VIOMUNDO

O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

06 de junho de 2010 às 18h28

por Luiz Carlos Azenha

Estivemos reunidos em um restaurante de São Paulo: eu, Altamiro Borges, Rodrigo Vianna, Eduardo Guimarães e Conceição Lemes. Mais um pouco não seria um jantar, mas uma conspiração.

Tratamos de uma ideia que não é necessariamente nova, nem original: da convocação de um Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.

Pode não ser nova, nem original, mas acho que a hora é essa.

A blogosfera brasileira já atingiu a massa crítica de leitores que justifica o encontro.

Nossa inspiração é, mais ou menos, o Netroots dos Estados Unidos, que nasceu com outro nome.

Hoje trata-se do maior e mais importante (politicamente) encontro nacional de blogueiros do planeta.

Nossa pretensão é muito mais modesta, mas o objetivo é mais ou menos o mesmo.

São dois, na verdade.

Um: agora que temos leitores, do mesmo jeito que aconteceu nos Estados Unidos, um país de dimensões continentais, acreditamos na necessidade de um encontro presencial entre blogueiros. Para que as pessoas se encontrem e se conheçam. Para que troquem informações e telefones. Para que se agreguem ou desagreguem. Uma coisa é trocar informações, como fazemos, via e-mail. Outra coisa é você conhecer pessoalmente alguém com o qual tem ao menos algumas ideias em comum.

Por isso a definição suficientemente vaga: blogueiros progressistas, que tenham compromisso com a ampla democratização da sociedade brasileira, em todos os sentidos.

Não será um encontro político-partidário, mas pretendemos incluir nele debates sobre políticas públicas que digam respeito diretamente à blogosfera, como o Plano Nacional de Banda Larga.

Paralelamente a isso — ao fortalecimento dos laços entre blogueiros e ao debate de políticas públicas –, pretendemos aproveitar o encontro para promover oficinas em que os blogueiros troquem informações sobre todas as ferramentas da era digital. Como usar o twitter? Como usar o facebook? Como aumentar a audiência de seu blog? Como produzir vídeos para o seu blog (eu, como repórter de TV, me candidato a participar dessa oficina)? Como medir a audiência de seu blog?

Em resumo, em um encontro de dois dias teríamos essas atividades. Ou seja, se você está começando agora na blogosfera, terá contato com os “veteranos” do ramo (Paulo Henrique Amorim já se comprometeu a dar uma das palestras), se engajará em um movimento que pode ajudar a mudar os rumos da mídia brasileira e ainda aprenderá com gente experiente a respeito das últimas novidades do setor.

O encontro também será aberto a internautas, já que um de nossos objetivos é transformar todos vocês em blogueiros.

Por isso, antes de avançar na organização, estamos publicando esse texto à espera de sugestões de todos os leitores em relação a, entre outros, programaçao, convidados, local, data e forma de viabilização financeira do encontro.

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
434 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Cultura Digital em Brasilia

27/05/2011 - 03h25

[…] Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa […]

Responder

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília

23/05/2011 - 12h48

[…] Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa […]

Responder

Eurico Vianna

20/08/2010 - 06h37

Caro Azenha,

Segue comentário relacionado à blog-esfera, embora mais voltado ao entendimento do contexto colaborativo dos blogs que ao evento em si.

Moro atualmente fora do Brasil e tenho acompanhado à distância, e graças aos Blogueiros e à internet, as atualidades políticas e culturais do Brazil. Graças à essa façanha da blog-esfera Brasileira no fortalecimento da mídia alternativa, pessoas como eu podem se manter atualizadas sem ter que se submeter, e na verdade à contragosto, da agenda política da grande mídia. Com interesse especial tenho acompanhado também o 'Encontro dos Blogueiros Progressistas', razão pela qual resolvi compartilhar uma fonte que, acredito, pode colaborar com o papel democratizador da informação exercido pelo blogs.

Clay Shirky, autor e pesquisador sobre internet e mídia social, no seu livro Here Comes Everybody: How Change Happens When People Come Together, [Aí vem todo mundo: Como as mudanças acontecem quando as pessoas se unem*] editado pela Penguin Books (2008) anuncia uma revolução em todo campo institutional de nossas sociedades. E só é uma revolução, como ele mesmo diz, se alguém sair perdendo. Em relação à realização de tarefas e resolução de problemas, essa mudança, que já está em andamento, vai minar o poder de instituições hierárquicas e enrigecidas e emponderar grupos cooperativos frouxamente associados. Acho que vale à pena conferir a utilidade para o contexto de luta dos blogs Brasileiros. O sítio de palestras TedTalks.com disponibiliza uma apresentação do autor para download. Com legendas em português a palestra Institutions versus Collaboration (aqui) resumi bem os assuntos tratados no livro.

Estudando a revolução causada pelas novas tecnologias nas instituições em geral, Shirky aponta o jornalismo como uma das classes onde a mudança é mais evidente. Ele, analiza, por exemplo, a intercessão entre a 'blog-esfera' e o jornalismo, e a questão do blogueiro ser, ou não, um jornalista, sendo que para ele essa não é a questão mais importante. Para ele, importa mais entender como, por meio de baixo custo e novas tecnologias, a 'amadorização' na veiculação de informações termina por extrapolar a exclusividade da classe profissional. Achei dois de seus insights muito válidos, não só para os blogueiros, mas para todos os progressistas.

Primeiramente, no tocante ao jornalismo, a queda radical dos custos operacionais e a maneira como as mídias sociais mudam o cenário, Shirky afirma que essas novas tecnologias invertem o padrão 'filtre primeiro e publique depois', para o 'publique primeiro e filtre depois'. Em sua análise, essa mudança tira das mãos dos 'grandes' editores o poder de decisão sobre o que é pauta (ou ao menos o relativiza), e passa a valorizar o julgamento do leitor, na medida em que este, por meio dos blogs, começa a redefinir a pauta da grande mídia. Um viés inovativo para o entendimento das mudanças tão faladas atualmente. Uma leitura genial e bem instrutiva, valendo, portanto, para todas as pessoas interessadas em desenvolver e aprimorar padrões mais cooperativos e horizontais de ação coletiva.

Outro insight importante é o papel dos novos meios de comunicação social na alteração dos padrões de formação, manutenção e operação de grupos sociais. Os novos meios, facilitando a o compartilhamento de informações, a cooperação e a ação coletiva, interferem no equilíbrio entre a abordagem institutional, inerentemente exclusiva, segundo ele, mas predominante até o momento e a abordagem colaborativa, mais democrática, mas até recentemente desprovida de tecnologias que a apoiassem.

Shirky, no entanto, alerta que "a questão aqui, não é que 'isso é maravilhoso' ou que vamos ver uma transição de abordagens exclusivamente institucionais para abordagens exclusivamente cooperativas. Vai ser muito mais complicado que isso. Mas o ponto é que será um reajuste maçivo. E já que podemos vê-lo com antecedência e sabemos que está chegando, meu argumento é essencialmente: nós podemos muito bem nos preparar melhor para ele".

Responder

    clemes

    05/07/2010 - 12h16

    Edmar, manteremos vc informado, sim. Abs

Sady Jacques

30/06/2010 - 16h30

Caro Azenha e demais blogueiros e blogueiras:

– Formidável iniciativa! Estamos diante de mais um divisor de águas para o avanço da democracia participativa brasileira. Aqui em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, avançamos nos últimos preparativos para o décimo primeiro Fórum Internacional Software Livre, uma iniciativa igualmente revolucionária em favor da soberania brasileira. Ele ocorrerá de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS e, desde já, penso que seja um local oportuníssimo para realizarmos um pré-encontro estadual para o grande encontro nacional em Brasília. Tivemos mais de 8000 participantes em 2010, a maioria cidadãos ambientados e ativos na web…

Caso desejem conversar mais sobre como viabilizar essa possibilidade, estamos à disposição!

Abraços a [email protected],

Sady Jacques
Embaixador do fisl11

Responder

Juarez Silva Jr.

24/06/2010 - 02h06

OBA !, também estou dentro, da Amazônia para o mundo ! , Blog do Juarez na área …

Responder

Página 13 » Blog Archive » Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília

23/06/2010 - 17h14

[…] Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa […]

Responder

Pedro Migão

23/06/2010 - 14h51

Só posso oferecer o modesto apoio do Ouro de Tolo a esta excelente iniciativa.

Responder

Encontro dos blogueiros progressistas | Blog da Cidadania

17/06/2010 - 18h07

[…] Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa […]

Responder

» Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília.Vamos lá. DSG Online

16/06/2010 - 18h50

[…] Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa […]

Responder

CONCEIÇÃO LEMES:Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília | Maria Frô

16/06/2010 - 17h24

[…] Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa […]

Responder

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasíliaa | Viomundo - O que você não vê na mídia

16/06/2010 - 17h06

[…] Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa […]

Responder

Mar.

13/06/2010 - 22h40

Tô dentro! Azenha, pode contar comigo. Um abraço.

Responder

Sandro (Minerva Pop)

13/06/2010 - 22h29

Azenha,

Sensacional esta iniciativa. Parabéns!
Tenho certeza que a blogosfera atingiu maturidade suficiente para não só viabilizar como tornar um sucesso este tipo de evento.
Este modesto blogueiro terá imenso prazer em participar e ajudar no que for possível para divulgar esta iniciativa.
Sugiro a criação de um banner para que todos possam utilizar em seus blogs.

Aguardo novidades.

Abraços

Responder

Pedro Ayres

13/06/2010 - 19h28

Excelente iniciativa

Como blogueiro e velhojornalista, podem conytra comigo. Espero que estar em forma para poder ir a essa reunião.
Um abraço

Responder

MANO

13/06/2010 - 19h00

Azenha,

A idéia, além de interessante, é muito necessária para proteger-nos da grande mídia, onde a falta de honestidade na divulgação dos fatos é evidente.

A criação de um jornal para distribuição em todo o território nacional, também, seria uma proposta interessante. Jornalistas compromissados com a verdade, tenho certeza, não faltarão.

Abraço

Responder

Gerson Carneiro

13/06/2010 - 12h27

Taí uma ótima oportunidade para o repórter Amaury Ribeiro Jr comparecer e lançar seu livro.

Responder

Laurindo

13/06/2010 - 12h05

Azenha, acho a ideia muito boa. É a oportunidade de organizar, sistematizar pensamentos, talvez até, a de termos um ponto de encontro e de referência para uma melhor organização de passos futuros, uma vez que ideias, procedimentos e estratégias próprias do campo progressista, na maioria da vezes, se perdem nos desvãos das dissenções e dos rachas internos típicos das agremiações e partidos progressistas. Lembrar que há muitos blogs meio perdidos por aí, como o de Wanderlei Caixe, sediado em Ribeirão Preto, do qual fornecerei o endereço no momento que for necessário.
Um abraço.

Responder

Marcelo Silva

12/06/2010 - 23h58

to nessa meu caro Azenha. nao aguento mais essa midia vendida parcial, golpista, desonesta e por que nao dizer, criminosa. um abraço!

Responder

vander

12/06/2010 - 23h28

Azenha, já sugiro uma foto para o Movimento dos Blogueiros Progressistas. As lacunas em branco são para as imagens de outros blogs que forem se juntando ao movimento.
http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/JQVu-PYc5

Abs.

Vander Fagundes (blog Muito Pelo Contrário)

Responder

Joao Carlos Passari

12/06/2010 - 22h49

Acho a idéia interessante, oportuna.

Responder

Leider_Lincoln

12/06/2010 - 21h34

Pessoal, há um troll negativando os comentários favoráveis ao Encontro. Não se esqueçam de votar nos comentários: é só clicar nas "mãozinhas", à direita do nome do comentarista.

Responder

    Gerson Carneiro

    13/06/2010 - 12h35

    Leider, é fácil compreender:

    Os capitães-do-mato estão com os cotovelos em carne viva. É que do lado de lá, os ídolos não promovem nada para dar atenção aos fãs. Então estes insistem em permanecer aqui em busca de satisfazer suas carências. Isso aí portanto é uma forma desesperada de tentar chamar atenção.

dircinha batista

12/06/2010 - 14h11

Azenha,
Belissima ideia. Essa massa critica, se contar com suficiente assistencia tecnica, pode mudar os rumos das comunicacoes no Brasil. Ela pode constituir sucursais para uma grande central de noticias, pode ser agil, dinamica, bem informada, pode reunir profissionais e amadores que aprenderao com o tempo, desbancar os monopolios da PIG e virar coisa seria. O maior problema dos progressistas atualmente e a incapacidade de canalizar suas energias e talentos de forma organizada para promover mudancas sociais e evitar o golpismo, a manipulacao dos fatos e dessa forma se sobrepor aas elites.

Responder

Rogério Madureira

12/06/2010 - 10h51

A Atípico pode dar orientação sobre estratégias de posicionamento no Google (SEO) para o evento. Quase ninguém se beneficia dessas estratégias, ao contrário dos blogueiros comerciais que usam e abusam das técnicas.

Responder

David R.Silva

12/06/2010 - 08h07

Positivo. É por aí. Parabéns! de Belo Horizonte.

Responder

Mateus de Campos

12/06/2010 - 00h08

Eu praticamente só leio os blog de qualidade e a maioria são progressistas, conversaafiada, viomundo, linguadetrapo. muitasbocasnotrombone e muitos outros do mesmo naipe.

Responder

J.Castro

11/06/2010 - 23h28

Excelente idéia que pode e deve ser tocada à frente. Assim faremos o PIG tremer nas bases, caminhar mais rapidamente ao precipício a que se destina pelas armações que trama nos obscuros encontros mantidos por aí.
Brasil, prá frente é que se anda. Retrocesso jamais. 2010 Dilma Presidente.
http://www.simonleonidas.wordpress.com

Responder

João Gabriel

11/06/2010 - 21h25

Bom,
Estou começando a blogar. Ainda estão intermitentes minhas postagens.
Mas parabenizo a idéia do encontro e como sou Coordenador do Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado da Bahia, já aproveito para me colocar à disposição e para sugerir Salvador como sede do Encontro e colocar a UNEB à disposição.

Saudações estudantis e blogueiras

Responder

    Gerson Carneiro

    12/06/2010 - 00h13

    Eitha, manda mais do que o reitor!

    Bem que o comentarista Leonardo Câmara, no texto postado "Universidade nega apoio a aluno de Jornalismo ameaçado em programa policial", disse que "o reitor não é senhor absoluto da instituição".
    Apois taí mais uma evidência.

    mariazinha

    12/06/2010 - 11h13

    Isto, meu filho!
    Lá atrás já havia dito que precisamos da vitalidade dos jovens estudantes. Estes, não nasceram para a droga; mas para cumprir belos ideais com honra e amor ao Brasil. Alguns babacas dizem para VCs:" …esse negócio de patriotismo é burrice ou mediocridade, coisa fora de moda o respeito ao hino e à bandeira brasileira…"; digo que não é. Colocam essas aberrações na cabeça dos jovens para que fiquem alienados, sem rumo, acabando a saúde na droga enquanto gringos saqueiam a PÁTRIA AMADA, traidores, juntam-se ao plano alienígena de sabotar o Brasil com interesses escusos.
    Os jovens são a alegria e o tesouro de um país, precisamos de VCs!
    Saudações fraternais.

Fernando

11/06/2010 - 18h41

Idéia fulgurante! Azenha, parabéns.

Responder

cristina

11/06/2010 - 18h26

organizar a van para onde for o encontro. (Ed Mota). transmissão on line. Divulgação e abrir mais para que possamos nos organizar.

Responder

Júlio Garcia

11/06/2010 - 17h52

Caro Azenha, excelente idéia essa tua, mais uma, aliás; estou nessa, podes contar comigo.

Cordial abraço!

Júlio Garcia

ET: enquanto isso, que tal reativar o velho SIVUCA?

Responder

glaucocortez

11/06/2010 - 17h46

Muito boa ideia. Estaremos nessa empreitada.
Abraços

Responder

Acqualinda Moraes

11/06/2010 - 15h10

Vocês viram no Tijolaço de hoje, Brizola falando sobre o caráter de Serra? Muito bom espalhar para toda a rede. É hora de atacar. A guerra apenas começou e não dá mostras de estar ganha

Responder

Victor Zacharias

11/06/2010 - 15h07

Idéia nota mil, não é nova, mas nunca foi feita por aqui. Quando e onde???

Responder

Gustavo Cherubine

11/06/2010 - 14h48

Azenha, tem que chegar no fenômeno lan house, que são milhares na RMSP.
Gustavo Cherubine.

Responder

Paulo Morani

11/06/2010 - 14h36

Azenha, não sei se terie condições de ir, mas acredito que possas, junto com a galera toda da blogosfera, arrumar um jeito de passar pela internet, para que a gente possa acompahar ao vivo. Sei que é difícil, mas é possível.
A blogosfera tudo. Informação é tudo!
Nunca desista de seu sonho. Se ele acabou numa padaria, procure em outra.
Barão de Itararé

Responder

Davi Sensu

11/06/2010 - 14h30

E o Ubaldo, vai? Se o Ubaldo for, contem comigo! Se ele não for, levo também meus filhos…

Responder

    Gerson Carneiro

    12/06/2010 - 07h07

    Deve ir sim. Ubaldo é nosso mascote.
    Eu não acho que Ubaldo vai perder uma oportunidade de apurrinhar ao vivo.

    dukrai

    13/06/2010 - 17h27

    Gerson, vamos chamar o cara pra tomar um xôpis e dois pastéu, depois disso fica amigo de infância

    Gerson Carneiro

    13/06/2010 - 19h31

    ou tomar uma pinga e comer um ovos cozido.

