O delegado que não assistiu ao estupro pretende culpar a vítima?

Tempo de leitura: < 1 min

“Eu não posso dizer que houve estupro. Houve a conjunção carnal. Houve o ato. Agora, se foi concedido ou não, se foi na marra eu não posso fazer esse comentário porque eu não estava presente”.

Palavras do delegado Nivaldo Rodrigues, diretor da Polícia Civil na Grande Florianópolis, a respeito da denúncia de estupro feita pela família de uma menor contra dois (ou três) menores.

Acho que o delegado deve mesmo ser cauteloso. Acho importante preservar sempre a presunção de inocência. Acho que é preciso sempre preservar menores de idade.

Porém, a declaração do delegado me parece muito com a argumentação de advogados de defesa, quando pretendem culpar a vítima.

Já vi isso quando eu era um jovem repórter e o cantor Lindomar Castilho assassinou Eliane de Grammont. Para mencionar um caso mais atual, tenho visto isso em relação ao caso do goleiro Bruno, quando se tenta desqualificar a vítima com o intuito de sugerir que ela mereceu ser morta. Trinta anos se passaram e o machismo resiste firme e forte na sociedade brasileira. É como se as mulheres pedissem para morrer ou, pelo seu comportamento, se oferecessem para o estupro.

No caso de Santa Catarina, é óbvio que houve uma tentativa de proteger adolescentes de famílias influentes. Para além disso, no entanto, não deixa de ser chocante que um delegado se comporte como se fosse advogado de defesa dos acusados. Sim, ele não estava lá, como provavelmente nunca esteve lá em nenhum dos crimes que investigou. Se pretendia ser cauteloso, não deveria nunca sugerir que a menor acusadora teria “concedido” sexo aos dois (ou três) menores que ela agora acusa de estupro. Ao fazer o que disse que não pretendia fazer, ele “especulou” em defesa dos acusados.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Felipe

Mas talvez mais grave do que esse caso de Florianópolis é a denúncia postada em abril no blog http://naodeunojornal.wordpress.com a respeito do envolvimento de vários jornalistas gaúchos com dois dos maiores esquemas de corrução do estado.

O blog apresenta inclusive PDFs de documentos dos dois inquéritos da Polícia Federal das operações
Rodin e Solidária.

Estão envolvidos os jornalistas Felipe Vieira (principal apresentador da BAND-RS), José Barrionuevo, principal colunista de política do jornal Zero Hora, do Grupo RBS, durante 10 anos (de 1993 a 2003), e um dos maiores acionistas do Grupo RBS, o jornalista e advogado Fernando Ernesto de Souza Corrêa.

Certamente o silêncio da imprensa do Rio Grande do Sul a respeito do caso é muito semelhante à tentativa de não divulgar o caso de Florianópolis.

Ed.

Maioridae Penal, Parte 2:
Uma sugestão singela é: mantemos a tradicional e universal maioridade de 18, preservando a "imaturidade"legal" …E…
Estabelecermos um colegiado jurídico (juízes cíveis, criminais, de menores e psicólogos, por ex:) que, nos casos de EXCEÇÃO, julgará primeiramente se alguém deverá ser julgado como "maior".
Depois procede-se ao julgamento, seja como menor, seja como maior, conforme a decisão. Preserva-se a proteção ao menor e protege-se a sociedade de casos excepcionais.
Funciona mais ou menos assim nos EUA e Reino Unido, por ex. Só não resolvem aqui porque não querem, pois não posso acreditar que ignorem esta alternativa. (já usada +- no "ficha limpa")

    Mauro A. Silva

    Ed,
    No "Direito Comparado", devemos avaliar não só a legislação como também a forma de sua aplicação.
    Os reformatórios dos EUA e da Inglaterra são muito diferentes entre si… e não tem nenhuma comparação com as "masmorras" das febens brasileiras.
    Além disso, já temos "coletgiados" que sempres decidem pela internação quendso o adolescente é de famílias pobres… isso tudo sem o menor direito de defesa…
    "Algumas pessoas ingênuas perguntam: Por que não é feita uma avaliação psiquiátrica do adolescente a fim de determinar-lhe uma “punição mais rigorosa”?
    Resposta: Porque a sociedade civil não confia no Estado… e muito menos nos agentes públicos. Tais avaliações seriam utilizadas politicamente, seja para agradar ao governante de plantão, seja para dar “notoriedade” a um obscuro agente público qualquer". (in "Por que 18 anos?", Grupo Fechar Febem, 1999).

    Até mesmo a presidente da febem paulista está denunciando que o Poder Judiciário está internando adolescentes acusados de poequenos furtos ou posse de drogas.
    é exatmente isso que devemos evitar: a intenação por motivos banias.
    Outro ponto importante: exigirmos políticas pública de prevenção á criminalidade e progrmas de atendimento em meio aberto.
    É isso.

Ed.

Mairidade Penal, aqui comentada, Parte 1: Temos 2 aspectos a considerar:
1) O menor considerado como "indivíduo em aprendizado para adulto", "imaturo" para responsabilidade legal.
2) O adulto "velhaco" que amadureceu e aprendeu mais rápiido que sua idade (pro bem ou pro mal).
Essa discussão interminável, de se basear apenas numa idade (18, 21, 16) sempre sofrerá do mesmo mal: Idade e maturidade são diretamente proporcionais, mas têm velocidades diferentes.
Se for pra 16, como ficam os imaturos de 17? e como ficam os velhacos de 15?
(continua)

    Mauro A. Silva

    Ed,
    A questão da idade penal é uma questão de política criminal.
    Diversos estudam demonstram que a melhor política e evitar ao máximo a internação. As medidas em meio aberto dão melhores resultados.
    é [óbvio que não dá para abandonarmos as crianças e adolescentes à própria sorte e esperarmos que eles cometam um crime violento para interná-los.
    Aliás, o custo de uma "intenação" é várias vezes superior ao custo de uma medida em meio aberto. E nem meso assim estamos oferecendo as garantias mínimas aos intenos, como atenção a saíude, educaçõ e profissionalização.

    Para saber mais, consultre o artigo "Por que 18 anos? http://gremiosudeste.wordpress.com/1999/11/15/por

Ed.

