Folha demite Amorim e muda política externa brasileira

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Ontem a Folha de S. Paulo demitiu Celso Amorim do governo. Disse que o ministro foi “desconvidado” do encontro do G20, na Coreia do Sul, pelo próprio governo. Hoje Celso Amorim esclarece que foi ele quem pediu para não ir, já que a ênfase do encontro era nas questões econômicas. A mentira saiu com destaque. O desmentido, miudinho.

A Folha não apenas demitiu Celso Amorim, como tirou o ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Antonio Patriota — ligado a Amorim — da lista de ministeriáveis. Colocou no lugar dele o José Viegas Filho e o Nelson Jobim. O Jobim, aliás, está em todas. Hoje, em editorial, a Folha dá uma guinada na política externa brasileira.

Duas coisas me impressionam profundamente neste período pós-eleitoral: 1. a desconexão entre os fatos e o noticiário; 2. o lobby descarado que os jornais fazem em defesa de seus candidatos ao ministério e dos “programa de governo” que formulam. É como se a população tivesse eleito a Folha para governar. Eu não consigo ler mais nenhuma “notícia” sem esperar pelo desmentido dela no dia seguinte.

O nível dos jornais brasileiros é uma lástima. O Valor Econômico, que é o menos ruinzinho, mandou um repórter para o Vietnã, fazer reportagem sobre o plantio de arroz, sob patrocínio da Syngenta! Embora tenha noticiado no pé da “reportagem” que a viagem tinha sido paga pela Syngenta, o jornal não esclareceu o que é a Syngenta. No texto, o repórter atribui parcialmente à ideologia a rejeição de rizicultores vietnamitas aos “pacotes” tecnológicos da Syngenta. Fica parecendo que os pacotes tecnológicos da Syngenta são milagrosos e que os vietnamitas não tem apenas 5 mil anos de desenvolvimento da tecnologia de plantio de arroz. O repórter não reserva uma linha sequer à vasta literatura existente sobre o papel exercido pelas grandes corporações do agronegócio — dentre as quais figuram com destaque a Syngenta e a Monsanto –, que tentam cercar o mercado das sementes, do veneno e dos fertilizantes.

Estamos falando de um jornal que, em tese, deveria servir aos formuladores das políticas públicas brasileiras.

No entanto, serve ao lobby descarado.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Política Externa

Muito bom o seu post. É bom ver que outras pessoas também ficaram inconformadas com a maneira que a Folha vem tratando o assunto.

beth

AZENHA, OBRIGADA POR ESSE ANO DE ELEIÇAO !
CONTINUAMOS CONTANDO COM VOCE.

    Aldo/ Joao Pessoa

    Cara, quero aproveitar o ensejo da nobre Beth e fazer o mesmo: OBRIGADO, DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO!

José Manoel

Azenha: esses indecentes já estão falando m…………, como de costume!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Inconformado

A Folha é um jornal muito ruim mesmo, que subestima a inteligência do brasileiro (e do paulistano). Deixei de comprar a Folha há tempos. Parabéns pelo Blog.

Daniel Pires

A internet e seus blogueiros pavimentam uma estrada larga que Leva informação limpa que permite o questionamento e por Seqüência amplia as possibilidades de entender como funciona o PIG e suas ações. (Rede Globo, Rede Bandeirantes, Jornal Folha São Paulo e Revista Veja) Estamos vivendo momentos finais do domínio destes grupos que sempre estiveram no poder através da fomentação da ignorância e da manipulação de informações. A democratização da internet é a chave que falta para abrir as portas da senzala. A presidenta Dilma Rousseff ao dar seguimento as políticas que possibilitem democratização da banda larga, ativará o botão de contagem regressiva que implodirá essa Mídia mafiosa e os seus admiradores e imbecis.

Marat

Com relação ao repórti pago pela syngenta, ele deveria, como prêmio, comer comida transgênica durante um ano!!!

george

O mais cruel, é que a matéria foi escrita a " quatro mãos" ( E.C e C.R)! O 'comentário crítico(?)" ao final da matéria é lástimavel. Li, por acaso,e lastimei-me.

SérgioFerraz

A única coisa verdadeira no PIG, e olhe lá, é a data.

Bruno

Entrei achando que era o Paulo Henrique. Pena que a Folha tem pouco poder sobre poder sobre ambos os Amorins…

Deroe

Isso é o que chamamos de efeito colateral. Fizeram tanta arruaça no período da campanha eleitoral que desaprenderam de como é fazer jornalismo sério. Vai demorar pra reaprenderem.

rogério

Outra matéria da Folha: "Brasil TERIA que investir mais R$ … para acabar com a miséria…", além do que já investe pelo bolsa família.
Agora pergunto: Por que o termo "TERIA"? Por que não "TERÁ" ou "DEVE" ou "DEVERÁ"?
Ou eles não acreditam que isso vá acontecer, ou não desejam, ou ambos. Fala bastante de ideologia.

TavaresdeMello

Passei no "Reizinho" (numa das rarissimas vezes em que fui ao PiG virtual) só pra dar uma vista no "mimimi" pós eleição e dei de cara com essa histórinha… não passei da terceira linha. Fechei e fiquei e esperando um bastante provável desmentido. Obrigado por mais este, Azenha!

Gerson Carneiro

Além dessa, a Folha derrotou o Brasil na copa e abreviou a vida do Romeu Tuma em 32 dias.
E ainda tiveram a petulância de tirar, via judicial, o Falha de São Paulo da internet. Só bola fora.

Julio Silveira

O desmentido do próprio ministro já foi dado.
Quando a folha publicar qualquer teoria será o inverso, esta massa de papel que pretende ser acreditada como jornal, já a um bom tempo não é crivel, e se encontra ainda quem lhe de credito é por que merecem receber o golpe do bilhete premiado.

