A crise na Irlanda, segundo o New York Times

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

O discurso neoliberal é uma praga, que se espalhou em todo o mundo.

A Irlanda aceitou um pacote de ajuda financeira e se compromete a fazer profundos cortes em programas sociais.

Mas a culpa, ao que parece, está sendo atirada naqueles que terão os serviços sociais cortados.

Olhem só este parágrafo de uma reportagem do New York Times sobre o assunto. Primeiro, em inglês:

Ireland faces a stark choice between accepting cutbacks in popular middle class social programs or rejecting them and jeopardizing the rescue package, which would invite default. Most analysts expect that Mr. Cowen, whatever the condition of his coalition, will be able to pass the budget — even though it will have put into law such severe measures as a decrease in the minimum wage (one of the highest in Europe) and changes to the country’s generous child benefits.

Traduzindo:

A Irlanda está diante de uma escolha cabal entre aceitar cortes em programas sociais populares de classe média ou rejeitá-los e colocar em risco o pacote de resgate, o que provocaria moratória. A maioria dos analistas espera que o sr. Cowen, qualquer que seja a situação de sua coalizão, seja capaz de aprovar o orçamento — embora ele terá de tornar lei medidas severas como uma redução do salário mínimo (um dos mais altos da Europa) e mudanças nos generosos benefícios para as crianças do país.

Ou seja, o repórter do New York Times conseguiu em um parágrafo dizer que os irlandeses estão mal acostumados e merecem, mesmo, apertar os cintos. Especialmente as crianças. Só faltou dizer que elas estão balofas, de tanto “beneficios” governamentais.

Como diria o Paulo Henrique Amorim, o PIG é o PIG em qualquer parte do mundo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Vitor

Notícia no IG: 5 maiores bancos da Irlanda serão estatizados. Não é maravilhoso o capitalismo ? Quando os ricos ganham, o lucro é deles; quando perdem, o prejuízo é da "sociedade"…

Luiz Droubi

Pôxa Azenha,

Mirou no lugar errado. O PIG nos EUA é este: http://www.foxnews.com/

Quanto à Irlanda, leia o Krugman:
http://www.nytimes.com/2010/11/26/opinion/26krugm

Este sim é o New York Times.

    Mário SF Alves

    Luiz,
    Fui à página do NYT. Tá clara a sua percepção. Agora, sim, deu para sacar o que você quis dizer com o "este sim é o New York Times".
    Grato, Mário.

a barbosa filho

Dos 85 bilhões de euros agora emprestados pela Irlanda, forçada pela União Européia e FMI, e que podem chegar a 110 bilhões, sabe quanto será investido na sociedade irlandesa? Zero!. Tudo será para pagar dívidas com a banca internacional.
25 mil funcionários públicos estão sendo demitidos, os salários perderão 10%, a assistência sanitária aos idosos já habia sido cortada, nenhum investimento será feito em obras ou bem-estar social.
É a receita do FMI, que o Brasil sempre obedeceu e resultou na falência, várias vezes.
Realmente, a Irlanda precisa de um Lula. Aliás, Portugal e Espanha também: vão falir (para pagar bancos) no começo do ano que vem.

Zé das Couves

Ah, a falta que faz um Swift pra botar esses caras no lugar…
http://www.arquivors.com/umaproposta.htm

    Mário SF Alves

    Zé das Couves,
    Li parte do texto. Peraí, que coisa é essa? Foi pura ironia ou em 1729 o autor realmente preconizava aquilo?
    Obrigado,
    Mário.

Domngos

O Presidente LULA poderia dar umas ideias para a Irlanda sair da crise. Tem muita gente com inveja do nosso presidente.

Nathália de Tarso

No jornal da Record passou uma reportagem falando dos brasileiros que estão voltando da irlanda por conta da crise. Uma família, ao contrário, resolveu ficar por ter uma filho com paralisia cerebral que recebe todo o apoio do governo no seu tratamento, como fisioterapia, transporte, medicação, etc…Dar assistência a uma criança com necessidades especiais ou às outras para que cresçam e desenvolvam seu potencial é o que causou a crise na Irlanda? Jesus…

Yamamoto

Vejo essa crise como um fato de extrema importância histórica. Ela marca:
1 – O início da construção de uma nova ordem mundial, com a queda do império americano e europeu, tendo como centro os países emergentes.
2 – O último suspiro do neoliberalismo (já vai tarde!!!).
3 – Valorização dos países pobres (a China investe imensamente neles, tornando-os mercado ativo).
4 – Fortalecimento da América Latina, onde se desenvolveu massivamente governos contrários as políticas direitistas que causaram essa porcaria.

