Serra chega a São Paulo pelo alto e Haddad encarna o andarilho

Tempo de leitura: 2 min

São Paulo: Do alto, é mais fácil (foto Wikipedia)

por Luiz Carlos Azenha

José Serra chegou a São Paulo pelo alto. Não explicou se foi de avião ou de helicóptero.

“Sempre que eu chego em São Paulo e vejo a cidade do alto, sinceramente, eu me emociono”, disse o tucano.

Mais tarde, não ficou claro se ele venceu ou perdeu duas eleições presidenciais — um telespectador desavisado poderia acreditar que ele é presidente de alguns estados: “Fui candidato a presidente da República duas vezes, perdi em alguns estados, ganhei em outros”.

Pontos altos do programa: a lista do que Serra já teria feito por São Paulo e o jingle que, por associação, rejuvenesce o candidato.

Se o jingle pegar entre as crianças, acaba pegando entre os pais.

O candidato do PT, Fernando Haddad, encarnou um verdadeiro andarilho.

Andou pela cidade toda.

Foi tanto movimento, do candidato e da câmera, que se continuar assim o “novo” será símbolo, apenas, de capacidade aeróbica.

O mote da campanha, de que as coisas dentro de casa foram resolvidas mas falta resolvê-las da porta para fora, está em sintonia com a ideia que muitos paulistanos têm de São Paulo: a casa como refúgio do caos urbano.

Ficou, do programa, a certeza de que Lula apoia Haddad, assim como apoiou Dilma quando ela era uma desconhecida.

Fernando Henrique Cardoso, incensado no site do PSDB pela liderança em uma enquete sobre o presidente que mais fez pelo Brasil, não apareceu no programa do candidato do partido a prefeito de São Paulo.

Do ponto-de-vista das imagens, o programa de Celso Russomano nos pareceu eficaz: beijos e abraços transmitiram imagem de proximidade entre candidato e eleitores.

Diante de adversários que estrearam com superproduções (Serra e Haddad), Russomano pode vir a tirar proveito da ideia do “time pequeno” num confronto desigual com gigantes.

Porém, estranhamente, um bom pedaço do tempo do programa foi ocupado pelo vice Luiz Flávio D’Urso, a contar uma parábola.

Veja a íntegra do primeiro dia de propaganda eleitoral e comente:

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Haddad pede direito de resposta ao “bilhete mensaleiro” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Serra chega a São Paulo pelo alto e Haddad encarna o andarilho […]

David

A Soninha é tão ecológica que nem lâmpada tem em casa, parece que gravou à luz de velas.

Marisa

Gostei do primeiro programa do Haddad. Ele se sai bem frente às câmeras, mostrou entusiasmo ao falar dos problemas da cidade e sobretudo têm um olhar convincente que passa a sensação de sinceridade. Agora é aguardar as propostas do programa de governo, ai sim, se decide entre PT ou PSOL.

Rafa

Parecia que o Paulinho da Força e a Soninha tinham morrido; o programa deles tinha músicas tristes, imagens em câmera lenta, citações bonitas, etc, parecia uma daquelas homenagens póstumas.

Os dois tavam muito chatiados pra quem quer ser prefeito.

Antônio

Um adendo ao comentário anterior.

Comparado a Let it be, que eu assisti em Currais Novos-RN, A hard day’s night (os reis do iê, iê, iê)foi o maior sucesso. O filme mostrava o Haddad, quero dizer, os Beatles, correndo o tempo todo para escapar do assédio das fãns.

Eu vi Os reis, no extinto Art-Palácio de Recife, em duas sessões consecutivas.
Já Submarino amarelo eu assinti no cine Madureira, no Rio de Janeiro, em 1971, também em duas sessões consecutivas.

Foi foi por essas e outras que meus irmãos me apelidaram de Beatlelado.

Antônio

Discordo completamente daqueles que dizem que o programa do Haddad foi ruim. Minha gente, o programa foi feito para a televisão.

Vocês se lembram do filme/documentário Let it be, dos Beatles, que foi filmado na cobertura da antiga EMI, em Abbey Road, Londres?

Eu assisti ao filme num cinema de Currais Novos – RN.

No final do filme só se encontravam eu e mais quatro gatos pingados no cinema.A maioria dos adolescente achou o filme um pé no saco.

A juventude não gosta de filmesa/documentários paradões, como aquele. Claro, havia na plateia umas poucas exceções.

A ideia de colocar o Haddad para andar de cabeça erguida e pegar imagens em direntes ângulos da cidade de São Paulo, transmite uma visão de juventude, dinamismo e segurança e reforça a imagem do candidato junto a molecada que não gosta de coisa muito paradona.