Messias Macedo

COTAS, MENOS PARA A COMPOSIÇÃO DE UM GOVERNO!
Acredito que o doutor José Gomes Temporão é um bom ministro! No entanto, torço para que a presidente Dilma Rousseff nomeei o doutor Adib Jatene para o Ministério da Saúde! Além de catedrático e personagem suprapartidária, o senhor Adib Jatene é uma figura que não admitirá qualquer tipo de malversação do dinheiro público, e será capaz de gerir a pasta com competência e eficiência! Ademais, apesar de fazer parte da burguesia nacional, o doutor Adib Jatene demonstra espírito público e autêntico comprometimento com a saúde pública de qualidade… Por fim, a CPMF “passaria que nem baba de quiabo!”…

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

Alfredo

Estes jonalecos se acham, o quarto poder. E o mais importante, e não estão nem ai para o brasil

    Jairo_Beraldo

    E agora com o desespero pela LEY de MEDIOS estar batendo a sua porta, estão mais insanos ainda..

priscila presotto

Ontem no programa de Claudia Lobo,a jornalista da massa cheirosa,já estava destilando veneno,dizendo que Lula dispensou Amorim do G20.
Só faltou o orgasmo.
Mudei de canal depressinha.
Se Lula fez isso com Amorim,não concordo com esta postura,vamos aguardar.
Gostaria muito que ele continuasse como nosso ministro.

Antonio CAstro

Luis Azenha,
li a sua nota sobre um desmentido da demissão de Celso Amorim. Ficaria muito feliz com um desmentido. Mas dei uma olhada via web na FSP, Estadao e MRE e não vi nenhuma notícia a este respeito.
abç

    Luiz Carlos Azenha

    O Amorim desmentiu à própria Folha, que publicou. abs

    Antonio Castro

    Azenha,
    erro meu;
    realmente encontrei o desmentido na folha de sábado – melhor assim; no entanto, eles continuam denominando o ministro de desconvidado.
    abraço

broz

É Azenha, eles perderam a batalha mas não a guerra, continuam na ativa combatendo arduamente. Podem não ter ganhado a eleição, mas se fizerem o governo fazer aquilo que querem tá ótimo, se puderem atrapalhar já é um lucro. Eles querem pautar o governo. Agora me diz, quantos dirigentes lêem todos os dias a FSP, o Globo e acabam sendo pautados mesmo sem querer. Por isso eu prego: Boicote a Folha.

Bertold

Ah… a minha querida mamãe Marieta. Um pessoa que não estudou mas é uma pessoa sabida, como diz o Lula. Agora está lá no Canindé no Ceará. No dia 31/10 me ligou toda eufórica as 21:50 e foi logo gritando "Beto meu filho nós ganhamos… é DILMAAAAA!!!. Quando estava aqui em "sampa" mamãe só assistia a grobo mas só ligava na hora da novela. Agora ela me disse que lá no interior do Ceará nem as novelas da dita cuja ela não quer mais assistir.

Jorge Leite Pinto

Pois é Azenha… O que me preocupa mesmo é o tal "pacote" que o Azeredo está tentando passar na câmara para controlar a internet. Isto sim é perigoso! Na minha modesta opinião, voce e os demais "blogs sujos" devem dar muita ênfase a esse golpe para não nos arrependermos depois…

    Jairo_Beraldo

    Mas para isso acontecer, precisa do presidente sancionar a lei…e cá entre nós…com maioria no congresso a partir de 2011, vc tem alguma dúvida que será vetada, ou mesmo se pedirá nova vistas?

Oscar Ferreira

O PIG é porco não só na política e na economia. É porco também na cultura e nas artes. Há mesmo um malfadado plano de sabotagem da cultura e em especial da arte brasileira. A lei das consessões diz que o órgão de informar tem obrigações com a cultura. Mas na prática não tem. Puseram a cultura como entretenimento e as artes que são divulgadas o são pelo crivo do falso escândalo e servis aos interesses colonialista. Cultura replicante, arte replicante – puro colonialismo. Povo sem cultura é povo dominado. Povo sem arte é povo sem pessoas.

    Jairo_Beraldo

    Deixa o porco de fora desta porcariada..hj teve lombinho de porco no cardapio….uma delicia…e este PIG não fornece nem mais materila de "limpeza" mais..

Abel

Cancelei minha assinatura de "O Globo" no dia 16/10 (eu fiz em 2009 só para receber nos finais de semana, pois a patroa gosta de ler a tal "Revista do Globo"). Pois, um mês depois, continuam mandando TODOS OS DIAS. Dizem que isso corresponde ao que já foi pago via cartão de crédito…

monge scéptico

SR. AZENHA. As vezes sinto dó do sr. EXPLICO: O sr. por razões de natureza profissional,
infelismente, tem que ler esse lixo. E sabe?(me desculpe)contamos com isso e, suas con-
-clusões, para podermos fazer juizo a respeito, confiando em sua honorábilidade. Sua ta-
-refa não é fácil. Agradeço-o por não ter que fazer isso.
DILMA amenos que ele não queira, continue com AMORIM.

José Manoel

Azenha: O Frias tem mais é que se abraçar numa "cobra cruzeira" para ver o que é bom para a tosse!!!!!

    Jairo_Beraldo

    O canalha do Alonso encontrou uma hoje pelo circuito de Abu Dhabi..

Hag

Sei que o que financia a mídia é a propaganda. Mas sem leitores os anunciantes não vendem. Pergunto: alguém aí ainda lê a Foia, a INVEJA e o Abestadão, ou vê a Grobo. Lá em casa não.

    Jairo_Beraldo

    Hoje eu liguei na zoiúda pra dar uma força para o Vettel….

Adilson

Azenha,

O pessoal do Cloaca News é espetácular, pois há no blog deles a trilha sonora dos derrotados, vide a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=gUeeIjyI7QQ

Adilson

Azenha,

Hoje sou um cidadão mais culto e esclarecido, eis que parei de ler as tubulações de esgotos que se tornaram as redações dos jornais que formam o PIG. Nem classificados leio mais.

Cícero

E o pior e que os abusos e mentiras desses meios de comunicação ficam por isso mesmo: sem qualquer punição.

Leonardo Câmara

Pois é, só restaram os classificados. Mas não se sabe até quando…

FABIO

SYGENTA MAS SIM SYNGENTA , EMPRESA DO AGRONEGOCIO NO RAMO DE DEFENSIVOS AGRICOLAS E SEMENTES.

    Conceição Lemes

    Corrigido, Fábio. Obrigada; abs

Luciano Prado

Tem alguma coisa de no mínimo incompreensível entre a "moça" da Folha, Eliane Cantanhede e Nelson Jobim.

Não tem um dia que a moça – de um jeito ou de outro – não defenda a permanência de Jobim na Ministério da Defesa.
Dessa vez foi no programa “Fatos e Versões”, da Globo News. De cara limpa ela tornou a defender a permanência de Jobim no ministério.

Credo!

Um prato feito para as revistas de fofocas.

