VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Opinião do blog

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília


16/06/2010 - 17h05

por Conceição Lemes

A ideia do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas nasceu em maio. Sugerida por Luiz Carlos Azenha, foi aprovada durante o lançamento, em São Paulo, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

No final de maio, tivemos uma primeira conversa, da qual participaram o próprio Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa em vários outros blogs.

Resultado: o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é indispensável, imperioso e vai sair, sim.

Tivemos, ontem, a segunda reunião. Foi na sede do Conversa Afiada. Participaram Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Altamiro Borges (do Barão de Itararé e do blog do Miro), Conceição Oliveira (Maria-Fro), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Diego Casaes (Global Voices) e eu (do Viomundo, representando também o Azenha, derrubado por uma tremenda gripe).

Avançamos alguns pontos. Ficou decidido que:

1) O Encontro Nacional de Blogueiros será em Brasília. A opção se deveu a dois motivos: fugir do eixo Rio-São Paulo; os vôos de todas as regiões do Brasil passam por lá, o que facilitará a vida dos blogueiros.

2) Ocorrerá, provavelmente, nos dias 20 (abertura à noite), 21 e 22 de agosto. Como ainda estamos estudando a viabilidade de oferecer ao menos acomodações e passagens, até o início de julho bateremos o martelo sobre a data definitiva.

3)A organização ficará a cargo do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.

4) Na programação, haverá mesas redondas com palestras de grandes blogueiros do país. Algumas já propostas: os rumos da internet no Brasil; marco regulatório (mesa na qual serão discutidas a legislação atual, a necessidade de aprimorá-la e as tentativas de amordaçar alguns espaços críticos); e experiências de blogueiros de vários estados do Brasil.

5) Haverá, também, oficinas para ensinar blogueiros a otimizarem os recursos da internet. Por exemplo, twitter, produção de vídeos e de rádio web.

6) Realização de painéis, para que blogueiros possam se conhecer, conversar e trocar experiências.

7)Transmissão do evento pela internet. Como há possibilidade de as oficinas ocorrerem simultaneamente, a ideia é gravar todas para que depois possam ser acessadas por todos os participantes e blogueiros de qualquer parte do país. O objetivo é o de que as oficinas se transformem em conteúdo, mesmo.

8) A necessidade de buscar patrocínios, para tornar viável o encontro e ter maior número de participantes.

9) Abertura de uma lista para troca de ideias — por exemplo, sugestão de convidados, programação, oficinas, viabilização financeira, entre outras.

Esses são os primeiros passos, elaborados com ajuda de vocês. A intenção é a de que o encontro não olhe para o próprio umbigo, mas reflita preocupações de blogueiros com os vários sotaques do Brasil. Também pedimos a cada um que nos ajude a aperfeiçoar instrumentos que atendam às necessidades dos blogueiros e dos próprios brasileiros.

Sugestões serão muito bem-vindas. Afinal, o objetivo de todos nós é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas no país.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



176 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Marcos

24 de novembro de 2010 às 09h37

Pergunta ao presidente: A falta de efetivo da PRF compromete a segurança nas rodovias federais e de todo o país. Pois o transporte ilegal de armas e munições, de drogas, de mercadorias, de animais silvestres, de madeiras e os acidentes de trânsito vêm aumentando como se noticia na impressa diariamente. O que o senhor pretende fazer para uma retomada do concurso nacional da PRF do ano de 2009, que se encontra suspenso e não anulado, e que tem cerca de 1500 aprovados esperando a retomada da seleção?"

Responder

Calbercan

05 de julho de 2010 às 14h53

Como será a participação? Seria muito importante divulgar blogs e blogueiros por cidade que estão em contato e pretendem participar.

Responder

    clemes

    05 de julho de 2010 às 17h59

    Calbercan, isso será divulgado. Obrigada. Abs

Juarez Silva Jr.

04 de julho de 2010 às 19h44

Também estou dentro !!!, moro no meio da Amazônia (Manaus) e como sou ativista de DH e do Movimento Negro, tenho como foco predominantemente (entre outros assuntos progressistas) a temática étnico-racial e o combate ao racismo e desigualdades advindas.

Blog do Juarez
"Da amazônia para o mundo…" : http://blogdojuarez.amazonida.com/wp

Com o apoio e permissão das forças que me dão axé , estarei presente !

Responder

luizmullerpt

29 de junho de 2010 às 23h21

Muito bom. Agora se trata de organizar o evento, evitar a elitização, mas garantir profissionalismo, em especial nas informações e estabelecer a democracia participativa para a emissão individual ou coletiva de opiniões. Vou divulgar e tentar estar presente.

Responder

Luiz Teotônio Mendes

29 de junho de 2010 às 23h01

Vejo nestas atitudes uma grande ameaça a liberdade de expressão contida em poucos blogs e principalmente a elitização dos mesmos, uma vez que, já existe concurso para saber qual é o melhor blog (grande coisa!) e agora este encontro de blogueiros progressistas (pense em outra grande coisa!). Já sinto o fedor.
Com certeza a inutilidade da mídia brasileira também será direcionada aos blogs e isto é um fato gravíssimo que irá beneficiar um pequeno grupo de blogueiros que nada mais farão a não ser dar extensão a inutilizada e podre mídia brasileira, aos blogs.
Estou fora desta sujeira e não participarei por quantia, diploma ou medalha, de qualquer encontro desta natureza. De experts a serviço da podre e caótica mídia brasileira que tentará monopolizar também a livre opinião na internet, estou cheio a atencioso a tais fatos.
Temos que utilizar o blog, este espaço na internet, para informar com precisão e sem hipocrisia e não publicar textos lindos e maravilhosos que não informam nada ao ferrado cidadão brasileiro. Fundamental são blogs pelo o povo e não para o povo. Para assim tentarmos quebrar esta sujeira generalizada da informação da mídia que através dos seus fantoches tentam abocanhar também este espaço importantíssimo que alguns blogs usam para informar sem meias palavras o internauta atencioso que sabe discernir a verdade da mentira e principalmente quando está sendo enganado e jogado dentro da rede da desinformação como acontece com a monopolizada imprensa brasileira que não informa em nada, absolutamente nada o cidadão brasileiro e agora vem com mais esta jogada barata tentar convencer que a mesmice é o correto.
E para completar minhas suspeitas, vão realizar este encontro logo no Distrito Federal (Brasília), porque todos os aviões passam por lá (elitismo a vista). Quem sabe não acontece um suborno (corrupção) para através deste evento abrir as portas aos partidos que querem também utilizar estes blogs para expandir suas campanhas eleitoreiras que irá culminar mais uma vez em detrimento a sociedade brasileira. Quem sabe!!!
Para encerrar tem pessoas que acham que isto é democracia, provavelmente não tenham noção do real significado da palavra (uma utopia) e não vejam que o que existe no Brasil é uma Ditadura Econômica regida por déspotas fantoches e subservientes, que se utilizam da apatia popular e do amplo analfabetismo político da maioria, para destruir o Brasil e a sociedade brasileira, tudo em nome da democracia que só beneficia a elite dominante e sua oligarquia pútrida.

Responder

Alejandro Zurita

29 de junho de 2010 às 15h28

Aqui de Argentina..Soy bloguero y quisiera participar del encuentro en Brasil….con quien tengo que contactarme para poder participar. Nosotros en abril tuvimos un encuentro con 200 blogueros Nac & Pop todo un exito. Abrazo fuerte.

Responder

Douglas Yamagata

29 de junho de 2010 às 13h57

Gostei da idéia. Como faço para me inscrever?

Responder

    clemes

    29 de junho de 2010 às 17h27

    Douglas, provavelmente na próxima semana teremos essa informação. Abs

Givanildo

26 de junho de 2010 às 10h45

Vamos acompanhar, gostaria de obter masi informações sobre o Encontro, tem algum blog criado especificamente para o Enconro?

