VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Os debates de alta qualidade do #2blogprog

18 de junho de 2011 às 17h52

por Luiz Carlos Azenha

Escrevo antes de voltar a São Paulo, sobre um encontro que ainda não terminou.

Já sabemos que, para os que tentaram acompanhar à distância, houve falhas nas transmissões.

Porém, posso dizer sem risco de erro que o #2blogprog foi um sucesso.

Houve mais inscritos jovens que no primeiro encontro, no ano passado.

Houve mais representatividade regional e de gênero nas mesas e nos debates.

Na abertura, o ex-presidente Lula reconheceu o papel importante que a blogosfera teve nas eleições de 2010. Focou na famosíssimo episódio da bolinha de papel, revelando que teve impulso de ir pessoalmente examinar as tomografias do candidato José Serra.

Pudemos ver de perto o efeito popstar que a presença de Lula desperta. Nos bastidores, antes de ser chamado ao palco, provocado pelo Rodrigo Vianna — ele e o ex-presidente são corinthianos — Lula disse, sobre a final da Libertadores, que o Santos era um time “neutro”. “Todo mundo simpatiza com o Santos e o Botafogo”, disse Lula, causando protesto dos santistas, que ainda não aceitaram aquela final perdida para o Botafogo no Pacaembu.

Na apresentação do ministro Paulo Bernardo, que focou a palestra nas questões relativas ao Plano Nacional de Banda Larga e ao marco regulatório das telecomunicações, um momento de tensão: foi quando Eduardo Guimarães questionou o ministro sobre a propriedade cruzada. Mais sobre isso em um post que dedicarei ao assunto.

Na manhã de domingo, um excelente debate entre o jurista Fábio Konder Comparato, o professor Venício Lima e a deputada Luiza Erundina.

Mas o que mais me entusiasmou foi a participação em duas mesas que aconteceram à tarde.

Numa delas, Marcelo Branco e Sergio Amadeu concordaram em discordar sobre o PNBL. Polêmica à parte, ambos falaram sobre a sociedade da informação e se referiram com bom humor à mesa que acontecia ao mesmo tempo, em outra sala, sobre Política e Internet, como “debate da era industrial”.

Lá, os partidos políticos, a hierarquia, as formalidades que acompanham a política institucional. Aqui, as novas formas de fazer política, as coalizões que se formam e se desfazem em torno de interesses comuns, a relação informal e vertical entre iguais.

Foi bacana constatar que, ainda que por apenas algumas horas, o #2blogprog conseguiu juntar esses dois mundos sob o mesmo teto.

Finalmente, a mesa sobre as recentes eleições no Peru, onde o movimento No Keiko, organizado especialmente através do Facebook, conseguiu angariar metade da diferença de votos pela qual Ollanta Humala derrotou a filha de Alberto Fujimori.

Foi uma descrição detalhada e fascinante da campanha feita por gente que participou dos bastidores dela.

Descobrimos ali, durante a palestra, que os peruanos da campanha de Ollanta copiaram a experiência dos universitários brasileiros que criaram, em 2010, a campanha #votoSerrapq. Aliás, a descoberta só foi feita porque um dos brasileiros que inventaram a brincadeira no Brasil estava na plateia e perguntou aos peruanos de onde tinha surgido a ideia do “por que voto em Keiko”.

Para os que não puderam comparecer, eu e a Conceição Lemes decidimos produzir nas próximas semanas entrevistas e relatos sobre os principais assuntos do #2blogprog, especialmente sobre as novas fronteiras das redes sociais, ascensão e domínio do Facebook e novidades do ativismo digital.

É uma tentativa não só de informar os leitores da blogosfera, mas também de educar o PIG.

Clique aqui para ler a versão final da Carta do #2blogprog

 

65 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Mário SF Aives

03/11/2011 - 19h55

Aonde, senão da rede e nos blogs progressistas, iríamos ver isso?

