A direitona se tinge de verde, de olho no pré-sal

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

A ideologia da direitona é o dinheiro. A direitona, associada ao grande capital internacional, não se importa muito com os intermediários. Eles podem ser verdes, vermelhos ou azuis — desde que se transformem em agentes da privatização da riqueza financeira e mineral de um país. A direitona faz as concessões que julga necessárias em defesa de seus interesses “maiores”.

Na campanha presidencial de 2010, a direitona encarnou em José Serra, um “esquerdista” para os padrões nacionais. Por motivos táticos, a direitona agora prega a sustentabilidade, o mundo pós-carbono e outros dogmas do eco-capitalismo. A direitona acha o petróleo um nojo, a não ser na forma da querosene que abastece os jatinhos.

Nos Estados Unidos, quando a direitona corria o risco de perder o controle da Casa Branca, com o absoluto fracasso das políticas externa e econômica do presidente George Bush, embarcou na onda de John McCain, que tratou de repaginar como um candidato independente (de quem?), outsider em relação a Washington (um senador desde 1987!) e patriota (ou “do bem”).

Derrotada nas urnas, a direitona instalou os seus no Tesouro e no “coração” do governo Obama (o equivalente à Casa Civil) para:

1. Promover o resgate de Wall Street com dinheiro público;

2. Promover uma política externa subordinada aos interesses do complexo industrial-militar (na formulação de Dwigth Einsenhower, aquele famoso comunista).

Hoje, depois de promover a privatização das terras brasileiras para servir ao agronegócio, depois de promover a produção hidrelétrica na Amazônia para servir às mineradoras, depois de associar a produção brasileira de grãos aos interesses das gigantes do setor (dentre as quais a Monsanto), a direitona só tem olhos para o pré-sal.

São trilhões de dólares em recursos minerais que significam muito mais que a maior descoberta de petróleo recente em todo o planeta. São uma sobrevida para a indústria de máquinas e equipamentos de alto valor agregado, que se via em apuros diante do chamado “pico do petróleo”, ou seja, daquele momento em que as reservas petrolíferas em terra vão começar a declinar.

Ou vocês acham que a direitona promoveu a invasão do Iraque para punir Saddam Hussein?

As reservas do pré-sal são essenciais para que a direitona financie, com riqueza alheia, o desenvolvimento das tecnologias da chamada “energia limpa”, que marcarão uma nova etapa na subordinação das “economias emergentes” aos paises ditos “centrais”. A etapa da subordinação intelectual. Nosso papel é comprar essas tecnologias pagando com os grãos (para alimentar os porcos), os produtos da terra (como os minérios) e o trabalho remunerado a 600 reais por mês! E tome “sustentabilidade” em revistas de papel couché e tintas altamente poluentes.

Nessa equação, o verdismo à brasileira oferece a cobertura ideológica para que a gente se desfaça de todo aquele petróleo — sujo!!! — abaixo do preço, obtendo em troca por preço aviltante as miraculosas tecnologias da tal “energia limpa”. Vamos todos instalar fotocélulas alemãs para esquentar a água do banho, enquanto a degradação ambiental causada pela produção de commodities será vista como consequência “natural” do desenvolvimento.

Teremos sempre a possibilidade de fazer um plebiscito.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Puxadinho

Pelo jeito que fala até parece que entende de alguma coisa

anonimo

No futuro governo Dilma, que está às portas, será preciso outro padrão de interlocução com os movimentos sociais. A sociedade precisa organizar-se melhor, mais autonomamente do governo, e pressionar com muito mais força.
Com Lula houve um certo "pacto", um armistício: sindicatos e organizações amenizaram as cobranças, para não se somarem ao golpismo da direita-burra. Foi difícil criticar Lula, e pressioná-lo pela esquerda, porque ele esteve oito anos sob ameaça constante da direitona e sua mídia.
Com Dilma será diferente: a pressão de esquerda deverá servir de sustentáculo a seu governo, para que seja mais progressista e resista aos golpes que virão dos derrotados e anti-Brasil de sempre.

Pré-sal: piscadela do PSDB às transnacionais « Caderno ENSAiOS

[…] talvez seja o nó górdio da campanha, como já havia assinalado o jornalista Luiz Carlos […]

malba tahan

Cont 03

Se Dilma vencer as eleições, uma tarefa urgente dela será a de reorientar os CEFETS para este caminho. Universidades estaduais como a USP e a UNICAMP devem ser pressionadas pela sociedade e pelo governo federal, no sentido de ampliar urgentemente as suas vagas de modo que tenhamos, dentro de uns dez ou quinze anos uma nova geração de´técnicos capazes de lidar com os desafios do mundo pós-petróleo, num cenário de democracia social e economica crescente.

malba tahan

Cont 01

O gargalo básico está na formação de infra-estrutura ( polos tecnológicos, incubadoras de empreseas e de COOPERATIAS que operem com alta tecnologia e , principalmente, uma EDUCAçÂO PÙBLICA DE QUALIDADE e uma ampliação do acesso da população ao ensino técnico e universitário. Infelizmente esse acesso não pode se dar nos moldes do ProUni, por um motivo bastante simple: as universidades particulares, como empresas que são, não investem em "cursos caros" como os de Física, Química e Engenharia, preferindo as ágas com açucar de Pedagogia , Administração e Informática, onde a razão custo/benefício é mais conveniente para as "mantenedoras".

malba tahan

Gostei da análise Azenha, mas falta um complemento:

Nas novas tecnologias "verdes" nós não precisamos só importar. Podemos também produzir e produzir muito bem. Para tanto já temos uma boa massa crítica de cientistas e engenheiros loucos pra botar a mão na massa, alguma experiência acumulada ( desde os tempos do pró-alcool e uma base industrial sólida o suficiente pra tirar os produtos desenvolvidos das prancetas e bancadas de laboratório para o chão-de-fábrica.

MARCOS

Gente, vamos rebater os e-mails falsos, é fogo contra fogo!!!

Antonio Silva

Esta traição da alaranjada acreana também pode ser debitada na conta do baiano Gilberto Gil .
É inacreditável tamanho mau caratismo deste pessoal, como podem comerem, se empaturrarem e se lambuzarem durante longos 6 anos do exitoso governo Lula, pra depois traiçoeiramente cospirem no prato .

    Carlos

    Crítica ao Gil é injusta.

    Antonio Silva

    Carlos, o mínimo que o Gilberto Gil teria que fazer era se abster em pedir votos para a alaranjada do Acre .

    Ele não é nenhum retardado que não percebeu qual era a função da candidatura de Marina nesta eleição .

    Atitude honrada teve o Juca de Oliveira .

Carlos

E o que têm a dizer as lideranças regionais do PV?

Baixada Carioca

Merval Pereira e Sardemberg (CBN) já mandaram recado para o pessoal da Marina: "exijam rever Belo Monte ou nada". Eles dão como certo o apoio da ecotucana ao tucano mentiroso. Eu quero saber se o PT já mandou fazer uma pesquisa entre eleitores de Marina sobre tendências e a razão de terem migrado para Marina.