    Abel

    Aí tem… grana ;)

Alvaro Tadeu Silva

Na verdade, onde deveria haver mais qualidade é onde há mais mistificação. Uma veja custa 3 jornais das "famiglias", mas provoca mais impacto. As notícias não políticas são até razoáveis e as outras, parecem mais escritas e dirigidas por traficantes do morro.

Na TV a cabo, onde a qualidade deveria ser maior do que na TV aberta, a sujeira é mais repugnante. Já assistiram aos "debates" promovidos pelo William Waack na GloboNews? Um debate pressupõe posições diferentes sobre o mesmo tema. Waack só chama para seus debates embaixadores aposentados de FHC e ex-ministros e ex-colaboradores do ancien régime que deitam a falar m.r.d. que só beócios de carteirinha podem engolir. Felizmente, nestas eleições, a rede foi importante para desmoralizar as tentativas de golpe (bolinha de papel + o revelado abortamento da Monica Serra, assunto que deveria ser familiar e privado e tornou-se público e político por conta da chilena, ávida para virar a segunda dama da República). A primeira dama, todo mundo sabe quem seria…

    Luciano Prado

    Aquilo não é debate. É um monólogo entre amigos de embrulhar o estomago.

Jr.

O que eu acho engraçado, e ninguém comentou aqui, é a frase, logo abaixo do 'pomposo' nome: "Um jornal a serviço do Brasil" (sic, sic, sic). Quando chego à escola (sou secretario de escola), que, graças ao zé bolinha, recebe essa m**** todo dia, coloco um 'des' e completo o que esse lixo verdadeiramente o é. Não serve nem como 'pacu': se passá-lo em determinadas partes, serás acometido de graves doenças venéreas. E tenho dito.

    simas

    Júnior,
    Lendo o q vc coloca, sua revolta ao chegar à Escola e perceber o jornaleco, lá, graças à ação continuada de um desgoverno… Poxa, avalio o qto é frustrante ter de trabalhar, contra tudo, contra todos, pra nada…
    Sinto mto, meu caro. Vc é mais um verdadeiro herói – das escolas, por esse mundo de Deus. Pra vc sentir, como um acerto de contas com a mídia, maldita, é urgente. Nada de vinganças, de perseguições ou de cerceamentos; mas, de ordenações, regulamentaçoes, necessárias; em conformidade com a Constituição… inacabada.
    Aquele abraço, fraterno

Messias Macedo

Regulação de conteúdo de mídia é prática corrente em países democráticos
Nov 11th, 2010 by Marco Aurélio Weissheimer
em http://rsurgente.opsblog.org/

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

Messias Macedo

[DATA VENIA]
ENTENDA O FENÔMENO (sic) MARINA EX-SILVA, DOS ELEITORES DO ‘VOTO EXÓTICO’!
##################
IBAMA MULTA NATURA POR USO ILEGAL DA FLORA
________________________________________
13:08:44
A empresa de cosméticos Natura, do candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva (PV), o Guilherme Leal, foi multada pelo Ibama em R$ 21 milhões por usar recursos da biodiversidade brasileira sem autorização. No total, foram aplicadas multas de R$ 100 milhões a diversas empresas que desrespeitaram a flora brasileira, de acordo com investigação do Ministério Público Federal do DF. Segundo Rodolfo Guttilla, diretor de Assuntos Corporativos da Natura, a empresa recebeu 64 autos de infração no último dia 3 e vai recorrer. Guttilla diz que as multas se devem a "entendimentos diferentes" sobre o processo de autorização para acesso a recursos genéticos. Informações do IG.
FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

Messias Macedo

… Ainda sobre os imprescindíveis na composição do governo Dilma Brasileira Rousseff, A Magnífica!: Aloizio Mercadante [Ministério da Ciência e Tecnologia], Luciano Coutinho, o delegado Paulo Lacerda…

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

Gerson Carneiro

Vai ver que isso aí faz parte de um plano da fôia pra achar uma vaguinha e tentar colocar o Zé Bolinha no lugar do Amorim. Talvez por isso Zé Bolinha se antecipou e foi fazer um estágio no sul da França.

Luiz Fortaleza

A folha é de maryhuanna?

yacov

Eles se matam diariamente para provar que o governo LULA, pesar de 83% de aprovação e elogios do mundo inteiro, não presta, eles jà mataram o Tuma antes da hora, eles já desclassificaram o BRASIL na Copa, antes da hora e agora, eles querem demitir o Celso Amorim, o melhor Chanceler do mundo, e mudar a excelente política externa do Governo … Esses caras estão de gozação?!?! 'Tá todo mundo lôco ou o quê?!? É ridículo. "Menas, TROLHA, menas…"

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

sergio

A folha secou.

Marcos Brito

Azenha, acredito que o Brasil é o único país que é refém da mídia.
Eles representam uma grande ameaça para a democracia. A conspiração realizada pelo PIG, é um trabalho de equipe muito bem elaborado, onde cada um "FAMIGLIA" tem o seu papel bem definido:
1.) a Veja é a "abre-alas", ela é encarregada do ponta-pé inicial;
2.) depois que a Veja publica, é a vez da Globo; a função do Jornal Nacional é agitar o povão, "tocar fogo no circo";
3.) depois que a Globo agita o Brasil, é a vez da Folha acionar os políticos que "ela ajudou a eleger".

Povo brasileiro, isso é ou não é uma Máfia ? Atitudes como publicar mentiras contra o Ministro Celso Amorim, só posso aceitar como um fato normal, se partir de uma midia mafiosa. Pois, mentir, difamar… é normal para eles.

    Joaquim Aragão

    Marcos, tenho uma péssima notícia: Todos os países da Europa são refém de sua mídia!!! Estou na Alemanha e a coisa é nojenta. E que dizes da Itália, onde o Super Marinho/Frias/Civita/Mesquita É O PRIMEIRO MINISTRO??? E nos Estados Unidos, quem manda o que os cidadãos devem pensar é a protofacista FOx News, e acabamos de ver o resultado.
    Com relação a essas estruturas de poder, os brasileiros são FICHINHAS! Primeiramente, ataca governo que investe em educação, portanto no futuro mercado leitor. De uma forma geral, O POVO (inclusive boa parte da classe média) NÃO LÊ JORNAIS!!! Um fenômeno PT/Lula/ Dilma não tem chances de acontecer, ele é resultado da incompetência das elites brasileiras, ociosas. Aqui na Europa, sim, você vai ver o que é Máfia!!!

ma.rosa

que coincidencia, hoje qdo peguei meu jornal local, tive a mesma vontade: jogar fora, pois so tem porcarias, nao noticias, materias, mas porcarias!!!! nao se salva nem as palavras cruzadas!!!