PIG e Demotucanos contra o Brasil. Siga o link: http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw&fe
FHC e a imcompetência tucana, ambos espinafrados pelo Bill Clinton. Siga o link: http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ&fe

Responder

Ivana Bentes: A vanguarda da retaguarda reage | Viomundo - O que você não vê na mídia

25/06/2011 - 10h44

[…] E, aqui, como a polêmica acima se expressou numa separação de salas, durante o II Encontro de Blo…   […]

Responder

Ronald

20/06/2011 - 17h41

Gostaria de saber se os "blogueiros sujos" questionaram Lula sobre a Satiagraha! Na última conversa ele saiu pela tangente…e aí? Perguntaram sobre Paulo Lacerda calado em Portugal? Perguntaram sobre o massacre sofrido pelo Deputado Delegado Protógenes Queiróz? Quem pode responder?

Responder

    Caracol

    21/06/2011 - 08h54

    É isso aí Ronald. E lá atrás teve o caso Banestado, que foi abafado também. Isso tudo é uma caixa de Pandora, vamos ajudar a abrir? A sociedade brasileira está escondendo a merda que é. Os tapetes estão fedendo há muito tempo, não tem mais lugar debaixo do tapete!

Murdok

20/06/2011 - 15h36

Sou leitor assíduo da blogosfera. É ali que me coloco em dia com a crítica.
Renato César Vieira
Economista/INCRA/SC

Responder

Avelino

20/06/2011 - 13h34

Caro Azenha
Os blogues sujos, fazem hoje no PIG, o mesmo que a invenção de Gutemberg fez no alicerce das crenças da Idade Média.
Progressistas ou revolucionários, sejam bem-vindos.
Saudações

Responder

Marcia Costa

20/06/2011 - 13h11

Azewnha, vc não vai acreditar… Justo no fim de semana do #2blogpro eu caí com uma gripe avassaladora, daquelas de derrubar até presidente da Repúublica… Ficarei grata de pelo menos poder ler os textos sobre os debates.

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    20/06/2011 - 13h29

    Pena, Marcia. Os textos não terei como publicar, mas dos assuntos trataremos. abs

Adilson

20/06/2011 - 13h01

Continuando..

Luiza Erundina foi, com toda certeza, "a vitamina E" (de entusiasmo) que abrilhantou nosso Evento!

E vamos, com essa energia renovada, continuar na luta pela democratização dos meios de comunicação no país, pelo direito do cidadão brasileiro a informação qualificada e de se expressar livremente. Viva a liberdade de expressão, viva o novo Brasil que está nascendo.

até 2012!

Responder

Adilson

20/06/2011 - 13h00

Azenha e amigos,

O evento foi sem dúvida um sucesso absoluto.

Poderia falar aqui da presença iluminada de Lula, da aula de sabedoria de Comparato, das inúmeras falas positivas no sentido de cobrar do governo um marco regulatório para a mídia, do envolvimento sincero de todos os participantes e da turma da organização; enfim, foram muitos pontos positivos mesmo. Mas eu optei por destacar um que me chamou muita atenção: Pra mim, o melhor momento do Encontro, foi quando Luiza Erundina, no final de sua fala, lembrando Galeano na praça da Catalunya, exortou a platéia a não se entregar, a valorizar as conquistas alcançadas e não desanimar. "O desânimo é reacionário", disse ela de forma muito determinada e vibrante.

Responder

Bruno

20/06/2011 - 11h46

10 mil confirmados, CINCO comparecidos. Interessante para mostrar a alguns utópicos que o poder da internet para mobilização é bem mais condicionado a fatores que parece.
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,poucas

Responder

Sebastião Medeiros

20/06/2011 - 11h42

Muito importante este encontro dos blogueiros progressista.A chamada blogosfera progressista é um grande contraponto a mídia venal e comercial,porém a mídia tradicional(tv,jornais,revistas,rádio,etc…)ainda é a fonte de informação e manipulação da maior parte da população Brasileira.
Portanto é muito importante ter uma grande rede de Televisão Pública ABERTA.O ideal seria ter uma Televisão Pública Aberta,enquanto que a TV Privada ficaria restrita aos canais fechados e pagos,sendo que estes concessionários privados teriam que prestar contas a todos os segmentos da sociedade de seus atos sob pena ter sua concessão pública caçada a qualquer momento.
Além de uma maior fiscalização nas Rádios que impeça que esta mídia fique exclusivamente nas mãos de igrejas e políticos locais e criando emissoras de rádios comunitárias que atendam aos interesses de todos os segmentos da população,em especial a população Trabalhadora Brasileira(Movimentos sociais e Sindicatos).

