Folha: Quem reduziu a pobreza mesmo foi o regime militar

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

A Folha apresenta neste domingo uma reportagem sobre ex-vizinhos do Palácio do Planalto que melhoraram de vida desde que Lula assumiu, em 2002.

Sob o título “A classe C mora ao lado”, a reportagem é uma confissão envergonhada de que algo mudou no Brasil.

Mas para por aí.

Usando como “base estatística” quatro famílias, o jornal do Otavinho diz que três delas subiram na vida sem ajuda do governo.

Mas o mais impressionante é a “análise” de Gustavo Patu (reproduzida abaixo).

O analista da Folha diz que não existem estatísticas confiáveis que permitam uma avaliação de longo prazo sobre a ascensão social no Brasil e sobre as causas de tal ascensão.

E, na ausência de tais estatísticas, conclui que “recuar mais no tempo provocaria uma comparação incômoda com os resultados obtidos durante os anos 70, na ditadura militar”.

Ué, Patu, mas na ausência das estatísticas e estudos, como é que você sabe que a comparação seria “incômoda”?

É a lógica do jornal do Otavinho, em ação.

Fiquem com esta jóia:

Oportunismo contamina debate sobre a pobreza

GUSTAVO PATU
DE BRASÍLIA

“Nós tiramos” X milhões da pobreza (ou miséria) “e elevamos” Y milhões à classe média, repete, desde os tempos de candidata, a presidente eleita, Dilma Rousseff.

A ascensão social não é apresentada como mérito dos indivíduos, mas como feito dos governantes. X e Y variam conforme o estudo mais recente ou conveniente a ser citado. O debate sobre a pobreza permanece contaminado por escassez de diagnósticos e por sobra de oportunismo político.

A pobreza do debate começa pela inexistência de uma base estatística sólida sobre o tema -elaborada com metodologia transparente, atualizada com regularidade e capaz de abarcar uma série histórica longa.

Restam trabalhos isolados, ainda que meritórios, produzidos por meia dúzia de economistas especializados, com variadas definições do que seria um pobre, um miserável ou um cidadão de classe média.

Os governistas só exibem os dados contabilizados a partir de 2004 — o ano de 2003, de aumento da pobreza, é deixado de lado — ou, no máximo, depois do Plano Real. Recuar mais no tempo provocaria uma comparação incômoda com os resultados obtidos durante os anos 70, na ditadura militar.

É indiscutível que a pobreza teve forte queda nos últimos anos, com créditos para a administração petista já reconhecidos pelo eleitorado. Mais complexo é ponderar o peso de cada uma das causas do fenômeno.

Crescimento econômico, que não depende só das políticas domésticas, aparenta ser mais crucial que o salário mínimo ou o Bolsa Família.

A transformação demográfica hoje vivida pelo Brasil, com redução do número de filhos por família e maior proporção de adultos produtivos na população, já ajudou a enriquecer o mundo desenvolvido no passado.

Até o dólar barato, que ameaça a indústria e as exportações, contribuiu decisivamente para a sensação geral de bem-estar ao reduzir a inflação sem necessidade de juros ainda mais altos.

Leia aqui o contorcionismo de O Globo para “provar” que o governo Lula foi uma desgraça econômica, na análise do Miguel do Rosário.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

hcoelho

Segundo o Pig foi fingimento deste pessoal pobre, chamado povão. Não melhoraram nada. Foi só por malandragem que eles passaram a comprar alimentos, mandar os filhos à escola, comprar umas roupinhas melhores, apresentar carteira de trabalho assinada, arrumar uma casinha, etc, Até engordaram!, Só de fingimento. E o Lula e o PT, inexplicavelmente, tiraram proveito disto. O Pig tem razão: é um absurdo. No fundo, bem no fundo, segundo o Pig, no governo FHC eles estavam bem melhor.