Cesar

Cont.

Marina, não queime sua história, vc é muito importante para o Brasil,mas precisamos da sua coerência.

César Sandri

Cesar Sandri

Marina é a que trouxe o melhor discurso dentro da campanha. A questão ambiental é fundamental pros rumos da humanidade.Na macro política o PV vai bem.
Agora na micro-política , quer dizer no dia a dia das decisões que envolvem o desenvolvimento das políticas o PV é decepcionante.
Essa decisão mesmo de pensar em quem apoiar no 2o turno , é de uma falta de rumo ideológico tremendo.
Pensar ( e pelo que parece é a possibilidade maior) em apoiar a direita ,que representa somente os grandes grupos desse país, apoiar o DEM , PSDB que só venderam o povo Brasileiro e Marina sabe muito bem disso é no mínimo decepcionante.
O que diria Chico Mendes vendo sua discípula de braços dados com os latifundiários que o assassinaram. Meus Deus , vcs se esqueceram disso?!A Marina Lembra disso?!
O PV vem com um discurso moderno montado num palanque que está pra desabar.
É por isso que o Gabeira, que era uma grande figura até dois anos atrás , tinha minha admiração inclusive, está sendo essa decepção.

César Augusto Sandri
Professor de Ética da FIMES-GO

Urbano

Por nenhuma hipótese, sob qualquer circunstância, permitiremos que os quadrilheiros da oposição ao Brasil metam a mão na Petrobras e no Pré-Sal.

andre

Já que insistem em misturar Política com Religião, pergunta q ñ quer calar:
– Será que Deus apoiaria um Governo que tirou milhões de brasileiros da míséria ou um Governo que colocou esses brasileiros lá ?

TWITTER – @andrequimico

Leia também "Eleitores da Marina" em: http://andrequimico.blogspot.com/

patrick

Marinistas, o Serra avisou, Dilma e Marina são mais parecidas entre si do que com ele:
http://www.youtube.com/watch?v=ANo9e6TxD_8

    Antonio Silva

    Este tipo de agressão do Zé mentirinha Chirico não fará com que a alaranjada Marina deixe de apoiar o Zé allstn Chirico neste segundo turno .
    A alaranjada acreana já fechou o compromisso com o demotucanato a base de muitos verdinhas .

marcio gaúcho

Analisando a queda de Dilma nas últimas semanas, cheguei à conclusão de que não devemos atribuir toda a glória à oposição.
O fogo amigo – Erenice – dentro do próprio partido é que foi a maior causa da perda de votos da Dilma.
O PT, pasmado, se recolheu e ficou quietinho, sem forças para reagir em momento tão crítico.
Mais fogo amigo deveremos ver no decorrer do segundo turno.

    patricia souza

    vamos reagir ficar lamentando não adianta foi muita decepição,mas a luta continua serviu de lição

Marcelo Ramos

O artigo é ótimo, resume com perfeição como o dinheiro "come" qualquer ideologia.

Dede

E O JATINHO DE 50 MILHOES DE DOLARES DA MARINA? QUEM FINANCIOU?

ZePovinho

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

Serra é o único candidato que já assinou medidas para fazer ABORTOS no SUS, quando ministro da saúde

Isso não é boato, é fato, está documentado abaixo. Repasse essa verdade adiante, em suas listas de email, nas redes sociais, responda a quem criticar Dilma sobre o assunto, imprima e mostre a amigos, na igreja, para recolocar esse assunto no seu devido lugar.

Para o eleitor votar consciente (seja a favor ou contra) e não ser enganado, a primeira verdade que precisa saber é:

O único candidato a presidente nestas eleições que já assinou medidas para fazer abortos foi José Serra (PSDB), quando foi Ministro da Saúde, em 1998.

Ele assinou norma técnica para o SUS (Sistema Único de Saúde), ordenando regras para fazer abortos previstos em lei, até o 5º mês de gravidez.

ZePovinho

Repasse este link http://www.youtube.com/watch?v=yst5IM8Q2os o Padre Leo criticando Serra e FHC por permitir o aborto no Brasil PLS – PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 78 de 1993
[youtube yst5IM8Q2os http://www.youtube.com/watch?v=yst5IM8Q2os youtube]

cesarlaus

Azenha,

Agora é hora do livro NOS PORÕES DA PRIVATARIA. É a vez do Amaury botar a tropa na rua e acuar esta tucanalha.

Ou ele faz agora ou, em março, não terá mais nenhuma importância e vai cair no esquecimento como outras denúncias que já foram feitas, inclusive o livro do Aloysio Biondi, O Brasil Privatizado, lembras ? Fala muito e ninguém acredita. Nem a dr Curreua (?) ! Nem o Dantas, nem o STF.

Ou ele faz a parte dele para um Brasil melhor, ou será conhecido como aquele que poderia e mijou pra trás ! Um borra -botas ou um lesa-pátria como o Serra e o FHHC. Será igual a eles.

PauloPalavra

Meus caros, é interessante como eleição após eleição as abstenções são tratadas como "NORMAIS" por todos os partidos e pseudo cientistas políticos. Na minha ótica, a abstenção na maior parte se resume à questão da migração (mobilidade), ou seja, a não transferência do título de eleitor para o nova cidade ou estado em que o cidadão pretetende morar. Por isso que PHA chama a atenção, por exemplo, dos milhões de baianos – paulistas, cearenses – paulistas, etc… que vivem e trabalham em SP mas que nunca transferiram o seu título de eleitor para o ESTADO que a cada sema tem um incêndio em favela que atinge , principalmente, esse contingente.

PauloPalavra

Meus caros, é interessante como eleição após eleição as abstenções são tratadas como "NORMAIS" por todos os partidos e pseudo cientistas políticos. Na minha ótica, a abstenção na maior parte se resume à questão da migração (mobilidade), ou seja, a não transferência do título de eleitor para o nova cidade ou estado em que o cidadão pretetende morar. Por isso que PHA chama a atenção, por exemplo, dos milhões de baianos – paulistas, cearenses – paulistas, etc… que vivem e trabalham em SP mas que nunca transferiram o seu título de eleitor para o ESTADO que a cada sema tem um incêndio em favela que atinge , principalmente, esse contingente. cont.

F.Silva

Desconfiamos que multinacionais do setor petrolífero estejam por detrás de campanhas que lhes interessam para poder abocanhar o nosso PRÉ-SAL.Quem agiu como entreguista em épocas passadas não perde a mania tão fácilmente.Brasil tem que ser escrito com 'S' e não com 'Z'.

easonnascimento

Serra já fez ontem elogios ao programa ambiental do governo Lula. Alguém duvida por que? Pra levar essa, a direita vai estar mais unida e agueerida que no primeiro turno. Agora ela acredita que dá pra levar. A Veja, a Folha, o Estadão, a Rede Globo e demais integrantes das organizações Serra, estão afiando o punhal. Eles não vão desistir desse projeto de retomada do poder. teremos um sangrento segundo turno.
http://easonfn.wordpress.com

Gerson Carneiro

Pelo menos uma promessa de campanha o Geraldo Alckmin já descartou antes mesmo de tomar posse, e após ser eleito, é claro: não garante redução de tarifa dos pedágios.