Pelo jeito, 90% dos estupros exigirão o acompanhamento "in loco" de delegados qualificados…
Vai ficar "um pouco" mais difícil ainda evidenciá-los..
Até um vídeo poderá ser contestado provavelmente, pois poderá mostrar uma "representação" da "falsa" vítima que eventualmente gostará de uns "fetichezinhos" a mais…
O que ele poderia ter dito mais adequadamente é algo como: "ainda não temos provas de estupro, estamos investigando"… até porque, se "estivesse lá", seria cúmplice presencial de "conjunção carnal" com menor, mesmo que apenas assistindo…Talvez tenha sido um ato falho para afirmar: ""ó, chefe(s), tenhu nada cum issu não!..

Mauro Alves da Silva

RBS, TV GLOBO e o desrespeito às crianças
[youtube eYglkwqwoKI http://www.youtube.com/watch?v=eYglkwqwoKI youtube]

Esperamos que esse caso sirva de paradigma para uma nova mentalidade dos meios de comunicação. Que a imprensa cumpra as leis que visam à proteção das crianças e dos adolescentes; e que denunciaem governos que se omitem e não criam política públicas de proteção integral às crianças e adolescentes.
http://movimentocoep.ning.com/

    Monica

    Oi Mauro…Sou Conselheita tutelar da cidade Cascavel/ PR, e fico extremamente irritada com opiniões como esta em que a mídia leva a casas de muitos cidadãos, pois infelizmente é esta mesma mídia que forma opiniões distorcidas e cheias de pré-conceitos, e ainda tem a capacidade de dizer que defendem o direito a proteção integral de crianças e adolescentes!

Agenor

Esse delegado é um baita de um maluco, nunca deveria ocupar o cargo que ocupa!!!

Mauro A. Silva

Em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente
Publicado em julho 9, 2010 por Mauro A. Silva | Editar

O caso é grave. Três adolescentes (14 a 15 anos) acusados de estuprar uma colega de 13 anos. Os 4 adolescentes estudam em uma prestigiada escola particular de Florianópolis, estado de Santa Catarina. São 4 famílias da classe media alta. Entre os acusados, um é filho de um delegado de polícia e o outro é filho de um diretor da RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação, afiliada da Rede Globo de Televisão). O estupro teria acontecido no apartamento do principal acusado. Houve consumo de bebida alcoólica e a suspeita de que a menina teria sido drogada. O caso aconteceu em 14 de maio de 2010. A grande imprensa só divulgou o caso após várias notícias publicadas em blogs da internet. A Rede Record, concorrente da Rede Globo, divulgou o caso no último domingo (“Adolescente troca mensagens em site de relacionamento e confessa estupro”, Domingo Espetacular, TV Record – 04/07/2010) e aproveitou para fazer sua famigerada campanha pelo rebaixamento da idade penal… defendem “menos escolas” e mais cadeias para nossas crianças e adolescentes.

leia o artigo compelto aqui: http://gremiosudeste.wordpress.com/2010/07/09/em-

gustavo

essa é a hipocrisia da sociedade brasileira.

justiça/polícia é pra Pobre Preto e P…… veja o caso que toma conta da mídia:

temos o Pobre (pai da Elisa, suposto estuprador, mãe da Elisa que a abandona)
o Preto (Bruno, tem dinheiro e fama mas veio da favela)
e a Elisa.

Justiça não é pra donos de emissoras.

Geysa Guimarães

Jairo Beraldo:

Concordo com você no que diz respeito a mulheres, mas neste caso se trata de uma adolescente, uma menina.

Clóvis

Azenha, cuidado que isto pode te dar problema, vide o ECA "Art. 143. E vedada a divulgação de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua autoria de ato. Parágrafo único. Qualquer notícia a respeito do fato não poderá identificar a criança ou adolescente, vedando-se fotografia, referência a nome, apelido, filiação, parentesco, residência e, inclusive, iniciais do nome e sobrenome. E Art. 247. Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional: Pena – multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência."

Dê notícia do fato, mas tome muito cuidado para não deixar que identifiquem os autores do ato infracional! Quem pode ser punido é vc, fuja dessa!

    clemes

    Clóvis, obrigada. Abs

    Clóvis

    Imagina, a idéia é evitar problemas pra poder ter informação sempre! Agora vocês poderiam dar mais detalhes do caso…

Marat

Espero que o tal delegado não tenha participado do ato…

Marat

Já passou da hora de advogados, juízes, delegados e outros quejandos falarem menos e trabalharem mais e de maneira correta…

Mauro A. Silva

Azenha,

Parece que muitos jornalistas não estão preocupados com a saúde física ou mental da vítima. Só querem falar dos "di menor", criticar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e prender e arrebentar nossas crianças.
A TV Record está em campanha pelo rebaixamento da idade penal… está na companhisa do Carlos Brickmann, um jornalista reacionário e um ferrenho defensor do Paulo Maluf (aquele do "estupra, mas não marta"). Não me admira que estejam usando o caso apenas para difundir seu ódio contra as crianças e pedir o rebaixamento da idade penal…
O caso é grave… e também é grave a hipocrisia da RBS (afiliada da Rede Globo): ela sempre divulga este tipo de caso, inclusive fazendo entrevistas ilegais, expondo crianças, adolescentes e as vítimas. Mas, desta vez, manteve silêncio só porque o principal acusado é filho de um dos donos da RBS.
Mas nós não devemos usar os adolescentes como "bodes expiatórios".
Reitero: o caso é grave e devemos prestar total solidariedade à vítima. No caso das sanções aos agressores, não devemos nos isentar das nossas responsabilidades em cuidar, educar e monitorar suas atividades. As medidas pedagógicas sempre devem prevalecer. Não dá para abandonar as crianças e adolescentes e depois simplesmente pedir prisão quando eles cometem os delitos (por mais graves que sejam).

São Paulo, 08/07/2010
Mauro Alves da Silva
Presidente do Grêmio SER Sudeste
Promoção da Cidadania e Defesa do Consumidor. http://gremiosudeste.wordpress.com
Autor da Cartilha: Conselho Tutelar – Como evitar os erros de A a Z.

    beattrice

    O rebaixamento da idade penal não deve ser discutido em função de casos particulares, mas não pode ser adiado eternamente. Estudos rigorosos e estatísticos devem ser feitos e as conclusões técnicas serem implementadas em projetos de lei apropriadamente debatidos no melhor interesse da sociedade.

