por Conceição Lemes
O principal cenário da “denúncia” da Veja desse final desse final de semana é o Hotel Naoum, em Brasília. Nele, segundo a revista, José Dirceu tem um “gabinete” instalado, onde “o ex-ministro recebe autoridades da República para, entre outras atividades, conspirar contra o governo Dilma.”
A matéria traz uma sequência de dez fotos tiradas do andar em que fica o apartamento de José Dirceu. Numa delas, aparece o próprio. Nas demais, ministros, deputados, senadores que lá estiveram. Por isso, entrevistei há pouco Rogério Tonatto, gerente geral do hotel.
Viomundo — No seu ramo de negócio, privacidade é vital. A do Naoum, porém, foi quebrada com a reportagem da Veja. O senhor não teme que, por isso, clientes deixem de se hospedar no seu hotel?
Rogério Tonatto — Eu não acredito, não, porque todo mundo conhece a nossa respeitabilidade. O hotel tem 22 anos, é considerado o melhor da cidade. É o hotel que mais recebeu comitivas oficiais em todo o país, da Princesa Diana a Fidel Castro. São mais de 150 comitivas oficiais.
O que foi feito aqui é uma coisa criminosa, que a gente repudia. Nós estamos realmente chocados, pois temos uma história muito forte com a cidade. Não vamos deixar que episódio isolado como esse abale o nome do hotel.
Viomundo – Acha mesmo que não vai ter repercussão na sua clientela? As fotos exibidas na Veja demonstram que a privacidade do seu cliente está em risco.
Rogério Tonatto – A privacidade de clientes está sob risco em qualquer lugar do mundo. O que fizeram no hotel é um crime. Aliás, muitos clientes têm-nos ligado para prestar solidariedade, dizendo que o hotel não merece isso.
Viomundo – O senhor sabe como foram feitas as imagens?
Rogério Tonatto — A gente não sabe ainda com certeza, pois a questão está sob investigação. A nossa suspeita é de que essa câmera foi plantada. Achamos que não saíram do circuito interno do hotel.
Viomundo — Não saíram mesmo do circuito interno?
Rogério Tonatto — Nós estamos investigando. Mas tudo indica que não. Até porque a maioria dos nossos funcionários tem muito tempo de casa, são pessoas comprometidas com o hotel. Eu sinceramente não acredito que possa ter saído de forma inconseqüente do hotel. Nisso, a gente está bem tranqüilo.
Já falamos com todos os funcionários, a começar pelo pessoal de segurança. Está todo mundo muito chateado, muito perplexo. São pessoas que têm um carinho muito grande pelo empreendimento. Você não tem noção do que a gente realmente está passando…
Viomundo – É possível dizer com 100% de certeza que as fotos não foram tiradas do seu sistema de segurança?
Rogério Tonatto – Neste instante, não tenho condições de precisar 100%. A principal hipótese é a de que uma câmera tenha sido plantada no hotel. A gente trabalha mais com essa hipótese.
Viomundo – A sua equipe tem condições de avaliar se as imagens saíram ou não do circuito interno, não tem?
Rogério Tonatto – Tem, sim, e já detectaram algumas diferenças em relação às fotos publicadas. Por exemplo, são horas diferenciadas em relação às presenças das pessoas citadas. Mas isso a Polícia Civil de Brasília e a Polícia Federal estão apurando. Agora, é precipitado eu falar mais coisas. Não quero atrapalhar a investigação. O que eu posso dizer é que vamos apurar todo esse delito até o final.
Viomundo — Tem ideia de quem teria filmado o andar do apartamento do ex-ministro José Dirceu?
Rogério Tonatto — Não temos a menor ideia. Sabemos que um repórter esteve lá, que tentou invadir um dos apartamentos. Prontamente nosso staff não deixou. É um staff bem preparado, conseguiu detectar a tentativa de invasão. Demos queixa na polícia. Enfim, tomamos todas as medidas que medidas que tem de ser adotadas nessas circunstâncias.
Esse é um caso que tem de ser apurado pela polícia especializada, porque a gente não compartilha com esse tipo de conduta, independentemente de quem seja o cliente.
Viomundo – O senhor disse que a Polícia Federal está apurando o caso…
Rogério Tonatto — A Polícia Federal foi acionada, está tomando providências, já está no caso, assim como a Polícia Civil. Elas já estão no encalço de quem cometeu esse crime. Nós estamos trabalhando em todas as frentes para que ele seja solucionado o mais rapidamente possível.
Viomundo — Que medidas o hotel vai tomar em relação à Veja?
Rogério Tonatto – Amanhã às 9 horas da manhã já temos uma reunião agendada com os nossos advogados. Neste momento, não tenho condições de dizer se a gente a vai processar a Veja. Não sou competente na área, preciso de orientação jurídica sobre as medidas a serem tomadas.
