VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Serra prometeu a petroleira americana mudar regras do pré-sal

13 de dezembro de 2010 às 08h41

Petroleiras americanas eram contra novas regras para pré-sal

por JULIANA ROCHA, Folha.com
DE BRASÍLIA

As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.

É isso que mostra telegrama diplomático dos EUA de dezembro de 2009 obtido pelo site WikiLeaks (www.wikileaks.ch). A organização teve acesso a milhares de despachos. A Folha e outras seis publicações têm acesso antecipado à divulgação no site do WikiLeaks.

“Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”, disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.

O despacho relata a frustração das petrolíferas com a falta de empenho da oposição em tentar derrubar a proposta do governo brasileiro.

O texto diz que Serra se opõe ao projeto, mas não tem “senso de urgência”. Questionado sobre o que as petroleiras fariam nesse meio tempo, Serra respondeu, sempre segundo o relato: “Vocês vão e voltam”.

A executiva da Chevron relatou a conversa com Serra ao representante de economia do consulado dos EUA no Rio. O cônsul Dennis Hearne repassou as informações no despacho “A indústria do petróleo conseguirá derrubar a lei do pré-sal?”.

O governo alterou o modelo de exploração — que desde 1997 era baseado em concessões –, obrigando a partilha da produção das novas reservas. A Petrobras tem de ser parceira em todos os consórcios de exploração e é operadora exclusiva dos campos. A regra foi aprovada na Câmara este mês.

A Folha teve acesso a seis telegramas do consulado dos EUA no Rio sobre a descoberta da reserva de petróleo, obtidos pelo WikiLeaks.

Datados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009, mostram a preocupação da diplomacia dos EUA com as novas regras. O crescente papel da Petrobras como “operadora chefe” também é relatado com preocupação.

O consultado também avaliava, em 15 de abril de 2008, que as descobertas de petróleo e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderiam “turbinar” a candidatura de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil.

O consulado cita que o Brasil se tornará um “player” importante no mercado de energia internacional.

Em outro telegrama, de 27 de agosto de 2009, a executiva da Chevron comenta que uma nova estatal deve ser criada para gerir a nova reserva porque “o PMDB precisa de uma companhia”.

Texto de 30 de junho de 2008 diz que a reativação da Quarta Frota da Marinha dos EUA, na época da descoberta do pré-sal, causou reação nacionalista. A frota é destinada a agir no Atlântico Sul, área de influência brasileira.

 

95 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Fábio Lúcio

30/12/2010 - 08h21

Pobre diplomacia americana. Lula e a esquerda mandam. E tudo com que eles puderam contar foi com a preguiçosa campanha do PSDB, que até o início de 2010 tinha certeza de que venceria, e por isso não se preocupou com mais nada.

Responder

Abrir caminho, sempre. Por Luiz Carlos Azenha » O Recôncavo

28/12/2010 - 13h43

[…] Afinal, foi só depois do vazamento dos telegramas diplomáticos do WikiLeaks que nossa mídia “descobriu” o que denunciamos na campanha eleitoral: na questão do pré-sal, José Serra era owned pelas petroleiras. […]

Responder

Abrir caminho, sempre | Viomundo - O que você não vê na mídia

27/12/2010 - 14h37

[…] Afinal, foi só depois do vazamento dos telegramas diplomáticos do WikiLeaks que nossa mídia “descobriu” o que denunciamos na campanha eleitoral: na questão do pré-sal, José Serra era owned pelas petroleiras. […]

Responder

Frei José Basto

23/12/2010 - 16h42

Ainda bem que cerraram e encerraram nas urnas…

Responder

Urbano

15/12/2010 - 01h15

Gilmar, eu fico agradecido pela sua concordância sobre o meu comentário e aproveito a oportunidade para corroborar com você no tocante ao covas, pois encontrei poucas pessoas com essa nossa visão.

Responder

José Manoel

14/12/2010 - 22h50

Azenha: o vampiro que vá se f……….!!!!

Responder

Jonas Silva

14/12/2010 - 19h46

Lembram-se de uma certa propaganda eleitoral de Serra, acusando a Dilma de ter entregue parte do pré-sal aos Yankees? Mas que sujeitinho sem vergonha, desonesto, vagaba de primeira linha. Venderia a própria mãe para ganhar uma eleição esse politicozinho de 5ª categoria. Imaginem quanto o povo brasileiro irá ganhar com a derrota dos *Demos Tucanalhas fora do poder; Bilhões de reais que iriam virar Iates, Carros de luxo, Depósitos em paraísos fiscais, etc…..

*DEM – O partido que almeja o poder tão somente para assaltar o Estado.

Responder

monge scéptico

14/12/2010 - 12h37

Numa ditadura popular, que não persiga intelectuais e afins, um sujeito como serra seria
julgado e posto a ferros, por traição a soberania nacional.
Os acordos entre países, deveria serem feitos a luz do dia, com o testemunho popular.
Temos que acabar com os "segredos" de estado. Neles estão embutidos, toda espécie
de falcatruas e negociatas, que não visam os interesses da nação.
O petróleo: Toda extração deveria ser feita pela PETROBRÁS,trazida ao terrtório brasi-
-çeiro e daí, exportado a quem se interessar. Todo negócio que envolve ianque/;uk ti-
-ra o proprietário da jogada, agindo como assaltantes que de fato são. Prova? Aí está
o mundo. Desvencilhemo-nos desses nóias. Bonecos CHUCK!!.