Responder

Antônio de Sampaio

20/06/2011 - 11h01

Sala do "Partido da Impressa Governista"…

Responder

    Antônio de Sampaio

    20/06/2011 - 13h36

    Os famosos chapa branca estatizados.

    Só publicam o que vem do governo.

    Panambi

    20/06/2011 - 17h25

    Taí o endereço de casa: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/
    Se o tucaninho se perder novamente, é so berrar!

Koulanikos

20/06/2011 - 09h19

isso que é coragem: nao ter medo de polemica..com esses tópicos…tsk..tsk..tsk

Responder

Marcelo de Matos

20/06/2011 - 09h00

“Se não travarmos essa batalha, ela não será travada. É hora de dar um grande salto, partir pra mobilização. Estou disposto a travar essa luta junto com vocês”, disse José Dirceu. Minha bipolaridade (antigamente chamavam de ciclotimia) bateu hoje na estaca zero do negativismo. Não acredito que desse encontro possa resultar qualquer plataforma comum para os progressistas. Os debates foram e serão importantes, é claro. Mas, não haverá maior união entre os blogueiros: quem já tinha afinidades, preserva-as; quem não as tinha, fica como está. José Dirceu, talvez, continue habitué do blog do Noblat, postando lá, de vez em quando, suas opiniões. E o Favre, do blog de leituras? Será que foi convidado? De qualquer modo vou continuar lendo seus textos cuidadosamente selecionados. Em conclusão, penso que esse encontro devia chamar-se de blogueiros independentes e não progressistas.

Responder

    João

    20/06/2011 - 11h33

    nem progressistas e MUITO MENOS INDEPENDENTES!

    viu quem patrocinou o "encontro"?

    PETROBRAS, BB, ITAIPU… 100% ESTATAL, 100% PETISTA!

    se isso é ser "independente", viva a "democracia" cubana!

    rsrsrsrsrsrs

    Marcelo de Matos

    20/06/2011 - 15h24

    Aí não. Essas empresas podem patrocinar blogs ou gastar de outra forma sua verba: as empresas de publicidade, há bastante tempo, arrecadam mais com o governo que com a iniciativa privada. Ninguém nunca questionou isso. O governo tem uma vultosa soma para gastar em publicidade.

    João

    20/06/2011 - 16h39

    respeito a sua opinião mas vejo uma diferença absal nas 2 situações: quando uma estatal faz propaganda na Globo, por exemplo, ela está, primeiro, anunciando numa empresa de audiencia comprovada e, segundo, a estatal não é a única a anunciar na Globo, o q não gera dependencia financeira (tanto q a Globo é considerada PIG pelos petistas)

    agora, quando um encontro de bloqueiros "progressistas" recebe 100% da verba do governo, isto demonstra claramente um "alinhamento ideológico" e uma "dependencia financeira"…

    quer mais uma prova?

    olha quem foi convidado pra "palestrar": Lula, José Dirceu, Ministro Paulo Bernanrdo…

    este foi um encontro de blogueiros petistas… nem progressistas e nem independentes!

    nada contra, contanto q assumam o q são!

    assalariado.

    20/06/2011 - 23h09

    João, blogs progressistas, cabem muito bem nestas alturas do campeonato, digo, da luta de classes.

    Quanto a ser blogs independentes,tenho uma ressalva,e forte.Não da para ser independente na informação nesta luta entre (exploradores x explorados), sabendo que, de um lado esta o braço politico ideologico do capital,onde o pensamento único da classe dominante se da através da imprensa burguesa e, através desta cria-se o senso comum e, tome manipulação.

    Sobrou o que então para a classe dos explorados se expressar nesta sociedade do capital? Por exemplo, na greve próxima passada dos condutores de onibus e trens da EMTU em São Paulo. Percebi mais uma vez, a pressão psicológica das elites da comunicação contra os grevistas,isto é, entrevistavam outros trabalhadores que precisavam ir para o trabalho que, perderam a hora por conta desta luta. Ou seja,a imprensa das elites jogou os assalariados contra os outros asasalariados. Porém, em momento algum deram o mesmo espaço igual para os grevistas se manisfestarem contra os salários míseros pagos pelos capitalistas dos transportes. Não acredito em neutralidade na informação, numa sociedade dividida em luta de classes. Vamos em frente, voces pela direita e nós pela esquerda.