Viomundo – Quem vai pagar os prejuízos do hotel, já que a imagem dele foi manchada?
Rogério Tonatto — Nós estamos realmente indignados e preocupados com tudo isso. Mas uma coisa garanto: alguém vai pagar. Não sei lhe precisar quem neste momento, mas alguém vai pagar. Vamos tomar todas as medidas para que esse episódio não fique impune. Nós estamos muito seguros da nossa importância. E o hotel não merece um espetáculo criminoso como este.
PS do Viomundo: Alguns leitores perguntaram a mim, Conceição Lemes, nos comentários, sobre a Polícia Federal já ter sido acionada no caso do Hotel Naoum, já que o gerente do hotel teria dado informação diferente a outro site. A minha entrevista com o senhor Rogério Tonatto foi feita no domingo, no final da tarde. Ela está gravada. Nela, além de dizer que a PF tinha sido acionada, Tonatto afirma que ela já estava no caso.
Leia também:
Devanir Ribeiro: “Aonde vamos parar com esse jornalismo tão podre, tão mentiroso?”
Zé Dirceu: Repórter da Veja cometeu crime
Denúncia sofre de um problema cronológico
Evitar que os cidadãos pensem é uma tarefa permanente da mídia


[...] comunicado à Polícia Civil e está sendo investigado. A direção do estabelecimento afirmou, em entrevista ao blog Viomundo, que que as imagens veiculadas pela revista provavelmente não vêm do circuito interno do hotel. [...]
[...] Polícia Federal já está no caso Veja/Hotel Naoum [...]
[...] Uma entrevista com o gerente do hotel Naoum [...]
Meu comentário de dois dias atrás recebeu várias avaliações negativas, mas nenhuma resposta. Gostaria que alguém respondesse para mim. Talvez eu conseguisse compreender onde está o erro de meu raciocínio.
[...] comunicado à Polícia Civil e está sendo investigado. A direção do estabelecimento afirmou, em entrevista ao blog Viomundo, que que as imagens veiculadas pela revista provavelmente não vêm do circuito interno do hotel. [...]
[...] comunicado à Polícia Civil e está sendo investigado. A direção do estabelecimento afirmou, em entrevista ao blog Viomundo, que que as imagens veiculadas pela revista provavelmente não vêm do circuito interno do hotel. [...]
[...] comunicado à Polícia Civil e está sendo investigado. A direção do estabelecimento afirmou, em entrevista ao blog Viomundo, que que as imagens veiculadas pela revista provavelmente não vêm do circuito interno do hotel. [...]
O problemla é o seguinte: durante os oito anos do governo do 'iluminado', também conhecido como 'principe dos sociólogos', a revista Carta Capital, considerada de oposição, não recebeu um 'tusta' (PHA) do governo Federal. Porque os governos Lula e Dilma têm que deixar esses canalhas mamando nas têtas gordas das verbas publicitárias do governo??? Se quisessem fechar esse esgoto, o governo já teria feito. Bastaria estancar a sangria de recursos públicos para esses parasitas e ninguém aqui estaria agora discutindo mais esse crime praticado por esse pasquim de quinta categoria. O senador álvaro botox barbie dias defende esse lixo, e tem razão. Afinal, os iguais se entendem.
Trabalho no cartório do primeiro ofício civel de Pinheiros (SP) e ali correm vários processos contra a Veja e a editora Abril. E o que acontece? Nada, porque eles ainda se sentem seguros a ponto de fazerem esse tipo de "reportagem". O bolso – e as verdinhas dentro dele – não é problema pra essa gente!
[...] gerente do hotel Naoum, onde ocorreram eventos dignos de folhetim de suspense. À tardinha, o site Viomundo publica nova entrevista do mesmo [...]
[...] Uma entrevista com o gerente do hotel Naoum [...]
Ratos contratados pela veja invadem a privacidade das pessoas. Desta vez foi do Zé Dirceu manhã pode ser de qualquer cidadão.Invasão de privacidade é crime ou mudaram as leis só para veja exercer seu jornalismo sujo.Não vi nenhuma reportagem falando do assunto na tv,porque será??????? não repercutiram nada.Desta vez deixaram a veja a ver navios.
CARTA ÀS ESQUERDAS (por Boaventura de Sousa Santos)
Sábias palavras do renomado sociólogo português. http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2011/0…
Até vc, Azenha, defendendo o Dirceu?
A gente não pode deixar de reconhecer que certos setores têm mesmo de ficar chateados. Não fosse a VEJA, a Dilma presidente teria carregado Erenice Guerra para um cargo de primeiro escalão; Alfredo Nascimento e os 25 demitidos estariam no Ministério dos Transportes; Wagner Rossi e aquele lobista que bate em jornalista continuariam no Ministério da Agricultura; Dirceu tocaria em paz o seu governo paralelo e clandestino… Isso para citar casos recentes.
