Serra, o acarajé, Pernambuco e a falsificação ideológica

Tempo de leitura: 4 min

por Luiz Carlos Azenha

O Cloaca News fez uma brincadeira, já faz um tempo, com as manchetes que seriam “produzidas” pelas declarações de José Serra durante a campanha eleitoral. Dois exemplos:

Mais recentemente, o Cloaca voltou à carga, com essa aqui:

É óbvio que tudo isso seria absolutamente risível e as pessoas logo entenderiam que o Cloaca está ocupando o espaço das manchetes cômicas produzidas pelo Onion, que se anuncia como a melhor fonte de notícias dos Estados Unidos.

[A minha favorita do momento trata da quinta visita de Barack Obama ao Golfo do México devastado pelo vazamento de petróleo. Diz o texto: “Enquanto estava no local do pior vazamento de petróleo da História dos Estados Unidos, o presidente caminhou em uma praia, olhou para penas banhadas em óleo e demonstrou a quantidade certa de raiva em relação a executivos da BP, um conjunto de medidas, dizem fontes, que deverá reverter o massivo desastre ambiental em questão de dias”.]

Meu ponto é que as manchetes malucas do Cloaca não são tão malucas assim e são muito menos cômicas do que seria recomendável. Não por culpa do Cloaca, entendam, mas pelo fato de que José Serra tem falado qualquer coisa em sua campanha.

Em Pernambuco, de acordo com o IG, ele apresentou suas credenciais de pernambucano legítimo: “Tem o Lula, que nasceu em Pernambuco e viveu em São Paulo. E eu, que nasci em São Paulo e cresci na política aqui em Pernambuco. Vou ser amigo de Pernambuco”.

Uma forma esperta de se confundir com Lula, de não dizer aos eleitores pernambucanos o que ele, Serra, é nesta campanha: adversário de Lula, adversário do projeto político de Lula, opositor de Lula.

Serra usou do mesmo ardil, para confundir os ouvintes sobre Lula e Fernando Henrique Cardoso, em entrevista a uma rádio pernambucana: “Os dois são muito mais parecidos do que parecem. O ouvinte pode estar surpreso, mas eu conheço os dois”, segundo registrou a Folha.com.

Como escrevi anteriormente, a tática de Serra é reprise do que John McCain tentou fazer nos Estados Unidos, quando enfrentou Barack Obama. McCain era herdeiro da massa falida de George W. Bush e precisou se reinventar às pressas como alguém “independente”,  que nada tinha a ver com Washington (apesar de ser talvez o maior exemplo vivo do que é ser um insider nos bastidores de Washington).

McCain foi devidamente fatiado pelos marqueteiros e servido no bandejão do quilo para os eleitores: cada um escolhia as características pessoais de McCain com as quais pretendia se associar. McCain o herói para os militares; McCain o homem que fala o que pensa para os eleitores independentes; McCain que tinha enfrentado Bush para os republicanos descontentes; McCain amigo do democrata Joe Lieberman, para os democratas conservadores. Acima de tudo, era McCain dissociado de sua história política e do legado de George W. Bush. Uma convocação à amnésia generalizada dos eleitores, com a ajuda maciça da propaganda.

Serra repete a fórmula no Brasil.  É um opositor que não quer parecer opositor, já que o script dos marqueteiros dele investe pesado no pós-Lula, ou seja: Lula não é candidato, agora é hora de escolher o melhor entre dois “gerentes”.

João Sicsú trata disso brilhantemente em um artigo que o Viomundo publicou. O professor Venício Lima fez considerações importantes sobre o artigo, que também publicamos, aqui.

José Serra, que já foi acusado de se apropriar indevidamente da lei dos genéricos, do programa de AIDS, do Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Seguro-Desemprego, agora tenta um truque master: “herdeiro de Lula”, que se propõe a ampliar o Bolsa Família. Uma espécie de Lula por osmose. Caso clássico de falsificação ideológica. Afinal, o que disseram sobre o Bolsa Família, ao longo dos últimos anos, todos aqueles que agora cercam José Serra? Olhem aqui.

O comportamento da mídia tem seguido fielmente o padrão proposto pelo consórcio PSDB/DEM/Folha/Estadão/Veja/Organizações Globo: a campanha foi despolitizada, as fofocas (FARC, radicais do PT, encontro entre Dilma e Lina) ganham manchetes e as questões centrais (desempenho da economia, atuação do Banco Central, pré-sal, reforma do Código Florestal e muitos outros) foram banidas para o porão.

Não é por acaso que se tenta afastar o presidente da República da campanha. É preciso transformar a eleição em um confronto de personalidades, no qual Serra, feito o Zelig do Woody Allen, é tudo para todos: o criador do Ministério do Acarajé, o pernambucano arretado, o construtor da ponte do Guaíba e o amante do Bolsa Família.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Reinaldo: Depois do acarajé, Fifa proíbe Mané Garrincha em estádio – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Serra, o acarajé, Pernambuco e a falsificação ideológica […]

Na TV Brasil, Serra diz que não é candidato da oposição | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] do Viomundo: Como tenho escrito repetidamente, Serra imita a tática de John McCain, que quase disse ao longo da […]

jose carlos

Pra ser herdeiro do Lula, o Serra devia começar cortanto o dedinho, hein!

joão

esse serra mais parece 171

Yacov

A mídida venal faz de tudo para empurrar este produto de quinta categoria, este perfume barato, este "Axè", que é o ÇeRa como se fosse um Chanel. Mas o povo, que ficou na mer… por tanto tempo, já está cansado de perfumes para disfarçar o mau-cheiro. O Povo quer LULA, e o povo sabe que LULA é DILMA e DILMA é LULA, por mais que eles tentem esconder o fato. Suas artimanhas são cada vez mais ridículas e privam o eleitor de fazer uma discussão amadurecida sobre os temas relevantes do país. Acho que que o MPE, o capitão Panela ou o Chapolin Colorado, deveriam tomar uma atitude contra este tipo de jornalismo barato produzido pelos PIGS que em vez de esclarecer, confunde a cabeça dos eleitores.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Marat

E esse acarajé andou desandando o PIG…

Eduado

Azenha, o pior é que a manchete da Zero Hora é verdadeira. Ele disse isso mesmo, e o tablóide publicou em manchete como grande promessa.