    Mauro A. Silva

    Beattrice,

    O debate sempre esteve aberto. A questão é são muito fracos os argumentos "pró rebaixamento da idade penal".
    A Convenção Internacional dos Direitos da Criança (1989) estabeleceu a menoridade em 18 anos. Isso tem base científica, pois é comprovado que o "amadurecimento físico e hormonal" se dá por volta dos 18 anos… os últimos neurônios são formados por volta dos 21 anos…
    É óbvio que a idade "18 anos" foi uma decisão política. Mas a consequência de tal decisão é completamente ignorada por muitos defensores do rebaixamento da idade penal. Ao estabelecer a prioridade no atendimento dos direitos da criança e do adolescente, fixando o marco de 18 anos, o ordenamento jurídico internacional e nacional compeliu governantes a implementarem políticas pública para atender à população infanto-juvenil,, protegendo as pessoas que estão nessa fase peculiar d desenvolvimento.
    Veja que o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA (lei federal 8069/1990) foi um dos primeiros diplomas legais a criar punições contra governantes que investem em política pública.
    Tem muita gente contra o ECA porque perdeu as regalias do seu poder arbitrário. Ainda hoje vemos juizes querendo prender as crianças e os adolescentes simplesmente porque são de famílias pobres. Tem juiz decretando "toque-de-recolher" para crianças e adolescentes… e ainda usam a desculpa esfarrapada de que a cidade é pobre e não tem equipamentos sociais para atender este público… Ou seja: ao invés do juiz punir o governante, ele continua com a mentalidade do antigo Código de menores (1979), o qual dava amplos poderes para o juiz punira arbitrariamente as crianças das famílias pobres.

    Espero que os defensores do rebaixamento penal tragam argumentos razoáveis e que avaliem a consequência prática de se adotar uma política criminal que coloque crianças ou adolescentes nas cadeias.

    Mauro A. Silva

    Retificação da frase:
    Veja que o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA (lei federal 8069/1990) foi um dos primeiros diplomas legais a criar punições contra governantes que "não" investem em política pública.

    Maria

    Então leve-os para tua casa!

    Mauro A. Silva

    Maria,

    A educação das crianças e dos adolescentes é responsabilidade de todos.
    Reitero: "Não dá para abandonar as crianças e adolescentes e depois simplesmente pedir prisão quando eles cometem os delitos (por mais graves que sejam)".
    É óbvio que já deveria ter havido algum tipo de restrição a estes adolescentes, principalmente para proteger a vítima de um possível contato com os agressores.
    O Estatuto da Criança e do Adolescente contem todos os dispositivos legais para "responsabilizar" estes adolescente, mostrando-lhes as consequências de seus atos. Os pais e a escola também devem ser orientados e advertidos sobre suas responsabilidades em acompanhar os filhos.
    é isso.

    Bento

    Concordo plenamente. Quem deveria ir pra cadeia são os pais deles. Ficou melhor assim?

Adilson

Azenha,

Ocorre que o delegado ao tentar fazer o papel de advogado, demonstra-se um neófito em matéria jurídica. Uma vez que quando o advogado, digo, delegado diz: "Agora, se foi concedido ou não, se foi na marra eu não posso fazer esse comentário porque eu não estava presente”. Ele na condição de delegado tem a obrigação de dizer para a sociedade que é capitulado no Código Penal, precisamente no Art. 217-A, a figura do ESTUPRO DE VULNERÁVEL, ou seja: "Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos é crime. A vulnerabilidade decorre do fato da vítima ser menor de 14 anos e não ter outra experiência sexual.
Não obstante, estou estupefato com a omissão do Ministério Público, pois sendo o mesmo titular da Ação Penal Pública Incondicionada, é seu dever agir em prol da ordem jurídica, pois é função institucional do Ministério Público, privativamente, promover ação penal pública, na forma da lei.

    beattrice

    Esse artigo independe do réu ser menor ou não?

    Mauro A. Silva

    Adilson,

    A tese de "estupro presumido" (ou estuprode vulnerável) já foi derubada pelo STF. O tribunal justificou tal decisão no princípio da presunção da inocência do acusado e na necessidade de produção de provas. Tem de haver provas do "constrangimento", "violência" ou grave ameaça"… ou mesmo a caracterização de que a vítima estava impossibilitada de dar o livres consentimento (ter sido drogada, por exemplo).

    É isso.

    A redação correta está na lei federal 12.015, de 07 de agosto de 2009:

    Art. 2º O Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, passa a vigorar com as seguintes alterações:
    “TÍTULO VI
    DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL
    CAPÍTULO I
    DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL

    Estupro
    Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso:
    Pena – reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.
    § 1º Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos:
    Pena – reclusão, de 8 (oito) a 12 (doze) anos.
    § 2º Se da conduta resulta morte:
    Pena – reclusão, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.” (NR)

    “Violação sexual mediante fraude
    Art. 215. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima:
    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos.
    Parágrafo único. Se o crime é cometido com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa.” (NR)

    Clóvis

    Adilson, pelo que li no blog do mosquito, os autores da infração são menores de 14 anos também. Se isso for verdade não dá pra admitir como interpretação razoável da lei que o caso é de estupro de vulnerável, com presunção da violência! A circunstância da pessoa menor de 14 anos ter ou não experiência sexual anterior não ilide a prática do ilícito.
    E neste caso, a prevalecer o entendimento que basta relação sexual com menor de 14 anos para configurar estupro a coitada da menina também teria estuprado os agressores! Olha o absurdo que este racicínio permite! PELO AMOR DE DEUS, NÃO ESTOU DIZENDO QUE ISSO ACONTECEU!
    Ademais, não meta o pau no ponto de vista jurídico pra depois falar em ação penal contra menores de 18 anos, fica feio!

    Clóvis

    Parece que os estupradores tinham todos já 14 anos na data do fato. Mesmo assim, reitero a posição que não se pode falar em presunção de estupro com pessoas de 13 e 14 anos envolvidas. Agora, pelo que vejo nos comentários o caso é de estupro mesmo, sem necessidade da presunção!

    Ed.

    Parte 1: O STF definiu isso? Aquele, do presidente dos HC's antes das instâncias precedentes? Deixa eu entender:
    Se há (hipótese) uma lei que DIZ que "conjunção carnal com menor de 14 anos É estupro (x ou y)… E, se alguém comete tal conjunção, comprovadamente, onde está a presunção de inocência? Feriu a lei! Comprovadamente, culpado! A prova é a conjunção!
    Se a lei e "boa" ou "ruim", é outro problema…Ninguém pode alegar ignorância da lei. É lei! Não saia com menor de "x" anos. E ensine isso pros seus filhos!. A inocência ou culpa É em relação à LEI, e não à saber das intenções das partes! Aí é psicologia…
    Usando o contrário, se há conjunção carnal com uma menina de 5 anos, teremos que provar que a menina etc. etc.