    João

    21/06/2011 - 11h11

    assalariado, na boa, pegue suas coisas, faça uma viagem e chegue ao século XXI!
    seu discurso "revolucionário" é ultrapassado…
    "luta de classes", "capital x trabalho", " elites x trabalhadores", "direita x esquerda"… na boa cara, se atualiza!
    essa era a tática do Lula, pra criar o jogo "nós contra eles"!
    vcs são muito bons em rotular quem pensa de forma diferente da de vcs…
    já virei "branco reacionário da elite da direita dominante"… e sabe pq? pq eu acho q o PT é uma BOSTA e os politicos petistas, um bando de safados (iguais aos outros, diga-se de passagem)
    o PT quer financiar uma "imprensa alternativa blogueira"? ok!
    mas q não faça isso com dinheiro público e vamos parar de batizar petista de "progressista"…
    o resto é vida q segue, vc pela "revolução" e eu pela evolução

    ps: se vc realmente acredita nas coisas q escreve, vc deve estar MUITO DECEPCIONADO com o PT! rsrsrs

    assalariado.

    21/06/2011 - 19h14

    João,então quer dizer que não existe mais luta de classes.
    — Não há exploração do capital sobre o trabalho;
    — Não há uma camada social que detém mais privilégios na condição de exploradora dos assalariados, e que, se apossam do suor destes e, da sociedade como um todo;
    — Essa referencia direita x esquerda, surgiu na França. No parlamento os ricos sentavam-se a direita e o povão/ plebe sentava-se a esquerda na casa das "leis".

    As idéias socialistas estão atualissímas e é, a saida, para esta crise do deus mercado, iniciada em 2008. As elites do capital estão deseperadas,não acham a saida, a não ser fazer guerras e se apoderar das terras e das riquezas alheias. Isto que voce chama de "evolução"?

    Saudações Socialistas.

    João

    22/06/2011 - 09h52

    se eu conseguisse te "capturar" e te vender, ficaria rico! vc é um "animal em extinção"! rsrsrs

    onde será q vc conseguiria viver?

    União Soviética acabou… Cuba faliu… e até a China se abriu pro "Deus mercado" como vc diz…

    sobrou talvez a Coreia do Norte…

    vou lá te visitar não, viu!

    rsrsrsrsrsrsrs

Antônio de Sampaio

20/06/2011 - 08h28

Demitido de forma sumária, coitado do rapaz.

Responder

Ricardo Faria

20/06/2011 - 01h22

Isso ae, vamos falando, fotografando, publicando. vamos contando a história pra quem quiser ouvir e tb para quem não quiser. Vamos assumir o país e exigir que se cumpra a relação custo-benefício. Chega de pagar muito e receber tão pouco. Chega de político despreparado e sem espírito público

Responder

aurica_sp

20/06/2011 - 00h23

Vídeos do encontro pessoal. Quem tiver disponibiliza. PLEASE!!!!!

Responder

A Voz da Liberdade

19/06/2011 - 23h32

Consegui assisti o final do debate com o Ministro Bernardo, nas últimas perguntas, e pude constatar que ele foi vago nas respostas, me pareceu muito comprometido com as empresas de telefonia e não demonstrou a mínima vontade de aprofundar quando foi questionado por uma Blogueira sobre o PNBL . Sei não, mas acho que a Lei de Medios não vai sair se depender deste ministro. Estou sem entender qual é o posicionamento da Presidenta nestas questões que foram tão discutidas no governo Lula. Será que fomos enganados?? O tempo nos dirá….

Responder

    Rogério Bezerra

    20/06/2011 - 10h53

    Diferentemente dos debatadores, quem está no governo não deve anunciar tudo o que está fazendo. Ou como vai fazer.
    Acho que o vírus PHA está e espalhando!!!!!!!!!!!!!!

    Rogério Bezerra
    De Floripa, onde o PIG trocou notícia por receita culinária.

junior

19/06/2011 - 23h21

E a queda do aético do cavalo? Alguem tem conhecimento para dizer se 10 dias de repouso são suficientes para recuperar de fratura de clavícula e costelas? Acho muito pouco tempo e quando tem aético no meio nada cheira muito bem na estória.