Responder

Encontro Nacional dos Blogueiros « PASSE LIVRE Online

19 de junho de 2010 às 00h20

[…] Passe Livre  reproduz o Conversa Afiada (blogo do Paulo Henrique Aamorim) que reproduz o site do Azenha, pai dessa brilhante idéia  que é realizar o Encontro Nacional de […]

Responder

Guilherme Milani, SP

18 de junho de 2010 às 15h06

Que pena, se fosse em SP eu iria. Mas, com o salário que o governo tucano me paga, viajar de avião se tornou um luxo do qual não posso tirar proveito. Fica pra próxima então. Espero e torço por um sucesso estrondoso desse encontro. Será que vai ser notícia no PiG?

Responder

    clemes

    18 de junho de 2010 às 18h15

    Guilherme, vai ser transmitido pela internet. Abs

exbancario

18 de junho de 2010 às 12h34

Azenha
desejo participar sobretudo para aprender um pouco mais com vocês.
como fazer para a inscrição? http://www.exbancario.blog.br

Responder

    Conceição Lemes

    18 de junho de 2010 às 12h54

    Exbancário, vamos divulgar aqui tão logo isso esteja definido. Abs

Carlos

18 de junho de 2010 às 11h04

Conta no Banco do Brasil e cada um deposita o que puder.

Responder

Roberto Takata

18 de junho de 2010 às 06h07

Outra sugestão é criar um grupo de trabalho para desenvolver um portal de mídia alternativa. Lá os blogueiros menores poderiam ganhar visibilidade. Além disso, teriam acesso a ferramentas que, isoladamente, dificilmente poderiam bancar: p.e., arcar com custos de divulgação.

[]s,

Roberto Takata

Responder

Mari Moscou

18 de junho de 2010 às 03h58

Estou sabendo desde os primeiros rumores, hehehe. Quero muito participar! Por onde começo?

Responder

Gerson Carneiro

17 de junho de 2010 às 23h57

Que Luz é essa, minha gente?
[youtube O_AXjLo0Kwo&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=O_AXjLo0Kwo&feature=related youtube]

Responder

Gerson Carneiro

17 de junho de 2010 às 23h56

Que luz é essa que vem vindo lá do céu?
Que luz é essa que vem vindo lá do céu?
Que luz é essa?
Que vem chegando lá do céu?

Que luz é essa que vem vindo lá do céu?
Brilha mais que a luz do sol

Vem trazendo a esperança
Prá essa terra tão escura
Ou quem sabe a profecia das divinas escrituras
Quem é que sabe o que é que vem trazendo essa clarão
Se é chuva ou ventania, tempestade ou furacão
Ou talvez alguma coisa que não é nem Sim nem Não
Que luz é essa, gente
Que vem chegando lá do céu

É a chave que abre a porta
Lá do quarto dos segredos
Vem mostrar que nunca é tarde
Vem provar que é sempre cedo
E que prá todo pecado sempre existe um perdão
Não tem certo nem errado
Todo mundo tem razão
E que o ponto de vista
É que é o ponto da questão
Que luz é essa que vem chegando lá do céu?

Que Luz É Essa? – Raul Seixas

Responder

Gerson Carneiro

17 de junho de 2010 às 23h46

Ôôômi seu minino, veeeeeenha!

[youtube c9-L6cGZqeo http://www.youtube.com/watch?v=c9-L6cGZqeo youtube]

Responder

EDSON HAUTSCH

17 de junho de 2010 às 23h21

Prezado Azenha,
Postei no Conversa Afiada, que vocês deveriam criar uma conta para depósito voluntários, com a finalidade de auxiliar nas despesas desse encontro. Posteriormene fazer uma transperente prestação de contas, para que todos vejam a seriedade desse trabalho.
Acredito que vocês vão se surpreender com o retorno.
Abram logo essa conta que a gente enche ela.
E Agosto está logo aí.
Ficamos no aguardo.
Um abração.

Responder

    Ana Cruzzeli

    18 de junho de 2010 às 10h39

    Apoio essa idéia
    No banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal
    Pode contar comigo

Gerson Carneiro

17 de junho de 2010 às 23h07

Tema musical do I Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas!

[youtube 2tCnAM4g8qE http://www.youtube.com/watch?v=2tCnAM4g8qE youtube]

Responder

Gerson Carneiro

17 de junho de 2010 às 23h05

Vamos logo que já tá na hora de zarpar
Vem sem medo que não vamos naufragar
Navegador!
Não se esqueça, meu amigo, de chamar o seu vizinho
Navegador!
Vê se na praça tem alguém para vir
A barca de Noé já vai partir, navegador
A barca de Noé já vai partir

Navegador!
Não se esqueça, meu amigo, de chamar o seu vizinho
Navegador!
Vê se na praça tem alguém pra vir
A barca de Noé tá pra sair, navegador
A barca de Noé já vai partir

Vamos escolher bem melhores condições
Longe desse triste carnaval de ilusões
Navegador!
Deixa os que sonham em ser felizes
Habitando o paraíso
Navegador!
Já faz tempo que esperou
Vivendo sob leis que não criou
Navegador
Vivendo sob as leis que não criou

A Ilha Da Fantasia – Raul Seixas – Composição: Raul Seixas / Oscar Rasmussem

Responder

julio pegna

17 de junho de 2010 às 22h48

Xi … tô vendo que esse encontro vai ter que ser num lugar gigante …. talvez na praça dos 3 poderes, prá caber tanta gente … o SANDALIAS DO PIRATA estará lá!

Responder

    clemes

    18 de junho de 2010 às 02h02

    Vai bombar, Júlio. Bem-vindo. Abs

borges

17 de junho de 2010 às 22h20

o evento deve ser financiado com recursos 100% privados. Para evitar a grita das vivandeiras de que o PT o está patrocinando.

Responder

Encontro Nacional de Blogueiros será em Brasilia e vai bombar | Conversa Afiada

17 de junho de 2010 às 21h27

[…] Conversa Afiada reproduz o site do Azenha, pai dessa brilhante idéia  que é realizar o Encontro Nacional de […]

Responder

Leila

18 de junho de 2010 às 00h25

Ótima a idéia. Atualmente minha primeira leitura diária são os blogs e depois passo uma vista pelos jornais da leviana e mesquinha "imprensa do PIG" . Infelizmente não poderi ir. Poderia ser pensados encontros regionais posterior ao encontro nacional para passar as informações.

Responder

Luiz Clete

17 de junho de 2010 às 23h43

Não tenho blog, mas se o encontro for aberto aos leitores de blog, to dentro.

Responder

    Conceição Lemes

    18 de junho de 2010 às 00h38

    Luiz, será aberto a leitores/internautas, sim. Abs

Walmir José Carvalho

17 de junho de 2010 às 23h17

Como será feita a escolha dos blogueiros progressistas, Azenha?
Já pensarem em criar um blog dos blogs progressistas, com links para eles?
Ou ele já existe.
Apoio o encontro.
Pode contar comigo.
Abraço
Walmir

Responder

Carlos

17 de junho de 2010 às 20h13

Edição dos escritos do Aloysio Biondi sobre a mídia.

Responder

Erick da Silva

17 de junho de 2010 às 14h59

Ótimas notícias!
Este encontro será fundamental para estabelecermos um avanço qualitativo na blogsfera.
Farei de tudo para participar deste importante espaço.

Erick http://aldeia-gaulesa.blogspot.com/

Responder

Antonio

17 de junho de 2010 às 14h30

Não sei se já deram a idéia, mas acho interessante fazer um esforço pra levar os blogs lúdicos, principalmente de quadrinistas. Claro, aqueles que se propõem a pensar a sua realidade, não aqueles que fazem piadinha com lula e cachaça, pobre e funk, etc. Tem muitos deles bons pra kct e que não fugiriam da raia.

Abraços

Responder

    Jairo_Beraldo

    17 de junho de 2010 às 22h25

    Antonio, voce viu que são blogs PROGRESSISTAS? Outrora era sinonimo de esquerda…acha que estes cabem no encontro?