MILA

O Cloaca em mais uma sensacional tacada; O INDIOTA.
NAS COSTA DO SERRA.

mila

Se a Bahia pode ter o Ministerio do Acarajé, o Ceara exige o Ministerio do baião de dois.

Marat

Ele criará muitos ministérios genéricos… terá até o ministério do PIG…

Henderson Sousa

Serra é autêntico. Por isso seus comentáris se propalam a flux. Ao contrário da candidata Dilma, que não fala nada e quando fala vai ao encontro do Nada.

    Leider_Lincoln

    Certamente que ele é autêntico, meu caro. Um autêntico [a Conceição não aprovaria então nem falo o que…]!

    Ed.

    Leider, comentei sem ter lido o seu. Transmimento de pensação. Fique com as honras, por favor, hehe…

    Ed.

    Inquestionavel: Serra é um autêntico … (levantar a bola pra galera completar é covardia!)
    Já a abundante divulgação do Serra, é "culpa" do PIG, tão "sagaz" quanto ele, e também um autêntico … (idem)
    Percebo que vc já está se desencantando e desistiu de votar nele. Vai votar em "nada", certo?
    Tá progredindo…

SérgioFerraz

Ministério do Acarajé porque foi na Bahia. Se fosse em Jacareí-SP seria Ministério dos Biscoitos.

Ed.

O estadão noticiou no seu caderno de política (se ainda fosse de humor…) que:
"Sites divulgam BOATO de que Serra CRIARIA o Min. do ACARAJÉ"…
E conforme o CAf, destacou repórteres para investigar se "haveria sido uma montagem"…(!)
E eles descobriram que… FOI! (!!!)
É a "grande"imprensa" quatrocentona, noticiando, a sério e de acordo com todos os seus "manuais de redação", uma coisa tão estapafúrdia como essa.
É de dar vergonha a qualquer pasquim…e têm um "leitorado" de PIGuinhos amestrados das classes A e B…
Até minha filha bebê de 3 meses é mais, digamos, sagaz, perspicaz..

    Leider_Lincoln

    DOIS repórteres para descobrir se houve montagem em um site de piadas? E nenhum para verificar se houve montagem na ficha falsa da Dilma que outro jornal de piadas publicou? Sei não, estou começando a duvidar da seriedade desta nossa imprensa…

Leider_Lincoln

Azenha: o Urariano deu a dica, no Direto da Redação: o homem está doido, pirou, enlouqueceu! Por que,sejamos honestos: Ministério do Acarajé?

    Carlos

    Em Piracicaba, o distinto anunciará o "Ministério da Pamonha"…

eugênio

Por incrível que pareça, essa fórmula já foi utilizada em P. Alegre com absoluto sucesso pela nulidade José Fogaça, que tinha, como bordão de campanha, "manter o que está bom [da administração do PT] e mudar o que está ruim". Assim como não são completamente infundadas as manchetes pegadinhas do Cloaca, não é completamente infundado, que uma parte considerável do eleitorado possa acreditar no trololó do Serra. Porto Alegre que o diga!

Miguel Baia Bargas

Caro Azenha,

Você tem toda razão… O PiG faz de tudo para despolitizar a campanha.
Calma que ainda vem mais: a "grande imprensa" ainda vai desenterrar o "Caso Celso Daniel" como faz em todas as eleições.

Julio Silveira

Francamente depois que ele prometeu construir a Ponte do Guaiba, que prometeu fazer nevar no sertão, de mandar a sabesp fazer propaganda no Acre enquanto Sao Paulo alagava, depois fazer de vice um indio aculturado da cidade e partir para o ataque apoiando seu vice indio na acusação da Dilma traficante, de dizer que o governo da Bolivia facilita o narcotrafico, de acusar o Lula de apoiar as Farc, acreditei sinceramente na promessa de Ministério do Acarejé. Seria a coisa mais sã dentre as loucuras deste tucano candidato.

Eudes H. Travassos

Ótimas notícias vindas do blog do Luis Nassif
A análise de Ricardo Guedes
Enviado por luisnassif, qua, 21/07/2010 – 18:34
Conversei há pouco com Ricardo Guedes, do Instituto Sensus.
Ele não se surpreendeu com os prováveis números da nova pesquisa Vox Populi, divulgados durante o dia: 43 para Dilma e 37% para Serra. Bate com seu sentimento.
Ele julga, também, que Marina Silva deverá começar a cair devido ao efeito voto útil. Como ela se colocou à esquerda de Dilma, não deverá capturar votos de Serra.
Só que, se cair para 7 pontos (seu sentimento), o percentual de Dilma equivalerá a quase 50% dos votos atribuídos aos três candidatos.

    beattrice

    ELEIÇÃO se GANHA NO VOTO,
    é isso que a procuradora-advogada ainda não entendeu.

Eudes H. Travassos

O palpite de Guedes é que, no resultado final, Dilma poderá ter mais que o dobro dos votos de José Serra, devido ao impressionante processo de transferência de votos de Lula para ela. A correlação entre os que ficam sabendo que Dilma é candidata de Lula, e decidem o voto por ela, é de 0,98. Para efeito de comparação, no caso Aécio-Anastasia, essa correlação é de 0,78 – ainda assim, muito alta.
Na opinião de Guedes, o caso Álvaro Dias – desistência de Serra, que abriu mão dele como vice pelo tal Índio – poderá ter, no Paraná, efeito similar aos mineiros, quando viram Aécio Neves alijado da disputa presidencial: aumento da rejeição a Serra.

