O debate com os alunos da ECA e o Dia da Mentira

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Hoje estive em minha alma mater, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Soneguei a informação de que não fui exatamente um aluno-modelo. Aliás, talvez minhas notas nem tenham refletido isso. O fato é que quando ingressei na ECA eu já era jornalista em exercício, no fim dos anos 80. Fiz parte do curso entre Bauru (onde eu era editor de local do Jornal da Cidade) e São Paulo. Quando comecei a trabalhar em TV, em 1980, continuei levando a faculdade aos trancos e barrancos. Mais tarde, decidi levar o curso a sério, pedi demissão da Globo e me mudei definitivamente para São Paulo. Eu me formei em 1985, mas antes de colar grau fui nomeado correspondente da TV Manchete em Nova York e só fui colar grau sozinho, na sala do diretor da ECA, em fevereiro de 1987.

Enfim, uma verdadeira novela que não cabia no debate. Falamos sobre as perspectivas diante dos futuros jornalistas.

De minha parte, considerando a data, recomendei aos estudantes a leitura de três livros:

1964: A Conquista do Estado, de Rene Armand Dreifuss, que descreve os bastidores da quartelada cívico-militar de triste memória. Demonstra de forma insofismável como empresários brasileiros, com apoio de executivos americanos e, especialmente, da mídia, criaram na minúscula classe média de então o clima para justificar o golpe. O objetivo não declarado: promover o arrocho salarial e dar “segurança jurídica” aos investidores estrangeiros. Ah, sim, o fantasma do comunismo comedor de criancinhas foi a justificativa para implantar a barbárie.

Cães de Guarda, da Beatriz Kushnir, que demonstra clara e limpidamente como as grandes empresas de mídia tiveram relações carnais com o regime, como “adaptaram” as redações para receber os censores e, no caso do Grupo Folha, como um jornal foi entregue a agentes, alcaguetes e outros tipos ligados à repressão.

O que resta da ditadura, organizado por Vladimir Safatle e Edson Teles, que mostra os resquícios do regime militar que persistem ainda hoje na sociedade brasileira.

Enfim, é para que os futuros jornalistas saibam que o apartheid social em que vivemos não brotou por acaso, que ele foi promovido e defendido, às vezes com métodos arbitrários e violentos, por muitos dos que hoje se dizem amantes da liberdade de expressão.

Abaixo, dica da @tassiarabel no twitter com artigo que Roberto Marinho escreveu em 1984 sobre o golpe, publicado no blog do vereador Carlos Bolsonaro. E, mais abaixo, o documento imperdível publicado pelo Conversa Afiada do dia em que O Globo fez deduragem explícita, iscando o alto comando do Exército contra intelectuais brasileiros.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Kelly Salles

Está ai algum diferente!!!

Vitor Vaneti

Pô Azenha, vc tava na USP e não fiquei sabendo! Poxa, faço Ciências Sociais lá e queria dar uma ABRAÇÃO EM VC rsrsrs.

ZePovinho

Foi a Conceição Oliveira quem descobriu o vídeo.Será que o Bolsonaro passaria nesse novo teste da goma????
http://mariafro.com.br/wordpress/2011/03/31/por-q

[youtube Y9UeKYF6sno http://www.youtube.com/watch?v=Y9UeKYF6sno youtube]

Bonifa

Recém fabricado e já impróprio para uso:

Sei que o assunto é outro, mas… Vocês querem saber onde se escondem as jovens viúvas do pensamento neoliberal? Rapazes treinados pela PUC-Economia para assumirem o controle do Brasil no paraíso prometido pelo FHC e que de repente ficaram com todo o seu patrimônio intelectual inválido e sem função? Meninos "inteligentes" que até se atreveram a escrever "livros" sobre as maravilhas do "egoísmo racional", sintonizados com as batidas aceleradas do coração neocon americano ? Querem saber? Pois acessem este blog: http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2011/03/pe