virginia

Desinformados de plantão, em primeiro lugar quero dizer que não sou a favor de um regime ditatorial, seja de direita ou de esquerda, mas lendo os absurdos que estão escritos aqui, sinto-me na obrigação de lançar para vocês apenas um fato: quando o regime militar tomou o poder, o Brasil era por volta da 46 economia mundial, com a industrialização, desenvolvimento econômico, etc, etc, ao final do regime éramos a 7 economia. Dessa forma, podemos entender as estatísticas que foram usadas pelo jornal, porém uma estatística só pode e deve ser usada dentro de um contexto de fatos e informações, coisa que não aconteceu em nenhum dos comentários aqui descritos. Mais uma vez, antes que algum tolo fale besteiras, afirmo que não sou a favor de regimes ditatoriais, apenas prezo pela verdade dos acontecimentos.

vera

na revista Época…qq reportagem quer frizar bem frizado que o responsável pela estabilidade e bonança econômica foi mesmo FHC… será que se falar bastante, vira verdade??????

Pior que vira..

cosme brito

finalmente a folha assumio que o negocio dela e ser contra lula o resto e conversa fiada. nao adianta experniar aceitem a derrotar vergonhasa que voceis tiverao.

    edson fachin

    boa noite, cosme,nao sei quem é voce, parece que é do PT,aconteça o que acontecer,jamais deixara seus COMPANHEIROS.
    MAS, ME DIGA UMA COISA E A DíVIDA EXTERNA/INTERNA COMO ESTÁ? ESTA BOA PRA DILMA??

    obrigado

    virginia

    Concordo Edson, para não falar na inflação voltando, a farra dos gastos do governo que devem ser controlados, o déficit da balança comercial, etc… AGORA VEREMOS QUAL É A VERDADEIRA "HERANÇA MALDITA"!!! Se é aquela que controlou a inflação, organizou um plano econômico decente para o Brasil e que fez o país entrar nos eixos ou se é a pura demagogia de um governante que apenas continuou sem mudar quase nada tudo aquilo que criticou a vida toda e ainda organizou o maior escândalo de corrupção do país.

fichacorrida

A Folha não se emenda, nem se rasga. Agora está pagando seu Patu de Natal. Que mico, seu Frias!

Morvan

Incontestável: quem reduziu mesmo a pobreza foi a ditafalha. Se você considera que os combatentes de esquerda, via de regra, não eram barões da mídia, latifundiários, playboys, cansadinhos, etc., então a assertiva é inconteste: a ditafalha massacrou a pobreza, reduziu-a, covademente.

Morvan, Usuário Linux #433640

jpremor

Meus comentários estão aqui: http://novaordempolitica.wordpress.com/2010/12/13

acho que o crescimento do Brasil até aqui não é sustentável.

    Carl Brutadilewski

    Sua opinião sem embasamento vale para mim tanto quanto nota de 3 reais

Discussão sobre o “Brasil melhor” « Nova ordem política

[…] não foi e não será suficiente. Enquanto o PiG tenta derrubar a teoria de que melhorou sim (ver post do Luiz Azenha), a esquerda defensora do governo (blog Os amigos da presidente Dilma) coloca isso como o mérito […]

Flavio Marcio

Vida longa para imbecis como este Patu!
Enquanto eles forem os porta-vozes da Big Mídia – até " filósofos" como o Merval atuam entre eles-, assim como intelectuais da estirpe do FHC forem os expoentes da oposição, governos populares e democráticos e movimentos sociais poderão avançar e se consolidar.

Franciere Menezes

De fato. Para esse poder acabar de vez: Banda larga para todos já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu acredito piamente que o poder do PIG vai acabar com a banda larga para todos. Estamos vivenciando uma revolução nos meios de comunicações e o PIG sabe que está perdendo terreno. Estou muito feliz.

Luis Armidoro

Azenha e amigos do blog:

As bobagens, barbeiragens e cag…as se espalham por todos os cadernos: no de Esportes, tabelas com resultados errados, classificação de times incorretas, e reportagens "científicas' (o espaço amostral costuma ser de 04, no máximo 05 casos)forçando a barra em cocclusões pré-determinadas.