    Carlos

    Álvaro Dias não está com essa bola toda, não…

Helcid

acho que a madame Cureau deu uma "amarelada" nesta entrevista á "Fôia": http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/entrevis

DE BRASÍLIA
Autora de ações que resultaram em multa contra o presidente Lula por campanha antecipada e chamada por ele de "uma procuradora qualquer", Sandra Cureau faz crítica à Justiça no Brasil. Segundo ela, "processo envolvendo pessoas poderosas não dá em nada".
Por afirmar que o elogio a Dilma Rousseff por Lula em evento público caracterizava uso da máquina, foi criticada pelo presidente e alvo de ameaça de ação pelo PT. Para ela, até aqui, não há nada que possa levar à impugnação de candidaturas presidenciais.

Folha – A sra. já foi filiada a algum partido?
Sandra Cureau – Nunca fui filiada a partidos. Meu coração já bateu por pessoas, não por partidos.

E está batendo por alguém?
Hoje, não. Lamento isso, mas não está.

Já votou no presidente Lula?
Votei no Lula em 89, no primeiro e no segundo turnos. Eu estava grávida, fui ao comício da Cinelândia, no Rio, e depois fiquei imprensada na multidão, no metrô. Votei nele de novo em 94 ou 98, não me lembro. Num ano votei no Lula e, no outro, no Fernando Henrique. Em 2002, votei no Lula de novo. Em 2006 não votei, estava trabalhando nas eleições como procuradora eleitoral.

A sra. não votou nele em 2006 por conta do mensalão?
Talvez seja. Talvez tenha sido impactada por essas confusões.

Em quem a sra. vai votar?
Tem hora que aparece alguém que desponta como uma esperança, tem hora que não aparece. Eu ainda não decidi.

Gostaria de votar numa mulher? Há duas disputando.
Gostaria que tivéssemos uma mulher presidente, mas não sei em quem votar.

O PT tem insinuado que a sra. está pendendo para o lado dos tucanos nessa eleição.
Eles não fazem contas? Estou representando contra todos. Estou analisando os dois casos. Estou esperando a gravação, não basta apenas notícia de jornal. Só então vou checar se pode ter havido uma campanha subliminar.

A sra. se arrependeu de ter votado em Lula?
Não. Eu o acho uma pessoa extremamente carismática, com uma capacidade enorme de interagir com o povo. É inegável.

Fez um bom governo?
Parece-me que sim. Tanto ele como o Fernando Henrique fizeram bons governos.

O presidente Lula chamou a sra. de "uma procuradora qualquer".
Ele não falou meu nome. Pode-se deduzir que sim, mas seria desonesto dizer que me deu uma cacetada.

Mas essa insinuação a respeito da sra. não incomoda?
O que me incomodou foi uma visão meio depreciativa do Ministério Público. Não sou nada, as pessoas podem achar de mim o que quiserem, mas a instituição…

Há dados para impugnar uma candidatura presidencial?
As multas aplicadas até aqui, sozinhas, não são capazes de impugnar. Não houve até aqui situações que possam caracterizar desequilíbrio das eleições. Teria de ter um ato que fizesse uma candidatura subir astronomicamente nas pesquisas. Isso não aconteceu. Quanto mais importante o cargo, mais cuidadoso você tem de ser, para não cair no golpismo.

Como assim?
Golpismo no sentido de alguém fazer uma artimanha para afastar o outro da eleição, pegar um ato apenas. Por isso tem de ser algo que desequilibre as eleições para levar a uma impugnação.

Quais os problemas da legislação eleitoral?
A multa é muito baixa. No Brasil, temos um exagero de recursos. Quem tem condição de pagar um excelente advogado pode se sustentar até cumprir o mandato ou, ao contrário, consegue prescrever ação penal e derrubar o adversário que ganhou. Processo envolvendo pessoas poderosas não dá em nada. Achava extremamente frustrante na área penal. Vamos ver na eleitoral.

    Ricardo Ferreira

    Está me parecendo que alguém levou uma carraspana do chefe!!!

Carlos

O desejo do Serra de ser presidente:
http://lula3vezes.blogspot.com/2010/07/o-desejo-d

Urbano

O zé contra-rampa, o mitômano, agora está empregando a sua política 'opositor-impostor'. Não sabe ele que o pernambucano é um povo dos mais politizados da União e, normalmente, de burro não tem nem aquilo.

flavio cunha

Cada vez me surpreendo mais com a ignorância da direita. Quando parece que atingiram o ápice da anecefalia, olha eles lá de novo, aprontando uma desinteligência ainda mais constransgedora.

Klaus

Na hora de inventar uma crise os tucanos pensam nos mínimos detalhes pra incriminar os pobres petistas, senão vejamos: a funcionária da Receita Federal suspeita de violar o sigilo fiscal de Eduardo Jorge é de Santo André, cidade do ABC paulista e berço do PT e foi secretária-geral do Sindifisco, o sindicato dos analistas tributários da Receita Federal entre 2005 e 2007. É claro que o fato dela ser sindicalista e morar no ABC foi previamente pensado para caracterizá-la como ligada ao PT, o que provavelmente não deve ser verdade. Mas isto ficará esclarecido após a sindicância interna da Receita que tem prazo de quatro meses para terminar, logo após as eleições.

    Leider_Lincoln

    Sabe, agora não dá mais tempo, mas vocês poderiam ter escolhido uma vítima melhor que Eduardo Jorge, o Rasputin tucano. E suspeita para quem, jacaré? Provas, uma apenas, é isso que o Brasil quer ver. Se a Folha tivesse, o redator dela não teria passado aquela vergonha no roda Viva. Você assistiu? Você é inteligente, Klaus. Não entre nesta roubada. Faça igual seus conterrâneos mais inteligentes: dilmasie e seja feliz!

Helcid

é ou não é o "David Copperfield da Mooca" ??

pedro luiz paredes

Azenha, ele esta cavando a própria cova, ou seja, outro tiro no pé.
Tudo que ele falou vai ser desmentido no programa eleitoral gratúito e todos que ameaçaram acreditar nele vão se sentir traídos e fazer campanha contra ele.

"Olha lá, ele falou que era amigo do Lula ainda. Que safado!"

bene

Esse ministério do acarajé vai para a soninha.