Ronaldo

Isso é nojento!!!!!

João R.

A receita é clara…cortem o leite das crianças, pois o mercado precisa continuar lucrando.

    Ricardo

    falou tudo !!

    em uma frase, resume-se o pensamento neoliberal.

    parabéns pela síntese

    cordiais saudações

    Ricardo
    Recife

Flavio Lima

Os irlandeses estão precisando desesperadamente de um Nestor Kirchner.

LUCAS PEREIRA

AH, A MEGALOMANIA DOS AMERICANOS…
A verdade está sempre do lado deles, é impressionante.
Mas será que ESTA VERDADE sobre a ida à lua um dia vem à tona? http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2010/1

dukrai

pobre Irlanda, os banqueiros botaram o dinheiro no bolso e deixaram a conta pendurada.
revolution já, moratória e o euro, junto com a nazista Angela Merkel, que se explodam.
foi só um desabafo, o povinho já está fazendo as malas. a gente podia fazer um movimento de boas vindas, em vez de Nova Iorque, São Paulo ou Rio de Janeiro. BH eu não recomendo, roça demais.

Ivonete

No fundo mesmo, esse é discurso de bandido.

Leonardo

PiG is PiG anywhere….

Alex

ah, e dizer que há menos de 20 anos atrás diziam que a História havia acabado; que o triunfo do capitalismo era definitivo; que as experiências socialistas estavam todas fadas ao fracasso; que não havia mais luta de classes…é, mas a vida é dinãmica e a roda da História, mesmo que a contragosto de alguns, continuou a girar…o que se coloca agora é que todas essas crises sucessivas, de espectro amplo e desfecho incerto, tendem a acirrar os tensionamentos entre as nações, num momento delciado, onde a hegemonia ianque entra em declínio e novos atores entram em cena…há coisas bem mais graves do que desequilíbrios comerciais, fiscais e orçamentários em xeque e as lições que a História nos apresenta indicam tempos difíceis para a civilização…

    Mário SF Alves

    "Há coisas bem mais graves do que desequilíbrios comerciais, fiscais e orçamentários em xeque e as lições que a História nos apresenta indicam tempos difíceis para a civilização…" Ah! Há, sim, Alex. Veja por exemplo [e com temor]: http://www.outraspalavras.net/2010/03/26/como-o-a
    Hay que resistir!
    Abraços,
    Mário.

Fred Oliva

Enquanto o mundo continuar a se informar através desta mídia comprometida com interesses de minorias exploradoras, não há como mudar a situação. Os pilantras preparam o golpe, a mídia doura a pílula e quando a bolha estoura, joga-se a conta no colo do povão…

Não é por acaso que essa gente detesta tanto Lula…

Augusto

Os caras são financiados pelo sistema, se retroalimenta desse sistema. Não se poderia esperar outra coisa, poderia?

Wanderson Brum

A Inglaterra é a próxima da fila está aproveitando o a crise na vizinha para camuflar o seu rombo monumental, quando bomba estourar…Deus salve a rainha!

Rafael

Essas crises eu não consigo entender. Na Irlanda, para aceitar o pacote de "ajuda" terão de reduzir salários, cortar direitos trabalhistas e previdenciário. Então eu me pergunto: é por causa desses direitos que a Irlanda quebrou? Alguém que conheça de economia poderia dizer se é por causa dos gastos área social, do salário mínimo, previdência que os países da europa estão quebrando?
E quero ver no futuro se bancos vão continuar faturando alto. Quero ver qual será o comportamento dos europeus quando bancos e empresas que se beneficiaram com a crise anunciarem altos lucros. Ou será que retornará, recuperará os direitos que agora setão sendo subtraídos.