Estes caras pensam que enganam quem? Só os reaças e conservadores tucanos paulistas acreditam no PiG

augustodafonseca13

Serra iria entregar pré-sal para petroleiras americanas
http://migre.me/2U7Lf

*

El Cid

.. e o PiG tá mais atrasado que o PSDB, do qual já assumiu (na voz do Aécio) o sucesso econômico do governo Lula !

El Cid

… a "fôia" é o tipo de jornal que, se a gente ainda fosse uma Monarquia, a Família Real teria todo direito de governar pelo “Estado de Direito”.

El Cid

… engraçado, a teoria quântica, de certa forma, admite universos paralelos, inclusive em tempos diferentes, pois teoricamente é possível retroceder ou avançar no tempo. De repente, a FSP descobriu a máquina do tempo e está ainda no início dos anos 70, ainda acreditando que Boilesen, Médici, Albernaz e Fleury ainda estão em ação.

Jordam

É indiscutivel que a midia fara de tudo o que os tucanos não conseguiram, tentar desqualificar o governo de Lula, que se despede com chave de ouro, o problema é que alguns canais de imprensa estão tão desqualificados que não da mais para levar a sério, sabemos bem o que a Ditadura que não foi Ditabranda nos proporcionou, é só buscarmos a história de Santo Dias, Amélia Teles, Bacuri entre tantos nomes inclusive o da nossa Presidente Dilma, é dificil não da para ler nem folham veja ou mesmo estadão.

Pedro

Ainda bem que a Folha abriu meus olhos, o Brasil cresce hoje graças a "Ditadura", ou melhor Ditabranda.

Gerson Carneiro

A verdade camuflada pela ausencia de uma simples crase:

Quem reduziu à pobreza mesmo foi o regime militar.

Hilda

A Foia está passando atestado de que estão desesperados a ponto de perderem o contato com a realidade. Não sei se é para gargalhar ou se é para chorar. Como podem subestimarem tanto a nossa capacidade de análise dos fatos? Não admitem que o poder que eles tinham de estampar uma manchete e isso se tornar uma verdade acabou. Viva a internet, viva os blogs sujos!!! E para esse poder acabar de vez: Banda larga para todos já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alexandre Oliveira

Juvenal: folha, globo, (in)veja, estadão e de mais di PIG, nem a pau!

Rafael

Com certeza a folha tem razão. Tem que dizer que na ditadura diminui a pobreza porque nessa época ela emprestava os seus carros para transportar a milicada que acabava com miséria. Mas bem na verdade se houve alguma redução de pobres na época foi matando os pobres durante sessão de tortura, de outra maneira só querendo reescrever a história do Brasil, aliás única maneira de folha, globo, veja esconder que foram cúmplices e beneficiados pelo roubo da liberdade e soberania do povo brasileiro.

Henrique I Martins

Pergunta retórica: Se "o debate sobre a pobreza permanece contaminado por escassez de diagnósticos e por sobra de oportunismo político", como se pode afirmar que "crescimento econômico, que não depende só das políticas domésticas, aparenta ser mais crucial que o salário mínimo ou o Bolsa Família" na redução da pobreza?
Em suma, para a Falha, "hay Lula, soy contra". Como é impossível afirmar que houve piora na era Lula, inventa-se qualquer pérola para tirar os méritos do Governo.

Antoninni Antonioni

É incrível como vocês repercutem as tolices desse jornaleco moribundo. Deixem a folha e o PIG descansar em paz!

Polengo

“Nós tiramos” X milhões da pobreza (ou miséria) “e elevamos” Y milhões à classe média, repete, desde os tempos de candidata, a presidente eleita, Dilma Rousseff.

E como dói, isso, na Falha de SP…
Tanto que eles cada vez mais assumem que pagam pau pra ditadura.

paulo pavaneli

Proponho a seguinte resposta: preencha após cada consoante uma vogal mais apropriada:
Quem defende essa coisa V_T_M_N_C_ !!!
Quem sabe alguém responde ViTaMiNaCe?
Atenciosamente…

Domngos

Então é assim: o Brasil de hoje é resultado da ditadura militar? REALMENTE, PRECISAMOS DE MUITOS DADOS ESTATÍSTICOS, CONFIÁVEIS, PARA CONFIRMAR ESTÁ HIPÓTESE.