LEN

Azenha, eu não me aguento de tanto rir. Olha o Noblat…tá chamando de partido da internet golpista. Os caras não conseguem entender o significado de uma piada, foram banidos todos os cérebros das redações e só sobraram os Serristas.

    Elias Avelar

    LEN, eu rolei de rir quando li esse troço no Noblat, queria comentar, más, com muito orgulho já faz um bom tempo fui banido daquele blog, más vez ou outra da uma olhadinha…
    O público lá é desprezível!!!

Rodolfo cabral

Azenha, cuidado!!

Dá pra levar o Noblat a sério? Olha o que ele reproduz:
Sites divulgam notícia falsa para ridicularizar Serra

"Malu Delgado e Tiago Décimo, do blog Radar Político

Mais um novo boato eleitoral caiu na rede esta semana, desta vez tendo como alvo o candidato do PSDB à Presidência, José Serra.

Blogs de apoio à candidata do PT, Dilma Rousseff, reproduziram suposta página do Jornal A Tarde, na Bahia, cuja manchete seria: “Serra: Vou criar o Ministério do Acarajé”.

A manchete nunca existiu, tampouco a absurda promessa teria sido feita pelo tucano, que esteve na Bahia no último final de semana.

Trata-se de uma grosseira montagem com a logomarca do jornal feita pelo site antitucano “Cloaca News” no sábado, difundida na rede com tom de verdade, sobretudo entre apoiadores da petista.

Na segunda-feira, 20, a notícia foi reproduzida em sites de jornalistas, como Paulo Henrique Amorim, e publicada no “Blog da Dilma” e no “Amigos do Presidente Lula”. Ainda na segunda-feira, Amorim divulgou informação dizendo que se tratava de uma montagem feita pelo Cloaca News.

A foto utilizada na montagem propagada na internet foi publicada pelo mesmo jornal A Tarde em sua edição do dia 27 de agosto de 2009.

O editor de Política do jornal, Aldilson Borges, foi informado pelo Estado da utilização da imagem do diário na internet e confirmou se tratar de um boato.

(Comentário meu: Mais uma ação do PIG – Partido da Internet Golpista.)"
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/07

jbmartins

O Ze Serra Abaixo é o Oco perfeito, não apresenta na de concreto ao Povo por que nem ele tem personalidade, acho que ele esta mesmo para o mestre de FHC-368, com a diferença que na epoca de FHC-368, o PIG manipulava, e não havia internet tão difundida.

Marcio Gaspar

Quem sabe o Serra deixa a barba crescer e comece a falar com "preeesa", assim poderaa dizer que nao eh o pos Lula, mas o proprio Lula.

Carlos

Serra não foi ´amicíssimo´ de Gregório Bezerra?

Júlio

Note-se uma outra semelhança entre as campanhas de Serra e John McCain: o tucano tem em Índio da Costa a sua mais perfeita Sarah Palin.

Fátima Sousa

Azenha! O Flávio, dono do blog Investigador de Polícia sofreu sindicância por exprimir suas opiniões sobre a reestruturação da Polícia de SP. Levou 5 dias de suspensão em suas atividades (convertidos em multa). Mais uma tentativa de calar um blogueiro. Que autoritarismo, veja: http://www.investigadordepolicia.blog.br/archives

Roberto Souza

[…]Tudo isso fruto de inércia das classes políticas que se sustentam na tal 'democracia ' liberal intocável — que não passa de uma democracia sequestrada, como dizia Saramago, a serviço de interesses que não traduzem a vontade da sociedade de fato…Por isso, caros amigos, apoio a proposta: Moviemento Cidadão eficiente: reinvindicador da verdadeira redistribuição de renda e deslocamento da riqueza dinamizando a economia. ( Roosevelt fez isso nos EUAs com muitos custos políticos — mexeu ateh na Suprema Corte americana (o noso STF), Mas tinha atrás de si a crise de 29; aqui nós temos a escandalosa crise da 'miserabilidade' atrás, vamos topar? )

    Milton Hayek

    Essa o Tasso Jereissati vai gostar,Roberto.Tem isenção fiscal de IMPOSTO DE RENDA ATÉ 2013(com ALÍQUOTA ZERO!!!) até para leasing de aeronaves!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Veja na página 83:
    http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/estudot

Roberto Souza

O que o Sr Hayek coloca em seu comentário é muito significativo. Precisamos esclarecer: quando nos colocamos numa crítica frontal, voraz e irônica sobre aqueles 'cansados' de pagar impostos, parece que nós estamos a favor de cobrança de impostos: NÃO! Somos pela redistribuiçao dessa carga onerosa que recai principalmente sobre os pobres e isso implica num real equilíbrio da balança, contrário àqueles que vivem a custas de incentivos do estado, e sobretudo, aqueles que tem condições de mobilizar recursos que estão em propriedades, imóveis, ouro, investimento financeiros, iates, fazendas todas ociosas que não produzem nenhum bem material nem dinamiza a sociedade[…]

    Milton Hayek

    Vamos pra cima deles,Roberto.Esse debate precisa cair na boca do povo.Eu não sabia que Roosevelt tinha feito o Movimento Cidadão Eficiente.
    Já encontrei o DGT 2010,com as isenções e outros benefícios tributários(que o governo chama de gastos tributários indiretos) dados aos mais ricos do Brasil.O documento só é feito porque o artigo 165 da CF88,parágrafo 6, manda:
    http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf165a

    § 6º – O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    Tá aqui:
    http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/estudot

    Vamos pra cima deles também,gente!!Não podemos deixar os mais ricos dizerem que vivem afogados em impostos quando,na verdade,somos nós que levamos o Brasil nas costas!!Podemos fazer como o pessoal do PEDAGIÔMETRO e criarmos um ISENTÔMETRO/SONEGÔMETRO para nos contrapormos ao movimento dos empresários que querem aumentar o fardo fiscal sobre nós.

    Carlos

    "O documento só é feito porque o artigo 165 da CF88,parágrafo 6, manda: http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf165a
    Quem (do "Centrão") propôs e quem votou a favor disso?
    DIAP tem a resposta?