Responder

Milton Pereira Neves

14/12/2010 - 00h20

No nosso quintal? duvido que todos da imprensa nativa desconhecia os tais telegramas, ou até mesmo essa historia. Garanto que muita gente sabia das intensões de um certo Davizinho "Zebunstain". É so mais uma pagina podre do consorcio dos preparados "demos/psdb". Para saber mais não precisamos do tal wikleaks, basta levantarmos os tapetes das principais redações da imprensa brasileira.

Responder

Regina

13/12/2010 - 22h40

Agora, entendi, o porquê do cara ter mais de trinta seguranças…é que cada brasileiro era um inimigo em potencial…Mas como DEUS é brasileiro…afunda PSDB-DEM.

Responder

Marcelo Rodrigues

13/12/2010 - 20h23

Ótimo ponto de partida para a campanha "TODO PETRÓLEO É DO POVO BRASILEIRO!"

Sou contra exportar petróleo e derivados, o que temos de fazer é que este insumo garanta os menores custos de logística para que os nossos produtos de maior valor agregado sejam muito mais competitivos, temos de usar esta riqueza para enriquecer o país, para que não retornemos à pobreza quando as reservas acabarem, como aconteceu no ciclo da cana, ciclo do café, ciclo do ouro, temos de fugir da maldição dos ciclos, aos quais o ZéBolinha se mostra nojentamente adepto. Usar unicamente para as nossas necessidades e sem pressa, porque quando mais passa o tempo, mais vantajoso será ter petróleo no quintal. E para garantir, a bomba nuclear será necessária.

Responder

    Julia

    14/12/2010 - 00h54

    Eu curti antes de acabar de ler. Sou contra a bomba.

El Cid

13/12/2010 - 18h41

… se o Serra mudasse as regras aprovadas para beneficiar as empresas extrangeiras nós teríamos todo o direito de destitui-lo do cargo caso fosse eleito presidente.

Responder

rodrigo

13/12/2010 - 16h59

viva o Wikileaks !!!! VIVAAAAAAAA! pois só assim ficamos sabendo das trapaças que existe desses LIXOS HUMANOS! esse SERRA DEVERIA SER CONDENADO POR ANTIPATRIOTISMO. e ser expulso do País (deserdado haha) deveria ser mandado para o planeta de onde veio pois ele parece um Alienígena.

O wikileaks é uma ferramenta importantíssima para nós pessoas honestas! tem que ter manifestações SIM em prol do projeto Wikileaks. bom assim espero. a não ser que seje uma grande conspiração dos iluminati. Via saber.

Responder

Mário SF Alves

13/12/2010 - 15h24

Definitivamente! Não! Não é possível entender que o PSDB de Mário Covas [o mesmo que defendia a estratégia do choque de capitalismo para o Brasil] e o PPS tenham se transformado nisso. Não, não dá para acreditar. Alguma razão de Estado deve haver detrás desse acovardamento e dessa palhaçada toda! Heróis sem nenhum caráter? Macunaímicos? Não! Alguma razão eles hão de ter. E as mais prováveis são: 1) O Brasil não é e nunca foi nosso; 2) O Brasil não é e nunca foi dos brasileiros; 3) Democracia é e sempre foi mera figura de linguagem e coisa para ideologizar estudantes; 4) Ulisses Guimarães em o "todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido" era um brincalhão; 5) João Goulart, Brizola e outros grandes nomes de nossa História? Ah! Estes foram uns ingênuos e incendiários; 6) Lula, o iletrado, a tragédia em forma de gente, o que simulou a perda de um dedo para se dar bem na vida? Este é outro que é sempre foi um ingênuo; 7) FHC, aquele do "esqueçam tudo o que escrevi"? Igualmente ingênuo. Só vale o d’agora, o Príncipe dos Sociólogos, o Estadista; 8) Florestan Fernandes e Celso Furtado? Uns mal-intencionados; 9) Maria da Conceição Tavares e Marilena Chauí? Despreparadas e incompetentes. Enfim, o Brasil com "s" não existe; Brasil, país de dimensões continentais, riquíssimo em recursos naturais (um dos maiores lençóis de água doce do planeta e o das maiores reservas de petróleo e nióbio do mundo), não, isso é fábula e apenas existe na cabeça de um Antônio Ermírio de Moraes e de um Eliezer Batista. O que realmente existe é Brazil com "z". Com Z de zabumba; Z de zoeira; Z de certo Zé; Z de Zéfiro, que lembra historinhas sacanagem. A não ser isso, essa verdadeira razão de Estado, então liguem a alerta geral porque alguém, líder dentre os competentíssimos tucanos et caterva, leu e jamais contextualizou "As Veias Abertas', do Galleano.
WikiLeaks neles!

Responder

Mel

13/12/2010 - 15h03

Cada vez mais chego a conclusão que a vitória da Dilma foi de uma importância enorme. Esses caras achavam que essa eleição estava no papo, só iriam calibrando a baixaria conforme a necessidade. Por isso o desespero da derrota. Os planos eram enormes, com essas suspeitas de conluio com a empresas internacionais. O que nós conseguimos com a viória da Dilma foi de uma dificuldade e importância que um dia saberemos o tamanho exato. O alívio é muita grande quando se sabe do que escapamos, mas o futuro vai ser de batalha e precisamos ficar atentos.