Fernando

11/06/2010 - 14h23

E sem a cobertura do PIG nem dos blogueiros progressistas se formou uma nova grande central sindical, a Conlutas-Intersindical – Central Sindical e Popular.

Responder

Luiz-AlphaPlus

11/06/2010 - 14h09

Oi Azenha, e o SIVUCA? Não vai reativá-lo mais?

Responder

Encontro nacional dos blogueiros, tô dentro | Blog do Rovai

11/06/2010 - 13h17

[…] idéia foi anunciada pelo Azenha e tinha 379 comentários quando entrei pra escrever esta nota. Só pela quantidade de comentários […]

Responder

César M Costa

11/06/2010 - 13h02

Sou Filósofo e mantenho um site. A muito divulgo a importância dos blog's, frente ao Pig. E desde de já me disponho a divulgar e a participar do evento.

Responder

Yacov

11/06/2010 - 12h47

Acabo de postar no CAF sobre o tema e repito aqui: Neste encontro de blogueiros sinto a presença dos germes de uma nova mídia no BRASIL. Uma mídia assertiva, crítica, independente e compromissada com a democracia, com o país e seu povo e com a paz mundial. O país (e o mundo, também, por que não???) precisa desta "renovação" urgentemente, porque o que aí está, como bem sabemos, já está com prazo de validade vencido…

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLObo – O que passa na gLoBo é um braZil para TOLOS"

Responder

Vilma

11/06/2010 - 12h35

ah! não! Dia quinze estarei fora de SP. Por favor, continuem avisando os iNternautas que não podem comparecer sobre decisões, etc, etc.

Responder

Blog do Bilu

11/06/2010 - 11h07

A ideia é muito boa. A minha sugestão de local (cidade) é Brasília. Facilita para que todos os estados participem.

Responder

Vem aí o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. O Graeff virá ? | Conversa Afiada

11/06/2010 - 10h49

[…] para preparar o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. A idéia do Azenha evoluiu – clique aqui e leia – e mereceu 370 comentários no Viomundo. O Comitê  Executivo do Encontro me autorizou a […]

Responder

ferrera13

11/06/2010 - 10h00

A única coisa ruim dessa notícia é a ansiedade que ela nos provoca. Aguardamos.

Responder

Orsola Ronzoni

11/06/2010 - 08h57

Excelente ideia. E apesar de ter sido inspirada numa experiência americana tenho certeza que você dará a ela uma dinâmica toda brasileira. Aliás, já começou com a introdução do termo progressista que é uma tradução felicíssima e bastante apropriada do termo em inglês spin doctor.

Responder

Mauricio

11/06/2010 - 04h42

Parabéns!!!!!! Ideia Maravilhosa!!!!!!!! Adoro vida inteligente…

Responder

José Augusto Valente

10/06/2010 - 18h52

Estou dentríssimo!

Um blog:
http://logisticaetransportes.blogspot.com

Que, três anos depois, se transformou no Portal de Logística e Transportes:
http://www.agenciat1.com.br

***

Ajudo na organização, se quiserem fazer em Brasília

***

Responder

Ramon

10/06/2010 - 16h58

Ótima idéia, boa sorte e sucesso!

Responder

Nildo

10/06/2010 - 16h58

Nada melhor do que o contraponto perante o pensamento único. E como temos testemunhados, os blogueiros independentes estão representando e preenchendo a lacuna que até então existia. Longa vida!

Responder

Hans Bintje

10/06/2010 - 16h21

Tá faltando falar da importância do BEIJO, quero dizer, do KISS.

É a sigla, em inglês, de "Keep It Simple, Stupid". A wikipedia explica: "é um princípio geral que valoriza a simplicidade de projeto e defende que toda a complexidade desnecessária seja evitada. Serve como fórmula útil em diversas áreas como o desenvolvimento de software, a animação, a engenharia no geral e no planejamento estratégico e tático. Também é aplicado na Literatura, na Música e nas Artes em geral."

Mantenha tudo simples. É um recado romântico e útil, infelizmente esquecido por excelentes blogueiros como o Luis Nassif.

O castigo para os blogueiros pouco românticos é cruel. Por exemplo, uma esclarecedora mensagem no site, em inglês: "The site is currently not available due to technical problems. Please try again later. Thank you for your understanding."

Responder

    flora

    11/06/2010 - 02h31

    Sendo romântica, então, sua intervenção é mais que perfeita.
    Salve a idéia do encontro, e salve a lingua inglesa, acho que a língua ajuda a simplificar a vida, deles, no bom sentido de sintetizar.
    Seguindo o seu conselho e esse exemplo, melhor mesmo não pensar em nada grandioso demais, mesmo uma simples produção já vai dar trabalho de sobra e exigir tempo que as pessoas geralmente não tem. A escolha do lugar tem que servir e agradar à maioria, já que a todos será impossível, e São Paulo parece concentrar a maior parte de blogueiros participantes, não? Aí se aproveita a infra da cidade, que cada um usaria como pudesse. Quem não puder, segue pela rede, isso seria fundamental de se produzir, para que todos os interessados possam acompanhar. Fazendo um cálculo da despesa que se teria com o lugar e o que for minimamente necessário, pode-se sugerir uma contribuição de quem comparecer.

    Bolívar

    01/07/2010 - 13h59

    Pelo sobrenome do Hans, a origem deve ser holandesa. Nada tenho contra, exceto amanhã, na África do Sul… e ao paradoxo apresentado. Embora sugerindo a simplicidade, fecha o texto com uma frase numa língua entendida por poucos, no Brasil. Ainda não é o inglês a língua oficial do Brasil, apesar do esforço de algumas pessoas que se lixam para nossa riqueza cultural, e parte integrante dessa riqueza é o idioma português.
    Quanto ao principal, sugerido pelo Azenha, aprovo. Embora pouco familiarizado com a tecnologia informática, defendo a ampliação do número de locais para os menos favorecidos pela "sorte" poderem se atualizar, e isso só será possível com a democratização do Brasil. E a democratização do Brasil é impossível enquanto houver o atual controle da informação pelas poucas empresas do ramo.

Artur

10/06/2010 - 17h52

São pessoas dignas e comprometidas com a verdade, que é o principal compromisso do jornalismo.
Ao contrário dos Kamels, Casóis, Bonners, Mainardes, Leitões, etc.
Vamos em frente.

Responder

pedro

10/06/2010 - 16h49

O blog anaispoliticos.blogspot.com está dentro, também!

Responder

Reiko Miura

10/06/2010 - 11h51

ótima idéia. Tô dentro.

Responder

Daniel Xavier

10/06/2010 - 14h44

Azenha,

Hoje o Obama é à favor de sanções contra o Irã mas, quando ainda era candidato, ele acreditava que a diplomacia era o melhor instrumento para se aproximar do Irã. Neste vídeo aqui, de um dos debates entre os candidatos à vaga democrata, Obama prometeu “se encontrar com Ahmadinedjad sem pré-condições, em qualquer lugar, ainda no seu primeiro ano de governo” (ele já está chegando no meio do segundo), para discutir a paz no Oriente Médio:
http://www.youtube.com/watch?v=HEXrtgf06v4

Eu coloquei legendas pra facilitar.l

Abs!

Responder

Donizeti - SP

10/06/2010 - 11h18

Não sou blogueiro (ainda), mas acompanho nossa blogosfera independente, que é um marco na democratização da mídia no Brasi e contraponto fundamental às manipulações do PIG – Partido da Imprensa Golpista, lesa-pátria e partidarizada.

Tô nessa amigos, por um Brasil decente.

Responder

Penha Souza

10/06/2010 - 11h10

Azenha, tenho visto com prazer todas as manifestações de apoio e interesse. Parece que dessa você não se safa, se não viabilizar o encontro a turma vai cair de pau! Bom, vou dar também meu pitaco: um evento dessa ordem é preciso primeiro definir local (hospedagem, alimentação, espaço para os debates, ou seja, a infra operacional toda), fazer uma cotação de quanto sairia per capita e abrir as inscrições. Dependendo do local escolhido – isso tem um custo – é que se poderia atribuir um valor para quem deseja participar. Sugiro entrar em contato com alguma empresa promotora de eventos que possa dar todas as informações do que é necessário e ajudar na organização.
Esse primeiro encontro (de muitos, espero) é importantíssimo para o futuro da internet livre. Se precisar de ajuda, estou às ordens.

Responder

Celso Marcondes

10/06/2010 - 11h04

Caro Azenha, parabéns pela iniciativa. Finalmente, pode acreditar, vem aí o novo site de CartaCapital. Entre as novidades, será criado um espaço para blogs. Estamos nessa.
Abraço,

Celso Marcondes

Responder

Omar

10/06/2010 - 10h38

Deve-se fazer uma enquete para que se possa estimar o nº de participantes, o dia e horário mais propícios a todos. A região que demonstrar ter a maior concentração de blogueiros e internautas REALMENTE DISPOSTOS a participar do evento deverá sediá-lo.

Responder

Juciano Lacerda

10/06/2010 - 10h37

Azenha, parabéns pela iniciativa. Agora, vejo que seria interessante uma mobilização em todos os blogs progressistas sobre a PL 29 sobre a TV a cabo e via satélite, que está sendo bombardeada pela SKY. Se a gente baratear a TV a cabo e satélite no Brasil e tiver mais programas independentes e nacionais e os canais comunitários, de fato, poderemos minar e tornar relativa a audiência dos grandes players nacionais. Isso já seria um grande avanço!!!

Responder

Calbercan

10/06/2010 - 09h20

Outra sugestão: uma palestra (do Franklin Martins?) sobre o Blog do Planalto, com participação de blog da Petrobrás e outras iniciativas na área do Estado.
E mais uma: discutir fontes de renda, propaganda etc. Como manter um blog (que vicia e nos ocupa o dia inteiro)?

Responder

Fabio SP

10/06/2010 - 09h09

Podia convidar a Sandra Starling para os debates

Responder

Adriana

10/06/2010 - 08h45

É Azenha… mais de 300 comentários. Sensacional!!!!
Ensaio criar o meu há meses… sou jornalista e locutora de rádio aqui no RJ.

Minha humilde sugestão é que seja transmitido pela internet, para maior abrangência.

Aguardo boas novidades.

Responder

Marat

10/06/2010 - 07h25

Não esqueçam: AMPLA divulgação pela Internet!!!

Responder

Cristiana Castro

10/06/2010 - 02h34

Excelente iniciativa! Isso vai mudar a cara dos blogs participantes. Qto mais pessoas se conhecerem, melhor.

Responder

andrequimico

10/06/2010 - 01h42

“Tamo junto e misturado !” – Espero que haja encontros regionais, um em cada capital, pelo menos. No aguardo da convocação, que seja logo.

Responder

Gerson Carneiro

09/06/2010 - 22h53

Sugestão de local:

Ao Sul da Fronteira.

Responder

LuisCPPrudente

09/06/2010 - 22h24

Muito boa a iniciativa.

Vocês podem falar com o pessoal que montou o Portal Sul21, que está há poucas semanas em funcionamento e agrega diversos blogs do sul do país.

Responder

Rodrigo Leme

09/06/2010 - 21h34

"Não será um encontro político-partidário,"

Não, é uma bruta coincidência todos serem governistas. Meu Deus, e tem quem caia.

"Progressistas" é boa. O papel aceita tudo…

Responder

    Carlos

    10/06/2010 - 08h01

    Iniciativa política de cinco pessoas, não de partidos.
    Favoráveis ao governo em muitas coisas, e críticos em muitas outras – você propõe convites ao Azevedo, Noblat, Marnardi,….?
    Insatisfeito com a palavra "progressistas"? Ora, convoque evento dos "regressistas"…

    Carlos

    10/06/2010 - 10h13

    Melhor: conmvoque o "Encontroll" sugerido aí abaixo.

    Gerson Carneiro

    10/06/2010 - 08h04

    Está enganado, meu rei.
    Nem todos aqui são goverrnistas. Do contrário: ou você está de gaiato no blog errado, ou você é um governista.

    Mas é fato que você pode participar do encontro, se quiser. Inclusive dando sugestões, até da denominação.

    dukrai

    10/06/2010 - 16h08

    trollzinho, vê os palpites dele no ID

    Luiz-AlphaPlus

    10/06/2010 - 14h02

    Caro Rodrigo Leme,
    Você achando que somos governistas mostra que você não entendeu nada.
    Aqui existem governistas e não-governistas.
    A única coisa que nos une é o interesse em debater a verdade, sem cairmos nas armadilhas da grande mídia (leia-se Globo e seus comparsas) que não são anti-governistas, mas são terroristas com uma forma de difusão muito importante.

    ciro araujo

    11/06/2010 - 12h36

    "O papel aceita tudo…" é melhor ainda…

Rogério Chaves

09/06/2010 - 20h35

Azenha, fico muito feliz em saber que gente séria pensa em se reunir para montar uma rede de informações, de bom jornalismo, aproveitando todos os recursos da internet. Esse é o principal instrumento para quebrar de vez com a velharia e os velhacos da imprensa antiga (como bem nomenclaturou o cineasta gaúcho Jorge Furtado).
Um abraço e boa sorte a todos nós.

Responder

:: Fazendo Media: a média que a mídia faz :: » Sobre mídia e política

09/06/2010 - 18h59

[…] 5) Blogueiros progressistas do Brasil: uni-vos! O chamado é de Luiz Carlos Azenha, em seu Viomundo.com.br: “Estivemos reunidos em um restaurante de São Paulo: eu, Altamiro Borges, Rodrigo Vianna, Eduardo Guimarães e Conceição Lemes. Mais um pouco não seria um jantar, mas uma conspiração. Tratamos de uma ideia que não é necessariamente nova, nem original: da convocação de um Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. (…) agora que temos leitores, do mesmo jeito que aconteceu nos Estados Unidos, um país de dimensões continentais, acreditamos na necessidade de um encontro presencial entre blogueiros. Para que as pessoas se encontrem e se conheçam”. Íntegra aqui: http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/o-encontro-nacional-de-blogueiros-progressistas.html. […]

Responder

Calbercan

09/06/2010 - 18h35

Outra coisa: é preciso pensar nacionalmente, especialmente nos estados, capitais e cidades em que a informação é controlada por coronéis (da imprensa e da política). É preciso pensar formar de reforçar blogs alternativos nesses lugares para se tornem alternativa à controlada informação oficial.

Responder

Calbercan

09/06/2010 - 18h24

De qualquer forma a ideia é ótima e oportuna. Além da viabilidade, local, despesas etc. (é preciso considerar que muito blogueiro poderá apenas pagar sua passagem, alimentação e hospedagem), é preciso pensar na dinâmica da coisa para que seja útil para todo mundo. Assim, sugiro que se comece perguntando: o que é que cada um quer? Quais são as prioridades? O encontro, a confraternização, sentar para bater papo, coletivamente, com que se quer conversar, com quem se conhece virtualmente, mas também com quem a gente não conhece, mas se identifica: "sou fulano, faço isso, meu interesse na blogosfera é esse".

Responder

@excriba

09/06/2010 - 18h18

A iniciativa é excelente …
Trocar informações com os blogueiros/jornalistas mas experientes e, principalmente, criar uma comunidade baseada não em partidarismos, mas sim em valores éticos do bom jornalismo é a grande sacada.
Nós do Excriba (www.excriba.com) estamos no começo, criando uma plataforma para agregar os posts da blogosfera e abrir espaço para quem queira contribuir com geração de conhecimento no próprio site. Um encontro como esse será importantíssimo para que todas as iniciativas da área se conheçam e contribuam entre si.

Quem quiser contribuir já com o excriba, é só entrar em contato.

Estamos nessa.

Responder

Engajarte

09/06/2010 - 17h51

Sugestão de tema, aliás seguindo Rodrigo Viana: Diretrizes e métodos para um blog de notícias e informações, em contraponto a blogs de opinião. http://engajarte-blog.blogspot.com/

Responder

Carlos

09/06/2010 - 17h31

Convidar também pessoal do software livre.

Responder

Yacov

09/06/2010 - 17h30

Muuuuuuito interessante: Seria o "Primeiro Encontro das Retas Paralelas sob os Céus Infinitos de Brasília"…. ahahahah,,, Em vez de se fazer um Encontro único em Brasília, ou sei lá aonde, que tal vários encontros, simultâneos ou não, nas principais capitais do país, ou não, e ao final, faz-se uma grande conferência de blogueiros, e seus frequentadores, em um local a ser escolhido,… Ou não??? Quem sabe… Talvez… Mas o importante é o que importa: "o encontro". Como diriam, Sá & Guarabyra: "…Vivo do que faz meu braço, meu braço faz o que a tera manda, voa tristeza, voa tempo, voa vento, voaaaaaaa…"

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLObo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS"

Responder

Regina

09/06/2010 - 16h45

Apoiadíssimo!!!
Lembrem-se, queremos assistir pela internet!