Antonio Silva

Tá lá no blog do Ancelmo (empregado dos marinhos) :

" Tem culpa eu? "

" O que se diz no Palácio do Planalto é que uma das missões do futuro ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, seria tentar restabelecer as relações diplomáticas entre o governo e a grande imprensa. "

Remindo Sauim

Desculpe mas, Folha, Veja e Globo não leio nem aqui!!!

rita

kkkkkkkkkkkkkkk, a folha defenderá até a morte a ditabranda…

Milton Quadros

Os jornalistas de respeito estão abrindo seus blogs para manterem a dignidade ante a ação de editores e "donos". Os que não se respeitam, escrevem conforme a encomenda. Às favas a lógica e a coerência.

Roberto SP

Bando de cretinos.

Não tenho mais paciência com esses idiotas que querem descontruir a realidade que tanto os incomoda.

Bom mesmo foram os maravilhosos anos FHC, muito juro, muito PROER pros Bancos, muita venda do patrimônio público pros estrangeiros. Muita compra de deputado pra se reeleger – um escândalo que daria impedimento contra o Presidente de plantão, mas que a mídia fez vista grossa – já que o o governo e o modelo neoliberal de deixar os "Inempregáveis" se danarem sem perspectivas, enquanto os aeroportos ficavam desocupados e garantidos para os de classe média alta para cima era o que agrada aos otavinhos da vida.

Enfim, essa bando de jornalistas pensam que somos IMBECIS a ponto de não enxergar a REALIDADE.

Rafael Andrade

Aê, vô batê pa tu batê patu. Que mala hein!

Gerson Carneiro

De fato, o Patu não mente. Então vamos enumerar as famílias que ascenderam da pobreza na época da ditadura militar (começo com três e vocês continuam):

1. Magalhães, da Bahia;
2. Frias, de São Paulo;
3. Marinho, do Rio de Janeiro;

    djou

    poe mais o ze agripino (ganhou tv dos milico)

Gerson

O Globo e a FSP são um lixo, concordo…mas…

Eu acho que a gente (analisando os comentários) tá ficando acomodado e batendo palmas para as migalhas que conseguimos.

ainda temos no mínimo, repito, no mínimo 50 milhões de pessoas sem direitos ao básico neste país.

Tô ficando meio de saco cheio de tanto pragmatismo.

Rita Silveira

Alguém aí pode me dizer quantas salas de aula foram construídas durante a ditadura, no Brasil? Quantos leitos de hospital foram disponibilizados para o povo necessitado? Quantos concursos foram realizados para contratar médicos para cuidarem da saúde pública? Quantas moradias foram construídas para possibilitar vida digna para famílias brasileiras? Quantos professores existiam, proporcionalmente à população da época, é claro, para se poder comparar com os resultados de hoje? Quais os percentuais de analfabetismo no tempo da ditadura e nos dias atuais? Que tipo de tratamento era dados aos professores? Quem fez reforma no ensino, a ditadura ou o estado democrático de direito? A ditadura prendeu algum "colarinho branco"? Contra fatos não há argumentos.

Luis

É incrível que o repórter não tenha feito a pergunta mais óbvia: Por que não se cadastraram no bolsa-família?
É interessante como uma amostra enviesada pode mudar completamente a argumentação em um debate. Mesmo que um evento seja raro, no jornalismo ele "se torna" comum, por ser apresentado como tal.

Fernando Marques

Ora, as famílias melhoram seus rendimentos por conta própria! Não é o que se espera? Graças às políticas corretas do governo Lula. Se ele tivesse cortado custos, como queriam os tucanos, quando a tsunami se avizinhava, não tenham dúvidas que ela entraria costa adentro arrasando tudo. Graças à clarividência do governo, em aumentar o volume de cidadãos incluídos na sociedade de consumo, não passou de uma marolinha, para desespero dos que queriam o fim do mundo.

Para eles nada funcionou neste governo. O pior cego é aquele que não quer ver… Continuam publicando abobrinhas, cada vez mais distantes da realidade, para os cegos e proxenetas de plantão.

