Blogosfera herdou combatividade do JB. Palavra do Tijolaço

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Por conta da correria que tem sido o meu dia-a-dia, não dei o devido destaque à entrevista que fiz pela internet com o deputado Brizola Neto. Dos dias de hoje, falamos apenas sobre o Tijolaço, o blog de sucesso que ele montou.

Eu queria mesmo era saber sobre o escândalo da Proconsult, de 1982, quando o avô do deputado, Leonel Brizola, disputou o governo do Rio de Janeiro com Moreira Franco, que tinha apoio de setores do regime militar e das Organizações Globo.

Brizola Neto traçou o paralelo. Então, como hoje, a Globo tentou forjar um consenso em torno de um candidato. Então, como hoje, houve pesquisas eleitorais que serviram a determinados objetivos políticos. Então, como hoje, houve manchetes mentirosas.

No dia da eleição, a totalização dos votos encomendada pelo Tribunal Regional Eleitoral à empresa Proconsult começou com vantagem de Moreira Franco. Mas Brizola tinha montado um esquema de totalização paralelo, com a disseminação dos resultados através das rádios AM e FM do Jornal do Brasil. Além disso, o candidato botou a boca no mundo denunciando a possível fraude a correspondentes internacionais baseados no Rio de Janeiro. Enquanto isso, a TV Globo suprimia de seu noticiário as denúncias de fraude.

O deputado Brizola Neto disse que o papel desempenhado naquelas eleições pelos profissionais ligados ao Jornal do Brasil hoje tem sido desempenhado pela blogosfera.

Para ler o texto de um livro que tratou especificamente deste assunto, clique aqui.

Para ver a entrevista com o deputado, clique aqui.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

monge scéptico

O que quero ver é o fim da pornoglobobo, Agora a bala de prata que ela e oPIG possam ter sairá pela
culatra bem no olho deles.
Agora sobre a combatividade da globosfera, pode-se dizer que aqui, tem muito poucos alienados. A
grande maioria é massa!

    juarez

    Será que a globo tem consciência,da quantidade de entulho, que ela coloca nos lares brasileiros todos os dias,nosso papel sera explicar ao povo,oque esta dentro dessa "embalagem",o povo evangélico já tem essa consciência,lembre-se todos os grandes impérios ruiram,quando fizeram do povo,escravo de seus anseios.

Ed.

A "blogosfera" já existia. O que não existia era a tecnologia que viabiliza o direito de resposta e questionamento…
A tecnologia existe. Mas não faria nada sem as pessoas formando movimentos como a blogosfera.

Perai… Acho que tô meio confuso…
Mas é isso aí, pessoal!
Nada como poder desmoralizar o PIG!

Baixada Carioca

Eu não sei se já existe (e estou com preguiça para pesquisar) um estudo comparativo com o número de leitores de jornal e de pessoas que se informam pela internet por Estado. Seria interessante pra gente acompanhar a morte lenta, mas inexorável, do PIG.

@stelles_13

Uma das formas de neutralizar a "bala de prata" é fazer jornais na semana anterior à eleição, em uma tiragem grande e distribuição gratuita, com apoio de entidades em favor da democratização da mídia, que façam a resistência contra a Globo e especialmente o Jornal Nacional, avaliado atualmente como o último bastião capaz de manipular alguém no Brasil.

    Jairo

    O livro do Amaury tem que sair antes das eleições!

    Baixada Carioca

    Jairo, não sei se seria necessário o livro, mas os dados de que ele dispõe como fonte substantiva do seu livro precisam ser levadas à Polícia Federal para esclarecer os fatos. Depois, com os dados e tudo o que já foi falado do livro dele, será um best seller, sem dúvida!

Cunha

A internet e a blog-esfera é a multidão virtual. Somos os "ratos que rugem". A interativamente é a coisa mais importante do meio digital.Fez o povo interessado parar de ficar calado,pois foi viciado em repressão. Tenho 50 anos e alguns quando sabem que emito pareceres me questionam se não temo algo e etc. e fico realmente abismado como os anos de chumbo deixaram cicatrizes profundas no pessoal da época. Muitos ainda temem até mandar queixas às ouvidorias de prefeituras e até mandar fotos com queixas aos jornais, pois têm o vício do silêncio imposto.
O povo era aquilo o que se apresentava nas bancas,ouvia-se nos rádio-jornais e nos tele- noticiários, que eram simplesmente o que o redator-chefe twittaria hoje em dia. Era assunto comentado,vapt-vupt sem comentários aprofundados.Querendo coisa melhor,jornais e revistas. Espaço do leitor era algo muito restrito e com certeza nada representava para um debate realmente democrático.
O JB sempre foi ícone de informação e qualidade diferenciada de divulgação,com apresentação clássica dos grandes jornais europeus.
Hoje está tudo aí, para fatiarmos, comentarmos, escarniarmos e elogiarmos, expondo aos vinculados e a todos o que realmente se pensa, fazendo algo realmente de mérito para a democracia.
A Boca Maldita virou coisa do passado.
E é por isso que o Serra quer censurar a internet, pois, a verdade que queremos que saia logo, impressa ou virtualmente, irá expô-lo e também ao governo neo-liberal de FHC, tão idolatrados por elites defasadas e por preconceituosos.
Não acredito que o JB se desconecte literalmente de sua história e pode até se juntar à corrente progressista do blog-jornalismo, freando, e muito, todas as pretensões da tradicional mídia impressa, viciada nos seus poderes de outrora.