Responder

Mary

09/06/2010 - 15h08

Querido Azenha

Sou Acadêmica de História e reprodutora de assuntos da mídia, vou participar e abraçar esta causa de olhos fechados e torcendo para que Curitiba- Pr não fique fora deste encontro. Não tenho Blog, mas já estou providenciando! Adoro debates sobre polítcas pública.
Estarei aguardando : [email protected].

Vamos juntos recolher as pedras soltas deste caminho!

Mary Castilho – Curitiba-Pr

Responder

Daniel Faria

09/06/2010 - 14h59

Estou começando meu blog agora, então quero muito ir. A blogosfera precisa se unir se quiser fazer frente a velha mídia.

Mas teria que ser no Rio. Vocês podiam fazer uma pesquisas na internet pra escolher a melhor cidade.

Excelente iniciativa!

Responder

agledfis2010

09/06/2010 - 14h48

Muito oportuno. Não sei se teria como me deslocar, assim como muitos outros, por isso, sugiro que haja uma trtansmissão pela internet.

Responder

Gilson Raslan Filho

09/06/2010 - 13h03

Sou professor de comunicação e penso ser a proposta imprescindível. Penso que, ao lado de data e local, que devem ser próxima e central, podem-se discutir algumas deliberações prévias, além do exposto, como, por exemplo, a organização de encontros regionais, com o mesmo intuito. Seja como for, talvez seja interessante a parceria com alguma escola de comunicação – quem sabe usp.

Responder

    Jairo_Beraldo

    10/06/2010 - 06h59

    Prof., logo a USP? Enquanto os tucanos mandarem em SP, a USP é um lugar onde a blogosfera jamais poderá reunir. A PM faria um cerco, e entraríam em combate conosco, sem aviso prévio, tal qual Israel fez com a flotilha da paz, em águas internacionais.

EAG

09/06/2010 - 12h24

Vcs poderiam fazer um evento por estado e depois um nacional

Responder

Carlos

09/06/2010 - 09h52

Possível convidar blogueiros de Portugal e de países de língua espanhola? – Argentina, México,…

Responder

    Ricardo Welbert

    09/06/2010 - 13h46

    Ótima idéia.

    Carlos

    09/06/2010 - 14h56

    Falei em Portugal, apenas, mas pensei mesmo em todos os integrantes da CPLP.
    Convidados-observadores.

Maurício

09/06/2010 - 09h49

Interessante a idéia,a viabilização financeira é a parte mais delicada,um opinião:Após definir os convidados,a programação etc,arrecadar uma entrada com antecedência um número x de participantes definidos.Alugar o espaço e fazer o congresso.

Maurício

Responder

douglas martins

09/06/2010 - 08h32

Caro Azenha,
Ótima ideia! Apoio inteiramente a iniciativa. Eu comecei um blog há três meses e venho pensando e conversando com amigos sobre ter e como manter um blog na internet…e como é difícil o exercício de escrever e publicar matérias, dada a imensa carga de informação que se tem hoje… Abri o blog pensando nas eleições desse ano e para apoiar Dilma Roussef….e claro, ir contra o chamado PIG…
O meu blog http://www.samambaianews.blogspot.com/

Parabéns!
Douglas Martins

Responder

Druida

09/06/2010 - 08h28

Outra ideia (caramba, já estou pensando na agenda do encontro!): organizar-se para criar "pontos de referência" dos blogs independentes ("mash-ups", resumos comentados, portais com metadados de acesso aos blogs etc). Alguns exemplos:
http://www.blogs.com — um resumo muito bem comentado do que aparece nos blogs, incluindo listas dos "top" blogs por temas, as últimas dos blogs etc. Requer um trabalho editorial cuidadoso e frequente (acho que não dá para fazer só voluntariamente).
http://www.progressivebloggers.ca — este acho que é um exemplo mellhor, apresentando os resumos dos principais blogs "progressive" do Canadá.

Tenho que citar um exemplo em certa medida "do outro lado", um portal dos blogs basicamente ligados ao (ou simpatizantes do) grupo do Instituto Millenium, ou que estão nos portais das grandes empresas de midia: http://www.nominimo.com.br. Bem feito, muito bem organizado, direto ao ponto.

Bom, são alguns exemplos entre muitos, para ilustrar a ideia.

Responder

Druida

09/06/2010 - 08h09

Mais um palpite para o encontro. Achei que seria melhor "alternativos" em vez de "progressistas", mas acho agora que "independentes" representaria melhor o encontro, com o "slogan": "Uma nova midia é possível", ou "Uma outra mídia é possível" (por analogia ao "slogan" do Fórum Social Mundial).

Responder

sergio collinett

09/06/2010 - 06h48

Olà cambada !!!!
Espero que este encontro seja depois de setembro,pois estou até este mes enrolado com compromissos.
De qualquer forma estou sugerindo a cidade de Sao Lourenço ,Minas Gerais. Cidade de clima ameno,com uma agua medicinal muito eficaz .Todo um complexo hoteleiro que na baixa emporada esta praticamente deficitario e portanto com tarifas baixissimas além do que està situada no meio do caminho entre Sao Paulo-Rio,suprida de boas estradas.
e com uma infraestrutura hotleira desenvolvida.De qualquer forma estou dentro ,seja là onde for.

Responder

Luiz Albuquerque

09/06/2010 - 03h31

Caros colegas,
Sou professor de direito internacional da Universidade Federal de Ouro Preto e coordeno um projeto acadêmico que poderia abrigar um encontro deste tipo (mais pelo lado do interesse científico ple a revolução da internet do que pela militância política). Nosso blog é o Observatório de Relações Internacionais (www.neccint.ufop.br). Se tiverem interesse em fazer um encontro em Belo Horizonte ou Ouro Preto em 2010 ou 2011, é só entrar em contato ([email protected])
Luccem accipe ut reddas
Luz Albuquerque

Responder

Helmir Rodrigues

09/06/2010 - 03h02

Excelente idéia. Creio q um movimento q ja tem sua força, como é o da blogosfera brazuca, precisa tb dar as caras no outro mundo. Mesmo sendo um espaço para que quem ja troca uma ideia por aqui se conheça, seria legal manter nesse encontro um espaço virtual, para os q nao puderem ir possam acompanhar e participar da forma q for possivel.

Responder

jota

09/06/2010 - 01h33

Idéia sensacional! Vcs. estão de parabéns!

Responder

Vander Fagundes

09/06/2010 - 00h38

Excelente idéia! Dou meu total apoio. Sou um blogueiro de um blog colaborativo, o Muito Pelo Contrário. O dono é o Fernando Costa e o outro colaborador é o Gunter. http://muitopelocontrario.wordpress.com/

Responder

Leandro Pereira

08/06/2010 - 23h50

Bora, é só marcar!!!

Abraço.

Responder

dukrai

08/06/2010 - 23h22

Acabei de conseguir o alvará pra ir pra sunpaulo, a minha mulher vai junto rs

Responder

    Gerson Carneiro

    09/06/2010 - 22h46

    Duka, a minha também vai… temos que bolar esse encontro entre as duas pra ver se pinta um chance de alforria pelo menos por alguma horas. Que tal juntar uma grana e soltar as duas na Daslu?

    dukrai

    10/06/2010 - 16h11

    menas, bródi, menas, 25 de março, talvez rs mas a idéia é óóóóóótima

Mocota Master

08/06/2010 - 23h20

O blog em que participo não tem nada formalmente político. Mas acho que a participação de qualquer um que queira se comunicar em massa, via web, imprescindível. Em qualquer coisa que puder ajudar, estou à disposição.

Responder

    Gerson Carneiro

    09/06/2010 - 22h49

    Mocota,

    desencane, meu rei.. até o pessoal do "O Fuxico" se quiser, pooooode.

Fabio_Passos

08/06/2010 - 23h07

Ótima iniciativa.

E lá no Tijolaço do Brizola Neto… uma ótima notícia:

"O declínio do império global" http://www.tijolaco.com/?p=18005

"
A TV Globo teve no mês de maio a menor audiência da sua história na Grande São Paulo…
"

Responder

Edson Rogerio

08/06/2010 - 22h32

Caro Azenha,

Excelente ideia e farei de tudo para poder participar desse momento histórico.

Confesso que ingressei definitivamente nessa trincheira da globosfera sob a inspiração de blogueiros como você, o PHA, Nassif, Tijolaço, Carta Maior, Rodrigo Viana, e por aí vai…

Inicialmente, pelo acesso diário. Depois postando comentários e, finalmente, a partir de um anúncio da HOSTNET no seu site, resolvi criar o meu blog http://www.edsonrogerio.com.br.

Sei que as realidades de cada região, cada estado, cada cidade, mesmo nos rincões mais distantes desse país são distintas. Porém, entendo que as características e linha de atuação dessa nova gama de blogueiros têm que caminhar na mesma direção, ou seja, com o espírito libertário, com a mesma obstinação pela busca da verdade, que priorize a democratização da informação, enfim, por uma série de outros valores que certamente em encontros como esse proposto por você pode ajudar muito.

Seria bom se o primeiro encontro fosse realizado antes de outubro, aproveitando esse período que geralmente as pessoas buscam mais informações.

Sou iniciante nessa matéria, mas se puder ajudar em alguma coisa, conte comigo.

Responder

Silvio Gouveia

08/06/2010 - 22h14

Caro Azenha,

Simplesmente genial e positiva sua proposição que fará parte da história da criação da "Midia de Princípios do Brasil".

Entre as diversas datas de independência que existem pelo mundo vocês jornalistas/blogueiros brasileiros estão criando mais uma, talvez a mais importante de tôdas, no que se refere a midia Sul Latino Americana.

forte abraço e sucesso.
Silvio.

Responder

    Ogar Karabakian

    09/06/2010 - 04h29

    "´mídia de princípios" é a que se dedica à apoiar o governo?…

    Carlos

    10/06/2010 - 10h09

    E criticar, sempre que necessário.

jose fernandes

08/06/2010 - 21h55

dia ,mês, hora e local, por favor.

Responder

Maria Lucia

08/06/2010 - 21h14

Prezado Azenha
A idéia é excelente.
Enquanto os blogueiros dos sites progressistas, que já fazem escola e cobrem preferencialmente a política nacional e internacional organizam o Encontro Nacional, seria importante que, em todos os Estados da Federação, também se produzissem debates, entre os blogueiros, se chegassem a conclusões e sugestões e se tirassem delegados para o Encontro Nacional, que poderia ser retransmitido para todo o país ao vivo, por alguma entidade que tivesse condição para tal.
Acho importante também que nós usuários de blogs e sites progressistas apresentemos sugestões e analisemos formas de apoio concreto à blogosfera progressista. Já é tempo de assumirmos um papel mais ativo e participativo no apoio a vocês blogueiros que, generosamente, vêm nos suprindo de informações e análises confiáveis.

Responder

Adriano

08/06/2010 - 21h00

Sugiro uma cooperativa de blogueiros! Sobre o encontro, que seja transmitido via internet CLARO!!!!!!!!!!!!! Abraços.

Responder

IV Avatar

08/06/2010 - 20h44

Gostaria de sugerir uma pauta para este encontro: a dificuldade de se acessar blogs a partir de lan houses.
Explico, baseado com o que ocorre em Goiânia,não se se isto se repete em outras cidades.
O Juizado de Menores de Goiânia obriga todas as lan houses a colocarem um pick blocked ou seja, bloqueador para blogs.
Toda vez que chegou a uma lan house não consigo acessar este nem outro blog que acesso da blogosfera de esquerda.
Quando pergunto o motivo o dono da lan house explica-se assim "se eu deixar os computadores em o bloqueador para blogs o Juizado me pune, posso até ser preso.'
A lógica para tal atitude seria proibir o acesso de menores de idade a páginas de pornografia, mas o interessante que a maioria das lan houses que frequento nunca vi menores de idade, e quando se fazem presentes ficam é nos jogos de video game, por isso não entendo a atitude do Juizado de Menores.
Na verdade todos os computadores deveriam ficar sem bloqueio para blogs e, no caso da presença de menor de idade, o computador dele deveria ser proibido para livre acesso.
Um assunto a ser discutido, pois do jeito que está será difícil a popularização dos blogs, pois que para o Juizado estão sendo tratados no mesmo patamar dos sites pornográficos.

Responder

    Carlos

    09/06/2010 - 09h46

    Baseado em qual lei – ou leis – o juiz (da Vara da Infância e Juventude) determinou isso?

    beattrice

    10/06/2010 - 00h43

    Azenha
    essa denúncia mereceria um post sinceramente, até porque o caso não é isolado não!

Leider_Lincoln

08/06/2010 - 20h18

Prezados, apareceram uma série de trols destilando seu veneninho.
Sugiro realizar o I Encontroll, para aqueles coitados que se acham elite mas que não tiveram dinheiro para pagar os 500 reais da conspiração organizada pelo Instituto Millenium. Nós já sabemos que o cachê de um famoso jornalista ídolo deles é de 50 mil reais (como a operação Caixa de Areia nos mostrou) e que o Farol desta gente cobra bem mais, para destilar sua çabedoria e sua inveja çossiolójica. Então não dá para levar nenhum barão. Da mesma forma, como não gostam de tumultos em Higienópolis, acho que poderíamos pensar o evento para as praias do Leblon. Pode-se vender sardinhas sabor caviar para todos os trolls ficartem felizes!
Mais: como o globo já colocou na capa uma manifestação de 15 gatos pingados que encheram a praia de papelão,para protestar contra a vinda do presidente iraniano, como se isso tivesse qualquer relevância, é bem possível que o Kamel cubra o evento, embora pareça que ele não goste de lacaios…

Responder

LUIZ CARLOS AZENHA – E SEU BLOG VI O MUNDO.

08/06/2010 - 19h46

[…] aqui. //  Imprimir |  Enviar Dê seu voto: (Seja o primeiro a votar!)  Loading […]

Responder

Maria José Rêgo

08/06/2010 - 19h45

Azenha, promover um desses encontros em Brasília não é má idéia. Criei um blog mais ainda não sei como utilizar as ferramentas. Achei a idéia fantástica.

Responder

Paulo Cavalcanti

08/06/2010 - 19h13

Azenha,

Lí alguns comentários, sou blogueiro "humirde" – com a marca de 21 mil acessos, isso perto de blogs como o seu, é nada, ou quase nada.

Eu sei que temos uma tendêndência a sempre fazer na direção, de "mais do mesmo" – e tem razão, quem postou aqui, que o encontro tem que ser simultâneo, em vários locais do Brasil, uma vez que TUDO neste país, corre em, S. Paulo, Rio, Belo Horizonte, e no máximo em Curitiba e Porto Alegre.

Acho que precisamos quebar esse paradigma!!!!!!!!!!!!!!

Responder

    dukrai

    08/06/2010 - 23h21

    véi, por falar em umirde quando o Romério Rômulo acessou o meu blog e deixou um comentário, eu respondi dizendo que ia mandar um diploma, era o primeiro, e único, que tinha ido lá.
    No fim vai rolar SP, é a maior concentração de blogueiros e internautas, a infra e aquilo que o Eduardo Guimarães apontou, o Azenha é que vai pegar o bicho à unha, então …
    Os desdobramentos podem ser esses mesmos que vc fala, cada cidade se tornando um polo e agregando os seus blogueiros presenciais.

alexjova9999

08/06/2010 - 19h05

Azenha e Blognautas:

SE O ZECA CAMARGO DORME "NO AR" , IMAGINE O TELESPECTADOR???
http://www.youtube.com/watch?v=AIj5V-Xny0I&fe

Responder

Flavio Lima

08/06/2010 - 18h46

Po, tomara que de pra eu ir!
Gente finissima da melhor qualidade, reunida, conversando e transformando o mundo.
E 260 comentarios! Por enquanto!

Responder

Marcos Doniseti

08/06/2010 - 18h12

Como um humilde blogueiro que sou, desde já apóio totalmente a idéia, Azenha, e quero participar deste Encontro, que visa democratizar a mídia e a sociedade brasileiras.

Responder

Cadastro? Tô fora!

08/06/2010 - 17h56

Sou contra. e vou ralar contra.

Azerêdo e essa txurma da neo-centro direita nao descem pela minha goela, nem na de muitos.

Pela blogosfera Lulista, vamos …. por mais essa tentativa de reviver o tal do MUVUCA … CREDO!

Tá de sacanagem c/ a gente, nao seu Azenhenhém?

Estao trocando emails e o sr pode se preparar pra muitos "NEJ, TAKK"!

Inté,
Murilo

Responder

Augusto J Hoffmann

08/06/2010 - 20h47

Azenha,

Até em consonância com a arquitetura da internet, descentralizada, interessante além de reuniões em alguns locais, um amplo esquema para a participação on line.

Já está bem maduro o momento para essa discussão e a tomada de rumos. Não devemos permitir que uma ferramenta tão legítima, eficaz e, principalmente, democrática, seja manipulada ou acabe nas mãos de uns poucos, como os tais detentores de concessões para rádio e teledifusão. A internet e seus instrumentos é como se todos que desejarem podem ter sua mídia para a difusão de idéias, disseminação de notícias e formar opinião.

Muito boa a idéia. Estaremos aguardando o desenvolvimento dela. Internet, onde a liberdade é um clic!