Messias Macedo

… PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO: tomara que a Dilma Rousseff arranje uma embaixada para o [Antônio] Paloccci! Tomara!……

Respeitosamente,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

    O JUIZ

    A do Paraguai estaria de bom tamanho.
    Não serve pra nada mesmo.

carmen silvia

Eu vou tentar não fazer o samba do criolo doido.Quando era universitária fiz um curso sobre a idade média e naquela ocasião liamos alguns textos que mostravam o que ocorreu com a maioria dos senhores feudais que não entenderam o processo de transformação por que passava a Europa com a chegada da industria.Como a história é um processo,nada muda do dia pra noite e quem não percebeu essas transformações ficou a ver navios(quase no sentido literal).Essa introdução tem como objetivo,tentar traçar um paralelo entre os senhores feudais do fim da idade média e os senhores da mídia contemporânea.Como os da idade média os senhores da mídia corporativa me parece que não estão entendendo bem o que ocorre atualmente.As mudanças tecnológicas ocorridas no séc.XX e começo do XXI afetaram sobremaneira esse seguimento,como vc mesmo Azenha demonstrou no 1°Encontro de Blogueiros, já existe a possibilidade de se carregar uma emissôra de televisão nas costas,os blogs vão gradativamente substituindo os jornais e revistas e com uma qualidade superior,já que os leitores,como faço agora,emitem suas opiniões quase que estantaneamente,quase como co-autores dos artigos publicados,encontra-se num computador informações sobre tudo,o que se escreve nos jornais e tb o que é noticiado nos rádios e tvs podem ser checados rapidamente , todos os dias é lançado no mercado tecnologias que reduzem o custo do ascesso a comunicação e por isso são absurdamente inclusivas.Os novos feudos midiáticos não sabem mais o que fazer com esse ataque cotidiano e assim desorientados investem em máquinas,mas se esquecem de qualificar as pessoas pra trabalharem nas máquinas,protegidos que estavam anteriormente dentro dos muros, se sentem assustados ao ver os vassalos- que dependiam exclusivamente de suas benesses para sobreviverem(se imformarem)- saltar os muros e enxergar o quão amplo é o mundo e suas possiblidades e perigosamente pra segurança dos feudos midiáticos se sentem mais livres,adiquirem mais conhecimentos e se tornam evidentimente críticos do regime de opressão.Como na idade média,aqules que não conseguirem acompanhar os ditos "tempos modernos",vão sucumbir.Para evitar destino tão cruel terão que se reinventar e isso exige equilibrio,uma certa dose de humildade,meter a mão no bolso pra realmente qualificar seus quadros e redescobrir o conceito de agilidade.O que assistimos agora são espasmos de um setor em agonia,mas ainda não estão mortos e caso desejem de verdade pode até se salvar , e realmente espero que se salvem,mas evidentemente dentro de outros parâmetros,mais plural,mais ético,com mais qualidade.

    Ismar Curi

    Nani, nanão..Eles entendem muito bem a situação, sabem muito bem o que vai acontecer, e aplicam técnicas de redução de prejuízos, é só isso. Como fazer para manter a acumulação agora sobre um regime com a máxima flexiblidade. A flexibilidade é uma premissa pós-moderna (Harvey-2010)

    Ernesto

    Ótima abordagem Carmem.
    Mas, por favor, use espaço após a pontuação. Foram 396 palavras, em 29 linhas, tudo em um único parágrafo.
    Infelizmente não consegui chegar ao final.
    Desculpe pelo pitaco.

    carmen silvia

    Me desculpe Ernesto se ao tentar ler esse meu comentário quase morreu sem fôlego,ia fazer a correção mas o telefone tocou e escapou desse jeito.

    Elias São Paulo SP

    Carmem
    Não vi motivo para pedir desculpas a Ernesto e por isso dei um – (menos) a ambos. Seu texto nos leva a um insigth histórico. A comparação que você fez é precisa, é nítida. Quem se preocupa com pontuação diante de relato tão conciso? Saramago, certamente, não faz parte das leituras de Ernesto. Parabéns, Carmen: "Como os da idade média os senhores da mídia corporativa me parece que não estão entendendo bem o que ocorre atualmente." E alguns comentaristas também.

Morais

Na casa de meu cunhado outro dia e ele me falando algo sobre a Globo News, não aguentei e convenci o cara de que ele estava assistindo mentiras ou notícias que não interessam a ele, e ele ainda achava que estava bem informado, porém depois desta será mais um que não vê globo.

edu marcondes

Azenha
Seu comentário em relação à Folha me fez lembrar do Estadão. Ontem, os Mesquita resolveram mudar a política cambial do país. Deram em manchete que a presidente Dilma vai mudar o regime de câmbio flutuante. Mas ficaram só na manchete, pois nas páginas externas não há uma só palavra da futura presidente sobre a tal mudança. Está no Inter Ação (http://alhoeolho.blogspot.com).
Abraço

MirabeauBLeal

.
A FOLHA DE AMANHÃ JÁ É UM JORNAL VELHO.
.

trombeta

Caro Azenha, o jornalismo foi morto e está descansando em paz em algum cemitério perto da sua (nossa) casa.

Se você quiser ler uma matéria positiva do Brasil, sinto muito só indo para o exterior. No dia 27/10 estava em Buenos Aires, era dia do censo argentino (lá é feriado) e houve também o falecimento de Kichner… pois bem assistindo a televisão argentina uma reportagem sobre o censo nos diversos países do mundo, o Brasil foi eleito o mais moderno, ágil e eficiente do planeta, o jornalista descreveu o computador de mão que os recenseadores usam dotado de GPS e ligado via rede wireles com o computador central do IBGE em Brasília como uma ferramente revolucionária e única no mundo; também relatou a digitalização do Brasil e as urnas eletrônicas com os resultados eleitorais em poucas horas como algo sem precedentes.

Incrível o prestígio do Brasil e de Lula na América do Sul…

No Brasil, o brasileiro que lê os jornais do PIG pensa que vive numa republiqueta em que todos são corruptos e ladrões.