Responder

Fábio

13/12/2010 - 14h51

O "Viomundo", ou qualquer pessoa, conhece, tem informações ou sabe quem é a Senhora Patrícia Pradal?
Seria interessante a publicação de dados sobre ela.

Responder

    Leider_Lincoln

    13/12/2010 - 16h52

    Pelo que li no perfil dela no LinkedIn, trata-se de uma funcionária da Chevron, com as seguintes especializações:

    Strategic and Financial Planning
    Business development and new ventures negotiations (parece se tratar de uma lobista)
    Government and Industry Relations (ou seja, é mesmo lobista).
    Além disso, pelo que consta ela se formou na Universidade Cândido Mendes (ou seja, não é muito brilhante) embora tenha estudado no Colegio Santo Agostinho, do Rio (riquinha).

Avelino

13/12/2010 - 14h46

Caro Azenha
Ao contrário do que disse um comentarista, alguns leitores da folha não se espantariam, pois eles também são de direita e enreguistas.
Talvez se espantassem de ver essa noticia na folha, coisa que muitos deles sabem e apoiam.
Saudações

Responder

Aracy_

13/12/2010 - 14h35

Quem nasceu pra Serra não chega a J.R. Ewing, o vilão da série enlatada Dallas. Fica o canastrão da Petrobrax mesmo.

Responder

    El Cid

    13/12/2010 - 18h40

    Com o que mais esse Serra se comprometeu com esses gringos? E me dava arrepios só em pensar na possibilidade dele se eleito, destruisse o Programa Bolsa Família… Esse… #$@**&¨ já desde 2009 tramava contra o Brasil, contra os interesses do Brasil e contra nós brasileiros… Ele e obviamente a sua turma, que subiu em palanques, que fizeram campanha, depoimentos etc… FHC, Aécio, Guerra, Alckimim… todos! Estariam fazendo o que nessa hora?

    Tudo igual. Tudo do mesmo partido. Tudo fruto da mesma árvore… VENENO!

Alice

13/12/2010 - 14h13

Espero que o o WikiLeaks continue revelando os podres do governo como fez com Serra e Celso Amorim.
O Brasil e o povo de todos os países precisa saber qual a real política que rola por detrás das câmeras desse circo político do imperialismo.

Responder

    Leider_Lincoln

    13/12/2010 - 16h53

    Celso Amorim? Foi o Jobim, não? O que o Amorim fez para ser colocado ao lado do Serra?

Leider_Lincoln

13/12/2010 - 14h05

Alguém se lembra das propagandas de campanha deste híbrido patético de FHC/Dutra/Lacerda? Se fingindo de nacionalista e acusando o PT de ter entregue o Pré-Sal?

Responder

Arlete

13/12/2010 - 13h53

FOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!! "ZÉ ENTREGÃO!!!!
Fora cambada de fariseus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Roberto Locatelli

13/12/2010 - 13h49

Interessante pois para quem frequenta a Blogosfera isso não é surpresa nenhuma. Mas para quem é, por exemplo, leitor da Folha, é um choque.

Responder

edv

13/12/2010 - 13h47

Acho que a frase de maior descaso (desprezo?) do (agente?) Serra em relação à (sua?) nação é:

…"Isso aí não tem problema, a gente muda depois"…

E assim ele, FHC e sua patota jogaram no lixo, em rápidos e matreiros golpes, décadas de luta e trabalho para construir gigantes lucrativas como a Vale e (parcialmente, sim) a "quase" Petrobrax…

Creio que patrimônio público acima de um certo nível econômico-financeiro e/ou estratégico deveria ter regras mais sólidas e perenes (exs: plebiscito, congresso, prazos?), à prova de posições pessoais e vendilhões.

Responder

Urbano

13/12/2010 - 13h40

Eu quero que me apresentem um integrante daquele ninho que seja diferente de tudo isso que o zé contra-rampa, o mitômano, é.

Responder

    Bernardeth Arcanjo

    14/12/2010 - 08h13

    Então aquilo que a Blogosfera vinha alardeando era tudo verdade! O Çerra e sua Patotas estavam tramando contra o Pais e o FHC apoiando? Esta história do Çerra sair do Chile e ir morar nos EUA precisa ser esclarecida. Os do norte são mestres em lavagem cerebral. Eles levam o cara pra lá e fazem lavagem cerebral no indivíduo que e depois age com oum cachorrinho: Manda ele sentar, ele senta, latir ele late fingir de morto, ele finge etc e etc. O Çerra foi doutrinado por eles!

    gilmar

    14/12/2010 - 12h31

    Caro Urbano são todos farinha do mesmo ninho ou tucanos do mesmo saco, ou ao contrário, ou não, gente inescrupulosa, inconsequente, sem compromissos com o povo brasileiro. Eles se acham eternos e não passam de simples mortais como Serjão e Covas que se foram e deixaram heranças, crias das sacanagens.

Julio Cézar Torres

13/12/2010 - 13h35

Começou a “censura contra o WIkileaks” na Mídia corporativa!

O GLOBO distorce a denúncia do Wikileaks sobre promessa de Serra à Chevron de mudar a lei do Pré-Sal para favorecer americanos. Globo Protege Serra! Veja http://www.viomundo.com.br
Enquanto isso, ESTADÃO SIMPLESMENTE NÃO DÁ NENHUMA LINHA sobre a denuncia do Wikileaks!Estadão está sob Censura da Família Mesquita!É preciso denunciá-los em todos os blogs e sites.E publicar a matéria da FOLHA, que nesse caso, não teve o comportamento submisso e nojento do Globo e do Estadão. http://www1.folha.uol.com.br/poder/844645-petrole

Responder

LULA VESCOVI

13/12/2010 - 13h24

Impressionante o nível de entreguismo do PSDB e do Serra.Não imaginava que chegava ao ponto de se reunir com multinacionais e discutir a entrega das nossas riquezas.Viva o uiquiliquis e ao inferno com a imprensa burguesa pigueana.