Sergio F. Castro

O problema é que os governos que aplicam estes "remédios amargos" estão cometendo suícidio eleitoral, sua oposição vai ganhar as eleições, estas podem ser cumplíces do jogo neoliberal (infelizmente uma possibilidade), ou podem partir para a ruptura (abandonar o Euro, moratória, etc…), são nestas horas que os neoliberais acham a demoracia (tal como Serra deve estar achando) uma "coisa horrorosa"…

Roberto Locatelli

Como disse o cineasta estadunidense Michael Moore, o capitalismo "não pode ser regulado, tem de ser simplesmente eliminado e substituído por um sistema mais justo."

Cada fase da evolução da humanidade teve um sistema econômico próprio: economia agrícola primitiva, depois feudalismo, depois capitalismo.

o problema é que a parte privilegiada da humanidade (menos de 10%) não aceita que o sistema que a beneficia seja substituído. E essa elite faz a cabeça de boa parte da humanidade para que também rejeite qualquer evolução.

    assalariado.

    Locatelli,se não for por evoluçao será por revolução,mesmo porque,a história da luta de classes nos mostra que,a derrubada/ passagem de um regime economico para o outro sempre foi de forma violenta,justamente porque nas sociedades passadas,como nesta,a classe dominante e exploradora do povo nunca deixaram/ deixarão o poder numa boa.É como sempre digo por aqui,o parto da criança socialista será dolorido,ou seja,o nascimento do socialismo será obra dos próprios explorados.Como disse Karl Marx : "a burguesia produz os seus próprios coveiros,…"

augustinho

porque nao disseram isso aos alemaes, franceses, suecos ?

sergio

O NYT pertence a Carlos Slim, o Dantas do México, queres o quê?

Luis Armidoro

Azenha, tudo bem?

O PiG tenta segurar o sinsitro Meirelles de qualquer modo no BC: ler "reporcagens" dizendo que este camarada é o responsavel pela travessia tranquila que o Brasil faz durante a crise é insultar a inteligência, porque este camarada quase afundou o Brasil com suas bruxarias neoliberalóides. Um dos maiores crimes de Lula foi ter terceirizado o BC para o neoliberalismo, e a Dilma faz bem em dar um bico neste sujeito; que deveria é responder por alguns problemas "fiscais" que foram sepultados com sua conversão ao status de ministro

José Manoel

Azenha: e assim esses fdp`s neoliberais vão quebrando o mundo! A equação é simples: eles arruinam um país e depois esse país tem que reccorer aeles ($) e ficam na mão deles, tendo que fazer cortes na área socia, como semprel!!!!!! Sói o socialismo salva o mundo!!!!!!!!!!!!!!

silvio

azenha, este não é o discurso neoliberal. Esta é a lógica capitalista que no fundo, no fundo, filosoficamente, privilegia o indivíduo e seus interesses egoístas em detrimento da coletividade. Competição, maximização de benefício aos esforçados e o micro mais importante do que o macro.

ana cruz

No capetalismo as crianças, os velhos e as mulheres são os primeiros e únicos a serem sacrificados para que a banca internacional continue ganhando no cassino com a agiotagem. O PiG trata de fazer a lavagem cerebral no povo para que os cordeiros aceitem o sacrifício no altar do mercado.

    Jair de Souza

    Estimada Ana, concordo quando você diz que crianças, velhos e mulheres são os primeiros a ser sacrificados. Mas, seguramente, não são os únicos. Toda a classe trabalhadora acaba pagando, e até mesmo a classe média.

Frugalista

Nao concordo. Assim, voce e muito condescendente com a imprensa do Brasil. A imprensa brasileira e hors-concours, em especial no quesito defesa dos interesses e soberania nacionais.

Flávio Z

Quero ver quando a bomba relógio explodir nos EUA, o que os americanos, muito mal acostumados como são, dirão. No dos outros é refresco.

Em tempo, com o Bolsa Família, o Lula mirou um passarinho (a fome no Brasil) e acertou um elefante (a saúde financeira, social e moral do país). Graças ao nosso mercado interno teremos alguns anos, espero, de bonança em meio a tanto terror no exterior.

