Contra os factóides, trabalho. De qualidade

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

O que podemos fazer diante dos factóides, das mentiras, da picaretagem do esgoto? Mostrar serviço.

É por isso que convido vocês a verem esta noite a revista Nova África, na TV Brasil, às 22 horas.

Vocês vão entender melhor porque uma TV pública de qualidade assusta tanto. Para além da inveja de quem não sabe fazer, o fato é que uma TV assim abre os olhos dos telespectadores para a realidade de que é possível fazer televisão que eduque, que suscite debate, que traga informação e que sirva também de entretenimento. Destruir a TV pública é, portanto, o objetivo daqueles que não querem nem mesmo que exista um parâmetro pelo qual o público possa medir a qualidade da programação das TVs comerciais.

Mais do que isso, destruir a produção independente é essencial para quem pretende ter controle absoluto e verticalizado do mercado: em uma ponta, da produção editorial; na outra, da disseminação do conteúdo. Os monopolistas buscam controle editorial que lhes aumente o poder de barganha diante da classe política  e lhes dê controle sobre os preços e salários do setor.

No episódio desta noite, a equipe da Baboon vai até a Etiópia explicar como o cristianismo sobreviveu em uma região de muçulmanos. E visita uma incrível catedral de Lalibela, a cidade sagrada dos etíopes, toda escavada em um único bloco de pedra.

As imagens são de Henry Ajl, a reportagem de Aline Midlej, a produção de Tatiana Barbosa, o roteiro de Aldo Quiroga, a edição de Augusto Simões, a consultoria histórica de Conceição Oliveira, a narração de Sérgio Roberto Ribeiro, a mixagem de Rafael Gallo e a finalização gráfica de Fernando Clauzet.

Diante da grande demanda de professores por episódios da série para uso em sala-de-aula, a TV Brasil está preparando o lançamento da revista Nova África em dvd.

Friso, mais uma vez, que a Baboon Filmes ganhou uma concorrência pública para fazer a série e que minha relação com a produtora é de assalariado, ainda que a turma do esgoto fale em cifras milionárias com o único intuito de confundir e destruir. Prefiro mostrar serviço.

Clique aqui para um pequeno clip do programa desta noite.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cristiana

A inveja é uma m…..!!!!!!!!!!!!!!!! Enfim, tô adorando o PIG fazendo propaganda da web.

ramonaval costa

Caro Azenha, nada contra Você mostrar que a vida continua….. mesmo para quem deixou uma empresa que faz parte do PIG.
Pelo menos uma coisa no seu desabafo acima Você deixou escapar ao reconhecer o "padrão de qualidade" que a Baboon , mostra no documentário, patrocinado pela EBC. Sinal dos bons tempos da TV GLOBO( leia-se padrão Boni, de qualidade?
Outra coisa, seria cômico e trágico ao mesmo tempo, de onde Você confessa que apenas recebe salário, esculhambar o documentário. Emitir opinião com o rabo preso, não vale. Só o pessoal que faz parte do CEM( Clube do Elogio Mutuo), criação do tucanos, que foi incorporado também pelo PT, vai elogiar.
Estarei lendo o inferno desabar sobre minha cabeça, quando esse meu comentário for postado. Os Latorres da vida e outros menos votados vão dar porrada, até. O comentário do Marco Aurélio Mello( ministro do STF?), só faltou pedir para trabalhar na Baboon.
Atc.
RC

@wilsoncjunior

Hoje em dia ser 'denunciado' por globos e folhas é sinal de probidade e firmeza de caráter.

@wilsoncjunior

A velha mídia não soube envelhecer.

Fernando

81 mil em média por programa!? Tá barato. Gravado no exterior? Tá muito barato. Pela qualidade que é? Tá de graça. E tudo na lei. Devidamente licitado, com aditivo em menos de 25% do contrato. Quem quiser se passar por trouxa, que vá tentar fazer denúncia no MPF com as informações (?) de O Globo. Vão mandar o sujeito de volta pra casa, procurar o que fazer.

Maria Magnoni

Azenha,

Recebendo dinheiro público para fazer programa sobre a África? Isso não pode não! Agora, se fosse para fazer sobre Miami, Nova Iorque ou Paris poderia né?
Manda bala meu caro, que nós aqui do outro lado estamos para o que der e vier na luta contra as ratazanas do esgoto!
Abraços.