Assim não dá, VEJA!
Se a revista continuar a fazer jornalismo, o país corre o sério risco de vir a ser decente um dia. (R.A)
Conceição, o Brasil 247 fez nova entrevista com o gerente e agora a história é que a PF ainda não foi acionada, a decisão de acionar será depois de a Polícia Civil concluir a perícia das imagens, que já concluiu que as imagens não são da câmera do hotel, como já adiantara o LEN.
Entreouvido num restaurante chique de Brasília:
"Pô, dona Rataz Ana da Abril, mas logo no meu hotel, pô !?!?!?"
"Poxa, seu Nahoun, procura compreender, a gente queria entrar lá no quarto só para fazer umna revista, pô!"
Conceição, o Brasil 247 fez nova entrevista com o gerente e agora a história é que a PF ainda não foi acionada, a decisão de acionar será depois de a Polícia Civil concluir a perícia das imagens, que já concluiu que as imagens não são da câmera do hotel, como já adiantara o LEN.
Tens, por um acaso, confirmação da PF sobre se ela está ou não no caso?
H.C.Paes, quem disse que a PF já havia sido acionada e estava no caso foi o próprio gerente do hotel. Tenho a entrevista gravada. abs
H.C. Paes, a minha entrevista com o senhor Rogério Tonatto foi feita no domingo, final da tarde, e está gravada. Ele disse que a PF já tinha sido acionada e estava no caso. Vou questioná-lo, de novo. abs
Sim, Conceição, não estou duvidando de ti, mas sim da coerência do que o gerente diz. Por isso acho que, melhor do que perguntar novamente a ele, seria melhor tentar apurar junto à própria PF.
.
.
Para o senador Humberto Costa (PT-PE), matéria da 'Veja' com informações que teriam sido obtidas clandestinamente, "evidenciou a necessidade de se discutir os limites de iniciativas de órgãos de imprensa danosas à imagem de pessoas públicas"
SENADO FEDERAL
PLENÁRIO / PRONUNCIAMENTOS
29/08/2011 – 17h40
O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou, em discurso nesta segunda-feira (29), que a matéria publicada pela revista Veja no último fim de semana, com informações que teriam sido obtidas clandestinamente, "evidenciou a necessidade de se discutir os limites de iniciativas de órgãos de imprensa danosas à imagem de pessoas públicas", a partir de "acusações vazias, falaciosas, lançadas a partir de dados que nada expressam". Segundo disse, não se trata de cercear a liberdade de expressão, mas sim "pôr fim a eventos em prejuízo aos limites da ética jornalística".
Reportagem da revista Veja acusa o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, de manter um gabinete paralelo em Brasília, visando influenciar e até conspirar contra o gestão da presidente Dilma Rousseff. O material mostra encontros de José Dirceu com parlamentares e figuras importantes do governo.
- Sob o falso pretexto de jornalismo investigativo, a revista provavelmente cometeu ato ilegal com a tentativa de invasão de domicilio, conforme será esclarecido em inquérito em curso na Polícia Civil do Distrito Federal – disse.
A direção do Hotel Naoum, onde José Dirceu se hospeda e recebe políticos, registrou em boletim de ocorrência a tentativa de invasão do quarto em que se hospeda o ex-ministro. Segundo a acusação, o repórter teria, por duas vezes, tentado entrar no quarto, primeiro enganando uma camareira e depois se passando por outra pessoa, afirmou o senador.
Também se desconfia que outros crimes possam ter sido cometidos, entre eles, o suborno de funcionários ou a instalação ilegal de grampos no sistema interno de TV que garante a segurança do local, disse Humberto Costa. A desconfiança se sustenta no fato de a revista ter publicado imagens do circuito interno em preto e branco, sendo que o sistema do hotel gera imagens em cores. Com as evidências de espionagem ilegal, a direção do Naoum anunciou que também irá acionar a Polícia Federal nas investigações, disse ainda o líder do PT.
- A democracia conquistada neste país é um bem precioso, mas ela também vem acompanhada de outros valores: a apuração minuciosa dos fatos, a partir de provas contundentes e de resultados de investigações já feitas, é necessária antes de se lançar qualquer acusação sem cabimento contra qualquer pessoa: homem público, cidadão ou cidadã – argumentou Humberto Costa.
A matéria publicada pela Veja neste fim de semana afirma que, em um "gabinete paralelo", José Dirceu despacha com parlamentares e figuras importantes do governo Dilma Rousseff e teria o objetivo de conspirar contra a gestão da presidente.
Da Redação / Agência Senado
http://www.senado.gov.br/noticias/para-humberto-c…
[...] Uma entrevista com o gerente do hotel Naoum [...]