    Bonifa

    Só se o Serra não ganhar, Gerson. É uma promessa que corre perigo.

Tereza

Mandou bem. A disseminação de ecochatices e aquecimentos globais só tem um objetivo, aumentar a riqueza alheia
(isso em qq momento, não apenas em campanhas eleitorais).

Marat

Cade o livro do Amaury?

    Archibaldo S. Braga

    Faço coro: C A D E O L I V R O A M A U R Y??????? A. S, Braga

Marat

Pior que votar no Tiririca é votar no Serra. As besteiras do Tiririca quase nunca passarão pelo Congresso, mas as presepadas do Serra terão um poder devastador!!!

pereira

vamos desqualificar este tucano, vinha tudo certo, foi um erro de percurso, da para corrigir, só necessitamso de 4% a mais

pereira

Se lula queria plebiscito a hora é agora compara os dois governos com números reais

Roberto Locatelli

Se perguntarmos aos que votaram em Marina:
– Você separa seu lixo reciclável?
Aposto que a resposta será: – Não.
Essa conversa mole dos analistas de que o voto em Marina foi um voto "verde" é pura bobagem.
O voto em Marina foi voto evangélico e católico fundamentalista (padre Marcelo Rossi).
Senão, os candidatos do PV a governador não teriam tido essas votações ridículas.

    francisco.latorre

    esqueceu dos mauricinhos idiotas.

    ..

    mais um mês de sofrimento. preocupação. e trabalho extenuante.

    porque um bando de mauricinhos idiotas foi de marina. achando chique.

    imperdoável.

    não sabem votar.

    nem com o coração. contra a miséria e a fome.

    nem com a cabeça. o bolso. pela prosperidade.

    imbecis. quero que explodam.

    ..

    Jeanette

    Locatelli, a direita católica européia (facções espanholas e italianas) que atua no Brasil é bastante perigosa, porque é dissimulada e invisível aos olhos, mas bastante atuante. Já o fundamentalismo cristão norte-americano aparece mais. Merece nossa atenção redobrada, mas pelo menos a gente está vendo e sabe com quem está lidando.

J. Fernandes

O negócio é torcer para chegar na reta final com larga diferença de votos. Se isso não ocorrer, a fraude eletrônica vai entrar em ação novamente. Tudo indica que, pelo menos em SP e no PR, isso ocorreu. É só analisar o antes e o depois, para presidente, governador e senador. Um absurdo. Não creio que os Institutos de Pesquisa sejam incompetentes. Creio, sim, que a fraunde eletrônica rolou. E como ningúem avisou a eles … Uma lástima.

Everson

Plebiscito na caixa preta? Já sabemos qual será o resultado. A vontade do povo deve ser demonstrada nas ruas de todo este país continental, chamando a atenção da imprensa mundial relembrando a história, "O petróleo é nosso", quando não existia telefone celular ou internet.

Renato Duarte

O seu comentário está aguardando moderação.
5 de outubro de 2010 às 2:20

E-mail que recebi há alguns dias:

“O candidato à presidência José Serra promete um salário mínimo de 600 reais em 2011. A que custo?

O Bolsa Família é um programa social determinado pela renda per capita da família beneficiária. Assim, se uma família com criança tiver uma renda per capita de até 140 reais, ela tem perfil para participar do programa.

Como se calcula a renda per capita?

Divide-se o rendimento total da família pelo número de pessoas na casa. Exemplo: uma família de 4 pessoas com um salário mínimo de 510 reais tem uma renda per capita de 127,5 reais. Então tem perfil para o Bolsa Família.

Porém, parece que a Sra. Mônica Serra não gosta muito de Bolsa Família: “As pessoas não querem mais trabalhar, não querem assinar carteira e estão ensinando isso para os filhos”.

Seu marido José Serra então bolou um plano: estabelecer um salário mínimo de 600 reais.

A ideia é simples: o critério para inclusão de famílias continuará no valor de 140 reais e a família que tinha renda per capita de 127,5 reais, agora terá renda per capita de 150 reais, por isso estará automaticamente FORA DO PROGRAMA.

E assim será com milhões de outras famílias brasileiras.

Este será o primeiro passo para o processo de enxugamento do Programa Bolsa Família, reduzindo-o à dimensão do Bolsa Escola, de Fernando Henrique Cardoso. Também é primeiro passo para o desmonte do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, arduamente conquistado pelo povo brasileiro.

Por isso, no dia 3 de outubro, vote por um Brasil justo e sustentável. Vote Marina 43.

francisco.latorre

muito bom.

ressalvas quanto às hidrelétricas da amazônia.

que são ferozmente combatidas pelo verdismo madeinusa.

as hidrelétricas são um instrumento de desenvolvimento regional. e integração. latino-americana.

que definitivamente não interessa ao usamerika.

..

    Bonifa

    Isso. E a exploração mineral imediata na Amozônia não convém à USAEuropa. Trata-se de um estoque para o futuro.

Asdrúbal

Como assim os "institutos de pesquisa não foram capazes de detectar a onda verde"? Como perder 8 milhões de votos em 6 dias? Estaria o instituto em questão alinhado com a causa petista? Se assim fosse, o sr Azenha compactuaria com tal alinhamento?

PS: o intuito desse post é de questionar para o bem, mesmo porque, como acima afirmado, sou um assíduo leitor do site, mas, como não consigo ser cego, mente súcuba a posicionamento de quem quer que seja, preciso questionar aqueles em quem confio, como forma de permanecer confiando neles.

Asdrúbal

Ocorre que essa foi a primeira vez em que parei pra me questionar sobre a real intenção destes progressistas e da turma que eles se "apoiam" para fazer valer suas teses, seus argumentos. Dentre os componentes de tal turma está o Marcos Coimbra, do Vox Populi. Ele chegou a afirmar que “Para ter segundo turno, Dilma teria de perder 8 milhões de votos em seis dias”…como o Sr Azenha deu tanta credibilidade ao aludido instituto de pesquisas em detrimento dos outros, ditos comprometidos com a direita, e agora não tece comentários acerca da estranha constatação das urnas de que, ao contrário do que dizia o presidente do Vox Populi, havia sim uma onda verde gigantesca?

Asdrúbal

Será que há mais alguém aqui interessado em saber a verdade, ou pelo menos chegar o mais próximo dela possível?
Ou todos apenas querem se alinhar a um posicionamento mais racionalizado para justificar um intrínseco e indissociável sentimento de lulismo?
Calma. Também sou lulista. Também sou um entusiasta das ascensões sociais ocorridas nos últimos anos.
Sendo assim, durante os últimos 5 ou 6 anos, encontrei forte eco dos meus pensamentos e das minhas convicções pólítico-ideológicas nas palavras do PHA e do Azenha, dentre outros bloogueiros progressistas, principalmente no que diz respeito ao abuso de poder dos nossos deformadores de opinião.