Eu só acho que nos próximos programas deve ser reservado um pouco mais de tempo à musica que foi gravada especialmente para o programa do horário eleitoral gratuito e que no final diz “Ha, Ha, Haddad, um nome novo pra esta cidade!

Eu acho que essa música vai pegar e a criançada vai começar a cantá-la nos ouvidos do pais.

AlvaroTadeu

Vi a propaganda de Serra e talvez me tenha distraído por alguns segundos, mas quando o vi pedalando, não vi as rodas da bicicleta. Desconfio fortemente que ele pedalou numa essas bicicletas ergométricas e a produção do vídeo inseriu-o na paisagem urbana. Duvido que o Serra tenha andado de bicicleta alguma vez na vida. A Sonsinha Francine é, realmente, ciclista de carteirinha e devia ter dado uma pequena ajuda ao seu amigo…

Gerson Carneiro

E lá vem o Serra com mais uma ideia mirabolante (e diabólica).

Agora o Serra anuncia o tal “Gerente da Saúde” que segundo ele “não é da área médica nem de enfermagem”.

O Serra enxerga a cidade de São Paulo como um grande supermercado aonde os gerentes são “solucionadores” de problemas setorizados. Daí o Gerente da Saúde, o gerente do Trânsito, o Gerente da Segurança…

Serra só evita admitir que nessa visão supermercadista dele tudo na cidade está à venda.

Além disso, ao nomear o gerente da saúde que não é da área da saúde o Serra está apadrinhando alguém.

E ao apadrinhar alguém cai por terra o brado tucano do “enxugamento da máquina do Estado”.

Nomear um “Gerente da Saúde” que não é da área da Saúde é colocar um não piloto para conduzir o avião. É colocar um não motorista para dirigir o ônibus. Ou seja, é uma irresponsabilidade. Uma inconsequência.

Um caso para ser denunciado à ANVISA.

Alexandre

compreendido.Valeu!!1

lia vinhas

Como TODOS os programasde candidatos majoritários do PT nos últimos anos, o do Haddad foi ótimo, desagrade a quem desagradar. A trilha sonora, as palavas do Haddad, as imagens bem colocadas e a dinamica do vídeo foram um conjunto que emociona e leva a pensar sobre tudo o que acontece naquela que já foi a cidade que se mais se destacava na América Latina. A participação do Lula, então,dispensa comentários.O problema é fazer os paulistanos mudarem sua visão política.

Marcelo de Matos

O tucano gaúcho tem cara de apedeuta, mas, diz que os erros em seu vídeo, no horário eleitoral, foram sabotagem. Será? Confira a notícia: http://eleicoes.uol.com.br/2012/noticias/2012/08/22/em-porto-alegre-psdb-diz-acreditar-que-erros-de-portugues-em-propaganda-eleitoral-de-vereadores-foram-sabotagem.htm

dukrai

agradeço muito o Azenha e a Conceição, mas pulo esta de ver propaganda de paulista, não consegui nem ver a do Patrus toda, quem sabe da próxima vez rs

Regina Braga

Vai ficar bom…a proposta do Russomano ,de Igrejas, por toda São Paulo…Cerra, continua inovador…já resolveu os problemas de enchentes(tbém com a falta de chuvas)…Haddad,como andarilho,mostrou mais a preocupação social…Enfim,pelo alto ou pelos lados…São Paulo precisa resgatar a cidadania e o humanismo,tão ignorados pelos demotucanos.

Gerson Carneiro

Acabo de reparar outro detalhe nas aparições do Serra na propaganda eleitoral. O maquiador escolheu a cor amarelo-bosta e ficou perfeita nele.

    Geysa Guimarães

    Tem certeza que é maquiagem?
    Ele sempre teve essa cor.

    roberto

    Outro detalhe importante é que só nas imagens “congeladas” ele aparece cercado por pessoas que não fazem parte do seu “staff’, assim não corre o risco das vaias serem ouvidas pelos telespectadores, pois ainda não inventaram foto com áudio.

Francisco

Será que o passarinho da historinha do Durso é um tucano?

Antonio

Não sei se perceberam, mas quem acompanhou o movimento pré-campanha, no primeiro programa percebe o serviço feito pela Sonsinha.
Ela lança uma idéia, uma bobagem qualquer, os tucanos fazem pesquisa para avaliar a recpetividade e…

Tá lá na campanha do Serra, como na terça quando o Zé apareceu com a idéia do gerente da saúde.