Responder

conceição

08/06/2010 - 20h43

Querido Azenha, espero ansiosa por este encontro que ele se materialize logo, isto é depois que acabar com essa época de frio pois para os que estão com a data de validade para vencer é dureza caro amigo!.. Tudo de bom para voce e equipe e para todos os internautas. Boa sorte e felicidade!

Responder

francisco.latorre

08/06/2010 - 17h30

pô..

250 comentários.. por enquanto.

bombou total.

..

minha sugestão é que aconteça em vários lugares..

simultâneamente.

afinal.. somos uma rede.. ou não?..

e o brasil.. é enorme.

..

Responder

Ogar Karabakian

08/06/2010 - 19h46

Ser comunista e à favor de regimes como o da Venezuela, Cuba, e do Irã, é ser progressista?
Cubanização é democratização?
Peleguismo e chapa-branquismo são o melhor caminho para colher benefícios junto ao governo?

Responder

    coyotte

    08/06/2010 - 20h19

    Ke kara mais babakian

    Eduardo

    08/06/2010 - 20h20

    Lindo Ogar, eu até ia me dar ao trabalho de comentar este post "progessista", mas você foi perfeito, não tenho o que complementar.

    jbmartins não Golpe

    08/06/2010 - 18h05

    Pelo geito voce é da epoca, da Elite no poder e diziam que "os comunistas comem criança", e nos que ouviamos, não nos davam conta que no Desgovernos deles, eles não comiam as criança, mais mantavam estas criança de fome, miseria, e etc….., um conselho a Voce Ogar Karabakian, funcionario da Elite, aproveite va estudar para ter outra visão das coisas que te rodeiam.

    Ogar Karabakian

    09/06/2010 - 04h06

    Hã hã..Uma visão mais bolivariana…
    Me deixei enganar..comunistas não comem criancinhas..são o que há de mais moderno em termos de justiça social, de eficiência amplamente comprovada!!

    julio pegna

    08/06/2010 - 18h26

    comunista ainda come o karabakian das criancinhas? no meu tempo, comia ….

    Ogar Karabakian

    09/06/2010 - 04h09

    Não come..Hoje só disseminam progresso e justiça, como se pode comprovar em Cuba e Venezuela..

    Flavio Lima

    08/06/2010 - 18h42

    A Venezuela é uma democracia.
    Cuba é um pais muito melhor para o seu proprio povo do que todos os seus vizinhos de mesmo porte.
    Voce conhece tão bem o Irã assim, ou só ta repetindo a opinião do pig?
    Peleguismo e chapabranquismo, pra alguem de direita… ta meio ridiculo esse seu discurso.
    Mas preswte atenção: seu cometario foi aprovado pelo Azenha. Meus comentarios nos blogas de direitistas NUNCA são aprovados. Quem entende mais de democracia? Não é voce, nenem…

    Ogar Karabakian

    10/06/2010 - 14h51

    Já respondi 3 vz a vc, mas não foi publicado..
    Países que censuram a imprensa opositora, ´cooptam as instituições, e cujos líderes se perpetuam no poder, podem ser democracias?!..
    Precisa ter ido ao Irã pra saber que é uma ditadura teocrática que prende e enforca opositores, e fraida eleições?!..
    Um país como Cuba, cujo líder se perpetua no poder há 50 anos, prende e EXECUTA opositores, e não permite que ninguém deixe esse "paraíso", pode ser um ideal de vida para alguém que não goste e precise viver sob chicote?
    Sua ótica é comprometida pelo mais ultrapassado viés ideológico..

    Gerson Carneiro

    08/06/2010 - 19h57

    Valei me, Padim Ciço. Aonde Ubaldo foi arrumar esse nome tão esdrúxulo?
    Ubaldo troca de nome mas não larga a obsessão por Cuba.

    dukrai

    10/06/2010 - 16h23

    sacanagem com o Ubaldo, não é ele, o Ubaldo consegue escrever mais de três linhas, o Ubaldo NÃO GRITA e o Ubaldo não baba de ódio.

    Leider_Lincoln

    08/06/2010 - 20h08

    O interessante é que ninguém te chamou, meu prezado colega armênio ou assírio. Vá no Encontroll 2010: o Ubaldo está organizando. mais detalhes em um post à parte!

    Gerson Carneiro

    08/06/2010 - 20h10

    URGENTE

    Milton Hayek: põe um NOJENTO aqui, urgentemente, para o Ubaldo do Cazaquistão.

    Leider_Lincoln

    09/06/2010 - 21h49

    Pelo sobrenome é assírio ou armênio…

    Gerson Carneiro

    10/06/2010 - 08h42

    Pelas idéias está mais para Armênio mesmo (do bairro Armênia em Sun Palo).

    Ogar Karabakian

    10/06/2010 - 20h10

    Já querem me fichar, na lista dos 5%?!!..

    miguel grazziotin

    08/06/2010 - 20h22

    Caro Fake.
    Irã e Venezuela tem eleições limpas, acreditadas por observadores internacionnais.
    Já na Colombia, está havendo um roubo acobertado e nos EUA o primeiro mandato de Bush foi roubado dos democratas pelo judiciario.
    este papo é velho e frraco.
    Cuba é uma democracia, mas nao nos moldes "só se elege quem tem dinheiro" das democracias capitalistas.
    Dilma 2010!! e pode ir chorando…..

    Ogar Karabakian

    09/06/2010 - 04h27

    Vc diz que o Irã é uma democracia..tem eleições limpas!! HAHAHAHAHAHA!!
    Claro que o mandato de BUsh foi roubado!!..como o do Ahmadinejad…
    CUBA É UMA DEMOCRACIA!! ONDE UM CARA MANDA HÁ 50 ANOS!!! SÓ SE ELEGE QUEM ELE ESCOLHE!..OPOSITORES SÃO PRESOS, E NINGUÉM SAI !!!!!…

    Paraná

    09/06/2010 - 17h19

    Quais países não reconhecem a legitimidade do governo Ahmadinejad?
    Cuba: 50 anos de bloqueio norte-americano, sem resultados, sem queda do governo.
    São eleitos os que os cubanos elegem, só isso.

    Fale sobre o golpe em Honduras.

    Ogar Karabakian

    09/06/2010 - 20h15

    São eleitos os que os cubanos elegem: os que o líder imortal designa para concorrer…
    Cuba: 50 anos de ditadura
    Legitimidade da ditadura fundamentalista dos aiatolás?!..Seria um exercício de malabarismo e contorcionismo da lógica!!..

    Ramon

    10/06/2010 - 16h56

    Quantos foram mortos pelo governo de Papa Doc e de Baby Doc, com financiamento americano no Haiti?
    Se a democracia é um valor que ele seja universal e não seletivo. Quem cobra democratização do Irã e de Cuba o que fez quando ocorreu um golpe nas suas vizinhanças, em honduras?
    Vamos ser honestos, o que existe é uma tentativa de manipular a opinião pública para derrubar governos não alinhados aos ditames da política externa estadunidense.
    Vc já viu a democracia ser levada a um país por meio de ataques militares?
    A Arábia Saudita é uma democracia? O Egito é um modelo de democracia?
    Conta outra pra ver se eu acredito!

    Ogar Karabakian

    10/06/2010 - 19h07

    O que quer que tenha acontecido em torno da ditadura de Papa ou Baby Doc, legitima outras ditaduras?..
    O Zelaya não tentou um golpe em Honduras, onde reeleição é terminantemente vedada?
    Sua afirmação sobre democracia, significa que, se não considera os EUA democráticos, então isso dá o direito a facínoras como o do Irã e Fidel à exercerem sua mão de ferro sem limites sobre a população?..
    Não vi democracia ser levada por meios militares, mas vi meios militares evitarem que ditaduras cruéis se estabelecessem, e cortar a cabeça de alguns ditadores..Para que uma democracia se estabeleça e se firme, é preciso tempo…
    South Arabia e Egito censuram a imprensa, perseguem e enforcam opositores, e não tem eleições livres? Não sei..Se for assim, são ditaduras…A Síria é uma ditadura..Venezuela tbm…

    Ogar Karabakian

    11/06/2010 - 02h15

    Em Honduras, por conta da promiscuidade do passado que lhe valeu o título até então inédito de "república de bananas", a constituição estabeleceu que é terminantemente proibido que sequer se fale, muito menos se proponha consultas sobre o assunto releição..O presidente eleito democraticamente, que a princípio era de direita, embalado pela tentação de se eternizar no poder, a exemplo do seu agora comparsa, Hugo Chaves, teimou seguidamente, apesar de avisos, em tentar estabelecer plebiscitos neste sentido..O Supreno tribunal de lá, então fez cumprir o que a constituição determina e defenestrou o espertalhão…Ou seja, Zelaya tentou o golpe, e foi legalmente impedido…Se depois as autoridades passaram do limite e expulsaram o oportunista do país, e isso tbm caracterizaria um golpe, são outros quinhentos..O 1° a tentar o golpe foi ele..E a sociedade se viu em situação muito mais legítima com o novo presidente escolhido na eleição prevista…

    Ogar

    11/06/2010 - 16h29

    Em Honduras, por conta da promiscuidade do passado que lhe valeu o título até então inédito de "república de bananas", a constituição estabeleceu que é terminantemente proibido que sequer se fale, muito menos se proponha consultas sobre o assunto releição..O presidente eleito democraticamente, que a princípio era de direita, embalado pela tentação de se eternizar no poder, a exemplo do seu agora comparsa, Hugo Chaves, teimou seguidamente, apesar de avisos, em tentar estabelecer plebiscitos neste sentido..O Supreno tribunal de lá, então fez cumprir o que a constituição determina e defenestrou o espertalhão…Ou seja, Zelaya tentou o golpe, e foi legalmente impedido…Se depois as autoridades passaram do limite e expulsaram o oportunista do país, e isso tbm caracterizaria um golpe, são outros quinhentos..O 1° a tentar o golpe foi ele..E a sociedade se viu em situação muito mais legítima com o novo presidente escolhido na eleição prevista…

miguel grazziotin

08/06/2010 - 16h10

Grande idéia, só vamos manter o local em segredo até o último minuto, para evitar atentados neoliberais!
Gostaria, como blogueiro da Terceira divisão, de participar!

Responder

Nana

08/06/2010 - 16h09

Azenha
Grande ideia,estou montando um blog e essas oficinas seria uma grande oportunidade,além de conhecer meus blogueiros preferidos.
A hora é essa.

Responder

    Adriano

    08/06/2010 - 20h41

    Olá Nara, eu montei o meu que é http://www.valdezbhz.wordpress.com e não achei difícil. Hoje consigo postar vídeos, fotos e já até inseri uma pesquisa. Meu público é apenas alguns amigos de e-mail, mas fique à vontade para dar uma espiada. Boa sorte. Adriano.

Fábio

08/06/2010 - 16h05

Interessante. Taí uma forma de disseminar ainda mais o pensamento crítico. Nossas famílias não acessam o site de vocês, mas quem sabe acessem a nós?

Responder

    Fatinha Tito

    09/06/2010 - 00h50

    Fábio, geniallll essa idéia. Genial mesmo, Vamos em frenteeee.

enio da silva

08/06/2010 - 18h14

É isso aí não sou blogueiro mas quero participar , programem para um final de semana sdç Enio.

Responder

coyotte

08/06/2010 - 15h09

Sugestão para o nome do encontro:
Rede Blogo – eu blogo, você bloga, nós blogamos

Responder

Jose Francisco

08/06/2010 - 14h54

Demorou! Azenha, ta mais que na hora de unirmos o pensamento e esforços para contratacar o PIG, afinal, há quanto tempo ele já está articulado e espalhando seu veneno? Temos que nos unir para espalhar o antídoto o mais longe possível.

Parabéns pela iniciativa. Abçs

Responder

mauro pinheiro

08/06/2010 - 14h47

Grande idéia e vou ajudar a divulgar aqui em Brasilia

Responder

Giovanni Gouveia

08/06/2010 - 14h23

tem que ter transmissão simultânea, pra quem não tem os recursos materiais necessários para o deslocamento…

Responder

    Jairo_Beraldo

    08/06/2010 - 15h43

    Com certeza o Azenha tudo fará para colocar ao vivo na TV Viomundo!

Penha Souza

08/06/2010 - 14h06

A rota do frango, Rio, me avisa que eu vou. Vou para aprender, para somar, para não ficar solta no cyber espaço. Considere este post como uma pré-inscrição, ok?

Responder

Léo Vitor Learth

08/06/2010 - 13h47

Sugiro algum tipo de transmissão via web desse encontro, pois permitiria acompanhamento por parte dos leitores, e até participação com perguntas etc… Dessa forma, fortaleremos ainda mais esse movimento, que tem sido tão importante para contrapor a grande mídia e disseminar formas diferentes de pensamento…

Responder

mariazinha

08/06/2010 - 13h34

De novo, só Rio e São Paulo?
Aposto que um grande congraçamento, na Esplanada, em Braília, daria maior visibilidade ao evento; já vi que ninguém gostou da ideia. Também dependeria de aparato policial, né?
Poderia ser na AABB à beira do lago Paranoá. Existe, por ali, uma área de acampamento, para os menos exigentes. O SESC do Lago, ainda não ficou pronto.

Azenha, sei que não é parecido, mas lembra, um pouco, o movimento de jovens anos[?], no afã de mudar o Brasil e o Mundo! quem sabe a UNB, na beira do Lago? Não podemos deixar de lado os estudantes. Eles precisam de novos ideais para deixarem a droga; o Brasil necessita deles. Só é preciso cuidado com o lado políotico.

O LN já se reuniu com seus associados e convidados, em saraus, no Rio, São Paulo, Poços de Caldas. Possui experiência.
Que seja um encontro para ficar na história desse PAÍS!

Responder

    Leider_Lincoln

    09/06/2010 - 21h51

    Brasília é cara demais; se for naquela região, que seja Goiânia…

Carlos Nathansohn

08/06/2010 - 13h28

Grande iniciativa!
Temos de garantir a divulgação na íntegra do que for debatido para aqueles que por algum motivo não puderem estar presentes, inclusive via vídeos.
Convocar também o pessoal da MÍDIA LIVRE!
Divulgar entre os afinados no exterior.
Parabéns amigo!

Responder

pedro

08/06/2010 - 13h19

Sugiro a profª Marilene Chauí, a Maline Felinto, o Kotscho e o Brizola neto pra algumas das palestras.

Responder

oscar

08/06/2010 - 12h57

Sugiro como local do encontro,um dos enormes restaurantes da rota do franfo com polenta ,existentes em São Bernardo.
Esse local é de fácil acesso( Via anchieta Km 23,5) ,tem estacionamentos gratis e de sobra,bem como possibilidade
de receber milhares de pessoas . Vale lembrar que foi aí que o PT se reuniu por ocasião da sua fundação. Poderíamos
almoçar com um valor pago individualmente a um preço fixo (ca. R# 35,oo) . Sei que é muito prático,pois os veteranos
ferramenteiros da Volkswagen se reunem lá anualmente ,sem queixas.

Responder

    Fatinha Tito

    09/06/2010 - 00h55

    Por isso mesmo não poderia ser nesse local. Mais um motivo prá oposição desvirtuar os fatos. Seria mel na sopa prá eles usarem ao que de fato se destina o encontro.

    oscar

    09/06/2010 - 13h37

    Acontece que existem centenas de espaços (restaurantes) nessa área. Não precisa ser no mesmo da reunião do
    PT. Continuo achando que vale a pena alguem mais dar uma olhada lá. No São Judas por exemplo , eles tem
    condições de atender sem problemas duas ou tres mil pessoas que apareçam se previo aviso. Esses locais possuem
    infra extrutura de toda ordem como palco ,equipamento de som ,entre outros…

beattrice

08/06/2010 - 12h23

Azenha
O custo da transmissão online tem que ser incluído no custo da formatação do encontro, porque o acesso aos que não puderem por diferentes razões se deslocar para participação presencial deveria estar garantido.

Responder

Luiz Fernando

08/06/2010 - 12h12

Grande idéia, com certeza, irei com certeza

Responder

Afonso Braga

08/06/2010 - 10h54

Como disse a leitora, juçania facchin, “Vocês deveriam começar a pensar na possibilidade de criarem um jornal…”, o problema é que um jornal demandaria muitos recursos….entretanto sugiro a criação de um "Blog Genérico.." em que todos os blogueiros tenham acesso e postassem seus comentários e cujo alcance sem dúvida deixaria as grandes midias anos luz em termos de leitura e acessos e também é uma forma de mantenrem-se unidos….

Grande [ ] Abraço !!!!!!!

Afonso Braga

Responder

    Gustavo

    08/06/2010 - 11h45

    E onde fica o ego? Para não falar das grandes pequenas diferenças…

    Melhor focar no que os une.

    Parabéns pela iniciativa.

    Abs,

    beattrice

    08/06/2010 - 12h06

    Azenha,
    já passou da hora dos blogs focarem num FORUM ou portal comum que tenha links para os individuais.
    Mesmo que seja somente com súmulas das notícias

    Leider_Lincoln

    08/06/2010 - 12h54

    Uma espécie de Portal, ótima ideia! Virtualmente todos os blogueiros são especialistas em alguma coisa, por que têm profissões e via de regra, razoável formação intelectual. Mas eu sugiro isso ao Azenha há eras!

