Emerson Luís: Manual para enfrentar o banditismo digital nas eleições de 2010

Tempo de leitura: < 1 min

Os trolls utilizam suas práticas para impregnar o debate político.  O único objetivo dele s é confundir e impedir que uma discussão flua naturalmente, utilizando argumentos com baixa credibilidade e, ao final, apelando para a verborragia e ofensa.

A tática do troll, quase sempre, é começar “testando hipóteses” para sentir a lista de discussão (ou comentários). Em época eleitoral, a prática é a mesma, muitas vezes remunerada, alterando somente o fim da ação para a ofensa a um candidato ou as idéias que este defende perante seu provável eleitorado.

Quer saber mais? Leia o mais recente post do Emerson Luís, no blog Vida digital, aqui no Viomundo. Vai te ajudar a desconstruir o banditismo digital em 2010, 2011, 2012…


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiza

Quem fala que educaçâo nâo foi a primeira açâo do governo Lula, temos como justificar. Quem consegue estudar com a barriga vazia! Uma coisa ê dar comida as crianças nas escolas, e os pais! Gente o caminho foi certo, e vamos chegar lâ. Mas vale dizer, os brasileiros, o povo precisa ajudar. Vamos ajudar o governo pegar os grandôes que tiram de nossas vidas, a nossa sobrevivência, nossa moradia, nossa saude, nosso conhecimento. Vamos pegar os grandôes das drogas. Que potencia joga drogas no Brasil. Essa ê a nossa grande missâo de cidadâos.

Renato Mont, SP

Impressionante o que acontece no Terra. Lá os posts zunem como balas de uma mg42…

E o baixo nível então ? Ontem gastei uns bons 40 mins acompanhando a troca de impropérios entre os dois grupos (esquerda e direita). O Terra parece aquele "toco" podre que fica num canto do jardim; quando vc o chuta aparece um monte de vermes e bichinhos escrotos correndo prá lá e prá cá…… rssss

Ah sim, tá repleto de trolls (ou trolhas… ou imbecis mesmo) que se revezam incessantemente. Enfim, é realmente um ambiente muito insalubre para quem gosta de pensar….

oswaldo

O ponto fraco é que Lula pegou tudo por fazer e com bom senso fez o que foi possível, lutando contra toda força estabelecida no poder a séculos para uma mudança de rota que vinha se impondo por 500 anos.
Fazendo um julgamento justo, Lula fez muito e muito mais do todos pensaram que faria.
Na educação fez muito mais do que vários governos juntos, e tem estudos e projetos para muito mais.
Quando cobramos algo que Lula não fez, devemos lembrar-nos que é impossível fazer tudo, está fazendo com toda força que luta contra.

Marat

Os trolls (filhotes de Kamel e do PIG em geral), não resistem a 10 minutos de debate…

sergio

estamos atentos, o josias já sentiu o peso da esquerda e desativou sua trincheira, não publica mais comentários sobre sua preferência pelo datafraude

Henrique

Porfavor não façam criticas construtivas assim posso aprender mais !!

O que eu vejo, são varios blogs tentando salvar o Brasil das mãos do "SERRA"… Mas vocês acham mesmo que o Lula faz tudo o que pode ? Vejo realmente ele fazendo muita coisa, mas o principal (ao meu ver) é educação ! educação e educação !
Em relação a isso não vejo grandes avanços ( vejo laptops, e etc) mas não uma melhora de qualidade e salario no ensino !

EU PREFIRO MIL VEZES QUALQUER UM DO QUE O SERRA !!!

ENTRE SERRA x DILMA (OBVIO – DILMA)

Mas acho que essa distribuição de renda que o goverdo do lula faz, é apenas migalhas pro povo (SIM, é melhor que nada)

Infelizmente entre continuar com governo lula (dilma) ou serra.. obvio que é lula(dilma)

Mas fico triste de nao termos outra opção de peso !

Porfavor critiquem construtivamente para eu aprender mais !

    Carlos Marques

    Concordo plenamente contigo. A educação é o ponto fraco do governo Lula. Deveria ter realizado muito mais. Coreia do Sul, Irlanda, China, Malásia e outros embasam seu desenvolvimento na educação, onde fazem investimentos maciços. Tenho a esperança que um governo da Dilma assuma isso com muita força.

