o Brasil – vejam SC e Rio de Janeiro, por exemplo. Olhem o que faz a RBS no RGS.

    Daniel de Oliveira

    Aqui em Minas, o jornaleco Estado de Minas faz a mesma coisa com Aécio Neves!!

    Arlete

    Concordo. Jornaleco mesmooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gerson Carneiro

o Arthur Virgílio e o Serra estão numa floresta sem cachorro.

Rita Silveira

Artur Vigílio, digo, Artur Neto antes de sumir de vez na pororoca deveria convidar o Tasso "tenho jatinho porque posso" Jereissati, seu dileto amigo, para ir junto rumo às águas profundas do esquecimento.

Urbano

O artur viremia não perde uma oportunidade de enganar as pessoas. Pensem num sujeito decente, de fancaria…

Angela

Acabei d eentender porqeu o globo reporter está mostrando reportagem sobre a Amazõnia. Por ausa da Blablarina. E veja que nem mostraram aseca, mostraram os rios cheios.Que canalhas.

Marat

Geralmente é assim: aquele que alardeia que é valentão, que vai bater em todo mundo é o primeiro a apanhar e fugir…

Gerson

Já comeu uma costela de Tambaqui aí ?

Se não comeu, eu recomendo.

É bão demais…

Benjamin Malucelli

Mas que pena o Artur Virgílio, quero dizer, Artur Neto não se eleger. Que pena!!!!!!

    ValmontRS

    Vai ser pena de tucano-demo pra todo lado!
    Vamos passar a régua antes que a Magrina venha preservar essa espécie nociva! :]]]

    huashuashusauhuahsuhas

ruypenalva

Pois é, hoje eu li uma reportagem no site do PT, com meu amigo Antônio Risério, achando que a propaganda de Dilma foi uma maravilha (discordo e disse o porquê). A certa altura, pasme, está no site do PT, o entrevistador sai com essa: "agora que existe uma possibilidade de 2º turno…". Porra! pode Azenha, um imbecil colocar isso no site do PT? O Risério é inteligente, lido, mas não tem malícia, embora tenha texto. João Santana brincou muito com imagens e emoção e deixou fatos de lado, assim como subraiu demais a figura de Lula nos programas de Dilma.

patrick

Já aqui no Rio Grande do Norte, José Agripino, com o uso de sua máquina de comunicação (Rádios, TV e jornal), segue tapeando a população. No último programa de TV, seu filho Felipe Maia, candidato à reeleição para Deputado Federal, incluiu entre suas "realizações" parlamentares o ProUni! Vê se pode? Banda Larga e Ley de Medios já!

Carmen Pires

Artur Neto lembra Amaral Neto, o da pororoca do rio Amazonas. Este vai sumir da vida política, antes do encontro das águas.

Deixe seu comentário

Leia também