FrancoAtirador

.
ISTO DEVERIA ESTAR NA PÁGINA DE HUMOR DO VIOMUNDO.
.
Por oportuno, uma pergunta:
Por que não há uma aba para a página de humor aqui no blog ?
.

J.L.Brandão Costa

Mais hilário de que isso tudo, é a brilhante análise dos "especialstas" do Globo, que chegaram à conclusão acaciana de que o Brasil não passou incólume pelo o que Lula disse que era apenas uma marolinha para mós, – ficou entalado no gogó deles – a turbulência econômica mais violenta que assolou, e ainda assola, o mundo desde a crise de 29. Concluem que o país peredeu 190 bilhões de Dólares, pois, segundo suas contas, se o país crescesse no mesmo rítmo do que antes da crise, ao invés de diminuir 0,6% no PIB, esse seria digamos, de X, ao invéz de Y. Esse sofisma ignora a mais simples lógica; pois deixar de ganhar, não significa, necessaiamente perder! Se extrapolado para uma análise comparativa para o cenário mundial, essa ótica chegaria a conclusões estapafúrdias. No ano subsequente a crise, já saimos crescendo, enaquanto o resto do mundo ainda patina. É a estultice de comparar valores relativos com absolutos.

Lu Borges

Um sujeito que se chama Gustavo Patu não mereceu respeito nem de quem lhe deu esse nome! E a Folha é um esgoto à beira do colapso!

Maria dos Anjos

Este jornalista vive numa redoma ou é tudo má fé mesmo, tenho setenta anos e tenho boa memoria,sei muito bem como foram os anos de ditadura ,nos tivemos um arrocho salarial tão grande, eu era funcionaria nesta época e tinha tres vestidos para ir trabalhar, comprava por semana um frango ou um quilo de carne, uma duzia de bananas, ainda não era por quilo , ou uma duzio de laranjas esta era a compra de superfulos ,.Segundo o Delfin tinha um bolo que estava crescendo e iria ser repartido, este bolo cresceu eo gato comeu, o nosso sacrificio foi para engordar os ricos e os gringos , todos os meses o Delfin ia ao FMI.Maria

Gustavo Pamplona

Analisem esta notícia do G1: [Wikileaks: Para EUA, Brasília é vulnerável]
http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/12/para

O mais interessante é o seguinte:

Não foram aviões nossos que foram roubados e que destruíram o World Trade Center, uma parte do Pentágono e quase atingiram a Casa Branca.

Eles gostam de cuidar de todo o mundo mas esquecem de cuidar deles próprios…

Pedro

De uma coisa é impossível duvidar, é que a Folha ficou mais rica na época da ditadura militar. Ela ajudou até os torturadores torturarem.

joão gonçalves

Hehe, a cara-de-pau do PIG é absurdamente fora do normal.

Falha Nossa Vergonha

Um descaramento, só os assinates deste jornal tem coragem de ler, não precisamos de pesquisa ou estatistica “tavinho”, basta olhar o horizonte, ou ver o resultado das Urnas, e percebam que voces tentaram de tudo, se agissem como deveriam agir, o Zerra levaria uns 70 por cento, no primeiro turno, mais com o tema aborto, pig, papa e bispo, 56 ta bom.

Carlos

A ideia de todos esses lixos escritos é não permitir que Lula volte em 2014. O objetivo principal é queimá-lo e destruí-lo neste final de governo, para ele não sair por cima ou então perder muitos eleitores. Tudo isso é orquestrado. É feito de propósito e na maldade. Não se enganem porque o jornal lixo-mor do Rio de Janeiro sempre fará isso. A frase do tipo ' eles não tem jeito" é simplória e muito boa para eles. São veículos perversos que odeiam o presidente Lula. O sonho deles é que nosso presidente nunca existisse. Eles representam mais o mal do que o bem para a nação brasileira.

Mário SF Alves

E, na ausência de tais estatísticas, conclui que “recuar mais no tempo provocaria uma comparação incômoda com os resultados obtidos durante os anos 70, na ditadura militar”. É! Tem razão. O problema e o bom disso aí é esse "recuar", que poderia significar ir até o infinito e de lá não mais retornar. Perderíamos muito!