Milton Hayek

Recentemente foi lançado(pela tigrada empresarial do Brasil,que além de sonegar impostos desfruta de crédito fácil do BNDES,CEF e Banco do Brasil) o movimento Brasil Eficiente(vejam só o nome……).O ìndio do Serra foi convidado e não foi,porque estava dormindo….
Pois bem….Quel tal começarmos a pensar no movimento Cidadão Eficiente,seguindo os mesmos princípios do pessoal que criou o PEDAGIÔMETRO?????????Tá na hora de nós sabermos que nós,cidadãos brasileiros,pagamos muitos impostos não por causa dos "gastos públicos".Nós pagamos muitos impostos,sim, por causa da falta de pagamento de impostos sobre o patrimônio,renda e aplicações de capital(em títulos da dívida pública, principalmente).Sim!!!!Chega de levarmos esse empresariado vagabundo nas costas!!!
Tá na hora de acordar.Eles,os empresários,tem as trombetas do PIG pra reclamar da boa vida que levam.Nós,os cidadãos,temos a internet para esclarecer aos brasileiros que esses cretinos mentem, descaradamente, ao quererem ainda mais privilégios fiscais do que já têm.
Portanto,companheiros,MOVIMENTO CIDADÃO EFICIENTE já!!!Tirem a carga tributária das nossas costas!!!Não aguentamos mais sustentar empresários vagabundos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Luiz Carlos Azenha

    Apoiado!

    Jairo_Beraldo

    Empresários vagabundos é ótimo!

    Milton Hayek

    Então vamos nessa,Azenha!!Pra começar,alguém poderia dar o nome oficial ao movimento e quem quiser organizar uma página com os dados,entre aqui para trocarmos idéias.O nome que eu dei é apenas sugestivo.

    Milton Hayek

    Veja só,Azenha.Ricardo Teixeira(com os privilégios que a CBF desfruta,com jogos de azar nas loterias para financiar essa entidade privada) tem moral pra falar isso:

    26/05/2010 22:30
    Sem isenção fiscal, Brasil não realiza Copa do Mundo, diz Ricardo Teixeira
    O pacote de incentivos elaborado pelo governo prevê isenção de tributos federais sobre bens importados pela Fifa e autoriza cidades-sede dos jogos a isentar de ISS eventos de organização dos jogos.
    http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/ESPORT

    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Milton Hayek

    Enquanto o governo dá privilégios fiscais aos empresários,multa o cidadão em 75% do IR se suspsitar de má-fé do coitado:
    http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2194035/cama

    Câmara aprova MP que amplia benefícios fiscais a
    diversos setores
    Extraído de: Folha Online – 18 de Maio de 2010
    A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a medida provisória 472, que amplia benefícios fiscais para vários setores da economia. O texto foi aprovado pelo Senado, mas precisou ser votado novamente pelos deputados pois recebeu 53 emendas dos senadores.

    Contribuinte poderá pagar multa de 75% por má-fé
    Câmara mantém multa de 75% no caso de dedução indevida no ir

    E nós??????Que tal isenções fiscais para quem faz serviço voluntário????????????????????

    Milton Hayek

    Saibam que foi só agora, em junho de 2010,que o governo acabou com as isenções fiscais para quem trazia dinheiro de paraísos fiscais para o Brasil:
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+

    "Medida para investidores com origem em paraíso fiscal também vale para pessoa física

    Mais cedo, Receita havia anunciado fim de benefícios fiscais para empresas que operam no Brasil, mas com origem em países enquadrados

    BRASÍLIA – A Receita Federal informou há pouco que vale também para pessoas físicas – e não apenas para empresas – o fim de benefícios fiscais para investidores que operam no mercado financeiro do Brasil, mas com origem em países enquadrados como paraíso fiscal.

    Segundo Instrução Normativa nº 1.043, da Receita Federal, publicada nesta quarta-feira, 16, no Diário Oficial,as aplicações em ações e títulos públicos, que tinham isenção de Imposto de Renda (IR), agora passam a ser tributadas à alíquota de 15% no caso de ações e de 22,5% a 15%, dependendo do prazo, no caso de títulos públicos. Neste segundo caso, a cobrança do IR ocorrerá sobre os rendimentos obtidos a partir do dia 7 de junho, ficando os rendimentos obtidos antes desse dia livres da tributação".

    Ronaldo César Coelho,o banqueiro bonzinho que empresta o jatinho para Serra,tem quase 600 milhões de reais nas Ilhas Virgens:

    Homem do jatinho de Serra, suplente de Cesar Maia, tem 228 milhões(dólares) em paraíso fiscal: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

    Será que é por isso que Serra fez isso:
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

    Serra liberou geral a agiotagem dos bancos: derrubou o teto de 12% de juros, na constituição

    Depois disso o banqueiro do jatinho evolui assim o patrimônio:

    1996: R$ 28 milhões
    1997: R$ 69 milhões
    2001: R$ 298 milhões
    2006: R$ 493 milhões
    2010: R$ 565 milhões

    Levy

    Falando em Índio e MacCain, o Índio é a Sara Palin brasileira? heheh

Edinho

Coloca mais uma na conta:

em Santa Maria no interior do Rio Grande do Sul, cidade com cerca de 250 mil habitantes, "Ele" prometeu construir um aeroporto internacional na cidade. Isso mesmo! Poucas horas depois, "Ele" prometeu inciar a construção da nova ponte do Lago Guaíba a partir de 1º de janeiro de 2011, em um programa da tvcom (pertencente à rbs)…

Como diria Alberto Roberto (personagem do Chico), "Ele" é o másquimo!

ricardo silveira

Quando em cada lugar o sujeito diz uma coisa fica-se sem saber o que ele de fato pensa. É o Zé Camaleão. Mas é mais que isso, é o que diz para enganar, para desinformar o eleitor, para confundi-lo, o que, obviamente, não contribui em nada com a vida política do país, porque se vale de um discurso rançoso, antigo que por décadas amarrou o desenvolvimento do país e constituiu-se em permanente obstáculo à politização do seu povo. O editorial da Carta Maior “IL CAPO AFAGA SEU PICCOLO BALILLA E RESERVA SEU LUGAR NA POEIRA DA HISTÓRIA” também ajuda a mostrar o que está por trás desse discurso mentiroso.

    beattrice

    O nível lamentável da campanha eleitoral nacional é mais um sintoma da situação escabrosa a que chegou o estado de SP nas mãos da dinastia tucana, que pensa poder repetir no país o despautério que faz em SP.
    Em outubro, SP precisa ir de MERCA ou SKAF e arrastar Al-ckmin para o segundo turno.