Cunha

Senhores,lembremos de Ciro Gomes e sua famosa frase:
"_Campanha de Serra é sinônimo de baixaria."
Sabemos dos TROLL lançados na rede,da ficha falsa da Dilma, da frase que ela não disse e de muitas outras.
Sabemos que Serra precisava tirar votos de Dilma, sem capacidade para tal,consequentemente, sua rede facista de comunicação,twitteiros e PiG fizeram sua parte,propagando mensagens de abrangência religiosa, de maneira caluniosa.E muitos podem estar até atribuindo aos mais próximos de Marina tais articulações,exatamente para a criação de algo que não se enquadra ao nosso pacífico país:a intolerância religiosa.
Os nazistas colocaram fogo no Reichtag e culparam um judeu (escolheram um rapaz judeu com deficiências para assinar a confição) acirrando mais ainda a perseguição aos judeus,assim como simularam um evento na fronteira com a Polônia para iniciar a invasão da Polônia. Sendo assim senhores,acredito que estejamos nos envolvendo numa campanha sórdida propagada por seguidores de Goebbels,ministro da propaganda nazista,método usado por Serra.

Marroni

Você pode incluir nesse discurso neo-verde o Aquecimento Global Antropogênico (AGA), baseado nos relatórios do IPCC.
O interesse maior por trás dessa "verdade científica" é a justificativa para o mercado de créditos de carbono, que já movimenta 900 bilhões de euros por ano.
E já vem acrescido de todos os derivativos financeiros, de acordo com a receita de Wall Street. Mais uma bolha a caminho.

kimparanoid

Acho que o sintoma mais evidente dessa esverdeada da direita é o apoio da Lúcia Hipólito à Marina, a ponto de criticar abertamente a campanha do Serra.
Considerando de onde vem o apoio, os verdes, mais do que nunca, merecem minha desconfiança.

Irani

Olha só, nesta reunião de Dilma com o apoio dos políticos eleitos para a sua base, tinha gente infiltrada lá para pegar informações, até mesmo da equipe de marketing.

O pessoal do Serra está reunido com um maior número de gente que tinha antes, inclusive pessoal do partido verde.

No primeiro turno essa gente se reuniu três vezes, desta vez é a quarta. Preparem porque estão imprensa e outros algozes. A estratégia para o segundo turno está sendo montada com informações da reunião da Dilma. Vai vir mais coisa pesada aí, todas as vezes que eles se reunem é casadinho com o PIG.

    Baixada Carioca

    Sem dúvida o tucano conseguiu fôlego suficiente para a disputa do segundo turno. E certamente quem se negava a ajudá-lo poderá vir a manifestar publicamente o seu apoio. Acho que agora é uma outra eleição como dizem. Vai ser dura a parada.

ZePovinho

COMECEMOS O TRABALHO AGORA!!!!!!!!!!!!

[youtube YlTmCZwP1G8 http://www.youtube.com/watch?v=YlTmCZwP1G8 youtube]

PauloPalavra

Excelente artigo!!! Grande lucidez! Parabéns!!!

José Manoel

AZENHA! A VERDADE CURTA E GROSSA É A SEGUINTE: ENQUANTO A DILMA PRECISA SÓ DE MAIS 3% PARA SER ELEITA, O NOSFERATU PRECISA DE UM CAMINHÃO DE VOTOS! SÓ COM OS VOTOS DO PSOL, QUE O PT TEM QUE ATRAIR E COMPOR, SOMADOS COM MENOS DE 1/5 DOS VOTOS DA MARINA, A DILMA ESTÁ ELEITA!!!! É SÓ A MILITÃNCIA NÃO DORMIR EM BERÇO ESPLÊNDIDO, QUE ESSE PÁREO JÁ ESTÁ CORRIDO. SÓ UMA HECATOMBE TIRA A VITÓRIA DA DILMA!!!!

ZePovinho

COMECEMOS O TRABALHO AGORA!!!!!!!!!!!!

[youtube FKY2p2M-3d0 http://www.youtube.com/watch?v=FKY2p2M-3d0 youtube]

Carlos Henrique

Você está certíssimo! essa é a dinâmica do capitalismo, modificar o tipo de dependência, mas sempre manter e aprimorar a dependência. par começar a combater esse ciclo é essencial que a construção da independ~encia que, apesar de algumas concessões, teve a sua construção começada por Lula, continue. Para isso, temos que eleger Dilma, derrotando toda a campanha midiática que será montada, com a ajuda de desprezível Marina Silva, contra a vitória das forças populares.

Ribas

Comunista sempre gosta de uma boa picanha e de um bom uísque. E não os divide com ninguém.

    Bonifa

    Foi exatamente isso que a UDN falou de Prestes nos anos cinquenta, substituindo picanha por filé. A UDN não muda e quer renascer, como um velho vampiro a ser recuperado por novos discípulos.

Lilli

Serra disse que tem afinidade com a Marina, como o PV? Mas vejo o que ele disse pra ela no último debate da Globo:

“Não use a sua régua para medir os outros. Se eu fosse usar a minha régua, eu diria que você e a Dilma têm muito mais coisas parecidas que qualquer outro candidato aqui. Você ficou no PT até há pouco, você estava no governo do mensalão, não saiu, você ficou lá como ela.”
Isso ele disse dia 30 de setembro. Será que ele já mudou de opinião?

    Baixada Carioca

    Lili, não se surpreenda se Marina manifestar seu apoio ao tucano. O que foi dito no primeiro turno, sobretudo no calor dos debates, não deve ser levado em consideração. O que vale agora é que Marina conseguiu cacife para vender caro o seu apoio. E os tucanos, como se sabe, não economizam para alcançarem os objetivos.

    luishernandes

    E o PT economiza? Nosso presidente – que eu apóio desde 89, quando sequer votava – está aí de mãos dadas com Collors, Sarneys e Jaders, carregando o PMDB (quanto custou esse apoio para o PT em 2006? Custará mais ainda agora), abafando escândalos dos seus aliados…

    Vamos discutir ideologia, vamos discutir eleições, mas não podemos nos iludir e achar que tem alguém bonzinho ali. Não tem. Todos venderiam as roupas pra estar no poder. Se tiverem que desdizer o que disseram semana passada ou abraçar o inimigo de ontem, abraçam.

    Concordo que o que foi dito no 1º turno não deve ser levado em conta. Mas o motivo da Marina não apoiar a Dilma não é que o PSDB vai "pagar mais" por esse apoio. É porque o grande empecilho para o ótimo (pelo menos até 2007) trabalho dela no ministério do Meio Ambiente era justamente a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Que não queria saber de licenças ambientais ou outras burocracias que atrapalhavam as tão vistosas obras de infra-estrutura. Afinal, nada é tão importante quanto o crescimento econômico – nem o futuro.

    O PV está mudando de cara, mas historicamente sempre foi uma espécie de PSDB "light". Por isso não duvido que apoiem o Serra, com ou sem o aval da Marina. Mas na minha opinião, não é isso que vai fazer o povo esquecer a melhora na qualidade de vida que sentiu nos últimos 8 anos.