Responder

    Bruno

    20/06/2011 - 10h42

    Mais do que suficiente, desde que se mantenha imobilização do ombro por tipoia ou similar. 10 dias de total repouso, mais uns 20 com sérias restrições de mobilidade (mas nada que impeça a pessoa de andar, ir ao Congresso Nacional, etc.).

    Aliás, sexta-feira é dia de trabalho, e não de cavalgada.

Euler Conrado

19/06/2011 - 23h18

Ola Azenha e Conceição. Pelo meu envolvimento direito na greve dos educadores de Minas Gerais, não pude acompanhar o encontro dos blogueiros "sujos". Mas, pelos depoimentos e pelo texto central, parece que a transmissão a vivo não funcionou a contento. Uma pena, mas serve pelo menos como lição para todos os que atuam no campo da autonomia.

Sempre me perguntei por que motivo a chamada esquerda, que detém aparelhos sindicais, centrais sindicais poderosíssimas e até governos, não conseguem montar redes de rádio, e TVs e vídeos em favor dos de baixo? O PT disputa e conquista os governos mas se contenta com o monopólio dos meios de comunicação nas mãos dos demotucanos. Por que será? Não fossem os blogs "sujos", a candidatura Dilma teria muita dificuldade em vencer o pleito no segundo turno.

A banda larga popularizada é uma solução importante, tendo em vista a liberdade e a horizontalidade na comunicação. Mas, é importante também que os movimentos sociais detenham em mãos outros meios de comunicação, como rádios e TVs. Por que somente os mega-empresários serviçais dos piores projetos políticos têm esse direito? Nunca teremos uma real democracia social enquanto houver este monopólio de comunicação nas mãos de poucas famílias serviçais dos esquemas mafiosos de dominação das elites. Escondem as nossas greves, apoiam invasão de países pelo império norte-americano, destroem biografias e promovem outras ao bel prazer dos interesses financeiros de poderosos grupos econômicos, nacionais e internacionais.

E nesse quadro, os blogs e a Internet com suas redes sociais formam o contraponto. Um movimento que hoje alcança todo o planeta, incluindo regiões como o Oriente Médio, onde o levante dos povos árabes recebeu apoio da rede da Internet.

Ainda sobre o encontro, espero que o formato dos debates e palestras tenha sido o mais horizontal possível, abrindo espaço para o debate, as perguntas, e não apenas para o monólogo de figurões do governo. É outra prática que precisamos mudar, inclusive no movimento sindical. Governantes ditos de esquerda têm que debater de forma direta e sem intermediário com os cidadãos. Em geral, o que se observa é o monólogo, onde as figuras carimbadas chegam, falam, são aplaudidos, respondem – quando respondem – a meia dúzia de perguntas e vão embora.

Considero este formato deseducador, pois forma pessoas imbecilizadas – tenho criticado isso no meu meio, inclusive, por onde ando. As pessoas, os governantes, os blogueiros, etc. precisam responder pelos seus atos, pelo que fizeram ou deixaram de fazer, no debate franco e aberto com a comunidade. Não o espetáculo, mas o debate horizontal.

No mais, espero ansioso pelas reportagens deste blog, para acompanhar o conteúdo das polêmicas durante o encontro. Aguardo especialmente as matérias deste outro universo que o jornalista Azenha, de forma muito atenta, captou durante o encontro. O universo não oficial.

Responder

João PR

19/06/2011 - 23h04

Azenha, como ficou a questão da criação de uma organização de auxílio aos blogueiros "sujos", que na maioria das vezes são processados para ficarem quietos?

Responder

Rildo França

19/06/2011 - 21h26

Aos poucos, os blogs sujos vão ampliando seus acessos e se unindo contra o PiG, vamos lá, pessoal, a cada dia que passa a blogosfera ganha mais condições de enfrentar o PiG. Parabéns pelo ótimo e muitíssimo animador encontro, prevejo grandes questões surgindo e tomando corpo na rede esquerdista a partir desse #2blogprog !!!