    Alex Mendes

    O pres. Lula não mirou um passarinho (a fome no Brasil) e acertou um elefante. Desde o início os programas foram pensados para acertar o elefante (a saúde financeira, social e moral do país).

    A idéia do Bolsa Família iniciou-se por grupos de estudos na ONU e em vários países, Brasil inclusive. A semente aqui é o "imposto de renda negativo" de Eduardo Suplicy. Foi implantado primeiramente no governo do DF, por Cristóvam Buarque de Hollanda (PT). A PiG tenta manipular a população dizendo que quem criou o Bolsa Família foi o FHC.

    Desde o início a idéia do "imposto de renda negativo", que depois evoluiu no Bolsa Família, foi de que o aumento das rendas e a inclusão dos pobres gerariam maior riqueza, inclusive beneficiando as demais classes sociais. E é assim que está ocorrendo, como planejado! Não foi nenhum acidente, meu caro.

    Basta ver as entrevista de Suplicy de 20 a 25 anos atrás. Suplicy era motivo de chacota nos PiG-comentaristas econômicos!

    O problema do Brasil é que a PiG manipula e mente tão descaradamente e com tanta freqüência que a mentira acaba parecendo verdade.

    Mário SF Alves

    Bravo! Alex.

Pedro Soto

Asfixiar os irlandeses à vontade pode.
O que não pode é deixar de cortar os impostos dos milionários americanos.
O fracassado neo-liberalismo apanha, apanha e não se emenda.

Iuri

Azenha,
e o pior de tudo é que o texto ainda por cima é mentiroso nos supostos "benefícios".
A Irlanda é um dos países da OCDE que menos investe em políticas de bem estar social, a falta de berçarios públicas faz a Irlanda ser o país da Europa com a menor proporção de mulheres com filhos de até 5 anos no mercado de trabalho, segundo em desigualdade de renda entre países da OCDE e por aí vai. (Fonte: Celtic Tiger in Collapse, de Peadar Kirby).

    klms

    exatamente isso que odeio em matéria jornalistica, falta de dados mostrada como algo já sabido nao se sabe por quem ou para claramente apoiar uma opiniao ou tendencia. Mas qual é o valor do salario minimo irlandes? e dos outros países europeus? quais sao esses gordos beneficios às crianças. Ou os jornalistas de tais auto-aclamados jornais de qualidade não sabem fazer matéria ou é deliberada renteção de informação para manipular a boaiada. fdps.

assalariado.

As receitas de como a burguesia do capital enfrenta as suas crises são sempre as mesmas.Usam sempre o mesmo remédio,ou seja,quem paga são sempre os assalariados.Foi a partir dos problemas das crises ciclicas do capital que as elites passaram a admitir alguma planificação retalhada,não global.Mas acima de tudo,planificação da recessão,enfrentando o absurdo da pobreza na abundância,o capitalismo traça planos. O plano é acabar com a abundância,planejam a escassez,sua intenção é desaquecimento e estagnação de certos setores da economia,desde que,leve ao desemprego e rebaixamento dos salários que,por sua vez, leva a desvalorização da força de trabalho,e,portanto,a recuperação da taxa de lucros.Governos burgueses por estes e outros meios procuram fazer com que os trabalhadores paguem os custos da crises do capital. Alias,esta é a formula do FMI que se desdobra em três,a saber: 1)arrocho salarial para conter a infação; 2)desvalorizar moeda para exportar mais/importar menos;3)cortes despesas publicas:saúde,educação,….

Polengo

A culpa sempre é atirada em quem não tem culpa.

E quem atira, cada vez mais me parece, são os PIGs, pra ocultar a própria.

Zeca Moraes

É a velha estratégia de privatizar os lucros e socializar os prejuízos.

isaias

Por essas e outras que 1º muno está ficando cada vez mais parecido com 3º mundo.

José Vitor

"Mas a culpa, ao que parece, está sendo atirada naqueles que terão os serviços sociais cortados."

Na época da crise do subprime os radicais de direita culparam o governo americano, e não o setor bancário/financeiro responsável pela crise. Aqui no Brasil esse comportamento alucinado é visível especialmente nos "von misianos", um pessoal tão dogmático e radical quanto o mais ferrenho neo-pentecostalista…

Deixe seu comentário

Leia também