    Baccko

    Cara, simplesmente não dá pra avançar sendo purista, sem observar as condições reais em q vc está, ou seja, "adaptação ao ambientte", com todos os riscos q isso traz. Lula nem seria presidente se insistisse em teorias e princípios, seanão aceitasse financiamento do capital. O PT andou pra trás? Sim. Tem um monte de safado no partido? Sim. Mas o Brasil andou pra frente. Nem o universo, nem a vida, nem as sociedades, nem a política são lineares. O q importa é avançar, nem q seja aos trancos e barrancos, tropeçando aqui e lá.

Bonifa

Infelizmente você tem toda a razão, mestre Azenha. E também tem razão o Gersão quando diz que estão criando um clima de vitória em torno de Marina e Serra, que poderá transbordar para a eleição. Acredito que seja necessária muiita calma nessa hora para pensar, mas também que seja necessária muita ação e emoção de forma imediata. Todos os eleitos devem se unir em torno da Dilma imediatamente e lançarem-se ao trabalho. Trabalhar, trabalhar e trabalhar!

Arlindo

Excelente análise. A angustia é que isso não é entendido pela população. O compelxo da direita se vale dos incautos para incrementar sua estratégia. Se a maioria é pobre, teoricamente eles nunca poderiam ganhar uma eleição. Independente da Marina, que sinceramente, só fala o óbvio, é limitada, a eleição vai ser definida em favor da maioria pobre porque os religiosos que em sua grande maioria são pobres tem sido os maiores beneficiados das politicas de inclusão implementadas ultimamente. É só mostrar isso na televisão.

Rafael

Nossa parece que quem terminou o primeiro turno com 15 milhoes de votos a mais que o segundo colocado e por pouco nao venceu no primeiro turno foi o serra. Nesse momento parece que o que foi feito pelo PT estava tudo errado. Esqueceram como foi 2006 com as mesmas boataria e no final das contas vencemos. Antes de começar o horário político ninguem imaginava que Dilma por pouco nao venceria no primeiro turno e teria 15 milhoes de votos a mais que serra. Essa fase é de empolgação para serra por nao levar uma derrota logo no primeiro turno. Deixa sentar a poeira que vai se confirmar Dilma com tranquilidade.

Lucas Cardoso

Concordo. De fato, o processo de submissão intelectual e tecnológica é até anterior. Vem ocorrendo desde o início do imperialismo, e se intensificou durante a Revolução Verde (quando o mundo foi submetido à Monsanto). No entanto, o problema não é a energia limpa, mas a falta de domínio nacional da tecnologia limpa. Assim como o problema não é o transgênico, mas a dominação das corporações transnacionais sobre os transgênicos.

Solução? Continuar a política do governo Lula de investir no ensino técnico e universitário. E subsidiar a tecnologia nacional, quando possível.

José Antônio Araújo

Caro Azenha:
Complexo Industrial-Militar!!! Um dos melhores livros sobre isso que eu li foi a muito tempo atrás, mais ou menos a 50 anos, que foi 'O Estado Militarista' escrito pelo jornalista Fred J. Cook. Esse livro ainda é bem atual para compreender tal Complexo Industrial-Militar denunciado pelo insuspeito Gen. Dwight Eisenhower. Considero que tal livro é imprescindível para quem quiser entender melhor a política externa norte-americana que ainda é totalmente ditada por esta aliança dos interesses industriais, sobretudo aos ligados à energia, que utilizam as forças armadas do país para invadir qualquer país que responda aos mesmos. Estão acima de qualquer outro Poder, incluindo a Presidência e o Congresso
Um abraço,
JAA

LUIZ HENRIQUE

Não acredito na historia de Marina roubou votos de Dilma ou de Serra. Há um percentual de revoltados que se opõe a tudo e a todos (tipo: não quero Serra nem Dilma), há também os evangélicos, confusos e mal informados, que reagem apenas quando induzidos pelos pastores ou companheiros de profissão de fé e que também votaram em Marina por ser evangélica e há também os fãs do discurso verde (que nem sabem bem o que é, mais acham “interessante”).
Marina foi terceiro lugar em seu próprio estado onde sempre morou e sempre se elegeu. Marina tinha, no Brasil, uma rejeição maior do que a de Dilma. Marina não tem discurso, não tinha proposta, viajava em jatinho de milhões custeados por empresários com um esquema bem claro, o mesmo esquema que elegeu Tiririca: usar uma figura famosa para alavancar seus interesses, financiando sua campanha de forma perfeitamente direcionada, a fim de confundir a população e levar a eleição para o segundo turno 9no caso de Tirirca eleger deputados pelo coeficiente).

Se não fizer nada neste momento, Dilma se elege tranquilamente no segundo turno. Eleita Dilma terá 52 senadores a seu favor contra 26 opositores e três independentes. Ou seja, domínio de 64% das cadeiras. Terá também a maioria dos deputados. O PT cresceu e a oposição toda encolheu. Dilma venceu em 18 estados e perdeu em apenas 8 (oito) estados. Se Serra ganhasse teria um Senado e uma Câmara de Deputados totalmente contrária.
Não adianta nada o Partido Verde apoiar Serra, o que vai acontecer com certeza: pois é uma legenda de aluguel e os seus empresários se entendem bem com outros empresários. Os empresários do Partido Verde são inescrupulosos que usam o partido para fazer marketing.
Não adianta Mariana declara seu voto a Serra, parte do eleitorado revoltado não irá votar em ninguém. Os evangélicos farão acordo com Lula, querem algumas vantagens e pronto! E os pastores dirão: Votem em Dilma meus cordeiros!!!. Os verdes sabem que Serra não tem escrúpulos, pretende trocar o atual vice, por outro vice verde. Não adianta!! a rejeição de Serra é a maior de todos os presidenciáveis.
Só se houver fraude Dilma perde, mas a militância do PT precisa agir para proporcionar uma derrota desclassificante em Serra.
Vale a pena, derrotar Serra, pois ele me causa náuseas, é hipócrita, chato, me lembra o Mr. Burns dos Simpsons. É muito mais que nojento chato e antipático, é um manipulador e é tudo que é de mais horrível em um político. Agh!! Vomitei!!!
Por Luiz Henrique Amorim

    Visitante

    O PMDB comporá o senado junto com o governo, seja ele PT ou PSDB. O Serra não estará tão sozinho assim… Precisamos de argumentos melhores do que esse para nào eleger o Serra. E são tantos… é só começar.
    Também acho de um crime a gente colocar o Serra como um pulha por ter aprovado o aborto. Pode-se até lembrar o fato, mas achincalhar com ele por isso é desrespeitar as muitas mulheres que votam em Dilma e que querem ter sim os seus direitos respeitados e alargados. Não precisa ter isso em plano de governo, mas montar campanha em cima disso??? Poxa, tanta coisa legal pra mostrar. Tinha era que mostrar a importancia de uma empresa como a Petrobras, mostrar o que o governo atual faz por e com ela, e o que o anterior fez. Falar de forma simples e objetiva, pois grande parte do eleitorado não sabe mesmo de nada. Informar a população já seria um grande serviço à campanha da Dilma. Não precisa nivelar por baixo a campanha. Se defender sim, entrar no jogo, nào.