Luanay

Estão dizendo, na velha midia, que há mais ações do MPE contra o PSDB do que contra Lula e Dilma, no caso de propaganda antecipada.
Pergunta-se
1. Se é verdade, por que só Lula e Dilma são multados? (vide os berros diários da velha mídia)
2. Se é verdade, cadê as manchetes diárias na velha mídia contra Serra e PSDB?
3. Será por que a premissa do PME é que tucanos devem ser perdoados na maioria das vezes, enquanto Lula e Dilma são a priori culpados?

São perguntas retóricas, esclareço.

Elton AD

Azenha, dou uma sugestão de fazer uma reportagem sobre obras começadas e inacabadas no Estado de São Paulo.
Eu trabalhei em uma obra da Sabesp no municipio de São Roque-SP em 1998, era uma estação de tratamento de esgoto, e andei pesquisando e parece que ela até hoje não esta acabada. Acredito que deverá ter muitas obras inacabadas no estado.

    clemes

    Elton, poderia me mandar o seu telefone para e-mail para este endereço [email protected]? Abs

    Elias Avelar

    Conceição, então se houver interessarem numa matéria sugerida pelo Elton, já são duas obras para falar, na minha cidade Apiaí/SP que fica no alto Vale do Ribeira, tem uma obra da Sabesp para tratamento de esgostos que a anos não caminha, a placa na entrada da cidade tinha previsão para 2006, em 2007 mudaram para 2008 e em 2009 simplesmente retiraram a data para o final da obra.

    Posso mandar o meu telefone também?

    beattrice

    E não é impossível que muitas dessas "inacabadas" ou mal começadas tenham sido… inauguradas, SERRA e AL-CKMIN são capazes de inaugurar até maquete.

blogdacoroa

Não se deixe enganar, o Serra não será a continuação do Lula
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/07/21/nao-s

monge scéptico

A patologia que o serra desenvolve ao mentir, casos que estão virando anedotas,é reforçada pelos
seus marqueteiros bur…r, digo pouco inteligentes, que insistem na tese de que se ele se vestir de
cangaceiro ou Padim Ciço, vai enganbelar o nordestino. Este que viveu a vida toda sendo engana-
do, vai crer no serra? Que acabou o que outros tnham começado: destroçou são paulo hehehehe!!!

Milton Hayek

Baixaram,em Serra,os gordinhos Twedlle Dee e Twedlle Dum de Alice no País das Maravilhas.Um desdiz o outro continuamente!!!!Serra duplipensa!!!É um jênio!!!Um político QUÂNTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fora de Pauta
Enviado por luisnassif, qua, 21/07/2010 – 00:00

Depois que Serra declarou que pretende mudar a Constituição para tornar eterna a Zona Franca de Manaus, não entendi mais nada. Se se fosse eleger a bandeira que mais marcou a atividade parlamentar de Serra (e ele como Ministro do Planejamento) foi o combate férreo ao polo industrial de Manaus. Agora ele vai a Manaus, desdiz tudo o que falou e promete eternizar a Zona Franca. Os empresários de Manaus não vão acreditar; e os de São Paulo deixarão de acreditar.

Francamente, não consigo encontrar uma explicação racional para essa piração de distribuir promessas a granel, sem procurar dar um fio lógico ou um mínimo de consistência com a própria história do Serra.
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/fora-de-

[youtube hDdsCsgvB44 http://www.youtube.com/watch?v=hDdsCsgvB44 youtube]

    Danielfo

    Político quântico: quanto mais você tem certeza do que ele diz, menos você tem certeza do que ele pretende fazer.

    Leider_Lincoln

    Numa prova de filosofia para minha turma, discuti o ser e o não ser à partir do gato de Schrödinger. Perdi uma ótima oportunidade de usar as declarações do Serra como um exemplo melhor. Mas para a prova final, em que a parceria será novamente fisica/filosofia. utilizarei este exemplo, sem dúvida…

Milton Hayek

Como dizia Luis Gonzaga:"O homi endoidou.Quer pegar o sol com a mão"

Serra em Goiânia

Enviado por luisnassif, qua, 21/07/2010 – 09:28
Por marlon

Em Goiânia, ontem, Serra prometeu construir o metrô na capital goiana. Afirmou que sua inexistência nesta cidade é culpa do governo federal. Também disse que o metrô de Salvador nunca andou porque o governo federal foi incompetente para isso. Disse ainda que há um "apagão de infra-estrutura no Brasil" em função da incompetência do governo federal em "tirar projetos do papel".

Fico só imaginando o que pensaram os empresários que acompanharam seu discurso, pois a ferrovia norte-sul está bombando o interior de Goiáis, a duplicação da rodovia Brasília-Goiânia está pronta, inúmeras obras de acesso à capital (viadutos e trincheiras) estão sendo inauguradas e concluídas, os campi da UFG se tornaram verdadeiros canteiros de obra e as obras do aeroporto apenas não foram adiante porque na ocasião o governador Pirillo (PSDB) não entrou com a contrapartida estadual devida na obra… Devem ter pensado que Serra não conhece o país de que estava falando.

Por falar em aeroporto, Serra afirmou, para justificar a necessidade de privatizar os aeroportos no Brasil: "Construir um terminal é como fazer um shopping center".
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/serra-em

    Jairo_Beraldo

    O aeroporto de Goiania está com obras paralisadas desde o governo Perillo(PSDB), para que sejam feitas investigações para saber onde foram parar as verbas que o governo federal mandou para sua ampliação.