Responder

    Bernardeth Arcanjo

    14/12/2010 - 08h17

    É por estas e outras que a Banda Larga tem que ser implantada no Brasil inteiro e já!
    Não podemos confiar nesta imprensa vendida. Temos que ter um Canal onde a população possa transmitir a própria opinião sem ser manipulada.

amores

13/12/2010 - 13h22

Petrobrás 1 x 0 Chevron

Responder

priscila presotto

13/12/2010 - 13h19

Azenha ,não consigo mais compartilhar seu conteúdo no Face?
Vc poderia me ensinar?

Agradeço.

Responder

Julio Cézar Torres

13/12/2010 - 13h18

Começou a “censura ao WIkileaks” na Mídia corporativa!

Folha publicou telegramas hoje do Wiki sobre o Pré-Sal com as conversas de José Serra com representantes da petroleira americana CHevron no consulado do Rio…

Mas a censura da PIG é violenta: o Estadão e o Globo não deram nada até agora!

É a censura da PIG sobre o Wiki para proteger seu candidato José Serra e o PSDB , Partido Só Dinheiro Banca.

Ajude a arrasar a censura no Brasil: repasse essa denuncia contra O ESTADAO E GLOBO ONDE VOCE PUDER!

AQUI O LINK PARA O ARTIGO QUE MOSTRA QUE SERRA NEGOCIAVA APOIO DA CHEVRON EM TROCA DE REFORMAR A LEI DO PRÉ-SAL PARA ENTREGÁ-LO AOS ESTRANGEIROS, ao contrário do que jurava esse traidor, esse Cabo Anselmo!

Vamos ver como eles se portam agora.FOLHA PUBLICOU, ESTADÃO NÃO!

ESTADÃO : MAIS DE 50 ANOS SOB CENSURA!
MAS CENSURA DOS PRÓPRIOS MESQUITAS, SEUS DONOS E SENHORES, CENSORES-SENHORES!

VAMOS DENUNCIAR ESSES CENSORES E OS MARINHO !
VAMOS ENTRAR NOS PROPRIOS BLOGS DO ESTADÃO E DA GLOBO E RECLAMAR PORQUE ESTÃO CENSURANDO A NOTICIA DO ACORDO DO SERRA COMA CHEVRON!
VAMOS DAR MAIS TRÁFEGO AO VIOMUNDO, DENUNCIANDO A CENSURA DO ESTADAO E DO GLOBO!

LEVE ESSE LINK ONDE VOCE PUDER!
http://www.viomundo.com.br/politica/wikileaks-ser

Responder

    Kid Prado

    13/12/2010 - 15h32

    Eu sempre desconfiei, tanto do Cabo Sanserra quanto do Selmo…

Tomudjin

13/12/2010 - 13h16

É quase impossível um candidato ser "criado" de repente assim como quem cai de paraquedas.
Para que essa "joia falsa" possa parecer verdadeira, ela precisa ser bem lapidada e, para isso, o preço a se pagar torna-se de forma tal imensurável.
[youtube WE343qpIkMg&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=WE343qpIkMg&NR=1 youtube]

Responder

Rafael

13/12/2010 - 13h08

Tudo isso mostra que deveríamos ter alguma lei na constituição que qualquer venda ou concessão de patrimônio público ou riqueza natural teria que ser aprovada por meio de votação do povo. E não só isso, mas qualquer alteração na constituição teria que ser aprovada pelo povo por meio de votação. Assim teríamos mais participação popular nas decisões que envolve o país.

Responder

Ed Döer

13/12/2010 - 13h03

Só confirmou o que se imaginava, que o Serra é um entreguista.

Responder

Morvan

13/12/2010 - 13h03

Bom, como a maioria já pontuou, nenhuma surpresa. Mas pediria aos companheiros e companheiras que se fizesse uma ligação com as reuniões em Foz do Iguaçu, feitas pelo entregão-mor, FHC. Reuniões onde o apátrida fatiou o que ainda resta[va] do Estado brasileiro.
Bem, parece que haverá um divisor de águas, na política e na diplomacia mundiais: Antes e Depois do WikiLeaks!

Saudações AntiEntregões,
Morvan, Usuário Linux #433640

Responder

priscila presotto

13/12/2010 - 12h55

Serra ,faça um favor ao Brasil dos brasileiros.
Vá morar nos Estados Unidos ,não em New York ,mas em Miami.

Fique por lá.Leve com vc o Aécio e FHC e depois mande buscar Jobim .Nós seremos eternamente gratos ao senhor .E o louvaremos para o resto de nossos dias.

Responder

    Arlete

    13/12/2010 - 13h49

    AAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMMMMMMMMEÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.
    Que nossas preces sejam ouvidas.