ruypenalva

Se permanecer esse programa televisivo anódino, apolítico, despolitizado, desgrudado da realidade política real, Dilma poderá perder preciosos pontos e ainda levar a pecha de ser corrupta e a favor do aborto. A grande falha do programa de Dilma foi não defendê-la, deixar colar todo tipo de coisas na figura dela, fazer que não era com ela as denúncias. Quem já viu! Péssimo. Ou João Santana recebe assessoria de políticos e libera os intelectuais e estetas da equipe dele ou Serra com todo programa televiso feio vai tirando pontos de Dilma. Pelo amor de Deus, eleitor gosta do bateu levou. Manda João Santana parar de ler Kali Yuga e filósofos franceses decadentes, filosofia perene ou não. Política é mais embaixo. É chute nos quimbas. Política é tchaca tchaca na buchaca, avisa isso pro Risério também, manda ele parar de viajar na maionese de Merleau Ponty e se focar mais em Stalin, Trotsky, Lênin e de quebra em Tiririca. Ai cebola, o tempero de…

    Baixada Carioca

    Eu gosto do bateu-levou Ruy. Sou militante petista desde 1985, mas não gostei da performance da Dilma nos debates. Não rebateu, não respondeu, não soube sintetizar suas respostas. Ficou num blá, blá, blá numérico infindável. Quando tentava dizer com o que se comprometia, acabava o tempo.

    Maria Dirce

    perfeito baixada carioca
    A performance da Dilma foi precária, monótona chata, com aqueles montes de números não soube conversar com o leitor e talvez nem saiba.

Fabio_Passos

Só.

Peter Green e um clássico do Fletwood Mac:

"The Green Manalishi (With The Two Pronged Crown)"

"
'cause you're da green manalishi with the two prong crown
All my tryin' is up – all your bringin' is down
Just taking my love then slippin' away
Leavin' me here just tryin' to keep from following you
"
[youtube kTvKaLW5bu8 http://www.youtube.com/watch?v=kTvKaLW5bu8 youtube]

    deliciosasinecura

    Vamos perguntar para eles sua posição sobre direitos dos homossexuais:

    [youtube pXcPA_4xKlw&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=pXcPA_4xKlw&feature=related youtube]

    Aproveitando o vice "satanista" da Dilma para pedir votos aos headbangers!

    Fabio_Passos

    And by the way, if you see your mom this weekend, will you be sure and tell her…SATAN!! SATAN!! SATAN!!

    [youtube JYGoougMHSQ http://www.youtube.com/watch?v=JYGoougMHSQ youtube]

IV Avatar

Os militantes reclamaram que enquanto a mídia caia de pau com o caso Erenice o programa de Dilma na TV não se referia ao caso nem de longe, a não ser no dia 7 de setembro,quando colocaram Lula para alertar sobre tais ataques, o que fez a candidata cair ou parar de cair, não me lembro ao certo, mas ficou só nisso mesmo.

Para vcs terem idéia do quanto importante foi aquela intervenção de Lula, a única por sinal, no 7 de setembro, que ao conversar com uma pessoas simples, e ao tocar no assunto do caso Erenice, ele fez referência à fala de Lula assim "o Lula já falou que ele também foi atacado em 2006"

Uma pena que a intervenção de Lula neste sentido, a única por sinal, ocorreu somente no dia 7 de setembro.
Depois disso a impressão que se tinha ao assistirmos aos programas de Dilma era o de que a mídia não estava fazendo estrago com o caso Erenice, sendo que o partido cometeu a ousadia de reprisar programas vários dias ao invés de colocar o Lula descendo a lenha

Há uns 15 dias antes do dia da votação o Rodrigo Vianna alertou que o terrorismo religioso havia entrado em campo e que o mesmo faria um estrago na campanha de Dilma. O PT deu ouvidos? Parece que não. Gostaria de saber como funciona, em termos de internet, este elo PT x militantes.

Como vc disse, o Obama criou um site somente para isso, para rebater os boatos. Aqui nós ficamos sem saber o que fazer. A polícia não foi acionada até agora para rastrear os tais SPAM. Nós somos humilhados quando nos mostram estes conteúdos que, sabemos são crimes, ou seja, caso de policia. O PT já denunciou tais spamers à polícia?
Nãooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tudo bem, continuamos fazendo nossa parte. Já o PT, como diz o Azenha, está prá lá do Jurassic Pak…..rssss

    José Manoel

    TÁ NA HORA DE BAIXAR OS PODRES DAS PRIVATIZAÇÕES DO "BOCA DE CHINELO", AS OFF SHORES NAS BAHAMAS, OS SEGREDOS FISCAIS ABERTOS PELA FILHA DO NOSFERATU, O DINHEIRO DO PROER PARA SALVER O MARKA E O FONTE SINDAM, O PRIMEIRO DE PROPRIEDADE DO ESCROQUE CACCIOLA E OUTROS QUETAIS, PARA A CAMPANHA DO ZÉ CAIXÃO NAUFRAGAR DE VEZ. TÁ NAHORA DA MILITÂNCIA COMEÇAR A ENGESSAR O INIMIGO!!!!

Regina

Ótimo trabalho Azenha, como os textos postados.
Também ótima matéria hoje no jornal.

Rogerio

Obrigado Azenha. Até que enfim alguém disse com a mais pura elegância o que eu desejava dizer na mais conturbada da minhas iras.

Perfeito…

O que me revolta é a estupidez dessa gente que se acha muito esperta e engajada…

Taques

Azenha, acho que uma boa noite de sono lhe fará bem.

Neste artigo você viajou na maionese.

Saudações sinceras.

IV Avatar

Tinge por finge

IV Avatar

Hoje o Serra declarou no JN que é verde e que o PV é Serra.
De forma que o título desta postagem poderia ser também "a direitona se finge de verde, de olho no pré-sal"
Vocês nem entendaram a mudança que fiz na postagem, troquei a palavra tinge por vinge,
Tudo muito parecido, não é mesmo…rssss

Klaus

Dilma tem que tomar cuidado para não perder alguns votos do primeiro turno no segundo. Se, se, Aécio e Alckimin vierem com força na campanha, a votação de Serra em Minas e SP melhora muito. E ambos precisam mostrar força. Vamos ver…

    Baixada Carioca

    É só o que nos falta: perder votos também no segundo turno… Aí é f…!

vera oliveira

tudo isso que o Azenha escreveu faz todo o sentido, mas o que adianta se as massas ,a maioria não entende uma linha do que está escrito??fomos para o 2º turno ,não por causa da falta de carisma da Dilma,é por causa da ignorancia,a velha ignorancia ainda do povo e claro da manipulação da velha mídia.O povo tem que voltar aos bancos escolares pra aprender a lição mais importante,saber escolher seus candidatos,saber o que faz um deputado,um senador,um prefeito,um vereador