Vendedor de Bananas

17 de junho de 2010 às 14h09

Também temos todo o interesse! Ótima a iniciativa!

Responder

Luis Soares

17 de junho de 2010 às 13h46

A ideia é fantástica e já havia postado no tópico anterior sobre o encontro. Mantenho um blog e irei me organizar para estar presente, desde já, apesar da distância.
http://www.pragmatismopolitico.blogspot.com

Forte abraço.

Responder

Daniel Fatini

17 de junho de 2010 às 12h03

Tenho interesse! Sou publicitário e blogueiro de oposição na minha cidade!
http://www.ofimdosilencio.com.br

Responder

Carlos

17 de junho de 2010 às 15h02

Convidar pessoal de língua espanhola e de integrantes da CPLP. E do software livre.

Responder

Flavio Nascimento

17 de junho de 2010 às 11h54

Parabens pela brilhante iniciativa !!!!! Pessoas comuns poderao participar ?? Sou de Gyn e portanto o deslocamento sera simples !!! Flavio Nascimento

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 15h25

    Flávio, com certeza. Internautas serão bem-vindos. Até lá. Abs

Hans Bintje

17 de junho de 2010 às 11h38

mariazinha disse:

"Ai, estou tão entusiasmada!
Imaginem a Esplanada com seu céu maravilhoso ao cair da tarde , tomada pelas pessoas, com algumas rodas de palestrantes; como na Grécia antiga…
Qdo. a Esplanada está cheia de gente, uma estranha energia envolve as pessoas…"

Se eu pudesse escolher o melhor comentário para justificar o encontro dos blogueiros, seria esse.

A mariazinha acertou: nunca foi objetivo estabelecer um falso conflito entre os conceitos de "atraso" e "progresso", mas de estabelecer um marco democrático, algo tão antigo quanto a ágora grega:

"Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica. Normalmente era um espaço livre de edificações, configurada pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência. É nela que o cidadão grego convive com o outro, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania. Por este motivo, a ágora (juntamente da pnyx, o espaço de realização das assembleias) era considerada um símbolo da democracia direta, e, em especial, da democracia ateniense, na qual todos os cidadãos tinham igual voz e direito a voto. A de Atenas, por este motivo, também é a mais conhecida de todas as ágoras nas póleis da antiguidade." ( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gora )

É o tempo de se estabelecer, de vez, esse espírito no Brasil todo.

Responder

Hans Bintje

17 de junho de 2010 às 14h27

Conceição Lemes:

"E vc e a esposa alemã irão? Sabemos que vc é cervejeiro também (rs). Abração e boa sorte"

Vamos participar desde que ela me leve até Brasília, da mesma forma que encarou um trânsito infernal – coisa que eu jamais faria – em São Paulo para que a gente pudesse encontrar pessoalmente você e o Azenha.

Eu devo dizer: valeu a pena o esforço!

Por esse motivo, eu sou um grande entusiasta desse encontro que estão programando. É uma delícia conversar pessoalmente com vocês.

Contudo, o deslocamento mata!

Aconteceu com o Luis Nassif: ele estava se apresentando num lugar ótimo, ao lado de uma estação de metrô em São Paulo, e eu tinha um grande prazer em prestigiar sua música.

Por motivos vários, ele teve que se mudar de lá e foi para um lugar fora-de-mão; este fã teve que parar de vê-lo. É uma pena!

Responder

    Conceição Lemes

    17 de junho de 2010 às 14h54

    Hans, então já sei o caminho das pedras. Tenho de falar com a sua esposa, rs. Convide-a em meu nome, por favor. Grande abraço pra vc, um beijo pra ela.

Hans Bintje

17 de junho de 2010 às 14h05

Vera Pereira disse:

"Não entendi o desprezo do colega acima por oficina para ensinar blogueiros inexperientes, ou internautas candidatos a blogueiros, ou ainda a criadores de conteúdo de outras formas em redes sociais. Como e onde vou aprender se não com quem sabe fazer?"

É por esse motivo que eu valorizo tanto o trabalho do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé. Esses tuturiais deveriam estar disponíveis por lá, em vários níveis, desde "analfabeto" até "expert".

Eu falo – e repito – sobre o tema cervejeiro não só pela bebida em si, mas pelo processo de difusão de conhecimento que deveria ser reproduzido pelos blogueiros alternativos.

Se você é do Rio de Janeiro, por favor, converse com o Leonardo Botto: ele postou um dos melhores vídeos na internet sobre o tema e tem um site que é leitura imperdível, http://blog.bottobier.com.br/

Torno a repetir: é o processo de difusão de conhecimento, de interação entre as pessoas que importa. Se houver cerveja, para mim, tanto melhor.

Responder

Hans Bintje

17 de junho de 2010 às 14h02

DUKRAI disse:

"O Felipe da Taberna está pretendendo reunir a galera para degustar a produção própria e de cervejeiros artesanais formados ou não pela Taberna, se vc é de BH, junte-se aos bons."

E eu aposto em vocês de BH. Não quero e nem procuro um papel de protagonista neste caso: é um evento de brasileiros para brasileiros, uma grande oportunidade para fazer o que vocês podem fazer de melhor, usando os instrumentos da CULTURA LIVRE.

Por exemplo, se vocês de BH quiserem fazer cerveja para o evento dos blogueiros, publiquem a receita para que qualquer um possa repetir, tirem fotos do processo de produção, façam uma festa merecida.

Acredito que o Azenha e a Conceição Lemes terão o maior prazer de publicar todo esse material no Viomundo.

Vocês, brasileiros, são os heróis dessa História!

Responder

    dukrai

    17 de junho de 2010 às 13h42

    grande Hans, vc sabe que nós temos tudo para nos transformar no país da cerveja e para isso, maibródi, contamos com os mestres alemães, belgas, ingleses, thechos, aquela galerinha ali que aparece nos rótulos das nossas preferidas.
    O Azenha vai desculpar a invasão, vamos dar o link da receita da FelipeAle e fotografar o processo.
    A festa é nossa, majestática, universal.

Taw

17 de junho de 2010 às 14h01

Muito boa a iniciativa.

Acredito que esse tipo de movimento poderia que alcançar mais os jovens em universidades, de forma que não se limitasse só a estudantes de comunicação.

Responder

Adriana Jota

17 de junho de 2010 às 13h55

Caros Azenha e Conceição,
Essa modesta leitora confirma sua presença onde quer que seja feito…. Em qualquer data, local, fazendo chuva, sol ou nevando (ih)….Melhor ainda do lado de Goiânia! Quem não conhece poderá apreciar a beleza do Cerrado basileiro. Com certeza estarei ai pra aprender e prestigiar.
Se precisar de apoio na organização, pode contar comigo.

Responder

Fernando Tobgyal

17 de junho de 2010 às 13h51

Apoiado, tenho interesse em participar. Coordeno o setor de Comunicação e Marketing da Fundação Amaral Carvalho, com experiências muito interessantes para compartilhar.

Responder

Penha Souza

17 de junho de 2010 às 13h44

Para facilitar a comunicação, sugiro desde já criar um banco com os e-mails de todos que, até o momento, manifestaram o desejo de participar. E um link para uma relação dos bloggs da galera para que cada um conheça o que cada qual está fazendo. Estarei lá, com certeza.

Responder

SAROBA Settineri

17 de junho de 2010 às 13h39

GUERRILHEIROS [email protected] interessadísimos em participar deste que, para nós, será um marco na 'blogosfera' brasileira. Todas as questões que nos angustiam: $$$, assistência jurídica para defender de ataques do PIG e/ou daqueles que conhecemos bem, aperfeiçoamento técnico na utilização dos recursos da rede, entre outros tão necessários a esta verdadeira REVOLUÇÃO que se opera nas comunicações não só do Brasil como do Mundo.
Estaremos economizando nossos caraminguás – pois não recebemos nada de ninguém – para ver se nossa participação possa ser 'presencial' e não apenas virtual.
E, desde já, participaremos da divulgação do evento para que o maior número de blogueiros tenha as informações necessárias para poder acompanhá-lo.