Julio Silveira

13/12/2010 - 12h55

Ufa!!!! dessa nos livramos, mas até quando?
Esses entreguistas estão escondendo as garras por ai, se dizendo partidarios de concepções e ideais nacionais, mas vendem o Brasil e seu povo sem pestanejar.
Alguns dentro do próprio governo, como ficamos sabendo nas inconfidencias do wikileaks, informações de não menos gravidade.
O Serra só enganou aqueles que queriam ser enganados, até acho que mesmo sua mentira era transparente. Agora, vejo com tristeza este governo abrigar trairas que colocam em duvida, pelo menos para mim, a autenticidade dos discursos dos interesses ma maioria dos cidadãos brasileiros. Temo que possam estar usando "pragmatismo" para disfarçar nossa manipulação.

Responder

João

13/12/2010 - 12h45

O Zé Bolinha de Papel enviou o telegrama já sem sapatos para agradar o seu patrão, as calças ele já arreou faz tempo.

Responder

Luis Armidoro

13/12/2010 - 12h44

Azenha e amigos do blog:

É um momento triunfal: uma fraude de mais de 40 anos ("gestor eficiente", "mais preparado", "nacionalista") desmorona como um buraco da linha amarela do metrô paulista. Se este sujeito está mesmo no exterior, que fique por lá.

Responder

BTib

13/12/2010 - 12h41

Eu queria saber é o que vai acontecer depois disto (julgamento de alta traição?)…e eventualmente forem descobertas,possivelmente,ligações dessa gentinha ao afundamento da P-36 e ao derrame na baia da guanabara? Atraves da wikileaks,em outro pais,houve fuga de informação sobre terrorismo no negócio de petroleo…essa gente tem que ser insultada na rua,onde passar,tem que ir para a lata de lixo da historia…

Responder

flavio marcio

13/12/2010 - 12h39

Em homenagem a Gillo Pontecorvo: Quemada não é aqui…nem nunca Serra!

Responder

    Mário SF Alves

    13/12/2010 - 14h41

    Gillo Pontecorvo é sempre tempo de homenageá-lo! Quemada ou a superação da mediocridade. E não foi por nada que o Marlon Brando esteve por lá.
    Este filme foi a minha primeira noção de transcendência.
    Obrigado pela lembrança, Flávio.
    Já quanto ao resto… pqp!!! É essa fórmula do "Brasil Eterno Feudo" que ainda tentam contrapor ao Brasil de Todos. E ainda dizem que o Coiso não tem “senso de urgência”? Pragmático… muito pragmático: “Vocês vão e voltam”. Isso é que é entregar com força! Então é isso: os impostos fruto do suor do povo, os excelentes resultado obtidos, fruto da inteligência e empenho dos trabalhadores da Petrobrás e da ação dos políticos brasileiros realmente democrátas se transforma em maná dos deuses do andar de cima?
    Viva a nova imprensa brasileira! Viva o Vi o mundo! Viva o Carta Capital! Viva Blogosfera! Viva o Prof. Emir! Viva o JP Stédile! Viva o presidente Lula! Viva o Ivan Valente! Viva o Assange e todo Mundo WikiLeaks! Vivam os hackers que surgiram da resistência e da comunidade de desenvolvedores! Viva o Projeto GNU! Viva o FSM! Viva a soberania democrática da América Latina!

Luciano Prado

13/12/2010 - 12h30

Reparem que os Estados Unidos tratam os legítimos interesses brasileiros como prejudiciais aos interesses dos Estados Unidos.

É por essas e outras que o Brasil está certíssimo em adotar cautelas importantes no trato com essa gente.

Fico imaginando um governo tucano e Lampreia como Ministro das Relações Exteriores.
Never more.

Responder

José

13/12/2010 - 12h18

Conluio: Essa corja(Demotucanos + PIG) defende os interesses das multinacionais. A Privatização da telefonia colocou os Brasileiros como simples USUÁRIOS.A tecnologia que era desenvolvida nos antigos Centros de tecnologia da telebrás, agora é IMPORTADA, já que foi desenvolvida nas matrizes.Esses pilantras acham um sucesso ser simples apertadores de teclas.Todos os anos pagamos ROYATIES pelo uso dessa tecnologia que poderia ter sido feita aqui mesmo no Brasil.Das duas uma: ou eu sou muito burro pra não entender que lógia interessante foi essa que os tucanos raciocinaram ou eles são uns traidores da pátria.Perguntem se os alemães venderiam a SIEMENS prá comprar tecnologia prodizida por outros países?

Responder

    Rafael

    13/12/2010 - 13h05

    Com certeza. E sempre que a mídia faz alguma reportagem sobre celular por que eles nunca falam que nós temos a tarifa mais cara do mundo e um serviço ridículo de qualidade farca?

    Mariano S. Silva

    13/12/2010 - 16h10

    Basta olhar para a conta de serviços em nosso balanço de pagamentos para ver mais um preço adicional da privataria. Outro preço adicional foi a destruição do parque industrial que agora retorna pesadamente nas importações de equipamentos e componentes, que poderiam estar sendo produzidos aqui. Estes malditos tucanos entregam tudo o que veem pela frente.

Geysa Guimarães

13/12/2010 - 12h16

Esse é o Zé Serra, sempre a conspirar! E a vítima é sempre o Brasil.

Responder

Yes we créu !!!

13/12/2010 - 12h06

Desculpa, mas nao tenho palavras (publicaveis) em portugues pra esse sujeito. Portanto, vai na lingua que ele entende bem:

Serra, what in the fucking goddamn fuck, mother fucker !!!!