É por estas e outras que sou a favor de Hugo Chaves e Cristina Kirchner. Dois presidentes que tiveram a coragem de enfrentar a imprensa marrom dos seus países. Não se trata de cercear a liberdade da imprensa, mas sim de não mentir, não dar golpe, não trabalhar com interesses próprios e de aliados canalhas. Aqui no Brasil temos alguns órgãos de comunicação que merecem perder suas concessões: Globo, Band, SBT, Folha, Estadão, RPC e Veja, dentre outras. O jornalismo é uma das profissões mais importantes na vida dos cidadãos, pois é por ele que as pessoas são bem ou mal informadas. Uma mentira destrói uma vida e uma reputação.
Aqui no Paraná o jornalismo é uma brincadeira. São os mesmos “aliados” em vários meios de comunicação. Onde estão os novos ? Onde está o contraditório ? Se não fossem os blogs como este, nós não teriamos opção. Seriamos todos alienados da RPC, CBN, Rede Massa, Banda B, etc. O mesmo jornalista está em vários destes meios. A Joyce está se achando o máximo. O Airton Cordeiro (aposentado há anos como Deputado com um mandato) parece o professor dos professores. O Wille e o Mazza são ervas daninhas aos novos jornalistas. E tudos estão dentro dos mesmos grupos de comunicação que têm “afinidades” com o grupo político que domina esta cidade (e agora o Estado).
Ontem à noite apareceu uma propaganda da cidade modelo (modelo de quê ?) no horário mais nobre da televisão brasileira – Fantástico, que não vejo mas peguei por acidente ao trocar de canal. Agora eu pergunto: Qual o benefício desta propaganda a nós cidadãos que andamos em ruas esburacadas, postos de saúde sem médicos e remédios (com espera mínima de 6 horas), escolas que enganam que ensinam, falta de creches, etc ????
Quando acabará esta promiscuidade ? Quando o povo souber escolher, não deixar se enganar e não trocar sua cidadania por cobertores.
Não vejo perspectivas de melhora enquanto estes jornalistas não tiveram compromisso com a verdade e com seu juramento profissional. No Requião eles batiam, e batem, a qualquer momento. É que ele teve a coragem de enfrentar esta imprensa mafiosa e lhes cortou a teta fácil das propagandas,
além de juízes que não merecem o cargo que detém.
NO Brasil o PiG trata CONCESSÕES como se fossem o quintal da casa da nonna e fica por isso mesmo, porque o governo federal não tem coragem de enfrentá-lo. Pobre Brasil.
Boa noite.
Saiu há pouco no Conversa Afiada:
Imagens da Veja não são do hotel. Aumenta o detrito na maré baixa.
O PHA colheu as informações via Brasil 247 e as publicou em seu blog, por sugestão do navegante Luis Claudio.
Acesso Brasil 247:
http://brasil247.com.br/pt/247/midiatech/13455/Imagens-divulgadas-por-Veja-n%C3%A3o-foram-feitas-por-c%C3%A2meras-do-Hotel-Naoum.htm
Notícia no CAf:
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2011/08/29/imagens-da-veja-nao-sao-do-hotel-aumenta-o-detrito-na-mare-baixa/
Morvan, Usuário Linux #433640.
Aiaiaiaiaiaiaiaiai.
Meus sais.
Ô revistinha abestada! E o pior é que a danada “mesmo não tendo nenhuma credibilidade” pauta como ninguém a presidenta. Nem Lula consegue da presidenta o que a “Óia” consegue. Foram as reportagens dela que fizeram a Dilma dar um sonoro pé na bunda de 4 ministros. E agora será o chefe de quadrilha que será desalojado do quarto 5 estrelas do hotel de Brasília, que é pago por gente envolvida até o último fio de cabelo com negócios do governo.
O governo está pautado pelo Consórcio PiG, incluindo Mr. Tavinho.
Esse negócio de "chefe de quadrilha"; "pago por negócios do governo" sem provas pode dar cadeia, você sabia?
Para Pedro Soto
Os dois primeiros a serem presos serão então Antonio Fernando de Souza ex-Procurador Geral da República que em sua peça de acusação de 2007 tachou Zé Dirceu de chefe de quadrilha, e o atual Procurador Geral da República Roberto Gurgel que em julho deste ano endossou a o despacho do seu antecessor
.
.
Já nas bancas
O CRIME DA REVISTA VEJA NO HOTEL NAOUM
<img src="http://2.bp.blogspot.com/-PfIhoRLwRRc/TlhPKAks_QI/AAAAAAAAH3A/mGLvyrbxMgM/s1600/Terra_Brasilis_Hotel_Naoum.jpg">
BOLETIM DE OCORRÊNCIA POLICIAL
Em 3 páginas:
http://3.bp.blogspot.com/-bO1Y1MWL9ww/TlhGXvXT6KI…
http://2.bp.blogspot.com/-7YIqZP38HGI/TlhGY2f30XI…