Responder

Jordam

17 de junho de 2010 às 13h23

Maravilhoso, amadureceu muito rápido e fico feliz, independente de ir ou não vamos criar um canal para mandar todas a sugestões, quando a pauta do encontro estiver montada, assim os que não puderem ir pelo menos serão ouvidos com as sugestões.

Saudações Fraternais

Responder

setepalmos

17 de junho de 2010 às 09h54

Sensacional.
Os custos são o problema, mas com esforço tudo dá certo.

Responder

Briguilino

17 de junho de 2010 às 09h33

Bom dia blogueiros!!!

Como não poderei participar do encontro por motivo de força maior – $$$ -, envio a sugestão:
Criem uma programa como o AdSense do Google e disponibilizem aos blogueiros progressistas. No fim das contas $$$ é preciso.
Parabéns e sucesso sempre a todos blogueiros.

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h50

    Briguilino, os levantamentos de custos ainda estão sendo feitos visando barateá-los, claro, o Piau já sugeriu a hospedagem solidária…Portanto, calma. De qualquer forma, sugestao ja registrada. Abs

    Gerson Carneiro

    17 de junho de 2010 às 13h17

    êêêbaaa! se tiver um lugar pra armar rede e a casinha coletiva pra dá aquela arriada depois do almoço, tá bom Dilmais!

Davi Vitalino

17 de junho de 2010 às 08h58

Sugiro uma oficina para ensinar todos os blogueiros a rastrear trolls, assim como orientação jurídica para medidas legais contra ofenças e ameaças.

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h45

    Davi, excelente. Sugestão anotadíssima. Abs

    Adriana Jota

    17 de junho de 2010 às 13h37

    Chama o Burburinho……

Marat

17 de junho de 2010 às 08h53

Estarei em pensamento com vocês, e fazendo meu trabalho de formiga na divulgação do evento… Quando o segundo centro de estudos for criado (o Stanislaw Ponte Preta – rsrsrs), farei um brinde! Êxito a todos!!!

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h43

    Marat, o grande Stanislaw merece também. Abs

Adriana

17 de junho de 2010 às 08h51

Oi Azenha e Conceição!!!
Não terei como ir pois trabalho em rádio e fica difícil convencer meu chefe a colocar outra no meu lugar pra eu poder viajar.
Mas estarei acompanhando tudo aqui do RJ e vou divulgar bastante.
Boa sorte!!!

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h42

    Adriana, maravilha. Precisaremos de muita divulgação. Beijo e boa sorte

Engajarte

17 de junho de 2010 às 08h17

Planejamos comparecer – http://engajarte-blog.blogspot.com/
Apoio a sugestões:
– orientação jurídica para atuar na web e sistema de suporte jurídico, pois o próprio processo é utilizado como arma para intimidar e calar os blogs independentes.
– desenvolvimento de plataforma não proprietária para a blogolândia.
Sugestões:
– Metodologia e orientação para blogs de informação, conforme diretriz do Rodrigo Viana – Escrevinhador

Responder

    mariazinha

    17 de junho de 2010 às 13h25

    Nossa!
    Que espaço especial! Presença importante no evento.
    J á adicionei aos favoritos.
    Parabéns!

Piau

17 de junho de 2010 às 05h04

Conceição, já organizei sem muita grana alguns encontros e uma coisa que é legal para ajudar aqueles quem tem poucos recursos é a hospedagem solidária. A idéia é a galera da cidade, no caso Brasilia, hospedar, solidariamente, sem custos, o pessoal que vem de fora e que já vai ter que arcar com as despesas de transporte e alimentação. Amplia a participação, reforça os laços de solidariedade e de quebra se faz novos amigos.
Fica a sugestão,
Piau

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h37

    Valeu, Piau. É uma boa sugestão. Anotada. Abs

Roberto Takata

17 de junho de 2010 às 03h27

1) Tentar viabilizar tb transmissão ao vivo pela internet para os que não tiverem condições de ir até Brasília;
2) Ajudar na organização de excursões/caravanas partindo das principais capitais: fazer cadastros de interessados em ir de ônibus fretado, p.e.;
3) Oficina de jornalismo-cidadão: como fazer apuração, registrar denúncias (é preciso tirar fotos, ter testemunhas, anotar local e hora, etc.), como fiscalizar as contas municipais…
4) Lançar bases para criação de diretórios e ramos do Instituto Barão de Itararé por todo o país;
5) Criação de um boletim informativo eletrônico – inicialmente para a comunicação do andamento da organização do encontro (diferente da lista de discussão para a organização), depois sobre os desdobramenntos do encontro e temas relacionados;

[]s,

Roberto Takata

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h27

    Roberto, ótimas sugestões. O item 1 já está previsto. É fundamental. Obrigada. Abs

@andreguimaraess

17 de junho de 2010 às 02h15

Fantástico! Este será um momento ímpar para a comunicação alternativa. Certeza que com este evento conseguiremos dar mais um importante passo neste processo REVOLUCIONÁRIO executado através da comunicação via rede na WEB 2.0. Nós [email protected] Progressistas, precisamos ser o alicerce deste processo realizando um evento pautado na organização do Fórum Social Mundial misturado com o Campus Party, um evento que envolvam as entidades do Movimento Social Brasileiro. Estamos através da comunicação digital otimizando o exercício da democracia e das formas de executar a mobilização social. Estou a disposição para ajudar em que for possível para a execução deste importante acontecimento social no Brasil.

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h24

    André, todos vcs vão poder nos ajudar muito. E precisaremos, viu? Aguarde-nos. Abs

    mariazinha

    17 de junho de 2010 às 13h22

    Conceição:
    que tal criar um fundo, com uma pequena contribuição de cada um.
    Talvez assim todos possam ser beneficiados; afinal participamos e usufruimos muito.
    Nada se faz sem dinheiro e não é justo, logo o BRIGUILINO companheirão, ficar de fora.
    Força, gente. Nós podemos!

@yurisoares

17 de junho de 2010 às 02h05

Todo mundo será bem recepcionado aqui em Brasília!

Sabemos das dificuldades de se organizar um evento do tipo, e desde já nos colocamos à disposição para ajudar na construção do encontro.

Aqui na UnB organizamos uma ótima conferênca livre de comunicação, com muitos debates, oficinas, etc…
http://twitpic.com/j257x
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia….

No DF também temos blogueiros, rádios comunitárias, movimentos pelo direito à comunicação, muitos comunicadores progressistas…

Vai ser um sucesso!

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h23

    Yuri, vamos precisar da ajuda de todos. Seu nome já na nossa lista. Abs

Cloaca News

17 de junho de 2010 às 00h50

Conceição, este cloaqueiro vai. Não importa onde, não importa quando, este cloaqueiro vai. Chova ou faça sol, este cloaqueiro vai.