Responder

Marcelo de Matos

19/06/2011 - 21h24

No vai da valsa, com nossa atenção voltada para o segundo encontro de blogueiros, alguns assuntos passam despercebidos. Por exemplo, o editorial vanguardista, diria que até panfletário, da Folha “Legalizar as drogas”. O jornal não quer perder o páreo para a Globo e tascou: “Após descriminalizar o uso pessoal, em 2006, país deve acelerar debate na direção de rever proibição da maconha e outras substâncias banidas”. Na capa da edição deste domingo vem até uma foto da Marcha da Maconha, na Paulista. O editorial conclui pedindo consultas populares sobre a legalização: “Se aprovada no Congresso, a legalização da maconha deveria ser submetida a referendo, após acúmulo de dados e estudos para avaliar objetivamente a experiência. A inclusão de outras drogas poderia, em seguida, ser objeto de plebiscito”. Sugiro ao Viomundo um post sobre a matéria, com foto da marcha. No blog do Josias há uma interessante projeção de slides sobre a Marcha das Vadias, em algumas capitais, com garotas aparecendo com os seios de fora. Essas postagens costumam dar muito ibope.

Responder

Maria Dirce

19/06/2011 - 21h10

Amanda Gurgel, professora fenômeno no Youtube, é filiada ao PSTU e sairá candidata a prefeita de Natal. Sem saber, ou fingindo não saber, a Globo ajuda: nesta segunda, deve ir ao programa de Ana Maria Braga.

Responder

marcos paulo

19/06/2011 - 20h58

Só acho que deveria haver uma ressalva no final!!!! Tudo não passa de uma brincadeirinha rsrsrsr!!

Responder

Alexei_Alves

19/06/2011 - 20h28

Oi Azenha e pessoal todo.

também estive no 2o BlogProg e assisti a mesa sobre as eleições no Peru. Achei interessantíssimo encontrarmos correspondências tão incrivelmente próximas entre o processo peruano e o brasileiro.
Aliás….
Como professor da UnB digo que sinto certo orgulho de ter alunos como estes que fizeram o "votoserrapq"

O tópico que me marcou foi a constatação que a blogosfera ainda está sendo pautada pela grande mídia. Os nossos assuntos blogosféricos ainda reverberam os assuntos que a grande mídia levanta. Precisamos encontrar meios de levantarmos uma pauta nossa e que obrigue a grande mídia a abordar assuntos que eles ainda conseguem ignorar totalmente.

No mais concordo que o evento foi um sucesso. Sinto que no futuro ele será lembrado como fundamental na continuidade do processo de democratização dos meios de comunicação. Não sei exatamente onde chegaremos, mas sei que estamos no rumo certo.

Os organizadores do evento estão de parabéns.

Responder

Antonio Silva

19/06/2011 - 18h14

Não consegui ver as palestras de Erundina, J.Dirceu, Brizola Neto …. .
Aliás só hoje de manhã eu ví as palestras de Lula e Paulo Bernardo ATRAVÉS DE BLOG .

Infelizmente as transmissões ao vivo foi uma lástima !

Responder

    Gersier

    19/06/2011 - 20h23

    Eu acredito que foi devido ao péssimo serviço prestado pelas operadoras que o Bernardo,não sei porque, defende.Aqui em casa caiu diversas vezes.

Selma_Lua

19/06/2011 - 18h00

estou o dia inteiro procurando videos na net sobre o encontro de ontem… e não achei em nenhum dos blogs. isso é algum tipo de tortura? rs… eu imploro… postem os vídeos, só consegui ver a parte do Lula.

Responder

assalariado.

19/06/2011 - 17h42

Conceição/ Azenha, fiquei preocupado com dua coisas:

1) Com a entrevista do Paulo Bernardo que ficou o tempo todo em cima do muro e, ainda por cima quando alguem lhe fazia pergunta ele dava um sorriso. Não sei se sacana ou de nervossimo.Acredito mais na 1ª. Senti que ele ficou sem argumentos (a esquerda), do ponto de vista sobre o PNBL(Plano Nacional de Banda Larga), dado que o ambiente era tido como progressista.