    Webster Farias

    Trombeta,
    O pior é que ainda tem gente que se nutre da informação desse jornal. Haja masoquismo!

Almeida Bispo

"Morro teso, mas não perco a elegância!" Frase um amigo meu, como auto consolo, que, eleito o vereador mais votado em toda a história de minha cidade (demorou quatro eleições, mesmo com entrada do voto do analfabeto e do maior de 16, pra igualar), ao tentar passar a perna em lideranças maiores deu-se mal, nunca mais se elegendo a nada. O Otavinho também tem direito ao mesmo, não achas?

Augusto

Há muito tempo a gente não encontra mais nada que presta. Até as seções de esportes não escapam. Não tem mais nada que vale a pena ler. Mas isso já vem de muito tempo, Azenha. Não começou agora com a campanha eleitoral.

    Antonio augusto

    Caro chará Augusto. Estou hoje com 70 anos.Quando era garoto lá em Minas, não etendia porque meu velho tio-avô (morreu aos 103 anos), tinha horror do tal de Roberto Marinho. Pensava eu: Como tio Joanico, sempre foi lavrador.Trabalhador braçal tem raiva desse cara. Anos depois fui ao Rio para estudar. Lá me engangei na turma do Calabouço. Assisti a "Gloriosa" de perto. Vi os abusos do Raul Brunini numa Van da Globo. O Carlos Lacerda de Metralhadora em punho caçando "comunistas". Um dia quando voltei à Minas, chamei tio joanico num canto e perguntei: Porque? Ele rindo disse.Se lembra do Dr. Mário? Aquele Professor do Ginásio? .Foi ele que me contou como esse homem é perigoso. Acreditei nele e eu estava certo…Deu uma sonora risada e acendeu seu "paiero". Por uma dessas que sempre admirei e admiro os professores.Nossa salvação.
    Um abraço do Antonio Augusto

Gerson Carneiro

Pior também foi a edição extra da revista Veja sobre Dilma, já eleita presidente. No meio da revista, uma reportagem estampando uma única foto central (ocupando as duas páginas) do Serra, o Índio, a Mônica Serra e demais tucanos, com um imenso título, também ocupando as duas páginas, onde se lê "SERRA SAI MAIOR DO QUE ENTROU". Assim mesmo, em letras garrafais.

Quando vi pensei: sai maior porque deve estar com a cabeça inchada.

Recebi a revista de um colega, eleitor de Dilma, assinante da Veja, que todo contente com a edição dedicada à Dilma, quis mostrar a mim.

    Gustavo Pamplona

    Gerson… eu também li a edição… mas deixa eu te falar uma coisinha… ;-) Gostei do seu comentário me respondendo mais abaixo, sei como é… "A ironia é um benção!" hahahahaha

    Parece que você se tornou meu fã e eu notei outro dia que você me chamou de "desmiolado porém inteligente"…

    É cara… eu sei que tenho níveis de inteligência elevados… vai ver que é por isto que sou meio louco mesmo!!! :-) hahahahah

    Abraços []'s

@Emanuel13PT

"Por Esta Luz Divina" – Assim juravamos quando criança, para dizer que estava sendo sincero. Repito a frase: Por Esta Luz Divina, eu não leio, não assisto o "PIG"! Quero de público pedir desculpas por pegar carona com os companheiros que os leem, mesmo por necessidades profissional, assim fico sabendo o que se passa no submundo dos noticiários. RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS !

Baixada Carioca

Mas a Folha já tinha nomeado praticamente todo o ministério do governo Dilma antes mesmo das eleições em 3 de outubro. É desinformação para provocar incertezas e diminuir a popularidade do presidente Lula. 80% eles não engolem de jeito nenhum!…

Baixada Carioca

Eu não consigo ler mais nenhuma “notícia” sem esperar pelo desmentido dela no dia seguinte.

Como sugestão, leiam jornal procurando os desmentidos ignorando a notícia que será desmentida no dia seguinte. Aproveita-se melhor o tempo de leitura e evita o estresse da desinformação.

dukrai

o Celso Amorim é uma unanimidade e foi considerado o melhor chanceler do mundo, menos para a falha de sp, incluidos Ariana "febre amarela" "caos aéreo" "massa cheirosa" e clovis grossi, que demitiram por justa causa o pobre diplomata que está agora desempregado e esperando uma boquinha de assessor palpiteiro no programa do aero-willis vaca da gLobo.

Roberto SP

Azenha e amigos, eu também já faz um bom tempo não tenho mais estômago e paciência com essa imprensa brasileira.
Há de ficar registrada na história o período lúgubre da imprensa no Brasil em que o país crescia, se modernizava, incluía cidadãos, distribuía renda, era reconhecido – e até aclamado – pelos grandes jornais e revistas do exterior, conquistava o direito de fazer em sequência (coisa raríssima até onde sei) o direito de realizar os dois eventos de mídia mais importantes do mundo e aqui dentro a "Grande" imprensa pintava o quadro mais miserável. De um país à beira de uma "ditadura" e tendo a ousadia, vejam só, de ouvir a sociedade e propor legislação a favor dos direitos humanos – "que absurdo".

Na opinião dos defensores da ditabranda o bom mesmo eram os tempos do arrocho onde trabalhadores iam para a cadeia ao reivindicar melhores condições de vida, e o povo do norte/nordeste e periferias das grandes cidades ficavam abandonados e sem perspectivas.

Estou cada vez mais ENOJADO com esses "grandes" jornais, rádios e TVs que perderam de vez qualquer compostura nessas últimas eleições.

E tem mais, ninguém diz ou reconhece, mas os maiores responsáveis pelas "mayaras" da vida é justamente essa imprensa cretina e cada vez mais fascista e racista que temos neste país.

Uma vergonha, diria o amigo dos garis.

Aliás, aquele comentário na virada do ano já prenunciava bem o que e quem cria as mayaras nesse país.