Gerson Carneiro

O Patu Pateta

[youtube z8-yWOXXJ4Y http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y youtube]

Gerson Carneiro

Parte I

A Folha cança a minha beleza.

Ela mesma propõe e reconhece que "os indivíduos" que hoje têm mérito, não tiveram no governo de FHC, uma vez que esses mesmos indivíduos não conseguiram durante o governo do FHC a ascensão social que agora, por seus méritos, conseguiram. O que mudou?

"escassez de diagnósticos" ? Haveria diagnóstico mais evidente do que a própria ascensão social conseguida pelos "indivíduos"?

Gerson Carneiro

Parte II

A pobreza do debate da Folha começa pela inexistência de uma base sólida sobre o tema.

A Folha até insinua que a ascensão social se deva à redução da quantidade de filhos das famílias.
Aí seria simples: bastaria capar todos, através de uma política publica de castração premiada, e as famílias ficariam ricas.

E por fim o grande achado: "Até o dólar barato, que ameaça a indústria e as exportações, contribuiu decisivamente para a sensação geral de bem-estar ao reduzir a inflação sem necessidade de juros ainda mais altos". Ou seja, a Folha anseia por juros ainda mais altos, da mesma forma que anseia que a classe C não visite a Disney.

Para a Folha, é bonito ser feio.

Luiz

Debiloides assinem vejam e leiam produtos tipo PIG

L. Settineri SAROBA

É inacreditável que exista um lambe-coturnos tardio… Deve se lamuriar por não estar nos "aureos tempos" onde poderia mostrar sua subserviência aos militares ao vivo – e a cores – como fazia aquele borra-botas do Alexandre. Lembro de sua felicidade ao estar com Figueiredo, de bermudas, na Granja do Torto, se não me engano – em entrevista bajulativa publicada se não me engano na Status.
O Patu (prá quem?) deve se sentir como nascidoi fora de época…
Na ditadura militar – sanguinária, como se dizia em palavra-de-ordem do final dos anos 70 ~Que mata e que tortura, terrorista é a ditadura" – o que se fez foi a concentração de renda, o nascimento das mídias que hj dominam o mercado de comunicações e o aviltamento de grandes camadas de nossa população.
Só não posso mandar o mesmo ir para algum curso de jornalismo pois nem se sabe mais o que se ensina por lá.
Parodiando Vandré, "A jornalistas armados de pena na mão, quase todos perdidos de toda a razão, nas escolas lhes ensinam antigas lições, de bajular a chefia e escrever sem noção"!
Estou enojado!
Saroba – GUERRILHEIRO VIRTU@L

    Mário SF Alves

    Peraí, L Settineri. Isso está muito tipo: Alto!, Direeeeeeita vooolver! Mas, cara, não pega assim tão pesado, não. Sabe lá qual o grau de liberdade que o sujeito tem na praça de guerra da tal redação. Devagar com o pato que a folha é de um papel já muito surrado.
    E viva a liberdade. Abraços!

José Flávio

KKKKKKKKKKK!!!!! ufa!!!!! faz-me rir mais kkkkkkkkkkkkkkkkk

Yes we créu !!!

Eu li e nao acreditei no que esse pato escreveu. Como alguem pode ser tao tendencioso? Ha muito tempo que esses patos perderam a compostura moral e intelectual.

Cunha-São Carlos-SP

O PIG está desesperado, associado a sua senilidade avançada. Agora também perdeu o juízo de vez… Estão aplicando a técnica: "Uma mentira dita mil vezes se torna uma verdade…." Este fenômeno está em todo PIG, só basta ver as reportagens… Foram técnicas muito utilizadas no Nazismo; deu no que deu…. É bom ficar atento e acionar os mecanismos legais.

    Mário SF Alves

    WikiLeaks neles, também!

    @Doradu

    apoiado!

Márcio Martins

Lá vem o Patu, patati, patacolá; lá vem o Patu para ver o que é que há…

AlderOeSilva

Folha não tem como não rir. Esse "jornalão" tá virando uma piada!