Maria

Perfeito o paralelo feito por ele. A estratégia utilizada por Brizola deveria inspirar o pessoal da campanha do PT. Imagino que o pessoal do PT já esteja gravando as reportagens do PIG (TV, rádio, jornais e revistas). São provas cabais do parcialismo e da manipulação dessa pseudo imprensa.
Felizmente, assim como ontem, o povo hoje não é bobo. Estamos atentos a qq tentativa de golpe e reagiremos na dose certa.

    Baixada Carioca

    Numa postagem no Tijolaço, lamentei que ele não seja um parlamentar do PT. Certamente teria não apenas o meu voto, mas o meu empenho na sua eleição. Estou torcendo a favor, é o que me resta.

coelho

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) deu essa pérola de declaração ridícula e delinquente:

"Foi um roubo simulado, roubaram a si próprios. Desapareceram com fichas de filiações para esconder quem as abonou… Foi queima de arquivo".

Eu acredito que essa é a declaração mais jumenteira (perdão, jumento) do ano. Ora, se eu quero sumir com documentos que estão em minha posse, eu preciso pedir para alguém roubá-los?. Essa turma pirou.

    Baixada Carioca

    Podemos dizer o mesmo desses escândalos da Receita Federal. Afinal, consultar CPF é fácil. Dá-me o seu cpf e peço a 10, 20 pessoas para fazer uma consulta sobre a situação do seu CPF. Depois você vai lá e diz que você está sendo espionado. É o que me parece ter acontecido com o tal Eduardo Jorge.

    Sobre a Veronica, se eles acham que foi crime, por que não denunciaram no Ministério Público? Não nos parece suspeito terem aguardado tanto tempo para fazê-lo agora? Não foram eles os mandantes da quebra do sigilo para usa-lo em momento oportuno?

    Pau que dá em Chico, dá em Francisco sô!

Julio Silveira

O Brasil caminha celere para a segunda libertação de seus escravos. A primeira foi um presente, de grego diga-se de passagem, D. Princesa Isabel, libertou e deixou a Deus dará uma legião de negros orfãos de estado, de direitos e de reconhecimento. Foi um presente sem justiça, uma forma de ganhar os louros da história, se livrando de um problema inevitavel. A segunda libertação é mais sutil, essa atual é a libertação dos escravos da má consciencia, cativa desses grupos de midia financeira, poderá se tornar um primeiro passo gigante para que consigamos reconhecer nossa cidadania. Por muito tempo ficamos como bastões trocando de mãos, mas sempre nas mãos dos seguidores dos principios de D. Princesa Isabel.

Jair Orichio Junior

Nos anos 60 e 70, existia um jornal chamado "O Jornal". Éramos pobres, morávamos em Sapucaia – RJ, e meu pai comprava-o, somente aos domingos. Um belo dia ele foi encampado pelo Jornal do Brasil ou desapareceu simplesmente, e começamos a ler o JB. Vivi uma época interessantissima.
Após a redemocratização, juntamente com o Pasquim, eram dois jornais que me davam prazer em buscar as verdadeiras informações do cotidiano do país.
Após a morte da Condessa Pereira carneiro, e que o seu genro, se associou a Tanure e outras tendências oriundas, inclusive da direita da Venezuela, contratando aqui no Brasil Augustos Nunes, Noblats, Josias etc. Resolvi que tinha chegado ao fundo do poço.
Cancelei a minha assinatura ainda em 2005, antes da vitória do Lula e antes de mandar o Augusto literalmente à MERDA, pois como o cara era grosso e tendencioso perdi a paciência.
Com um colonista… isto memso ele não é colunista, é colonista, pedi que nunca masi me ligassem enquanto esse inergúmeno escrevesse no Jornal.
Faliu…[otimo, menos um…

Giovani Montagner

muito boa a entrevista do brizola neto. logo no inicio ele tocou num ponto importante, a página pessoal na internet dos representantes políticos devem servir não apenas para divulgar suas realizações, mas, principalmente, suas ideias pensamentos. contribui muito para sabermos mais sobre os nossos políticos.

O_Brasileiro

O desespero da oposição não está sendo perder a eleição presidencial. Isso já era previsto.
O que não esperavam é sofrerem derrota tão acachapante para o Congresso Nacional!!!
Dai vem o apoio raivoso deles à tentativa de golpe.
O único Estado forte que manterão será São Paulo e, talvez, Minas Gerais.
É pouco para quem almeja voltar ao poder em 2014!
Só uma saída para o PT, denunciar nas ruas o que está acontecendo nas redações das redes de TV e rádio e nos jornais ligados ao PSDB-DEM. Só a militância pode salvar a democracia!

Gerson Carneiro

A prova cabal dessa herança é a ira do Serra.

Dida

Admiro o deputado Brizola Neto, um homem comprometido com as questões brasileiras e muito bem preparado para ser político. Precisamos de mais jovens assim.

Glecio_Tavares

Azenha a repercussão da matéria de capa da folha de hoje é ridicula, pois Marina diz qq coisa para o microfone. http://www1.folha.uol.com.br/poder/794363-e-falta… .De que transparencia ela ta falando?

Glecio_Tavares

Precisamos de mais deputados como o Brizola Neto. Penso ate que as agendas dos congressistas deveriam ser na internet para que cada eleitor pudesse saber como pensa seu representante no congresso.
PS. A folha hoje veio com uma manchete que tem uns 6 anos de atraso, e como sempre cheia de suposições.

Deixe seu comentário

Leia também