Orlando Bernardes

Midia brasileira? Esquece! Ela não faz jornalismo, faz política partidária ( da direita é claro ). Tudo que for bom para o Brasil, ela é contra e esconde ou manipula a notícia, se é ruim então faz campanha conspiratória.
Eu já desisti de ler a mídia brasileira.

herivelto canales

Eles estão batendo na mesma tecla. Mentiras e distorções do fato, confundem a cabeça do cidadão. Eu – mesmo sabendo que não deva acreditar na manchete estampada nos jornais – me surpreendo acreditando na mesma. Tenho que "parar pra pensar": melhor dar uma conferida no blog do Amorin, vamos ver o que o Azenha tem a dizer sobre o assunto, passo pelo Rodrigo, Carta Capital e … entro na realidade.
Pena que haja muita gente que não se dá ao trabalho de buscar mais informações e se guiam por informações desconexas, tendenciosas, mentirosas e sobretudo, manipuladoras da opinião alheia.
Não os culpo, pois acredito que nosso cérebro processa tão rapidamente as informações, avalia tão instantâneamente e, inconscientemente, forma um conceito distorcido, deixando o cidadão "convicto" de uma informação procedente e uma notícia de credibilidade.
Quem duvidaria das manchetes estampadas nos jornais de maiores circulações no país?
Quem não "acreditaria" na credibilidade de jornais que se auto-proclamam críveis, independentes, imparciais ou coisas que o valha?
Uma minoria.
Penso que, como eu, que saí desta prisão ao redescobrir o verdadeiro jornalismo e descobrir que existem jornalistas sérios, "como nunca antes na história deste país", resolvi " voltar à luta" .Esperança renovada com relação ao futuro dos meus netos -quando os tiver- e de todas as crianças e adolescentes que estarão buscando um espaço no futuro, escolhendo sua profissão e dedicarem-se a realizar um trabalho sério e comprometido com a coletividade.
Somente com bons exemplos de jornalistas como estes e muitos outros – no caso desta profissão – que poderemos prever um futuro digno para esta nação "sofrida" que é o povo brasileiro.
Precisamos olhar pelas crianças na escola, principalmente a escola pública. Aos jornalistas faço um apelo: cobrem do governo de São Paulo – no meu caso – avaliações de professores da rede, pois tem milhares de profissionais atrasando o desenvolvimento das crianças, atacando principalmente a auto-estima do pequenino cidadão, transformando-os em analfabetos funcionais.
Não merecemos isto.

Urbano

Nem uma pessoa indumentada com camisa-de-força faria a idiotice de substituir o Celso Amorim pelo amarechalado quinta-coluna. Aliás, o Celso Amorim é um dos que, a exemplo do Mantega, só deveria sair se fosse de sua vontade.

Maria Dirce

A globo News tb esta escalando quem será os novos ministros da Dilma.O excelente Jobim ja mandaram embora , não entendo como se atrevem a tanto e são pagos ainda pra essa baixaria.Como disse PHA, se não houver a lei de medyos a Dilma não governa esse país.

paulo pavaneli

1,2,3, 4, 5,1000, eu quero que a Folha de São Paulo… fique em São Paulo… e deixe em paz o resto do Brasil!
Pára com essa mediocridade, Folha de São Paulo! Vocês nos envergonham! Vergonha total!
Aprendam a fazer Jornalismo Sério! Deixem o Brasil em Paz!

    Archibaldo S Braga

    A falha falando e minha égua soltando aquele som debaixo do rabo. dou mais valor a minha égua!!!!kikikiki A. S. Braga PS Tinha um velhinho aqui perto de casa que era assinante da falha, morreu!!! ,menos um leitor dela!!!!

malu

Eu parei de assinar o jornal local A Tribuna de Santos, mas eles continuam enviando todo dia. Era a última coisa que eu comprava do PiG. Nem é tão ruim, o problema é que eles escolhem as cartas mais calhordas de gente bem reacionária para a seção dos leitores, falando mal do governo Lula em todas as questões. É como se eles quizessem escrever essas asneiras, mas não têm coragem de dizer que são desinformados, aí deixam os reaças falarem à vontade sobre bolsa-miséria, corrupção, enfim um monte de asneiras. Tem também os colunistas sociais rasgando elogios às pessoas inúteis da cidade, que fazem festas beneficentes para dar cestinhas de natal para os pobres, mas vivem dando palpites nas ações governamentais, chamando o Lula de burro, populista, assistencialista, essas coisas. Não dá para levar à sério um jornal que tem esses tipos de colaboradores.

Bernardo

É por essas e por outras que uma Ley de medios é urgentemente necessária neste país. Não dá para se tapar o sol com a peneira e achar que internet vai fazer a revolução. É necessário regular sim a midia tradicional para que ela tenha mais compromisso com a verdade e o seu leitor e menos com seus anunciantes e financiadores poderosos.

Rui

Caolha de São Paulo, uma visão plural! Ótimo slogan, não é?

Gustavo Pamplona

Como eu sempre comento algo diferente… lá vai…

Quantas vezes a imprensa vai matar a Eliza Samudio? Bom… acho que vocês devem se lembrar de quantas vezes a imprensa matou a meninga Isabella Nardoni

E outra pergunta:

Vocês estão realmente interessados pelo caso? Ou será que isto voltou a aparecer apenas para desviar a atenção de assuntos mais relevantes?

E todos nós sabemos como o PIG é especialista em desviar a atenção….

    Gerson Carneiro

    Realmente, olha…. estou estupefato. É muito diferente seu comentário.

    Gerson Carneiro
    (desde algum mês de 2009 constatando diferenças de gente que faz a diferença no viomundo)

matheus santos

Acho que não devemos criticar. Pra mim quero que a Folha, Globo, Veja e os outros resíduos da velha mídia brasileira continuem a agir desta maneira, descarada, sem-vergonha, fazendo lobby mesmo pra cada dia a credibilidade que ainda resta neles sejam reduzida a pó. E que a democracia, enfim, será congratulada neste país (adoro o Lula, mas nesta questão se acovardou) com o controle social da mídia, não é só o Azenha que espera notas das próximas edições pedindo desculpas ou assumindo erros, todos os leitores desse veículos de comunicação do século passado esperam a sua notinha de esclarecimento. Por isso, pra mim, todos estão no caminho certo, continuem assim!!

    Marcos

    Matheus, estou convicto de que o Lula não se acovardou nessa questão da libertinagem da mídia.
    O Lula, como gênio político, dotado de uma grande inteligência analítica e de um rara intuição, percebeu
    que se tentasse bater de frente com a grande mídia empresarial, provavelmente, quase que certamente,
    iria perder para essa gente nesse confronto. Lembre-se que ele não governa sozinho e que no Senado Federal o governo dele possuía uma maioria apertada. Ele também teria que enfrentar o STF, e assim o desgaste pelo qual ele passaria para tentar criar e aprovar uma lei de regulamentação dos meios de comunicação seria imenso, e se corria o sério risco dele fracassar nessa empreitada, principalmente pela falta de apoio que teria no Senado Federal. Mas a verdade é que a própria sociedade brasileira, ao longo desses oito anos, também precisava amadurecer um pouco mais politicamente, para também dar um apoio mais sólido e consistente a essa tentativas de regulamentação das mídias.