Márccio Campos

Parabéns! Azenha.
você resumiu muito bem – creio que "nunca antes na história…" de forma aberta ao público – todos os fatos que realmente "sempre fazem parte", seja lá qual for o assunto;

o que importa mesmo: grana e poder.

a direitona vai (ainda) fazer todo o possível para "surfar" na onda do pré-sal; pois – somente este projeto – vai garantir mais 12 anos de governo ao PT (4 com Dilma + 8 com Lula, o retorno!!) – já devidamente desenhados pelo novo Congresso.

e isto tem que ser impedido a qualquer custo (e haja gente pra financiar/compartilhar)…

o "velho" mundo está em fila em nossa porta (alguns com pires na mão e projetos "novinhos" pra vender; outros com grana e/ou muita ambição pra especular); querendo "renovar" os grandes contratos firmados há 16 anos atrás, já que foram todos muito "respeitados" até hoje…

do pouco que sei, quando do fim da "era-fhc", muitos caciques – de grandes plumagens – conseguiram boas representações de empresas de "know-how" (quase que exclusivo), pois sabiam que o país teria que comer em suas mãos (ao menos) durante algum tempo… (ter os contratos respeitados!!)…

e pensar que este "mundão véio sem porteira" ainda assiste à tantos crimes (Afeganistão, Iraque, Paquistão, Palestina, Irã, Honduras, Haiti…) com 'naturalidade'… … … apenas analogias só pra tentar "engolir" o segundo turno…

alea jacta est…

adilson (E agora?)

Muito bom Azenha!

E a Marina, que há pouco tempo era ridicularizada pela mídia, tratada desrespeitosamente como uma chata fundamentalista que travava tudo no M.A., agora é alçada a categoria de santa. Percebendo o inevitável naufrágio do tucano, a mídia correu rapidamente pra Marina em dois movimentos, um na direção dos jovens descolados – Marina é tendência! – e o outro, o mais inacreditável, que enrolou a senadora num celofane verde e ofereceu como um bombonzinho facilmente digerível pela elite conservadora, mais ou mesno como fizeram com o ex-Gabeira.

robledo

Acho que a Marina vai abrir as pernas e deixar "seus" eleitores votarem em quem quiserem. Acho que a Marina, dos 20 milhões de votos tem apenas um 5% deles, o resto é formado por serristas e dilmistas arrependidos e a multidão silenciosa que, na última hora, votou nela na boca de urna.

El Cid

… é bobagem o PT fazer um "acerto" com Marina e o PV. Esse apoio de Marina agora é insignificante. Marina não é a líder dos 20 milhões de votos que recebeu, muito menos o PV, um partido com muitos caciques e nenhum índio. Quem votou em Marina, guardadas as devidas e grandes proporções, o fez imbuído das mesmas razões de um eleitor do 'Tiririca". Um voto de protesto, de revolta, a busca de uma alternativa ou mesmo um achíncalhe e uma demonstração da insatisfação do quadro político atual.

Marina não tem esse poder que acham. (Príncipalmente a mídia). Mesmo se ela se pendurar na Dilma ou no Serra, a rigor isso não significará nenhuma transferência de voto. O eleitor da Marina não é ideológico. Votou nela por ser "diferente" e "novo" ou por ser menos "perigosa" que os outros candidatos. A graça disso acabou ontem.

Mais importante que buscar o voto dos supostos 20 milhões de "verdes" , o PT precisa ir ao encontro dos mais de 24 milhões que se abstiveram. Estes sim, uma base de eleitores muito maior e que poderá reolver o segundo turno com facilidade em favor da Dilma. Precisamos entender quais foram as causas desse número enorme.

Espero que o PT não cometa a tolice de correr atrás da Marina. Será perda de tempo, desgaste e muito pouco voto em troca. O PT só precisa aprender a se comunicar com o povo. E a se defender rápida e energicamente contra boatos e denúnicas falsas. Corrigindo os erros a vitória virá naturalmente.

    Gerson Carneiro

    Não é tão bobagem assim, não.
    O PIG já está enchendo a bola da Marina. Nos telejornais só deu ela.
    Está um clima de comemoração. Como se já tivessem derrotado a Dilma.
    Os tucanos agora estão aparecendo de gravata verde, e esse clima de vitória pode sim contagiar.

    Fernando Souza Jr.

    Pelamor de Deus, El Cid, não entre nessa conersva fiada. Não é hora de detonar a Marina ou fazer beicinho porque ela foi traíra. Esse é o jogo político e é preciso se submeter a ele. Desprezar alguém que recebeu 20 milhões de votos numa eleição é tão inteligente quanto desprezar a ação pesada que o PiG fará neste segundo turno. Para eles é tudo ou nada. É preciso saber dialogar com Marina sim. O eleitor deu um recado à Dilma e ao PT, dando 20 milhões de votos para a Marina pessoalmente, não são votos do PV do Gabeira ou do Penna.

    El Cid

    … creio que os méritos foram mais dela do que o Partido!

    repensar os fatos e as considerações, assim como caldo de galinha, não fazem mal a ninguem!

    rezende

    Concordo em gênero, número e grau com vc.

Haguiar

Brilhante!

Alder L. e Silva

Azenha, durante os últimos três meses eu venho tentando alertar o PT e a campanha da Dilma, sobre a necessidade de responder e mostrar com dados e números que esse governo não é um governo de bandidos, complacente com a corrupção e com a bandalheira, como mostrava a campanha do Serra. Ma o PT e muito menos a campanha da Dilma não se manifestava, deixando a impressão para boa parte da população que era aquilo mesmo que a campanha do Serra dizia, já que, quem cala consente. Não tenho a menor dúvida que essa associação da Dilma/PT com a corrupção, com os desmandos no governo, foi uma das principais causas da não eleição da Dilma no primeiro turno. Para a população, de um lado tem um homem que "oferece a população sua experiência, suas realizações e sua VIDA LIMPA". E do outro uma candidata acumpliciada com todo tipo de maracutaias. De um lado o Serra, quase "santo", e do outro Dilma e o PT, os "demônios".

    IV Avatar

    Percebi isso nos locais de votação, onde conversei com eleitores após a votação para não ser acusado de estar fazendo boca de urna, a despolitização é tremenda, por exemplo o cara vai votar de moto, de carro, entra com a chave do carro na cabine de votação, bens comprados por causa da política de Lula, dos créditos para o povo. Ai vai aqui o Zé Mané perguntar em quem o cara votou e ele responde que votou na Marina. Pergunto porque não na Dilma e ele responde "ah, ninguém nunca fez nada por mim." A despolitização é tão grande que ele não sabe que foi votar de carro por causa do Lula.

    IV Avatar

    Quer dizer, não sei se é despolitização por falta disso na campanha eleitoral ou falha na comunicação social do governo durante estes 8 anos de Lula, talvez as duas coisas, quer dizer, as pessoas acham que adoram o Lula porque ele(Lula) tem as pernas lindas, só pode ne.