Depaula

Grande Azenha! Na mosca!

Zarkus Bittencourt

Serra não dá liga.
É a mesma coisa que fazer estrogonofe com azeite de dendê. Já viram isso? Nem eu.

Remindo Sauim

Como não tem como fazer campanha, o Serra e seu condomínio midiático (Folha, Veja, Globo, SIP e CIA) partem para a anti-campanha. O Serra diz uma besteira aqui e eles ecoam lá acolá. Só que a turma do outro lado está sendo mais inteligente, como no caso do falso Dossiê, o contraveneno foi espalhar que tudo não fazia parte de um livro de um jornalista mineiro. No caso das FARCS a bobagem foi tão grande, pois logo se descobriu que quem era o representante das FARCS, segundo a própria organização guerrilheira, no Brasil era o senador tucano Arthur Virgílio. O próprio candidato da direita alertou para aos radicais do PT, que ficou provado que realmente o são. Radicalizaram contra a fome, contra a miséria e contra o desemprego. O genérico de Fernando Henrique, tentou a República Sindicalista, o que causou problemas dentro da pequena e única central sindicalista que o apóia. Agora tentam a última cartada. Querem mostrar o MST como o grande perigo vermelho. Que vergonha Serra, acabou o jogo sujo criatívo. Votando na Dilma você escapa do PSDB (Partido Sujo e Da Burrice).

Carlos.

Como josé serra é dado a assumir a paternidade de filhos que não são seus (como a dos genéricos, por exemplo), sugiro que ele adote o discurso de Lorde Cigano (Bye, bye Brasil) em sua próxima viagem ao sertão (é claro, levando uma equipe de efeitos especiais da rede goebbels): "Neve! Neve como nos Estados Unidos, na Europa e mundo desenvolvido em geral…"

Peixoto/p.prudente

Só falta o Serra prometer: Se eu for eleito, vou fazer o Sertão virar mar…… ou: Vou Criar o Ministério da Rapadura….. o Ministério do Mocotó..etc….

AUGUSTO SOARES

Azenha, sempre muito claro em seus comentários. Parabéns.
Dilma 2010-2014. Mercadante em SP, basta de pedágios escorchantes. Por uma bancada respeitável no Legislativo para dar sustentação ao governo cidadão de nossa presidente. Eleições para procuradores. Por um STF de qualidade com De Sanctis e os juízes não coniventes com a corrupção .

doutormario

O camaleão Serra não engana o povo. Demagogo barato e inventor de baixarias está em ação como anunciou Ciro Gomes. A cada dia é uma decepção de quem seria o representante de uma elite intelectualizada. Mas não, ele representa a elite rasteira, que não tem compromisso com o país, que quer que a distribuição de renda continue como na era fhc e anteriores, que o patrimônio nacional seja rifado para os seus amigos do exterior. Fora serra ! Dima 2010.

Horacio V. Duarte

Critica o mercosul, a Bolívia do Evo e agora os 'vínculos' do governo com as Farc (parece até que está em campanha nos EUA) mas não apresenta linhas gerais de um programa de relações internacionais. Resumindo, não tem projeto, não tem programa, não tem discurso. É uma coligação em direção ao nada.

Macos

Aqui no Rio Grande do Norte ele prometeu fazer a fábrica de barrilha de Macau. Um projeto que já consumiu milhões do poder público e que nunca andou. Dizem que sai mais barato comprar barrilha – matéria prima do vidro – lá fora do que aqui. Dizem também que a indústria americana boicota o projeto. Enfim, dizem um monte de coisas e o troço permanece do jeito que está, um elefante branco no meio de uma região salineira.
Aí vem Serra e diz, num estalar de dedos, que vai fazer a fábrica de barrilha. Diz que é uma questão de vontade política.

Mario

Agora temos aloprados na Receita Federal também, acharam o elemento que quebrou (aliás está virando rotina isso, é caseiro, é EJ) o sigilo . Mas não era factóide do PIG? Ninguém mais comenta o caso?

Melinho

NO POVO ONLINE DE HOJE

Dilma tem 13 pontos a mais que Serra no Ceará

Dilma tem 41% das intenções de voto para presidente entre os eleitores do Estado. Serra tem 28%

Aviso: a pesquisa é data-falha e, portanto, não merece nenhuma credibilidade.

Rogério Floripa

Imaginem esse esquizofrênico como presidente?

Curso Básico de Jornalismo Manipulativo http://bit.ly/bZjPng

Orlando Bernardes

É, mas eles esquecem que o povo brasileiro não é o mesmo de anos atrás. Está muito mais consciente e sabe muito bem distinguir quem é quem nesta eleição. Este pessoal da direita perdeu o bonde da história recente do Brasil. São tão conservadores que praticam as mesmas táticas arcaicas como se nós fôssemos um bando de idiotas.

Dilma já no primeiro turno!

Marat

Gostei das capas do Cloaca… vamos fazer algumas aqui na Província de SP, com os dois Diários Oficiais do Serra: Folha e Estadão!!!

Melinho

É isso aí. Vamos denunciar para a maioria das pessoas verem com clareza.

José Antônio Araújo

Como se diz no nordeste: matou a cobra e mostrou o pau. Excelente caro Azenha!! Ontem em Manaus ele prometeu "eternizar a Zona Franca" de quem ele era inimigo mortal quando ministro e quando deputado.

Gabriel

A estratégia do Serra e do PIG seria perfeita se não fosse por um pequeno detalhe, seus adversários não vão seguir o roteiro deles.
"Faltou combinar com os russos'

Antonio Lyra Filho

Falta Serra combinar com nós eleitores.

flavio marcio

Em suma, um Frankenstein!

braga

amigo do gonzagão…………..heheh

dedinho

http://info.abril.com.br/noticias/internet/justic

Editora Abril torcendo pelo fim do orkut

Gerson Carneiro

Pernambuco, Estado natal do Lula, está tão carente da amizade do Serra que dá dó.