    Janes Rodriguez

    Ao contrário,como professora da rede pública afirmo que avançamos muito sim na educação. Mas há tanto por fazer, há uma história tão permanente de descaso em 500 anos de Brasil que o muito já feito parece pouco. Não é pouco. Mas é insuficiente, claro. Mas se fez mais em 8 anos do que em todo o século XX, proporcionalmente. Agora, há uma fragilidade na saúde, isso sim, agravada pelo corte de 40 bilhões da CPMF. O grande serviço prestado pela oposição à saúde pública que atende aos mais pobres no Brasil. Hebe Camargo, claro, não frequenta o SUS… Nem seus amigos demotucanos que puxaram a campanha junto com Fiesp, Associações comerciais, sistema S, etc…

    Pedro de Q Du Bois

    Caro Carlos, sua preocupação é justa. Só que no Brasil sempre que se fala em educação, mira-se a bateria contra o governo federal, injustamente. A educação básica e fundamental é de responsabilidade das prefeituras e estados que, sim, recebem, religiosamente, suas parcelas de impostos e taxas para cultivarem a educação. Ao governo federal cabe gerenciar a educação de terceiro grau (universitário). Então, diga-me, que notícias teríamos sobre a educação básica e fundamental em sua cidade? E que notícias temos sobre o crescimentos dos centros universitários federais em todo o Brasil? Pois é. Pelo menos em Santa Catarina, de educação temos apenas as novas vagas universitárias e a nova Universidade Federal do Extremo Sul (é esse o nome?) com sede em Chapecó. Básico e fundamental, nem pra remédio, aliás, nem nas prefeituras do PT. Lastimável.

    alcir rosa nunes

    Amigo, são 500 anos de concentração, se o lula resolvesse tudo nos seus 8 anos coitado de DEUS, perderia seu posto. Podemos discutir se poderia ter sido feito mais, qual a contribuição da sociedade contra ou a favor, mas negar que é um começo, é burrice! Além disso, o que queres dizer com nome de peso, alguém como fhc por exemplo? collor? acm? Nome de peso pra quem?

    Mc_SimplesAssim

    O Lula é um poço de arrogância e pretensão. Ou seria pretenção?

kakabenclio

Glecio_Tavares
Brilhante a sua colocação, mas eles também tem as deles que é tentar nos desqualificar pondo em nós a pexa de "arrogantes" e " prepotentes". Comigo acontece sempre no orkut, mas como esta relação (esquerda x direita) é dialética, eu vou me adaptando ao terreno e entre um contra ataque e outro vou estabelecendo vinculos de amizade com os membros que não ligam muito pra politica e seus votos estão soltos por ai.

Faço uma ressalva, não estabeleço laços de amizade apenas para conquistar votos pra esquerda, mas para conquistar mais pessoas pro nosso lado.

Marcelo Costa

Azenha,

O Uol está "tímido" até para que outros critiquem o Serra. Até quando Lula critica Serra, o Portal da Folha dá um jeito de esconder ou reinterpretar. O presidente deu a entender que Serra dorme até tarde e é afinado com a imprensa. Aí o Uol interpretou que Lula só criticou Serra porque ele vara madrugadas tuitando. Tá lá, no terceiro parágrafo.

http://noticias.uol.com.br/politica/2010/03/31/es

"O presidente também desafiou seu sucessor a trabalhar mais do que ele durante o mandato. "Quem quiser dormir até as 10 (horas da manhã), e acha que tem que fazer relação com formador de opinião pública, vai ter que botar o pé no barro", afirmou. A frase foi um "recado" ao governador de São Paulo e candidato do PSDB à Presidência, José Serra, conhecido por seu hábito de ficar acordado até altas horas da madrugada".