    Ed.

    Parte 2: Se a lei não definir tão claramente, aí sim entramos no terreno das intenções. Por ex. "morte por tiro acidental": A lei não define que "morte por tiro é assassinato doloso" e pronto! Há a legítima defesa, o acidente, etc..
    Vivo dizendo que aqui no Brasil uns fazem leis demais, outros a executam de menos. E vamos levando…
    Tá bom, eu não vou mudar nada aqui, nem na lei, nem no caso. Então deixa eu ficar com minha ignorância…
    Mas se eu me candidatar ao Supremo, vou pedir apoio, hehe.

Elke di Barros

Esse delegado deveria ser exonerado, e o pai da pequeno monstro também. Esses jovens crápulas e seus pais coniventes deveriam ser linchados moralmente, a sociedade de Florianópolis deveria rechaçar esses vermes de seu seio.

EDSON HAUTSCH

Ficamos estarrecidos quando ouvimos esse "Delegado". O cara não tem preparo para a função que exerce. É coisa de maluco. Não dá pra aceitar algo assim. Parecia nítiamente que ele estava querendo condenar a garota, pra livar a cara dos Boyzinhos filhos de papais ricos que se acham poderosos. Repugnante a declaração desse funcionário público. Lembra muito o Gilmar Mendes que limpou a ficha do Heráclito.
É o fim da credibilidade dessa pessoa como Delegado.
Melhor teria sido se ficasse calado.

ricardo silveira

É preciso tirar o delegado do caso e investigá-lo para eventual processo, pois, se ele não é imbecil, ele é parcial e atua para beneficiar os possíveis estupradores. População de Florianópolis, não deixe os responsáveis impunes, vocês sabem o que está acontecendo por aí, não sejam indiferentes a essa barbaridade.

SérgioFerraz

Mais um caso covarde, uma agressão vergonhosa.
Só mesmo com a Record ajudando a divulgar para o inquérito "andar".
Enquanto isso a Rede Globo e a sua rádio (CBN, que troca notícias) estavam caladinhas.

Camila

Não li todos os comentários, mas imagino que alguém já tenha falado isso:
CONJUNÇÃO CARNAL COM MENOR DE 14 ANOS É CRIME PRESUMIDO!!! Então não tem o que falar se ela queria ou não!
Art. 217-A do CP. COISA QUE O SR. DELEGADO REGIONAL DEVIDA SABER DE COR…

AH, ESQUECI, OS DELEGADOS REGIONAIS EM SC SÓ SERVEM PARA EXPEDIR LICENCIAMENTO DE CARRO!

E SC ainda se acha o melhor Estado da Federação.

beattrice

Azenha
espero que a RECORD mantenha a luz sobre o assunto, porque é questão de direito à informação e defesa da sociedade no exercício de uma concessão pública.

    Jairo_Beraldo

    A Record não vai perder esta oportunidade. Eles lá da Zoiúda batem firme na Record por qualquer coisinha.

Miriam Lopes

Não ele é daquela religião que exige 6 testemunhas para a mulher poder provar que foi estupro.

ademir

jugestão aos catarinas vão para a rua demonstrar repudio a este mauricinhos F.P. só assim havera justiça. fala nisso onde esta os DIREITOS HUMANOS, AOB,MP… ainda bem que a RECOR tá no pé.
cadeia já sem discriminação.

Jairo_Beraldo

Sei que vou ser atacado por ter esta opinião, mas tem uma coisa. A maioria das mulheres (como no caso do goleiro do flamengo, Bruno) dão em cima dos caras para tentar se dar bem, sem pudor ou medir consequencias. As mulheres tem que se valorizarem…aproximar de pessoas influentes e poderosas é uma coisa que nunca termina bem.

    Miriam Lopes

    Sou mulher e concordo com você, e o pior é que na maioria das vezes são as próprias mães que incentivam esse tipo de comportamento muitas vezes já nas meninas.

    wilson Resdge

    Vcs dois me descupem…nao comparem o caso bruno com essa menina….Poderia ser filhas de vcs …e ai..se fossem …vcs acham que elas se comparam as 'marias chuteiras'…Miriam e Jairo, me recuso a acreditar que vcs estao fazendo esta comparacao com essa menina que foi 'dopada' . Acredito que vcs dois nao teem filhas. Adolescentes ao ingenuos e nos os fazemos crer que pessoas de posses , sao pessoas de bem…E nao são. Infelismente.

    beattrice

    Por que sempre depois do assassinato de fato ou moral [como no caso da menina em SC] vem o assassinato do caráter da vítima?

    Jairo_Beraldo

    E ataquei o carater da vítima? Acho que coloquei a realidade dos fatos, não factóides. Não sou radical..

    sofia kunning

    Independente de ser "sua filha" ou "sua mulher" então, Jairo. Os homens são animais irracionais? Então pq uma "sirigaita", uma Maria Chuteira, ou até uma profissional (seja como for q queiram chamar) dá em cima do cara ele tem q cair? Ele não aprendeu a dizer NÃO? Ele não aprendeu a usar camisinha (no caso de filhos)? Então, voltamos ao tempo do estupro pelo motivo do uso de uma mini saia ou biquini duas peças? Proponho o seguinte: Cada um q se considera um animal irracional, incapaz de rejeitar os avanços femininos, registre-se numa delegacia. Aì sim, depois de reconhecido irracional (incapaz), ele pode pleitear defesa da honra e estes outros motivos torpes q uns e outros usam como desculpa para cometer CRIMES. Mas também não vai poder trabalhar, votar, constituir família, praticar atos da vida civil… como qualquer outro incapaz declarado.
    Sinceramente, estou aguardando o tempo em que poderemos esquecer q algum dia foi ensinado: "prendam suas vacas pq meus bois estão soltos"… EU teria vergonha de ser irracional… Mas, de repente é pq eu SOU radical.

    Jairo_Beraldo

    Acho que vc direcionou o comentario a pessoa errada…não foi eu quem disse que "ocorreu estupro consensual"…

    Jairo_Beraldo

    Poderia ser suas filhas…poderia ser…furado este argumento!