Responder

ana

13/12/2010 - 12h05

Esta reportagem mostra claramente o que conseguimos evitar elegendo Dilma . O Estado Mínimo é a proposta ideológica deste PSDB, em frangalhos que tanto destrói São Paulo na Saúde, Educação e Cultura,

Responder

Luiz - Fortaleza

13/12/2010 - 11h23

A Internet é a mídia incontrolável pelas classes dominantes, pelo poder de Estado, a não se que faça o apagão. Os podres poderes de bastidores estão vindo à tona e a mídia já não é tão consensual e homogênea. Viva a internet como meio de quebrar hegemonias.

Responder

Rafael

13/12/2010 - 11h21

Isso mostra que as petroleiras americanas na verdade são muito mais estatal que a própria Petrobras. Alguma vez a diplomacia brasileira batalhou pela Petrobras como a diplomacia americana batalha pelas suas petroleiras?
Mostra também que a Petrobras estatal é essencial para a soberania do Brasil.

Responder

rocmatos

13/12/2010 - 11h06

Pessoas ou grupos que agem contra os interesses do Estado brasileiro deveriam responder por crime de segurança nacional.

Responder

Rafael

13/12/2010 - 11h06

Vendo isso tenho um imenso orgulho de ter votado em Lula e Dilma. Me sinto honrado por saber que defenderam a riqueza nacional e a nossa soberania. Agora se a imprensa tivesse um pouco de seriedade levaria a fundo essas informações, serra é um traidor. A esquerda e sindicatos têm que divulgar isso exaustivamente para o povo saber quem é serra e psdb.

Responder

José Arnaldo

13/12/2010 - 11h05

Istó é mais grave que nós pensamos… Mostra como o interesse do nosso País é tratado, por essas Multinacionais a serviço dos EUA e os ditos brasileiros que trabalhavam para eles ( Serra , Jobin, FIESP, IBP ). É Possivél ainda livrarmos da intervenção e a regulação dos EUA na nossa vida ? Vamos começar tirando esse pessoal do poder ,não votando neles. Esses nós podemos banir! e os X-9 que trabalham para os Americanos?

Responder

Roberto Locatelli

13/12/2010 - 10h56

O fato dessa notícia estar na Folha mostra que o PIG (ou, pelo menos, parte dele) tenderá a descartar Serra como um palito de fósforo queimado.

Responder

    Fernando

    13/12/2010 - 11h48

    O candidato do PIG em 2014 é o Sérgio Cabral.

    Roberto Locatelli

    13/12/2010 - 13h48

    Se for mesmo, terá que esperar. Em 2014 começa o segundo mandato de Dilma.

Alvaro Tadeu Silva

13/12/2010 - 10h55

A forma como Dilma vem sendo atacada pela grande imprensa mostra qual será o posicionamento das 4 grandes famiglias que dirigem a opinião pública no Brasil. A marca do PSDB é o entreguismo, udenismo, antinacionalismo e fascismo. É o partido da extrema direita. Serra é a PETROBRAX. A Vale, que era do Rio Doce, agora não vale o que valia, porque interesses privados se sobrepõem aos nacionais. Em 30 anos só sobrarão buracos onde ela atua. Hoje, até trilhos para nossos metrôs e linhas férreas importamos da China.

Responder

Roberto Locatelli

13/12/2010 - 10h53

Se fosse nos EUA, o político descoberto agindo no interesse de empresas estrangeiras seria processado e preso por alta traição.

Responder

    Gustavo Pamplona

    13/12/2010 - 11h28

    Locatelli… eu tinha o dito o mesmo por aqui do Mr. JohnBin.

    Roberto Locatelli

    13/12/2010 - 13h36

    Concordo, Gustavo. No caso do Nelson JohnBin, é pior ainda, pois é o ministro DA DEFESA do Brasil falando mal do Governo do qual ele é parte integrante. Ou seja, Mr. JohnBin e um agente estrangeiro infiltrado no Governo.

    Mário SF Alves

    13/12/2010 - 16h38

    Ô, Roberto! Ora, são as "Veias", doutor. Continuam abertas. A única diferença é que o esquema agora mudou. Antes o duto riquezo-hemoglobínico só podia se ligar ligar diretamente ao Pentágono. Agora em plena – e póstuma – euforia liberalínica os canais de derivação, via Zé A4 [bolinha de papel] e outros, podem levar direto às Corporations. Simples, assim!

    @Doradu

    13/12/2010 - 12h08

    concordo

    defendo a prisão de traíras desse naipe

    waldez

    13/12/2010 - 12h08

    não seria, não.

ma.rosa

13/12/2010 - 10h51

pior que saber que politicos como este, entregariam todas as riquesas do Brasil ao inimigo, e saber quao vendilhoes da democracia eles sao!!!! FORA serra e todos os politicos iguais ou semelhantes!!!

Responder

Maria

13/12/2010 - 10h39

Já sabíamos que ele seria capaz de tomar tais atitudes. Podíamos não imaginar o fato em si, mas a capacidade e a coragem em realizar tamanha traição com o nosso país, isso não foi nenhuma surpresa. Para os incrédulos… está aí a prova. Fora PSDB! E não adianta fugirem do partido, pq sabemos quem hj está lá. Se esta "ave" pular para outra árvore, não conseguirão esconder o bico grande do tucano. Uma vez tucanos, sempre tucanos.

Responder

Cláudio Santana Lima

13/12/2010 - 10h27

Agora, cabe aos brasileiros vigiar bem de perto todos os políticos que ficaram ligados, de maneira quase cármica, ao candidato demo-tucano, bem como nas futuras tentatvas da mídia que atende aos interesses do capital internacional de desestabilizar o governo através da manipulação da informação.