    Nelson Mosquera

    Pois é. O Lula diz que quem quizer ganhar dele vai ter que trabalhar mais do que ele. Se alguém ( o Serra ) for acordar só às 10 da manhã …vai ter de amassar o barro ( ou seja, acordar bem mais cedo).
    Aí vem o Estadão e interpreta (?) – Lula critica Serra que fica acordado (trabalhando) até altas horas da madrugada.
    Elogio em boca própria é vitupério seus mesquitas.

francisco.latorre

trolhas… modo de usar.

não alimente os gremlins… tente ignorar.

se for inevitável comentar… seja contundente… não argumente com quem não apresenta argumentos…. não dê corda… e bata com força. pra não perder tempo nem conceder muito espaço.

mantenha as baratas no porão… comente sob o comentário do provocador… pra não espalhar o miasma pelo sítio.

quando se retraírem… deixe quieto.

eu sei que às vezes faz falta detonar um imbecil… e torturar os reacionários é catártico… mas controlem-se. chamar assombração não tá com nada.

todos contra a poluição intelectual.

o ministério da saúde agradece.

__

por outro lado… sarrar calhordas é um direito universal.

Thadeu Melo

Ou seja, como exemplo aqui no "Vi o mundo":

Qualquer um que tenha uma critia ao governo Lula ou a candidata Dilma deve ser sumariamente excluido, pois esse tipo de pensamento é proibido aqui.

Toda discução deve ser unanime em criticar a imprensa e meios de comunicação.

O Governo Lula só toma medidas corretas e essas devem ser o tempo todos louvadas nos comentarios. Já os atos da oposição são nefastos e devem ser achincalhados.

hahahahaha

Isso é muito engraçado. Que tipo de debate pode haver então? Parece tudo uma masturbação mental de um grupinho que se acha representativo.

Ridiculo. Get a life.

    Renato-JF

    Olá, Thadeu.

    Seu exemplo ficou muito bom. Tão bom que, se eu não leio de novo, eu já ia entrar de voadora (rsrsrsrsrs).

    Mas, como sugestão, recomendo que essa prática seja feita também em outros sítios. Ao identificarmos um Troll: retesar arcos e disparar!!!

Luís C. P. Prudente

O Instituttroll Milleniun determinou que o PIG tem que ter liberdade de imprensa, liberdade para agir de forma sacana que quiser, desde que prejudique a imagem do Governo Lula e das pessoas progressistas.

O mesmo Institutroll Milleniun incentiva remuneradamente a criação dos trolls, que têm a missão de rebaixar o Brasil, desqualificar o povo brasileiro, tentar construir uma imagem que nada mudou e que política é uma merda, que é necessário colocar pessoas competentes (!!!!) como o Nosferatu para erguer o Brasil!

Ana Maria a original

Faz tempo que falo sobre a necessidade de atacar o "trolismo" e deixar de oba oba. Vamos ver se agora desmascaramos esses profissionais da desconstrução e perturbação de debates.

Paulo

Sugiro a criação do Prêmio TROLL de jornalismo. Meu voto vai para Ali Kamel

Douglas Andrade

Opa,

Parabéns @emerluis ! O texto ficou mto bom, já passou da hora de iniciarmos a caça aos trolls.

Mc_SimplesAssim

Não entendi muito bem o critério adotado, mas a julgar pela pontuação atribuída aos meus comentários penso que tenho alguma credibilidade neste site, embora seja crítico da candidatura Dilma e simplesmente assim ignore a candidatura demo-tucana, bem como essas pesquisas fajutas divulgadas pela imprensa…

    George241

    Esse é um espaço bem democrático, mas não acho correto dizer apenas que vc é CONTRA alguém. Diga quem você defende. Como vou saber se vc não é mais um…

    Mc_SimplesAssim

    Prezado Gerge,

    Eu não disse que sou CONTRA, mas sim que sou CRÍTICO.

    Há uma diferença aí.

    Abraços

Aristharco

Gostei Carlos, vamos "nacionalizar" a identificação desses "paus mandados", doravante serão conhecidos como TROLHAS".

Franco Atirador

.
O BOTA-FORA DO SERRA (PSDB/DEM)

BOTA FORA A PETROBRAS
BOTA FORA O BANCO DO BRASIL
BOTA FORA A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
BOTA FORA O BOLSA-FAMÍLIA
BOTA FORA A REDISTRIBUIÇÃO DE RENDA
BOTA FORA O SALÁRIO MÍNIMO
BOTA FORA O PNDH3
BOTA FORA A REFORMA AGRÁRIA
BOTA FORA OS MOVIMENTOS SOCIAIS
BOTA FORA OS PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES PÚBLICOS
BOTA FORA A CONFECOM
BOA FORA O CONVÍVIO PACÍFICO COM AS NAÇÕES DO MUNDO
BOTA FORA A CREDIBILIDADE DO BRASIL NO EXTERIOR
BOTA FORA AS RESERVAS CAMBIAIS DE US$200 BILHÕES
BOTA FORA A ELEVADA AUTOESTIMA DOS BRASILEIROS

BOTA FORA O BRASIL
.