    Maria

    Miriam, MIriam Lopes! Acho que você é uma IPB, significado: Individuo Portador de B… (subtender) Justificar um crime culpando as mulheres é machista demais, estás em que mundo? da BARBARIA, da INQUISIÇÃO? Nós mulheres temos que nos unir, para que possamos viver num mundo de igualdades." DIGA NÃO AO PRECONCEITO!"

    maria regina

    Sou mulher e discordo radicalmente de vocês. Incrível como somos nós mulheres que perpetuamos em nossos filhos o comportamento machista, levado às últimas consequências, via de regra. O uso e abuso do objeto-mulher e seu descarte, via morte, com o aval da mamãe. Nada, bsolutamente nada justifica matar alguém, principalmente de forma premeditada. Devemos repensar sobre a educação de nossos filhos e filhas, mediante valores mais elevados e éticos.

    Elke di Barros

    É mesmo né ? Essas mulheres safadas querem dar em cima dos coitadinhos dos homens ingênuos, merecem mesmo porrada e morrer. Quero ver se a sua opinião continuará essa quando for com sua filha. E vc Miriam, será mesmo que é mulher, não seria um ET ?

    Jairo_Beraldo

    Minha filha foi orientada a fazer sua vida por si, então dificilmente terá este tipo de problema..acho este tipo de argumento muito furado.Se fosse sua filha….

    Ed.

    Seu comentário é correto: Acho que ninguém irá negar a existência das marias "chuteiras", "gasolinas", pornostars, "galinhas", prostitutas, etc.
    Mas elas, e nós, fazemos parte desta "rica fauna" humana, e todos temos o direito de existir e sermos assim, ou assado. Os "bichos" que fiquem "espertos" entre si. E cada um assuma seus encargos.
    Uma prostituta assume pesados encargos, mas não raro, se dá bem no final. Ou não. Pura escolha. E risco.
    Jogador que casou ou teve filhos com "marias chuteiras", no popular, bobeou, sambou. Casou com "galinha" e descobriu: bobeou, sambou (e vice-versa no gênero). Cada um tem que cuidar de si e de suas relações.
    O que não dá é partir pra ignorância porque foi enganado. Faz parte da maturidae e da responsabilidade de cada um.
    Quem entra na chuva é pra se molhar não pode ser trocado por …é pra bater ou matar… (mesmo que dê vontade…)

Pitagoras

Atenção senhores. Neste país, ainda patético, o que é pior, mais nocivo à sociedade, a polícia civil, a militar ou o judiciário?
Azenha, sugiro abrie tópico à respeito.

    Maria

    O JUDICIÁRIO! Será que vou ser enquadrada? Oh! Piedade! Piedade! Ohhhhhhhhhhhhhhh!

Teco

Santa Catarina tem o Secretário de Segurança, como o Paraguai tem o Ministro da Marinha. Ambos procuram razão
de sua existência.

Cláudio

Prisão para estes vagabundos e filhinhos de papai que tem tudo na vida e não aceitam perdas, inclusive de uma namorada.Eles não precisam de educação e sim de punição e devia começar pelos pais.

Maria Dirce

Não existe nesse país chamado Brasil, a delegacia de proteção a mulher.Qdo ela fez a denuncia descreveu inclusive como foi morta, ninguém fez nada para protege-la, inclusive o exame de urina 8 meses para ficar pronto, e só ficou por força policial diante do crime hediondo.A lei maria da Penha nada vale nesse país!!!!!

    beattrice

    O mais dramático é que os casos se repetem com uma velocidade espantosa e não se vê uma MUDANÇA de fato nao conduta dos policiais.

J. Eduardo Camargo

Exoneração, já, para esse delegadozinho de quinta categoria!!! Servidor público que não cumpre com suas funções públicas tem que ser exonerado imediatamente a bem do serviço público! É só!

Valéria

Sobre essa história, entrem no link http://tijoladasdomosquito.blogspot.com/

    Mauro A. Silva

    Valéria,

    este site não está preocuipado com o direoit da vítima. Ele está mais preocupado em tripudiar sobre a Rede Globo e também fazer a sua campanha pelo rebaixamento da idade penal.
    Veja que ele viola toda a legislação que protege o direio à privacidade tanto da vítima quanto dos acusados.
    O Ministério Público tem que acompanhr o caso e oferecer á denuncia ao juiz da infância e juventude contra os agressores da adolescente de 13 anos.
    mas o MP também tem de investigar e punir quem está fazendo uma divulgação ilegal sobre o caso:
    Art. 247. Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional:

    Pena – multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    § 1º Incorre na mesma pena quem exibe, total ou parcialmente, fotografia de criança ou adolescente envolvido em ato infracional, ou qualquer ilustração que lhe diga respeito ou se refira a atos que lhe sejam atribuídos, de forma a permitir sua identificação, direta ou indiretamente. (lei federal 8069/1990)

    Maria

    Mauro esse assunto é público e tem que ser discutido até o fim.
    A lei tem que ser respeitada só para quem tem grana é? me poupe! Não venha aqui usar os argumentos da Lei para proteger Psicopatazinhos da Mamãe.

    Clóvis

    Desculpe, mas a lei protege "piscopatazinhos da mamae", menores abandonados ou qualquer outro. Não esbraveje à toa.
    O assunto pode ser discutido respeitando a lei, que proíbe expressamente a divulgação dos nomes dos agressores.