Cezar

Azenha não sou do tipo que goste muito de assistir TV porque na verdade a grande maioria é lixo, mas esse programa Nova África é de primeira. E olha que eu não sabia que tu fazias parte. Mas como tudo que tem qualidade, e não é feita pelo PIG, causa inveja de montão. Parabéns! Muito bom! Espero que continue a fazê-lo. Ademais como disse o Nassif a reportagem do PIG foi a sua redenção, o seu batismo de fogo!

Jefer Souza

Azenha, como é que eu faço para ver o programa, já que eu não possuo TV a cabo? Tentei acessar o canal em VHF e UHF, mas não pega aqui na minha cidade.
Aliás, pq o canal não pega na tv aberta, já que é público?

normando pereira

o programa e otimo

Ronaldo

Quando um jornalista, sério, competente, e independente começa a ganhar dinheiro…

A inveja dos pelêgos, mentirosos, vassalos e colonistas é atiçada.

Parabéns LCA, você merece.

Quanto aos invejosos, passem gelo no cotovelo!

Nilson Damole

Como assistir de fora do Brasil?
Abraço
Nilson Damole

Stanley Burburinho

Isso é coisa do Serra através do Graeff. Não esquenta não. Todos os ataques que eles fizeram até agora foram desmontados. Estão desesperados.

Piá

"… a Baboon Filmes ganhou uma concorrência pública para fazer a série e que minha relação com a produtora é de assalariado, ainda que a turma do esgoto fale em cifras milionárias com o único intuito de confundir e destruir. Prefiro mostrar serviço."
Eles falam em cifras milionárias, lançando suspeitas, por que o ilícito, a venalidade, é do feitio deles.
Nas eleições de outubro, cada aperto de tecla na urna terá o efeito de descarga na turma do esgoto.

JOEL PALMA

O Programa, de Qualidade Indiscutível, custou menos, BEM MENOS do que a marca PETROBRAX…hehehe

"
Rating
0

Total: 0
Data: 12/01/2001 00:00:00 [123 Palavras]
Idioma: Português-Brasil
Autor: Gazeta Mercantil

RIO, 12 de janeiro de 2001- O presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (AEPET), Fernando Siqueira, disse que a troca da marca Petrobras por Petrobrax no exterior é apenas mais uma etapa no processo de privatização da companhia. "Isso é apenas a ponta do iceberg", disse. Segundo Siqueira, levantamentos feitos pela AEPET apontam que os gastos com a mudança do nome poderiam chegar a US$ 250 milhões.
Siqueira afirmou que existe um bem articulado processo para consolidar o desmonte da companhia e facilitar o ingresso das empresas multinacionais no mercado brasileiro de petróleo.
Para o presidente da AEPET, a Petrobras vem perdendo técnicos de alta qualificação. Só nos últimos 12 meses deixaram a companhia 30 técnicos com PHD.
(Inês Landeira – Gazeta Mercantil)"

http://indexet.investimentosenoticias.com.br/arqu

amores

deixa o Azenha trabalhar !

Antonio Claudio

Não há dúvida o PIG está articulado em tentar desprestigiar o jornalismo independente e de qualidade. Neste caso, pelos comentários dos leitores a favor do Nova África na própria cloaca global, o tiro saiu pela culatra.
Sentimos orgulho pela produtora Baboon e sua capacidade de nos oferecer ótimo conteúdo. Parabéns a todos.
A propósito: DILMA NELES !

Maria Efigênia

Azenha, concordo com a maioria daqui, continue o seu trabalho de qualidade.Eles pensam que estão prejudicando, mais estão é ajudando a divulgar.

BEIÇO

Parabéns Azenha, se eles falam de vc é sinal de que incomoda.
Se estão se manifestando dessa forma é também uma forma de fazer com que outras pessoas assistam.
Como diz o velho ditado:

"Quem desdenha quer comprar"

Daniel

Azenha bom dia !
Não vi o documentário. Mas leio o seu blog constantemente. E isso basta para saber que és um profissional sério. Parabéns por não participar dessa mídia suja e inescrupulosa. Mandei uma msg no Globo Online dizendo poucas e boas a respeito desse falso que eles estão levantando. Só falta saber se eles irão publicar.
Continue em frente.
Abs

Ana Arrigoni

Azenha e Conceição: parabéns pelo excelente trabalho. O ataque ao trabalho de ambos é parte da agenda eleitoral na qual todos jornalistas que fazem críticas ao papel que as quatro famiglias exercem contra a cidadania no Brasil serão achincalhados e repercutidos principalmente pelos comandos arregimentados pelo psdb, demos et caterva. O nível dos e-mails enviados a essas quatro grandes é de esgoto. Simples assim!