Marcos

Posto em fóruns há anos e de uma coisa eu sei: Nunca alimente um troll.

Tweets that mention Emerson Luís: Manual para enfrentar o banditismo digital nas eleições de 2010 | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Jaime Iantas. Jaime Iantas said: Manual para enfrentar o banditismo digital nas eleições de 2010: http://migre.me/sCwZ […]

Giovanni Gouveia

Acho que um termo, em português, que traduziria bem Troll seria "Trololó"… ;)

    Wladimir

    Gostei, Giovanni! O Serra terá ao seu lado na campanha digital um bando de "Trolllolós", a soldo, logicamente; pois se não forem mercenários, não há quem possa fazer campanha para esse sujeito, que não projeto e tampouco, idéias!
    Abraços

Carlos.

Até que ponto os trolls (prefiro chama-los de "trolhas") tem capacidade de interferir no mundo real? Um sujeito virtual destes entra num site como o Viomundo ou o do Nassif e acaba fazendo papel de bobo alegre porque sua capacidade de argumentação e comentários são tão furados que eles viram motivo de piada. Por falar nisso, por onde anda o John Bastos, será que foi para os EUA defender os interesses dele em relação ao novo plano de saúde do Obama? Porque raios nossa mídia colonizada está tão preocupada com o plano de saúde do Obama, mais até do que com a apuração do Panetonegate e da arapongagem infilitrada na greve dos professores paulistas?

Luiz

Os trolhas tem que matar no ninho, como dizia um amigo ….

V

Coisa da direita. Cooptar jornalistas ao invés de jornalões e revistas, depois os jornalões e as revistas; partidários ao invés dos partidos, depois os partidos; jogadores ao invés do time; depois o time… mas a internet é outra coisa. É a informação nas mãos do povo, é o conhecimento a serviço da humanidade, é a liberdade de expressão e comunicação de verdade (dos dois lados). Hurras ao HTML…
Gostaria de dar uma sugestão: Não dá para entrevistar algum Troll. Para esse negócio funcionar vão precisar de muita gente qualificada, durante muito tempo e ganhando pouco. Alguém vai querer soltar o verbo cedo ou tarde. Motivações, valores, contratantes….

    Almerindo

    O problema é que tem gente que por simples ódio de classe ou puro preconceito mesmo (meu irmão INFELIZMENTE faz parte deste rol) vive a disseminar emails com as maiores barbaridades. Vivo desmascarando-o, até mesmo perante seus amigos (coletei uma grande lista de emails que ele inadvertidamente me passou dentro de um desses emails ridículos, no campo cc), pois respondo com cópia aberta para todos eles. Ele já passou muita vergonha, mas continua a empreitada insana (parece mulher de malandro). Fazer o quê, né…

Glecio_Tavares

Se ninguém desqualificar o troll fica parecendo que a opinião dele tem valor.
Sei lá, no tijolaço comentaristas sérios dizem para mata-los de inanição mas os caras não morrem.
Dar respostas também não parece o melhor caminho. O certo é desqualificar o perfil que será então reconhecido pelos outros comentaristas como alguem para não se levar a sério. Como os daqui. São masoquistas adoram apanhar tanto que voltam sempre.

    Leider_Lincoln

    Tendo a concordar com você; de fato mesmo a maioria dos trols do Tijolaço morrendo a míngua, eles continuam lá, pentelhando. Debater aprendi também que não funciona, por que eles não querem debate então a solução realmente denunciar-lhes a hipocrisia e as ações, para que os novatos saibam quem são e o que são. O problema é que eles podem simplesmente mudar de "nome"…

Kadu

Muito bom Azenha o trabalho do Emerson. Um guia que precisa ser divulgado para trazer um pouco mais de luz onde há muitas trevas…

Deixe seu comentário

Leia também