Angela M. Liuti

A instituição policia civil é o que de mais retrógrado ainda existe do velho estado Brasil arcaico, patrimonilaista, autoritário, preconceituoso e paternalista. Somente nos últimos dias, dois fatos estarrecedores comprovam a inércia da lei e da ineficiência da polícia diante de dois crimes hediondos. O Caso Bruno e o Caso Floripa. No caso de MInas/Rio os suspeitos foram privilegiados com a liberdade para liquidarem além da moça, as provas, com a demora na decretação da prisão preventiva. Por outro lado a mulher do Bruno teve acesso ao bebê, retirado brutalmente da mãe, caracterizado como subtração e retenção de menor, isso não é crime inafiançável? Passa algo ainda mais aterrorizante, que não seria de duvidar que a criança entregue ao avô não seja o neto verdadeiro. Quem mata a mãe não poderia matar ou trocar a criança por outra, na perspectiva da impunidade e futuro exame de comprovação de paternidade?
O caso em Florianópolis, graças à internet e a coragem de um blogueiro, http://www.tijoladasdosmosquito.com, a história do estrupo veio à tona, do contrário seria com um caso como o que acaba de prescrever na cidade ( sem ser julgado) do assassinato de um famosos colunista social, que, segundo fortíssimas evidências teria sido cometido por rapazes da alta sociedade florianopolitana. O crime prescreveu este ano, após 20 anos de tramitação de um processo na justiça catarinense que não foi a julgamento.
A declaração do delegado sobre o estupro valeria sua demissão por incompetência e machismo..

rodrigo aguiar

azenha, hoje mesmo o principal colunista da rbs, paulo santana, escreveu uma coluna inteira de barbaridades sobre o caso. para começar, chama o estupro (ESTUPRO!!!!) de "confusão". defende, defende e defende a empresa e levanta uma foi um dos momentos mais revoltantes da história da imprensa gaúcha, já célebre por ignorâncias…

Fátima Sousa

Esse delegado disse bobagem. Na nova lei de crimes sexuais, manter relação (mesmo consentida), com menor de 14 anos é considerado estupro, (independente de o delegado estar presente pra assistir ou não) !

    beattrice

    Ocorre que os réus não são maiores, e nesse caso creio que esta definição de estupro não se aplica por si, infelizmente.

    Luiz Henrique

    Onde você achou essa ressalva? Eu não a encontrei no CP.
    Aliás, além do 217-A, os herdeirinhos deveriam ser enquadrados também no 218.

    beattrice

    Agradeço o esclarecimento, tinha a informação equivocada portanto.

Maria

Gente do céu, esse delegado é um MISÓGINO, perceberam o corporativismo da policia? Não sei por que estranhamos, talvez porque fazemos parte do grupo daqueles que se indignam com a injustiça. É com pesar que digo, esse crime é mais um que será mero Processo numa estante de arquivo morto, mas há salvação, se a população mobilizar-se e cobrar, quem sabe sob pressão esses que se acham semideuses endinheirados, sintam-se ameaçados e façam cumprir a LEI. Tem alguns PSICOPATAZINHOS se escondendo na barra da saia da mamãe, mas ai desses se a TURBA resolver fazer justiça com as próprias mãos.

Yacov

Não é para menos, afinal, um dos acusados é filho de outro Delegado de Floripa…. Corporativismo???? Vamos ver o desenrolar dos fatos. Agora, se se comprovar o estupro, não só os meninos, mas seus pais, devem ser punidos. Afinal de contas o comportamento dos garotos reflete a educação que recebem.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLObo – O que passa na gLOBO é um braZil para TOLOS"

Brazuca

"De bem", sem dúvida. Uma vergonha. Aja maldade.

Débora

Queria ver se a estuprada fosse a filha ou a mulher dele, se ele daria essa declaração! "Não sei, eu não estava presente"

doctor

Sim, esse delegado está aí para investigar ou para julgar? alguém deveria pô-lo no seu devido lugar!

Supertramp68

Gente, filho de delegados tambem morrem…

voxetopinio

E o caso Maria Eduarda e Tarcila Gusmão em Pernambuco? É uma polícia coopatada. Tá tudo podre azenha. As almas boas ficam anuladas, presas, pelas redes de corrupção. E a sociedade brasileira se envolve em torno de "choro pela copa" ou "acusar a dilma de revolucionária"(como se SER revolucionário fosse crime). Enfim… Isso é Brasil!

Geysa Guimarães

O delegado sabe com quem tá mexendo. Caiu-lhe uma batata quente na mão e ele não sabe o que fazer, então vem estuprar a nossa inteligência. Mas nós não consentimos!

passelivreonline

A RBS é o câncer que corrói, despolitiza e torna o sul uma espécie de latgrina da ética. Lá há comentaristas como Luis Carlos Prates (apologista das práticas de Hitler, mesmo sendo porta-voz do sionismo), Lasier Martins, Rogério Mendeslki e outras bestas. O que me assombra, Azenha, é a pouca vergonha do governo Lula em injetar milhões por mês nos veículos deste bando de fdp.

Brazuca

No site "Escrevinhador", do jornalista Rodrigo Vianna, hoje uma dos melhores sites do Brasil sem a menor sombra de dúvida, genial e esclarecedor artigo: "Aziz Ab’Saber: Do Código Florestal para o Código da Biodiversidade": http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/d
Recomendado para mentes "enevoadas", que acreditam nesses "boatos" (adivinha quem estão nos bastidores? Quem acertar ganha um doce, hehehehe. Quantos valores fraternais hein? Eles fazem tudo isso por que querem o nosso "bem", como diria o capeta) de que Alckmin é da Opus Dei (vai entender, nem lógica tem), estudos que "vazam" ("vazou" ou "vazaram"? Resumindo, armação), nessa campanha contra a ecologia e o meio ambiente no mundo, entre outras coisas piores e muito mais graves vindas todas do mesmo lugar. Tudo gente "de bem", pedófila, mas "de bem".

Paulo Dantas

O delegado DISSE '' que só garante estupro se estiver presente ''
DAS DUAS UMA…
OU É TÃO INCOMPETENTE QUE NÃO SABERIA INVESTIGAR E SÓ SE POSICIONARIA VENDO!!!
OU ASSISTIRIA A UM ESTUPRO ( QUE SÓ SERIA UM ESTUPRO ESSISTIDO PRO UM DELEGADO COM A CONIVENCIA DESTE, NÃO É MESMO?) SEM NADA FAZER, PARA SÓ DEPOIS FAZER ALGO!!!

ESTAMOS BEM COM ESTE delelegado NÃO É MESMO!!!!!

João

Morei em Florianópolis, cidade linda, na época calma. Porém, mesmo há vinte anos, já havia os playboizinhos que se achavam donos da cidade. Tem até uma história de um filho de político importante no cenário nacional que teria dado uns tiros dentro de um bar (Estaleiro Arataca) na época.
É isto o que pais que acham que podem tudo criam: monstros! Em um país decente estes meninos estariam com o Estado responsável por sua guarda (já que os pais não ensinam, o Estado tem que fazê-los civilizados), e teriam longos anos de reaprendizado em reformatórios (ou dê-se o nome que quiser.