2) Na entrevista do Miro Borges, ele disse que a mesa de discussão sobre blogosfera/ sindicalismo, não avançou pela ausencia do convidado que, iria expor sobre o assunto e pelo baixo numero de participantes, neste grupo.Eu, como assalariado (de fato), fico pensando,como a blogosfera progressista chegaria aqui na periferia,dentro dos locais de trabalho enfim,popularizar os blogs "sujos". Sabemos todos que, o PIG televisado é a unica fonte de "informação" para nós assalariados. Antes que falem alguma coisa, digo que, faço propaganda da blogosfera progressista e, os entraves na maioria das vezes, é o preço da banda larga e o preço dos computadores. Não esquecer, estou falando dos assalariados do andar de baixo.

Responder

    junior

    19/06/2011 - 20h50

    É por isso que ffico igual disco arranhado batendo na tecla da tv publica, o povo se informa pela tv pq nao tem grana p internet nem tv a cabo e mesmo tendo acesso precisamos de uma tv publica de qualidade e isencào de informacão.Investimento nela.

    ZePovinho

    20/06/2011 - 01h33

    Assalariado

    Pelo que pude entender,o Paulo Bernardo está seguindo a agenda da Presidenta.É ela quem manda nele e,parece,não quer que a discussão ande rápido demais.
    Se quisermos uma nova lei para a mídia,deixemos o governo de lado.Lá em Brasília funciona um sistema de pressões muito eficiente para evitar que os interesses do povo prevaleçam.Mais ou menos como acontece nos EUA.Veja:
    [youtube L5F3hpOWVuM http://www.youtube.com/watch?v=L5F3hpOWVuM youtube]

    assalariado.

    20/06/2011 - 20h45

    ZePovinho, qual é a agenda da dona Dilma? Ficou claro que o ministro falou e, com todas as letras, que as teles vão deitar e rolar com a nova banda larga. Portanto,não se trata de velocidade e, sim, para quem vai continuar detendo o monopolio da informação,entretenimento,…

    Sim, para o 2º paragrafo. Que tal fazermos um abaixo assinado ( um milhão de assinaturas)que, virará um projeto popular para banda larga. Desta forma estariamos alertando/ envolvendo o povo e, ao mesmo tempo estaremos fazendo um projeto de lei. Se eu estiver errado, corrijam – me.

    Quanto ao video, tive a impressão que os oradores sobre o assunto comunicações, nunca leram Karl Marx e as lógicas do capital que diz: "a evolução da sociedade capitalista há e haverá a concentração de capitais ( isto é, grande crescimento do capital de algumas empresas,será que tem haver com a globalização?) e centralização dos capitais( que é a redução do numero de empresas, conhecida também como, globalização,isto não é mera coincidencia,é sim, uma necessidade de sobrevivencia do capital ).

    Saudações Socialistas.

geraldo

19/06/2011 - 16h04

Tirando a não transmissão ao vivo das palestras e debates que tanto nos interessavam… parabens pelo encontro mas ficaram devendo a transmissão.

Responder

Os debates de alta qualidade do #2blogprog « Blog do Paraná

19/06/2011 - 15h06

[…] texto, Luiz Carlos Azenha fala de nossa participação em uma das oficinas do encontro em que debatemos redes sociais na […]

Responder

Rasec

19/06/2011 - 14h55

Educar o PIG! Adorei!
Lamentei que não funcionaram as transmissões à distância!
Parabéns a todos!

Responder

Roberto SP

19/06/2011 - 14h40

Uma pena que a transmissão tenha sido tão falha. Ainda bem que ao menos pude acompanhar as ótimas palestras da manhã de sábado, mas depois caiu e não voltou mais. Lamentável. Era de imaginar que um evento divulgado tão intensamente no twitter e outras redes seria muito concorrido. E seria bom se os debates como esses que vc citou fossem gravados e disponibilizados no youtube pra galera que não pode ver on line.

Eles foram gravados? Serão colocados à disposição? Palestras e debates desse tipo devem ser difundidos muito além do alcance das poucas centenas de pessoas que participaram ao vivo.

Sem contar que com tanto debate acontecendo simultaneamente a gama de assuntos acabou atingindo ainda menos pessoas mesmo entre os participantes.