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h20

    Cloaqueiro, como o identificaremos (rs)? Gostaríamos de conhecer também a NaMaria e o Stanley Burburinho, e você? Será um prazer imenso conhecer pessoalmente todos. Obrigadíssima pela excelente contribuição dos três. Abs

    dukrai

    17 de junho de 2010 às 13h02

    O Prof. Hariovaldo vai ser convidado rs?

    mariazinha

    17 de junho de 2010 às 13h29

    Stanley Burburinho?
    Não pode! Ele é o nosso super herói!
    Só se ele for disfarçado.

    dukrai

    17 de junho de 2010 às 13h49

    de capa e chapéu rs

    Leider_Lincoln

    18 de junho de 2010 às 10h29

    Verdade: o Stanley Burburinho, o Professor Hariovaldo, a NaMaria e o Cloaqueiro têm identidades secretas. Mas não é por isso que não devem ir, muito pelo contrário! O professor Hariovaldo, por exemplo, não pode perder esta oportunidade de identificar os vermelhos…

Joao

17 de junho de 2010 às 00h36

Acompanharei pela Net.,
tudo que for passado, para eu me deslocar até Brasília não dá falta verba.
Desejo sucesso. http://chebolas.blogspot.com/

Responder

Eliane

17 de junho de 2010 às 00h13

Sei que a idéia é fazer um encontro independente, apartidário e etc, mas acho que vocês poderíam convidar pessoas também "progressistas" para este maravilhoso evento, como o professor José Geraldo (reitor da UNB) que faz parte do grupo o Direito achado na rua, a Deputada Èrika Kokay ,militante dos Direitos Humanos, que tem feito um trabalho fantástico no DF entre´outras personalidades do pr,óprio governo que teriam condições de ajudar na divulgação desse trabalho maravilhoso dos blogueiros. Vejo essas discussões dos blogs progressistas como um descortinamento das nossas consciências que foram por anos manipuladas pela mídia urubulesca e golpista. Um grande abraço

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h10

    Eliane, outros comentaristas já citaram o reitor da UNB. Obrigada pelas sugestões, vamos discuti-las, sim, rapidinho. bjs

Bel Brunacci

17 de junho de 2010 às 00h06

Que bom ter mudado o encontro para BSB, assim eu posso participar! Quero aprender muito e trocar muitas idéias com essa gente toda que com certeza virá para cá. Contem comigo.

Responder

Avelina Martinez

16 de junho de 2010 às 23h46

Já deixei meus comentários no blog Mariafrô.
Mas não custa reforçar aqui.
Preocupa-me a questão financeira, passagem de avião,hospedagem etc.
Isto limitaria a participação de alguns blogueiros, mas sejamos otimistas.
Quero ,sim, oficinas para ensinar os menos experientes a usar bem e eficazmente as ferramentas disponíveis.
E, já estou me inscrevendo.
Com que roupa, eu não sei, mas que eu vou, vou!

Responder

    mariazinha

    17 de junho de 2010 às 14h03

    Querida, de preferência bem despojada e com muito coisa boa na cachola!

    Veja!
    Não diga que a canção
    Está perdida
    Tenha em fé em Deus
    Tenha fé na vida
    Tente outra vez!…

    Beba! (Beba!)
    Pois a água viva
    Ainda tá na fonte
    (Tente outra vez!)
    Você tem dois pés
    Para cruzar a ponte
    Nada acabou!
    Não! Não! Não!…

    Oh! Oh! Oh! Oh!
    Tente!
    Levante sua mão sedenta
    E recomece a andar
    Não pense
    Que a cabeça agüenta
    Se você parar
    Não! Não! Não!
    Não! Não! Não!…

    Há uma voz que canta
    Uma voz que dança
    Uma voz que gira
    (Gira!)
    Bailando no ar
    Uh! Uh! Uh!…

    Queira! (Queira!)
    Basta ser sincero
    E desejar profundo
    Você será capaz
    De sacudir o mundo
    Vai!
    Tente outra vez!
    Humrum!…

    Tente! (Tente!)
    E não diga
    Que a vitória está perdida
    Se é de batalhas
    Que se vive a vida
    Han!
    Tente outra vez!…
    http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48334/

Raphael Tsavkko Garcia

16 de junho de 2010 às 23h28

A idéia é excelente e bem vinda, mas só posso criticar a escolha do lugar. A maior parte dos blogueiros me parece estar em São Paulo e no eixo Rio-São Paulo indo até Minas e Rio GRande do Sul. Não faz sentido fazer algo dessa magnitude, em tão pouco tempo, distante do centro. BRasília talvez seja interessante pra quem mora no Norte e Centro-Oeste… mas só!

Duvido muito do sucesso e da penetração do evento na blogosfera acontecendo o evento em Brasília. O que seria uma pena.

Mas na onda das sugestões, não pode faltar debate sobre censura, dicas sobre como escapar de processos, o que fazer para se defender…

Além disso é interessante reforçar a luta anti-PIG, aproximar a ALTERCOM dos demais blogueiros e criar uma rede efetiva de solidariedade entre todos.

Responder

    Leider_Lincoln

    17 de junho de 2010 às 21h04

    Deixa de ser ranheta, Raphael: você vai adorar Brasília!
    :]

Angela Ramarques

16 de junho de 2010 às 23h21

Conceição, esqueça essa de patrocínio: as planilhas das empresas a esta altura do ano já estão fechadas! Tirando aqueles 5% que são contra tudo, não seria possível contar com os 95% restantes? Que tal criar uma conta, publicar em todos os blogs participantes para que os próprios navegantes colaborem? Tipo clique aqui e colabore com 1, 2, 3 …4 reais ou quanto puder para que o encontro se torne realmente indenpendente…

Responder

Lelton

16 de junho de 2010 às 22h53

Beleza! Estarei aqui esperando por vcs pessoal! Estou desenvolvendo um projeto de um blog na minha escola…espero levar meus alunos! :) viva a blogosfera!

Responder

Hudson Luiz

16 de junho de 2010 às 22h44

Já estava na hora de termos um encontro com tal proposta e voltado para os blogueiros. Enquanto a mídia tradicional se encontra em estado terminal, nós do blogsfera nos tornamos o ponto de referência para uma sociedade relamente livre e que almeja a verdadeira a tão alardeada liberdade de expressão.

Um abraço fraternal aos camaradas do blogsfera

Responder

Gerson Carneiro

16 de junho de 2010 às 22h44

Muda a dataaaaaa… Dia 22 de agosto é a meia maratona do Rio de Janeiro.

Poe uma semana antes, ou uma semana depois.

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 01h46

    Gerson, é a data provável. Ainda não batemos o martelo definitivamente. Obrigada pelo alerta. Abs

    Gerson Carneiro

    16 de junho de 2010 às 22h54

    Pô Conceição… tô treinando feito um jumento, já tô até inscrito, já reservei hotel no Rio… Mas eu não quero perder esse encontro. Não quero ficar fora dessa. Quero conhecer dukrai, Berardão, Leider, Marisp… tu e o Azêa. Quebra essa.

    clemes

    17 de junho de 2010 às 02h08

    Gerson, comece a rezar então pra que seja necessário a gente fazer uma semana mais adiante. Ou terá de fazer uma opção: ou a corrida ou nós (rs)? Abração

    Gerson Carneiro

    17 de junho de 2010 às 04h43

    se mudar a data eu prometo correr com uma faixa "I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas", ao invés de uma com o "CALA BOCA GALVÃO" :)

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h30

    Gerson, vc vai preferir a corrida a nós? "Num cridito", como brinca vc. Agora, falando sério. A ideia de faixa é sensacional. A data definitiva vai depender de disponibilidade de espaço, entre outros requisitos. Abs

    Gerson Carneiro

    17 de junho de 2010 às 09h40

    Pôôô… eu já venho me preparando há tempos pra essa corrida. Só na dieta: farinha, rapadura e água.
    Então… a poderosa vai tá la filmando nóis… dá pra fazer um marquetizinho ao estilo GREEN PEACE :)

    Leider_Lincoln

    18 de junho de 2010 às 10h35

    Você me inspirou, colega baiano: no dia que criarem o "Décimo de Maratona", irei correr,,, "Meia" ainda é muito para mim. :/

    Gerson Carneiro

    18 de junho de 2010 às 18h50

    Mas Leidão, já existe. Comece caminhando 5 quilômetros.

    Faça como eu: "corro devagar porque já tive pressa, e levo esse sorriso, porque já gargalhei demais" :)

    dukrai

    17 de junho de 2010 às 13h15

    véi, a minha família é toda de BSB, tô arrumando lugar pra vc, a sua mulher também vai?
    o único pobrema lá é que o povo não gosta de cerveja rs

    Gerson Carneiro

    18 de junho de 2010 às 18h56

    Viiiiixe duka, num me digue isso não ômi de Deus! É craro que eu vou!