Temos que ter cuidado principalmente com os profetas do caos: Alexandre "Ditadura Militar" Garcia, Carlos "Plano Cruzado" Sardenberg, Miriam "Big Pig", Cristiana "Wolf" (aliás, vale ressaltar que a Globo é tão "incrível" que faz um Leitão (Miriam) e um Lobo (Cristiana) conviverem em harmonia e concordarem sempre, isso é de causar inveja a Esopo).

Para terminar, é triste constatar que a eleite brasileira pensa pequeno e prefere ser subserviente aos caprichos do domínio de outras nações a ser detentora da sua própria história. Prefere se colocar sempre no papel de colonizada. Que pensamento pequeno.

Responder

Cláudio Santana Lima

13/12/2010 - 10h27

Agora fica mais claro o porque da questão do pré-sal ter tomado conta do último período da campanha. Inclusive, devemos lembra que o grupo Globo de "comunicção" fez de tudo para desmoralizar e desqualifiar a Petrobras e sua administração, isso, como se vê, não foi a toa e nem era fruto de interesse jornalístico.

Como sempre, haviam interesses corporativos, políticos e ideológicos por trás. O Sistema Globo tentou atacar o modelo de exploração do petróleo que o Governo Lula pretendia, e conseguiu, implementar porque este não interessava aos seus pares americanos. Para tanto, empenhou-se ainda mais na tentativa de eleger o candidato da oposição. Não adiantou, e o Brasil será sim um grande jogador no campo energético mundial.

Responder

organico2000

13/12/2010 - 10h24

em poucas palavras; as ruínas da carapuça caíram…

Responder

Domingos

13/12/2010 - 10h22

no noticias.uol.com.br não aparece nada hoje 13/12/2010 sobre o assunto. No uol, como todos viram, aparece no meio da pagina com o titulo "Petroleiras americanas eram contra novas regras para pré-sal, diz site". É para a noticia passar escondindinha de todo mundo. Pra compensar a "Falha" publicou uma denuncia sobre varrição na prefeitura de sampa no topo da pagina.

Responder

Polengo

13/12/2010 - 10h20

Sobre o Serra, eu diria…bem, como dizia mesmo aquele moço, o Jacinto Figueira Jr? Aquele do calçado alvo?
Alguém aí lembra?

Responder

Gerson S.

13/12/2010 - 10h19

Longe de ser leviano, mas a namarianews, fez uma radiografia financeira de como o governo serrista repassou verbas importantes, através da secretaria de educação, em contratos de assinatura dos jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de publicações da Abril e Globo em contratos sem licitação, por preço de banca. E BINGO, os contratos terminam este final de ano. Pelo menos as assinaturas dos jornais, foram contratadas até dezembro que finalmente chegou. será por isso que os jornalões estão tentando fazer o mea culpa e refazer a imagem tão destruida como ficou nestas eleições?

Responder

HICLEBER

13/12/2010 - 10h02

Quero saber…oque vai acontecer quando o wikileaks libera os telegramas sobre a sabotagem na base de lançamentos de alcantra!!!! QUERO VER

Responder

trombeta

13/12/2010 - 10h00

A diferença da direita brasileira e da direita norte-americana e dos países europeus mais importantes é essa: a defesa dos interesses nacionais, enquanto os brasileiros são entreguistas e se contentam com uma comissão os outros avançam sobre o negócio e tem uma visão estratégica.

Serra é um chicagoboy, colonizado, fácil de comprar, bem característico do pensamento da elite atrasada tupiniquim.

Responder

Luciano Prado

13/12/2010 - 09h51

É no mínimo interessante constatar a Folha publicando algo que jamais o faria de livre e espontâneo senso jornalístico.

É o WikiLeaks pautando a Folha e impondo ao jornal o reencontro – mesmo que eventual – com o jornalismo.

A Folha, num ímpeto incomum tentou ouvir Serra, mas ele havia fugido:

Folha – 13/12/2010

"Serra não é achado para comentar caso

DE SÃO PAULO

A Folha tentou fazer contato ontem com José Serra e não conseguiu uma resposta até o fechamento desta edição.

Segundo ex-assessores do tucano, ele não conta atualmente com uma assessoria de imprensa.

Uma ex-assessora informou um endereço eletrônico para contatá-lo. A Folha enviou mensagem para o ex-governador, mas não obteve resposta.

Outro ex-assessor disse que uma secretária pessoal de Serra informou que, ontem à tarde, ele estava viajando dos Estados Unidos para o Brasil".

Marco Aurélio Garcia estava com a razão: "Serra terá fim melâncólico".

Responder

    V

    13/12/2010 - 10h55

    Imagina… imagina só… o que ocorre nas reuniões, em que o Wikileaks não tem acesso.
    Serra e FHC em NY… tiveram reuniões com a Chevron?

    mariazinha

    13/12/2010 - 11h15

    Entretanto, segundo o SR. LEMBO, o sr. Chirico conta com uma escolta de fazer inveja a tubarão do petróleo: http://www.ubatanoticias.com.br/2010/12/serra-tem

    Ainda acho estranho esse tal de uikilique; a impressão que tenho é que alguém quer debochar dos brasileiros

costa

13/12/2010 - 09h49

E alguem tinha alguma duvidam que o SERRA não faria isso!! ta ae a confirmação, de que esse SR. faria..ainda bem que nos livramos dele a nivel Federal, mas enquanto isso o Paulista Vai insistir nesse cidadão nas proximas eleiçoes…e olha a grande obra dele em São Paulo:

Sinalização falha esvazia nova pista da Marginal Tietê!!