Incrível os dotes de interpretação do Serra, tem a cara sempre fechada, mostra a todos que está de mau humor.
Na TV, milagre, rosto descontraído, leve sorriso, voz pausada como é hábito dos tucanos.
Bem, hipocrisia é coisa de tucano.

rodrigo

Russomano é um boneco de ventríloquo de marketing?

O Haddad é super herói de estórias em quadrinhos?

— Alguém fala pro Lula que a liberdade de ser explorado pelo império inglês (e não pela coroa portuguesa) não é liberdade nenhuma…

O charmuta, ops, Alkcmin, ops de novo, Chalita sei lá, não agüento mais ver tanta PROPAGANDA. Quanto mais as mentiras do Nosferatu.

http://www.youtube.com/watch?v=a0s1YBqgIdg

Pedro Cruz

Como é bom ver o “melhor de todos”, o cara, comandando o PT e seus aliados. É emocionante, arrepia vê-lo de volta. Com Lula, não tem pra ninguem, É HADDAD!!!!

    Rodrigo Leme

    O candidato é Lula ou Haddad?

Cibele

Pelo amor do Cristo! São Paulo só escolhe os piores mesmo! Esse Russomano é uma piada de mau gosto, não acredito no que estou vendo. Concordo com a Amanda, ele é muuuuito fraco. E péssimo. Quando a gente pensa que o cão saiu do corpo…

Cesar

Tudo muito indefinido por enquanto. O programa do Russomano é fraco. O do Serra é típico de quem busca uma reeleição, mostrando o que já fez e que vai continuar. O do Haddad se baseia no fato de ser o novo para São Paulo (não sei porque escondeu suas realizações a frente do MEC). Num primeiro momento, o Serra leva vantagem, claro. Mas se Haddad resolver entrar no jogo, pode crescer durante o horário elelitoral.

Cesar

E o programa da Son(s)inha?
A filha dela diz: “Minha mãe é bastante ecológica! (…) Quando ela tá de carro, ela só abastece com alcool!” Acho que o pia é o Hommer Simpson! Só pode!

Amanda

Programa do Russomano péssimo, fraco.
Ele aparece como um garotinho medroso pedindo pelo amor de Deus pra votarem nele e ainda colocaram esse Durso falando bobagens. Um fracasso, coitado.

Amanda

O programa do Haddad foi excepcional. Adorei.
Hoje foi só primeiro programa e foi muito bem feito. Apresentou um candidato dinâmico, seguro que parecia saber do que estava falando, e bonito, porque não? Mostrou que é candidato de Lula e ele andando pela cidade e mostrando o que pretende fazer.

Não assisto programa do Cerra porque tenho nojo dele.

O resto é choro e ranger de dentes.

    adriana m carvalho

    Amanda você tirou as palavras da minha boca, Haddad além de ser competente é BONITO, É TUDO DE BOM E MAIS UM POUCO!.

Gerson Carneiro

Até aonde vi, o que destaco na campanha do Serra é “a novidade” prometida por ele trduzida em mais uma de suas ideias mirabolantes.

Agora o Serra está prometendo “colocar nos postos de saúde um profissional que não é da área médica e nem da enfermagem. É o GERENTE DA SAÚDE”.

O Serra enxerga a cidade de São Paulo como um supermercado aonde a figura do gerente é o solucionador dos problemas setorizados. Ele só não admite que nesse grande supermercado que é a cidade de São Paulo a ideia de venda também está inserida, e é a alma do negócio.

Detalhe: se o tal “gerente da saúde” não é da área médica e nem da enfermagem, certamente é um apadrinhado qualquer. Cadê o tão aludido “enxugamento do Estado” bradado pelos tucanos? Na prática não existe. Não perdem oportunidade de criar boquinhas.

Cesar

Como assim “ganhei em alguns estados e perdi em outros”? Çerra tá querendo que as eleições para presidente no Brasil adotem o modelo americano??

francisco.latorre

..

haddad. no olho. da mosca.

..

tempo. último e único primeiro valor.

roubado do cidadão. todo dia toda hora.

..

espaço. a casa melhorou a rua piorou.

pra todos. qualquer classe qualquer bairro.

..

ilustrado por joão santana. o craque.

conceito proposta emoção.

cinema. do bão.

..

pesquisa?.. midião?..

pesquisa do midião?..

ora me venda um bonde.

..

o povo. não é mais bobo. nem.

..

alexandre

é fala se do vice líder nas pesquisas e do terceiro lugar com 8%, mas não se fala do programa do líder nas pesquisas? EStranho

    Luiz Carlos Azenha

    Desculpe, Alexandre. Estamos experimentando problemas com nossa base de dados, de forma que você viu uma versão preliminar do post. abs

Deixe seu comentário

Leia também