@fjmello

08/06/2010 - 10h40

Belíssima ideia. Estarei lá, na primeira fila.

Responder

fscosta

08/06/2010 - 10h26

Agora um oficina realmente boa seria sobre monetizacao da informaçao, micropagamentos, wikieconomics, etc. Um dos problemas dos blogs e a sua sustentabilidade.

Responder

fscosta

08/06/2010 - 10h24

Eu to dentro. Podia ser em BSB ou SPO (melhor preço de passagem aerea). Desenrola ai. Poderia ser logo apos a Copa.

Responder

Pedro de Sousa

08/06/2010 - 10h23

o http://www.pre-vestibular.arteblog.com.br ta dentro.
sugiro que tenha como meta a criação de um grande portal de informação e opinião.
abs

Responder

Fátima Sousa

08/06/2010 - 10h23

Excelente idéia! Temos que cuidar da comunicação do futuro! Nos mantenha informados!

Responder

Fátima Sousa

08/06/2010 - 10h16

Por falar em blogueiro, cadê o Eduardo Guimarães ? Não consigo acessá-lo hoje (08/06 10H) !!!!

Responder

    clemes

    08/06/2010 - 13h19

    Fátima, acabei de acessar o Cidadania. Vc sabe que ele mudou, né? Tente http://www.eduardoguimaraes.com.br
    Beijo

    Eduardo Guimarães

    08/06/2010 - 19h57

    Conceição e Fátima, o blog ficou fora do ar até umas 11 da manhã para a turma da engenharia fazer uns ajustes. Já está tudo ok

joao otavio

08/06/2010 - 09h46

aguardo

Responder

paulo pavaneli

08/06/2010 - 09h35

não consegui acessar o blog do eduardo guimarães, o que houve?

Responder

Joel Bueno

08/06/2010 - 09h34

Não vão convidar o falecido Ricardo Noblat???

Falando sério, desde que comecei a fazer meu blogzinho, espero por um evento como esse. Por isso vou dar algumas sugestões.

A razão manda fazer em S. Paulo. A emoção pede pra fazer no Rio. A emoção tem lá suas razões: fora de temporada, pacote passagem/hotel/auditório fica mais barato; a cidade atrai mais gente de fora; os paulistanos adoram o Rio.

Dá para arrumar patrocínio. Empresas estatais poderiam se interessar, mas em ano eleitoral e com pouco tempo fica difícil. Talvez empresas ponto.com tenham interesse. De resto, não tem jeito: é cobrar uma grana que pague as despesas. Pra quem mora na própria cidade, um ingresso um pouco mais salgado, que segure a barra das despesas gerais. Um pacote com o hotel para hospedagem/auditório, talvez um convênio com companhia de viagens. Os grandes hotéis costumam disponibilizar auditório, de graça, a partir de certo número de participantes.

Para ter uma ideia do número de participantes, seria interessante ver o preço para… digamos… umas cem ou duzentas pessoas. Aí abre pre-inscrições na internet e reavalia. Acho que a quantidade de interessados pode surpreender.

Acho que o encontro deve ser algo mais que um convescote divertido e inócuo. Já está mais que na hora de se construir algo como um portal democrático-popular, ou pelo menos um net-ring que agrupe os blogs que remam contra a maré conservadora da grande mídia. Pautar algo do gênero pode dar caldo.

Fora isso, é dar força para a ideia. Que ela saia do papel, ops, das telas de LCD!

Responder

    Leider_Lincoln

    09/06/2010 - 21h52

    Socorro do Rio ou de Sampa!

sergio

08/06/2010 - 09h18

http://www.tie-brasil.org apóia esta idéia e vamos participar do encontro.

sugiro também convidar o pessoal do http://www.piratininga.org.br

Responder

Adhemar João

08/06/2010 - 09h15

Excelente idéia, eu gostaria de montar um blog "observatório de pesquisas" mas não sei como fazê-lo.
Sugiro que o encontro deve ser logo depois da copa para não encavalar com as eleições.

Responder

Carla

08/06/2010 - 08h44

O QUE QUE ACONTECEU COM O BLOG DO EDUARDO GUIMARAES?

Responder

    Adir Tavares

    08/06/2010 - 09h43

    Estou achando estranho isso!

    ferrera13

    11/06/2010 - 10h01

    eduardoguimaraes.com.br
    Tenho acessado normalmente.

exbancario

08/06/2010 - 08h39

Azenha
eu humilde blog :www.exbancario.blog.br adere desde já.

Responder

paulo da rocha

08/06/2010 - 08h29

ALTERCOM, o recem-criado "barãodeitararé"", mais este "blogueiros progressistas", !!!!!!!!!É o nosso caminho, por aí vamos nós, cada vez mais numerosos e fortes!!!!!!!!Nossas trincheiras não vão recuar nunca mais – nossa DEMOCRACIA [ sem tutela] e um BRASIL de fato para todos brasileiros.

Responder

Carlos Henrique

08/06/2010 - 08h28

Continuação : Outro ponto é garantir que o encontro não restrinja-se à eterna bitolação "Rio-São Paulo". O Brasil hoje é mais do que nunca outro, com Lula o país todo cresceu, principalmente o Nordeste, nova locomotiva do país, enquanto estados como São paulo afundam na decadência, por serem governardos pelo liberalismo do PSDB. Moro em Recife(capital do estado que mais cresce no Brasil há vários anos) e gostaria de ver e participar de um encontro desses em minha cidade

Responder

Carlos Henrique

08/06/2010 - 08h27

Achei a ideia excelente! A mídia alternativa enfrenta um poderossíssimo oligopólio econômico-midiático, composto pelas 13 famílias que controlam as comunicações neste país, transformadas em instrumento político da direita;os blogueiros, como parte muito importante dessa mídia alternativa, devem sim organizar sua ação, tornando-a mais efetiva e harmoniosa. Sugiro que sejam discutidos posicionamentos políticos partidários, não no sentido de obrigar ninguém a apôiar um candidato, mas através da discussão da forma de ampliar o poder de comunicação daqueles que defendem uma candidatura, a de Dilma Rousself(da qual a grande mídia é ferrenha adversária) , permitindo que possam democraticamente expor as virtudes de sua candidata que, entre tantas coisas, representa a continuidade de um Governo que modificou positivamente o país, colocando-o nos trilhos do desenvolvimento com Justiça social. Continua…

Responder

JORGE CORREA

08/06/2010 - 08h23

Azenha

A idéia é ótima e, desde já, sugiro aos blogueiros e internautas a publicação dos primeiros encontros visando fomentar a criação de plenárias das capitais do país.

Um abraço.

Responder

Gerson Carneiro

08/06/2010 - 07h22

Que eu seja o mais reles dos soldados; mas quero ter meu nome gravado na lista dos que lutaram.

AVANTE!

Responder

jayron

08/06/2010 - 07h20

muito interessante, tomara que possamos contribuir para melhor postura e raciocinio da população.
por favor que seja numa região de entre RJ, SP e Minas MG

Responder

blogdoatheneu.

08/06/2010 - 06h55

Um local de acesso justo e que forçará (mais que causará) uma sacudida necessária na realidade (e ilusionismo) política do país: sugiro Brasília. Que tal Brasília? Claro que vamos! Oportunidade de desenvolver os verbos conhecer, motivar, saber, fazer, esclarecer, transformar, demolir, construir, resistir, democratizar…

Responder

Gerson Carneiro

08/06/2010 - 05h42

Quem sabe convidaremos o Lula. Mas com cuidado para ele não ser multado.
Temos aí aquele vídeo que ele fala de conversar com "todos os bicho grilos"?
"-como é que é Dilma? A última mídhia." – Lula.

Responder

    dukrai

    08/06/2010 - 12h46

    boa, cara, e a Dilma? O Vampiro não precisa rs e o Franklin Martins, dependendo da agenda. A gente podia fazer uma lista de convidados, alguém falou no Brizola Neto, o Tijolaço pode ser a estrela do evento.

Miguel do Rosário

08/06/2010 - 04h40

Acho uma idéia excepcional. Parece-me o mais sensato, e ao mesmo tempo a coisa mais audaciosa a fazer. Gostaria muito de participar.

Responder

    Fátima-Bahia

    11/06/2010 - 23h37

    Você é presença obrigatória nesse evento.
    Azenha e Conceição:Muito bom,eu já achava que esse "silêncio" ia "parir" coisa boa!
    Deu até vontade de comprar passagem e ir nesse encontro dar um abraço em vocês e fazer parte ao vivo,da festa!
    Indo ou não,estou aqui fazendo parte dessa união.
    beijos

Horridus Bendegó

08/06/2010 - 04h35

A revolução da mídia brasileira vai começar de fato com esse encontro.
O local terá que ser um centro de convenções, tamanho o número de interessados.

Responder

Adilson

08/06/2010 - 03h59

Azenha,

A ideia é espetacular, pois para demolir de uma vez por todas o poderia do PIG é necessário unir forças.
O "ficha limpa" surgiu da iniciativa popular, presumo que a partir desse encontro poderia se cogitar uma iniciativa popular para a instalação do Conselho de Comunicação, pois todas as vezes que o governou sinalou para esse rumo a impren$$$a corporativa disse que é tentativa de censura, o que não é verdade, pois qualquer cidadão sensato não será a favor de censura, entretanto os meios de comunição devem ter mecanismos de controle social, afinal o dever dos meios de comunição é com a sociedade e não com partido político como é hoje no caso do Brasil.

Responder

Roberto Takata

08/06/2010 - 03h37

Uma forma de viabilizar financeiramente seria pela Lei de Incentivo à Cultura – mas não gosto particularmente dessa ideia (sou contra a Lei Rouanet nos moldes propostos). A outra é por microdoações – poderiam ou criar uma conta corrente específica para o evento (com a devida transparência nas prestações de contas) e/ou utilizar de sistemas de pagamento online.

A forma mais comum de autofinanciamento é a de cobrança de inscrições (embora quase sempre contem também com patrocínios).

Mas seria preciso fazer uma estimativa – ainda que por cima – das despesas do evento: os palestrantes serão remunerados ou terão despesas ressarcidas? haverá distribuição de brindes ou memorabilia? qual o tamanho do público almejado? (isso influencia no tamanho do espaço a ser alugado e a infraestrutura necessária – banheiros, segurança, atendentes…)

O evento poderia ser na forma de um minicongresso, com oficinas para quem quer começar a blogar: quais as plataformas disponíveis, como fazer a inscrição, a configuração básica e fazer a postagem. Poderia haver ainda uma oficina para blogueiros um pouco mais avançados: como personalizar blogues, que recursos e ferramentas podem ser usadas para turbinar o visual, tentar atrair mais leitores (spam jamais!), como formar pautas e fazer pesquisa. Uma taxa de inscrição pequena: digamos, R$ 5,00 para o primeiro caso e R$ 15,00 para o segundo caso.

Uma palestra com algum pesquisador a respeito dos blogues: o perfil dos blogueiros brasileiros, de seus leitores e da temática.

Uma palestra sobre a lei Azeredo e a liberdade de expressão (casos de blogueiros processados e blogues fechados).

Uma mesa redonda ou debate sobre direitos autorais.

Outra mesa redonda sobre as mídias sociais e novas tecnologias.

Uma palestra sobre a inclusão digital no Brasil – algum estudo sobre como o brasileiro acessa a internet, as lan houses…

Por eqto é isso.

[]s,

Roberto Takata

Responder

O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas » O Recôncavo

08/06/2010 - 03h17

[…] O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas Por Luiz Carlos Azenha no Vi o mundo […]

Responder

Leonardo Mendes

08/06/2010 - 02h46

Azenha, como leitor assíduo do seu blog e de outros dos jornalistas que você citou, acho a idéia ótima. Mesmo não sendo blogueiro, acho bem democrática a idéia de abrir o encontro para os internautas. Sigam em frente com a idéia!

Responder

@AlcirMartins

08/06/2010 - 02h18

tô dentro!__nem q seja pela rede!____façamos propserar essa ideia!

Responder

Márcia Brasileira

08/06/2010 - 02h03

Lembro do fervor do AI-5 Digital, quando participei de 3 eventos pessoalmente
e na divulgação continua, unida a amigos de vários estados.
Criar um banner, seria uma boa idéia.
Estou de acordo.
Grande abraço

Responder

ROGERIO GUIARAES

08/06/2010 - 01h36

aZENHA, NAO SOU BLOGUEIRO, MAS QUERO PARTICIPAR.
VAI SER POSSIVEL? OU A IDEIA É SO BLOGUEIROS MESMO?

Responder

    dukrai

    08/06/2010 - 12h48

    nem esquenta, véi, entra todo mundo e se for preciso, mente, né rs tudo a ver com gentequemente do ex-eduardo graeff.

Sérgio Antiqueira

08/06/2010 - 01h35

Excelente oportunidade para aprendermos mais e ampliarmos o uso dessa ferramenta democrática em um momento tão crítico em que o PIG dá tiro para todos os lados.

Responder

Rogério Tomaz Jr.

08/06/2010 - 01h16

Ótima iniciativa! Mas pergunto: e o Fórum de Mídia Livre? Não seria interessante que o Encontro ocorresse (também) levando em conta o que o FML tem debatido e acumulado em termos de experiências?

Responder

Alexandre Marques

08/06/2010 - 00h58

Muito boa a idéia…comecei meu blog semana passada, um projeto que estava em stand by já a algum tempo…fiz uma análise de discurso de umas páginas do Globo sobre o ataque israelense ao navio turco Mavi Marmara. O artigo chama-se uma questão de honra e faz um link com uma pseudo matéria criada pela Veja em seu site Na História sobre o levante do gueto de Varsóvia, quem se interessar http://oblogonews.blogspot.com

Responder

    valdir

    09/06/2010 - 11h37

    gostaria de ver os blogs comentando a atitude da jornalkista americana helen thomas que esta sendo linchada nos estados unidos por sua opiniao sobre israel.

Mirtes Trinta

08/06/2010 - 00h50

O teu blog cara é como defunto: quer é reza. É um papagaio de pirata. Quer aparecer não é?

Responder

C.C. Bregamin

08/06/2010 - 00h10

Blogueiros do mundo uni-vos contra a escravidão!
http://www.tijolaco.com/?p=17887

Responder

Cloaca News

08/06/2010 - 00h08

Estamos nessa.

Responder

Tavaresdemello

07/06/2010 - 23h14

Ótimo! Muito bom!
É claro que vocês já lembraram de convidar Brizola Neto, mas não custa reforçar. Brizola Neto tá mandando muuuuito no seu blog!

Responder

Silvio Fregg.

08/06/2010 - 01h43

Eu não sou blogueiro e acredito que não tenho competência para tal, mas adoraria participar deste momento histórico.
…agora me ocorre uma pergunta. … será que o serra vai mandar descer a borrachada em todo mundo?

Responder

curumin

08/06/2010 - 01h42

Muito bacana, to dentro. Agora acho que tem que ser uma coisa organizada com muita antecedência para dar tempo de divulgar legal e termos um grande numero de participantes, até porque, pessoas que moram longe, possam planejar suas agendas. Contem comigo !!

Responder

Lenício Siqueira

08/06/2010 - 01h37

Maravilha!!! Viva a revolução blogueira!

Responder

mariazinha

08/06/2010 - 01h33

Todos poderiam mesmo é reunirem-se na Esplanada, em Brasília e, eventualmente, tomarem o lugar dos deputados ou senadores, naquela casa do povo; aquilo lá, esta à moscas, mesmo.

Durante dois dias, oradores se alternariam falando de tudo que esta engasgado, na garganta. No final um grande congraçamento, à sombra do belo pendão da esperança, fincado no meio da PRAÇA. Haveria lugar para levarem as barracas de acampamento. Os banheiros biológicos já existem, para os eventos de Brasília, basta requisita-los.

Responder

Gerson Carneiro

08/06/2010 - 01h25

Taí, sugestão para batismo do encontro com a sigla: U.B.A.L.D.O

União dos Blogueiros Alternativos Logados Dentro de um Oásis
ou
União dos Blogueiros Alternativos Lógos Dum Oásis

Lógos = O princípio de inteligibilidade; a razão; Segundo Platão, o princípio de ordem, mediador entre o mundo sensível e o inteligível.

Oásis = Lugar aprazível, em contraste com outros que não o são; Coisa bela, agradável, deliciosa, num conjunto que é o oposto disso; Prazer, alegria, entre desgostos, aborrecimentos:

Responder

    Jairo_Beraldo

    08/06/2010 - 00h12

    Carneiro, proponho outro significado –
    U.B.A.L.D.O – União Brasileira Aliada a Libertar Dossiês de Ordinarios,
    ou
    U.B.A.L.D.O – Unidade Biizarra Alienada à Libertação Dizimante de Otários.

    Gerson Carneiro

    08/06/2010 - 05h34

    Não Beraldo, vamos "fazer do limão, uma limonada", entende?
    É o caso de reversão do contratempo a nosso favor. Afinal, somos inteligentes.
    Aos 19 anos ouvi algo de uma pessoa, na Bahia, e nunca mais me esqueci: "A maior vingança é ser melhor".