    Preciso confirmar se minha mulher vai mesmo. Se o encontro for no dia da corrida, como já estamos inscritos, ela vai preferir ir para o RJ correr (e eu não quero que Conceição Lemes fique sabendo, porque senão ela não muda a data, mas eu não vou resistir e vou decidir ir pra BSB).

    E se o povo aí não gosta de cerveja é bom pra nóis, que sobra.

gustavo de castro

16 de junho de 2010 às 22h31

Conceição e Vio Mundo, parabéns. Este encontro não pode deixar de contar com o blogueiro tácito costa, que tem o maior blog cultural do nordeste, o substantivo plural. http://www.substantivoplural.com.br com uma audiência enorme no nordeste do pais, com repercussão até fora do país, mas que é pouco conhecido no centro sul. recomendo!!! eu moro em brasília, sou prof. da unb, e posso ajudar bastante, quem sabe até vendo a possibilidade deste encontro realizar-se aqui, mas caso seja apoteótico é melhor mesmo o centro de convenções. abçs, gustavo

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 01h44

    Gustavo, obrigada pelas dicas. Vamos precisar da sua ajuda,sim, professor. Prepare-se (rs). Abs

aldeney

16 de junho de 2010 às 22h21

moro em Brasilia não tenho blog. meu negócio é o twitter. mais é maravilhoso o que voçês estão fazendo. será um grande avanço para a comunicação social do Brasil. PHA, AZENHA, ALTAMIRO, R.VIANA E outros. esses nobres comunicadores estão mudando a forma de divulgar a informação. a liberdade de expressão é um direito fundamental. a liberdade de impressão é democratico mais não pode está acima do direito de expressão. os Blogueiros Progressistas são o presente e o futura da liberdade de expressão. parabéns. desejo muita coragem e que continue nesse caminho. eu se possivel estarei fazendo uma visita a esse encontro.

Responder

blogdacoroa

16 de junho de 2010 às 22h20

Aposto que os factóides dos dossiês começarão a minguar. Leia aqui o porquê.
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/06/16/apost

Responder

Cléber Sérgio

16 de junho de 2010 às 22h19

Olá, Conceição

Eu já tinha dito isto num comentário que fiz a respeito do post que o Azenha publicou sobre o encontro, mas vou sugerir de novo: seria interessante criar um banner para que todos os blogueiros possam publicar em seus blogs de forma a incrementar a divulgação do evento. É o mínimo que poderiam fazer aqueles que, como eu, não vão ter condições de participar do encontro. Gostaria de ir, mas as condição financeira não me permitirá.

Abraços.

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 01h40

    Cléber, anotamos a sua sugestão e o banner será criado, sim. Tão logo esteja pronto, postaremos, pra que vcs nos ajudem a disseminá-lo bem como as informações sobre o encontro. Abs

@marisps

16 de junho de 2010 às 22h17

Continua de pé a participação dos leitores/comentaristas que não "blogam" e não têm a intenção de "blogar"?

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 01h33

    Claro, Marisps. É fundamental, pra gente sentir também as necessidades e preocupações de vcs. Beijo e boa sorte

    @marisps

    16 de junho de 2010 às 23h18

    Obrigada Conceição! Bjs!

    dukrai

    17 de junho de 2010 às 13h16

    tá todo mundo doido pra conhecer a caveirinha ao lado rs

    @marisps

    18 de junho de 2010 às 03h15

    Eu sabia que o Puro Osso iria roubar a cena! ;-)

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília » O Recôncavo

16 de junho de 2010 às 22h02

[…] Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília Por Conceição Lemes, no Vi o mundo […]

Responder

andrequimico

16 de junho de 2010 às 21h52

Deixo a disposição ( http://andrequimico.blogspot.com/ ) para quem quiser confeccionar, os desenhos das últimas camisas que fiz. Vcs poderiam até improvisar uma "loja" do encontro para ajudar na arrecadação. ..

Responder

Luci

16 de junho de 2010 às 21h49

Cara Conceição,
Olho no calendário, está apertadissímo, eu diria que otimista demais :)
Pela descrição da agenda e atividades desejadas, não creio que se organize um evento desse porte em 2 meses, especialmente por ser o primeiro.
Vocês estão na da fase da coleta de informações, idéias, sugestões. Somente a partir disso, se saberá qual a programação e as condições reais pra se começar a organização.
Sem esquecer que, nenhuma empresa (grande) patrocina ou apoia um evento, sem antes receber um projeto ou uma apresentação por escrito sobre o mesmo, com a recíproca e/ou cotas de patrocínio. O que demanda também tempo.
Enfim, acho que 6 meses seria o prazo mínimo pra se organizar tudo, sem estresse e com a certeza de um evento bem cuidado.
Espero ter contribuído, pois acho a idéia fantástica.
Sucesso!

Responder

    clemes

    17 de junho de 2010 às 01h20

    Luci, realmente o tempo é exiguo. Mas é importante que o encontro ocorra antes das eleições. Pretendemos ter na próxima semana a definição do programa do programa, convidados — se não totalmente fechados, mas em fase bem adiantada. Paralelamente, já estão sendo levantados os custos de passagem, hospedagem, etc. O desafio é grande, mas temos de enfrentá-lo. Não há outro jeito, concorda? beijo

    Luci

    17 de junho de 2010 às 01h24

    Concordo, e estarei na torcida. A cada sucesso da blogsfera é uma derrota do PIG.
    beijo

@stelles_br

16 de junho de 2010 às 21h24

Que tal encontros regionais ou estaduais antes de fazer o nacional? Pra se discutir pautas, elaborar melhor e chegar com algo mais sólido e tb com os aspectos regionais mais fortalecidos?

Responder

Mauro A. Silva

17 de junho de 2010 às 00h15

Acho que está faltando uma maior interação com a plataforma "telefone celular". todo mundo tem telefone celular. Mas a maioria não tem computador e muito menos notebooks ou laps nem tablets.
Seria interessante um painel sobre a intração "internet/celular/mobilização".
Temos de estudar formas de baratear o uso do celular. Tem pleno coletivos que baixam o custo para 10 centavos o minuto ou menos…

Responder

    Conceição Oliveira

    16 de junho de 2010 às 22h43

    Mauro eu acho a idéia genial, especialmente para capturar vídeos, fazer fotos e subir na rede. Que tal dar esta oficina?
    abraços
    Conceição Oliveira

    Mauro A. Silva

    18 de junho de 2010 às 12h51

    Conceição,
    vou fazer um levantmaneto do material que já tenho e depois eu te respondo.

    clemes

    18 de junho de 2010 às 15h56

    Mauro, obrigadíssima. Esse encontro será construído a "trocentas" mãos. Abs

    fscosta

    20 de junho de 2010 às 03h56

    Eu uso o app do WordPress para Android, é bom pra moderar e até fazer posts curtos. Outra funcionalidade é postar via email.

    Etc, etc.

Julio Cesar

16 de junho de 2010 às 23h53

Como faço para contribuir financeiramente?

Responder

    Conceição Oliveira

    16 de junho de 2010 às 22h49

    Opa! Isso é muito bom :) Logo, logo teremos uma instituição que será responsável juridicamente pelas contas :)

@fscosta

16 de junho de 2010 às 23h21

1 – "Netroots Brasil" seria um nome, mas tem muitas outras questões além de ser em inglês. Sou a favor de se criar uma identidade nacional, então acho que vamos aproveitar o espaço pra pensar num nome, numa marca. Alguém do marketing? O PHA é ótimo pra criar essas coisas. Criou o PIG, agora crie a antítese dele.

2 – Achei ótimo ser em BSB, gosto de lá, tem bons lugares pra se tomar cerveja, apesar de não ter transporte publico decente. E acima de tudo, poderemos alugar varias KOMBIS pra fazer um buzinaço na frente do STF. Além de ser perto de Goiânia.