Cecéu

Veja só, caro Azenha. Quando nós, pobres latinos ignorantes e corporativos pensávamos que tudo era de um jeito, vem o Vovô Wall Street Journal, que sabe de tudo ainda mais do que a Míriam Leitão, para nos ensinar que tudo é justamente o contrário:
'Contenha seu entusiasmo pelo Brasil', diz colunista do 'WSJ'
05/04 – 08:00 – BBC Brasil
Desde que o Brasil descobriu novas e promissoras reservas de petróleo na sua costa em 2007, o país parece ter abandonado várias reformas que deveriam deixá-lo em sintonia com sua ambição de conquistar um lugar entra as nações mais industrializadas do mundo. É o que diz um artigo no Wall Street Journal nesta segunda-feira assinado por Mary Anastasia O'Grady, editora e colunista do jornal americano de finanças. "Quanto mais a elite do país fala sobre sua parceria público-privada para reinventar o Brasil com sua recém descoberta riqueza, mais soa como o mesmo velho corporativismo latino", diz ela.
O'Grady admite que o Brasil melhorou "em relação ao que era em meados da década de 90, quando hiperinflação alimentou caos nacional", e disse que "o crédito por controlar os preços vai para o ex-presidente de dois mandatos (Fernando) Henrique Cardoso, cujo governo implementou o Plano Real".
A autora minimiza o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no comando do país, dizendo que "uma revisão de sua gestão revela que a melhor coisa que ele fez como chefe-executivo do país foi nada".
"Além da reforma da lei de falências e a melhoria da legislação relativa a seguros, ele (Lula) fez muito pouco."
http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2010/04/05/con

    Carlos Santana Jr

    Recomendo a todos a leitura deste artigo sobre a colonista do WSJ, reconhecida dentro e fora dos EUA como braço jornalístico da pior direitalha latinoamericana:

    http://mexfiles.net/2009/11/25/mary-anastasia-ogr

Fábio

Porque não comparar com um programa da TV Cultura? Ah é porque a TV Cultura não produz mais nada, se mantém porque tem um belo arquivo.

Paulo

O Noblat, da Globo repercurtiu o materio de O Globo, associando seu nome ao valor do contrato. Ridiculo. Isto já é orientaçao da turma do Serra em tentar desqualificar os seus criticos. Lembram o que fizeram com o Nassif, por ter programa de suma importancia na TV Brasil? Este ataque partiu da Folha.
Afirmo: já começou a guerra capitaneado por Serra e seus apoiadores do Instituto Milenium com um jornalismo de esgoto, podre, mentiroso, antidemocratico, golpista, lacerdista.

Piá

Possibilidades de que chegue aos cinemas?

Fernando

Me surpreendi com o jornal O Globo ter dado espaço pra você se defender na matéria. Normalmente não fazem isso.

    Klaus

    Todos que assistem ao programa Nova Africa foram defender o Azenha nos comentários do Globo, absolutamente todos. Parabéns.

Carlos Santana Jr

Grande Azenha,

Só pra te avisar que o link para uma matéria de quinta sobre o Nova África está hoje, 5 de abril, em chamada de capa no site d'O Globo (curiosamente, não se vê notícia de destaque sobre a falta de energia que atingiu as quatro estações de Ipanema e Copacabana do Metrô Rio durante quase uma hora no horário do rush, hoje pela manhã, provocando tumulto e confusão generalizada na hora de ir ao trabalho).

O engraçado é que até mesmo no box de comentários da matéria, território livre da direitalha fascista, as opiniões são todas de que é uma matéria ridícula. Ou melhor, quase todas. Sempre tem aquele cego que não quer ver.

Forte abraço!

maconheiro

A inVeja é a pior praga do jornalismo !

joao bosco

Azenha o simples fato do esgoto estar se manifestando é sinal que é coisa boa o seu trabalho…. parabens…. hoje ao comprar o globo( sim leio esta merda), dei uma gargalhada o dono da banca ficou sem entender…. valeu. conte comigo sempre.

Jb

lampião

O portal Terra transmite a Tv Brasil

http://terratv.terra.com.br/Diversao/TVs-ao-vivo/

@maria_fro

Caros, o link para assistir ao programa Nova África é este aqui:

http://www.irdeb.ba.gov.br/tve/aovivo/streaming

Depois deixem seus comentários no blog Nova África:

http://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/2010/03/19/

Toda a equipe do Nova África agradece.

@maria_fro

Caros, o link para assistir ao programa Nova África é este aqui:

http://www.irdeb.ba.gov.br/tve/aovivo/streaming

A Tv educativa da Bahia retransmite na rede vários programas da grade da tv Brasil.