Paulo Dantas

Infelismente temos na nossa policia sujeitos desse nype, que tem a cara de pau de fazer um comentario imbecil como este diante de uma camera de tv! querendo puxar o saco do dono da RBS ou pior ainda, achar que esta certo no raciocinio ediondo desse animal!!!

Marcos de Almeida

Se esse país fosse sério só essa declaração já caberia o afastamento do delegado.Como os delegados de policia são corporativos, queria ver a declaração dele se os estupradores fosse da favela, com certeza seria diferente.

Leo V

Aqui o blog que divulgou primeiro o caso. Tem bastante informação.

A RBS Estupra.
http://www.tijoladasdomosquito.com.br/

mari biddle

Tomei conhecimento do caso pelo blog da Denise Arco Verde e fiquei estupefacta (isso eh palavra? com a declaracao do delegado. Conjucao Carnal eh o que entao? Onde ele fez o curso de Penal dele?

A menina tem machucados no pescoco e as partes intimas idem. Um exame pode concluir se tem tracos de espermas tambem…mas para esse delegado que nao estava la na hora em que o estupro aconteceu, pufzz! ele nao pode garantir nada. Parece piada a declaracao deste machinho de nada! Ta com medinho dos donos da RBS? E se uma mulher casada for a esta delegacia dar queija de um estupro praticado pelo marido, como eh que esse delegado vai receber essa 'novissima ideia'?

to pasma!

Uélintom

E, levando a declaração do advogado, digo, delegado, ao pé da letra, presumo que ele, presenciando o ocorrido, pretenderia esperar que o crime se consumasse para ter uma opinião.

Ele poderia dizer que, se estivesse no local, nem estupro nem concessão, a coisa simplesmente não ocorreria. Pois, é. Perdeu a chance de ficar de boca fechada.

vera oliveira

na cabeça da direita é assim,mulher estuprada tem culpa pelo estupro,amante que fica gravida tem que pedir desculpas por ter utero,mulher que vai em balada não presta,então porque eles não ficam em casa com as "esposas"

Elias São Paulo SP

A declaração do delegado Nivaldo Rodrigues é de uma patetice imprópria para quem ocupa cargo de tamanha responsabilidade. Eu o assisti e o ouvi na TV, ontem. Só não consegui rir porque a indignação me alertou que não era caso de rir. Bem oportuno, Azenha, este seu artigo. Dá margem ao debate que o Brasil necessita. Da delegacia de polícia até o STF há muito que falar. Basta de apartheid judicial, basta de privilegiados, a justiça democrática deve proteger a todos, independente de status social, moral ou econômico.

    beattrice

    A definição seria justamente essa, quando se vê casos de violência extrema contra a mulher não devidamente investigados e até abafados, quando se vê casos de mães abandonadas que não recebem pensões alimentares devidas e necessárias, tem-se o retrato do apartheid judicial, quem não tem recursos não tem acesso aos direitos judiciais.

Adão PAim

Não concordo com o oportunismo na WEB com esse deslize de juventude.
Justiça e educação para todos.

    Supertramp68

    Deslize porque não é sua filha. O dia que te comerem a força quero ver se ainda vai achar deslize.

    Leider_Lincoln

    "Deslize"? Cara, você é doente!

    Conceição Lemes

    Adão, vc também é filho de chocadeira?

    beattrice

    Conceição, faço minhas suas palavras.

    abilio

    Rapaz, deslize?! Vc deve estar louco. Existem alguns lugares no mundo onde esses deliquentes seriam tratados como adultos e iriam mofar da cadeia. Reveja seus conceitos.

    cleide reis

    Deslize da Juventude????????Deixe sua filha ser estuprada e perdoe os deslizes da juventude.
    Por falta de dinheiro eh que não foi a falta de educação destes delinquentes, e sim pelo mau caratismo destes monstros.

    Odete

    Se drogar alguém, arrastá-la para um lugar e depois seviciá-la de diversas maneiras pode se r considerado apenas um "deslize de juventude" ………..socorro!!!!!!!! Que sociedade doente é essa que acha normal estes "deslizes" !!!!!!!!!!!!

    maria regina

    Adão
    Parece sim um deslize de caráter seu.

    Maria

    Oportunismo é tu postar falando sandice. ESTUPRO NÃO É DESLIZE É CRIME, Proteger criminoso é pior ainda, qual a desculpa para esses garotos, se são bem nascidos e portanto possuem as ferramentas para serem cidadãos de respeito? Tinham é que ir para cadeia.

Juliana

As mulheres de Atenas que esperam que nós sejamos… ao que parece, ninguém se importa muito com a morte de uma mulher. Dá muita audiência, mas no fim, é só uma manchete, um assunto de fila de banco, que logo dá lugar a outro. Não existe uma preocupação real com a mulher no Brasil. Somos mortas, espancadas, sexualmente violadas, moralmente castradas. E a maioria de nós aceita tudo silenciosamente, resignadamente, engolindo nossas frustrações cotidianas, sem rebeldia. Até quando vamos seguir assim?

    beattrice

    Esperemos que até uma mulher ocupar a presidência da República, o recado nesse momento será dado, de que o respeito à mulher é direito fundamental da sociedade brasileira.

Lucas Santos

É pq um dos estupradores é filho de delegado tbm. Aí vai todo mundo querer abafar.

Agora, o grande problema é nosso Judiciário. Se ele prestasse, ninguém estaria com medo de que nada aconteça aos estupradores-mirins.

dukrai

Só um delegadozinho fajuto, subalterno e lambe-botas como esse pra dizer uma coleção de imbecilidades em menos de duas linhas.
É tão estúpido que se desqualifica ao demonstrar como vai conduzir o inquérito e qual vai ser a linha de investigação.

flavio cunha

A única chance do caso não ser esquecido é devido ao fato da menor estuprada não ser pobre, pertence à mesma classe dos agressores.

Wildner Arcanjo

Além do mais, não cabe ao delegado julgar, quem julga é o juiz competente para o caso. O delegado, por razões morais, também não deve fazer juízo sobre o inquérito. Bem, desde que o inquérito seja instaurado, baseado em fatos relevantes e provas contundentes, que a justiça faça seu papel e não fique brincando de justiça (ou será que todos não são iguais perante a justiça), para mim, fica somente a sensação de uma afirmação infeliz, nada mais.