3 – Uma palestra com um advogado (Tulio Vianna? Ou um dos vários do PHA? :-) ) pra explicar os limites, as recomendações para se evitar processos, e principalmente, começar a articular uma "rede de proteção" para a mídia independente.

4 – Um oficina sobre o WordPress (o ideal é começar a tirar os blogs dos dominios proprietários com o blogspot do Google e o WordPress.com, principalmente por causa das limitações que essas ferramentas tem, que diminuem bastante aquilo que nós é vital: interatividade, participação, inovações nas apresentações, videos e mídia, etc. etc).

Depois vou consolidar tudo o que já pensei, e fazer um post, mais organizado.

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    17 de junho de 2010 às 00h08

    Acho muito boa a proposta do advogado. Essa eu vou defender. A do WordPress também. abs

    Conceição Oliveira

    16 de junho de 2010 às 22h48

    Costa,

    Tulio Vianna foi um dos nomes citados na reunião preparatória de ontem, quando sair a programação ele certamente estará e sugeriria a presença de outros.

    WordPress também, Guto, Emerson, Arles e muitos outros blogueiros podem nos ensinar bastante sobre esta plataforma.

voxetopinio

16 de junho de 2010 às 23h17

Muuuito bom, Conceição, Azenha e todos os outros. Infelizmente eu ainda sou um jovem "desocupado" sem dinheiro suficiente para encarar um evento desse porte. Mas fico na torcida, quando tiverem as coisinhas mais acertadas faço questão de divulgar o quanto puder (como já havia dito) e bola pra frente.

Abraço.

Responder

silvia macedo

16 de junho de 2010 às 23h09

Quero parabenizar a inicitiva. A internet deu um grande avanço na discussão política brasileira, enfraquecendo o pig, antes todo poderoso. Devemos fortalecer esse movimento de ampliação da democracia, de luta com os conservadores que tanto nos penaliza.

Responder

carmen silvia

16 de junho de 2010 às 22h34

Altercom, Barão de Itararé e agora encontro dos blogueiros progressistas, como diz o nosso presidente,"pode ter um sistema melhor que a democracia,mas eu não conheço". Muito bom mesmo.
Parabéns a todos vcs.

Responder

@ehnoisnaweb

16 de junho de 2010 às 22h31

Azenha… achei a data ótima! Pq é começo de semestre e não vai coincidir com as provas da faculdade.
Espero que a confirmação da data seja em breve, pois fica mais fácil de se organizar. Além do mais, passagens de avião são mais baratas qdo compradas com antecedência (pelo que eu saiba rs).

Responder

Orsola Ronzoni

16 de junho de 2010 às 19h22

Que beleza! Estarão lá, pelo que vi na lista, a nata dos “spin doctors” brasileiros. E uma vez que a ideia procede de uma matriz americana alguns yankees deveriam ser convidados. Que tal o Michael Moore e o Oliver Stone?

Responder

edumarcondes

16 de junho de 2010 às 19h19

Vamos todos a Brasília para fortalecer esta onda alternativa de informação e opinião que são os blogs progressistas. Vamos a Brasília para falar e ouvir e encorpar nossos conteúdos e técnicas. Vamos a Brasília, símbolo da política brasileira, afiar nossas armas de luta pela democratização da informação, contra a hipocrisia da imparcialidade da mídia corporativa e em defesa da liberdade de expressão.

Responder

neto

16 de junho de 2010 às 22h17

parabens pela iniciativa, vou divulgar na faculdade onde estudo, convidar amigos e já emplaquei um convite em um blog do pig rsrsrsrs. abçs.

Responder

Lúcia Orpham

16 de junho de 2010 às 19h10

Oi, olha tem blogueiro reclamando que não foi convidado, acho importante divulgar isso. Se serão convidados ou será aberta inscrições para participação.

Abraço

Lúcia Orpham

Responder

    clemes

    16 de junho de 2010 às 22h49

    Lúcia, só começamos o jogo. Nas próximas semanas, tudo isso será definido. Por isso, é importante que vcs deem sugestões. Aguardamos as suas e dos colegas blogueiros também. O encontro será produto de uma construção coletiva. Abs

Rede B1

16 de junho de 2010 às 19h09

TÊM MEU APOIO.

Responder

Antonio do Carmo

16 de junho de 2010 às 19h08

Excelente! Azenha,
Vou participar sim, vou transcrever essa matéria no meu Blog.
Se alguém fizesse um estudo da quantidade de pessoas que informam-se através da midia alternativa…
Já pensou quando conseguirmos unidade de conteudo abordado diariamente?
Valeu! Antonio do Carmo

Responder

Fernando

16 de junho de 2010 às 18h53

Tomara que a Dilma compareça.

Responder

Lola Aronovich

16 de junho de 2010 às 18h47

Gostaria de sugerir que esse encontro marcasse uma abertura para blogueiras que escrevem sobre política. Pelo que os blogs de esquerda (e de direita também, lógico, mas isso é de se esperar) linkam, parece que apenas homens escrevem sobre política. Ver o blogroll dos principais blogs é como presenciar um Clube do Bolinha. Já que queremos eleger, pela primeira vez na história, uma mulher na presidência, que tal prestar mais atenção nas blogueiras?

Responder

    mariazinha

    16 de junho de 2010 às 23h49

    Nem pensei na possibilidade do Azenha ter convidado só os Hblogueiros, cara LOLA!
    ELE é um cavalheiro, jamais faria tal.
    Além do que existe a Helena Sthephanowitz, amigosdopresidente, a Juliana Weis[tão lindinha], Kika Martins[tão engraçada], Grupo Beatrice[o rizoma beatrice] e outros mais, que nem sei!
    Abração!

    Conceição Oliveira

    16 de junho de 2010 às 22h57

    Oi Lola, eu vivo falando sobre política e tem uma mulherada bacanérrima falando de questões políticas, nem sempre política partidária, mas envolvendo questões de gênero, étnico-racial, saúde como a Conceição Lemes etc.

    Lola Aronovich

    17 de junho de 2010 às 21h40

    Eu também vivo falando de questões políticas no meu blog (às vezes política partidária, às vezes feminismo e questões de gênero, às vezes questões relacionadas com os direitos de outras minorias). O que me chama a atenção é que, no blogroll de blogs de esquerda, há uma ausência enorme de blogs escritos por mulheres. Isso não salta aos olhos de vcs não?

Olímpio Cruz Neto

16 de junho de 2010 às 18h40

Umbora fazer a coisa rolar, Azenha.
Conte com o velho amigo aqui em Brasília.

Responder

Murilo de Almeida

16 de junho de 2010 às 18h29

Otimo, Sou de Brasília, gostei da ideia de fugir um pouco o eixo Rio X São Paulo.
No que eu poder ajudar (voluntario) aqui em BSB é só falar.

Responder

Gerson Carneiro

16 de junho de 2010 às 18h26

Em Brasília é bom porque lá o Serra não bota a puliça pra bater em nóis.

Responder

    Jairo_Beraldo

    16 de junho de 2010 às 22h22

    O Zé é um bom moço…nun faiz issu cu'ele…

    dukrai

    16 de junho de 2010 às 22h52

    e a puliça do arruda está de férias rs

    Gerson Carneiro

    16 de junho de 2010 às 22h40

    Não, o Arrudão já morou por dois meses no xilindró, ele cunhece, ele não vai fazer isso cu´nóis.

dukrai

16 de junho de 2010 às 18h22

A UnB pode ser um lugar legal pra sediar o encontro e o reitor José Geraldo é uma pessoa muito acessível. Estou indo pra Brasília a semana que vem, dia 23 e vou estar com pessoa próxima dele.
O que a comissão organizadora acha da idéia do local?

Responder

Hans Bintje

16 de junho de 2010 às 18h12

Conceição Lemes:

Eis a minha contra-proposta:

1) Progressista é o Paulo Maluf, ilustre participante do Partido Progressista. Blogueiro é outra coisa, ou não?