Depois deixe seus comentários sobre o episódio de hoje, aqui:

http://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/2010/03/19/

Toda a equipe do Nova África fica feliz quando vê seu trabalho apreciado.

:: Fazendo Media: a média que a mídia faz :: » Contra os factóides, trabalho. De qualidade

[…] (*) Texto publicado originalmente no sítio Vi o mundo. […]

Gerson Carneiro

É isso aí!
Trabalho de qualidade, como o teu, produz inveja neles, e inveja é um sentimento que acompanha e destrói apenas o proprietário dela.

Flavio Lima

Comento só pra te dar parabens, e te apoiar contra esses ataques todos.
Ninguem chuta cachorro morto, voce ta bem vivo!
Eles passarão, e nós… passarinhos!

João Vicente

Aqui em Maringá, a minha operadora de tv, descumprindo a lei federal, não oferece a Tv Brasil no pacote de canais, e por mais que eu pergunte, fala que ainda não é possível retransmitir o sinal, impedindo o acesso ao ótimo conteúdo da tv Brasil. =/

Orlando Bernardes

Parabéns Azenha!

São destes trabalhos de qualidade de conteúdo que nós todos precisamos para que o povo brasileiro se eduque e tenha cultura suficiente para poder opinar e ter melhores escolhas. Saber diferenciar através do pensar, o que lhes é melhor.

Alcindo

Gramnde! (Gramnde não é Petrobrax) Daqui de Fortaleza a África fica mais perto do que de São Paulo. E a Caboverdiana tem modernos aviões duas vezes por semana. Já tem cearense que tem duas bodegas em Cabo Verde e uma em Sobral, tudo bombando!

Roberto Locatelli

A Blogosfera e a mídia independente precisam crescer e se fortalecer rápido, pois mal nasceram e já estão sofrendo golpes violentos da velha mídia golpista.

Luciano Prado

A TV Brasil está cada vez melhor. Já está incomodando, e muito.

Estarei de olho no programa de hoje.

Parabéns, Azenha.

Marco Aurélio Mello

A Revista Nova África é o que de mais original apareceu no telejornalismo brasileiro nos últimos tempos. A começar para o lado aonde apontou a câmera, o continente esquecido. Falar da África é falar da nossa história. Ignorar isso é relegar uma parte importante do nosso povo ao anonimato, como bem gosta aqueles que acham que o sangue que corre em suas veia tem coloração diferente da dos outros mortais. Meio apoio incondicional ao projeto, ao Azenha, à Aline, à Conceição e à Baboon. Avante!

Orides

Não consigo pegar a TV Brasil, não consta da grade de programação da NET Londrina – aliás, mais um pouco e cancelo essa assinatura.

Poderia colocar um link para ver na Internet logo depois de exibido na TV Brasil?

Paulo

Parabéns ao Azenha pelo excelente trabalho. Lembro do Globo Reporter que até pouco tempo era somente mostrado animais na Africa, esqueceram do povo e principalmente que são nossas origens. Somente agora que descobriram a Africa devido a Copa do Mundo. Sim, a TV Publica é importante como parâmetro.

Leider_Lincoln

Isso mesmo Azenha: desnudem o Rei!
Abaixo à mídia marrom e perdão aos trocadilhos infames!

Cléber Sérgio

Caro Azenha,
Parabenizo a você a à equipe da Baboon pelo projeto. Assisti a alguns capítulos e achei uma obra prima. Quando for lançado em DVD, agradeço se informar aqui no blog, visto que minha esposa é professora é temos muito interesse em adquirir. Trata-se de um material que deve ser utilizado até pelos professores em sala de aula, sobretudo nesses tempos em que a África e sua história está, gradativamente, sendo incluida nos currículos escolares.

vitu

Azenha como nos que estamos fora do pais podemos acessar a tv brasil, tem um link? na pagina da tv nao encontrei.
nos ajude por favor

    Renilton Cruz

    Olá Vitu,

    Na página da Nova Africa (http://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/) há um link para assistir o programa no horário da exibição na tv. Ainda não tentei acessar, mas como estou em Portugal, vou tentar hoje.

    Boa sorte.

    Carlos Mangino

    No portal terra, na terra tv, tem como assistir pelo computador.

    Gunther Furtado

    Bem, pelo menos se você usar o windows. No Linux, ainda não consegui!

francisco.latorre

querem destruir a tv pública. sim.

não vão conseguir. não mesmo.

..

Deixe seu comentário

Leia também