    ZePovinho

    O pior de tudo,Bonifa,é que a PUC-RJ(bem como todas as católicas universidades) desfruta de pesadas isenções fiscais para treinar essas bestas pseudo-liberais.A benesse é dada à mantenedora da escola,permitindo-se,por exemplo,que a contribuição para o INSS sobre a folha de pagamento dos funcionários seja dispensada.Esse é mais um dos fatores que causam o chamado "rombo da previdência".
    Aumenta-se a carga tributária do trabalhador(nós) para proporcionar estudo barato a filhinhos de papai subsidiados pelo Estado na universidade via isenções fiscais e ,em casa, via sonegação de impostos e benesses tributárias(como os apenas 15% de IR sobre investimentos de capital dos papais desses mauricinhos).Esses filhotinhos dos gastos públicos ,via benesses fiscais, são de morte!!!
    Veja o que os membros do ultraliberal Insituto Von Mises falam de um dos ídolos desses menininhos estatais com discurso de iniciativa privada:
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=935

    A geringonça criada por Milton Friedman

    por Gary North, terça-feira, 22 de março de 2011

ZePovinho

GASTO DO GOVERNO COM JUROS BATE RECORDE. MAS PALOCCI AINDA QUER MAIS, DIZ ESTADÃO…

O pagamento de juros da dívida pública alcançou uma cifra recorde no primeiro bimestre deste ano: R$ 38,4 bilhões. É o maior valor já desembolsado desde 2001. Em 60 dias foram destinados ao rentismo o equivalente a exatos dois anos e meio de Bolsa Família, o programa que beneficia 50 milhões de brasileiros. Dentro do governo há posições conflitantes em relação à sangria. Nos últimos meses, cresceram os sinais de que Dilma começa a romper o lacre da ortodoxia para adotar um caminho gradualista de combate à inflação, sem choque de juros nem recessão, apesar das pressões ferozes de interesses financeiros postados dentro e fora do governo. A sinalização vai no sentido de dilatar o prazo para trazer a inflação à meta de 4,5% e preservar o crescimento, ao menos na faixa de 4% ao ano. A coalizão ortodoxo-rentista, fortemente representada no noticiário econômico torce pelo fracasso dessa estratégia. Segundo o Estadão desta 6º feira, o maior expoente dessas forças dentro do governo seria o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, que defende um choque de alta de juros para reduzir a inflação e o crescimento do País. Do outro, encontra-se ministro da Fazenda, Guido Mantega, que resiste ao receituário do desastre ortodoxo e por isso é fuzilado pela mídia com fofocas de bastidores destiladas de dentro do governo. Falta nesse braço de ferro a voz das entidades e partidos que representam o principal estuário de uma ou outra receita: a população brasileira.Com a palavra a CUT, o PT e demais organizações populares.
(Carta Maior; 6º feira, 01/03/2011)

Beto

Prá vê, e hoje a gente os apresentadores da Globo, comentaristas e outros meganhas da empresa falar, sem o menor pudor, em "ditardura militar". Até o agente Garcia, … Alexandre Garcia, de uns tempos para cá passou a usar a expressão ditadura militar. Como se não tivessem nada a ver com isso. É muita cara de pau!

gilberto

HUmmmmm sei não heimmm… éssa foto ai com o Figueiredo e o Dr Roberto é meio suspeita …

SILOÉ

O verdadeiro dia da MENTIRA é o dia 31 de março dia do GOLPE SUJO.

ANA

Sei o que é colar grau sozinho na sala do Diretor- FFLCH. Pior é ler o texto com vontade rir. Inesquecível!