    Marcos

    Lula, percebendo todas essas gigantescas dificuldades com as quais teria que se defrontar, preferiu concentrar seus esforços nas criação, expansão e implementação das políticas sociais e econômicas que visavam o crescimento econômico do país com distribuição de renda. E foi extraordinariamente bem-sucedido dessa forma, mesmo tendo que enfrentar uma mídia golpista e reacionária dia após dia ao longo dos seus oito anos de governo. Com o extraordinário sucesso de seu governo e a gigantesca popularidade alcançada, Lula trabalhou arduamente nos últimos meses que antecederam as eleições para que principalmente a correlação de forças no Senado se tornasse mais favorável a um provável futuro governo Dilma. Assim, conseguiu que não só na Câmara dos Deputados, mas também no Senado Federal a sua base aliada no Parlamento viesse a ter mais de 60% dos parlamentares, o que, em princípio, tornará muito mais fácil a aprovação das medidas de interesse do governo federal no Parlamento, inclusive aquelas questões que necessitam de pelo menos 60% dos votos dos parlamentares para serem aprovadas. Se o presidente Lula tivesse no Senado essa composição que emergiu das últimas eleições, a CPMF, por exemplo, não teria sido extinta.

    Marcos

    (Continuação) Enfim, o que quero dizer é que esse fantástico presidente que temos, o Lula, criou maravilhosas condições para que a presidente eleita Dilma possa, principalmente com a nova correlação de forças no Parlamento, efetuar determinadas mudanças fundamentais que dificilmente poderiam ter sido implementadas durante o governo dele, pelas razões já expostas. E entre essas mudanças que considero fundamentais está a criação de uma lei que regulamente a atuação dos veículos de comunicação no nosso país, veículos esses que atualmente mais se parecem com organizações mafiosas e/ou partidos políticos radicais (de extrema-direita).

Davi Lemos

Folha: lixo travestido de informação.

    Luísa

    o ESP já elegeu Palocci para o Ministério das Comunicações. Curioso, não?

O_Brasileiro

Excelente a discussão sobre lobbies e conflito de interesse.
Esse problema vai desde a compra de materiais de construção por encarregados até a prescrição de medicamentos pelos médicos, passando, pelo jeito, pelas notícias que lemos!

Luna

Ontem o Bom dia Brasil fez uma reportagem enorme, fechando um conjunto de reportagens semanais sobre saúde.
Colocaram o Alexandre Garcia na porta do maior hospital público de Brasília, fazendo uma "análise" do que eles entendem ser saúde pública e, ao final, o 'brilhante jornalista" levanta a bola pro retorno ao estúdio, no qual encontra-se sua parceira de ofício – a Leitão, com o tema ENEM. Percebe? Da "tragédia da saúde" eles encadearam a "tragédia do ENEM".
Esta oficiosa dona de escola de nível superior no interior de Minas – "leitão", fez uma "análise" para concluir que o ENEM deve ser queimado em praça pública.
Alguém aí já viu (no pé de página – ao menos) a referência das grandes corporações que pagam prá que estas pessoas dêem publicidade às "análises" que eles fazem?
Pois é…
Como advogada tenho de assinar e dar nome aos bois em minha atuação como profissional…
Para o bem e para o mal!
Simples assim!

Luiz Carlos Azenha: Folha demite Amorim e muda política externa brasileira | Política Externa Brasileira

[…] Luiz Carlos Azenha: Folha demite Amorim e muda política externa brasileira 13 de novembro de 2010 | Author Política Externa.com …Fonte: http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/folha-demite-amorim-e-muda-politica-externa-brasileira.ht… […]

Regina

Bote banca! Deixe jornal na banca!

Paulo

Azenha, está acontecendo comigo o mesmo que a Sílvia, comentou acima (ou abaixo). Cancelei minha assinatura de mais de 25 anos da Folha, nao quis mais nem de graça, leio as manchetes no UOL e Folha, ás vezes Jornal Nacional e leio os textos de alguns blogueiros que tenho gostado: você, Paulo H. Amorim, Rovai, Nassif, Carta Maior. Tenho divulgado para alguns amigos e amigas os blogs de vocês.
Abraço

Luiz Fernando

O artigo do jornal mais "vendido" é uma aplicação pura da "técnica jornalística marron criada por Ali Kamel": o teste de hipóteses. Ao dizer que a exclusão do ministro da comitiva que foi ao G-20 "repercutiu com a sinalização de que ele está excluído do futuro governo" este jornal fornece o melhor exemplo de aplicação da doutrina Kameliana.
Lamentável

Jorge Stolfi

Alguém sabe como anda a tiragem paga da folha (assinantes + bancas de jornal)?

Quintela

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!
Só rindo… mas estou rindo de verdade!!!!!!!
A FALHA é uma piada!!!!!!!

Aracy_

Nem a Folha acredita no que ela própria publica. Vejam só:
“A comunicação social é um negócio, claro, e deve se orientar pelo objetivo de fazer lucro para as empresas que o exercem. Mas não é só isso. Ela também impõe deveres sociais e, em minha opinião, os jornais impressos têm a obrigação de levar mais a sério do que qualquer concorrente a missão de dialogar com a sociedade para melhorar a cidadania”. Carlos Eduardo Lins da Silva – Ombudsman da Folha de S. Paulo, artigo publicado em 27/04/2008, p. A8
Mas o "diálogo" do jornal com seus leitores resume-se a chamá-los de cínicos e mentirosos.

Yes we créu !!!

Me desculpem, mas EU LEIO A FOLHA. Afinal, eles sao excelentes humoristas.

Vera é Dilma

Realmente, NÃO dá para ler a Trolha!!! Como o Serrágio pagou as assinaturas para as escolas estaduais, eu até tento, mas NÃO dá!!! Sinto um enjoo danado e tenho que parar, para não vomitar!!! É tanta sordidez, que não consigo passar da primeira página!!! E saber que um dia este foi meu jornal preferido!!! É de chorar!!!