Responder

SILOÉ -RJ

19/06/2011 - 14h08

Aguardo ansiosa a divulgação, se possível com vídeos para ilustrar todos os debates.
Sem mais,
MUUUUUUUUUUUUTO OOOOOBRIGADAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

Responder

José Carlos JC

19/06/2011 - 13h11

Meu caro Azenha, o mundo (do PIG) jamais será o mesmo…Amém!
PS: Estou no Encontro (Ontem – tirei uma foto nossa quando do painel "Eleições no Perú). De fato o II Encontro está sendo um sucesso. Abraços,
José Carlos JC

Responder

Marcelo de Matos

19/06/2011 - 13h03

Enquanto os blogueiros sujos se recuperam do cansaço do 2º encontro, os limpinhos fazem a festa da desinformação. Josias de Souza repercute nota do Elio Gaspari na Folha: “a única coisa que a doutora (Dilma) trouxe da China foi uma gripe”. Segundo a estrela jornalística mor da Barão de Limeira, a fábrica da Embraer na China não sairá do papel e o mercado de jatinhos chinês é menor que o paranaense. “Até agora não se conhece o plano de investimentos de US$ 12 bilhões da Foxconn. Sabe-se apenas que o velho e bom BNDES será chamado para botar algum no negócio”, conclui o venerando escriba. Está confuso o noticiário sobre a fábrica chinesa em Jundiaí. Falar que a chinesa FoxCom montará os tablets da Apple já soa esquisito. Houve uma joint venture? Aí o noticiário ora fala em fábrica da Aple, ora em fábrica da FoxCom. O Jornal de Jundiaí fala em “empresa asiática Foxconn”. Na verdade não vem só gripe da China, mas, grandes investimentos. Por exemplo: uma fábrica de automóveis em Jacareí que custará 700 milhões de dólares.

Responder

    Alexei_Alves

    19/06/2011 - 20h33

    O josias, coitado, sempre exibindo sua dor de cotovelo

    Bruno

    20/06/2011 - 10h48

    Fábrica, não. Montadora. As peças (que são o que gera a maior parte dos empregos e tributos) virão da China anyway, porque o trabalhador semi-escravo chinês é tão mais barato que o brasileiro que vale a pena pagar frete marítimo e imposto de importação de mercadorias.

    Quanto à fábrica "da Apple", é da Foxconn mesmo. Isto não é ruim em si, e quem noticia está sendo sincero: a Apple terceiriza sua produção – em especial a de portáteis – e a Foxconn é uma grande parceira, que pode usar sua fábrica aqui para montar (novamente, atenção aos termos) produtos eletrônicos próprios.

Franci

19/06/2011 - 12h09

Azenha,vc poderia informar se serão disponibilizados videos sobre o encontro?Queria ver pelo menos do professor Comparato,vi um trecho ,mas depois caiu o sinal.

Responder

betinho2

19/06/2011 - 12h02

"…É uma tentativa não só de informar os leitores da blogosfera, mas também de educar o PIG.."

Azenha, não poderias ter encontrado outro fechamento de matéria…GENIAL.

Responder

ZePovinho

19/06/2011 - 11h46

A ditadura tentou nos combater,mas se deu mal…………..

[youtube ktkXAYF32ig http://www.youtube.com/watch?v=ktkXAYF32ig youtube]

Os blogs sujos vão vencer.

Responder

Mari

19/06/2011 - 11h29

E assim vamos na toada da política, não é Azenha?

Responder

O_Brasileiro

19/06/2011 - 11h12

É a comunicação no Brasil iniciando a era da via de mão dupla!!!

Responder

    SILOÉ -RJ

    19/06/2011 - 18h56

    E na contra- mão de tudo de ruim que está aí.

Roberto Locatelli

19/06/2011 - 08h27

Agora é avançar rumo à proposta do Prof. Comparato: construir uma coordenação nacional de blogueiros, para dar organicidade a esse movimento.

Todos os blogueiros terão, obviamente, a opção de não integrar essa coordenação e seguir autônomos.

A união faz a força, como diz o ditado.

__________
PS.: essa foto ficou ótima!! rs

Responder

Archibaldo S Braga

19/06/2011 - 07h35

Eu com, seeeteeennntaaa e um annnos, voto nessa gurizada fabulosa que um dia vai dirigir o meu BRASIL!!!! Braga

Responder

Marcos

19/06/2011 - 07h11

Muito bom o vídeo do "votoserrapq"… não lembrava disso… o pessoal da Unb mandou muito bem!

Responder

Deixe uma resposta