Conceição Coelho

Hoje ouve uma grande manifestção dos professores do Rio, Av. Rio Branco. Fotografei com o Celular. Os assuntos bem vaiados foram: a Ditadura, as atitudes do governador cabral em relação a Educação, outro foi o corte de verbas para a Educação da Senhora Presidente.
E os jornais nada…
E a presidente fica falando em melhorar o pais…
Votei nela mas não consegui votar no cabral…

osmar bispo

Um mundo cão foi ditadura, peguei um pouco deste veneno nas decadas de 70 e começo de 80 aqui em sampa, havia um desrepeito pelas as pessoa.
Uma vez uns policias me abordaram a mim e o meu amigo eu reclamei que já tinha sido revistado, um dos policiais falou que partir daquele momento eu e meu amigo era deles, fiquei louco de raiva claro por dentro se desmotrasse qualquer reação poderiamos ser mortos ou presos.
porque tinha cabelos grandes, camisas com estampas de Rolling Stone, portanto eramos uns drogados e outras coisitas mas. Não quero viver nunca mais uma ditadura.

assalariado.

Azenha,interpretar a realidade,descobrir mecanismos de funcionamento desta sociedade dividida em luta de classes,será necessário estabelecer uma estratégia,para transformar a situação de exploração/ manipulação da midia burguesa sobre os trabalhadores e da sociedade como um todo.A complexidade de questões e o acumulo de problemas,agravados pela ação encoberta do aparelho ideológico do Estado, lançam trabalhadores,estudantes e a população em geral num redemoinho de fatos mal interpretados que, dificulta uma compreensão equilibrada da história.A imprensa burguesa -(braço ideologico do capital,em nossos lares,24 horas/dia)-, tem papel fundamental e estratégica neste redemoinho da luta de classes e exploração do capital sobre os assalariados.Devemos com matérias como esta divulgar elementos de compreensão desta sociedade, para que despertemos da passividade a que somos estimulados pela ação apassivadora da mídia,com destaque para a mídia eletronica.

Saudações Socialistas.

Eduardo Guimarães

Droga de país em que esses merdas continuam por cima quase 40 anos depois

Gustavo

Azenha,

E os livros do Elio Gaspari são bons livros?

Gustavo

Gustavo Pamplona

Ok pessoal… gostaria que vocês fizessem um prognóstico se os pilotos do Legacy que se chocou com o Boeing da Gol matando 154 pessoas a bordo as vesperas da eleição presidencial de 2006 serão punidos.

Vão aí algumas perguntas para vocês:

Por que será que as autoridades voltaram a julgar os pilotos? E por que será que isto voltou a mídia agora?

Bom… talvez seja porque os parentes das vítimas não tiveram nenhum tipo de apoio da mídia agora nesta recente visita do Obama onde fiquei sabendo que alguns tentaram protestar.

E como se a mídia não tivesse sido responsável pela omissão, já que estavam tão empenhados em derrubar o Lula que preferiram exibir notas de dinheiro e quando não conseguiram instalaram o "caosaereo" e tentaram jogar toda a culpa no Lula.

shirley

cães de guarda estou lendo. Vou comprar então O que resta da ditadura. Resta saber a Editora.
P.S: não sou estudante de Jornalismo, mas as pessoas deveriam ler, com certeza.

    Luiz Carlos Azenha

    O que resta da ditadura é da Boitempo Editorial. abs

bentoxvi-o santo

AZENHA.

Amanhã é o dia do padroeiro do PIG…"SÃO GOEBBELS"…no primeiro de abril…festa nos "deformadores de opinião"…

PS.A manipulação é global…quando a zorra começou a pegar no japão (contaminação radioativa )…puf…muda o foco das informações….LIBIA SÓ AGORA TEM UM DITADOR…KADDAFI É UM MAU MENINO…ADRIANO VAI PARA O CORINTIAS…o mundo é um circo…e nós somos os palhaços…

Gustavo Pamplona

ECA? EEEECAAAA!!!! hahahahahhaha

ZePovinho

Coitado do Coisa Ruim,mizifio Azenha.Deve estar sendo duríssimo ter de disputar o comando do Inferno com Roberto Marinho,ACM e,ainda por cima,com a perspectiva de FHC se juntar a eles em breve:

[youtube gdam7qQMkzs http://www.youtube.com/watch?v=gdam7qQMkzs youtube]

Acho que a única esperança do Capiroto é enrolar FHC,afinal o Coisa Ruim disse,no filme,que "A vaidade é meu pecado preferido"………

Deixe seu comentário

Leia também