    Juliana

    Olha, eu não sei muito de direito, mas que eu saiba, sexo com menor de 14 anos (e alguns jornais dizem que ela tem 13, outros 14) é estupro presumido, independente se ela quis fazer ou não. Acho que algum jurista poderia ajudar nisso.

    beattrice

    Aparentemente só seria estupro presumido se eles não fossem menores.

    Odete

    Olha, senhor Wildner, ele deveria se furtar a fazer comentários. Este, foi profundamente infeliz. Consciente, ou inconscientemente ele defendeu os rapazes, sim, e colocou em dúvida o caráter da menina. É triste. Para uma mulher é muito difícil denunciar este tipo de crime, justamente pelo machismo da maioria dos policiais.Sempre deixam nas entrelinhas que "ela deu mole", "pediu para ser estuprada" "são vagabundinhas que não se dão ao respeito" e por aí vai. Não é fácil. E , neste caso, há também envolvido um filho de delegado de polícia (pode ser amigo dele), além, é claro, do filho do poderoso da RBS. O delegado, neste caso, parece parcial, e, como tal, não vai se empenhar em realmente apurar o que aconteceu.

Elmo Cordeiro

Enquanto isso no Maranhão: http://www.viasdefato.jor.br/

Polengo

Olha, ele me pegou, me esbofeteou, arrancou e rasgou minha roupa, me machucou, agrediu, deixou um monte de marcas pelo corpo, fez o que queria, eu nunca o tinha visto.
Mas, já que insiste, seu delegado, eu gostei.

    Alex

    Desculpe, meu amigo…mas nestes casos, em hipótese alguma, cabem ironias ou gracejos, nem que seja para denunciar o ridículo da situação provocada pelo delegado (advogado???)…um abraço

    Haroldo M. Cunha

    Tá certíssimo Polengo, tudo isso faz parte da nossa tragicomédia! Perdão alex, mas diante desse absurdo, cabe quaisquer coisa, em minha opinião!

    Maria

    Qual é Polengo? Tu falas isso por que não és uma mulher, certamente se fosses não acharias graça nenhuma. Reflete antes de escrever sandices. Não faça piada em cima de algo tão grave.

    Conceição Lemes

    Polengo, vc é filho de chocadeira?

    Polengo

    Pessoal, não sei como vocês entenderam, mas desculpem, não era pra ofender ninguém não…
    Só quis pintar uma atitude que é comum nesse brasilzão, onde a "otoridade" impõe sua razão, e aí de quem discordar. Mesmo que seja numa barbaridade dessas.

    A quem se sentiu ofendido, minhas desculpas sinceras.

Ivonete

Afinal, um dos acusados é filho de delegado, portanto, além de questões de classe pelo fato de que um dos acusados é da família Srotski e rico, há também uma questão corporativa que diz respeito a polícia. Isso faz lembrar um caso antigo de assassinato em Florianópolis: o caso Norton. Este vai completar 20 anos, e até hoje não se "achou" o culpado.

Urbano

Para aquelas bandas, não é a primeira vez que ocorre coisa semelhante. O filho de um ministrinho da injustiça dos trevosos também foi acusado de estupro e assassinato e deu no que deu, ou seja, impunidade.

Leandro Arndt

Isso me lembra o caso daquela estudante de São Paulo agredida verbalmente e moralmente por uma multidão de "colegas", mantida em cárcere privado e até expulsa da faculdade (depois readmitida, é verdade) por estar com um vestido "curto demais". Muita gente por aí diz que ela queria que isso acontecesse – pode até ser que ela quisesse chamar a atenção de colegas, mas é impossível dizer que ela queria a brutalidade cometida. Além do mais, em que a intenção dela justificaria a brutalidade? É o mesmo caso, embora com menor brutalidade física, de dizer que uma mulher foi violentada porque provocou os estupradores! Como diz minha esposa, "a mulher é sempre culpada…"

    Tamatta

    Leandro …………

    aplausos pelo comentário, principalmente vindo de um Homem

    oxala a maioria dos homens pensassem assim

    (sofri uma agressão de um policial e luto por justiça )

    priscila presotto

    E foram as próprias (sexo feminino)estudantes que incitaram e muito contra a Geisy na Uniban.
    A educação ,infelizmente é dada por mães machistas…

Wladimir

Além disso, Azenha, o ilustre policial é ignorante, o termo é "consentido", de consentimento, e não o verbo "conceder". Ademais é lamentável que uma autoridade policial se posicione de tal maneira. dá pra imaginar como será o relatório a ser encaminhado ao Ministério Público ao fim do inquérito.

    rodrigo aguiar

    pois é, e o cara é delgado de polícia sem sequer saber a diferença entre termos que, no seu trabalho, são corriqueiros… mas tb imagino que ele esteja meio nervoso, afinal o envolvido não é qualquer um. lamentável…

    Odete

    Os envolvidos!!!!!!. Um deles é filho de delegado, como este senhor.

Marconi Brasil

Bom, de minha parte, não assisti ao estupro e nem ao "sexo concedido".

Também foram raras as vezes em que assisti a membros de famílias influentes irem para a cadeia, em processo célere.

Marina

ótimo texto.

Antonio Silva

Caro Azenha, sugiro que você prenda a respiração e dê uma verificada no editorial de hoje do panfleto o groubo .
Aquela nojeira extrapolou o inimaginável em termos de petulância e golpismo .
E a OAB e MPF quietinhas .

Wildner Arcanjo

Acho que ele, somente, foi infeliz com as palavras que usou. Se é do subconciente, de ordem comportamental, ou social, isso já não me cabe a análise. No mais, a ação foi tomada e corretamente, os menores respondem por estupro, não é isso?

trombeta

Ainda bem que a Record está acompanhando de perto esse caso, trata-se de um notável membro da família Sirotisky, donos da RBS em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, afiliada da rede globo, envolvido.

A "maçonaria" ou o clube dos amigos está atuando forte para o caso ir para debaixo do tapete e livrar a cara do playboy.

Estamos de olho!

rafael

Esse negócio de dar entrevista deveria ser proibido a investigadores e policiais durante as investigações, no máximo um boletim para a imprensa. O repórter que corra atras para saber dos fatos.

Ronaldo

Famílias influentes??? E põe influente nisso! O pai de um dos rapazes é patrão da grande maioria dos jornalistas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    Fábio

    Infelizmente isso não ocorre apenas no sul do país , mas em todo o Brasil .Das grandes cidades até os menores povoados .

Deixe seu comentário

Leia também