2) Nada de ficar perdendo tempo com "oficinas para ensinar blogueiros menos experientes". Se houver algum tutorial útil para os blogueiros, que seja disponibilizado para todo mundo no ótimo site do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé – http://www.baraodeitarare.org.br/

3) Garantir o máximo de tempo e espaço no evento para que os participantes possam conversar pessoalmente com os demais blogueiros.

4) DUKRAI – chamar esse comentarista para juntar os amigos de Minas Gerais e fazer cerveja para os blogueiros. Eu aposto na competência dessa turma e acredito nas palavras de Leonardo Botto ( http://blog.bottobier.com.br/2010/04/12/minha-1%C… ):

"Este é o espírito do cervejeiro caseiro, compartilhar sempre. Até porque não há o que esconder, repito isto sempre, pois como cozinhar, se déssemos os mesmos ingredientes e equipamentos pra dez chefs diferentes, teríamos ao final dez pratos também diferentes. Tudo que fugir disso é reminiscência do passado das grandes, adeptas dos segredos industriais, dos mitos e dos sofismas. Não temos o que esconder, não usamos milho, arroz, matéria primas ruins ou nada que possa denegrir nossa cervejinha, desvalorizando-a ao ter seu processo conhecido, pelo contrário. E se inventamos algo novo, por que não dividir?"

Afinal de contas, É ESSE O MESMO ESPÍRITO QUE DEVE CONDUZIR AS ATIVIDADES DO ENCONTRO DOS BLOGUEIROS, não é?

5) Música: convocar o Luis Nassif e o bandolim.

6) "Seja Realista: Peça o Impossível".

Responder

    dukrai

    16 de junho de 2010 às 22h51

    Oi, Hans
    estou com cinco garrafas do meu curso de cervejeiro da Taberna do Vale carbonatando e sábado agora vou estar com um amigo fazendo a nossa primeira cerveja, uma inglesa encorpada meio amarga e com ótimo aroma.
    O Felipe da Taberna está pretendendo reunir a galera para degustar a produção própria e de cervejeiros artesanais formados ou não pela Taberna, se vc é de BH, junte-se aos bons.
    abs

    Conceição Lemes

    16 de junho de 2010 às 23h08

    Hans, obrigadíssima pelas sugestões. Nassif será convocado não só para tocar , mas para palestrar. A presença dele será muito importante. Quanto ao item 3, a intenção é que haja paineis para o pessoal prosear mesmo. Tanto que acrescentei mais um item — o dos painéis —, logo após as oficinas. E vc e a esposa alemã irão? Sabemos que vc é cervejeiro também (rs). Abração e boa sorte

    mariazinha

    17 de junho de 2010 às 00h05

    Ai, estou tão entusiasmada!
    Imaginem a Esplanada com seu céu maravilhoso ao cair da tarde , tomada pelas pessoas, com algumas rodas de palestrantes; como na Grécia antiga…

    Qdo. a Esplanada está cheia de gente, uma estranha energia envolve as pessoas…

    Vera Pereira

    16 de junho de 2010 às 22h05

    Não entendi o desprezo do colega acima por oficina para ensinar blogueiros inexperientes, ou internautas candidatos a blogueiros, ou ainda a criadores de conteúdo de outras formas em redes sociais. Como e onde vou aprender se não com quem sabe fazer? De mais a mais, a preocupação cervejeira não me parece ser prioritária. Nem preocupante. Seja pelo Centro Barão de Itararé, seja por oficina divulgada diretamente pelos Blogueiros Progressistas, esse tutorial é necessário. Tenho certeza de que não sou a única "analfabeta" ansiosa.

    clemes

    17 de junho de 2010 às 01h28

    Vera, vai ser uma baita festa e aprenderemos muito. Quanto a Hans, não fique brava com ele, não. É gente fina. Só deu a opinião dele. Também está querendo que o evento seja o maior sucesso. Beijo e boa sorte

    Vera Pereira

    16 de junho de 2010 às 23h30

    Não estou condenando o Hans. Só que acho importantíssima a "oficina" porque eu, como outros, suponho, queremos participar da produção de conteúdo, em vez de ficarmos sendo consumidores eternamente. Não me parece ser um aspecto menor. Não é essa a ideia da expansão da comunicação em redes? Mas não tenho conhecimentos técnicos básicos de manejo de equipamentos, por exemplo. E não sei onde aprender. Aliás, se você souber me informe, por favor, porque já chegarei em BSB menos analfabeta.

    clemes

    17 de junho de 2010 às 03h02

    Vera, as oficinas são importantes, sim. E o encontro será uma oportunidade excelente para aprendermos. O legal vai ser aprender com quem põe a mão na massa. Mas com uma cervejinha pra comemorar, porque ninguém é ferro, topas? Ah, vc mora onde? bjs

    Vera Pereira

    17 de junho de 2010 às 05h05

    Sou do Rio. Você me conhece do twitter veramcp. Mas darei um jeito de ir, se tiver ajuda para ficar em BSB. Hoje estive numa reunião com Marcelo Blanco e Ivana Bentes sobre Redes Sociais. Pra mim que sou de uma geração mais "antiga" que a maioria dos presentes, foi excelente. Fiquei encantada com as perspectivas para um novo mundo de comunicação política neste país. E é nele que quero estar. Nada contra uma cervejinha e muito a favor de festa.

    clemes

    17 de junho de 2010 às 12h36

    Querida Vera, eu sou a Conceição Lemes, vc está me confundindo com a Conceição Oliveira, twiteira de primeira. Ela é que dará a oficina de twiter. Vai ser possível você ir, sim. Estão surgindo várias sugestões, pra viabilizar a hospedagem lá. Será um prazer conhecê-la, acompanho os seus comentários. Parabéns. bjs

    Leider_Lincoln

    18 de junho de 2010 às 10h34

    Tô com o colega batavo! Todo blogueiro conhece o Google. O negócio é socializar! Mas uma oficinazinha ou outra nem é mau…

Jairo_Beraldo

16 de junho de 2010 às 18h08

Local adequado, Brasília, onde ficam também os abutres do PIG, além da logística. Tem tudo para dar certo. Será proveitoso, e com certeza aparecerá novas cabeças para colocar o jornalismo como classe, e não como quadrilha, como faz atualmente a grande mídia.

Responder

tacitocosta

16 de junho de 2010 às 21h06

A idéia é muito boa. Já estou divulgando em meu blog http://www.substantivoplural.com.br desde o primeiro texto, assinado pelo Azenha. Seria importante se conseguíssemos fazer eventos estaduais (poderiam ser informais, à mesa de um café ou de um bar), de discussão e preparação, com vistas à participação neste de Brasília. Isso garantiria mais mobilização, divulgação e talvez até uma pauta para os que puderem ir ao encontro nacional. Parabéns pela iniciativa e podem contar comigo aqui em Natal-RN. Vou sondar alguns bloqueiros amigos para sentir a receptividade à idéia dessa reunião local.

Responder

    Conceição Oliveira

    16 de junho de 2010 às 23h00

    Bacana Tácito! Vai ser muito legal encontrar blogueiros do Rio Grande do Norte!

mariazinha

16 de junho de 2010 às 17h56

Nossa! Que legal, Azenha!
Possíveis patrocínios:
SESC, BB, Congresso Nacional, Sindicato dos Bancários, UNB, Hoteis, Clube do Choro, Teatro Nacional de Brasília, Pátio Brasil, etc, etc…
Tenho certeza, Azenha, que aparecerá muita gente querendo ajudar.
Parabén!
Sucesso!

Responder

Thiago Vilela

16 de junho de 2010 às 17h56

Parabéns pela iniciativa Azenha, Conceição e demais blogueiros. O Brasil precisa de um evento como esse, estarei lá!

Responder

Caetê Beck

16 de junho de 2010 às 17h15

Olá Azenha, parabéns pela idéia e com certeza estarei presente. Afinal, a imprensa dominante do PIG já perde terreno, e merece ser enterrada.

Um abraço

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.