Raimundo Rodrigues

08/06/2010 - 01h22

Parabéns Azenha. A blogosfera progressista deu um salto qualitativo com a sua chegada. Por motivos óbvios acho que Brasília é lugar mais apropriado para a realização desse encontro.

Responder

Rafael I.

08/06/2010 - 01h21

Olá amigo! O seu blog (e sua ideia) foi crussificado. Entre em http://www.crussificados.com.br e saiba o motivo.

Responder

    Ines Ferreira

    07/06/2010 - 23h48

    Rafael,

    Se eles estão metendo pau é porque estão com medo. Qualquer coisa que tenha participação popular e não massa (cheirosa) de manobra, ou massa remunerada de manobra eles tremem na base.

    Gerson Carneiro

    08/06/2010 - 05h53

    O tal blog "crussificados" deveria se *auto crussificar pois para ser visto no mundo se submete ao ridículo papel de vir até o viomundo fazer propaganda de si mesmo.

    *(não obstante, não haver necessidade de crussificação de um defunto).

    dukrai

    08/06/2010 - 12h56

    o blog do mala vai bombar só da gente ir lá ver as idiotices do retardado rs

    Gerson Carneiro

    08/06/2010 - 19h31

    Esse Rafael I. é a própria pessoa que responde aos comentários do tal "crussificados". Ele veio aqui tentar se auto promover. E não teve nem a ombridade de se assumir.

    Leider_Lincoln

    13/06/2010 - 18h08

    Mais um mané querendo aparecer… Haja paciência!

alexandrapeixoto

08/06/2010 - 01h17

Eu quero participar, apesar de não me considerar uma blogueira original e sim uma reprodutora de notícias da mídia independente e da blogosfera. Aguardo mais informações, e espero com ansiedade o momento desse encontro. http://muitasbocasnotrombone2.blogspot.com/ http://muitasbocasnotrombone.blogspot.com/

Responder

conceição

08/06/2010 - 01h13

Celebro a idéia desse encntrontro dos que prezam pela verdade, ética, pela verdadeira liberdade de comunicação de expressão daqueles que agora mesmo com certas dificuldades podem agora falar botar a boca no trombone!..eta nós na fita…(risos ou choro) para também como eu que esta com a data de validade prestes a vencer…sou brasileira não desisto nunca… de poder ver uma midia justa um pais mas justo uma sociedade mais feliz e consciente e livres desses carcaras da vida . Agora estou ficando mas esperta e desperta depois que aprendi a mecher um pouquinho nessa engenhoca de computador posso ver as coisas com mais clareza ver quem é quem nesse cenário cheio de mascaras. mas um dia essa mascaras vão cair. "!A luta continua"

Responder

alexandrapeixoto

08/06/2010 - 01h05

Eu quero participar, apesar de não me considerar uma blogueira original e sim uma reprodutora de notícias da mídia independente e da blogosfera. Aguardo mais informações, e espero com ansiedade o momento desse encontro. http://muitasbocasnotrombone2.blogspot.com/ http://muitasbocasnotrombone.blogspot.com/

Responder

Guilherme Milani, SP

08/06/2010 - 00h58

Não tenho blog, mas montarei um com certeza se rolar mesmo esse encontro. E, de preferência, que seja na cidade de SP. Assim posso ir com o pé nas costas. Reservem minha vaga. Alô, alô Zé Sonâmbulo, agora é que você não dorme mesmo!!!

Responder

Rok

07/06/2010 - 21h55

Alguém me avisa o dia?

Responder

Francisco

08/06/2010 - 00h49

Brilhante. É essa união que vai multiplicar nossa força.

Sugiro que todas as palestras sejam gravadas e os vídeos disponibilizados no youtube.

Responder

Roberto Decanine

08/06/2010 - 00h48

Azenha! isso é fantástico! conte comigo! já tava hora disso acontecer e pode ter certeza; "revolução sem armas bélicas".

Responder

@rldigital

08/06/2010 - 00h43

Excelente! Conte comigo, Azenha!

Responder

Caia Fittipaldi

08/06/2010 - 00h34

Me avisem, que eu vou, claro, se me avisarem.

Mas acho interessante guardar um lugar, nesse encontro de blogueiros jornalistas, pra blogueiros não jornalistas que acham que se pode fazer muita coisa, muito progresista, mesmo sem ser jornalista e sem ter blog.
Deve haver uma palestra, no encontro, que lembre, no encontro dos blogueiros, que as redes de discussão, que não são blogs nem querem ser, também são importantes.
O perigo de só falar em blogueiro progressista, é difundir mais o bloguismo, que o progressismo. E bloguismo por bloguismo, já temos o jornalismo.
Acho que a internet não é necessariamente jornalística. A questão está em saber se ela 'deveria' ser mais jornalística (então, sim, o blog é necessário) ou se ela não precisa (e, no limite, talvez nem deva) ser jornalística (então o blog não é necessário). Em todos os casos, o importante é dar mais atenção ao progressismo do que ao jornalismo ou ao bloguismo, se é que me explico.

Responder

Giordano Paz

08/06/2010 - 00h33

Boa ideía! Só assim os gaiatos do PIG saberão que há um monte de gente neste país, organizados, que não engolem suas pilantragens. Sugiro Brasília, pois o acesso via aérea é mais fácil para todos! Tô dentro!

Responder

@marbast1

07/06/2010 - 21h25

Blogs @ eleiçoes deste ano, uma ferramenta demogratica de debates e analises….estou dentro.

Responder

Anésio

07/06/2010 - 21h23

Azenha,

Muito bom.
Sugiro Belo Horizonte.

Responder

Enio Barroso

07/06/2010 - 21h22

Caro Azenha

Se for permitida a entrada deste blogueiro "chulé", escrevedor de fuleragens, produtor de filminho vagabundo e nas horas vagas ( todas ) maquinista do bloguinho O PTrem das Treze , PODEM CONTAR COMIGO !!!
Nem que for pra ficar do lado de fora vendendo "beijú" !!!

Belíssima idéia e iniciativa !!!

Responder

    dukrai

    08/06/2010 - 01h08

    cara, tô na fila beiju rs

Alex Furtado

08/06/2010 - 00h06

Muita alegria. Me perguntava até ler este post, como o ideal "progressista" iria ser mais amplamente divulgado. Uma maneira da divulgação do encontro ao vivo, seria o uso do software PALTALK, que permite todos online ouvirem ao vivo e até expressarem opiniões também ao vivo. Obrigado blogueiros progressistas.

Responder

Pedro Leonardo

08/06/2010 - 00h04

Azenha

Grande iniciativa. Aguardamos a definição do local. É hora de agregar mais esse pessoal todo.

Abraços.

Responder

Cilene

07/06/2010 - 23h52

Gostei da idéia de se ter encontros regionais e de um encontro nacional. Só não sei qual a melhor ordem para isto.
Acho também que instrumentalizar a todos para que repassemos e nos posicionemos sobre fatos e versões midiaticas através de blogs, é muito boa. Nossos conhecidos terão acesso a mais este meio de comunicação.
Viabilizar algum tipo de transmissão do encontro para aqueles que não puderem ir, é essencial (e não precisa ser ao vivo).
Estou entusiasmada. O que precisar de "trabalho de formiguinha", estamos aí.

Responder

Marat

07/06/2010 - 23h50

Cara… é só me dizer a data e a hora, que eu distribuo os panfletos (em pleno século XXI – hehehe)!

Responder

Claudia Cardoso

07/06/2010 - 23h45

Opa! Se for até 31 de julho e depois do dia 13 de agosto, estaremos nessa… Legislo em causa própria, hehehehe…
Abraço!

Responder

Sherlok

07/06/2010 - 23h43

SUCESSO! TORÇO PARA QUE O EVENTO PRODUZA ÓTIMOS RESULTADOS.

Responder

Paulo Souza Fibeiro

07/06/2010 - 23h24

Vai desbundar!

Responder

Dirce

07/06/2010 - 23h21

Maravilha…tudo se encaminha pra que isso dê muito certo. A hora é agora. Concordo plenamente.

Responder

assalariado.

07/06/2010 - 23h15

Reforçando algumas idéias entre outras…
-abrir canal de comunicação direta,através de email (ao vivo?),com os internautas,nestes dias.
-pode acontecer de a mesa organizadora do evento(ou sera um processo?),não dar conta se for massiva a participação.
-se for o caso de ser eleita neste dia uma direção,que esta direção seja rotativa? estatuto?
-como trabalhar esta idéia com o pessoal do orkut,sabendo-se que é um campo fértil,para novas idéias,pelo grande numero de jovens que la participam,aqui em casa tem duas.rs,rs,rs
-se acontecer de surgir uma estrutura horizontal(direção),esta devera fazer num primeiro momento "peneirar" todas as sugestões discutidas nesta reunião e também as idéias vindas,via internet.
-não tenho blog,depois desta,poderei ter um,me animou,conta o caminho das pedras. Qual o custo,por exemplo?
-sera que viajei nas idéias,… como viabilizar isto(o encontro,e sua continuidade).Economicamente uma conta corrente,sera o caminho?

Responder

Carlos Gustavo Yoda

07/06/2010 - 23h14

estamos juntos.. grande abraço, yoda..

Responder

    dukrai

    08/06/2010 - 01h19

    Grande Yoda, vc não pode deixar de ir e os resultados são de longo prazo. Fui seu "aluno" na oficina de Jornalismo Cultural Independente aqui em BH, no Teia de Cultura e participei do grupo na rede Ning.
    Espero te encontrar.
    abs
    João Aguiar

Carvalho

07/06/2010 - 23h14

É hora de mostrarmos a cara! Apoiado! saúde!

Responder

pelasmadrugadas

07/06/2010 - 23h12

To nessa Banda larga já. Extrairmos um compromisso (secreto? com Dilma!) Ou sei lá com os presidenciaveis. Banda larga é estratégica para a governabilidade de Dilma. O PIG não vai se entregar. Sem comunicação democratica não há democracia participativa.

Responder

arnobiorocha

07/06/2010 - 19h57

Azenha,

Qual critério de participação? boa iniciativa, se puder ajudar, estou à disposição.

Abraço fraternais

Responder

Arnaldo

07/06/2010 - 19h55

Que notícia boa. Passou da hora de termos fontes alternativas de informação que saiam da mesmice, das mentiras e da hipocrisia do PIG. Acredito também que deva ser um espaço que abranja um universo mais amplo, inclusive discutindo temas internacionais. Por incrível que pareça, esse será um diferencial, já que a imprensa marrom está restrita a fazer campanha para seus afetos e a atacar seus adversários nacionais.

Responder

José Martinez

07/06/2010 - 19h52

Linda e inteligente idéia. Mesmo não tendo blog gostaria de participar, seja aonde for. Vejo importante definir o encontro o mais rápido possível. Como sugestão de nome: BLOGUEIROS POR UM BRASIL JUSTO E FRATERNO. Parabéns.

Responder

1 ÓtimA IdéiA – O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

07/06/2010 - 19h41

[…] VioMundo – por Luiz Carlos […]

Responder

Valdir santos Jr

07/06/2010 - 22h41

Boa idéia, sugiro que tenha um espaço para participação pela internet e não apenas presencial.

Responder

SSouza

07/06/2010 - 22h31

Adoraria participar!

Responder

zcarlos

07/06/2010 - 22h26

Caro Azenha,
Vamos movimentar essa blogosfera sim!
Entre tantas sugestões, aqui vai mais uma:
Por que não fazer primeiramente encontros regionais: Belém, Recife, São Paulo, Goiânia e Florianópolis?
Definam um Coordenador Estadual e um Regional para auxiliar e tocar em frente.
Já estou publicando a ideia no meu blog.
Contem comigo!
Um abraço.

Responder

Thiago Vilela

07/06/2010 - 22h19

Na verdade, já passou da hora Azenha, aposto que somando os acessos dos principais "blogueiros progressistas" (utilizando o termo que vocês inventaram) teremos mais visitantes do que grandes portais da internet. O que falta é justamente uma articulação como essa para nos conhecermos, organizarmos e melhorarmos nosso conteúdo. Porque não pensar num grande portal de notícias que envolva 'todos' os blogueiros?Uma iniciativa como o Overmundo, mas com notícias, opinião, fatos e reportagens.

É assim que a sociedade avança no processo Democrático, apóio a iniciativa!

Responder

Márcio Amêndola

07/06/2010 - 19h09

Azenha,
Faço minhas as tuas palavras! mantenho um 'Clipping' livre de notícias para e-mails cadastrados, desde que meu jornal regional 'sucumbiu' às leis do mercado. Meus leitores reclamam que deveria 'evoluir' para um Site, ou ao menos, um Blog. Como fazer? Azenha, Paulo Henrique, Rodrigo, Mino, acudam! Estou 100% dentro desta iniciativa!
Márcio Amêndola – Jornalista sem diploma desde 1977. Atualmente, curso História na USP.

Responder

Claudio P. de Souza

07/06/2010 - 19h04

Querem um louco e filosofo. Me candidato a participar de um movimento que faça meu filho ter Orgulho de ser Brasileiro.

Responder

Ubaldo

07/06/2010 - 19h02

Minha sugestão, só a título de colaboração, para evitar de haver inscrições de outros que se julgam progressistas sugiro que o encontro se chame:

Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Comunistas

Responder

    Maria Efigênia

    07/06/2010 - 22h29

    kkkkk vc é hilario, por um acaso se acha progressista?

    Leider_Lincoln

    08/06/2010 - 00h37

    Não, ele se acha crítico, Maria Efigênia. Por que não organiza o primeiro Encontroll, Ubaldo? Poderia delirar a vontade com outros de sua laia!

    Jairo_Beraldo

    08/06/2010 - 00h36

    Ah, Ubaldo….voce é crédulo do PIG…nada para falar e vem com seu azedume! Terá que desembolsar 500 conto, como fez no Milenium, para participar…

    Gerson Carneiro

    08/06/2010 - 01h29

    "participar" é maneira de dizer porque na verdade desembolsou 500 conto e ficou de longe, na platéia, só ouvindo e falando pra si: "louvados sejam os senhores".

    Francisco

    08/06/2010 - 00h59

    Já se houvesse a sua participação, o evento se chamaria:

    Primeiro (e Único) Encontro Nacional dos Acéfalos Teleguiados pela Mídia Corporativa.

    dukrai

    08/06/2010 - 01h13

    ubaldo, ubaldi, comunista não é palavrão, não comem criancinhas, ao contrário da turma do geraldinho opus dei e não ligam pra vc.

    Ubaldo

    07/06/2010 - 23h22

    Deixa os padres da igreja católica começarem a divulgar que a Dilma é comunista e vocês vão ver a despencada nas pesquisas.

    Gerson Carneiro

    08/06/2010 - 20h38

    Mas você não está se referindo aqueles envolvidos em casos de pedofilia, está?
    Ah tá, dexêu trabaiá.

    priscila presotto

    08/06/2010 - 00h16

    Ubaldo,

    Vc é tão previsível,desce do salto !

@marisps

07/06/2010 - 18h48

Ihh Gerson! Eu topo o crachá, ip identificado, nickname, nome real, qualquer coisa, mas duvido muito que os capitães do mato encarem essa! Eles só têm a coragem de despejar as costumeiras asneiras pela proteção do anonimato! Ao vivo e em cores? Vão aparecer com camiseta vermelha, estrela no peito cantando Lula-lá!

Responder

juçania facchin

07/06/2010 - 21h42

Vocês deveriam começar a pensar na possibilidade de criarem um jornal. Quem sabe o Ultima Hora do século xxi??? Olha, bem que o nosso Brasil está prescisando. Mas enquanto isso vamos nos informando sobre política através de seus blogs.

Responder

Luis Otávio Lopes

07/06/2010 - 18h32

Para ser progressista tem que ser em um modelo aberto – sugiro uma "UNCOFERENCE" – Tô dentro

Responder

LUIZ A. F. SETTINERI

07/06/2010 - 18h26

Conte com os GUERRILHEIROS [email protected], se quiserem fazer aqui no MT a gente se vira para vibilizar. Mantenha-nos atualizados sobre o desenrolar das tratativas.
Parafraseando outro comentarista:
1) Nos convide.
2) Para sair do eixo RJ-SP e não voltar ao café-com-leite, façamos em Cuiabá.
3) Aqui tb ñ tem mar, tem bar, tem siriri e cururu!
GUERRILHEIROS [email protected] & ONÇA–PINTADA

Responder

yacov

07/06/2010 - 18h24

Era só o que faltava, Azenha!!!! Puzta idéia Duca, meu!!! Acredito que o contacto pesso-ALL é insuperável para manter acesa a chama. Só espero que, depois de organizado, o movimento blogueiro não se institucionalize e se alinhe a interesses escusos, mantendo sempre sua independência de pensamento e espírito crítico.

"O BRAIL PARA TODOS não passa na gLobo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Responder

Gerson Carneiro

07/06/2010 - 18h23

Belo Horizonte seria uma boa, hein. Fica no meio do caminho de qualquer parte do país (sem maldade).

Em São Paulo, é preciso ficar atento se vai chover, e além disso o Zé, cara de pau do jeito que é, vai aparecer e é capaz de dizer que é fã do Vi o Mundo. Primeiro ele vai dizer que gosta muito desse negócio de mídia alternativa, twitter e tal.