As novas pistas da Marginal do Tietê, em São Paulo, inauguradas no fim de março, estão subutilizadas. Motoristas preferem andar pelas antigas faixas da pista local, sobrecarregando-as, a se aventurar na recém-construída pista central (ou auxiliar), com medo de errar saídas ou perder retornos por conta da má sinalização e da falta de orientação ao longo da via.
No dia 26 de novembro, uma sexta-feira, o Jornal da Tarde observou e fotografou o movimento de veículos nos dois sentidos da marginal, às 8h e às 17h, de cima das pontes da Casa Verde, Freguesia do Ó e Vila Guilherme. Ficou explícito que a “Marginal do meio” passa parte do dia praticamente vazia, enquanto as pistas expressa e local acumulavam mais carros, causando até congestionamentos.
Para a promotora de Justiça Maria Amélia Nardy Pereira, da Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual (MPE), os problemas na Marginal do Tietê são resultado “da forma apressada como a obra, que custou até agora R$ 1,8 bilhão, foi feita, a toque de caixa, mal planejada e com caráter eleitoreiro”, diz. “Quem se aventurar nas novas pistas vai descobrir que elas continuam sem a sinalização adequada.”
A combinação de acessos às três pistas pode confundir os motoristas. Uma pessoa que chega a São Paulo pela Rodovia Castelo Branco e pretende seguir pela Ponte do Limão, por exemplo, só poderá usar a pista expressa até passar embaixo da Ponte da Freguesia do Ó, a cerca de 3,5 km do destino.
Procurada, a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), responsável pela contratação da obra de ampliação da Marginal, não se manifestou. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, após a inauguração da pista central, houve “uma melhora de 58% na fluidez” na Marginal do Tietê. Ainda segundo a CET, a “lentidão média registrada nos horários de pico de janeiro a outubro é de 99,3 quilômetros – a mais baixa registrada desde 2007, que era de 104,3 quilômetros”.

Responder

sergio

13/12/2010 - 09h48

Falso, hipócrita, entreguista…

Responder

Rafael Patto

13/12/2010 - 09h47

Que alívio eu sinto por saber que esse sujeito e seu modelo de governo entreguista e desmantelador do patrimônio nacional foi mais uma vez rechaçado pelo povo brasileiro. Essa quadrilha tem de ser mantida bem longe do poder.

Responder

'Luis Roberto

13/12/2010 - 09h37

Olá Luiz. A pergunta a se fazer não é sobre o posicionamento do Serra sobre o Pré-sal… como diria Mino Carta, isso já é de conhecimento até do mundo mineral… a pergunta é: O QUE ACONTECEU COM O PIG, mais especificamente, Falha e Estadinho… eles estão gritando: HOMEM AO MAR?????

Responder

paulo luz

13/12/2010 - 09h36

Esse é o verdadeiro espírito dos Tucanos ! traidores da pátria !

Responder

Donizeti - SP

13/12/2010 - 09h35

A declaração do tucano Serra, contrário ao novo marco regulatório brasileiro, que protege os interesses do nosso País, mostra do que nos livramos com sua derrota este ano.

Os brasileiros que votaram no Serra são cegos pelo preconceito ideológico, não conseguem vêr o quanto esse político é nefasto aos interesses do Brasil e aos interesses desse mesmo segmento do eleitorado que vota contra o PT e o projeto de governo do Presidente Lula/Dilma.

Responder

Rafael

13/12/2010 - 09h35

Este sempre foi o eixo sobre o qual gira o PSDB. Só precisa fazer uma retrospectiva sobre o governo de FHC, que ainda hoje continua sendo o principal mentor do PSDB.
Quem vota nesse partido tem que ser masoquista, porque sabe que votando no PSDB as riquezas do Brasil serão doadas a estrangeiros e no final isto vai terminar afetando o seu salário e o bem estar dos seus familiares.

Responder

Maria Helena Correa

13/12/2010 - 09h34

Por que será que não fiquei nem um pouco surpresa com esta informação? Agora me pergunto: os eleitores do Serra concordavam com a posição dele, contra o modelo de partilha? E se concordavam, tinham suficiente informação sobre o significado dessa opção, sobre a perda que representaria para a nação brasileira? Que tipo de informação possuiam seus eleitores?

Responder

Sempartido.com.br

13/12/2010 - 09h22

José "Entreguista" Serra mostra sua face. Acho que esse sujeito nasceu no Texas não em SP.
A FSP poderia publicar essa reportagem antes das eleições.

Responder

    a barbosa filho

    13/12/2010 - 14h55

    Se os EUA, como já fizeram em outras partes do mundo, declarassem guerra ao Brasil pelo pré-sal, em que lado será que o Serra, o Álvaro Dias, e o pessoal do DEM se alistaria? Alguém tem alguma dúvida?

    Morvan

    13/12/2010 - 19h42

    Mas, se ela (a Falha de Sumpalo) publica, Sempartido.com.br, o poste dela não teria nem ido ao segundo turno (via campanha pseudo-sacromoralista)…

    Saudações AntiEntregões,
    Morvan, Usuário Linux #433640

Deixe uma resposta