Gilmar Costa

Coisas do Patu, um brincalhão;cómico;pândego;extravagante é realmente dado a Patuscadas semanticas.

Paulo Morani

Daqui a pouco eles vão dizer que foi a "ditabranda" que descobriu o pré-sal, inventou o bolsa familia, o luz para todos, O LULA, A DILMA. Quer saber, te mos que desencadear nos "blogs sujos" uma campnaha de não elr estes caras. Não dá mais. É marco regulatório neles!

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

O camarada ja comecou a querer bancar uma de "Freaknomics" brasileiro.Ja vem com aquele papo que a pobreza diminuiu por causa da reducao do numero de filhos.Eles fazem malabarismo para tentar "esvaziar" os meritos do governo Lula!

Sergio de Moraes

Como desconstruir um sofisma:

qualquer cidadão que acompanhe o que se entende por "transição demográfica" saberá que:

– a queda da natalidade que permite nesse momento um número menor de jovens para serem sustentados e -ainda hoje- um número reduzido de idosos a serem amparados, teve seu início entre o final da década de 1970 e o início da década 1980.

O desafio da interpretação tucana-anti-petista é provar porque um processo que já dura mais de 30 anos foi mais intenso nos 8 anos de Lula do que nos 8 de FHC.

Com um pouquinho de contas qualquer um desbanca esse tipo de análise tão marota quanto rancorosa…

Cristiana Yaz

Me recusei a ler.

Solange

Eles devem passar noites acordados tentanto descobrir uma maneira de desqualificar o governo LULA e pra justificar o apoio incondicional q deram aos ditadores. Não leio a Folha, Estadão, Veja e não assisto a Globo. Me informo na net, pois tenho mais opções.

redecastorphoto

Prezado Azenha
Hoje aconteceu o impensável… O PEIXEIRO, não o torcedor do Santos como nós, mas o vendedor de peixe RECUSOU o pacote semanal de folhas de São Paulo cuidadosa e amarradamente disponibilizadas pelo meu "curintiano" amigo. Alegou que a clientela não mais aceita peixe embrulhado em jornal… Será? O que sei é que meu indigitado amigo, apesar de curintiano, já está tentando cancelar a assinatura. Porcaria por porcaria ele prefere ficar com o jornal local, que é mais barato e tem um necrológio mais interessante.

Não bastasse isso, soube que o vetusto estadão, ora bem mais magro, está sendo GRATUITAMENTE distribuído no BAIXADA SANTISTA; lógico que nos bairros de "crasse mérdia" do tipo que tem cachorro. Sua imaginação pode alcançar o uso que está sendo dado ao "extrépido" enganador do IVC?

No seu lugar me absteria de críticas à essas matérias como acima, da FSP. Só IDIOTAS lêem o besteirol "analítico" que escrevem.

O IVC, dessas publicações está mais por baixo que barriga de cobra…
Abraço
Castor

Wikileaks

Tao me chamando de palhaço, me sinto envergonhado como academico lendo uma coisa ridicula dessas. Isso nao precisa nem de bom senso. Amigos da "Veja, nao exerga", se quiserem eu converso com vcs mostrando esses dados q vcs dizem omissos.

yacov

A meritocracia para esses pulhas é deixar que meia dúzia de espertalhões se apoderem da riqueza de um país e condenem o restante da população à miséria. "Eles que morram na pobreza, já que são incapazes…" O governo LULA tirou e continua tirando nosso povo da merda e o governo DILMA continuará nesses diapasão, e é isso que está fazendo o BRASIL crescer e se desenvolver. Mas os covardes preferem ser os capatazes do empório braZil do que tomar as rédeas do seu próprio destino. Mas queiram eles ou não, quer isso os agrade ou não, quer eles reconheçam isso ou não, o BRASIL não recuará nesse caminho. Sua opinião pouco ou nada importa.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS"

Carlos

Esse pessoal da Folha tem mesmo uma fixação, uma compulsão com a ditadura.

Deixe seu comentário

Leia também