Responder

sandro

07/06/2010 - 18h21

Cansado de apenas comentar nos blogs sensacionais de vcs (pha, rodrigo viana, vi o mundo entre outros) comecei a criar o meu.

Meu objetivo inicial era colocar pra fora meus descontentamentos, para além de comentários em blogs.

Agora busco as pessoas em meu círculo, que certamente lerão os textos. Minha idéia é fornecer um contraponto ao noticiário da gde mídia. Quero apenas ler, organizar, e colar/postar.

apesar de nào ter tempo disponível, tem sido interessante montar o blog pelo wordpress.

Abraço a todos e vamos a luta

Responder

Fernando

07/06/2010 - 18h18

Acho importante debater o conceito de ´progressista` para não haver confusão.

Responder

julio pegna

07/06/2010 - 18h11

Excelente idéia!
Sugiro Brasilia, por ser o centro do poder.
É possivel conseguir patrocinio, pelo menos parcial, de uma rede hoteleira que ceda o espaço em troca de banners nos blogs dos participantes. Parece factível. É até possivel que alguma empresa de comunicação tope fazer merchandising como, por exemplo, o Mino Carta!
Bem como cobrar uma taxa (módica) de cada blogueiro, para despesas ordinárias, e cada um arca com seu deslocamento e locomoção.
Conte comigo!

Júlio Pegna
Salvador/BA http://sandaliasdopirata.blogspot.com

Responder

Leider_Lincoln

07/06/2010 - 18h09

Eu preferiria Uberlândia: tudo muito mais barato… Sampa e Brasília são caras de mais.
Blogueiros progressistas não são muito ricos, afinal.
:[
Mas são Paulo, devo admitir, tem melhor logística.

Responder

IV Avatar

07/06/2010 - 17h58

O local mais próximo para blogueiros de todo o Brasil é Brasília ou Goiânia,,,claro, moro em Goiânia
De preferência num fim de semana pois a maioria trabalha,,,melhor ainda se coincidir com um feriado na feira ou 2a. feira

Responder

Valdir Fiorini

07/06/2010 - 17h58

Divulgar é tudo que posso: http://esquerdopata.blogspot.com/2010/06/plano-co

Responder

dukrai

07/06/2010 - 17h57

vamos fazer um aqui, uai

Responder

luizmullerpt

07/06/2010 - 17h57

Muito boa a idéia. E é bom pensar em uma forma de transmissão "on line", pois é bem provável que haver gente que não terá grana para se deslocar ao encontro. Mas que precisamos olhar para a rede como instrumento de debate e disucssão democrática, precisamos. Senão, daqui a pouco vão tentar cercear a democracia e independência que tem por aqui e que do lado da grande mídia é só compromisso com o conservadorismo e o atraso. Com certeza estarei lá, pois quero aprender com vocês e ajudar a ampliar os espaços de exposição de idéias de todos.

Responder

Lucas

07/06/2010 - 17h54

O Nassif tem que ir!

Demoro, Azenha!!! Vamos viabilizar isso, que tal após a Copa?

Responder

Luciano Prado

07/06/2010 - 17h50

Acho que os blogueiros – ditos progressistas – à medida que ganham credibilidade e importância estão se encastelando e formando grupos. As ferramentas digitais disponíveis para unir parecem que estão sendo utilizadas com vistas ao poder. Isso não é bom. Tomara que eu esteja errado. Por isso que esse encontro será muito importante, talvez até para que as pessoas voltem a pisar em chão firme.

Responder

william porto

07/06/2010 - 17h46

Grande ideia. Os blogs sao a grande saida para acar com o fascismo da midia comprometida com a direoita reacionaria.

Responder

Adriana Jota

07/06/2010 - 17h42

Excelente ideia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pode contar comigo!!!! Acho que o Beto Crispim acertou na mosca…. deve ser fora de Sao Paulo! Realizar em BH ou Goiania (no coracao do Brasil) seria no minimo simbolico contra esse imperio de uma unica opiniao… Blogueiros alternativos…. sede alternativa….
ps,: e ve se convida o Brizola Neto, o Marco Auerlio Mello a Fatima Oliveira e o nassif, calro!!!!!!!

Responder

rafael

07/06/2010 - 17h40

Se o pessoal do midia sem mascara souber vão ter um ataque nas hemoroidas.

Responder

amoralnato

07/06/2010 - 17h19

Podia acontecer paralelamente em outras cidades. Moro em Petrópolis e os compromissos profissionais me impedem de me locomover para SP com a presteza necessária para uma tal reunião.

Responder

coyotte

07/06/2010 - 17h18

Ótima idéia e no momento exato.
Sugiro também algum tipo de vídeo-conferencia, para alguns blogueiros que moram em cidades afastadas poderem participar online caso não consigam se deslocar até o local, hoje em dia essa tecnologia é totalmente acessível e barata.

Responder

Maria A.M.Branco

07/06/2010 - 17h18

Azenha, boa sorte nessa empreitada. O Ubaldo está enchendo o saco no CAF (ConversaAfiada)

Responder

Beto São Pedro

07/06/2010 - 16h54

Parabéns pela idéia. Faz me lembrar a década de 70 quando ajudei a organizar um encontro nacional da imprensa alternativa, em POA. Contem comigo!

Responder

Wilma

07/06/2010 - 16h53

Que pena!! Moro tão longe do centro dos acontecimentos. Não sou blogueira, mas acompanho diariamente o Azenha, Luis Nassif, Eduardo Guimarães, Rodrigo Viana, Paulo Henrique, Tijolaço, Cloaca, DoLadoDela e por ai vai… Morar na região norte tem esse fator negativo. Ficamos um pouco ilhados, sem contar que o custo de deslocamento sai um pouco salgado. Mas estarei por aqui para saber das novidades, sempre!!!

Responder

Hemerson Baptista

07/06/2010 - 16h40

Excelente idéia! Acho que o local apropriado seria São Paulo mesmo. Estou ansioso pra isso acontecer!

Responder

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 18h04

    Mas tudo em São Paulo?

    Alex Furtado

    07/06/2010 - 23h51

    Gente, pelo amor de Deus, sem regionalismo.

Cláudio Angelim

07/06/2010 - 16h34

GENIAL!!
Farei o possível para participar. Mas tem que ser logo. As coisas estão acontecendo.

Responder

Beto Crispim - BH

07/06/2010 - 16h26

Azenha, sugestões:
1. me convide;
2. romper com o eixo rio-sp, que seja em BH, aqui não tem mar, mas tem bar;
3. que seja realizado num final de semana, Sábado e Domingo;
4. que seja realizado até meados de Agosto.

Responder

jose carlos

07/06/2010 - 16h25

Azenha
Por favor, estou procurando um artigo seu que estava guardado comigo sob o link: http://www.viomundo.com.br/opiniao/assim-e-se-lhe
e não estou encontrando mais.
Se voce puder me dar o endereço eletronico, agradeço.
Abraços e firme aí!
Zécarlos

Responder

    clemes

    07/06/2010 - 19h45

    José Carlos, esta matéria está no site antigo. Na parte superior da página, há como acessá-lo. Os títulos desfomataram. Para facilitar, peguei o link. É este: http://www.viomundo.com.br/arquivo/opiniao/assim-

    Mas vc tem que entrar no site antigo. Qualquer dúvida, nos dê um alô. Abs

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 18h04

    Conceição, então para pesquisar artigos antigos, basta escrever o endereço http://www.viomundo.com.br/voceescreve, por exemplo? Tem 2 artigos que procuro. Um do Mauro Carrara e outro do Amir Sader. Aguardo uma dica.

    clemes

    07/06/2010 - 21h07

    Jairo, entra no site antigo. Lá tem um lugar de busca. Tente pelo nome deles — Mauro Carrara e Emir Sader. Se vc não conseguir, se vc lembrar o assunto? É outro caminho. Não adianta ir pelo Você escreve. Infelizmente, com a desformatação, a gente não consegue acessar apenas a primeira página da lista. As seguintes, não. Abs

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 18h17

    Obrigado, Conceição. Sim, lembro dos temas dos artigos. Tentarei o caminho que me deu.

    jose carlos

    07/06/2010 - 23h16

    Valeu Conceição
    Já achei.
    Grato
    Zécarlos

Gerson Carneiro

07/06/2010 - 16h01

Viiiixe, tô até vendo o Ubaldo dizer que se trata de um encontro de antiamericanos para "instalar o comunismo no Brasil nos moldes cubanos".

Responder

    dukrai

    07/06/2010 - 17h16

    vamos abrir uma exceção no "progressista" e convidar o Ubaldo rs

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 18h00

    Por falar nele, onde andará? Será que mudou sua identidade?

Luis Soares

07/06/2010 - 16h01

A iniciativa é excelente e a blogosfera agradecerá. Estarei atento para as informações seguintes e considero bastante provável a minha presença no evento mesmo com o obstáculo da distância.

Abraços de um blogueiro (De João Pessoa / PB) http://www.pragmatismopolitico.blogspot.com

Responder

Jordam

07/06/2010 - 16h00

Muito bom quero colaborar também, vamos a luta.

Responder

Gerson Carneiro

07/06/2010 - 16h00

E o pessoal do Millenium (aquele que organizou o seminário de quinhentos conto por cabeça) vai poder entrar? A gente deixa entrar, ou não?

Responder

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 17h59

    Tudo aqui é democrático, Carneiro…e pode se cobrar deles os mesmos 500 conto a título de doação.

    Leider_Lincoln

    07/06/2010 - 18h31

    Realmente:alguém tem de pagar pelos quibes, empadinhas, bolinhos de bacalhau e o material cultural líquido…

    beattrice

    08/06/2010 - 12h01

    Como esse encontro é melhor que o deles, com conteúdo de fato, sugiro que paguem no mínimo o dobro.

Gustavo Cherubine

07/06/2010 - 15h47

Caro Azenha, moro em São Paulo e meu trabalho me leva para as regiões distantes do centro, nos bairros das periferias onde moram as famílias brasileiras com uma vulnerabilidade econômica maior.

É impressionante a quantidade de lans houses nessas regiões da cidade.

Em cidades metropolitanas, nos bairros também mais vulneráveis, dá-se o mesmo e fenômeno.

Quero acompanhar essa proposta e colaborar.

Creio que será fundamental identificar, mobilizar e envolver nos trabalhos do encontro, de forma profunda, as/os proprietárias/os das lans houses da região metropolitana de São Paulo.

Aguardarei mais informações.

Abraços, Gustavo Cherubine.

Responder

Dilma Presidente

07/06/2010 - 15h42

Podem contar comigo!

Responder

O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.

07/06/2010 - 15h41

[…] por Luiz Carlos Azenha Vio o Mundo. […]

Responder

Beto Crispim - BH

07/06/2010 - 15h40

Azenha, mnhas sugestões:
1. me convide;
2. vamos sair do eixo rio-sp, traga o encontro para BH, aqui não tem mar, mas tem bar;
3. que tal "Encontro Nacional dos Blogueiros Alternartivos";
4. que seja um Sábado e Domingo;
5. que aconteça até meados de agosto.

Responder

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 17h57

    Crispim, para ser assim, então melhor em Goiania, que também não tem mar,mas também tem bar, além de que, fica no centro do Brasil. E tem um belo Centro de Convenções.

    Leider_Lincoln

    07/06/2010 - 18h31

    De fato, bota belo nisso. O duro é que não cedem de graça… :/

Salvador J. Ferreira

07/06/2010 - 15h34

Pronto. É o fim dos jornalões.
Eu que ha muito não os leio, "num tô nem, aí".
Que ideia ótima, Azenha. Parabens.
Já pensaram ? Um time como PHA, Azenha, Eduardo Guimarães, Brizola Neto, Nassif, Maria Frô, Altamiro Borges, Leandro Fortes, Melo,Rovai, Rodrigo Viana e muitos outros do mesmo naipe? Vai ser um "baile de gala".
Quero viver prá ver.

Responder

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 15h48

    Não exagera, Salvador…tem espaço para todos…só irá diminuir cada vez mais o espaço deles.

    dukrai

    07/06/2010 - 17h19

    verdade, Salvador, vamos tomar conta da festa.

    Simone

    07/06/2010 - 17h18

    e Namaria tambem

    Leider_Lincoln

    07/06/2010 - 18h29

    Isso, o pessoal do NaMaria News, Óleo do Diabo, tem um carioca de que sou fã, o Chico Barreira, o Onipresente que é dos bons e o Professor Hariovaldo, para não dizer que não demos espaço ao contraditório. Ah, e o RS urgente e um outro, de que me esqueci o nome mas é muito fino, de Fortal, salvo engano. Sem falar no Urariano. E o Tsavko. Tem muita gente boa na rede!

    dukrai

    07/06/2010 - 19h03

    o esquerdopata, línguadetrapo (acho que é daqui de BH), vamos lembrando dos caras que a gente lê e gosta.

    beattrice

    08/06/2010 - 11h59

    O FBI, imperdível sempre.
    O DATA FBI é fantástico.

Rogerio dumont

07/06/2010 - 15h28

AZENHA,__O que esta faltando nos blogs, como o seu eh um pouco de humor . Qdo. do encontro, dirija convites aos
blogs nao profissionais de humor para que se de oportunidades de se expressar .
Ai vai uma sugestao; blog.marcosnoelcartoons.com, ele apresenta umas tirinhas bastante interessntes. De uma olhada.

Abraços
Rogerio

Responder

    Ari Silveira

    07/06/2010 - 16h50

    Rogério, se você acha que falta humor nos blogs de esquerda, dê uma olhada no "Tia Carmela e o Zezinho" (http://byebyeserra.wordpress.com/) e no "Professor hariovaldo Pereira Prado" (http://hariprado.wordpress.com/). Sem falar no "Quanto Tempo Dura" (http://quantotempodura.wordpress.com/) e no "Cloaca News" (http://cloacanews.blogspot.com/), que têm lá suas doses de ironia e sarcasmo.

    Abraços

    dukrai

    07/06/2010 - 19h04

    aqui no Viomundo tem o Ubaldo kkkkkk

    Rogerio Dumont

    08/06/2010 - 00h39

    Ari, eu nao falo de humorismo escrito, pra isso nos temos as atrapalhadas do do serra e do psdb, falo do
    humorismo grafico (figurado pelo desenho).

    Um abaço.
    Rogerio

    beattrice

    08/06/2010 - 11h58

    O humorismo gráfico virou à direita volver, vide os Caruso.

Flávio Luiz Sartori

07/06/2010 - 15h27

Blog: "A Essência Além da Aparência"
http://flavioluizsartori.blogspot.com

Estou nessa….

Responder

sergio

07/06/2010 - 15h13

beleza, tô dentro

Responder

desinformacaonao

07/06/2010 - 14h57

Tendo em vista a idéia de que, somos "Davi contra Golias", financeiramente falando e não em qualidade de pensamento, não me agrada o termo progressista.

Não é um pensamento atual melhorado.

Somos contra o pensamento que está aí. Contra o domínio das "famiglias", dos oligopólios midiáticos. Assim, acredito muito que seria muito mais apropriado o nome Encontro Nacional dos Blogueiros Subversivos, inclusive porque identifica e relembra àqueles que eram assim chamados durante a ditadura, que era apoioada por estas mesmas "famiglias"

Abraços.
Theles http://desinformacaonao.com

Responder

    Franciscão

    07/06/2010 - 16h01

    Calma Theles, daqui a pouco vou ter que pegar minha boina empoeirada no armário…

    Druida

    07/06/2010 - 16h21

    Acho que o Azenha usa "progressistas" a partir da expressão usada nos EUA, "progressive". No Brasil acho que não tem o mesmo sentido. "Alternativos" me parece melhor, conforme já sugerido por outros aqui nesta conversa.

    Marta

    07/06/2010 - 23h20

    Que tal: "Encontro Nacional dos Blogueiros Anarquistas"?

Leonardo Câmara

07/06/2010 - 14h53

Prezado Azenha,

Parece-me que o local e data de realização de tal encontro têm que ser escolhidos de tal forma a congregar o maior número possível de participantes.

Talvez se deva indicar um sítio eletrônico em que as pessoas interessadas se identifiquem e digam de onde são. A partir daí se identifica o local. A data me parece questão, importante, mas secundária.

Mas certamente, num futuro próximo, isso tem que se tonar itinerante.

Parabéns e boa sorte.

Responder

André Vargas

07/06/2010 - 14h49

Grande idéia.Necessidade do momento e para construir um movimento nacional pela boa informação.Não é possível mais assistit tanta manipulação por parte da Grande Imprensa.Grande no descaramento geral.Quando as eleições se aproximam eles perdem a vergonha.Me coloco a disposição para colaborar.

Responder

Pitagoras

07/06/2010 - 14h46

Cuidado com a Máfia Nacional de Blogueiros Piguescos, podem ir lá detonar a confraternização…

Responder

Vem aí o encontro nacional dos blogueiros progressistas – Blog do Esmael

07/06/2010 - 14h41

[…] por Luiz Carlos Azenha […]

Responder

Maria Efigênia

07/06/2010 - 14h36

Façam depois no Rio.

Responder

    Paulo Kautschert

    07/06/2010 - 14h59

    Vem aí o encontro nacional dos blogueiros REVOLUCIONÁRIOS ?