Por que em São Paulo o Serra não criou a Secretaria dos Dois Pastel?

Eu quero que o Serra crie o Ministério da Tapioca com Côco e Manteiga de Garrafa (e uma branquinha com limão antes pra abrir o apetite).

Rodrigo

O hilário é que o teu primeiro exemplo de manchete maluca não é do Cloaca. É que por aqui a realidade supera, de longe, há tempos, a ficção. É da Zero Hora mesmo.

Zé Henrique

Excelente síntese, meu caro.

Bernardo

Ao ler este artigo me lembrei da eleição passada, quando tucanos distribuíram santinhos com a cara do Lula e o número 45 impresso, lá no sertão.
Felizmente, o povo pode até ser desinformado, mas não é burro, como querem os demo-tucanos.

O Brasileiro

Se o PiG gosta tanto do Serra como gerente, por que não o leva para gerenciar seus negócios?

    Levy

    Booooa!!! hehe

Gerson

Azenha, você é o cara dos blogs !!

E dá-lhe acarajé, rapadura, buchada de bode, pato no tucupi, chimarrão, munguzá, sopa de piranha, costela de tambaqui, tacaca, tapioca, galinha ao molho pardo, e kkkkkkkk.

Só falta o Z.S. dizer que nasceu em Garanhuns.

Milton Hayek

Sabe que devia existir,Azenha,uma secretaria no MinC responsável pela catalogação e defesa de nossa comida???Não é má idéia.Temos uma culinária tão boa como a da França e Itália.Devíamos investir nisso.
Olha aí o que Lula fez hoje:

Lula sanciona Estatuto da Igualdade Racial e diz estar “em paz”

“Hoje nós estamos um pouco mais negros; um pouco mais brancos; e um pouco mais em paz.” Com essas palavras o Presidente Lula encerrou seu longo discurso na solenidade em que sancionou o Estatuto da Igualdade Racial e do projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). Ao final, foi cercado pelos representantes do movimento negro – defensores e críticos do texto – que encheram o salão do Palácio do Itamaraty, na tarde deste terça-feira (20). http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia

A diferença de Serra e Lula é que Lula diz e FAZ.Fez a primeira universidade afro-brasileira no Ceará,na cidade que primeiro libertou os escravos no Brasil.
Em Fortaleza existe um lugar chamado Dragão do Mar.è um centro cultural com o nome de um pescador que ajudava escravos e fugir do cativeiro.

Cloaca News

Acredite, caro Azenha: a manchete "Vou fazer a ponte do Guaíba", na capa do tabloide Zero Hora, é verdadeira. Diríamos que ela foi a que nos inspirou para continuar a série.
Podemos adiantar agora que iniciaremos outra série concomitante: a das manchetes que a Imprensa Golpista e Pestilenta jamais daria sobre Serra. Talvez o Cloaca, finalmente, seja processado. Tomara!

    Luiz Carlos Azenha

    Acho que meu erro, involuntariamente, acabou confirmando o texto: não dá mais para saber o que é verdadeiro e o que é piada!

    Gerson Carneiro

    Se o assunto é o Serra, é verdadeiro tudo que é piada.

    C. K. y A. (abrev.)

    É como o humorismo britânico: quando parece sério, é piada; quando parece piada, é sério!

    C. Khosta y Alzamendi (mais que 20 caracteres)

    Jairo_Beraldo

    Cumpadi Carneiro, o Zé teve aqui im Goiania onti, e vumitô asnera inté…i pió…rispingô nu cumpadi Caiado. Cansei di avisá cumpadi Caiado,pra nun ficá pertu du Zé. Agora ficu cum medu dele num se elegê…mas cumpru minha palavra di homi, qui vô vota nele, mais us cumpanhero piquenu e medi produtô num gostô do Zé falá im matá nossus irmão do mst, junto cum Caiado. Nóis sabi que eles só invadi ondi us latifundiu manda invadi. Cumpadi Caiado se lascô….pobrema deli…nun inscuta us povo mais trabaiadô!

    Marat

    Eu já disse que ele é Serreal, ou melhor, surreal…

Ed.

A mediocridade que Serra tem exibido em seus comentários e temas, tão verdadeiros quanto notas de sete e tão convenientes quanto um mico solto numa loja de cristais, só faz mostrar seu efetivo despreparo para liderar um país com imensos recursos e problemas, justamente quando começa a despontar no mundo como potencial nação (novata) de ponta. As empresas hoje contratam seus executivos não apenas com base em seus conhecimentos, experiência e inteligência convencional. Descobriram a inteligência emocional que consiste não meramente em pensar, mas em reagir com sabedoria, pragmatizar relacionamentos, etc.. Serra tem se mostrado um quase deficiente nesta área.

Cecéu

O Serra está na situação da Marianita sem eira nem beira. Uma personagem infantil cultivada nos anos quarenta, quando os livros vinham ou de Portugal ou da Argentina. Eu não seria louco ao ponto de achar que Serra e Dilma são semelhantes. Mas do Serra dá para ouvir o velho zumbido da maldade, que ao final será castigado.

Elvys

Azenha, Ministério do Acarajé porque foi na Bahia. Se fosse em Piracicaba, SP, seria Ministério das (dos) Pamonhas?

sergio

palhaço travestido de candidato,será o cacique da tribo costa depois das eleições

Clóvis

Azenha, tire a expressão falsidade ideológica do texto… Chame do que quiser, mas dar o nome de um crime pode te dar dor de cabeça de graça….

    Luiz Carlos Azenha

    Ok, caro Clóvis, meu objetivo era literal: falsificação ideológica. abs

    Mario

    Até porque se estivesse se referindo a um crime, seria o crime errado. A situação descrita em nada se amolda ao crime previsto no art. 299 do CP.

    Clóvis

    Por isto falei em dor de cabeça de graça e não em calúnia ou qualquer coisa. A situação é atípica, mas aí, até mostrar que fucinho de porco não é tomada…. Melhor mudar a expressão para falsificação ideológica!

Deixe seu comentário

Leia também