Cleidoca

A folha não é de coca, mas é droga. Seu uso indiscriminado causa cegueira e perda de neurônios, com a consequente incapacidade intelectiva. Porém, esses efeitos nefastos findam após alguns meses sem contato com a tal droga somado ao uso regular de seu antídoto: a mídia alternativa, como este Blog.
PS. Fui assinante da folha por + ou – dez anos e há sete larguei o vício. Valeu a pena.

vinícius

Realmente, está ficando difícil ler alguns jornais e algumas revistas.
Se antes eu desconfiava das informações, hoje, tenho certeza. Tem de inverter.
Ainda prefiro o papel a tela do computador, terei que me esforçar para ler sites confiáveis, principalmente os classificados de blog sujos.
Por outro lado, é gratificante perceber a pressão que os blogs sujos estão fazendo na comunicação.

José Roberto

Eu tenho dó dos peixes, sabe? Porque a Folha só serve pra embrulhar peixe na feira.

Jose Silva

De fato, a materia na Folha sobre o Amorin foi a mais ridícula que li nos últimos dias. Perdeu toda a compostura. Trata o seu leitor como um idiota

Graça fontelles

Essas MELD@S eu não leio há anos.Meu estomago revira.
CALHORDAS!! ABAIXO AO PIG, essa é a nossa luta agora.

Sergio F. Castro

Lema do PIG: Se não pode vence-los, tente pauta-los.

    yacov

    Eu diria que o lema deles é: "Se não pode vencê-los faça de conta que não existem… " Os PIG's sofrem de esquizofrenia autista profunda. E a FaLHA é um caso raríssimo de "JORNALISMO TARJA PRETA".

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Sergio Alexandre

Deixei de assinar a Folha em setembro, escrevi à ombudsman que jornal não tinha mais a credibilidade que Claudio Abramo consegui para aquele jornalzinho de segundo time que era antes de 1975. A Folha jogou todo o trabalho fora depois que o herdeiro virou o diretor editorial. Não dá mais para ler e espero que afunde mesmo.

Carlos Sena

Obrigado Azenha, você e os Blogs sujos me informam do que ocorre de verdade. Não sei ficar um dia sem visitar vocês. Por isso, eu me considero super bem informado. Adeus imprensa meia bomba que existe no Brasil. Outro dia, alguém sugeriu ler jornais estrangeiro, mesmo de direita, eles não distorcem as notícias, mas eu não leio outras línguas então vou de Blogs sujos, porque são eles que informam.

alex

Já escrevia a Marilene Felinto ,da Caros Amigos,a Folha deveria usar no lugar do espaço "Erramos", o "Mentimos"…

Marat

O trecho: "[…] a desconexão entre os fatos e o noticiário" é de uma lucidez impressionante. O PIG está totalmente descolado da realidade. Vivem numa espécie de mundo do Mágico de Oz às avessas. Por isso, seria bom ele e seus partidos irem logo para a Ilha de Caras e ali fundar o Brasil do B ou o Brazil, e nos deixar em paz e prosperidade…

    Rodrigo

    Marat,
    já que vc falou em ilha de caras, a única reportagem que parecia conter traços de verdade na última (infelizmente não a última mas a mais recente) edição da Veja foi uma entrevista com Ronnie Von na qual afirma ter 100 ternos, 700 gravatas e nenhuma bermuda. É o primeiro passo para concorrer com Caras, não?

    Marat

    O Ronnie Von, apesar de tudo, não parece ser tão alienado quanto o PIG e os demais apresentadores. Ele poderia evitar a deportação ao Brasil do B, se resolver doar parte de seu vestuário para os mais necessitados – rsrsrs

Messias Macedo

[SOBRE NEGAÇÃO – E OS (AS) IMPRESCINDÍVEIS!]

… Gabriel Chalita, não!… Edison Lobão, também, não! Moreira Franco, um rotundo não! César Borges, "antes um tiro na cabeça!"…
Marco Aurélio Garcia, Guido Mantega, Celso Amorim, Franklin Martins, estes são imprescindíveis… Ciro Gomes, Marilena Chauí, Paulo Nogueira Batista Jr, Márcio Pochmann, outros imprescindíveis!

[Ah, 'A Folha' & o restante do [famigerado e inepto ] PIG são – absoluta e salutarmente – prescindíveis!]

Respeitosamente,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

Al Aziz

Aqui em casa usamos esse jornaleco para limpar merda de cachorro e de gato.

Marco Vitis

Não permita que envenenem sua consciência.
Afastem-se da Folha, Veja e dos veículos da Organização Globo.

José Vitor

Jornal não tem importância se não for "repercutido" pela tv (Globo, of course).
Como diz o PHA, "Ley de Medios" já.

zepgalo

A Folha está se afundando cada vez mais. Agora que o Celso Amorim tem que ficar mesmo, nem que seja por um ou dois anos, ninguém vai aguentar essa imprensa comemorando a saída dele.

A Dilma precisa do Amorim para ajudá-la a se defender, ele é o mais preparado e calejado para contra-atacar. Se colocar um sem o devido "aquecimento", eles vão deitar e rolar falando mal da política externa, que é um dos pilares do desenvolvimento brasileiro com Lula.

Gersier

Pois é,e acusam o filho de Eenice de fazer lobby e uso do tráfego de influência.O pior é que esses cínicos acham e acreditam que eles podem tudo. Sentam em cima do enorme rabo e querem coloca-lo nos outros.

Silvia Guerra

Eu desisti de ler jornal já faz tempo, por isso passo todos os dias pelo seu blog caro Azenha. Pelo Vi o mundo e pelos outros blogs progressistas, fazendo isso todos os dias tenho a certeza que serei bem informada.

alex

O Supra-sumo do Lobby. alguém se lembra? Manchete de Folha:
"67 milhôes de brasileiros vão pegar gripe suìna nas próximas oito semanas"
Depois me aparece a veja jurando que a Dilma fez o lobby do Tamiflu.
Não duvido da exist~encia dos envelopes mágicos com 200 mil dentro. só que isso só é plausível nas redações do PIG e não na casa civil.

@shivamaya

Criticar essas matérias é tão fácil, erros tão elementares. Como empresas de comunicação chegaram a isso?

Remindo Sauim

Façam como eu, NÃO LEIAM A FOLHA!

    Mário Rabelo

    Faça como eu, NÃO COMPREI NENHUM JORNAL NESTE SÉCULO.

    José Manoel

    Nem precisa, a Folha está dando……….! hahahahahahahahahah

Deixe seu comentário

Leia também