    De forma que esta campanha do segundo turno tendo em vista o plebiscito de 31 de outubro forçará a uma maior politização e, com certeza, o eleitor que retornará às urnas será outro que não este que envergonhou-me neste 3 de outubro.

Carlos

Se o PT perder a eleição contra um candidato inespressivo, cheio de inimigos como Serra, de um partido com o historico do PSDB, será por UNICA culpa sua. Apesar da escolha de sua candidata, inespressiva politicamente, desconhecida do cidadão comum…O PT agiu com arrogancia de uma eleição que achava ganha. É bom baixar a bola, procurar o consenso com seus VERDADEIROS aliados, para seguir em frente. Há greves em instituições públicas por arrogancia e falta de credibilidade do governo, que age como um ditador, persegue e destroi sonhos e mundos de quem sempre o apoiou de coração e de graça. Acordem! Há muito em jogo para se ter soberba. Sejam mais humildes. O voto à Marina foi de protesto (e não só religioso) contra a arrogancia de voces. O pís precisa de consenso e humildade. ACORDEM!

    CARLOS ZÜRCK CRUZ

    … não acho isso não, cê leu a entrevista do LULA na " CARTA MAIOR", sereno, tranquilo, brando e conciliador, a reflexão de Emir Sader hoje é muito cristalina e elucidadora: "[…]a esquerda teve o melhor resultado eleitoral de sua história: Dilma em primeiro lugar, governadores no Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Sergipe, Acre, boas possibilidades no Distrito Federal, possibilidades ainda no Pará, e grande aumento da bancada no Senado e na Câmara."… E não foi? Abraços!

    daniel

    Ditador? Quantas cabeças de jornalistas ele pediu ontem?

Juçânia Facchin

Punto e Basta! Respeito o voto daqueles que ingenuamente acharam que votar em Marina, seria votar no novo, Tenho 50anos, sempre vejo as mesmas estratégias de quem detém o poder econômico do nosso país ,se valer de qualquer artíficio para nos manter sob sua chibata.

    Jairo_Beraldo

    Pelo que vi agorinha no Jornal na Record, foram os jovens que sabem tudo e os idosos que acreditam em tudo, os eleitores da Bláblárina.

Ivonildo Dourado

Acertou em cheio, vou um pouco além. Temos as obras de infra estrutura da copa do mundo e das olimpiadas. Tudo isso somado ao Pré sal da um bom caldo, pode ter certeza eles gostam de dinheiro. Não podemos vacilar é o nosso futuro que está em jogo

Fernando Souza Jr.

É por essas e outras que o horário eleitoral da Dilma tem de começar com uma pergunta clara: que projeto o brasileiro quer para seu país, que futuro quer para seus filhos e netos: a Petrobrás do Brasil e dos brasileiros, ou a Pretrobrax privatizada por dinheiro de banana, conforme o ideário demotucano?
Essas perguntas precisam ser feitas e mostradas às claras para o povão, assim como outros contrapontos:
Luz para todos x apagão e racionamento
Minha casa minha vida x CDHU
investivemtnoe valorização do servidor público x P.S.D.B. (PIOR SALÁRIO DO BRASIL para professores, delegados, policiais, serventuários da Justiça, etc.)
PROUNI e políticas de inclusão x governo que não investiu em educação e não construiu uma única universidade pública
E assim por diante. . .

Essa é a tal politização da campanha que faltou no primeiro turno e que precisa ser colocada na mesa agora.

Maique

Cadê o livro do Amaury Ribeiro Júnior?

    Miguel

    Sim, cadê?

    Gerson Carneiro

    Cadê o livro para quê? Qual o peso desse livro nesse momento?

    IV Avatar

    O plebiscito de 31 de outubro tem tambem este sentido:
    Publicar ou fazer o livro de Amaury virar pó?
    Para o livro sair vote SIM na continuidade da politica de Lula
    Vote Dilma

    Baixada Carioca

    O livro foi um blefe. Amaury é um blefe e o livro agora não serve pra nada. Quem tem que mostrar alguma coisa é Dilma e o PT. Ou age prontamente ou teremos o mais duros dos embates.

    Júlio

    Concordo com o companheiro ai que disse que o livro é um blefe. E digo mais: os tucanos estão completamente blindados contra qualquer acusação de corrupção, qualquer informação negativa em relação a eles é tratada pela mídia como dossiê ou quebra de sigilo. Se o PT acusa, o tiro sai pela culatra.

Donizeti – SP

Azenha, vão mudar o slogan da campanha do candidato da direita o Serra, agora será " SERRA É DO BEM ", e dá-lhe lavagem cerebral durante 30 dias na campanha eleitoral, devidamente repercutido na rede globo, veja, estadão e Folha.

E advinhe quem será " DO MAL " na campanha do segundo turno ? É claro que esse papel está destinado a candidata Dilma e aos petistas, a favor do aborto e de matar criancinhas, fcontra Cristo, fazendo dia e noite a cabeça dos eleitores carolas católicos e evangélicos.

Num ESTADO LAICO como o brasileiro, garantido constitucionalmente com ampla liberdade de crença e religião, vão tentar ganhar uma eleição para Presidente explorando crenças religiosas, preconceitos e os medos mais obscuros da mente humana!

Se a campanha da Dilma e a direção do PT e Lula não perceberem a armadilha que a direita demo/tucana/midiática está montando, coisa maniqueista tipo " Serra do Bem x Dilma do Mal " vão perder a eleição mais ganha da história, e o PT é muito lerdo para reagir e perceber as coisas.

Gerson Carneiro

Os tucanos hoje passaram a usar gravata verde. Podemos com tamanha desfaçatez?

Sinal VERDE para o Eike Batista.

mauricio gordo

e exatamente isto que esta em jogo.

Gerson

Plebiscito:

Você quer pagar com grãos ou com minério ?

A terceria via pode ser: Pagar com os dois e com a Amazonia.

william porto

Azenha, amigo, você tem razão, mas permita que um matuto de Arcoverde e Pesqueira, em Pernambuco, faça uma observação, A direita, cara, é mais competente que a esquerda. A esquerda é festiva, preguiçosa, deslumbrada e burra. Veja, amigo, que não há mais militante de esquerda, terceirizaram a militâsncia, se distsnciaram da juventude, igoraram os intelectuais … Ficamos apenas reféns das pesquisas, discutimos apenas estatística, defesa dos aloprados, e vibramos com os programas de João Santana na tevê. E tome artenga na blogosfera, Só. Esquecemos um contigente enorme de pessoas que pensa e que queria um debate diferente. Mass nós achamos que o carisma do Lula liquidaria a fatura no primeiro turno. Veja, Azenha, Marina ainda botou Caetano, Gil, Boff nos seus progrmas, nós subestimamos esse tipo de apoio, não covidamos o Chico e ouytros referenciais históricos da esquerda. Não buscamos os jovens. É preciso refletir sobre isso. Urgente. A direita é mais competente,E mais ativa, Infelizmente.

    @marisps

    É fácil ser competente com todo o aparato midiático trabalhando pra isso.

Emília

Azenha, aplausos para ti.

Deixe seu comentário

Leia também