Tweets that mention O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas | Viomundo - O que você não vê na mídia -- Topsy.com

07/06/2010 - 14h33

[…] This post was mentioned on Twitter by André Vargas, Cléber Sérgio. Cléber Sérgio said: Azenha propõe um Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Leia em http://tinyurl.com/2g7fqoa (via @viomundo) […]

Responder

priscila presotto

07/06/2010 - 14h29

Legal Azenha ,vcs são luz no fim do túnel!
Ando tão enojada ,que só entor nos blogs e não consigo escrever nada.

Abração

Responder

Geysa Guimarães

07/06/2010 - 14h28

Tô nessa, precisamos disso pra ontem! Se for em Sampa, melhor ainda.

Responder

    Gerson Carneiro

    07/06/2010 - 16h13

    Na capital, né? Se for no interior vai ficar caro por causa dos pedágios.

    @marisps

    07/06/2010 - 18h49

    KKKKKK!!! Mas chega cedo pra não engarrafar na "nova" marginal inacabada. E reze pra não chover.

Fábio

07/06/2010 - 14h22

A priori, talvez possa ser junto de um encontro maior. Quem sabe utilizando a infraestrutura do Campus Party ou do Fórum Social Mundial. Se for para marcar a data, no dia do Golpe Militar da Imprensa Golpista, 1 de abril.
De toda forma, sucesso.

Responder

Engajarte

07/06/2010 - 14h12

Este é o momento político, a blogolândia esta eletrizante, e temos um mote, uma eleição onde o conservadorismo está atacando com estratégias pesadas, até golpistas. http://engajarte-blog.blogspot.com/2010/05/campan
A web está amadurecendo como a nova vanguarda política progressista, onde podemos ter voz e alcance quase universal (oxalá teremos a banda larga pública).
Vamos puxar mais esta iniciativa, logo haverá espaço até para a construção de partidos nesta plataforma, como na Suécia, onde isto já é realidade.

Responder

Gerson Carneiro

07/06/2010 - 14h10

Êêêêba!!!
Bom seria em um final de semana, sábado e domingo, vez que feriadão só vai ter em novembro.

Finalmente! pintou uma chance de dar uns cocorótes no Ubaldo :)
Aê Leider, Milton Hayek, Jairo_Beraldo, Marisp, dukrai… e demais :)

Sugestão: comentarista deverá ter crachá, identificado com o número do IP. Vamos identificar e conhecer os capitães-do-mato.

Responder

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 15h49

    Só falta arrumarmos o patrocinador, né Carneiro!

    dukrai

    07/06/2010 - 17h52

    Ô Gerson, se a gente não puder ir nós vamos fazer um encontro aqui em BH no mesmo dia e horário, tipo Encontro Alternativo dos Micro Blogueiros Progressistas Revolucionários C… de Musquito,uma sugestão para a abertura é no Mercado Central, no bar da Loura, que ganhou o "comida de buteco" deste ano.
    O encontro pode ser uma plenária que se subdivide em grupos de acordo com os temas que forem levantados e depois fecha na plenária, tipo assim democrático e sem palestrante e a fechadura do encontro pode ser em outro buteco.
    As noites ficam reservadas pra gente ir exclusivamente pra buteco. Tô pensando até que pra simplificar o encontro podia chamar simplesmente de Buteco dos Blogueiros.

    dukrai

    08/06/2010 - 13h11

    vi os argumentos do Eduardo Guimarães, depende muito mais do Azenha que vai pegar o bicho à unha e pra não deixar mineiros, gaúchos e pernambucanos na bronca, então o mais viável é SP mesmo e tô avisando que vou.

    Vlado

    08/06/2010 - 13h00

    "Finalmente! pintou uma chance de dar uns cocorótes no Ubaldo"

    Tolinho!… É mais fácil José Serra ganhar do que o Ubaldo aparecer num encontro desses….

pluralf

07/06/2010 - 14h06

GRANDE! Tamos dentro! :-D

Minha única dúvida é esse adjetivo "progressista". Faz uns anos que eu questiono o seu uso, pois cada um considera progresso andar na direção do SEU ideal. Todo grupo acha que os progressistas SÃO ELES. Qualquer texto de direita diz que nossas posições "já foram superadas", que somos retrógrados, dinossauros, renitentes… E, sinceramente, acho que essa palavra tão POSITIVISTA é mesmo mais afim aos valores deles que aos nossos.

Mas que outra se poderia por no lugar? Desculpem, mas me meti a escrever só com a primeira parte pensada; pra pensar numa sugestão que seja, ainda não deu tempo…

Responder

    Bonifa

    07/06/2010 - 14h57

    Não tem outro. É progressista mesmo. A palavra está sendo cada vez mais usada, porque não tem outra.

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 15h53

    O meu ideal, pluralf, é ver este país cada vez melhor, para deixar meus netos em boa condição de vida socio-economica. Acho que é a de todos aqui, salvo raríssimas exceções. Afinal, é quase certo que não provarei da fruta e da sombra das árvores que plantei por estes tempos recentes.

    C.C. Bregamin

    07/06/2010 - 16h27

    Blogueiros Paz e Amor?
    Blogueiros pela igualdade?
    Blogueiros Utópicos Unidos?
    Blogueiros da Liberdade?

    As palavras são apropriadas pelo capital e seus defensores. É luta política a gente retomar a sua posse e uso:
    dialética, socialismo, luta de classes, ideologia, má consciência, etc etc etc.
    Sou de São Paulo e pretendo participar!

Eduardo Guimarães

07/06/2010 - 14h05

Azenha, acho que posso conseguir pelo menos o espaço para o encontro.

Responder

    Adriana

    07/06/2010 - 17h45

    Ooooo Edurado,
    Veja se vcs conseguem organizar fora de SP!!!! Seria simbolico demais fazer fora do imperio dos tucanos!

    Eduardo Guimarães

    07/06/2010 - 22h46

    É que para quem organiza – no caso, o Azenha – tem que ser onde ele tem suas possibilidades. Além disso, se fizer em BH terá gaúcho reclamando, se fizer em Porto Alegre terá mineiro reclamando. O jeito é fazer aqui – é só uma opinião – e esperar que se dissemine pelo Brasil. Mas o cara certo pra responder isso é o Azenha.

    Dil

    08/06/2010 - 00h04

    Parabéns ,meus caros.

    sou leitor assíduo de vocês e asseguro que, pela qualidade dos textos e pela credibilidadeque que conquistaram, são fonte de inspiração pra pessoas como eu que faz um trabalho de formiguinha com meu blog.

    Seria ótimo que fosse aqui no Rio o encontro, mas se não for assim me esforçarei para conseguir ir. Excelente idéia essa, das melhores que já vi por aqui!

    grande abraço,

    Adilson

Orlando Bernardes

07/06/2010 - 13h55

Ótima idéia!

E a hora é esta. Não podemos mais deixar que esta mídia conspiradora e partidarizada permaneça como está. Temos que cada vez mais proporcionar espaços midiáticos para fornecer informação correta e honesta ao povo brasileiro e ele que faça sua análise e tome sua decisão democraticamente.
Podem contar comigo para ajudar, seja como for.

Responder

bissolijr

07/06/2010 - 13h47

Bacana.
Pela regulamentação e implementação do capítulo V da nossa constituição.
Pela ampla, total e irrestrita efetivação do artigo 221 do mesmo capitulo da CF.
Pela democratização do Conselho de Comunicação Social (ou seja, atualização da lei 8389/91).
E muito mais. É com enorme satisfação que recebemos esta notícia. Que também seja acessível aos que não estão na cidade sede. Boa sorte a todos nós.
(Um pouco deste que aqui escreve se encontra em http://bissolijr.wordpress.com. Apenas um narciso-exerciciozinho.)

Responder

Fernando

07/06/2010 - 13h44

Azenha o Ubaldo deveria ser seu convidado de honra!

Responder

    Beto Crispim - BH

    07/06/2010 - 15h46

    Por falar nele, alguém sabe o fim que ele teve? Anda sumido esse menino…

    Gerson Carneiro

    07/06/2010 - 16h32

    Huuuummm… esses comentários zerados é um indício que o menino passou por aqui.

    coyotte

    07/06/2010 - 18h42

    Acho que o Ubaldo teve mesmo fim do finado Dvorak

Cléber Sérgio

07/06/2010 - 13h39

Que tal um slogan marxista: "Blogueiros progressistas, uní-vos!"

Responder

Cléber Sérgio

07/06/2010 - 13h38

Caro Azenha,
Dificilmente poderei participar pois estou cá nas bandas da grande BH. Contudo, dou meu total apoio e já me predisponho a anunciar o evento até o dia em que o mesmo for ocorrer. Sugiro criar um banner para que os blogueiros insiram em seus blogs de forma a difundir o encontro.
Parabéns pela iniciativa.

Responder

    Beto Crispim - BH

    07/06/2010 - 15h45

    Cléber, estou sugerindo BH como sede. Afinal, Minas tem fama de ser uma terra de "conspiradores" Outra sugestão seria que a partir do Encontro Nacional, pudesse encontros estaduais. O que acha?

    dukrai

    07/06/2010 - 17h59

    se não for o encontro oficial a gente podia fazer outro, já sugeri até nome e local rs

    Leider_Lincoln

    07/06/2010 - 18h24

    Simpatizo com Minas, mas a Pampulha é de doer. Que tal Poços ou Uberlândia?

    beattrice

    08/06/2010 - 11h51

    Poços fica num entroncamento muito interessante.

mariazinha

07/06/2010 - 13h37

Eu, Azenha meu filho, não posso movimentar-me.
Entretanto dou a maior força a quem pode se juntar, discutir ideias e ações para tornar o lugar em que vivemos melhor e mais seguro.
A mobilização é vital para a renovação da mídia que, qual uma FÊNIX surginda das cinzas, vai informar e fiscalizar com imparcialidade e decoro. Que ELA seja límpida e cristalina como as águas de uma fonte.
Parabéns e sucesso!

Responder

flávio augusto

07/06/2010 - 13h34

sou estudante de letras da universidade federal do rio de janeiro e gostaria de colaborar com um blog sobre crítica literária e texto de literatura de bons autores nunca publicados. A publicação de videos de intrevistas com os autores novos e não novos também faz parte da idéia do blog. gostoriamos muito de nos associar a esse projeto, sobretudo no que diz reipeito à difulgação e a parte tecnica da coisa. espero ter todas as informações sobre o encontro e seus desdobramentos. forte abraço.

Responder

voxetopinio

07/06/2010 - 16h25

Hahaha. Uma ótima essa Azenha. Mas não sei se terei dinheiro para tal investimento e encontro (visto que deve ser pelas bandas do sul-deste) do país. Mas dou meu apoio e até faço uma propaganda nos meus blogs. :D

Responder

Hans Bintje

07/06/2010 - 16h24

Para os interessados em participar do evento, meu depoimento a respeito do Azenha e da Conceição Lemes:

Eu os conheço pessoalmente. Fui ao lançamento do livro sobre o blog Viomundo levado pela minha esposa alemã, que resolveu encarar o trânsito de São Paulo para conhecermos "aquele sujeito do site" que eu costumo visitar e que publicou um texto que escrevi no livro.

O Azenha é uma pessoa tímida e a Conceição Lemes, bastante expansiva. Formam uma boa dupla: ele faz o estilo de um português sonhador, personagem saído de algum verso de Fernando Pessoa, enquanto ela é o pragmatismo em ação. Lembra um verso de Milton Nascimento: "Longe se vai sonhando demais, mas onde se chega assim?"

Eu gostaria que esse "Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas" também refletisse essa dualidade, tivesse essa complementaridade, Masculino – Feminino, Yin – Yang, como queiram chamá-la.

Para ser franco, eu gostaria de abolir a preocupação de alguém querer ser "Progressista". A realidade é bem mais variada e, por isso mesmo, bem mais interessante. Explico (1):

"Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a Yang como negativo apenas indica que ele é negativo quando comparado com Yin, que será positivo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e elétrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. (Preto) e (branco) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.

A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.

Desde os primeiros tempos, os dois pólos arquetípicos da natureza foram representados não apenas pelo claro e pelo escuro, mas, igualmente pelo masculino e pelo feminino, pelo inflexível e pelo dócil" ( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yin-yang )

Enfim, eu gostaria que esse encontro tivesse um pouco do espírito desses versos de Gilberto Gil:

"Deus fará
Absurdos
Contanto que a vida
Seja assim
Sim
Um altar
Onde a gente celebre
Tudo o que Ele consentir"

Responder

    Leider_Lincoln

    07/06/2010 - 18h23

    Eu sou um professor goiano com sotaque caipira.
    Morei na roça até os 12 anos, e aprendi quem era Bagwan antes de ouvir falar de Cristo.
    Te compreendo e concordo contigo, prezado camarada batavo.
    Na verdade, o Klaus era um que gostaria de conhecer; não é debochado nem estúpido como uns por aí.
    E se foros comparar com Texas ou Utah, ele até seria progressista…

    FatimaBahia

    12/06/2010 - 15h27

    Hans,
    Você está quase me convencendo a ir,depois desse texto!amei as suas impressões sobre o Azenha e a Conceição(gosto deles "de cara",sem nunca tê-los encontrado) e a proposta do Tao!
    Verei…grande abraço.

Leonardo Avila

07/06/2010 - 16h20

Concordo plenamente, é hora de disseminar o movimento e incentivar aqueles que estão ingressando neste meio.
Boa sorte na organização, abraços.

Responder

Paula

07/06/2010 - 16h19

Para mim leitora de todos/as é o ideal se tornando realidade. Sem Medo de ser feliz!

Responder

Guilherme

07/06/2010 - 16h17

gostei da ideia e apoio… o local primeiro que vem na cabeca todos paulistanos ja devem saber: vao livre do masp hahahaha e o lugar mais classico…

nao me vem a mente outro local.

* so p fazer uma conspiracao: encontros de progressista me lembrou um pouco o encontro em Itauna ( posso ta errando a cidade, mas de qq forma e uma cidade do interior paulista) , onde militantes que iam contra o golpe de 64 se uniram… mera conspiracao, a pm do serra nao vai baixar no encontro nao hahahahahahah valeu

Responder

setepalmos

07/06/2010 - 16h16

A idéia é sensacional.

A mídia alternativa tem no contraditório negado pela tradicional a sua maior arma, e a desagregação como seu maior defeito.

Desagregação, pois um blogueiro de Mossoró não tem a mesma chance de comunicação com um blogueiro em São Paulo, como um Jornal do Commercio tem com a Folha.

Sensacional!

Responder

Tia Carmela

07/06/2010 - 15h59

Prezado Azenha,

A minha tia Carmela disse que isso deve ser bacana. Ela não vai, porque não tem mais idade para essas coisas, mas falou que eu devia ir.

Responder

    dukrai

    07/06/2010 - 18h00

    a sua tia carmela é de Araxá? Se vc mora aqui em BH a gente podia fazer o encontro aqui, oficial ou clandestino.

    Leider_Lincoln

    07/06/2010 - 18h13

    Minas tem três lugares brutos: BH, Uberlândia e Poços. Logística das boas. Sampa é a pedida óbvia; Goiânia também rola e tem tradição. Cidades mais no centro do país, enfim.

    beattrice_

    08/06/2010 - 11h46

    A grande pedida de SAMPA é bater na frente da mídia conservadora e retrógrada, exemplarmente representada pela FALHA e o ESTADINHO.

Jair Orichio Junior

07/06/2010 - 15h59

A Mídia comandada pelos NazitucanoDEMoniacos vai rasgar anágua por um mês.
Convidem a Cristiana Lobo, o William WacWach, a Miriam Leitão e não podem faltar em hipótese nenhuma: Josias, Noblat e o Augusto Nunes…. vai faltar anáguas para esta tia!!!
Como diariam os meus filhos…Demorô!!! Já é!!! É nóis!!! É nois na fita e os prayboy no DVD!!!

Responder

    Jairo_Beraldo

    07/06/2010 - 16h19

    Mas seria interessante deixar que os acima citados falem. Assim os idealizadores do encontro dariam a eles o que nos é negado. A informação e debate democrático.

Raphael Tsavkko Garcia

07/06/2010 - 15h54

A ALTERCOM, então, morreu? Há muito que não se fala nada, não se ouve nada sobre a orgnaização… Se estivesse viva poderia também cooperar na organização. Bem, de qualquer forma, contem comigo. O Eduardo e o Rodrigo sabem bem o quanto enchi o saco deles por coisas como esta!=)

tsavkko.blogspot.com

Responder

Ricardo Costa

07/06/2010 - 15h40

ótima idéia.. quando será o encontro?

Responder

Caetana Campos

07/06/2010 - 15h36

Vaid ar samba. E dos bons

Responder

Jairo_Beraldo

07/06/2010 - 12h36

Blogueiros progressistas é ótimo…melhor que "de esquerda".

Responder

sergiopamplona

07/06/2010 - 15h20

Uhu, Azenha. Demorou!
Vida longa, próspera e com ótima conexão banda larga para todos os blogueiros progressistas. Quero saber quando e onde será esse encontro. abração.

Responder

    Vlado

    07/06/2010 - 14h14

    E o Nassif, vai?… :))

    Franciscão

    07/06/2010 - 16h08

    É só arrumar uma roda de choro…

Deixe uma resposta